Sunteți pe pagina 1din 10

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL Prof.

Joseph
Disciplina: GEOMTICA II

Perodo: 01/2011

NOESDEGEODSIA

1. ESBOOHISTRICO A curiosidade do homem primitivo levouo a se interessar pelo planeta em que vivia. Fenmenosqueobservavaemtornodesi,comtemoroumedo,originaramvariassupersties, ritos e cultos. Essas observaes motivaramno a uma melhor compreenso dos eventos e delas resultaram diversas culturas e civilizaes, que por sua vez adquiriram profundidade admirvel na compreenso de fenmenos naturais, esta deixada na forma de monumentos, templosecidades.Essesfenmenosnaturaisestofreqentementerelacionadoscomaforma, asdimenses,ocampodegravidadedaterraesuasvariaestemporaise,paraentendlos eramevocadosalgunsconhecimentosgeodsicos. Durante muitos sculos, os nicos meios disponveis para o estudo da geometria da Terra foramobservaesaoSol,aLua,asestrelaseaosplanetas,ouseja,observaesastronmicas. Assim,asprimeirasdescobertasgeodsicasbasearamseemconhecimentosastronmicos. Emborahajapoucosregistroshistricossobreasrealizaesgeodsicasdascivilizaesantigas, atualmente, ha vrias indicaes de que elas realizaram observaes muito precisas dos movimentosbsicosdaTerra. 1.1 ASPRIMEIRASIDIASSOBREAFORMADATERRA Ahistriadageodsiacomearealmentepelosprimeirosrelatosdocumentadosnaeragrega. Naquela poca a geodsia era uma cincia que desafiava os intelectuais, fazendo com que algunsdosmaioresnomesdahistoriadedicassemaelapartedassuasenergias. As primeiras idias sobre a forma da Terra surgiram na poca de Tales de Mileto (625 . 547 a.C.), reconhecido como o fundador da trigonometria. Para ele a Terra tinha a forma de um discoeflutuavanumoceanoinfinito.Jparaseucontemporneo,AnaximanderdeMileto(611 . 545 a.C.) a terra tinha o formato de um cilindro orientado na direo este oeste. Este foi o primeiro a utilizar o conceito de Esfera Celeste, idia que atravessou os sculos e ainda hoje utilizada em Astronomia de Posio. Anaximenes (601 . 532 a.C.), discpulo de Anaximander discordavadetalesdizendoqueaterraflutuavanumoceanofinito,mantidonoespaoporar comprido. AERADAFORMAESFRICA AescoladePitgoras(580.500a.C.)foiaprimeiraaacreditarnaesfericidadedaterra,idia que prevaleceu por dois milnios e meio. As primeiras aluses sobre a atrao gravitacional provavelmente so de Aristteles (384 . 322 a.C.), que tambm apresentou os primeiros argumentosplausveisdaesfericidadeterrestre,queso: ..ContornocirculardasombradaTerraprojetadaduranteoseclipseslunares. .. Diferena de horrio na observao do mesmo eclipse entre observadores em dois meridianosdiferentes. ..Variaodoaspectodocuestreladocomalatitude.
1

Com a aceitao da esfericidade terrestre, surgiram as coordenas esfricas, usadas pela primeiravezporDicaerchus(353.285a.C.)nofinaldosculoIIInumacompilaoatualizada domapamndiquecontinhainformaessobreosuldasiaconquistadaporumaexpedio militardeAlexandreMagnus.OsprogressosemAstronomianessapocaestavamrelacionados aostrabalhosdeAristarco(310.250a.C.)sobreadeterminaodasdistanciasedimensesda Lua e do Sol. Cerca de meio sculo mais tarde, Eraststenes (276 . 194 a.C.), considerado o precursordageodsia,realizouoprimeirotrabalhorealmentecientificonadeterminaodas dimensesdaTerra.OmtodoutilizadoporEraststenes,exemplificadonafigura1.1,consistiu em medir o arco de meridiano s por observaes geomtricas e medir o angulo nas extremidadesdessearcoatravsdeobservaesastronmicas.OcalculodoraioRterrestrea partirdessesdadoseobtidoatravsderelaesfundamentaisdaGeometria. 2R / s = 2 / portanto R = s / Onde: =angulocorrespondeaoarcodemeridiano,emradianos; s=comprimentodoarcodemeridiano;e R=raiodaTerra.

Figura1.1 Efcilentenderquequantomaiorforoarcoemaisprecisaforaobservaoastronmicatanto mais preciso ser o valor calculado para o raio terrestre. Eraststenes sabia atravs de uma lendaqueemSiena,atualAssuam,nosolstciodeveroosoliluminavaofundodeumpooe, assim,situavaseprximoaotropicodeCncer.AsuamediomostrouqueemAlexandria,no mesmohorrio,adireodasombradeumahasteformavacomaverticalumangulode7012`. Supondo Siena e Alexandria no mesmo meridiano, este correspondente ao angulo central formado pelas duas verticais. A distancia entre as duas cidades, conhecida na poca de Eraststenes,era5000estadias.Nosesabeaocertoseessadistanciafoimedidaouresultou da agrimensura realizada no Vale do Nilo. A distancia zenital do Sol em Alexandria foi obtida porEraststenescomoauxiliodeumgnomonerepresenta1/50dacircunferncia.Admitindo separaaestadiaocomprimentode157,5m,comolheatribuemalgunsautores(Fischer,1975), obtmse para o comprimento da circunferncia 39.375.000m e para o raio 6.266.726m. ConsiderandoqueAlexandriaeSienanoestonomesmomeridiano,queosolnaquelapoca no poderia iluminar exatamente o fundo de um poo na direo vertical em Siena e que o comprimento do arco foi medido por processos rudimentares, e surpreendente que o valor encontradoporEraststenesparaocomprimentodacircunfernciasejamuitoprximodoque seconheceatualmente. O mrito de Eraststenes esta sobretudo na metodologia utilizada, combinando observaes astronmicasegeomtricasparamediroraioterrestre.Hojeemdiaosgeodesistascontinuam utilizando o principio idealizado por Eraststenes, obviamente com instrumentos modernos para as medies de ngulos e distancias, no posicionamento de alta preciso atravs da triangulaogeodsica.
2

AtriangulaofoiutilizadapelaprimeiravezpeloastrnomodinamarqusTychoBrhae(1546. 1601) para estabelecer a ligao geodsica entre a ilha de Vem e as principais ilhas da Dinamarca.Comomtododeposicionamento,entretanto,atriangulaofoidesenvolvidapor Snelius (1591 . 1626), que tambm a usou na determinao do raio terrestre. Snelius desenvolveu uma cadeia formada por 33 tringulos com a qual obteve o comprimento de 9.660kmparaocomprimentodemeridianodeumquadrante.Em1660,surgiuaAcademiade CinciasdeParis,tendocomoumdeseuobjetivosprincipaisadeterminaodoraioterrestre. AtarefafoiconfiadaaPicard(1620.1682)que,combasenatriangulaodesenvolvidaentre pariseAmiens,utilizandopelaprimeiravezlunetasmunidasderetculos,encontrou10.009km para o comprimento de meridiano num quadrante. Este e o primeiro resultado realmente comparvelcomasmedidasatuaistantopelametodologiaquantopelapreciso. AERADAFORMAELIPSOIDAL O perodo decorrido entre Eraststenes e Picard constitui a era esfrica da geodsia, pois a Terra era considerada uma esfera e a determinao de suas dimenses consistia na determinaodoraioapartirdasobservaes. A nova era se iniciou com as investigaes tericas de Newton (1642 . 1727) e de seu contemporneo Huygens (1629 . 1695) sobre a forma de equilbrio hidrosttico de um fluido emrotao.Ambosestavamconvictosdoachatamentopolardaterradevidoasuarotao.Um dos argumentos experimentais de Newton, em favor de suas concluses tericas, foi o aumento do perodo nos relgios pendulares com o decrscimo da latitude, observado por Richter (1630 . 1696) e outros astrnomos na poca. O achatamento polar, preconizado na teoria por Newtow, estava em contradio com os trabalhos de Cassini (1625 . 1712) na mediodeumarcodemeridiano,queindicavamalongamentopolar.NessetrabalhoCassini prosseguiucomatriangulaodepicaraonorte,ateDunquerque,eaosul,ateosPirineus.Os resultados mostravam que o comprimento de um arco de meridiano decrescia junto com o aumento da latitude, o que indicava uma Terra alongada nos plos. A contradio entre a teoriadeNewtoneasconclusesdeCassinioriginouahistricapolemicaentreasescolasque se formaram na Europa: os adeptos de uma Terra achatada e os adeptos de uma Terra alongada,videfigura1.2.ParaesclareceressacontradioaAcademiapatrocinouamediode doisarcosdemeridianos:umprximodoequador,outroprximoaortico.

Figura1.2

Aexpedioequatorial(1735.1744),formadaporBouguer,Godin,LaCondamineedoisjovens oficias espanhis, foi enviada para o Peru, latitude 10 30` S. Este grupo mediu dois arcos de meridiano com aproximadamente 30 de amplitude e obteve num deles, para o arco de 10 o comprimentode110.614m. Aexpediopolar(1736.1737),formadainicialmenteporMaupertuis,Camus,Celsiusedepois Clairaut,foienviadaparaaLaponia,latitude66020`N.Aoconcluremostrabalhos,essaequipe
3

obteve para o arco de 10 o comprimento de 111.948m o que confirmou a teoria de Newton sobreumaTerraachatada. AERADAFORMAGEOIDAL No inicio do sculo XIX vrios cientistas de renome, tais quais Clairaut (1713 . 1765), Laplace (1749.1827),Gauss(1777.1855)eBessel(1784.1846)lanaramasbasesdanovateoriaque atribui a Terra uma forma mais irregular e complexa do que aquela adotada pelo modelo elipsoidal.Inicialmente,surgiuanoodesuperfciesequipotenciaisenostrabalhosdeClairaut e Laplace, depois surgiu a superfcie equipotencial de nvel zero (origem das altitudes) denominada superfcie geoidal, proposta por Listing (1872). Os fundamentos tericos para a apresentaodogeideforamdesenvolvidosporStokes(1819.1903)noseufamosotrabalho OntheVariationofGravityandtheSurfaceoftheEarth,noqualapresentaaformulaparao calculodaalturasgeoidaisapartirdeanomaliasgravimtricas,figura1.3.

Figura1.3

O trabalho de Bruns (1878) denominado The Earth`s Figure representa o primeiro esforo direcionadonaintegraodemedidasgeodsicasvisandooposicionamentoearepresentao docampodegravidade.Nessapoca,Helmert(18431917)ocupavasecomarepresentao formal dos fundamentos matemticos e fsicos da Geodsica publicadas em seu livro Mathematical and Physical Theory of Geodesy. Em 1927, Vening Meinesz publicou as formulas para o calculo das componentes do desvio vertical a partir de anomalias gravimtricas. Em 1945, surgiu o trabalho notvel do geodesista sovitico Molodenskii denominado Basic Problems of Geodetic Gravimetry, estabelecendo um novo meio de referenciadenominadoquasegeide. Com o advento da era espacial em 1957 a geodsia passou a explorar as observaes resultantes do rastreio de satlites artificiais colocados em orbita da Terra tanto para o posicionamentoquantoparaorepresentaodocampodegravidade.AGeodsicaporsatlite, originadanessapoca,podeserdivididaemtrsfases: 1)DesenvolvimentodosmtodosBsicos:caracterizousebasicamentepelorastreioticodos satlite e observao de direes atravs de cmara fotogrficas. Os resultados principais obtidosnessafaseforamadeterminaodoscoeficientesdebaixograudogeopotencialeos modelosterrestresobtidospeloSmithsonianAstrophysicalObservatory(SAOSEIeSAOSEII),e peloGoddardSpaceFlightCenterdaNASA(GoddardEarthModelsGEM).Anicaredeglobal puramentegeomtricafoiimplantadaapartirdeobservaesdosatlitePAGEOScomcmara BC4. 2) Fase dos Projetos Cientficos (1970 . 1980): varias tcnicas de observao foram desenvolvidas e refinadas, particularmente no rastreio de satlites atravs de raio laser e na altimetria por satlite. O sistema TRANSIT foi utilizado no posicionamento por geodesistas
4

explorando o efeito Doppler. Essa fase melhorou o posicionamento e proporcionou novos modelos terrestres (GEM10 e GRIM) mais precisos que os da fase anterior. A preciso das observaes nessa fase possibilitaram a monitorao para estudos geodinmica (rotao da Terra, movimentos dos plos, deformao crustal). O posicionamento atravs do rastreio de satlites explorando o efeito Doppler foi intensamente utilizado em todo o mundo para a implantaoemanutenoderedesgeodsicas. 3)FaseOperacional(1980emdiante):astcnicasdeposicionamentoporsatlitetornaramse operacionais em Geodsica, Geodinmica e nas aplicaes rotineiras como levantamento de apoiobsicoparamapeamentos,navegaoeetc.Osaspectosquemaissedestacaramnessa reaforam: .. O uso intensivo do posicionamento por satlite para e a substituio das tcnicas convencionais, que comeou com os primeiros resultados obtidos com o NAVSTAR Global PositionSystem(GPS),proporcionandonovasperspectivasparaasmaisdiversasaplicaesdo posicionamentoporsatlite; ..Aaltaprecisoobtidanoposicionamentoporsatlitesubstituiuastcnicasastrometriasna monitoraodarotaodaTerra,doploedacrostaterrestre. 2. INTRODUO Na segunda metade do sculo XX, a definio de geodsica passou por trs alteraes que refletem a evoluo cientifica e tecnolgica do mundo moderno. Ate a dcada de 1950, ela mantevese na terminologia de Helmert (1880), que definiu a geodsia como a cincia que estudaaformaeasdimensesdaTerra.Mas,comoadventodaeraespacial,queseiniciou comolanamentodoprimeirosatliteartificialem1957,proporcionandoinformaesglobais do campo de gravidade ate ento desconhecidas dos geodesistas, marcou uma nova fase da geodsia que inclui na sua definio o estudo do campo de gravidade. Assim, na dcada de sessentaageodsiapassouaserdefinidacomoacinciaqueestudaaforma,asdimenseseo campodegravidadedaTerra.Masessadefinioaindanomensuravaasvariaestemporais doposicionamentoedocampodegravidadequeainstrumentaomodernapodiadetectarea metodologiageodsicapoderiaestudarapartirdadcadade1970.Issolevouosgeodesistasa umanovamodificaonaqualageodsiarecebeuadefinioatual: Geodsicaeacinciaqueestudaaforma,asdimenses,ocampodegravidadedaTerraesuas variaestemporais. Talcomoocorrecomoutrascincias,ageodsicatemalgumassubdivises.Ageodsiaclssica, porexemplopode,podeserdivididaem: Geodsicageomtrica,Geodsicafsica,Geodsicamatemticaegeodsicadinmica.Mas,nos ltimos tempos, surgiram novas aplicaes e novas metodologias, originando varias especificaes de Geodesias como, por exemplo, Geodsica Satlite, Geodsica inercial, Geodsicamarinha,GeodsicaespacialeatemesmogeodsicaverticaleGeodesiahorizontal. Aindaquealgumasdesignaespareamrazoveis,aespecificidadeexcessivapodetornarse inconveniente. Poderamos chamar, por exemplo, o levantamento geodsico feito com teodolito de Geodsica teodolito? Por outro lado, se aceitarmos a denominao Geodesia vertical, por que no a Geodsica obliqua? Nessa diversidade de Geodesias, no e surpreendentequemuitousurioseatemesmogeodesistasestejamperdidoseconfusos. Para alguns geodesistas (Vanicek & Krakiwsky, 1986), a sndrome de tantas Geodesias tem reflexos na falta de interesse pela prpria cincia. Alem disso, no se pode negar que so os
5

geodesistasosmaioresresponsveisporesteestadodeconfusoconceitual.Sejacomofor,o fatoequeemalgumaspartesdomundoaGeodsicaestasendomistificada,enquantoqueem outrasparteselavemsendoconsideradairrelevante.Nenhumdestesextremosesalutarpara umacincia. AsoluoparaessesproblemaspodeseralcanadaatribuindoseaGeodesiaassuasfunes primordiais. Isso pode ser feito ao mesmo tempo atravs de uma definio de Geodesia que seja ao mesmo tempo geral e concisa. Essa idia (Vanicek & Krakiwsky, 1986) conduz a uma subdivisoemtrsdisciplinasfundamentais,contidasnaprpriadefiniodeGeodsica: ..Oposicionamento; ..Ocampodegravidade; ..Asvariaestemporaisdeambos. Com essa diviso conceitual da Geodesia evitase o aparecimento de subdivises artificiais inteis no contexto primordial da Geodesia como cincia. O posicionamento de pontos na superfcieterrestreconstituioobjetivoprincipaldaGeodesia,talcomoaentendeumagrande parte da comunidade. Os pontos podem ser posicionados individualmente ou como parte de redes constitudas por grandes quantidades de pontos. Estas alternativas conduzem ao posicionamentoabsoluto(ondeaposioedefinidaapartirdeumsistemadecoordenadas)ou aoposicionamentorelativo(ondeaposioedefinidaapartirdeoutrospontosdarede).Mas, o posicionamento pressupe o conhecimento da geometria do campo de gravidade para a reduo das observaes geodsicas, obtidas na superfcie fsica da Terra (espao fsico), ao sistemadereferenciasobreoqualasposiessodefinidas(espaogeomtrico).Issosignifica queoconhecimentodocampodegravidadeeimprescindvelparaaGeodsica. Asvariaestemporaisqueocorreramnoposicionamentodecamposnocampodegravidade daTerraresultamdasdeformaesrelacionadascomasmaresterrestres,ascargascrustais,as forcastectnicas,eoutrasforcasqueconstituemfenmenosaindadesconhecidos.Enquantoa Geodsica estuda a geometria dessas deformaes, a geofsica estuda suas causas e as implicaesnoconhecimentodaestruturaedaspropriedadesfsicasdaTerra. 2.1 APLICAESDAGEODSIA Durante sculos, o papel da Geodsica foi basicamente servir ao mapeamento, o que muitas pessoas ainda consideram como o seu objetivo principal. Mas, atualmente a restrio da Geodsica ao posicionamento de pontos para o controle do mapeamento e incorreta. Ainda que uma parte considervel dos dados fornecidos pela Geodsica esteja associada ao apoio cartogrfico, uma parte igualmente considervel no esta. Algumas aplicaes geodsicas importantesso: MAPEAMENTO A implantao do apoio bsico atravs de pontos de controle horizontais e verticais para a produo de mapas nacionais (pequenas escalas) ou municipais (grandes escalas) constituiu umaatividadegeodsicaimprescindvel. PROJETOSDEENGENHARIA A construo de grandes estruturas tais como barragens, pontes e fabricas envolvem o assentamentodecomponentesestruturaisemlocaispredeterminados.Paraisso,soutilizadas
6

as coordenadas vinculadas a pontos de controle. Muitas vezes so necessrios estudos do movimentodosoloedonveldaguaanteseduranteostrabalhos.Aconstruodebarragens, tuneis de gua, projetos, entre outros envolve o conhecimento da forma das superfcies equipotenciais do campo de gravidade. A monitorao de estruturas e a determinao de superfciessotambmtrabalhosgeodsicos. ADMINISTRAOURBANA Nas reas urbanas, as obras realizadas pelo homem tais como servios de utilidade publica devemserdefinidosedocumentadosatravsdepontosdecontroleparafuturasreferencias. DEMARCAODEFRONTEIRAS A definio de fronteiras internacionais e nacionais e realizada atravs do posicionamento geodsico.Atualmente,tornouseimportantearapidezeaprecisocomqueessestrabalhos so realizados nas demarcaes de reas para arrendamento mesmo nas regies remotas e inspitas como, por exemplo: na Regio rtica, no Mar do Norte e selvas continentais. O posicionamento e a demarcao dessas fronteiras so mais econmicas atravs das redes de pontos,queconstituemredesgeodsicas ECOLOGIA Nas ultimas dcadas, vem sendo reconhecida a necessidade de estudos sobre os efeitos da ao do homem no meio em que vivemos. Um desses efeitos e a movimentao do solo causadapelaremooderecursosminerais(gua,leo,minrio)oudepsitossubterrneosde lixo. A monitorao desses movimentos de matria tambm e uma aplicao geodsica importante. ADMINISTRAOAMBIENTAL Aimplantaodebancosdedadosambientais,visandoumsistemaintegradodeinformaes para transporte, uso da Terra, servios comunitrios e sociais, cobranas de impostos, estatsticapopulacional,entreoutros,devemtersuasposiesvinculadasaredesgeodsicas. GEOGRAFIA Todas as informaes posicionais usadas em Geografia so fornecidas pela Geodsica. Ainda que no seja necessrio a alta preciso nas informaes geomtricas e posicionais, elas tem escalasglobaleporissosofornecidaspelaGeodsica. 2.2 RELAODAGEODSIACOMOUTRASCINCIAS As aplicaes geodsicas atualmente transcendem o posicionamento de pontos para o apoio cartogrfico e diversificamse atravs de novas metodologias. A Geodsica se entrelaa com outrascinciasnatrocarecprocadeinformaes.Porexemplo: GEOFSICA Historicamente,acinciaquetemmaiorafinidadecomaGeodsica.Emmuitostemas,no ha uma linha divisria perfeitamente ntida que separa uma da outra. Os estudos geofsicos
7

relacionadoscomadeformaoterrestreenvolvemposicionamentoeparmetrosgeomtricos de alta preciso, fornecidos pela Geodsica. As tcnicas geodsicas vem sendo usadas com sucessohamaisdeumadcadanamonitoraodosmovimentostectnicos(SavageeBurford, 1973)enosestudosdaGeodinmicacontempornea(Vanicek,1977). OcampodegravidadeeumafontedeinformaesusadastantoemGeodsicatericacomo aplicada.EmGeofsica,osdadosgravimtricossoimportantesparaestudaradistribuioda massaterrestresobretudonacrostaenomanto.EmGeodsica,elessousadosnoestudoda geometria do campo. Isto significa que ambas as cincias esto igualmente interessadas na medio e no processamento de dados do campo de gravidade (Gravimetria). As variaes temporais do campo de gravidade fornecem informaes sobre os movimentos verticais da crosta,atualmenteestudadosnocontextodaGeodinmica.AGeofsica,porsuavez,explicaa reao fsica da Terra sob a ao de forcas, as variaes de densidade no seu interior e os efeitos da estrutura interna nos seus movimentos. Essas informaes so necessrias na escolhademodelosmatemticosdeinteressegeodsico. CINCIASESPACIAIS A interao da Geodsica com as Cincias Espaciais ocorre de varias maneiras. Ha interesse comumnoconhecimentodageometriadocampogravitacionalparaadescriodomovimento orbital de veculos espaciais. O posicionamento das estaes rastreadoras permanentes, por requerer alta preciso, e fornecido pela geodsica. Por outro lado, as Cincias Espaciais vem desenvolvendo poderosos sistemas de posicionamento atravs de satlites artificiais que ampliam as potencialidades da metodologia geodsica tradicional. A analise dos elementos orbitais dos satlites prximos da Terra fornecem atualmente a melhor representao global docampodegravidade,incluindooachatamento,eorastreiodesondasdistantesconstituia tcnicamaisapropriadaparaadeterminaodamassaterrestre. ASTRONOMIA E a cincia com a qual a Geodsica interage desde o seu nascimento. Ainda que a independncia tenha diminudo nos ltimos tempos, a Astronomia de posio ainda e uma aliada importante da Geodsica. No futuro certamente haver maior interao atravs da RadioAstronomiaedamonitoraodarotaodaTerra. OCEONOGRAFIA EoutracinciacomaqualaGeodsicacompartilhainteresses.Ambasestandoenvolvidascom o movimento da linha costeira. A Geodsica fornece aos oceangrafos a altitude relativa nos margrafos e seus movimentos verticais, o posicionamento de objetos marinhos incluindo navioseblocosdegelo.Entreosdadosoceanogrficosdeinteressegeodsicoestoadinmica da superfcie ocenica, as variaes do nvel mdio do mar em relao a equipotencial do campodegravidade,necessrianadefiniodoDATUMvertical. GEOLOGIA O mapeamento geolgico envolve tanto o apoio horizontal como o vertical, fornecidos pela geodsica. Entre as informaes de interesse para os geodesistas, fornecidas pela Geologia, estoamorfologiaeaestabilidadelocaisdediferentesformaesgeolgicas.Aestabilidadee um requisito imprescindvel tanto na monumentao do apoio geodsico bsico para o mapeamentocomonainstalaodeobservatrios.
8

3. CONCEITOSEDEFINIES AGeodsicatemcomoobjetivosprincipaisoposicionamentodepontosearepresentaodo campo de gravidade da Terra, incluindo as suas variaes temporais. As complexidades da geometria e da distribuio da massa terrestre conduzem a utilizao de dois modelos: o elipsoidaleogeoidal,videfigura3.1.

Figura3.1

Isto significa que a determinao das coordenadas de pontos na superfcie terrestre e a descriodocampodegravidadeexternoenvolvemtrssuperfcies:asuperfciefsicadaTerra, asuperfciegeoidaleasuperfcieelipsoidal,exemplificadasnafigura3.2.

Figura3.2

SUPERFCIEFSICADATERRA(SF) E a superfcie limitante do relevo topogrfico continental ou ocenico. E sobre ela que so realizadasasmediesgeodsicasdedistancias,dengulos,entreoutras. SUPERFCIEGEOIDAL(SG) E a equipotencial que coincide com o nvel mdio dos mares no perturbados. Esta e a superfcie que teoricamente passa pelos pontos de altitude nula, determinados pelos margrafos SUPERFCIEELIPSOIDAL(SE) E a equipotencial limitante do elipside adotado. As observaes geodsicas, obtidas na superfcie fsica da Terra, so reduzidas a superfcie elipsoidal para todos os calculos geodsicos. A superfcie geoidal proporciona a definio do geoide, que e um elemento importanteemGeodsica
9

GEIDE Eaformageomtricalimitadapelasuperfciegeoidal. VERTICALDEPONTO(v) E a linha de fora do campo de gravidade da Terra real que passa pelo ponto. Na prtica, a verticaleatangentealinhadeforcanopontoconsiderado. NORMALDEUMPONTO(n) EalinhadeforcadocampodegravidadedaTerranormaloutericaquepassapeloponto.Na pratica,averticaleatangentealinhadeforcanopontoconsiderado.

BIBLIOGRAFIA BONFORD,G.1975Geodesy.3rdEdition.OxfordattheClarendonPress,Oxford,731pp. DEHLINGER,P.1978Marinegravity.ElsevierScientificPublischingCo,N.York,322pp FISCHER,I1975ThefigureoftheEarthChangesinConcepts.Geophys.Surveys(2):354. GEMAEL , C. 1974 Astronomia de campo. publ. do Diretrio Acadmico de Engenharia da Universidade Federal do Paran, Curitiba,86pp. GEMAEL, C. 1978 Geodsica fsica. Publ. do Curso de psgraduao em Cincias Geodsicas da Universidade Federal do Paran,Curitiba,158pp. GEMAEL,C.1981ReferenciaiscartesianosutilizadosemGeodsica.Publ.doCursodepsgraduaoemCinciasGeodsicas daUniversidadeFederaldoParan,Curitiba,66pp. GROTEN,E,1979GeodesyandtheEarth'sgravityfield.F.Dummler,Bonn,385pp. HEISKANEN,W.A.&MORITZ,H.1967PhysicalGeodesy.Freeman,SanFrancisco,364pp. HEISKANEN,W.A.&VENINGMEINESZ,F.A.1958TheEarthanditsgravityfield.McGrawHillBookCompanyInc,N.York,470 pp. IAG (Internacional Association of Geodesy) 1971 Geodetic Reference System 1967. Bull.Geod. Publication Speciale No 3, BureauCentral,Paris,115pp. IAG (International Association of Geodesy) 1974 Internacional Gravity Standardization Net 1971. Bull. Geod. Publication SpecialeNo.4Paris,France,194pp. IAG(InternacionalAssociationofGeodesy)1980Thegeodesist'sbook.(I.I.Muellered.),Bull.Geod.54(3):394408. LAMBERCK,K.1988GeophysicalGeodesy:Theslowdeformationsofthearth.ClarendonPress.Oxford,718pp. LEICK,A1990GPSSatellitesurveying.JohnWiley&Sons,N.York,352pp. PICK,M.;PICHA,J.&VYSKOCIL,V.1973TheoryoftheEarth'sgravityfield.ElsevierScientificPublishingCo,Amsterdam,538 pp. SA, N. C. de & BLITZKOW, D. 1986 Uma tentativa de homogeneizar os dados Gravimtricos existentes no Brasil. Rev. Bras. Geofis.,4(2):7377. SA, N. C. de ; USSAMI, N. & MOLINA, E. C. 1992 Mapa gravimtrico do Brasil: modelos gravimtricos digitais arlivres e Bouguer.RelatrioTcnico,IAG/USP,SoPaulo,47pp. SA,N.C.de1993UmgeideparaaplicaodoGPSGeocincias.IIICongressoInternacionaldaSociedadedeGeofsica.Riode Janeiro,AnaisI:584589. SA,N.C.de1994Reduodeobservaesgravimtricas:teoriaepratica.RelatrioTcnico,IAG/USP,SoPaulo,105pp. Textoextradode: SA,N.C.deElementosdeGeodsica.IAG/USP,SoPaulo,98pp.

10

S-ar putea să vă placă și