Sunteți pe pagina 1din 31

FOTOSSNTESE 1. Histrico At o sculo XVIII, os cientistas acreditavam que a nutrio das plantas ocorria unicamente atravs do solo.

Em 1727, Stephen Hales sugeriu que parte dos elementos da planta vinha da atmosfera e que a luz participava ativamente desse processo. Em 1711, Joseph Priestley descobriu que o volume de ar contido em uma jarra era completamente consumido ao se queimar uma vela e interrompendo a sua combusto; um camundongo colocado no ar residual morreu. Por outro lado, o ar era lentamente restaurado na presena de um ramo de menta em outro jarro, permitindo assim a completa combusto da vela e a sobrevivncia do camundongo. Concluiu com isto que a vela acesa consumia o oxignio do recipiente fechado e que este era reposto pela fotossntese do ramo de menta. Posteriormente, em 1779 o mdico holands Jan Ingenhousz demonstrou que apenas as partes verdes das plantas realizavam a produo do oxignio na presena de luz. No incio do sculo XIX, N.T. Saussure realizou as primeiras medidas quantitativas da fotossntese mostrando o envolvimento do CO2 e da H2O, onde verificou-se uma equivalncia entre o CO2 assimilado e o O2 liberado associado ao acmulo de matria seca. A natureza de outros produtos qumicos na fotossntese foi finalmente demonstrada por Julius Sachs, em 1864, ao verificar o aparecimento e crescimento de gros de amido em cloroplastos iluminados. Desta forma, no meio do sculo XIX, a equao geral fotossntese foi formulada da seguinte maneira: hv 6 CO2 + 12H2O Cloroplasto 2. Cloroplastos Em organismos eucariticos, a fotossntese realiza-se em organelas subcelulares denominadas cloroplastos, que tm como precursores os proplastdeos. Os proplastdeos, abundantes em clulas meristemticas, so plastos pequenos, incolores, no diferenciados estando ausentes as membranas internas. Diferenciam-se conforme a figura 2.1, a seguir: : C6H12O6 + 6H2O + 6O2

Figura 2.1: Ontognese de Cloroplastos Nota-se pela figura 2.1 que os proplastdeos so os precursores de todos os membros da famlia plastdeo. Etioplasto um estgio transitrio entre os proplastdeos iluminados e os cloroplastdeos e so abundantes em folhas estioladas. O desenvolvimento dos cloroplastdeos ocorre simultaneamente com o enverdecimento das plantas, resultado da sntese de clorofilas. Os cromoplastos so plastdeos pigmentados de colorao amarelada a alaranjada, em funo da presena de carotenides os quais no apresentam habilidade para realizarem a fotossntese. Os amiloplastdeos estruturas especializadas na sntese e armazenamento de amido, sendo, portanto, incolores. O termo leucoplastos, muito comum na literatura no se refere a nenhum tipo especial de plastdeo e, sim, a todos os plastdeos no pigmentados. A estrutura dos cloroplastos est representada na figura 2.2.

Mesofilo

Figura 2.2: Vista de uma seo transversal do limbo foliar, sinalizando os cloroplastos no tecido fotossinttico (esquerda), bem como a estrutura de um cloroplastdeo com suas partes integrantes (ao centro) e, direita, detalhes de um tilacide.

Este organide fotossintetizante encontra-se circundado por uma dupla membrana de origem lipoprotica que controla o trfego de solutos para o interior e exterior deste. Internamente, esse plastdeo dotado de um sistema de lamelas (os tilacides), os quais se dispem numa estrutura tipo pilha, denominado de granum, conectados entre si por lamelas. Toda essa estrutura membranosa (tilacides e lamelas), constituem o sistema gerador de energia que alojam numa matriz glica denominada de estroma, na qual contm sistemas enzimticos que oferecem suporte para a consolidao da etapa subseqente da fotossntese (bioqumica ou enzimtica), culminando com a fixao e a reduo do C atmosfrico em carboidrato, a glicose. A figura 2.3 na seqncia, mostra um corte de um cloroplasto, contendo suas partes integrantes.

ESTROMA TILACIDE GRANUM ESPAO INTERMEMBRANA MEMBRANA INTERNA MEMBRANA ESTERNA

Figura 2.3: Corte de um cloroplasto mostrando suas partes constituintes. As clorofilas, pigmentos responsveis pela colorao verde das plantas esto presentes nos tilacides sendo substancias insolveis em gua, porm solveis em compostos orgnicos. Elas se apresentam sob duas formas, Clorofila a (colorao verde-azulada) e clorofila b (verde-amarelada), numa proporo mdia de 3:1, respectivamente. As estruturas das clorofilas encontram-se representadas na figura 2.4. As suas estruturas moleculares so constitudas por quatro anis pirrlicos, um tomo central de magnsio ligado a quatro tomos de nitrognio e uma longa cadeia lateral de isoprenide, um lcool fitol esterificado. A clorofila a se caracteriza por apresentar um grupo metil ligado ao carbono 3 do anel 2, enquanto que a Clorofila b, este grupo metil substitudo por um grupo aldedo. A relao clorofila a/b numa folha varia com a espcie, idade da folha, localizao da folha na copa da planta. Em plantas umbrfitas esta relao menor que em plantas helifilas.

Figura 2.4: Estruturas de clorofilas a e b 3. RADIAO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA (RFA) A energia radiante derivada de reaes termonucleares ocorridas no sol pela fuso de quatro ncleos de hidrognio formando um ncleo de hlio. A figura 2.5 mostra o espectro da radiao eletromagntica, com nfase para a regio do visvel, associada regulao de vrios processos biolgicos.

Figura 2.5: Espectro da radiao eletromagntica A radiao luminosa transportada como pacotes de energia, denominados ftons ou quanta. Matematicamente, a energia de um quantum ou fton diretamente proporcional a freqncia da radiao (v) e inversamente proporcional ao seu comprimento de onda ( ). Desta maneira, tem-se:

E = N. h. c Nesta equao, N representa o Nmero de Avogadro = 6,023 . 10 23 tomos (ou molculas) por mol; h a constante de Plack = 1,584 . 10-37 kcal.mol-1 ; v a freqncia da radiao em ondas ou ciclos/s; c a velocidade da luz no vcuo (3 . 108 m.s-1) e, = comprimento de onda em metros. De acordo com esta equao, ftons de comprimento de onda curto (alta freqncia) so mais energticos em relao a ftons de comprimento de onda mais longo (baixa freqncia). Isto , ftons emitidos na regio do azul so mais energticos em relao aos ftons emitidos na regio do vermelho. Esta equao indica que a energia contida em 1 quantum (fton) maior em um comprimento de onda mais curto em relao a um comprimento de onda mais longo. Em estudos de biologia comum se referir ao comprimento de onda em nanmetros (nm) e , a energia em kcal.mol-1 de quanta (1 mol de quanta igual a 6,02 x 1023 quanta), que o prprio Einsten (1 Einstem equivale a 1 kcal /mol de quanta). Vejamos como exemplo, a quantidade de energia contida num fton na regio do azul(450 nm) e um fton na regio do vermelho (660nm). E = h . c/ (energia contida em 1 fton) E660 nm= 1,584 . 10-37 kcal .mol-1 . s-1 . (3 x 108 m .s-1) = 0,72 . 10-22 kcal.mol-1 6,6 x 10-7 m De acordo com a lei de equivalncia fotoqumica de Einsten, uma molcula apenas reagir depois de haver absorvido a energia contida em 1 fton (hv). Em conseqncia, um mol de um composto dever absorver n ftons de energia, ou seja: E = N .h x c/ ; logo, tem-se: E = 0,72 . 10-22 kcal.mol-1 . 6,023 . 1023 tomos .mol-1 E = 43,36 kcal.mol-1 de quanta = 43,36 Einsten No caso do comprimento de onda de 450 nm, tem-se: E = 1,056 x 10-22 kcal . mol-1 x 6,023 x 1023 ftons E = 63,60 kcal.mol-1 de quanta ou 63,60 Einsten Do total de energia que chega at as plantas, 50% consiste de radiao fotossinteticamente ativa (RFA), ou seja, na faixa de 400-700 nm. A atmosfera terrestre atravs do oznio impede que parte da radiao deletria para os seres vivos (ultravioleta) atinja o solo. A radiao longa (infravermelha) absorvida pelo vapor dgua e CO2 medida que ela atravessa a atmosfera.

Os pigmentos clorofilianos, considerados como primrios no processo fotossinttico, se encontram arranjados nas membranas dos tilacides, os quais absorvem luz numa faixa do espectro visvel, especialmente entre 400 e 700 nm, ou seja, na regio do violeta ao vermelho, com picos de absoro mxima no azul (450 nm) e no vermelho (650 nm). Alm destes pigmentos, devem ser considerados os carotenides, tambm denominados de pigmentos acessrios, representados pelas xantofilas (violaxantina, zeaxantina, dentre outras) e carotenos ( e ), que alm de absorverem energia e transfer-la para as molculas de clorofilas, podem tambm ter ao protetora das plantas contra radiaes de alta intensidade. A figura 2.6 apresenta os espectros de absoro e de ao dos pigmentos cloroplastdicos associados fotossntese.

Figura 2.6: Espectro de absoro de pigmentos fotoreceptores (A) e taxa fotossinttica (B). A luz verde muito pouco absorvida pelos pigmentos foliares, sendo na sua maioria, refletida ou transmitida, da a colorao verde das folhas. Para que a fotossntese ocorra, os pigmentos devem absorver a energia radiante para desencadear os eventos fotossintticos. Nesse caso, o fton precisa ter uma certa energia crtica. Isto explica a baixa eficincia da radiao infravermelha na fotossntese uma vez que ela possui baixo valor energtico. 4. ETAPAS DA FOTOSSNTESE A fotossntese nas plantas superiores ocorre em duas etapas distintas, a saber: etapa fotoqumica e etapa bioqumica, que podem ser esquematizadas pela figura 2.7.

Figura 2.7:Relao entre as etapas fotoqumica e bioqumica da fotossntese (Buchanan, 2000) Nas reaes dependentes de luz, a energia derivada da luz solar utilizada para energizar eltrons da clorofila, fazendo com que esses eltrons caminhem atravs de transportadores localizados na membrana do tilacide. Nesse processo, a energia luminosa conservada na forma qumica como ATP e NADPH, com a liberao simultnea de O2 e H2O. Nas reaes da etapa bioqumica, o ATP e o NADPH produzidos pelas reaes da etapa fotoqumica so usados como energia e poder redutor na converso de CO 2 em carboidratos no estroma do cloroplasto. 4.1 Processo Fotoqumica da Fotossntese Os eventos da fase fotoqumica ocorrem nas membranas dos tilacides e se caracterizam basicamente pela produo de um forte agente redutor, o NADPH, e as reaes de fosforilao do ADP, com o propsito de gerar ATP, molculas essas, essenciais, a serem utilizadas no processo de carboxilao e reduo do CO2 (etapa enzimtica ou bioqumica da fotossntese). Nesta etapa fotoqumica, tambm h o envolvimento da gua como fornecedora de eltrons e liberao de oxignio. 4.1.1 Sistemas Fotossintticos O processo de absoro e transferncia de energia radiante realizado por dois sistemas de pigmentos, os quais so denominados de Fotossistema I (PSI) e Fotossistema II (PSII). Ambos so constitudos por cerca de 250 molculas de clorofilas, distribudas entre a e b em diferentes propores, sendo que a relao clorofila a/ clorofila b no PSI maior do que no PSII. Cada fotossistema representa uma unidade fotossinttica, a qual, est envolvida na absoro de um quantum, funcionando a semelhana de uma antena. Para a liberao de um mol de oxignio no PSII, so necessrias 10 quanta, os quais so absorvidas por aproximadamente 2500 molculas de clorofilas.

A radiao absorvida pelos fotossistemas encontra-se na faixa do espectro visvel entre 400 e 700 nm, com picos de absoro nas regies do azul e do vermelho (fig. 2.6). Na seqncia o diagrama esquemtico pode ser observado na figura 2.8. Nessa unidade fotossinttica, a energia dos ftons incidentes transferida de molcula a molcula at o centro de reao, cujo pigmento aprisionador uma nica molcula de clorofila combinada com uma protena especfica que transfere os eltrons atravs da cadeia de transporte de eltrons, para a feofitina e duas quinonas e destas para outros componentes da CTE visando a produo de ATP e de NADPH.

Clorofila b

Clorofila a

P 680 (Aprisionador) Fotossistema II

P 700 (Aprisionador)

Fotossistema I

Figura 2.8: Diagrama esquemtico dos fotossistemas I e II. Desta forma, o centro de reao recebe cerca de 250 vezes mais quanta por unidade de tempo, do que se fosse absorver luz isoladamente. A participao dos dois fotossistemas (PSI e PSII) no processo de absoro e transferncia da energia necessria para a ocorrncia das reaes fotoqumicas, foram esquematizadas por Hill e Bendall em 1960, baseados nos potenciais de oxido-reduo dos vrios componentes do sistema. 4.1.2 Transporte de eltrons No esquema proposto por Hill e Bendall, os dois fotossistemas esto ligados um ao outro, pelos componentes da cadeia de transporte de eltrons que se posicionam em srie (figura 2.9).

Figura 2.9: Esquema representativo da etapa fotoqumica da fotossntese (esquema em Z). Verifica-se que so necessrias duas reaes luminosas para levar os eltrons do nvel da gua (+ 0,82 V) ao nvel do NADP+ (-0.34 V); um em cada fotossistema. O PSI apresenta um mximo de absoro a 700 nm, enquanto no PSII, este pico ocorre a 680 nm, da o fato de serem denominados de P700 e P680, respectivamente. Quando os quanta de luz incidem no PSII, os pigmentos antenas (molculas de clorofilas) absorvem energia fazendo com elas atinjam um estado mximo de excitao. Esta energia migra rapidamente para o centro de reao, que tambm ao ser excitado, libera um eltron que transferido feofitina, quando ento, flui descendentemente pela cadeia de transporte (CTE) at o PSI, onde h novamente absoro e ativao do PSI, seguindo o transporte de eltrons at a ferredoxina, que ao ser reduzida, doa eltrons para, finalmente, reduzir o NADP+ a NADPH. Neste caso, os eltrons doados pelo PSII so ento repostos pelos eltrons resultantes da oxidao da gua. Para que ocorra a transferncia de energia via transporte de eltrons necessrio que cada transportador se torne alternadamente reduzido e oxidado. Reduo significa receber eltrons, enquanto oxidao implica em doar eltrons para um determinado composto. Nestas condies, a substncia doadora de eltrons torna-se oxidada e, o composto aceptor de eltrons, se reduz. Torna-se caracterizada, portanto, uma reao de xido-reduo, na qual tomam parte um redutor (doador de eltrons) e, um oxidante (receptor de eltrons). Concomitantemente, migrao de um eltron, ocorre a migrao de um prton (H+). No final da CTE, o NADP+ reduzido a NADPH. Ao longo da CTE, a energia dissipada utilizada nas reaes de fosforilao acclica e cclica do ADP, entre a plastoquinona/citocromo b, e no PSI, levando produo de ATP.

4.1.2.1 Componentes do Sistema de Transporte de Eltrons a) Fotossistema I (PSI) Quando a molcula de clorofila no centro de reao do PSI excitada por um quanta de luz recebida pelas molculas antena, doa eltrons para uma flavoprotena denominada ferredoxina, e por ao da NADP+ xido redutase transfere na seqncia, o eltron at o NADP+, reduzindo-o a NADPH. 4Fd (Fe2+) + 2NADP+ + 2H+ b) Fotossistema II (PSII) Ao ser excitada por um quanta de luz, a molcula de clorofila ligada uma protena especfica, presente no centro de reao, doa seu eltron at a feofitina (que uma clorofila modificada, o Mg2+ substitudo por 2H+) que o transfere at a plastoquinona, e desta at o citocromo b, que por sua vez, repassa-o at o citocromo f e, finalmente at a plastocianina. A plastocianina a doadora imediata de eltrons para as vacncias eletrnicas no P700. As vacncias eletrnicas no centro de reao P680 so reocupadas por eltrons removidos da gua, segundo a equao: 2H2O 4H+ + 4 + O2 4Fd (Fe3+) + 2NADPH

4.1.2.2 Fotofosforilao Fotossinttica Acclica ou Fotofosforilao Acclica Arnon et al. (1954) verificaram em cloroplastos de espinafre que o ATP gerado a partir da fosforilao do ADP e fosfato inorgnico, durante o transporte de eltrons. Concluram ento que a energia de ligao fosfato do ATP era proveniente da energia livre liberada quando eltrons de alta energia fluem descendentemente das quinonas at o citocromo f. Percebe-se pela figura 2.9, que a fotofosforilao do ADP ocorre quando os eltrons fluem da gua at o NADP+ em um sistema acclico. Da o nome de fosforilao acclica ou aberta, uma vez que os eltrons no mais retornam ao sistema. Para cada par de eltrons que flui de uma molcula de gua at o NADP+, duas quanta de luz so absorvidos em cada fotossistema. Para formar uma molcula de O2 so necessrias duas molculas de gua que oxidam, gastando para tanto, oito ftons (quatro em cada fotossistema) para a reduo de duas molculas de NADP+ a NADPH. A reao global que envolve a reduo do NADP+ e formao de ATP pode ser assim expressa:
8 Ftons 4

2NADP + 2H2O + 3ADP + 3Pi

2NADPH + 3ATP + O2 + H2O

Percebe-se pela equao acima, que a oxidao de duas molculas de H2O requerem 8 ftons com energia suficiente para produzir 3 ATP via fosforilao acclica. Este nmero de ATP , entretanto, insuficiente para atender as necessidades energticas na fase bioqumica da fotossntese. Molculas adicionais de ATP podem ser formadas atravs da fosforilao cclica.

4.1.2.3 Fosforilao Fotossinttica Cclica ou Fotofosforilao Cclica Este processo envolve somente o PSI (Figura 2.10). Ele chamado de cclico porque sob a influncia de 4 ftons, dois eltrons so removidos da clorofila do centro de reao do PSI e, em seu estado excitado doado a ferredoxina que se reduz. A ferredoxina reduzida ao invs de transferir seus eltrons ao NADP+ (fosforilao acclica), retorna-os ao citocromo b, que volta clorofila doadora do PSI. Nesse trajeto, liberada energia suficiente para formar mais um ATP, sem, portanto, que haja o envolvimento da gua, do PSII. Assim, no haver formao de NADPH e, to pouco, liberao de O2.
Estado energtico relativo

Fotossistema I P700 Fton

Figura 2.10: Esquema representativo da fotofosforilao cclica 4.1.2.4 Compostos que Afetam o Transporte de Eltrons na Fase Fotoqumica a) Aceptores de eltrons Metil viologenio, benzil viologenio, antracnona 2 sulfonato recebem eltrons a partir do PSI em posio anterior a ferredoxina. Ferrocianeto e diclorofenolindofenol (DCPIP), por outro lado, recebem eltrons na regio entre o Citocromo f e plastocianina. b) Doadores de eltrons Hidroquinona, hidroxilamina, difenilcarbazida, doam eltrons entre a gua e o citocromo b. A forma reduzida de DCPIP: N,N,N,N-tetrametil-p-fenilinodiamina (TMPD) doa eltrons no mesmo ponto em que a sua forma oxidada os recebe.

c) Inibidores do fluxo de eltrons 2 fosfoadenosina difosfato ribose inibe a Ferredoxina-NADP oxidoredutase. d) Herbicidas Alguns herbicidas atuam como inibidores especficos no transporte de eltrons. Vrios derivados da uria, notadamente o Monuron ou CMU (3-p-clorofenil-1,1 dimetilureia), o Diuron ou DCMU [3-(3,4-diclorofenil)-1,1 dimetilureia] e algumas triazinas como antrazina e simazina bloqueiam o transporte de eltrons entre a plastoquinona e o citocromo b. Paraquat atua recebendo eltrons do PSI na posio da ferredoxina, reduzindo com isto a taxa de produo de NADPH e reduzindo o oxignio O 2 a superxido (O2-). Como resultado h uma ruptura da membrana do cloroplasto causada por esse radical livre. A figura 2.11 mostra os stio de atuao desses produtos qumicos.

Figura2.11: Stio de ao dos herbicidas (Buchanan, 2000) 4.2 Processo de Fixao e Reduo do CO2 (Processo Bioqumico) da Fotossntese A segunda etapa da fotossntese se caracteriza pelo envolvimento de um sistema enzimtico, da a denominao de etapa enzimtica, cuja reduo do carbono, se desenvolve em trs fases distintas, a saber: a) Fixao ou carboxilao do CO2 b) Reduo do CO2 c) Regenerao do aceptor (fixador) de CO2 atmosfrico A incorporao (fixao e reduo) do CO2 pelas plantas verdes pode ser feita por trs diferentes rotas: Incorporao do C pela Rota C3 ou Calvin-Benson (Ciclo C3) Incorporao do C pela Rota C4 ou de Hatch-Slack (Ciclo C4) c) Incorporao do C pela Rota CAM (Metabolismo cido das Crassulceas)
a) b)

A elucidao do ciclo do carbono na fotossntese por Calvin, Benson e Bassham foi devido em grande parte a descoberta do istopo radioativo do carbono de vida longa ( 14C) e da cromatografia bidimensional em papel, a partir da segunda metade da dcada de 40.

4.2.1 Ciclo de Calvin ou Ciclo C3 Num experimento com suspenso de algas verdes do gnero Chlorella exposta por curtos perodos em uma atmosfera controlada contendo 14CO2 , foi demonstrado 15 segundos aps, a presena de cido 3-fosfoglicrico (AFG/APG) com 14C, sendo este composto considerado o primeiro produto estvel da fotossntese. Um composto de vida curta, qual era rapidamente transformado em outros compostos como aminocidos, cidos orgnicos e hexose. Isto foi possvel em funo das descobertas que aconteceram a partir de 1945, como a identificao do istopo radiativo do C, o C14, e a cromatografia bidimensional de papel (Figura 2.12). Na maioria das plantas h produo de 3-fosfoglicerato como primeiro composto estvel numa converso multisequencial do CO2. Este ciclo ou via metablica de reduo do CO2 foi denominado de ciclo C3 pelo fato do primeiro produto estvel da fotossntese ser um composto de 3 tomos de carbono, em homenagem aos seus idealizadores, Calvin, Benson e Bassham nos anos 50. Embora seja o AFG (3-PGA) o primeiro produto formado a partir da fixao do CO2, ele no se forma diretamente de 3 mol de CO 2 e sim, a partir da reao do CO2 com uma molcula de acar com 5 tomos de carbono, a ribulose 1,5 bisfosfato (RuBP). Essa reao catabolizada pela enzima Ribulose 1, 5 Bisfosfato Carboxilase/oxigenase, denominada de RuBisCO, que se encontra presente em folhas verdes, que por clivagem, origina duas molculas de 3-PGA. A Rubisco, primeira enzima envolvida na converso do CO2 a carboidrato, desempenha um papel crtico na bioqumica do cloroplasto, sendo uma das mais abundantes protenas solveis neste organide. Nas plantas a Rubisco consiste de 2 subunidades peptdicas, sendo uma maior (L) de 56 Kda e de uma menor (S) com 14 Kda. Em muitas organismos eucaritos, a subunidade L codificada pelo genoma do prprio cloroplasto, enquanto a subunidade S coficada pelo genoma do ncleo, onde posteriormente transportada para o estroma do cloroplasto, originando uma holoenzima ativa. Para um desempenho eficiente do sistema enzimtico da matriz cloroplastdica, torna-se necessrio mecanismos regulatrios especficos, particularmente, a Rubisco, dependente de luz e variaes no pH e nas concentraes de Mg2+ do estroma. Na seqncia, so apresentadas as trs etapas do ciclo de Calvin (figura 2.13)
a) b) c)

Carboxilao: a RUBP recebe o CO2 produzindo AFG/APG Reduo: o AFG reduzido a triose-fosfato na presena de ATP e NADPH Regenerao: a RUBP regenerada, a partir da triose-fosfato na presena de ATP

Ciclo 6
CO2 R u bis C O

C 3 (Calv 6
6 C (3 6 C)

Ri b u l o s e 1 - 5

5C

(3 0 C) A D P A T P

Ri b u l o s e 5

5C

1 2

Gli

Figura 2.13: Resumo do Ciclo de Calvin & Benson, mostrando as etapas de carboxilao, reduo e regenerao do aceptor do CO2 atmosfrico Na seqncia, a equao simplificada mostra que para cada molcula de CO2 incorporada, so E S T R 3O M A de ATP e 2 molculas de NADPH, provenientes da fase requeridas molculas fotoqumica da fotossntese, gerando a produo de 3-PGA e GAP (gliceraldeido 3fosfato). T O P L A S M A CI 6RUBP + 6CO2 + 12NADPH + 18ATP + 6H2O C6H12O6 + 12NADP + 18ADP G li c li s e
+

Di hi dr o

A figura 2.14 mostra a estequiometria do ciclo de Calvin.


6X3-fosfoglicerato

3X ribulose fosfato

Fixao do carbono

Regenerao De RuBP

Reduo

5x gliceraldeido-3fosfato Gliceraldeido-3fosfato

6X gliceraldeiso-3fosfato

Figura 2.14: Estequimometria do ciclo de Calvin (Ciclo C3 ) 4.2.2 Eficincia do ciclo C3 Esta eficincia normalmente medida em termos de mol de quanta absorvido/mol de CO2 incorporado, relacionando-a a energia armazenada em um mol de carboidrato (hexose). Como vimos anteriormente, o mnimo de quantum requerido 8 ftons para cada mol de CO2 fixado, embora experimentalmente pode-se chegar a 9 ou 10. Desse modo, a energia mnima necessria para reduzir 6 mol de CO2 a um mol de hexose de 6x8x175 = 8400 KJ (2016 Kcal). Entretanto, um mol de hexose (frutose) rende somente 2804 KJ (673 Kcal) quando oxidada, dando uma eficincia de apenas 33%, aproximadamente. Isto porque existem grandes perdas nas reaes luminosas. Quando calculamos a eficincia do Ciclo C3, mais diretamente, computando-se as mudanas associadas hidrlise do ATP (29 KJ: 7 Kcal) e NADPH (217 KJ: 52 Kcal) por mol, chega-se a 90% a eficincia (12 x 217 + 18 x 29 = 3212 KJ = 750 Kcal). 4.2.3 Ciclo de Hatch-Slack ou Via C4 Embora a rubisco esteja presente em todas as plantas, nem todas as plantas aprersentam o 3-PGA como o primeiro intermedirio estvel da fotossntese. Nos anos 60, ficou demonstrado que inmeras espcies de plantas quando supridas com 14C, formavam grandes quantidades de cidos orgnicos como primeiros produtos da fixao do CO2. Cana

de acar, milho e numerosas espcies de Poceas tropicais e algumas dicotiledneas como Amaranthus mostram seguir-se o ciclo C4. As folhas destas plantas apresentam uma anatomia foliar incomum que contm dois tipos de cloroplastos contidos nas clulas: clulas do mesofilo e bainha vascular. Uma caracterstica anatmica interesante associada fixao do CO2 nessas plantas a presena d eum anel que circunda os feixes vasculares, que botnicos alemes denominaram Anatomia Kranz (figura 2.15). Kortschak, Hartt e Burr (1965), no Hawa, mostraram que os primeiros produtos estveis da fotossntese em cana-de-acar eram o malato e o aspartato, aps 1 segundo de exposio das plantas a uma atmosfera com 14CO2. Foi verificado que 90% da radioatividade se concentrava nesses dois compostos e o restante no 3-PGA, indicando com isto que o PGA no era o primeiro produto estvel da fotossntese daquelas plantas. Mais tarde, Hatch e Slack em 1977 observaram tambm que este tipo de distribuio de 14 CO2 no era exclusivo de cana-de-acar, mas tambm de um grande nmero de gramneas tropicais e algumas dicotiledneas. Hatch e Slack completaram os estudos e estabeleceram as bases para o conhecimento do Ciclo C4. A denominao C4 advm do fato de serem o malato e o aspartato, compostos de 4 unidades de carbono.

Clula do mesofilo

Clula da bainha

Figura 2.15: Micrografia mostrando anatomia Kranz em milho (Buchanan, 2000). Esses estudos levaram os pesquisadores a estabelecer que a carboxilao do PEP ocorria nas clulas do mesofilo pela enzima fosfoenolpirvico carboxilase (PEPcase). Lembre-se que em plantas C3, a carboxilao da RuBP tambm ocorre nas clulas do mesofilo, porm com a participao da RuBPcase. Em plantas C4, a RuBPcase juntamente com todas as enzimas do Ciclo de Calvin encontra-se presente somente nas clulas da bainha. A partir desta constatao, foi elaborado um esquema envolvendo uma integrao entre dois tipos de clulas: do mesofilo e da bainha (figura 2.16).

Ar

Clula do mesofilo

Assimilao Carboxilao

Fosfoenolpiruvato

Regenerao

Descarboxilao
Ciclo de Calvin

Clula da Bainha

Figura 2.16: Fases do ciclo C4 (Buchanan, 2000). A figura 2.16 mostra que o ciclo C4 consiste em 4 fases, a saber: a) assimilao do CO2, envolvendo a carboxilao do PEP pela PEPcase nas clulas do mesofilo, originando malato ou aspartato, compostos de 4 tomos de carbono; b) transporte do malato ou aspartato para as clulas da bainha; c) descarboxilao do malato ou aspartato na clula da bainha liberando o CO2 que reduzido a carboidrato via Ciclo de Calvin. Lembre-se de que a enzima responsvel pela captura do CO2 no Ciclo de Calvin a RuBcase; d) transporte do cido de 3C formado pela descarboxilao do malato/aspartato at a clula do mesofilo, onde regenerado o PEP (fosfoenolpiruvato). Nota-se ento que nas plantas C4, a via C3 ou ciclo de Calvin precedida por etapas adicionais onde h uma incorporao do CO2 rendendo um composto com 4 tomos de carbono nas clulas do mesofilo antes de ser incorporado a PGA nas clulas da bainha. H portanto, trs variantes no ciclo C4 com uma diferena bsica entre elas, residida no mecanismo de descarboxilao nas clulas da bainha, envolvendo diferentes enzimas (figura 2.17).

Figura 2.17: Variao da via C4: (A) enzima mlica dependente de NADP+; (B) enzima mlica dependente de NAD+; (C) fosfoenolpiruvato carboxiquinase (Buchanan, 2000)

a)

Descarboxilao Via Enzima Mlica Dependente de NADP+ (EM-NADP+)

Aps a carboxilao do CO2 no mesofilo pela PEPcase dando origem ao malato, este transportado at as clulas da bainha onde descarboxilado produzindo CO2 e Piruvato pela EM-NADP+. O CO2 liberado ento acumulado nas clulas da bainha, onde em seguida fixado pela RuBPcase, via ciclo de Calvin a 3-PGA, o qual convertido em F6P. Lembrese que o ciclo de Calvin opera exatamente da mesma maneira que em planta C3. O PIR formado pela descarboxilao do MAL ento transferido at as clulas mesoflicas onde convertido a PEP que agora est pronto para fixar outra molcula de CO 2, recomeando novamente o ciclo. Dessa forma, observa-se que nas plantas C4, as clulas mesoflicas realizam a fixao do CO2, pela via C4, entretanto, a biossntese de carboidrato ocorre via C3, nas clulas da bainha (figura 2.17a).
b)

Descarboxilao Via Enzima Mlica Dependente de NAD+ (EM-NAD+)

Nas plantas que utilizam a EM-NAD+, o AOA (cido oxalactico) produzido nas clulas do mesofilo via PEPcase e convertido na seqncia em aspartato, o qual transportado at as clulas da bainha, transformando novamente em AOA com posterior reduo a malato, onde descarboxilado pela EM-NAD+2, liberando o CO2 e piruvato. O CO2 ento incorporado ao ciclo de Calvin para gerao de cxarboidrato. O piruvato formado por uma reao de transaminao convertido em alanina que se difunde at o mesofilo via plasmodesma, onde convertido em novamente em piruvato, regerando em seguida o PEP(fosfoenolpiruvato), permitindo o reincio do ciclo, a partir da fixao do CO2 (figura 2.17b). c) Descarboxilao via PEP-Carboxicinase A rota semelhante a anterior. As nicas diferenas so que o AOA presente na clula da bainha descarboxilado a CO2 e PEP pela enzima PEP-carboxicinase sendo o CO2 produzido o substrato para fomentar o ciclo de Calvin. Uma vez que a operao do ciclo de Calvin nas clulas idntica dos cloroplastos de plantas C3, logo a estequiometria a mesma, ou seja, so requeridos 3 ATP e 2 NADPH para cada mol de CO2 fixado. Em plantas C4, 2 ATP so requeridos a mais na converso de piruvato a fosfoenolpiruvato nas clulas do mesofilo. Desta maneira, conclui-se que a via C 4 requer no total, 5 ATP e 2 NADPH por mol de CO2 fixado (figura 2.17c). 4.2.3.1 Cintica das Enzimas de Carboxilao A afinidade de uma enzima para com o substrato medida pela constante de Michaelis-Menten (Km), que inversamente proporcional concentrao do substrato. Tem-se assim, que quanto menor o Km, maior ser a afinidade da enzima para com o seu substrato. No caso particular da RuBPcase, esta apresenta pouca afinidade para com o CO2 (Km CO2 = 10 a 50 M CO2), enquanto a PEPcase, apresenta grande afinidade com o CO2 (Km CO2 =7,5 M CO2). Deduz-se da que a RuBPcase necessita de uma maior concentrao de CO2 para trabalhar numa velocidade mxima.

Em plantas C3, a concentrao de CO2 na clula do mesofilo (stio de reao da RuBPcase) alta o suficiente para que a enzima possa operar satisfatoriamente em razo da menor resistncia estomtica de suas folhas. Por outro lado, a maior resistncia estomtica de plantas C4 reduzindo o fluxo de CO2 da atmosfera para o mesofilo, no chega a afetar a taxa fotossinttica porque a concentrao de CO2 nas clulas do mesofilo, apesar de baixa (comparativamente s plantas C3), suficientemente alta para que a PEPcase opere velocidade mxima, dado o seu baixo valor de Km . Nas clulas da bainha (stio de ao da RuBPcase em plantas C4), estima-se que a concentrao de CO2 chega, em mdia, a 60 M. Esta elevao da concentrao de CO2 nas clulas da bainha se deve a descarboxilao do malato ou cido oxalactico, elevando a concentrao de CO2 de forma a permitir que a RuBPcase funcione prxima de sua velocidade mxima. Observa-se, portanto, que nas plantas C4, existe uma separao espacial quanto incorporao e transformao do CO2 a carboidrato. 4.2.4. Ciclo CAM (Metabolismo cido das Crassulceas) O terceiro mecanismo para levar o CO2 at o stio de ao da RuBPcase encontrado nas plantas tipo CAM. Apesar do nome, esse mecanismo no restrito somente s espcies da famlia Crassulceae, plantas comuns de regies semi-ridas. Este grupo de plantas, que tem no cactos o seu exemplo tpico, apesar de sua pouca importncia econmica, porm, apresenta caractersticas ecolgicas particularmente importantes. So plantas que apresentam alta eficincia no uso da gua e baixa capacidade de produzir matria seca. Algumas plantas de interesse agronmico se incluem nesta categoria, com destaque para o abacaxi. As espcies CAM, geralmente desenvolvem estruturas especializadas como cutculas e mecanismos bioqumicos de fixao e de reduo do CO 2 numa distribuio temporal que permite minimizar as perdas de gua em momentos de alta intensidade de irradincia e temperaturas muito elevadas. A economia hdrica das plantas CAM devida separao temporal entre a fixao de CO2 que ocorre durante a noite quando os estmatos encontram-se abertos, e a reduo do mesmo, durante o dia, quando os estmatos permanecem fechados. Por outro lado, nas plantas C4, essa separao dita espacial, onde a fixao do CO2 se d nas clulas do mesofilo e a reduo nas clulas da bainha. A figura 2.18, mostra o padro metablico de fixao e reduo do CO2 nas crassulceas.

Figura 2.18: Ciclo de fixao e reduo do CO2 nas plantas CAM (Buchanan, 2000). Nessas plantas, durante a noite, a abertura estomtica permite que o CO2 seja absorvido pelas clulas do mesofilo, onde no citoplasma, imediatamente fixado pela PEPcase, formando cido oxalactico (AOA). Este, por sua vez, logo transformado em malato e, transportado ativamente at o vacolo, permanecendo temporariamente armazenado. Durante o dia, os estmatos se fecham, como forma de preveno perda de gua. O malato (MAL) retorna ento ao citoplasma onde descarboxilado, produzindo CO2 e piruvato. Uma vez estando os estmatos fechados, o CO2 no se perde para a atmosfera, acumulando-se at atingir um nvel que possa ser refixado pela RuBPcase no ciclo de Calvin. O amido formado serve ento como substrato para que o ciclo tenha continuidade no dia seguinte. Em condies climticas mais amenas e boa disponibilidade de gua, as plantas CAM comportam-se de maneira semelhante s C3, onde o CO2 fixado e reduzido pelo ciclo de Calvin durante o dia. 5. Fotossntese do Glicolato ou Fotorrespirao (FR) O fenmeno de absoro de O2 e evoluo de CO2 dependente da luz durante a fotossntese em plantas verdes, denomina-se fotorespirao. O termo fotorrespirao significa ainda, que os tecidos fotossintticos liberam CO2 com maior intensidade na luz do que no escuro, considerando que o processo de respirao (gliclise, ciclo de Krebs e transporte de eltrons) ocorre tanto no perodo iluminado como no escuro. Uma das diferenas bsicas entre fotorrespirao e respirao refere-se ao efeito do O2 sobre os dois processos. A respirao satura-se quando o O2 atinge aproximadamente 2%, enquanto que a fotorrespirao no alcana a saturao numa atmosfera pura de O2.

O fenmeno se interpreta como uma inibio da fotossntese pelo O2 (Warburg, 1920). Esta inibio, denominada Efeito Warburg pode ser removida pelo aumento de CO 2, sugerindo a existncia de um processo competitivo com a fotossntese (figura 2.19). Como foi visto anteriormente, a enzima Rubisco apresenta-se ativa no tecido fotossinttico sob duas formas, uma forma carboxilativa (carboxilase) e uma forma oxigenativa (oxigenase), onde CO2 e O2 competem pelo mesmo stio da enzima. Diante deste fato, pode-se verificar uma inibio competitiva desses dois gases na fotossntese, onde o oxignio se apresenta como inibidor da fotossntese. A associao entre a fotossntese e fotorrespirao foi definitivamente esclarecida por Ogren e Bowes em 1971 com a descrio do processo de oxigenao da RuBP pela Rubisco, concluindo, que a relao entre as duas atividades dependia da relao CO2/O2 (condies atmosfricas normais, CO2 =0,03% e O2= 21%), ou seja, a inibio da fotossntese pelo O2 cresce a medida que a concentrao de CO2 no ambiente diminui, por esta condio favorecer a atividade oxigenase da Rubisco. Em condies atmosfricas normais, a relao entre as duas atividades de aproximadamente 70:30. Desta competio, decorre uma diminuio da fotossntese lquida, o que resulta num decrscimo de produtividade nas plantas C3. O processo fotorrespiratrio envolve a participao de trs organides, o cloroplasto, peroxissomo e mitocndria, como pode ser observado no esquema apresentado na figura 2.20.

Figura 2.19: Seqncias metablicas mostrando o envolvimento do cloroplasto, peroxissomo e mitocndria, no ciclo C2 (ciclo oxidativo do carbono fotossinttico fotorrespirao) O ponto chave do processo est ligado enzima Rubisco presente nos cloroplastos. Ela pode promover a reao da RuBP tanto com o CO2 (funo carboxilase) quanto com o O2

(funo oxigenase). Quando a concentrao de CO2 for baixa e alta de O2, a molcula de O2 no s compete com o CO2, como pode substitu-lo. Como resultado, as duas molculas de RuBP tornam-se oxigenadas formando duas molculas de cido fosfogliclico (2x2C=4C) e duas molculas de 3-PGA (2x3C=6C) ao invs de quatro, que normalmente seriam formadas na caboxilao (figura 2.20).

Figura 2.20: Reao catalisada pela ribulose 1,5 bisfosfato carboxilase/oxigenase (Buchanan, 2000). O cido fosfogliclico (2-fosfoglicolato) por ao de uma fosfoglicolato fosfatase transforma-se em glicolato que se difunde at o peroxissomo onde oxidado a cido glioxlico (glioxilato). O glioxilato por ao de uma aminotransferase, produz duas molculas de glicina que passam para a mitocndria, onde se convertem em uma molcula de serina (1x3C=3C) com liberao de CO2. A serina passa para o peroxissomo onde transaminada a cido hidroxipirvico (hidroxipiruvato), que reduzido a cido glicrico. O cido glicrico se difunde at os cloroplastos onde fosforilado formando o 3-PGA (1x3C). Tanto o 3-PGA quanto aquelas duas molculas de 2-fosfoglicolato formadas diretamente pela ao da Rubisco (no incio do ciclo) serviro de substrato para o Ciclo de Calvin. Com o ciclo completo, a estequiometria fica assim estabelecida:

2RuBP + 3O2 + 2FdxH + 3H2O + 2ATP 2ADP + 2Fdx

(3)3-PGA + CO2 + Pi +

Percebe-se ento, que duas das trs molculas de PGA resultam diretamente da ao da RuBP/oxigenase e, a formao de uma terceira molcula de 3-PGA o resultado do metabolismo de duas molculas do cido fosfogliclico, produzida na mesma reao. Verifica-se assim, que duas molculas de 2C (cido fosfogliclico = 4 tomos de C) so convertidos em uma molcula de 3C (3-PGA = 3 tomos de C) com a liberao de uma molcula de CO2, ou seja, em plantas C3, para cada 2 mol de cido fosfogliclico (4C) formado pela ao da atividade oxigenase da Rubisco perdido um mol de CO2 (1C). Conclui-se da, que h na fotorrespirao, a recuperao de 75% do carbono que participa em cada rodada do ciclo. Os 25% restantes so perdidos para a atmosfera nas plantas C3,

como resultado da atividade fotorrespiratria ou so refixados nas plantas C4, como se ver mais adiante. O metabolismo em plantas C4 inclui tambm a formao do P-glicolato. Entretanto, nessas plantas no ocorre perda do CO2 pelas seguintes razes: a) a disposio espacial das clulas da bainha implica que o CO2 produzido pela fotorrespirao tem que se difundir pelo mesofilo para ganhar o ambiente externo. Todavia, no mesofilo, fixado novamente pela PEPcase, enzima de alta afinidade por CO2; sendo translocado de volta como cido dicarboxlico para as clulas da bainha (C4). b) o ativo mecanismo de descarboxilao dos cidos dicarboxlicos nas clulas da bainha aumenta a eficincia da RuBPcase em detrimento da RuBPoxigenase pelo farto suprimento de CO2, reduzindo-se assim, as perdas de CO2 pela fotorrespirao. Considerando a fotorrespirao no contexto da produtividade de biomassa, observa-se que do total de CO2 fotossinttico absorvido pela planta, cerca de 18 a 27% em mdia do carbono perdido na forma de CO2, sendo este um dos principais fatores de reduo na produtividade de biomassa nas plantas C3. Em alguns casos, essa perda pode chegar a 50%. Ao contrrio do que possa imaginar, a fotorrespirao apresenta-se como um mecanismo eficiente para as plantas dissiparem energia na forma de calor gerado na etapa fotoqumica, sobretudo sob altas intensidades de radiao, onde os estmatos encontram-se fechados, no sentido de minimizar as perdas de gua por transpirao. Esta funo, acredita-se ser importante para impedir possveis danos no aparelho fotossinttico. Pode-se dizer ainda, que a fotorrespirao reflete a origem evolucionria da Rubisco, sobretudo nos tempos modernos, devido as baixas razes entre CO2 e O2 no ar atmosfrico que conduzem a fotorrespirao, sem nenhuma outra funo, seno a recuperao parcial do carbono presente no 2-fosfoglicolato. Existem evidncias recentes em plantas transgnicas que a fotorrespirao em plantas C3 protege os cloroplastos da fotoxidao e da fotoinibio. 6. Consideraes Ecofisiolgicas da Fotossntese: fatores interferentes A atividade fotossinttica de folhas intactas ou mesmo de plantas um processo integral que depende de inmeras reaes bioqumicas. Fatores ambientais como luz, temperatura, gases e gua podem afetar a fotossntese em diferentes nveis. Por outro lado, em nvel de planta, a anatomia foliar deve ser considerada pelo fato de ser altamente especializada no processo de absoro de luz, alm das propriedades das clulas do mesofilo (parnquimas palidico e esponjoso) permitirem uma absoro uniforme de luz pela folha. Em adio, outros fatores relacionados s folhas como movimentos de cloroplastos bem como a arquitetura, tambm afetam de forma substancial a absoro de luz e, evidentemente a fotossntese. Inmeras propriedades do aparato fotossinttico mudam de acordo com a disponibilidade de luz, incluindo o ponto de compensao de luz, o qual maior nas folhas de sol em relao s de sombra.

6.1- Luz Do total da energia solar incidente na superfcie das folhas, somente 5% convertida em carboidratos. Cerca de 95% da energia que atinge as folhas, 60% constitui as radiaes no absorvidas, 8% perdida na forma de energia refletida e transmitida, 8% perdida na forma de calor e 19% usada no metabolismo (figura 2.21). A energia do sol constituda de diferentes comprimentos de onda, sendo a faixa do visvel (400 a 700 nm) utilizada na fotossntese, sendo denominada de radiao fotossinteticamente ativa (RFA). Cerca de 85 a 90% dessa radiao absorvida pelos pigmentos primrios, sobretudo nas regies do azul e do vermelho. Como foi dito anteriormente, o movimento dos cloroplastos afeta a fotossntese por controlar a quantidade de energia absorvida pelos pigmentos.
Energia solar total (100%) Comprimento de onda no absorvido (60% de perda) Reflexo e transmisso (8% de perda) Dissipao de calor (8% de perda) Metabolismo (19% de perda)

Carboidratos

Figura 2.21: Converso da energia solar em carboidratos pela folha. De toda energia incidente, apenas 5% convertido em carboidratos. Em situaes de excesso de radiao, eles se posicionam no hialoplasma paralelamente radiao incidente de tal maneira a proteger os pigmentos da foto-oxidao. A figura 2.22 mostra a relao entre o aumento progressivo da RFA com a taxa de assimilao do CO2 fotossinttico. Verifica-se nesta figura que o ponto de compensao de luz (concentrao de CO2 absorvido equivalente concentrao de CO2 liberado na respirao) atingido numa intensidade energtica inferir a 100 mol.m- 2 .s- 1 , em quanto a assimilao de CO2 se satura em torno de 600 mol.m- 2 .s- 1. Neste ponto, pode dizer que a planta atingiu o seu ponto de saturao lumnica. Quando plantas so submetidas a uma densidade de fluxo de ftons elevada (DFFFA), ou seja, a intensas radiaes, a fotossntese inibida e a eficincia quntica diminui temporariamente. A esse fenmeno, denominamos de fotoinibio, sendo as plantas C3 mais sensveis quando comparadas com as C4. No que refere ao ponto de compensao de luz, as plantas C4 por serem mais exigentes em luz em relao s C3, os seus valores so atingidos em maiores DFFFA.

Figura 2.22: Resposta da fotossntese em relao a irradincia em plantas C3. 6.2- Dixido de carbono Na presena de quantidades adequadas de luz, altas concentraes de CO2 atmosfrico favorecem elevadas taxas fotossintticas; todavia, baixas concentraes de CO2, promovem quedas substanciais na fotossntese. As concentraes de CO2 no ar atmosfrico gira em torno de 0,03% (300 ppm). Por entender que a concentrao de CO2 no ar seja baixa, a capacidade fotossinttica das plantas C3 pode ser limitada por este fator em maior escala que as plantas C4, pelo fato destas concentrarem CO2 nos seus tecidos foliares, sendo, portanto, menos afetadas por baixas concentraes deste gs. O fato da enzima Pepcase ter maior afinidade pelo CO2 constitui numa das causas de um maior aproveitamento deste gs mesmo a baixas concentraes no ar, o que estas plantas a apresentarem menor ponto de compensao de CO2 em relao as plantas C3 . Pesquisas realizadas em casa de vegetao tem demonstrado que o aumento da temperatura e da concentrao de CO2 contribuem para um aumento da fotossntese, sobretudo, nas plantas C3 (Figura 2.23). Em plantas C4 e CAM, que possuem um mecanismo de concentrao de CO2 foliar, os stios de carboxilao esto sempre saturados, fato fisiolgico que leva a diversas implicaes. Tais plantas necessitam de uma menor concentrao de rubisco quando comparadas s plantas que no possuem esse mecanismo, o que as tornam mais eficientes no uso de nitrognio para o seu crescimento. O mecanismo de concentrao de CO2 permite que a folha mantenha altas taxas fotossintticas mesmo sob baixas concentraes de carbono interno (Ci), requerendo baixas taxas de condutncia estomtica. Assim, plantas C4 e CAM utilizam a gua e nitrognio mais eficientemente que as plantas com metabolismo C3. As plantas CAM fixam CO2 a noite via Pepcase de forma semelhante as plantas C4, embora estas fixam C durante o dia. Plantas CAM bem irrigadas e sob temperaturas amenas comportam-se como C3, fixando e reduzindo o CO2 via ciclo de Calvin durante o dia nas clulas do mesofilo.

Figura 2.23: Taxas fotossintticas em funo das concentraes de CO2 ambiente (A) e presso de CO2 intercelular (B). 6.3- Temperatura A temperatura um outro fator do ambiente fsico de fundamental importncia para a fotossntese, permitindo que as plantas fotossintetizem em diferentes habitat e numa ampla faixa trmica, como ocorrem em reas alpinas, cujas temperaturas chegam ao redor de 0oC e, em outro extremo, como no Vale da Morte na Califrnia (USA) onde algumas plantas exibem elevadas taxas fotossintticas. Isto se deve a capacidade das diferentes espcies de plantas ajustarem os seus aparatus fotossintticos a amplas faixas de temperatura. De maneira similar luz, a temperatura varia ao longo do dia, podendo ser um fator limitante para a produtividade das plantas, por afetar as reaes fotoqumicas conectadas com a CTE, limitando a atividade da rubisco, sob concentraes normais de CO2 ambiente. A figura 2.24 mostra o efeito marcante da temperatura sobre a fotossntese expressa em mol de CO2. m-2 . s-1 em plantas C3 e C4. As menores taxas de fotossntese apresentadas pelas plantas C3 sob temperaturas elevadas refletem a concorrncia estabelecida pela fotorrespirao atravs da atividade da rubisco funo oxigenase em detrimento da queda de atividade da funo carboxilase da enzima. Sob baixas temperaturas, no se observa efeito competitivo das plantas C4 em relao as C3. As taxas de respirao tambm aumentam com em funo da temperatura e a interao entre fotorrespirao e fotossntese torna-se aparente nas respostas a temperatura. Nas plantas C4, o rendimento quntico permanece constante com a temperatura, refletindo as tpicas baixas taxas de fotorrespirao. Nas plantas C3, o rendimento quntico decresce com a temperatura, refletindo a estimulao da fotorrespirao pela temperatura e uma decorrente demanda de energia mais alta por CO2 liquido fixado.

Figura 2.24: Efeito de temperatura na fotossntese de plantas C4 (Tidestromia oblongifolia) e C3 (Atriplex glabriuscula). 6.4- Disponibilidade de gua A maior taxa fotossinttica exibida pelas plantas C4 e a dependncia trmica da fotorrespirao das plantas C3 provavelmente seja uma das principais causas da maior eficincia no uso da gua pelas plantas C4. Este fato determina que a capacidade competitiva das plantas C4 em ambientes ridos e quentes seja consideravelmente maior em relao as C3. Plantas C4 sob condies normais de suprimento de gua e de nutrientes minerais consomem em mdia cerca de 250 a 350 L de gua/Kg de matria seca produzida, enquanto que as plantas C3 e CAM consomem, respectivamente, nas mesmas condies, de 450 a 950 L e 18 a 25 L de gua. Em regies tropicais, observa-se que habitats sobreados, frios ou muito midos so geralmente dominados por gramneas C3, enquanto nos habitats onde o regime hdrico irregular e reduzido associado a altas irradincias e temperaturas, so dominados por espcies C4. As diferenas quanto eficincia de uso da gua entre os grupos CAM > C4 > C3, bem como a tolerncia diferencial destas plantas seca auxiliam na compreenso de suas distribuies em regies com diferentes disponibilidades de gua. Desta forma, pode-se dizer que em ambientes quentes, com baixa disponibilidade de gua e at mesmo, com baixos nveis de nutrientes inorgnicos, as plantas C4 mostram-se mais competitivas em relao s plantas C3. As espcies que habitam as savanas secas so do tipo C4, enquanto que em regies submetidas inundao estacional, coexistem espcies dos tipos C3 e C4. 6.5- Oxignio A ao deste gs no processo fotossinttico se associa a atividade oxigenase da rubisco na fotorrespirao, denominado de efeito Warburg, caracterizando-se como um fator competitivo com o dixido de carbono pelo mesmo stio ativo da rubisco. Como resultado desta competio, as plantas que utilizam o ciclo de Calvin para reduo do CO2 atmosfrico passam a oper-lo no sentido de produzir maiores quantidades de glicolato, o substrato primrio da fotorrespirao, levando-as a uma perda substancial de C para a atmosfera, na ordem de 25% ou mais. As menores taxas de fotossntese

apresentadas pelas plantas C3 so verificadas sob altas intensidades de radiao, devido o aumento observado na fotorrespirao. Por outro lado, sob baixas intensidades de radiao, as plantas C3 chegam a superarem as C4 no que se refere ao desempenho fotossinttico. Este fato, praticamente leva este ltimo grupo de plantas a se exclurem de ambientes sombreados. 7. Caractersticas diferenciais entre plantas C3, C4 e CAM O quadro 1 abaixo, mostra as principais caractersticas entre esses grupos fotossintticos de plantas, com base em aspectos estruturais, bioqumicos e produtividade de biomassa. Quadro 1: Caractersticas diferenciativas entre plantas C3, C4 e CAM
Caractersticas Anatomia foliar C3 C4 CAM

Ausncia de bainha Diferenciao de Ausncia de bainha vascular clulas do mesofilo e vascular, vacolos bainha vascular grandes nas clulas do mesofilo RuBisCO 1:3:2 450-950 2,8 +/- 0,4 30-70 sim sim Pepcase 1:5:2 250-350 3,9 +/- 0,6 0-10 no somente vascular 39+/- 1,7 100-200 no Pepcase 1:6:5:2 18-125 2,5:3,0 0- 5 sim feixe sim(somente a temp. >35oC Baixa e varivel ---------

Enzima carboxilativa Relao CO2: ATP: NADPH EUA( L de gua/Kg de matria seca produzida) Relao clorofila a/b Ponto de compensao de CO2 ( mol . mol-1 CO2) Inibio da FS (21% de O2) Fotorrespirao detectvel

Produo de 22+/- 0,3 MS(ton/ha/ano) Prod.mxima(ton/ha/ano 34-39 )

S-ar putea să vă placă și