Sunteți pe pagina 1din 48

Caro(a) aluno(a),

Neste Caderno, voc explorar a ideia de semelhana entre figuras planas quando uma delas obtida a partir de ampliao ou de reduo da outra. Para isso, voc ter contato com dois processos: o primeiro, que recebe o nome de homotetia palavra que significa mesma forma , e o segundo, que trata da representao de figuras na malha quadriculada. O Caderno mostra como a semelhana de figuras planas aplicada no cotidiano: uma prefeitura que pretende construir dois parques prximos ao cruzamento entre duas ruas um exemplo aplicado de semelhana de figuras. Sabendo que os dois parques tero formatos semelhantes, voc poder calcular as medidas dos terrenos, aplicando o que aprender nas atividades aqui propostas. Agora imagine algumas ruas espalhadas pelas cidades: h aquelas que cortam trechos planos e outras com percursos ngremes, que sobem e/ou descem. Pense em uma rua que voc conhea e que seja bastante ngreme. Quantos graus voc acha que tem a elevao dessa rua? E qual seria a rua mais ngreme do mundo? Voc ter a oportunidade de avaliar o grau de elevao de uma rua e de conhecer um pouco mais a respeito das inclinaes mximas para estradas de rodagem, utilizando as razes trigonomtricas. Esperamos que voc participe de todas as atividades propostas por seu professor e, com isso, possa aprender cada vez mais!

Equipe Tcnica de Matemtica rea de Matemtica Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas CENP Secretaria da Educao do Estado de So Paulo

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 SEMELHANA ENTRE FIGURAS PLANAS


VOC APRENDEU?

Atividade 1 Ampliao e reduo: o que se altera e o que no se altera?


Problema 1 A Figura 2 foi obtida pela ampliao da Figura 1:
C C

Figura 1

Figura 2

Assinale X ao lado do conjunto de medidas iguais nas duas figuras: ( ( ( ( ( ) Segmento AB e segmento AB. ) Segmento BC e segmento BC. ) Permetro da Figura 1 e permetro da Figura 2. ) rea da Figura 1 e rea da Figura 2. ) Medida do ngulo CAB e medida do ngulo CAB.

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 2 Observe a estrela de seis pontas desenhada na malha quadriculada. Desenhe, ao lado, duas outras estrelas de seis pontas, de modo que uma delas seja uma reduo e a outra seja uma ampliao da estrela inicial, ambas de um fator 2.
A F B

E D

Problema 3 Observe nos desenhos que o retngulo (III) tem o triplo da largura de (I), o retngulo (II) tem o dobro da largura de (I) e os trs tm a mesma medida de altura.
(I) (II) (III)

a) correto afirmar que os ngulos nos trs retngulos so correspondentemente congruentes? Por qu?

b) Podemos dizer que uma dessas figuras reduo ou ampliao da outra? Por qu?

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 4 Observe o pentgono FATOS. Por meio de um processo de ampliao, desenhou-se outro pentgono: FATOS. Para construir o segundo pentgono, desenhamos linhas retas partindo de um ponto fixo que chamamos de H. Essas linhas, como mostra o desenho, passam pelos vrtices do pentgono FATOS. Para desenhar o pentgono maior, foi preciso HA HF HT respeitar a regra de que as razes entre os segmentos ____ , ____ , ____ e assim por diante HA HF HT devem ser iguais.
A A F H S T O S F T O

Esse processo recebe o nome de homotetia, palavra que significa mesma forma. Veja outros dois desenhos produzidos por homotetia, com o ponto H colocado em outros lugares em relao s duas figuras.
E L A H B A H A L U E L A L U

Podemos usar homotetia para, por exemplo, ampliar uma figura por um fator 2, isto , desenhar uma figura com medidas de lados iguais ao dobro das medidas dos lados da figura original. Fazemos assim: desenhamos a figura inicial, comeamos o processo de homotetia e deixamos para voc terminar. Sobre a figura iniciada, desenhe uma figura que seja ampliao de fator 2 do losango ABCD.

A D O C B

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Atividade 2 Razo de semelhana


Problema 1 Observe a figura que representa a ampliao do polgono ABCDE, realizada com base nas linhas convergentes a um ponto F. Suponha que F esteja 6 cm distante de B e 9 cm de B.
B B C E D E

A F

C D

a) Se AB = 2 cm, quanto mede AB?

b) Os polgonos ABCDE e ABCDE so semelhantes e a razo de semelhana um valor k, tal que FB = k . FB. Qual a razo de semelhana nesse caso?

Problema 2 Considere que o tringulo ABC, na figura original do problema anterior, seja equiltero e que AB = 2 cm. Nesse caso:
B A C D E

a) calcule a rea de ABC;

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

b) calcule a rea de ABC;

c) quantas vezes a rea de ABC maior do que a rea de ABC?

Problema 3 Desenhe, na figura, um polgono ABCDE que seja semelhante a ABCDE, com razo de semelhana 2,0.

A F E

B C D

Atividade 3 Ampliaes e redues: permetros e reas


Problema 1 O tringulo GIL uma ampliao do tringulo SAM.
M L

8 cm 6 cm 4 cm

65 27 S A G I

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Sendo assim, escreva a medida de: a) LI b) SM c) SMA d) LGI e) GLI Problema 2 Reduzindo proporcionalmente o trapzio issceles TUBA de um fator 2,5, obtemos o quadriltero NECO. Suponha que cada quadrcula da malha tenha lados de 1 cm e faa o que se pede.
T U

a) Desenhe o quadriltero NECO sobre o quadriltero TUBA. b) Qual tipo de quadriltero NECO?

c) Qual a altura de TUBA? E a altura de NECO?

d) Quais so as medidas das bases de NECO?

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

e) Em relao ao permetro de NECO, quantas vezes maior o permetro de TUBA?

f ) Em relao rea de NECO, quantas vezes maior a rea de TUBA?

Atividade 4 Semelhana entre prismas representados na malha quadriculada


Problema 1 Quais dos seguintes prismas retos de base triangular, representados na malha quadriculada, so semelhantes? Em cada caso, qual o fator de ampliao?

(1) (2) (3)

(4)

(5)

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 2 Desenhe na malha quadriculada: a) um prisma de base hexagonal, ampliando-o de um fator 1,5;

b) um prisma de base hexagonal, reduzindo-o de um fator 2.

Problema 3 Observe o prisma oblquo representado na malha quadriculada. Desenhe um prisma seme1 lhante a ele, com razo de semelhana __ . 3

10

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 4 Represente dois cubos de volumes diferentes na malha quadriculada e responda: os cubos desenhados so ou no semelhantes? Por qu?

Resposta: Problema 5 Considere dois paraleleppedos retos semelhantes, na razo 1 : 4. Complete a tabela com as medidas da aresta, da rea da base, da rea total e do volume do maior slido, em funo de x, y, z e w. Medida Menor slido Maior slido Aresta x rea da base y rea total z Volume w

LIO DE CASA

Atividade 5 Semelhana entre figuras planas: contexto e aplicaes


A prefeitura de uma cidade pretende construir dois parques prximos ao cruzamento entre as ruas Alfa e Beta. Observando a planta do lugar, pode-se perceber que os dois parques tero formato de trapzios semelhantes (ABCD e EFGH). Os ngulos internos de um sero, correspondentemente, de mesma medida que os ngulos internos do outro. Alm disso, h uma proporcionalidade entre as medidas correspondentes dos lados das figuras. Acontece, entretanto, que apenas a medida da base
11

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

maior de cada trapzio foi definida, sendo 180 m em um deles e 60 m no outro. As demais medidas dependero de desapropriaes a serem realizadas no local.
C D 180 m Parque 1 A B E Parque 2 H G
Ru a Bet a

a Rua Alf

60 m

Problema 1 As medidas de CB e de FG so fixas e valem, respectivamente, 180 m e 60 m, enquanto as demais medidas podem variar, mantendo-se, todavia, a semelhana entre as duas figuras. Com base nisso, resolva: a) Se a medida de EH for igual a 25 m, qual ser a medida de DA ?

b) Se DA = 18 m, quanto medir EH ?

c) Se EH = k, quanto medir DA em funo de k?

12

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 2 No final das negociaes e desapropriaes, chegou-se concluso de que as medidas de EF e HG sero, respectivamente, 15 m e 18 m. Qual ser a medida de: a) CD ? b) AB ?

Problema 3 O construtor dos parques sabe que precisar de 309 m de cerca para fechar todo o parque maior. Nessas condies, adotando os resultados calculados no problema anterior, quanto mede DA ?

Problema 4 Complete a tabela abaixo com as medidas dos lados de cada trapzio: Trapzio ABCD Trapzio EFGH BC FG DA EH
13

AB EF

CD GH

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

14

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 TRINGULOS: UM CASO ESPECIAL DE SEMELHANA


VOC APRENDEU?

Atividade 1 Tringulos semelhantes: reconhecimento


Problema 1 Utilize a malha quadriculada para desenhar dois pares de tringulos semelhantes. Um dos tringulos de um dos pares possui dois ngulos internos medindo 45 cada um. Um tringulo do outro par tem um lado que mede 4 unidades da malha, e o outro tem um lado que mede 6 unidades da malha.

Problema 2 Quando duas retas paralelas so cortadas por uma transversal, forma-se uma srie de pares de ngulos congruentes. No desenho seguinte, em que duas retas paralelas r e s so cortadas por uma transversal t, identifique as medidas dos ngulos assinalados.
t f g e d 58 c a b r

15

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 3 No problema anterior, voc reconheceu vrios pares de ngulos congruentes. Escreva-os novamente, apresentando, em cada caso, a justificativa para a congruncia.

Problema 4 As retas a e b so paralelas. Quais so as medidas dos ngulos internos dos tringulos BCA e DEA?
C 32 83 B D E

16

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Atividade 2 Tringulos semelhantes: contexto e aplicaes


Problema 1 O tringulo GIL uma ampliao proporcional do tringulo MEU.
M 2 cm E 100o

5,2 cm G

58o I 10 cm

Observe as medidas assinaladas nos desenhos anteriores e responda: a) Quais so as medidas dos ngulos internos do tringulo MEU?

b) Quais so as medidas dos ngulos internos do tringulo GIL?

17

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

c) Qual a medida do lado IG do tringulo GIL?

Problema 2 Observe a representao das ruas Alfa e Beta e dos parques 1 e 2. Os terrenos dos parques tm formato de trapzio e, alm disso, as bases de um parque so paralelas s do outro. So conhecidas as seguintes medidas: Parque 1 Parque 2 BC FG 180 60 AD EH 30 10 AB EF 45 15 CD GH 54 18

180 m Parque 1 A

T H

E Parque 2 G

F Rua Alfa

60 m
Ru a

Be ta

Os tringulos SAD e SBC so semelhantes, isto , tm ngulos internos correspondentes de mesma medida e lados correspondentes cujas medidas obedecem a uma proporcionalidade. Observe-os desenhados separadamente da figura inicial. O lado AD do tringulo SAD correspondente do lado BC do tringulo SBC.
18

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

D 30 m 54 m

45 m

180 m

a) Quais so os outros lados correspondentes nos dois tringulos?

b) Que proporo podemos estabelecer entre as medidas dos lados dos tringulos SAD e SBC?

c) Calcule as medidas dos lados de cada tringulo e escreva-as na tabela abaixo. Tringulo SAD (m) Tringulo SBC (m) SA SB AD BC SD SC

19

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

d) Separe os tringulos TEH e TFG da figura inicial, desenhando-os novamente. Em seguida, calcule a medida dos lados de cada tringulo, registrando na tabela abaixo os valores correspondentes. Tringulo TEH (m) Tringulo TFG (m) TE TF TH TG EH FG

LIO DE CASA Problema 3 Usando seu transferidor, um aluno desenhou um ngulo. Em seguida, com rgua e esquadro, traou trs segmentos de reta paralelos, obtendo trs tringulos (OBE, OCF e ODG).
G

F E

20

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Medindo os lados do tringulo OBE, ele encontrou: OB = 12 cm; BE = 8 cm; OE = 10 cm. Em seguida, mediu segmentos da linha horizontal e obteve: BC = 3 cm e CD = 5 cm. Ento, percebeu que poderia determinar as medidas de todos os demais lados dos tringulos sem necessidade de fazer qualquer medio, apenas efetuando alguns clculos. Calcule as demais medidas dos segmentos do desenho e escreva-as na tabela seguinte. Segmento Medida (cm) OB OC OD BE CF DG OE OF OG

Problema 4 O perfil do telhado de uma casa tem o formato de um tringulo escaleno, isto , um tringulo em que no h dois lados de mesma medida, conforme o desenho a seguir.
A 18 m C 24 m 15 m B

Unindo o ponto mais alto do telhado (A) base (BC), ser colocada uma viga de madeira (AD), de modo que o ngulo ADB seja congruente ao ngulo BAC (). Qual , em metros, a medida dessa viga?
A C D B

21

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Atividade 3 Semelhanas: cordas, arcos e ngulos


Problema 1 Um arco AB de uma circunferncia enxergado sob um ngulo cujo vrtice C pertence circunferncia (Figura 1).
Figura 1 B

Deslocando o vrtice do ngulo at outro ponto da circunferncia, D, o arco AB passa a ser enxergado sob um ngulo de medida igual ao anterior, isto , de medida igual a (Figura 2).
Figura 2 B

A D

Sobrepondo as Figuras 1 e 2, obtemos uma situao em que dois tringulos semelhantes se destacam: PBC e PAD (Figuras 3 e 4).
Figura 3 B Figura 4 B

C A

P A

22

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

a) Identifique os ngulos correspondentes nos dois tringulos e escreva uma proporo entre as medidas de seus lados.

b) Com base na proporo entre as medidas dos lados, verifique a validade da relao (PC).(PA) = (PB).(PD)

Problema 2 Observe a figura em que duas cordas AC e BD se cruzam no ponto P. De acordo com as medidas indicadas na figura, quanto mede o segmento PA?

9 A

12 C 8 D

23

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 3 Um ponto P o encontro de duas cordas de uma mesma circunferncia (Figura 1). Unindo os pontos em que as cordas cruzam a circunferncia podemos observar dois tringulos (Figura 2).
Figura 1 D C P A B B A D Figura 2

C P

a) Assinale na Figura 2 os ngulos internos dos tringulos PAD e PCB, atribuindo letras iguais a ngulos congruentes. b) Escreva a proporo entre as medidas dos lados dos tringulos PAD e PCB. c) Com base na proporo escrita, verifique que vlida a relao (PA).(PB) = (PC).(PD)

24

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 4 De acordo com as medidas indicadas na figura a seguir, qual a medida x?

8 10 x

25

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 RELAES MTRICAS NOS TRINGULOS RETNGULOS; TEOREMA DE PITGORAS


VOC APRENDEU?

Atividade 1 Tringulos retngulos: mtrica e semelhana


Problema 1 Traando a altura relativa hipotenusa de um tringulo retngulo, so obtidos dois novos tringulos retngulos, semelhantes entre si, como representado na figura:

+ = 90o a

h b

a) Um dos tringulos tem lados a, n e h, enquanto o outro tem lados b, m e h. Desenhe separadamente os dois tringulos e escreva a proporo entre as medidas dos lados correspondentes.

26

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

b) Verifique que o quadrado da medida da altura traada igual ao produto das medidas das projees dos catetos sobre a hipotenusa. Em outras palavras, verifique que h2 = m.n.

Problema 2 Determine as medidas x, y e z em cada figura: a)


z x 4

b)
z 6

27

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 3 Observe a figura com o tringulo retngulo maior I separado em dois tringulos retngulos menores II e III pela altura relativa hipotenusa do tringulo maior. Os trs tringulos so semelhantes, pois possuem ngulos correspondentemente congruentes.
a II h h c a I b b III m n

a) Escreva a proporo entre as medidas dos lados dos tringulos I e II.

b) Verifique que o quadrado da medida do cateto igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da projeo do cateto sobre ela. Em outras palavras, verifique que a2 = c.n.

c) Escreva a proporo entre as medidas dos lados dos tringulos I e III.

d) Verifique que o quadrado da medida do cateto igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da projeo do cateto sobre ela. Em outras palavras, verifique que b2 = c.m.

28

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 4 Determine as medidas x e y em cada tringulo. a)


12 y x y x 4

b)

Problema 5 Considere novamente a semelhana entre os tringulos I e II, bem como entre os tringulos I e III, discutida no problema anterior.

a II h h III m n

Com base na semelhana entre esses pares de tringulos, foram obtidas as relaes: a2 = c . n b2 = c . m

c b

Adicionando essas duas expresses, termo a termo, e, em seguida, colocando c em evidncia, fazemos surgir uma expresso matemtica traduzida na linguagem cotidiana da seguinte forma:
29

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Em todo tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos.
Esse o enunciado do teorema de Pitgoras. Faa a verificao e escreva a sentena matemtica do teorema de Pitgoras, que relaciona a hipotenusa (c) aos catetos (a) e (b).

LIO DE CASA Problema 6 Um quadriltero ABCD pode ser separado em dois tringulos retngulos ABD e BCD, sendo que BCD issceles, conforme representado na figura. AF a altura relativa hipotenusa de ABD e CE a altura relativa hipotenusa de BCD. Determine a medida de cada um dos segmentos: a) BD b) DF c) BF d) AF e) BC f ) BE g) CE h) FE
C 40 m D E F A

30 m B

30

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 7 Duas rodovias retilneas cruzam-se perpendicularmente na cidade A. Em uma das rodovias, a 60 km de distncia de A, encontra-se uma cidade B; na outra, a 80 km de A, encontra-se outra cidade, C. Outra rodovia, tambm retilnea, liga as cidades B e C.

x B h 60 km A a

posto poli

cial

80 km

Pergunta-se: a) Qual a distncia entre B e C? b) Qual a menor distncia de A at a rodovia que liga B a C? c) Um posto policial deve ser construdo na rodovia que liga B a C, devendo situar-se a igual distncia de B e C. Qual a distncia do posto policial at A?

31

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 8 Um terreno tem a forma de um tringulo retngulo de catetos 30 m e 40 m. Seu proprietrio deseja construir uma casa na regio retangular representada na figura a seguir, deixando livre o restante da rea.

30 m

40 m

Pergunta-se: a) Qual a rea total do terreno? b) Qual a rea da regio retangular da construo?

32

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

VOC APRENDEU?

Atividade 2 Pitgoras: significado, contextos


Problema 1 O tringulo retngulo representado na figura issceles e est inscrito em uma circunferncia de raio 4 cm. Quais so as medidas dos lados desse tringulo?

Problema 2 Um balo de propaganda flutuava a 30 m de altura quando foi visto do solo, simultaneamente, por Maria e por Joo. Maria estava a 50 m do balo e Joo estava a 40 m dele, como representado na figura. Qual era a distncia entre Joo e Maria no momento em que viram o balo?

33

Conexo Editorial

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 3 Para dar firmeza estrutura de um porto retangular ABCD, de lados 2 m e 3 m, devem ser fixadas duas barras rgidas AC e BD ao longo das diagonais, conforme mostra a figura. Para isso, dispe-se de uma barra de 6,5 m de comprimento, que ser dividida em duas partes iguais. A barra ser suficiente para as duas diagonais?
D 3m C

2m

Problema 4 Do centro de uma sala retangular de lados 4 m e 6 m sero feitas canalizaes independentes em linha reta at os quatro cantos da sala e tambm at o ponto mdio de cada um dos lados da sala, usando sempre o mesmo tipo de condute (cano plstico flexvel). Quantos metros deste condute sero necessrios?

6m

4m

34

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 5 Nove caixas com a forma de um cubo de aresta 10 cm foram empilhadas conforme mostra a figura ao lado, em vista frontal. O ponto A o vrtice inferior esquerdo da caixa I. Calcule a distncia de A at:
IX

a) o vrtice superior esquerdo da caixa VI; b) o vrtice superior direito da caixa VIII; c) o centro da face visvel da caixa IX.
A I VI VII VIII

II

III

IV

LIO DE CASA Problema 6 Uma embalagem de pizza tem a forma de um prisma hexagonal regular de 3 cm de altura, tendo o lado do hexgono da base 18 cm.

18 cm

35

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

a) Qual o dimetro da maior pizza circular que cabe na embalagem?

b) Qual a rea de papelo necessria para construir a parte de baixo da caixa, em que a pizza vem acomodada?

Problema 7 Uma caixa tem a forma de um paraleleppedo com todas as faces retangulares. Suas dimenses so 20 cm, 30 cm e 40 cm. Calcule o comprimento: a) da maior das diagonais das faces; b) da diagonal da caixa.
30 cm 20 cm

40 cm

36

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

VOC APRENDEU?

Atividade 3 Relaes mtricas em tringulos retngulos: composio e decomposio


Problema 1 Na Figura 1, voc j sabe que a rea de CDEB igual soma das reas de CAHI e de ABFG, ou seja, que a2 = b2 + c2. Agora, voc vai explorar outras relaes entre as reas componentes dessa figura. Para tanto, observe, na Figura 2, o segmento AJ e note que ele divide a hipotenusa em duas partes, m e n, e tambm divide o quadrado CDEB em dois retngulos.
G H A I b
2

G H

c2 a c B

F I b C a m

A
b h

F c B a

b C

K n a

a2 D Figura 1 E

J Figura 2

a) Calcule a rea do retngulo CDJK e a rea do retngulo JEBK. Mostre que a soma das duas reas igual a a2.

b) Calcule a rea do tringulo ABC de duas maneiras, usando os catetos b e c, bem como a hipotenusa a e a altura h. Mostre que bc = ah.

37

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

c) Mostre, na figura, que a rea do quadrado ACIH igual rea do retngulo CDJK.

d) Mostre que a rea do retngulo JEBK igual rea do quadrado ABFG.

Problema 2 Considere um tringulo de catetos 5 cm e 12 cm. a) Calcule a altura relativa hipotenusa desse tringulo retngulo. b) A altura relativa hipotenusa divide esse tringulo em dois tringulos retngulos menores; calcule a rea de cada um deles.

38

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 3 Um painel deve ser mantido na vertical com a ajuda de dois cabos de ao perfeitamente esticados, de 3 m e 4 m, um de cada lado, como mostra a figura. Os cabos esto situados em um plano vertical e a distncia entre os pontos de fixao dos dois cabos de ao no solo de 5 m. A que altura do solo os cabos devem ser fixados no painel?

4m

3m

5m

39

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 RAZES TRIGONOMTRICAS DOS NGULOS AGUDOS


VOC APRENDEU?

Atividade 1 ngulo de elevao: contexto e estimativas


Problema 1 Em quase todas as cidades do mundo, h ruas que cortam trechos planos, mas h tambm ruas com percursos ngremes, subindo ou descendo. Nesses casos, de ruas com fortes subidas, vamos refletir sobre a medida do ngulo de elevao. Inicialmente, veja estas figuras:

Em sua estimativa, quantos graus medem os ngulos , e ?

Problema 2 Pegue um transferidor e mea os ngulos , e apresentados na atividade anterior. Registre aqui suas respostas:
=

Problema 3 Pense em alguma rua que voc conhea e que seja uma subida bastante ngreme. De quantos graus voc avalia que seja a elevao dessa rua? Escreva aqui sua estimativa antes de ler o texto a seguir.

40

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Leitura e Anlise de Texto O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) regulamenta recomendaes a respeito das inclinaes mximas para estradas de rodagem, por intermdio de uma medida que denomina inclinao. Por exemplo, em uma estrada com inclinao 0,15, ou 15%, sobe-se 15 m a cada 100 m de deslocamento horizontal.
Inclinao 0,15, ou 15% 15 m 100 m

Para pequenas inclinaes, o deslocamento horizontal praticamente igual ao deslocamento na rampa de subida, isto , a medida do cateto quase igual medida da hipotenusa. Por isso, costuma-se dizer, por exemplo, que em uma subida de 10% percorrem-se 10 m em cada metro de subida.
Inclinao 10% 10 m 1m

Alguns trechos de estradas podem, excepcionalmente, atingir inclinaes maiores do que as recomendadas, chegando a valores da ordem de 10%. Uma maneira de avaliar o grau de elevao da rua efetuar medidas de deslocamento vertical (b), do deslocamento horizontal (a), e tambm, se possvel, do deslocamento real sobre a rua (c). A inclinao da rua poder ser obtida pelo resultado da diviso entre (b) e (a), ou entre (b) e (c). Com o resultado dessas divises, podemos recorrer a uma tabela de valores e encontrar o ngulo correspondente. Para tanto, precisamos saber que cada uma dessas divises entre medidas de lados do tringulo retngulo recebe um nome. Por exemplo, a diviso entre (b) e (a) a tangente do ngulo que se quer determinar. Para uma
41

Conexo Editorial

As inclinaes mximas recomendadas pelo DNIT dependem do tipo de estrada, mas variam de 5%, nas estradas de maior volume de trfego, a 9%, nas estradas com baixo volume de trfego.

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

inclinao de 12%, resultante da comparao entre (b) e (a) na figura, o ngulo correspondente de, aproximadamente, 7, pois a tangente de 7 0,122. Voltando s inclinaes das ruas, para que se tenha uma ideia, uma rua localizada na Nova Zelndia considerada por muitos como a mais inclinada do mundo, com inclinao de 35%, cerca de 19. Assim, no razovel supor que existam ruas com inclinaes superiores a 20.

VOC APRENDEU? Problema 4 Em determinada rua, um pedestre caminha 50 m e percebe que se elevou 2 m em relao ao ponto onde iniciou a caminhada. Qual a inclinao porcentual dessa rua? E qual a medida do ngulo de inclinao?
50 m

2m

Problema 5 O vendedor de uma loja de telhas afirma ao comprador que o tipo de telha escolhida exige que o madeiramento do telhado tenha inclinao de 30%. O que significa essa afirmao? Qual , em grau, a inclinao desse telhado?

30 m 100 m

42

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 6 Para avaliar o grau de inclinao de uma rua, um estudante usou um pedao de papel, um lpis e um transferidor. Sua estratgia foi colocar o papel ao lado de um poste vertical fixado na rua e medir o ngulo entre o poste e o piso da rua ( no desenho). Se o ngulo medido pelo estudante foi de 82, qual o ngulo de inclinao da rua?

Problema 7 Em uma estrada de rodagem h um trecho retilneo X que sobe 8 m quando o veculo que o percorre desloca-se 100 m. Nessa mesma estrada, h outro trecho retilneo, Y, em declive, no qual um veculo desce 20 m ao percorrer 500 m. Qual : a) em grau, a medida do ngulo de inclinao do trecho X?

43

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

b) em grau, a medida do ngulo de inclinao do trecho Y?

c) em metros, o deslocamento de um carro em Y enquanto ele desce 8 m?

Atividade 2 Medindo ngulos e calculando distncias inacessveis


Problema 1 Medida da altura de um objeto quando se tem acesso base Na representao seguinte, o ngulo mede 23 e a distncia d base da rvore mede 12 m.

Conexo Editorial

44

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

a) Consulte uma tabela trigonomtrica para descobrir os valores de seno, cosseno e tangente de 23.

b) Se for necessrio escolher uma nica razo trigonomtrica, seno, cosseno ou tangente, para calcular a medida h da rvore, qual voc escolheria? Por qu?

c) Determine a medida de h.

Problema 2 Medida de uma altura quando no se tem acesso base Observe a figura que representa a tentativa de medir a altura (h) de uma rvore, sem, todavia, conhecer a distncia entre o vrtice do ngulo de elevao e a base da rvore.

h
Conexo Editorial

d m

45

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Supondo que = 23, = 34 e d = 3 m, determine a altura da rvore.

Problema 3 Para determinar a altura da montanha, um topgrafo mediu o ngulo de elevao da montanha a partir de A, obtendo 45. Em seguida, caminhou 24 m at B e mediu novamente o ngulo de elevao, obtendo 37,5. Com esses dados, ele conseguiu seu objetivo. Qual foi a medida da altura da montanha que o topgrafo determinou?
Conexo Editorial

46

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

Problema 4 Para medir a distncia x entre dois pontos inacessveis, um topgrafo posicionou-se em A e mediu o ngulo , conforme representado na figura. Em seguida, andou at B e mediu m. Depois, continuou em linha reta at C, medindo n. Por fim, percorreu uma distncia p at chegar a D, medindo o ngulo .
Q x P

m A B n C p

Considere os dados a seguir e determine x. m=3m n=4m p=4m


= 30

= 60

47

Matemtica - 8a srie/9o ano - Volume 3

48

S-ar putea să vă placă și