Sunteți pe pagina 1din 9

A DOCNCIA ONLINE E A PEDAGOGIA DA TRANSMISSO

Marco Silva* Tatiana Claro**


Resumo Este texto traz reflexes sobre desafios que ter que enfrentar o professor acostumado sala de aula presencial, secularmente baseada na pedagogia da transmisso, doravante convocado a lecionar online. O quadro terico contempla o tratamento das interfaces online com suas caractersticas favorveis ao compartilhamento e colaborao entre docente e discentes. Parte dos pressupostos da teoria da interatividade e da teoria da cibercultura, e da crtica prtica docente presencial em Vygotsky, Freire e Tardif para mostrar que o investimento do professor na interatividade, entendida como colaborao e dialgica no uso das interfaces, potencializa a docncia e a aprendizagem nos cursos via internet. Destaca a dinmica comunicacional prpria das diversas interfaces como possibilidades efetivas para qualidade em educao. Palavras-chave: Educao online; Pedagogia da transmisso; Interatividade.

INTRODUO
As tecnologias da informao e comunicao (TICs) h bastante tempo vm influenciando a educao com a incorporao do jornal, da televiso, do rdio, do cinema, entre outros, no cotidiano da sala de aula. Vivemos, entretanto, num contexto em que as TICs digitais, a partir da chegada da web na dcada de 1990, possibilitam a construo e o compartilhamento de capacidades cognitivas expandidas aliadas a um poder de expresso sem precedentes (PRETTO; PINTO, 2006)1 , e permitem desenvolver prticas de aprendizagem que podem ser
* Graduado em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educao pela Fundao Getlio Vargas RJ (1992) e doutor em Educao pela Universidade de So Paulo (1999). professor adjunto no Departamento de Educao a Distncia da Faculdade de Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor adjunto no PPGE, linha de pesquisa Tecnologias da Informao e da Comunicao nos Processos Educacionais, da Universidade Estcio de S (Unesa). Site: www.saladeaulainterativa.pro.br. E-mail: marcoparangole@uol.com.br. ** Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), possui especializao em Superviso Escolar pela Universidade Cndido Mendes (2002) e em Administrao e Planejamento da Educao pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). mestranda em Educao pela Universidade Estcio de S, da linha de pesquisa Tecnologias da Informao e da Comunicao nos Processos Educacionais. tutora a distncia do curso de Pedagogia do Consrcio Cederj/Uerj, professora auxiliar da graduao em Pedagogia de Instituies Particulares e professora especialista (orientadora pedaggica) da rede municipal de Duque de Caxias. E-mail: taticlaro@globo.com. Recebido para publicao em: 13/07/07.

consideradas alicerces de novas relaes com o saber. O novo contexto sociotcnico marcado pelo computador em rede online contempla a expresso sem precedentes porque a produo colaborativa, o compartilhamento e socializao de informaes e de conhecimentos fogem do modelo da mdia de massa baseado na apresentao e na transmisso para o receptor. Paradoxalmente, mesmo com a incorporao do computador online na educao, a aula continua predominantemente transmisso de contedos seqenciais. O ensinar e o aprender permanecem vinculados pedagogia da transmisso ou na mesma lgica da distribuio da mdia de massa. A educao online modalidade permitida pelo computador online e pelos ambientes online de aprendizagem ainda subutiliza as potencialidades de produo e socializao de informaes e de conhecimentos prprias das interfaces chat, listas, frum, blog etc. O que se pode ver em larga escala a transposio de expedientes prprios da sala de aula presencial, onde o professor um apresentador que transmite saberes aos alunos.

O CONTEXTO SOCIOTCNICO CONTEMPORNEO


Diferentemente dos tradicionais meios de transmisso em massa, as tecnologias digitais so campo de possibilidades para a ao do usurio. No computador, palmtop e celular, suportes para educao online, ele interage facilmente com imagens,

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

81

sons e textos plsticos e fluidos. Aqui a informao e a comunicao tm essa qualidade semitica intrnseca porque so definidas matematicamente, em combinaes numricas de 1 e 0. A existncia imaterial da mensagem confere ao usurio a liberdade de manipular os dados digitais infinitamente, criando e recriando novas possibilidades de representao e de navegao, de acordo com as suas decises em um campo de referncias multidirecionadas. Isso quer dizer que uma fotografia na tela do computador pode ser alterada byte por byte, ou combinaes de uns e zeros, isto , em suas menores unidades de informao. 2 Castells (1999) , ao se referir ao novo perfil da sociedade na era das TICs digitais online adota o termo sociedade em rede, apontando a convergncia e a interao entre um novo paradigma tecnolgico e uma nova lgica organizacional que surge em contextos culturais mltiplos. A sociedade em rede influencia todas as naes e possibilita que cada uma delas apodere-se de referncias multiculturais e multidirecionais, fato que se origina essencialmente da internet, considerada pelo autor como o tecido de nossas vidas neste momento e um meio para tudo, que 3 interage com o conjunto da sociedade (CASTELLS, 2003) . 4 Em sintonia com Castells, Lemos (2003) destaca a importncia das TICs digitais aliadas ao contexto sociotcnico marcado pela passagem do computador pessoal (PC) ao computador coletivo (CC), isto , conectado rede mundial online. Ele chama ateno para a nova ambincia comunicacional na qual o indivduo dispe da liberao do plo da emisso que, nas sociedade industrial hierrquica, era controlado pela imprensa, rdio e televiso. A sociedade pode se dar conta dessa transio da lgica da transmisso para a lgica da interatividade medida que experimenta a diferena entre a tela da TV e a tela do computador online. A TV, mquina rgida, restritiva, centralizadora, tem na tela um espao de irradiao, de transmisso. J o computador tem a tela operativa e interativa, permitindo algo mais que a mera recepo. Isso significa dizer que estaramos passando do esquema um-todos s redes interagentes que se configuram como todos-todos e como faa-voc-mes5 mo. (SILVA, 2003) .

...
A existncia imaterial da mensagem confere ao usurio a liberdade de manipular os dados digitais infinitamente, criando e recriando novas possibilidades de representao e de navegao, de acordo com as suas decises em um campo de referncias multidirecionadas.

A passagem do PC para o CC define a sociedade em rede e tambm a cibercultura caracterizada por Lvy (1999) 6 como conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores, que se desenvolve juntamente com o crescimento do ciberespao, isto , o espao por onde transitam e ocorrem todas as ligaes que a internet permite, e influencia os contextos culturais, polticos econmicos e educativos. Segundo Lvy (1999) 7 , o ciberespao o espao de comunicao aberto pela interconexo mundial dos computadores e das memrias dos computadores. A cibercultura emerge com o ciberespao constitudo por novas prticas comunicacionais (e-mails, listas, weblogs, jornalismo online, webcams, chats etc.) e novos empreendimentos que aglutinam grupos de interesse (cibercidades, games, software livre, ciberativismo, arte eletrnica, MP3 etc.). Ciberespao e cibercultura significam rompimento paradigmtico com o reinado da mdia de massa baseada na transmisso. Enquanto esta efetua a distribuio para o receptor massificado, o ciberespao, fundado na codificao digital 8 , permite ao indivduo teleintrainterante a comunicao personalizada, operativa e colaborativa em rede hipertextual. Nesse novo contexto sociotcnico, o site no deve ser assistido e sim manipulado, pois pressupe imerso e participao-interveno do indivduo experincia incomum na mdia de massa. Os cursos online herdeiros da pedagogia da transmisso subutilizam as disposies comunicacionais do ciberespao e a demanda comunicacional da cibercultura.

82

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

DESAFIOS COMUNICACIONAIS DA EDUCAO ONLINE


A educao online no uma evoluo da EAD feita base de mdia de massa (impresso, rdio e TV). Ela emerge como um fenmeno da cibercultura, portanto em outro paradigma comunicacional. Compreendida como modalidade educacional potencializada pelas tecnologias 9 digitais (SILVA, 2006) ou ainda como o conjunto de aes de ensino e aprendizagem que so desenvolvidas atravs de meios telemticos, como a internet, a especificidade da educao online encontra-se no fato de utilizar tecnologias que permitem novas formas de interao tanto com contedos informativos quanto entre as pessoas. Assim, medida que se conhecem ambientes online de aprendizagem, percebe-se que, alm da informao, existem disposio recursos que possibilitam a interlocuo entre seus freqentadores. A educao online traz desafios especficos para docentes e discentes, pois demanda uma formao voltada para um novo indivduo, que aprendeu com o controle remoto da TV, com o joystick do videogame e agora aprende com o mouse. Os jogadores de games e os usurios do computador online estaro cada vez mais presentes no cenrio educacional, como novos espectadores, quando muitos professores e gestores de educao ainda esto despreparados para lidar com a demanda comunicacional desses novos aprendizes. preciso que a educao contemple seu perfil, o que exige do professor redimensionamento da sua prtica docente, adequando-se ao novo ambiente comunicacional e ao novo espao de sociabilidade, organizao, informao e conhecimento prprios da cibercultura. Como conseqncia da educao online, papis tradicionais de professores e alunos sofrem profundas mudanas, posto que o professor ao invs de transmitir meramente os saberes, precisa aprender a disponibilizar mltiplas experimentaes, educando com base no dilogo, na construo colaborativa do conhecimento, na provocao autoria criativa do aprendiz. Na verdade, essa orientao tem sido dada historicamente por importantes educadores dedicados modalidade presencial, como Freire, Vygotsky e Tardif. Doravante, teremos o paradigma comunicacional da cibercultura corroborando as orientaes pedaggicas desses valorosos educadores.

professor emitir seus saberes aos educandos, enchendo-lhes de um conhecimento que lhes servir, basicamente, para memorizao de informaes que sero reproduzidas no momento da avaliao. O papel do professor no transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prpria produo ou construo. Neste sentido ele diz: Ensinar no a simples transmisso do conhecimento em torno do objeto ou do contedo. Transmisso que se faz muito mais atravs da pura descrio do conceito do objeto a ser 11 mecanicamente memorizado pelos alunos (Freire, 1982) . Ainda mais enftico, ele no deixa dvida sobre sua crtica ao que chamou de educao bacria:
O professor ainda um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma conscincia bancria [sedentria-passiva]. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornandose um depsito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. [...] A conscincia bancria pensa que quanto mais se d mais se sabe (Freire,1978) 12

O DOCENTE ONLINE E A EMERGNCIA DE NOVOS SABERES


E FAZERES

Paulo Freire (2003) , um dos maiores educadores brasileiros, criticou intensamente o modelo educacional baseado na pedagogia da transmisso. Ele dizia que a educao autntica no se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. Sua crtica tornou-se amplamente conhecida atravs do termo educao bancria, que pode ser vista como uma educao em que o educador o dono do saber, enquanto o educando um mero recipiente de informaes que nada sabe. Cabe ao

10

Diversas abordagens tericas em educao apresentam crticas ao modelo baseado na transmisso de informao. Entre elas destaca-se o sociointeracionismo, que tem em Vygotsky seu principal representante. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), central na teoria sociointeracionista, ressignifica o papel do professor e no deixa dvidas sobre a dimenso colaborativa da aprendizagem. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) definida por Vygotsky (1994) como a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, que se costuma determinar atravs da soluo independente de problemas, e o nvel de desenvolvimento potencial, determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto 13 ou em colaborao com companheiros mais capazes . O papel do professor baseado na pedagogia da transmisso questionado a partir dessa concepo. Ele no mais aquele professor que se coloca como centro do processo, que o emissor que ensina para que os alunos receptores aprendam. Bem diferente disso, ele o agente mediador do processo de aprendizagem e, com suas intervenes ou provocaes, contribui decisivamente para o fortalecimento de funes ainda no consolidadas, ou para a abertura de zonas de desenvolvimento proximal. Outrossim, o processo de aprendizagem mobilizado pela ao colaborativa dos aprendizes. Um outro terico que merece destaque pela nfase que confere s interaes no processo de ensino e aprendizagem 14 Tardif (2002) . Para este autor, o campo prprio da pedagogia so as interaes concretas entre os professores e os alunos. O ensino um trabalho interativo. Neste sentido ele diz:
o agir interativo no orientado para a manipulao dos objetos ou para o controle dos fenmenos do ambiente circundante, mas por um confronto com o outro. O confronto com o outro no rgido; ele pode adaptar-se a diversos modos e a diversas modulaes, de acordo com as finalidades que os autores almejam alcanar. 15

Ou seja,

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

83

o professor no um trabalhador que se contenta em aplicar meios e que se comporta como um agente de uma organizao: ele sujeito do seu prprio trabalho e ator de sua pedagogia, pois ele quem a modela, quem lhe d corpo e sentido no contato com os alunos (negociando, improvisando, adaptando).16

Ensinar, para Tardif17, entrar numa sala de aula e colocarse diante de um grupo de alunos, esforando-se para estabelecer relaes e desencadear com eles um processo de autorias e co-autorias mediado por uma grande variedade de interaes. O trabalho do professor em sala de aula deve ser considerado como um espao prtico especfico de produo, de transformao e de mobilizao de saberes e, portanto, de teorias, de conhecimentos e de saber-fazer especficos que acionam a participao dos atores envolvidos no processo. Se, como diz Lvy (1993), a escola uma instituio que h cinco mil anos se baseia no falar-ditar do mestre18, no ser fcil para o professor superar o modelo de sala de aula no qual ele aprendeu a raciocinar na transmisso linear, separando emisso e recepo. No ser fcil superar o agir transmissivo em nome do agir interativo recomendado pelos tericos da educao. O docente sente-se inseguro ao ter que abandonar a posio milenar de dono de um suposto saber e lidar com a posio de co-autor junto a seu aluno, e no mais de autor e guardio exclusivo dos conhecimentos. Todavia, se esse professor no atendeu aos ensinamentos dos crticos da pedagogia da transmisso cristalizada na sala de aula presencial, ter pela frente o desafio da sala de aula online situada no paradigma comunicacional da cibercultura e das TICs digitais. Ele poder estabelecer um dilogo entre sua prtica docente na educao presencial e os desafios da educao online para da extrair motivao para a releitura de Freire, Vygotsky e Tardif. Santos et al destacam sabiamente os benefcios desse dilogo:
Sabemos que presencialidade e virtualidade no so categorias excludentes, muito pelo contrrio. A educao presencial beneficia-se, cada vez mais, com o uso de recursos tpicos da educao online. Esta, por sua vez, pode ser complementada com a especificidade, o calor humano e a riqueza das interaes dos encontros presenciais. (2005) 19

Lvy (1999) utiliza duas expresses para falar do professor no atual contexto sociotcnico: arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento. Para ele, o educador, na cibercultura, aquele profissional responsvel por traar e sugerir caminhos na construo do saber. O docente, ao superar o paradigma da transmisso, torna-se um formulador de problemas, provocador de situaes, arquiteto de percursos, mobilizador da experincia do conhe21 cimento (SILVA, 2004) . O papel do professor o de criar as possibilidades, a ambincia, o contexto de dialgica, de colaborao e de, principalmente, interatividade.

20

A EDUCAO ONLINE REQUER INTERATIVIDADE


As tecnologias digitais possibilitam configurar espaos de aprendizagem, nos quais o conhecimento construdo conjuntamente, porque permitem interatividade. No h como pensar em educao sem troca, sem co-criao. Na busca do modelo pedaggico especfico da educao online, interatividade surge como aspecto central. O termo interatividade no novo. Surgiu na dcada de 1970 como uma crtica mdia unidirecional, mas se consagrou somente nos anos 1980, a partir da insero do computador com janelas mveis que permitem adentramento e operatividade, e na dcada seguinte com o advento da internet e da web. O significado do termo, entretanto, foi submetido a uma banalizao mercadolgica, sendo usado como argumento de venda ou ideologia publicitria. H crticos que vem a interatividade como mera aplicao oportunista de mais um modismo para significar velhas interpretaes como dilogo e reciprocidade. 22 Primo (2005) contesta o uso da palavra interatividade e rene crticas s diversas tendncias no estudo da interao mediada por computador: tecnicista, informacional, transmissionista, antropomrfico e mercadolgico. A partir dessa problemtica, Primo defende uma abordagem sistmico-relacional, fundada nas contribuies oferecidas pelas pesquisas sobre complexidade e comunicao interpessoal.
bastante comum ler-se que enquanto a comunicao de massa configura-se como um-todos (uma mensagem idntica enviada para todos a partir de um centro de distribuio, como na transmisso televisiva), as tecnologias informticas permitem o que se chama de um-um ou todos-todos. Apesar disso, como se viu, alguns modelos e teorias utilizados para o estudo da comunicao de massa so transpostos para a discusso da dita interatividade (conceito este que este autor prefere evitar, diante de seu uso elstico e impreciso). Diante das dificuldades que da emergem, e reconhecendo que o estudo das interaes mediadas por computador demandam um certo olhar que as teorias da comunicao de massa (umtodos) no do conta, este trabalho vai buscar justamente na comunicao interpessoal (interaes de tipo um-um e todos-todos) sua fundamentao. (PRIMO, 2005) 23

O professor pode lanar mo dessa disposio do digital para otimizar processos de ensino e aprendizagem. Ao faz-lo, ele contempla atitudes cognitivas e modos de pensamento que se desenvolvem juntamente com o crescimento da cibercultura, ou seja, contempla o novo espectador, a gerao net. Entretanto, preciso reconhecer que ainda no se fez em formao de professores o que deveria ser feito para preparar mestres capazes de utilizar em educao at mesmo a televiso, essa mdia de massa que se encontra no mesmo paradigma da pedagogia da transmisso. Por isso mesmo parece estranho que muitos professores ainda negligenciem a TV em sala de aula. O que diro ento sobre a utilidade pedaggica do computador e da internet? Muito pouco se tem feito para qualificar o professor altura da demanda comunicacional desencadeada pelas tecnologias digitais.

Mesmo reconhecendo que so crticas pertinentes, preciso enfatizar que h muito mais a dizer sobre esse conceito, que cada vez mais ganha centralidade na cibercul-

84

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

tura e, particularmente, sobre sua importncia em educao. Sendo assim, faz-se necessrio atentar para o sentido depurado do termo, na perspectiva da libertao da comunicao da lgica da transmisso. Interatividade um conceito de comunicao, e no de informtica. Pode ser empregado para significar a comunicao entre interlocutores humanos, entre humanos e mquinas e entre usurio e servio. No entanto, para que haja interatividade preciso garantir basicamente duas disposies: dialgica, que associa emisso e recepo como plos antagnicos e complementares na co-criao da comunicao e a interveno do usurio ou receptor no contedo da mensagem ou do programa abertos a manipulaes e modificaes por parte do interlocutor. Essas disposies refletem uma mudana no esquema clssico de comunicao e so consideradas essenciais ao entendimento do conceito complexo de interatividade. preciso colocar em destaque o trio bsico emisso24 mensagem-recepo, evocando Marchand , quando trata de uma mudana fundamental do esquema clssico da comunicao. Essa mudana ocorre quando o modelo da mdia de massa, baseado na destruio de informao, perde o centro da cena para a modalidade interativa de comunicao, em que todos podem participar e intervir num processo de coautoria, com opo para selecionar, combinar e permutar as informaes, alm de produzir outras narrativas possveis na sua potencialidade.

Os aspectos fundamentais da interatividade que pode ser encontrada no ciberespao so: participao-interveno: participar no apenas responder sim ou no ou escolher uma opo dada; significa interferir na mensagem de modo sensriocorporal e semntico; bidirecionalidade-hibridao: a comunicao produo conjunta da emisso e da recepo, co-criao, os dois plos codificam e decodificam; permutabilidade-potencialidade: a comunicao supe mltiplas redes articulatrias de conexes e liberdade de 25 trocas, associaes e significaes potenciais. (2006) O professor que quiser lanar mo da interatividade assim definida atuar no mais como guardio e transmissor de conhecimentos, mas como propiciador de mltiplas oportunidades de experimentaes, de mltiplas expresses; como disponibilizar uma montagem de conexes em rede que permite mltiplas ocorrncias; como provocador de situaes de inquietao criadora; como arquiteto colaborativo de percursos em redes de conexes; como mobilizador da experincia do conhecimento. O aprendiz, por sua vez, no atuar mais como receptor de conhecimentos a serem reproduzidos no dia da prova. Ele adentra e opera com os contedos de aprendizagem propostos pelo professor. Neles inscreve sua emoo, sua intuio, seus anseios, seu gosto, sua imaginao, sua inteligncia, na perspectiva da co-autoria. O professor pressupe a interveno do aprendiz que passa a ser um co-autor do conhecimento. Pressupe sua participao-interveno e modela sua proposio criao de modo que o aprendiz atue como co-autor. Participar , portanto, muito mais que responder sim ou no, muito mais que escolher uma opo dada. Participar interferir no processo de criao do conhecimento. produo conjunta do emissor que torna-se propositor e do receptor que assume o papel de participador, de co-criador. Em educao online, o professor precisar cuidar da materialidade da ao interativa nas interfaces do ambiente virtual de aprendizagem. E quanto mais se dispuser a aprender com sua dinmica comunicacional, mas prximo estar das orientaes formuladas pelos mestres Freire, Vygotsky e Tardif.

A MATERIALIDADE DA AO INTERATIVA NAS


INTERFACES ONLINE

Na sala de aula online, o professor cuida da materialidade da ao interativa disponibilizando e promovendo agenciamentos de comunicao que favorecem o dilogo e a cooperao entre os estudantes. Para isso, ele parte de trs princpios: 1. A comunicao e o conhecimento se realizam em cooperao entre alunos e com o professor. 2. Os grupos de trabalho em redes de co-criao buscam e avaliam informaes, criando o conhecimento e ampliando a comunicao.

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

85

3. O professor disponibiliza meios de modos de participao-interveno, de bidirecionalidade-hibridao e de permutabilidade-potencialidade, prope projetos de trabalho, acompanha os grupos de trabalho e mobiliza a sinergia entre as competncias diversas. Assim, ele socializa liberdade, diversidade, dilogo, cooperao e co-criao quando tem a materialidade da ao interativa baseada nesses mesmos princpios. Dessa forma, promove integrao, sentimento de pertena, trocas, crtica e autocrtica, discusses temticas e elaboraes colaborativas, como explorao, experimentao e descoberta. O professor precisar se dar conta de que tudo isso possvel em interfaces da internet. Inicialmente precisar distinguir ferramenta de interface. Ferramenta o utenslio do trabalhador e do artista empregado nas artes e ofcios. A ferramenta realiza a extenso do msculo e da habilidade humanos na fabricao, na arte. Interface um termo que na informtica e na cibercultura ganha o sentido de dispositivo para encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, dialgica ou polifnica. A ferramenta opera com o objeto material e a interface um objeto virtual. A ferramenta est para a sociedade industrial como instrumento de fabricao, de manufatura. A interface est para a cibercultura como espao online de encontro e de comunicao entre interlocutores geograficamente dispersos, mas em presena virtual. A internet comporta diversas interfaces. Cada interface rene um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenes, agregaes, associaes e significaes como autoria e co-autoria. Pode integrar vrias linguagens (sons, textos, fotografia, vdeo) na tela do computador. A partir de cones e botes, acionados por cliques do mouse ou de combinao de teclas, janelas de comunicao se abrem, possibilitando interatividade usurio-tecnologia, tecnologia-tecnologia e usurio-usurio. Seja na dimenso do um-um, do um-todos, seja no universo do todos-todos. Algumas das interfaces online mais conhecidas so chat, frum, lista e blog. Elas podem ser disponibilizadas em sites educacionais e em ambientes online de aprendizagem, tambm conhecidos como LMS, AVA ou plataforma. Enquanto ambientes ou espaos de encontro, propiciam a criao de

comunidades virtuais de aprendizagem. O professor pode lanar mo dessas interfaces para a co-criao da comunicao e da aprendizagem em suas salas de aula presencial e online. Elas favorecem integrao, sentimento de pertena, trocas, crtica e autocrtica, discusses temticas, elaborao, colaborao, explorao, experimentao, simulao e descoberta. O chat um espao online de bate-papo sncrono (com hora marcada) com envio e recepo simultneos de mensagens textuais e imagticas. Professor e aprendizes podem propor o tema e debat-lo. Podem convidar outros participantes do curso e colaboradores externos, agendando dia e hora. Os temas podem ser vinculados s unidades ou atividades do curso, porm muitas vezes tomam rumos prprios, numa polifonia favorvel ao estreitamento dos laos de interesses e desbloqueio da participao. O chat potencializa a socializao online quando promove sentimento de pertencimento, vnculos afetivos e interatividade. Mediado ou no, permite discusses temticas e elaboraes colaborativas que estreitam laos e impulsionam a aprendizagem. O texto das participaes quase sempre telegrfico, ligeiro, no-linear e prximo da linguagem oral, efervescente e polifnico. Pode ser tomado como documento produzido pelo grupo e enviado para o cursista que no pde estar presente. No necessariamente como mediador do chat, o professor cuida da co-presena potencializada em interatividade. No lugar da obrigao burocrtica em torno das atividades de aprendizagem, valoriza o interesse na troca e na co-criao da aprendizagem e da comunicao. No apenas o estar-junto online na base da emisso de performticos fragmentos telegrficos, mas o cuidado com a expresso profunda de cada participante. No apenas o esforo mtuo de participao para ocupar a cena do chat, mas a motivao pessoal e coletiva pela confrontao livre e plural. No apenas a Torre de Babel feita de cacos semiticos caticos, mas a teia hipertextual das participaes e da inteligncia coletiva. Mesmo que cada participante seja para o outro apenas uma presena virtual no fluxo das participaes textuais-imagticas, h sempre a possibilidade da aprendizagem dialogada, efetivamente construda. O frum um espao online de discusso em grupo. Tal como no chat, os internautas conversam entre si. A diferena que o chat sncrono (as pessoas se encontram com hora marcada) e o frum assncrono (as participaes em texto, em imagens ficam disponibilizadas nesse espao, esperando que

86

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

...
A interface est para a cibercultura como espao online de encontro e de comunicao entre interlocutores geograficamente dispersos, mas em presena virtual.

algum do grupo se d conta e se posicione a respeito). No frum, o professor abre provocaes em texto ou em outras fontes de visibilidade e, juntamente com os estudantes, desdobra elos dinmicos de discusses sobre temas de aprendizagem. Em interatividade assncrona, os participantes podem trocar opinies e debater temas propostos como provocaes participao. Para participar com sua opinio, o cursista clica sobre um dos temas e posta seu comentrio, expressando sua posio em elos de discusses em torno da provocao. O aprendiz tambm pode iniciar um debate propondo um novo tema, fazendo da sua participao uma provocao que abre novos elos de discusses. Ele emite opinio, argumenta, contra-argumenta e tira dvida. Todas as participaes ficam disponibilizadas em links na tela do frum. O aprendiz pode atuar sobre qualquer uma, sem obedecer necessariamente a uma seqncia de mensagens postadas de acordo com as unidades temticas do curso. A qualquer hora, ele se posiciona sobre qualquer participao postando a sua mensagem, cujo ttulo fica em destaque na tela, convidando a mais participaes. A lista de discusso um espao online que rene uma comunidade virtual por e-mail. Cada integrante da comunidade envia e-mail para todos, de modo que todos podem interagir com todos. O participante pode disparar mensagens acionando o livre trnsito pelo coletivo. Pode abordar o tema que quiser, seja pertinente ao curso, seja em paralelo. Cava parcerias, faz crticas, provoca bidirecionalidade e co-criao. O professor pode fazer uso dessa interface para estender discusses iniciadas em aula presencial ou na prpria lista. Em lugar de subutiliz-la apenas divulgando ou trocando informaes, pode construir conhecimento na dialgica e na colaborao. O blog um dirio online no qual seu responsvel publica histrias, notcias, idias e imagens. Se quiser, ele pode liberar a participao de colaboradores, que tero acesso para tambm publicar no seu blog. Como dirio aberto, pode ter autoria coletiva, permitindo a todos publicar ou postar seus textos e

imagens, como dialgica, como registro da memria de um curso. Como dirio virtual, o professor ou estudante pode disponibilizar contedos de aprendizagem e postar sua produo pontual. O responsvel cuida da publicao do contedo dirio e da interao com os comentrios postados pelos leitores-interatores. O blog abriu caminho para congneres como o fotolog, que permite publicar imagens ou fotos que os visitantes podem comentar. O responsvel pelo blog libera o seu espao para mensagens e para incluso de novas imagens. Um site da internet um espao, ambiente ou lugar na WWW (World Wide Web) que oferece informaes sobre determinada pessoa, empresa, instituio ou evento. acessado atravs de um endereo que indica exatamente sua localizao no ciberespao. O professor pode ter o seu site e nele incluir diversas interfaces que permitam seu encontro com os aprendizes. Ele pode disponibilizar textos, imagens, animaes grficas, sons e at vdeos, que iro compor propostas de aprendizagem, fazendo do seu site uma extenso da sua sala de aula presencial. O professor que se dispuser a construir seu site ou mesmo a encomendar um, deve cuidar para que supere, de fato, o paradigma da tela da TV. O usurio online pode querer mais do que assistir e copiar. A maioria dos sites ainda tem inveja da TV, deixando assim de se constituir como interface. O site como interface deve reunir pelo menos chat e frum. O ambiente online de aprendizagem ou LMS (Learning Management System) ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ou plataforma um ambiente de gesto e construo integradas de informao, comunicao e aprendizagem online. Tal como o site, , na verdade, uma hiper interface que pode reunir diversas interfaces sncronas e assncronas integradas. a sala de aula online no restrita temporalidade do espao fsico. Nela o professor ou responsvel pode disponibilizar contedos e proposies de aprendizagem, e pode acompanhar o aproveitamento de cada estudante e da turma. Os aprendizes tm a oportunidade de estudar, de se encontrar a qualquer hora para interagir com os contedos propostos, com monitores e com o professor. Cada aprendiz toma decises, analisa, interpreta, observa, testa hipteses, elabora e colabora. O professor ou responsvel disponibiliza o acesso a um mundo de informaes, fornece contedo didtico multimdia para estudo, objetos de aprendizagem, materiais complementares. Uma vez a par do hipertexto e da interatividade, o professor no disponibilizar apostilas eletrnicas com contedos fechados que repetem o falar-ditar do mestre centrado na transmisso para repetio, subutilizando essa poderosa interface. O ambiente online de aprendizagem deve favorecer a interatividade, entendida como participao colaborativa, bidirecionalidade e dialgica, e conexo de teias abertas como elos que traam a trama das relaes. O informata que programa esse ambiente conta, de incio, com o fundamento digital, mas, para garantir hipertexto e interatividade, ter que ser capaz de construir interfaces favorveis criao de conexes, interferncias, agregaes, multiplicidade, usabilidade e integrao de

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

87

vrias linguagens (sons, textos, fotografia, vdeo). Ter que garantir a possibilidade de produo conjunta do professor e dos alunos e a a liberdade de trocas, associaes e significaes como autoria e co-autoria. O professor dever observar que o site ou AVA precisa ser uma obra aberta, no qual a imerso, navegao, explorao e a conversao possam fluir na lgica da colaborao. Isso significa que o AVA deve agregar a criao no devir, todos os participantes podero contribuir no seu design e na sua dinmica curricular. Ele ter, portanto, que atentar para cuidados essenciais. Santos (2003) sugere alguns:

Criar sites hipertextuais que agreguem intertextualidade, conexes com outros sites ou documentos; intratextualidade, conexes com no mesmo documento; multivocalidade, agregar multiplicidade de pontos de vistas; navegabilidade, ambiente simples e de fcil acesso e transparncia nas informaes; mixagem, integrao de vrias linguagens: sons, texto, imagens dinmicas e estticas, grficos, mapas; multimdia, integrao de vrios suportes miditicos. Potencializar comunicao interativa sncrona, comunicao em tempo real e assncrona, comunicao a qualquer tempo emissor e receptor no precisam estar no mesmo tempo comunicativo. Criar atividades de pesquisa que estimulem a construo do conhecimento a partir de situaes problemas, em que o sujeito possa contextualizar questes locais e globais do seu universo cultural. Criar ambincias para avaliao formativa, em que os saberes sejam construdos num processo comunicativo de negociaes no qual a tomada de decises seja uma prtica constante para a (re) significao processual das autorias e co-autorias. Disponibilizar e incentivar conexes ldicas, artsticas e 26 navegaes fluidas.

O professor seria ento aquele que oferece possibilidades de aprendizagem disponibilizando conexes para recorrncias e experimentaes que ele tece com os alunos. Ele mobiliza articulaes entre os diversos campos de conhecimento, tomados como rede inter/transdiciplinar e, ao mesmo tempo, estimula a participao criativa dos alunos, considerando suas disposies sensoriais, motoras, afetivas, cognitivas, culturais e intuitivas. Assim ele constri a socializao na educao interativa.

discentes que elaboram os saberes graas e atravs da participao colaborativa, da co-criao. No entanto, muitas vezes falta aos professores o tratamento adequado da comunicao, de modo que se permita efetivar a materialidade da ao interativa em lugar da transmisso e da memorizao. Mesmo inspirados nos excelentes autores, os professores permanecem apegados transmisso porque no desenvolveram uma atitude comunicacional que favorea as interaes e a dialgica na aprendizagem. Ento podem concluir que necessrio desenvolver uma atitude comunicacional no apenas atenta para as interaes, mas que as promova de modo efetivo. Essa atitude supe estratgias especficas desenvolvidas a partir da percepo crtica de uma mudana paradigmtica em nosso tempo. Essa mudana manifesta-se, por exemplo, com a transio da tela da TV para a tela do computador ou com a emergncia de uma nova cultura das comunicaes entendida como cibercultura. A tela da TV um plano de irradiao com as duas dimenses: altura e largura. A tela do computador permite imerso. Alm de altura e largura, tem profundidade, que permite ao usurio interagir, e no meramente assistir. Permite adentrar, operar, agregar, modificar, compartilhar e co-criar. Com a pedagogia da transmisso os professores esto no mesmo paradigma da TV. Eles so transmissores iluminados que editam e distribuem os contedos de aprendizagem para os alunos receptores e sem luz. Estes, por sua vez, migram da tela da TV para a tela do computador conectado internet em busca de interatividade. Os professores, seja na educao presencial inforrica e infopobre, seja na educao online, esto convidados a atentar para o nosso tempo cibercultural, quando o designer de games e o webdesigner no apresentam uma histria para se ver, ouvir ou assistir, mas oferecem uma rede de conexes em territrios abertos a navegaes, interferncias e modificaes. Eles podem se dar conta dessa atitude comunicacional e tom-la como base para releitura dos seus mais queridos tericos da educao, e como inspirao na construo de alternativas s prticas de transmisso que predominam mundialmente em sua docncia.

NOTAS
1

PRETTO, Nelson; PINTO, Cludio da Costa. Tecnologias e novas educaes. Revista Brasileira de Educao. Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006. p. 25. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo : Paz e Terra, 1999. Id. Galxia internet: reflexes sobre a internet, os negcios e a sociedade. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2003. p. 255. Apud. LEMOS, Andr. Cibercultura. Alguns pontos para entender nossa poca. In: LEMOS, Andr. CUNHA, Paulo (Orgs). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre : Sulina, 2003. SILVA, Marco (Org). Educao online. So Paulo : Loyola, 2003. p. 3.

CONCLUSO
Muitos professores sabem que preciso investir em relaes de reciprocidade para construir o conhecimento. Aprenderam isso com Vygotsky, Freire, Tardif e com outros importantes tericos da educao que destacaram o papel da interao e da dialgica como fundamentos da aprendizagem. Eles entenderam que a aprendizagem um processo de construo dos

88

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo : Editora 34, 1999. p. 32. Id. ibid., p. 92.

24

MARCHAND, Marie. Les paradis informationnels: du Minitel aux services de communication du futur. Paris : Masson, 1987. SILVA, Marco, Sala de aula interativa. 4.ed. Rio de Janeiro : Quartet, 2006. SANTOS, Edma O. articulao de saberes na EAD on-line: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, Marco (org). Educao online. So Paulo : Loyola, 2003. p. 225.

7 8

25

Ao retirar a informao do mundo analgico o mundo real, compreensvel e palpvel para os seres humanos e transportla para o mundo digital, ns a tornamos infinitamente modificvel. [...] ns a transportamos para um meio que infinita e facilmente manipulvel. Estamos aptos a, de um s golpe, transformar a informao livremente o que quer que ela represente no mundo real de quase todas as maneiras que desejarmos e podemos faz-lo rpida, simples e perfeitamente. [...] Em particular, considero a significao da mdia digital sendo manipulvel no ponto da transmisso porque ela sugere nada menos que um novo e sem precedente paradigma para a edio e distribuio na mdia. O fato de as mdias digitais serem manipulveis no momento da transmisso significa algo realmente extraordinrio: usurios da mdia podem dar forma a sua prpria prtica. Isso significa que informao manipulvel pode ser informao interativa (FELDMAN, Tony. Introduction to digital media. New York : Routledge, 1997. p. 4.) SILVA, Marco Sala de aula interativa. Rio de Janeiro : Quartet, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2003. Id. A importncia do ato de ler, So Paulo : Cortez, 1982. p. 30. Id. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1978. p. 98. VYGOTSKY, Lev Semenovictch. A formao social da mente. 2 ed. So Paulo : Martins Fontes, 1994. p. 112. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis (RJ) : Vozes, 2002. Id. ibid., p. 166. Id. ibid., p. 149. Id. ibid. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Trad. Carlos I. da Costa. Rio de Janeiro: Editora, 34, 1993, p. 8. SANTOS, Edma Oliveira dos et al. Competncias para docncia online: implicaes para formao inicial e continuada de professores tutores do FGV online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAO A DISTNCIA, Abed, Florianpolis, dez., 2005. Disponvel em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/ pdf/149tcb4.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2007. p. 6. LVY, Pierre. (1999) op. cit. SILVA, Marco. Indicadores de interatividade para o professor presencial e on-line. Dilogo Educacional : Revista do Programa de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 93-109, 2004. p. 12. PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interao mediada por computador. Disponvel em: <http:// www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_45.htm>. Acesso em: 2 jun. 2007. Id. ibid., p.10-11.

26

ABSTRACT Marco Silva; Tatiana Claro. Online teaching and transmission pedagogy. This article reflects on the challenges faced by teachers used to in-class courses, for centuries based on transmission pedagogy, now called upon to teach online. The theoretical framework included the treatment of online interfaces with their characteristics that favor sharing and collaboration between teachers and students. Starting from assumptions of interactivity and cyberculture theories, and the critique of classroom teaching practices in Vygotsky, Freire, and Tardif, the article shows that teacher investment in interactivity, understood as the dialogical collaboration in interface use, enhances teaching and learning in Internet courses. It highlights the communicational dynamics implied in the various interfaces as effective possibilities for quality education. Keywords: Online education; Transmission pedagogy; Interactivity.

10

11 12

13

14

15 16 17

RESUMEN Marco Silva; Tatiana Claro. La docencia en lnea y la pedagoga de la transmisin. Este texto plantea reflexiones sobre los desafos que tendr que enfrentar el profesor que est acostumbrado a la clase presencial, secularmente basada en la pedagoga de la transmisin, y quien, de aqu en adelante se ve convocado a dar clases en lnea. El cuadro terico contempla el tratamiento de las interfaces en lnea con sus caractersticas que favorecen la modalidad del compartir y de la colaboracin entre el docente y los dicentes. A partir de los presupuestos de la teora de la interactividad, de la teora de la cibercultura y de la crtica a la prctica docente presencial en Vygotsky, Freire y Tardif demuestra que lo que el profesor invierte en la interactividad, entendida como colaboracin y dialgica en el uso de las interfaces, potencia la docencia y el aprendizaje de los cursos por Internet. Destaca la dinmica comunicacional propia de las diversas interfaces como posibilidad efectiva de calidad en educacin.. Palabras clave: Educacin en lnea; Pedagoga de la transmisin; Interactividad.

18

19

20

21

22

23

B. Tc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,

v. 33, n.2, maio/ago. 2007.

89

S-ar putea să vă placă și