Sunteți pe pagina 1din 16

PROCESSO LEGISLATIVO

INFORMAES GERAIS
1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas; b) este caderno de prova com setenta questes objetivas, a questo discursiva e o tema da redao; c) um caderno de respostas para a questo discursiva e a redao. 2. 3. Verifique se o material est em ordem, se seu nome, nmero de inscrio, cargo e especialidade so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. 5. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do seu enunciado. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. Esta prova ter a durao improrrogvel de 5 (cinco) horas. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho do caderno no ser levado em considerao. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos da prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

7. 8. 9. 10.

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA PORTUGUESA
Ensaio sobre a transparncia

60

E partindo de quem, a rigor, defende a sade como direito social. O grau de complexidade de uma organizao de sade enorme e s tende a crescer, por conta de fatores como envelhecimento da populao, novas tecnologias e o papel da indstria farmacutica. Quanto mais complexo um sistema, maior o nmero de conflitos. Imagine um Estado pesado, com natureza licitatria lenta, com rigidez de contrataes de pessoal e, portanto, sem vocao para lidar com essas demandas, querendo atuar com um mnimo de qualidade. Aqueles que acreditam na capacidade do Estado de exercer esse papel fogem por completo do conhecimento dos mnimos quesitos de qualidade em sade, em que o tempo e a agilidade so absolutamente vitais. Imaginar que a sade pode esperar no dia-a-dia ou que as contrataes podem se dar ao luxo de aguardar pela obsolescncia quase imediata de produtos fragmentados o mesmo que premiar a incompetncia que limita a capacidade criativa de quem deve a rigor ser monitorado dentro de indicadores de eficincia. O Brasil um pas enorme, com grandes heterogeneidades. Seus habitantes tm necessidades singulares. Aqueles com aptido a ajud-los, se no estimulados por cenrios competitivos, estaro fadados a no encontrar motivao para o exerccio de suas funes. Albert Einstein defendia que, em termos de justia e verdade, no existiria diferena entre pequenos e grandes problemas: Para assuntos relativos ao tratamento das pessoas, todos so importantes. Portanto, trata-se de ver aquilo que melhor ao cidado. E, a, basta a leitura dos indicadores. Essa a verdadeira transparncia.
(Claudio Luiz Lottemberg. Folha de So Paulo, 6 de outubro de 2008.)

Fala-se muito em transparncia hoje no Brasil. No mundo corporativo, no cenrio poltico e at nas relaes pessoais pede-se, cobra-se transparncia. Mas o fato que transparncia deixou de ser um processo de observao cristalina para assumir um discurso de polticas de averiguao de custos engessadas que pouco ou quase nada retratam as necessidades de populaes distintas. E, em nome de um cenrio confuso, isso vem ocultando, na sade, dados positivos das organizaes sociais e vem servindo como uma bandeira jurdica que, no mnimo, mereceria um melhor entendimento, pois as leis, em tese, so criadas para aprimorar a dinmica do entendimento social, e no para alimentar uma indstria que se afasta progressivamente das necessidades dos cidados. Transparncia em sade , sim, o custo de cada processo. Mas , sobretudo, o entendimento pleno de como funciona, como atende, e como beneficia o cidado. Algum com justa e adequada formao tem questionado esses valores da assim chamada transparncia? O SUS uma referncia global em termos de eqidade social, mas ainda deixa muito a desejar nos quesitos integralidade, universalidade e mesmo qualidade. Conceitualmente, apresenta inmeros atributos, mas, na prtica, ainda merece grandes aprimoramentos. A poltica de Estado tem evoludo no sentido de encontrar respostas a tais necessidades. Quando So Paulo cria organizaes sociais e o governo federal ecoa com propostas com fundaes porque, dentro dos grupos tcnicos, com um certo e compreensvel tempero poltico, existe a percepo de que algo tem que ser feito a mais para de fato levar a sade a toda a populao. Discute-se sua natureza jurdica, mas no a insero da excelncia e dos benefcios do modelo de gesto de algumas entidades privadas na prestao dos servios. Isso em nada nega os princpios propostos pelo SUS, que preconiza o direito de todos e o dever do Estado de garantir a sade, mas no explicita quem deve prest-la. Imaginar que possamos transformar o sistema em funo das necessidades da sade, deixando de reconhecer que h outras formas de garantir a transparncia, significa menosprezar o conhecimento da sociedade. A insero da iniciativa privada em modelos mais avanados que o nosso e de maior justia social no novo. A Espanha o faz h muitos anos, como acontece em outros pases europeus, onde os indicadores de qualidade de vida e de desempenho so superiores aos nossos e aos dos EUA. Isso tem sua lgica, na medida em que essas sociedades se preocupam tambm com os custos, mas se acostumaram a lidar com dados sobre os quais quase nada debatido por parte de nossos mandatrios da esfera poltica. A esfera tcnica se esfora e demonstra esse conhecimento, mas, no mbito poltico, isso em nada parece afetar a conscincia dos que se candidatam aos cargos majoritrios. Para eles, trata-se da terceirizao da sade, e no de um debate que se pauta pelo entendimento daquilo que pode ser mais efetivo e eficiente. Ocorre, portanto, um afastamento das necessidades reais com foco no pior dos valores, que baseado no dinheiro.

65

70

10

75

15

80

20

85

25

90

30

1
A respeito do ttulo do texto, correto afirmar que: (A) se constri em dilogo com um produto cultural em destaque em 2008. (B) no apresenta a temtica do texto. (C) com a idia de ensaio, deseja-se indicar o texto como inacabado. (D) explicita a tese final do texto. (E) implica a construo de um texto de carter duvidoso.

35

40

2
Para desenvolver as idias e os sentidos produzidos, o texto s no se valeu do recurso de: (A) (B) (C) (D) (E) comparao. citao. simulao estatstica. exemplificao. referncia a sistemas de credibilidade.

45

50

3
O texto pode ser classificado como: (A) (B) (C) (D) (E) descritivo. narrativo. descritivo-narrativo. dissertativo-argumentativo. epistolar.

55

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

4
Mas o fato que transparncia deixou de ser um processo de observao cristalina para assumir um discurso de polticas de averiguao de custos engessadas que pouco ou quase nada retratam as necessidades de populaes distintas. (L.3-7) A orao grifada no trecho acima classifica-se como: (A) (B) (C) (D) (E) subordinada substantiva predicativa. subordinada adjetiva restritiva. subordinada substantiva subjetiva. subordinada substantiva objetiva direta. subordinada adjetiva explicativa.

8
Assinale a alternativa em que o termo indicado no exera a mesma funo sinttica que a leitura dos indicadores (L.89). (A) (B) (C) (D) (E) o dever do Estado (L.36) transparncia (L.3) a percepo (L.30) Imaginar (L.73) sua natureza jurdica (L.32)

9
Aqueles com aptido a ajud-los, se no estimulados por cenrios competitivos, estaro fadados a no encontrar motivao para o exerccio de suas funes. (L.81-83) A respeito do perodo acima, analise os itens a seguir: I. O perodo composto por quatro oraes. II. H trs oraes reduzidas. III. H uma orao coordenada. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todos os itens estiverem corretos. se somente o item II estiver correto. se somente o item III estiver correto. se somente o item I estiver correto. se nenhum item estiver correto.

5
Mas , sobretudo, o entendimento pleno de como funciona, como atende, e como beneficia o cidado. (L.16-17) Assinale a alternativa que no poderia substituir a palavra grifada no perodo acima, sob pena de alterao de sentido. (A) (B) (C) (D) (E) especialmente mormente acima de tudo principalmente sobejamente

6
Portanto, trata-se de ver aquilo que melhor ao cidado. (L.87-88) A respeito do perodo acima, analise os itens a seguir: I. O pronome aquilo tem valor catafrico. II. A palavra Portanto tem valor conclusivo. III. A palavra melhor classifica-se como adjetivo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se todos os itens estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos.

10
Isso tem sua lgica, na medida em que essas sociedades se preocupam tambm com os custos, mas se acostumaram a lidar com dados sobre os quais quase nada debatido por parte de nossos mandatrios da esfera poltica. (L.47-50) Assinale a alternativa que poderia substituir a estrutura grifada, sem incorrer em alterao semntica. (A) (B) (C) (D) (E) proporo que j que medida que conforme ao ponto em que

7
E, em nome de um cenrio confuso, isso vem ocultando, na sade, dados positivos das organizaes sociais e vem servindo como uma bandeira jurdica que, no mnimo, mereceria um melhor entendimento, pois as leis, em tese, so criadas para aprimorar a dinmica do entendimento social, e no para alimentar uma indstria que se afasta progressivamente das necessidades dos cidados. (L.8-14) A expresso grifada no trecho acima poderia ser substituda, sem alterao de sentido, por: (A) (B) (C) (D) (E) a princpio. no princpio. em sntese. em suma. em princpio.

11
Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que sade (L.9) (A) (B) (C) (D) (E) indstria (L.13) licitatria (L.66) a (L.89) at (L.2) tm (L.80)

12
Imaginar que a sade pode esperar no dia-a-dia... (L.73) No trecho acima, grafou-se corretamente com hfen dia-a-dia. Assinale a alternativa em que a expresso grifada tambm deveria ser grafada com hfen. (A) (B) (C) (D) (E) Vamos nos esforando mais dia a dia. Encontramos o passo a passo para montar o equipamento. A campanha foi corpo a corpo. Eles estiveram face a face com o inimigo. Ficamos mais sbios ano a ano.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

13
Fala-se muito em transparncia hoje no Brasil. (L.1) Assinale a alternativa em que, alterando-se a ordem dos termos do perodo acima, no se tenha mantido correo quanto pontuao. (A) (B) (C) (D) (E) Hoje, fala-se muito, no Brasil, em transparncia. Hoje, fala-se muito em transparncia no Brasil. Hoje, no Brasil, fala-se muito em transparncia. No Brasil, hoje, fala-se muito, em transparncia. Fala-se muito, hoje, em transparncia no Brasil.

16
...h outras formas de garantir a transparncia... (L.39-40) Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho acima, manteve-se adequao norma culta. (A) (B) (C) (D) (E) ...h de existir outras formas de garantir a transparncia... ...ho de haver outras formas de garantir a transparncia... ...devem existir outras formas de garantir a transparncia... ...devem haver outras formas de garantir a transparncia... ...podem haver outras formas de garantir a transparncia...

14
...existe a percepo de que algo tem que ser feito a mais para de fato levar a sade a toda a populao. (L.30-31) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. Em levar a sade a toda a populao, h uma preposio e dois artigos. II. Em levar a sade a toda a populao, a ltima ocorrncia da palavra a poderia ser suprimida sem provocar grave alterao de sentido. III. Em levar a sade a toda a populao, a primeira ocorrncia da palavra a poderia ser suprimida sem provocar grave alterao de sentido. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens II e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se somente os itens I e II estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos.

As questes 17 a 20 referem-se ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica e ao Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal.

17
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: A conciso antes uma qualidade do que uma caracterstica do texto oficial. Conciso o texto que consegue transmitir um mximo de informaes com um mnimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de idias. II. O esforo de sermos concisos atende, basicamente ao princpio de economia lingstica, mencionada frmula de empregar o mnimo de palavras para informar o mximo. No se deve de forma alguma entend-la como economia de pensamento, isto , no se devem eliminar passagens substanciais do texto no af de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inteis, redundncias, passagens que nada acrescentem ao que j foi dito. III. A clareza deve ser a qualidade bsica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreenso pelo leitor. No entanto, a clareza no algo que se atinja por si s: ela depende estritamente das demais caractersticas da redao oficial. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. I.

15
A poltica de Estado tem evoludo no sentido de encontrar respostas a tais necessidades. (L.24-26) A respeito do perodo acima, analise as afirmativas a seguir: A palavra Estado se refere a So Paulo, que se encontra no pargrafo seguinte ao do perodo. II. A forma tem evoludo est no pretrito perfeito. III. No perodo h somente um verbo em forma nominal. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se nenhuma afirmativa estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente a afirmativa III estiver correta. I.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

18
Com base nas regras do Manual de Redao da Presidncia da Repblica acerca da redao de atos normativos, analise as afirmativas a seguir: I. O pargrafo representado pelo sinal grfico . Tambm em relao ao pargrafo, consagra-se a prtica da numerao ordinal at o dcimo ( 10) e cardinal a partir do pargrafo onze ( 11). No caso de haver apenas um pargrafo, adota-se a grafia pargrafo nico (ou nico). Os textos dos pargrafos sero iniciados com letra maiscula e encerrados com ponto-final. II. Os incisos so utilizados como elementos discriminativos de artigo se o assunto nele tratado no puder ser condensado no prprio artigo ou no se mostrar adequado a constituir pargrafo. Os incisos so indicados por algarismos romanos e as alneas por letras. III. As alneas ou letras constituem desdobramentos dos incisos e dos pargrafos. A alnea ou letra ser grafada em minsculo e seguida de parntese: a); b); c); etc. O desdobramento das alneas faz-se com nmeros cardinais, seguidos do ponto: 1.; 2.; etc. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

CONHECIMENTOS GERAIS 21
"poca triste a nossa. mais fcil desintegrar um tomo do que um preconceito." (citao atribuda a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possvel o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e tericas sobre a estrutura do tomo, concentradas principalmente no fim do sculo XIX e na primeira metade do sculo XX. Desde ento, proliferam argumentos favorveis e desfavorveis acerca do aproveitamento da energia atmica para fins diversos. A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporneo assinale a afirmativa incorreta. (A) Apenas dois pases que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de No-Proliferao Nuclear: Estados Unidos e Rssia. (B) Os pases da Organizao para a Cooperao do Desenvolvimento Econmico (OCDE) so os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo. (C) O Paquisto faz parte do grupo de pases que possuem arsenal nuclear declarado e que no assinaram o Tratado de No-Proliferao Nuclear. (D) A Frana , em termos relativos, o pas cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares o maior do mundo. (E) O Brasil possui um acordo de cooperao com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicao de usos pacficos da energia nuclear, assinado no incio dos anos 1980.

19
No mbito da Consultoria Legislativa, segundo o Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, ocorre prembulo em: (A) (B) (C) (D) (E) parecer, somente. relatrio e parecer. requerimento, somente. parecer e requerimento. projeto.

22
A migrao uma das questes mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamento estrutural, os indivduos no fazem escolhas, ou melhor, no so os indivduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localizao da populao. No espao, que no mais o espao da liberdade individual, mas o espao da estrutura capitalista, o movimento do capital, sua expanso ou retrao, seu deslocamento ou permanncia que comandam a mobilidade e a localizao do trabalho.
(Vainer, Carlos B. Reflexes sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.)

20
Com base nas regras sobre uso de siglas e acrnimos do Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir: O uso de siglas e acrnimos deve ser parcimonioso e restringir-se queles j existentes e consagrados. II. As siglas e os acrnimos devem ser escritos no mesmo corpo do texto, sem o uso de pontos intermedirios ou finais. III. Na primeira citao, a expresso designada deve vir escrita por extenso, de forma completa e correta, antes ou depois da sigla ou do acrnimo respectivo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. I.

Assinale a nica afirmativa que no expressa o pensamento estruturalista. (A) Os movimentos locacionais e a estrutura do espao esto submetidos lgica e dinmica do capital. (B) A mobilidade do trabalhador aparece como manifestao da necessidade do capital e sua mobilidade est submetida a ele. (C) A mobilidade dos trabalhadores resulta de aes racionais orientadas pelo mercado que dispe de seu capital humano no livre jogo da oferta e da procura. (D) A mobilidade do trabalhador e o seu desenraizamento so sinais de que ele totalmente despossudo dos meios de produo e subsistncia, e, portanto, subordinado ao movimento do capital. (E) Os movimentos dos trabalhadores e os deslocamentos das populaes so apenas movimentos reflexos do movimento do capital, que o verdadeiro protagonista do espao estrutural.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

23
Sobretudo a partir da dcada de 60 comeou a surgir uma economia cada vez mais transnacional, ou seja, um sistema de atividades econmicas para as quais os territrios e fronteiras de Estados no constituem o esquema operatrio bsico.
(Hobsbawm, Eric. Era dos extremos o breve sculo XX: 1914-1991, 1995.)

27
A respeito da estrutura e atribuies do Poder Legislativo, assinale a alternativa correta. (A) Os Senadores so eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. (B) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo. (C) Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da Repblica a declarar a guerra e a celebrar a paz. (D) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes no Senado Federal sero tomadas pelo voto de dois teros de seus membros. (E) Compete exclusivamente Cmara dos Deputados fixar os subsdios dos membros das casas legislativas, do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Entre os principais aspectos, diretos ou indiretos, dessa transnacionalizao no se destaca: (A) (B) (C) (D) (E) a nova diviso internacional do trabalho. o crescimento de financiamento offshore. a formao de cadeias produtivas internacionais. o aumento generalizado da remunerao do trabalho. a maior eficincia nos setores de transporte e de comunicao.

24
Assinale a alternativa correta. (A) Empresas pblicas podem ter personalidade jurdica de direito pblico quando prestam servios pblicos. (B) Sociedades de economia mista podem ter a sua instituio autorizada por decreto do Chefe do Executivo. (C) Fundaes governamentais no podem assumir a forma de entidade autrquica. (D) Agncias reguladoras so autarquias de regime especial e tm personalidade jurdica de direito pblico. (E) Os servios sociais autnomos integram a administrao indireta como entidades especiais.

28
No perde o mandato o Senador:

25
Em relao aos contratos administrativos correto afirmar que: (A) podem sofrer alterao unilateral de natureza quantitativa ou qualitativa. (B) no podem ser celebrados por empresas pblicas e sociedades de economia mista. (C) s podem ser rescindidos se houver inadimplemento de obrigaes por parte do contratado. (D) so formalizados por instrumento escrito, salvo quando se tratar de compra de bens mveis. (E) nulos no conferem ao particular o direito indenizao pelo que j tiver executado anteriormente declarao de nulidade.

(A) que, aps a expedio do diploma, aceitar emprego remunerado em sociedade de economia mista. (B) que perder os seus direitos polticos. (C) que permanecer em licena por perodo superior a 6 (seis) meses. (D) que sofrer condenao criminal em sentena definitiva e irrecorrvel. (E) quando o decretar a Justia Eleitoral.

29
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito sesso conjunta da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (A) A sesso conjunta no pode ser suspensa por convenincia da ordem. (B) Se, ao trmino da sesso conjunta, tiver sido iniciada votao, esta s ser ultimada na prxima sesso. (C) A sesso conjunta ter a durao de 4 (quatro) horas. (D) Apenas o Presidente pode propor a prorrogao do prazo de durao da sesso conjunta. (E) Uma vez prorrogada a sesso conjunta, vedada nova prorrogao.

26
A Constituio Federal assegura aos servidores pblicos os seguintes direitos, exceo de um. Assinale-o. (A) direito livre associao sindical (B) direito de greve, que ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica (C) a acumulao remunerada de quaisquer cargos pblicos, desde que haja compatibilidade de horrios (D) reviso geral anual da remunerao (E) irredutibilidade de subsdio e de vencimentos

30
O Senado Federal, durante as sesses legislativas ordinrias, reunir-se- anualmente: (A) de 1 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a 22 dezembro. (B) de 2 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a 22 dezembro. (C) de 15 de fevereiro a 17 de julho e de 15 de agosto a 20 dezembro. (D) de 1 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 20 dezembro. (E) de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 dezembro. de de de de de

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA INGLESA
Read text I and answer questions 31 to 35. Nutrition and Older Persons in Brazil: A Human Rights Perspective

Read text II and answer questions 6 to 10. Department of Sociology

10

Brazil, along with many other countries in the developing world, faces an epidemiological transition in a scenario characterized by gross fertility rates as low as 2.3 and a continually rising life expectancy to 67 years (63 for men and 71 for women). On the one hand, this is good news; on the other hand, however, it translates into a fast-growing older population which presents society with major social challenges. Foremost among these challenges is to guarantee that older persons have access to adequate food and nutrition - their basic and fundamental human right.
(http://www.unsystem.org/scn/archives/scnnews19/ch20.htm)

10

Sociology is the study of the way humans influence each other through groups, organizations, and societies. Sociologists investigate social change as well as the causes and consequences of human behavior in a variety of contexts, from families to political movements to hospitals. Often combining scientific and humanistic perspectives, sociologists analyze survey data, carry out in-depth interviews, ethnographic studies and content analyses. The Sociology major at Pomona College emphasizes social theory and research, culminating in the senior exercise, which allows each student to carry out an original research project with the advice of one or two faculty members. Many sociology majors are able to study abroad for a semester during their junior year, for example, in Spain, Brazil, Greece, South Africa, and the Dominican Republic.
(http://www.sociology.pomona.edu)

31
The text informs that life expectancy in Brazil is (A) (B) (C) (D) (E) going down. going back. going up. going still. going away.

15

36
This text may be found in a(n) (A) (B) (C) (D) (E) manual. outdoor. journal. letter. diary.

32
The news reported is (A) (B) (C) (D) (E) mostly irrelevant. both good and bad. neither fresh nor old. totally unwelcome. definitely reassuring.

37
In as well as the causes and consequences (lines 3 and 4) as well as is used to indicate (A) (B) (C) (D) (E) manner. time. addition. consequence. cause.

33
According to the text, the most important challenge is to see that old people have (A) (B) (C) (D) (E) proper nourishment. warm clothing. good housing. instant help. quality medicare.

38
The underlined word in Often combining. (lines 5 and 6) is the opposite of (A) (B) (C) (D) (E) always. seldom. also. never. somewhat.

34
In major social challenges (lines 7 and 8) challenges implies an action that is (A) (B) (C) (D) (E) easy. fast. slow. angry. difficult.

39
The underlined expression in each student to carry out (line 11) can be replaced by (A) (B) (C) (D) (E) finish. undertake. support. continue. spread.

35
In on the other hand, however, it translates (lines 5 and 6) on the other hand brings an idea of (A) (B) (C) (D) (E) opposition. similarity. consequence. addition. control.

40
The verb form in Many sociology majors are able to (line 13) can be replaced by (A) (B) (C) (D) (E) must. should. will. could. can.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

NOES DE INFORMTICA 41
A utilizao de software de correio eletrnico na Internet feito, comumente, por meio da verso conhecida por WebMail, que disponibiliza uma interface em sites. Em geral, arquivos anexos a e-mails tem tamanho limitado. Por padro, o GMail, por exemplo, limita o tamanho desses arquivos ao valor de: (A) 1 kB. (C) 20 MB. (E) 700 MB. (B) 10 GB. (D) 200 GB.

44

Um funcionrio do Senado Federal est digitando um texto no Word 2000/XP. Para incluir uma nota de rodap em uma pgina, ele deve posicionar o cursor do mouse no ponto do texto onde deseja inserir a referncia e acionar o atalho de teclado: (A) (B) (C) (D) (E) <Alt> + <Ctrl> + C. <Alt> + <Ctrl> + F. <Alt> + <Ctrl> + R. <Alt> + <Ctrl> + T. <Alt> + <Ctrl> + S.

42
Um tcnico de apoio administrativo digitou um texto no Word 2000/XP e verificou que a citao senado federal aparecia em caixa-baixa, quando deveria ser mostrada em caixa-alta, como SENADO FEDERAL. Para isso, ele deve selecionar a citao e executar: (A) (B) (C) (D) (E) por duas vezes seguidas, o atalho de teclado <SHIFT> + F3. por uma s vez, o atalho de teclado <SHIFT> + F3. por duas vezes seguidas, o atalho de teclado <CTRL> + F3. por uma s vez, o atalho de teclado <CTRL> + F3. por duas vezes seguidas, o atalho de teclado <ALT> + F3.

45
As figuras representam duas planilhas elaboradas no Excel 2000/XP, em que o valor da clula E9 foi transportado para a clula C3.

43
As figuras I, II e III a seguir mostram a barra de menus e as janelas de dilogo referentes ao recurso Microsoft Equation 3.0, utilizado quando se deseja inserir equaes e frmulas em um texto no Word 2000/XP.
Figura I

Figura II

Para realizar o transporte do contedo da clula E9 da planilha SENADO_FEDERAL_1 para a clula C3 da planilha SENADO_FEDERAL_2, deve ser inserida na clula C3 a seguinte expresso: (A) (B) (C) (D) (E) =SENADO_FEDERAL _1!F9 =SENADO_FEDERAL _1$F9 =SENADO_FEDERAL _1&F9 =SENADO_FEDERAL _1%F9 =SENADO_FEDERAL _1@F9

46
Na planilha abaixo, montada no Excel 2000/XP, foram inseridos os nmeros 30 em A2 e 10 em B2 e a frmula =SE(A2-B2>13;"CONGRESSO";SE(A2-B2<7;"SENADO";"FEDERAL")) em C2.
Figura III

A figura III mostrada na tela quando se aciona a opo Microsoft Equation 3.0, na janela de dilogo da figura II. A figura II mostrada na tela quando se aciona, a partir de uma das opes de menu, o seguinte caminho: (A) (B) (C) (D) (E) Formatar Equao. Formatar Objeto. Exibir Objeto. Inserir Objeto. Inserir Equao.

Mantendo o contedo de B2 constante, deseja-se determinar valores para que ocorram duas situaes: 1. o maior valor inteiro a ser digitado em A2 para que aparea SENADO na clula C2; 2. o menor valor inteiro a ser digitado na clula A2 para que aparea CONGRESSO na clula C2. Esses valores, sero, respectivamente: (A) 16 e 23. (C) 16 e 25. (E) 16 e 24. (B) 17 e 24. (D) 17 e 23.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

47
Numa planilha no Excel 2000/XP, a clula A7 contm a frmula =MULT(A3;C3) e B7 contm a frmula =SOMA($B$3;$E$3). A seguir faz-se uma cpia dessas clulas, de A7 para C9 e de B7 para D9 na mesma planilha. Em C9 e D9 as frmulas copiadas tero, respectivamente, os seguintes formatos: (A) (B) (C) (D) (E) =MULT(C5;E5) e =SOMA($D$5;$G$5) =MULT(A3;C3) e =SOMA($B$3;$E$3) =MULT(C5;D5) e =SOMA($D$9;$G$9) =MULT(A3;C3) e =SOMA($D$5;$G$5) =MULT(C5;E5) e =SOMA($B$3;$E$3)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 51
Sobre a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, assinale a afirmativa incorreta. (A) A Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. (B) Os Estados e o Distrito Federal possuem autonomia poltica, e os municpios detm apenas autonomia administrativa e financeira. (C) Os Territrios Federais no possuem autonomia poltica e integram a Unio. (D) Braslia a Capital Federal. (E) A federao brasileira indissolvel e a forma federativa do Estado Brasileiro constitui clusula ptrea da Constituio.

48
No Windows 2000/XP, um funcionrio do Senado Federal est com a janela do Windows Explorer aberta na tela do monitor de vdeo e executou os procedimentos a seguir descritos. selecionou o arquivo SENADORES.DOC na pasta PESSOAL existente no drive C:; executou o atalho de teclado <CTRL> + X; selecionou a pasta CONGRESSO, tambm existente no drive C:; executou o atalho de teclado <CTRL> + V. Com relao ao arquivo SENADORES.DOC, esse funcionrio realizou a operao: (A) Copiar. (C) Excluir. (E) Renomear. (B) Mover. (D) Substituir.

52
A Constituio Federal prev a participao popular na criao, incorporao, fuso e desmembramento de municpios, da seguinte forma: (A) consulta prvia s populaes dos municpios envolvidos, mediante plebiscito. (B) necessidade de aprovao de lei federal de iniciativa popular. (C) consulta posterior s populaes dos municpios envolvidos, mediante referendo. (D) necessidade da aprovao de lei estadual de iniciativa popular. (E) eleio direta dos novos prefeitos e vereadores dos municpios recm criados.

49
Um tcnico de apoio administrativo est trabalhando em um microcomputador com sistema operacional Windows XP e tem abertas no ambiente quatro aplicaes do MSOffice 2003, verso em portugus: a primeira, um arquivo Word; a segunda, uma planilha Excel; a terceira, uma apresentao em Powerpoint; e a quarta, no Publisher. Para passar de uma aplicao a outra, diretamente, sem necessidade de acessar janelas de dilogo, esse tcnico executa o seguinte atalho de teclado: (A) <CTRL> + <ALT>. (C) <CTRL> + <ESC>. (E) <CTRL> + <TAB>. (B) <ALT> + <TAB>. (D) <ALT> + <ESC>.

53
No matria da competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios:

50
A respeito do compartilhamento de pastas e arquivos em uma rede de microcomputadores padro Windows, uma pasta compartilhada est indicada na alternativa: (A)

(A) zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas. (B) proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. (C) proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural. (D) planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes. (E) preservar as florestas, a fauna e a flora.

54
A Constituio Federal probe a pena de morte no Brasil, exceto na hiptese de: (A) (B) (C) (D) (E) condenao por crime de terrorismo. em caso de decretao de estado de stio. condenao por crimes hediondos, na forma da lei. condenao por crime de tortura. em caso de guerra declarada.

(B)

(C)

(D)

(E)

10

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

55
A respeito do catlogo de direitos fundamentais da Constituio Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: O princpio da legalidade estabelece que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei. II. inviolvel a liberdade de crena. Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa, salvo se a invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa fixada em lei. III. Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido. IV. Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. V. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas. se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. I.

57
Em matria de agentes pblicos, no correto afirmar que: (A) a exonerao de servidor estatutrio sem estabilidade no prescinde de processo administrativo em que lhe seja assegurada a oportunidade de rebater as razes administrativas. (B) Estados e Municpios no podem adotar o regime especial de servidores temporrios, nem o regime trabalhista, ressalvada, neste ltimo caso, a hiptese de lei especfica autorizadora. (C) convenes coletivas, ainda que delas participe representante da respectiva pessoa federativa, no podem fixar vencimentos dos servidores pblicos. (D) cabe a incidncia de correo monetria no pagamento com atraso dos vencimentos dos servidores pblicos, no se configurando qualquer fato ofensivo Constituio. (E) se o servidor foi aprovado em concurso e nomeado, tem direito adquirido posse, independentemente de documento formal a ser custodiado pelo rgo administrativo.

58
Em relao aos rgos pblicos correto afirmar que: (A) so reparties internas das pessoas de direito pblico, s quais a ordem jurdica atribui personalidade jurdica. (B) no tm capacidade de ser parte em processos judiciais em virtude da ausncia de personalidade jurdica. (C) de natureza colegiada s produzem externamente a sua vontade com os votos da totalidade de seus membros. (D) s podem conter, em seus respectivos quadros, servidores estatutrios, dotados ou no de estabilidade. (E) so compartimentos internos das pessoas de direito pblico destitudos de personalidade jurdica, mas dotados de competncia especfica.

56
Assinale a afirmativa incorreta. (A) Embora seja uma prerrogativa estatal, o poder de polcia no permite a imposio de restries propriedade, para no ser ofendido o princpio da reserva legal. (B) Decretos e regulamentos editados no exerccio do poder regulamentar no podem conter comandos normativos, que so privativos de lei. (C) As razes sobre as quais se funda o administrador para praticar atos decorrentes do poder discricionrio no esto sujeitas apreciao judicial, por serem privativas da Administrao. (D) A ofensa a normas restritivas decorrentes do poder de polcia no acarreta a aplicao de sanes administrativas, a menos que haja m-f por parte do infrator. (E) O poder regulamentar tem por fim complementar as leis e permitir a sua execuo, sendo exercido pelo Chefe do Poder Executivo por meio de decretos e regulamentos.

59
Assinale a afirmativa incorreta. (A) O princpio da supremacia do interesse pblico prevalece, como regra, sobre direitos individuais, e isso porque leva em considerao os interesses da coletividade; (B) O tratamento isonmico por parte de administradores pblicos, a que fazem jus os indivduos, decorre basicamente dos princpios da impessoalidade e da moralidade. (C) O princpio da razoabilidade visa a impedir que administradores pblicos se conduzam com abuso de poder, sobretudo nas atividades discricionrias. (D) Constitui fundamento do princpio da eficincia o sentimento de probidade que deve nortear a conduta dos administradores pblicos. (E) Malgrado o princpio da indisponibilidade da coisa pblica, bens pblicos, ainda que imveis, so alienveis, desde que observadas certas condies legais.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

11

SENADO FEDERAL 2008

60
Analise as afirmativas a seguir, no que diz respeito aos princpios do processo legislativo no Senado: I. Constitui princpio a deciso colegiada, ressalvadas as competncias especficas fixadas no Regimento do Senado. II. Entre os princpios, destaca-se aquele segundo o qual a norma geral prevalece sobre a especial. III. Deve observar-se o princpio da ampla negociao poltica por meio dos procedimentos regimentais previstos. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas a afirmativa III estiver correta. se apenas a afirmativa II estiver correta.

64
Determinado parlamentar apresenta projeto de emenda constitucional, aduzindo ser necessrio abolir o habeas corpus tendo em vista o esgaramento social provocado pela violncia urbana. Como tcnico legislativo, ocorre a solicitao para apresentar breve estudo sobre a questo. Em termos constitucionais, pode-se afirmar sobre o tema em foco que: (A) no pode ser apresentada a emenda, por ferir direitos individuais. (B) diante da violncia urbana, existe possibilidade de limitao de quaisquer direitos. (C) a emenda poder ser apresentada em termos, desde que seja limitada a criminosos considerados extremamente perigosos. (D) no poder ser apresentada a emenda, por ferir a democracia. (E) poder ser apresentada a emenda, por no ferir qualquer restrio constitucional quanto ao tema.

61
Consoante os termos do art. 59 da Constituio brasileira, as seguintes normas esto compreendidas no regular processo legislativo: (A) (B) (C) (D) (E) resolues e decretos. medidas provisrias e estatutos. leis programticas e leis delegadas. decretos legislativos e resolues. leis complementares e leis suplementares.

65
A Constituio Federal possui um regime em que organiza a iniciativa das leis, significando que confere legitimidade concorrente ou exclusiva a pessoas, comisses ou rgos para determinados assuntos. Nessa linha, quando o tema atinente ao Estatuto da Magistratura, pode-se afirmar que: (A) h iniciativa concorrente entre o Presidente da Repblica, o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional. (B) ocorre a iniciativa exclusiva do STF e dos Tribunais Superiores. (C) o Presidente da Repblica e o Presidente do STF possuem iniciativas concorrentes. (D) o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional podem propor projeto sobre o assunto, conjunta ou separadamente. (E) somente o Presidente do STF pode propor projeto de lei nesse tema.

62
Lei complementar, nos termos da Constituio, dispe sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao as leis. Nessa linha, pode-se afirmar que a lei em vigor a: (A) (B) (C) (D) (E) LC 105/1999. LC 33/1988. LC 205/2008. LC 95/1998. LC 120/2000.

63
Consoante a jurisprudncia assente no Supremo Tribunal Federal, em tema de controle da constitucionalidade, possvel estabelecer o controle direto de: (A) (B) (C) (D) (E) lei complementar e regulamento. lei delegada e lei municipal. emenda constitucional e lei estadual. lei ordinria e lei municipal. Regulamento e de emenda constitucional.

66
O art. 163 da Constituio brasileira determina a edio de lei para regulamentar os gastos pblicos, denominada de lei de responsabilidade fiscal que alguns autores indicam como influncia de pases unitrios, como a Nova Zelndia. A lei em foco tem natureza de lei: (A) (B) (C) (D) (E) regulamentar. complementar. delegada. reforada. provisria.

12

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

SENADO FEDERAL 2008

67
O processo legislativo confere aos cidados poder de iniciar o processo legislativo. Trata-se da lei de iniciativa popular. Consoante o texto constitucional, tal projeto deve preencher os seguintes requisitos: (A) subscrio de um por cento do eleitorado nacional, distribudo por pelo menos cinco estados e com pelo menos trs dcimos por cento dos eleitores em cada um deles. (B) subscrio de, no mnimo, de um milho de eleitores, divididos por dez estados da federao, proporcionalmente. (C) subscrio de dez por cento do nmero total de eleitores do pas, divididos por, no mnimo, vinte estados da federao, em proporcionalidade. (D) subscrio de cinco por cento do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, quinze estados, e cinco dcimos de eleitores por estado. (E) subscrio de vinte por cento do eleitorado nacional, distribudo por dez estados sem limite por cada estado.

70
O Regimento Interno do Senado Federal dispe que o parecer dever ser conclusivo em relao matria a que se referir. Quanto ao parecer correto afirmar que: (A) deve sempre concluir pela provao total do projeto. (B) deve indicar a rejeio em bloco de emendas, sem concluses individuais. (C) no necessita de publicao. (D) deve ser lido em plenrio. (E) no deve ser publicado pois considerado sigiloso.

DISCURSIVA
O Presidente da Repblica remete ao Congresso Nacional Medida Provisria, pertinente criao de nova Contribuio Social, destinada a custear despesas com Sade, Educao e projetos sociais. No Senado, o projeto sofre diversas emendas, que so submetidas s comisses permanentes e, aps, com o devido parecer, apresentadas em plenrio. Na votao em plenrio, algumas emendas so rejeitadas, e outras, submetidas a requerimento de destaque, em separado. O prazo regimental excedido pela atuao do bloco oposicionista.
Observadas tais circunstncias, discorra, luz da Constituio e das regras regimentais, a respeito dos pontos relevantes para o processo legislativo.

68
No sistema bicameral brasileiro, tendo iniciado projeto de lei ordinria no Senado Federal, remetido Cmara dos Deputados e sofrido emendas, retornando Casa iniciadora poder o projeto: (A) sofrer rejeio total das emendas e ser remetido para sano presidencial. (B) passar por novas emendas e ser devolvido Cmara dos Deputados. (C) ser emendado, aprovado e remetido sano presidencial. (D) no sofrer emendas porque a Cmara dos Deputados soberana em tema de lei ordinria. (E) tramitar por procedimento sumrio, sem ir a plenrio.

REDAO
Leia com ateno o trecho a seguir:

69
O Senado Federal atua, alm do plenrio, em inmeras comisses, algumas permanentes e outras temporrias. A Comisso de Constituio, Justia e Cidadania uma das Comisses Permanentes. Entre suas atribuies especficas encontra-se: (A) opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matrias que lhe forem submetidas pelo Plenrio. (B) emitir resolues para suspender leis declaradas inconstitucionais, que sero encaminhadas para publicao imediata. (C) no poder emendar projetos considerados parcialmente inconstitucionais. (D) no opinar, mesmo com despacho da Presidncia, sobre emendas de redao. (E) opinar sobre requerimentos de voto de censura, inclusive quando o tema interessar s relaes exteriores do Pas.

Tal o poder da lei que a sua elaborao reclama precaues severssimas. Quem faz a lei como se estivesse acondicionando materiais explosivos. As conseqncias da impreviso e da impercia no sero to espetaculares, e quase sempre s de modo indireto atingiro o manipulador, mas podem causar danos irreparveis.
(Victor Nunes Leal. Tcnica Legislativa. In: Estudos de direito pblico. Rio de Janeiro, 1960.)

Com base no trecho acima, elabore um texto dissertativoargumentativo, entre 25 e 30 linhas, discutindo a questo por ele levantada.

TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

13

Realizao

http://concurso.fgv.br

S-ar putea să vă placă și