Sunteți pe pagina 1din 16

O Plano de Deus para o mundo

A experincia vivida no dia 24 de janeiro de 1932, pelo pastor Joo Augusto da Silveira, e que veio a ser marcante para a histria da Igreja Adventista da Promessa, no pode ser compreendida em toda a sua amplitude, se considerada como um episdio isolado, isto , se no forem levadas em conta algumas questes relativas natureza desse fenmeno, sua fundamentao bblica e seu significado histrico. Para torn-la mais facilmente compreensvel, fazemos, aqui, algumas consideraes, inclusive histricas, que, se acompanhadas com interesse pelo leitor, faro que compreenda a razo por que valorizamos tanto essa experincia, quando nos referimos ao surgimento de nossa instituio religiosa. Deus tem um plano estabelecido para tudo o que faz, e, nesse plano, as circunstncias de tempo e modo encaixam-se com a mais perfeita sincronia. O plano da redeno, de que fala o apstolo Paulo, em sua carta aos Efsios (1:3-10), e que foi elaborado por Deus, ainda antes da existncia do primeiro ser humano, tem como objetivo salvar, por meio da f em Jesus Cristo, todos os que nele crem. Vamos comear discorrendo a respeito desse plano e do que Deus tem feito para alcanar os objetivos previstos.

Veja Tambm:
O Plano de Deus para o mundo Em que consiste o plano de Deus? O papel da Igreja A participao do Esprito Santo A participao do crente

A Razo de ser do Avivamento


O Esprito Santo impulsiona ao evangelismo O envolvimento da comunidade Orao e testemunho Trabalho evangelstico

Palcos histricos do Avivamento


Os Estados Unidos A Rua Azuza, em Los Angeles, Califrnia A Igreja Batista de Chicago A Escola Bblica de Topeka O sculo das misses Dos Estados Unidos para o mundo

O Movimento Pentecostal no Brasil


A O provvel origem Brasil do na avivamento rota que sacudiu do o mundo avivamento

Batistas de origem A primeira igreja evanglica pentecostal genuinamente brasileira Papel da igreja

estrangeira

Vindo a este mundo com a misso de salvar todos os que se haviam distanciado do Pai, Jesus se ocupou to somente de ensinar e viver tudo o que pudesse servir de instruo e de exemplo. Um resumo de suas atividades foi dado por ele mesmo, em Lucas 4:18 e 19: O Esprito do Senhor sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do corao, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitvel do Senhor. Depois de ficar entre os homens o tempo suficiente para lhes comunicar a vontade do Pai, foi Cristo oferecido em sacrifcio pelos pecados de todos, morrendo por todos, depois de haver prestado contas a Deus, dizendo: Est consumado (Jo 19:30, 17:4). Trs dias depois de descer sepultura, rompeu ele as cadeias da morte e ressuscitou; e, ao ressuscitar, antes de subir ao cu, responsabilizou sua igreja pela evangelizao do mundo, dizendo: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura (Mc 16:15), e afirmando, mais tarde, atravs de Paulo: Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos cus, segundo o eterno propsito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor (Ef 3:10). A propsito disso, diz a Escritura: E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. (Mc 16:20).

A participao do Esprito Santo


Um dia antes de sua crucificao, enquanto dava instrues a seus discpulos e os consolava, Jesus falou-lhes de sua ascenso ao cu e da misso que o Esprito Santo, seu representante, desempenharia na terra: Mas, quando vier o Consolador, que eu, da parte do Pai, vos hei de enviar, aquele Esprito de verdade, que procede do Pai, ele testificar de mim. E vs tambm testificareis () E quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo () Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir (Jo 15:26 e 27; 16:8 e 13). Depois de ressuscitado, afirmou-lhes: Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra (At 1:8). Mas antes de todas estas coisas lanaro mo de vs, e vos perseguiro, entregando-vos s sinagogas e s prises, e conduzindo-vos presena de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecer isto para testemunho. Proponde, pois, em vossos coraes no premeditar como haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que no podero resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem () Porque no sois vs quem falar, mas o Esprito de vosso Pai que fala em vs. (Lc 21:12-15; Mt 10:20).

Aquele menino que nasceu l em Murici-AL, tornou-se um intrpido servo de Deus. Como Gideo, um soldado valoroso, como Josu, um guia religiosa destemido, confiante, leal e honesto em todas as reas da vida humana e religiosa. Venceu barreiras, enfrentou lutas, educou a famlia, formou um povo na doutrina da verdade, viu crescer a Igreja que amou, sentiu o amor dos filhos pela Causa, na qual trabalharam com muito afinco, enfrentando as dificuldades do comeo do Movimento.
Pulso firme no comando da Igreja, a liderana do pastor Joo Augusto era segura e inteligente. Soube conduzir a Igreja no caminho correto em todas as reas da administrao. Sabia comandar, dividir responsabilidades, a quando falar e o que falar, sem ferir sentimentos. Suas palavras eram acompanhadas de amor, sabedoria e idoneidade. Tinha convices firmes e sabia apresent-las com proficincia. Quando exercia funes na liderana geral, a Causa era beneficiada com suas experincias e segurana, caminhando sempre de acordo com os planos traados. Olhava sempre para a Igreja com humildade e como Obra Evanglica, produto da Ao do Esprito Santo. Nunca pensou em ser o maior pelo fato de ser o fundador, mas agia como servo submisso ao legtimo Senhor da Igreja e s suas ordenaes presbiteriais. Seus olhares estavam sempre atentos em todas as direes. No descuidava dos seus deveres, como aquele que quer o bem s pessoas e Organizao e sabe exercer as suas responsabilidades com compromisso. No era um psiclogo, mas as suas atitudes mostravam o seu conhecimento emprico de psicologia. A sua viso alcanava longe, j pela experincia adquirida ao longo da carreira ministerial. Era de esprito sereno, mesmo quando tinha de resolver assuntos difceis. Sabia que a exaltao ineficaz para o tratamento de quaisquer assuntos e chega a ser o caminho da queda. Agia com probidade, pois tinha conscincia do que estava fazendo e o realizava da melhor maneira possvel. Essas qualidades do carter o qualificavam como homem idneo e verdadeiro servo de Deus.

Discorria sobre assuntos doutrinrios de maneira surpreendente e com pleno conhecimento e idoneidade. Seus conhecimentos e sua convico eram inabalveis. Em ocasies em que surgiram assuntos interpretados fora do contexto bblico-doutrinrio, teve a lucidez e a capacidade suficientes para combater o erro e convencer o contradizente. Quem leu seus artigos em O Restaurador, sabe muito bem do nvel de conhecimento doutrinrio de que era portador o saudoso pioneiro. Quando usava a palavra na pregao, sentia-se a uno do Esprito naquilo que proferia. Suas mensagens produziam ensino, despertamento e avivamento aos coraes. Encorajamento, fora para lutar, convico da verdade, certeza da presena de Deus na direo do seu povo, eram frutos saudveis de sua palavra.

Se h, para os promessistas, um exemplo de vida familiar honrado a ser seguido, a famlia Silveira esse exemplo. Essa famlia era composta dos irmos Joo Augusto da Silveira, sua esposa, Marcionila Ferreira da Silveira e seus cinco filhos: Jair, Otoniel, Junlio, Osi e Divalda. Os quatro primeiros nasceram no Estado de Pernambuco, e Divalda, em S.Paulo. O casal Silveira sempre foi pais exemplares amantes do bem para seus filhos e para com todos seus amigos e conhecidos. Sempre se esforou para dar boa educao aos filhos, sobretudo encaminhando-os a uma formao religiosa digna, nos moldes da palavra de Deus, atravs do culto familiar dirio, do estudo da palavra inspirada, dos cnticos e dos louvores; das histrias bblicas que lhes eram ensinadas e da busca do poder de Deus, para suas vidas. Nesse sentido, papel importante desenvolveu a irm Marcionila, de vez que seu esposo nem sempre podia estar em casa, posto que tinha sob sua responsabilidade um rebanho que precisava ser alimentado e a ele sua esposa no podia dar pronto atendimento. A responsabilidade educacional, estava pois, mais direcionada sua ela, mormente depois do grande acontecimento da tarde do domingo, 24 de janeiro de 1932. Aps Deus ter respondido orao do pr. Joo Augusto, conta-nos seu filho Otoniel: Papai desapareceu no dia seguinte e s voltou casa depois de oito dias. (Tinha ido contar ao irmo Manuel de Melo e desse a muitos outros irmos, o que Deus lhe tinha feito). Da para frente, choveram-lhe cartas e convites para relatar sobre a manifestao do poder de Deus em, sua vida, o que resultou em sua vinda ao Sul do Pas, s podendo retornar ao lar, quase nove meses aps. A irm Marcionila segurou as pontas. Era mulher de semblante alegre, porm determinada e isto era bom. O pastor Joo Augusto retornou ao Nordeste e logo mais mudou-se, definitivamente, com a famlia, para o sul do Pas, onde se deu, de um lado, prosseguimento do modo de vida de famlia crist e de outro, as necessrias adaptaes. Em So Paulo moraram em vrios lugares e por ltimo, no bairro de Vila Matilde Capital, quando boa parte de seus filhos j se haviam casado. Irm Marcionila era mulher de excelente exemplo de vida, dada orao, busca do poder de Deus e especialista em alguns saborosos pratos alimentcios. Como jornalista o pastor Joo Augusto da Silveira era o responsvel tcnico por nossas revistas; leitor assduo da boa literatura; atravs de jornais e revistas estava sempre em dia informado dos acontecimentos locais, regionais, do Pas e mundiais; profundo conhecedor de fato histricos e geogrficos espalhados pelo mundo afora. Mantinha em dia seus arquivos de recortes de jornais e revistas, assim como fazia apontamentos de tudo quanto lhe aparentasse necessrio. Sua agenda estava sempre atualizada e com compromissos satisfeitos. Recebia e respondia enxurradas de correspondncias dirias que lhe chegavam. Era metdico e tinha horrio para

falar com Deus, de ler e meditar em Sua palavra. Quando de suas intercesses nomes a nomes de familiares, de amigos, de irmos e as necessidades da igreja eram lembrados, um a um. Nada ficava no esquecimento. Tinha a viso do verdadeiro reino de Deus, orava pela igreja invisvel, espalhada pelo mundo afora e daqueles que deviam ser para Deus alcanados. Era pontual e no faltava a compromissos, seja aos cultos, s visitas ou s viagens. Tinha por lema: -me prefervel esperar 30 ou 40 minutos, do que ser esperado, chegar atrasado ou faltar-me a um compromisso. Em suas oraes, quantas e quantas vezes era visto conversando com Deus em diferentes lnguas celestiais, seguidas de suas interpretaes! Gostava de ler e escrever; suas abordagens eram de profundo teor. O pastor Joo Augusto e sua famlia nunca se voltaram para as coisas materiais, deste mundo, contentando-se com o necessrio para o sustento dirio e tudo quanto tinham, empregavam-no para a propagao do reino de Deus; no possuram bens terrenos, alm de modesta casa, onde residiam. Na Igreja, desempenharam vrias atividades, sem contudo, ter isto como motivo de glria. Em 1948, com 51 anos de idade a irm Marcionila faleceu, causando perda irreparvel para toda a famlia promessista. Em 28.02.1949 o pastor Joo Augusto casou-se em segundas npcias, com a irm Zilda Moreira da Silva, tambm uma doura de pessoa, com quem conviveu at a morte dele. Posteriormente a irm Zilda faleceu em idade avanada. Pastor Joo Augusto foi amigo de todos e a todos estava disposto a servir, mesmo nos mais simples instantes e afazeres. Quando de suas visitas aos crentes, com eles ia para seus servios e l se colocava a fazer o que fosse possvel. Se na lavoura, pegava no machado, na foice, na enxada ou no balaio. Se em casa, at na vassoura estava pronto a ajudar. Foi um exemplo de vida crist e excelente conselheiro para tantos quantos dele precisasse. E como sabia guardar confidncias!

INFANCIA
No fim do penltimo sculo do 2 milnio, na cidade alagoana de Murici, residia o casal Felix e Rosa Amlia da Silveira. Nesse lar, no ano de 1883, em 26 de janeiro, nascia um menino que recebeu o nome de Joo Augusto da Silveira. A me, de prendas domsticas, o pai era tenente da Guarda Nacional. Certamente, como natural s crianas, o recm nascido recebera todos os cuidados maternos. Nessa poca, quando ainda a medicina no dispunha de todos os recursos conhecidos hoje, os cuidados com a sade requeriam mais dos genitores. Rosa Amlia com certeza dava todo amparo necessrio ao menino Joo. Ele s no teve a alegria de conviver muito com o pai, que faleceu quando Joo contava apenas com trs anos de idade. No pode brincar com o pai nas caladas da rua de Murici. Talvez nunca ganhou um brinquedo que o tornasse mais alegre. Essa concluso tirada do livro Marcos que Pontilham o Caminho 1 edio, que informa sobre a situao desprovida de recursos que ficara a

sua me aps a morte do Sr. Felix e ainda mais com 5 filhos menores sob sua tutela. Dona Rosa decidiu mudar-se para o Estado de Pernambuco, deixando com certeza a sua amada Alagoas, com doces recordaes. Foi residir na cidade de Paulista, prxima de Recife, porque ali havia possibilidade de trabalho aos filhos mais velhos, na fbrica de tecidos que tinha o nome de Tecelagem Paulista. Foi a que Joo viveu a maior parte de sua infncia. Cursou o primrio em Paulista. Foi aluno aplicado aos estudos e bem comportado em classe, tanto que, a palmatria que era usada pelos professores aos alunos insubordinados, Joo nunca precisou us-la. Seus professores Alfredo, Agostinho de Melo, Joaquim Pinto Ribeiro e o padre Emdio tinham o costume de visit-lo em casa, e, sempre o encontravam preparando a lio do dia. A educao do menino, aliada ao seu interesse pelos estudos, despertou no padre Emdio o desejo de encaminh-lo a um Seminrio Catlico, para ser preparando para o exerccio do sacerdcio romano. Como os planos de Deus para Joo no eram os mesmos do referido padre, nada deu certo nesse sentido. Seu filho Otoniel, autor do livro Marcos que Pontilham o Caminho 1 edio, comentando essa fase da vida de seu pai, diz: Da por diante foi difusa a sua cultura, foi autodidata. Dizia ele sempre: Um homem pode no ser formado, mas pode ser bem informado. Essas so as principais informaes da infncia propriamente dita de Joo Augusto da Silveira. Uma coisa possvel observar: a mo de Deus estava sobre a vida dele que o conduziria ao futuro segundo a vontade divina.

ADOLESCENCIA E JUVENTUDE
Em 3 de agosto de 1909 Dona Rosa resolveu mudar-se para So Luiz do Maranho. O rapaz estava com dezesseis anos de idade. Nessa ocasio, os planos de Deus comearam a se revelar e desenvolver na vida daquele jovem. No horrio do almoo, Joo dispunha de 1:40 h de repouso. Ao lado da casa onde tomava refeio, morava uma famlia cearense com quem tinha boa amizade. Assim, nos perodos de folga, passou a frequentar a casa dessa famlia. Certo dia percebeu sobre a mesa um livro que lhe chamou a ateno. Pegou-o em suas mos e leu o ttulo impresso na capa: BBLIA SAGRADA. Comeou a ler com grande interesse e curiosidade. Uma jovem da casa observando a maneira como Joo lia a Bblia fez a seguinte advertncia: Essa Bblia protestante! Se voc quiser, eu tenho uma Bblia catlica, na qual voc poder continuar estudando. A leitura daquela Bblia e de outros livros com ilustraes era o passatempo do jovem durante a semana e aos domingos. Noutra ocasio ele foi novamente advertido, pelo dono da casa: Cuidado, aquele senhor Felix (o mesmo nome de seu pai) protestante, evite conversar com ele. Como os caminhos de Deus no so os nossos caminhos, os

pensamentos de Deus mais altos que os nossos pensamentos, a observao dirigida ao jovem Joo teve efeito exatamente oposto ao que se imaginava.

O PRIMEIRO CONTATO COM O EVANGLICO


A forma como Joo Augusto entrou diretamente em contato com evanglicos, foi no mnimo inusitada e cmica. Depois daquela advertncia, ao se encontrar com o Sr. Felix, ele declarou: Sr. Felix, eu sou protestante. Curiosamente, ele lhe pergunta: a qual igreja voc pertence? Joo nada sabia sobre denominaes evanglicas. Logo, no soube responder. Mas o dilogo surtiu efeito, pois desse episdio, at engraado, Joo recebeu convite para ouvir o primeiro sermo evanglico, que se deu em 24 de dezembro de 1909. O convite fora feito pelo Sr. Felix, que era fundador da Igreja Presbiteriana em So Luiz do Maranho. O jovem aceitou o convite e naquela noite de sbado foi ao templo evanglico. L estava um dos maiores pregadores da poca, o reverendo Eduardo Carlos Pereira. Outra providncia divina j comeava a se esboar ali naquele templo. Ao findar os trabalhos, nos bancos da Igreja estavam vrios folhetos ali deixados. O Sr. Felix diz ao seu convidado: Estes folhetos so sabatistas. No dia seguinte, atendendo ainda ao convite do Sr. Felix, foi sua residncia. Qual no foi a sua alegria ao receber das mos daquele homem, uma bblia sagrada, como presente, dedicada a ele com data de 25 de dezembro de 1909.

VIDA MINISTERIAL

O colportor Joo Augusto da Silveira foi convidado pelos pastores Frederico Spies e Ricardo Wilfart, para substituir um obreiro que havia sido transferido para o Estado de Minas Gerais. Aceitou o convite, que tinha como tempo determinado 10 meses de experincia. Findaram-se os meses, mas ele continuou na obra do ministrio, no qual serviu durante 11 anos. Em 1922 recebeu das mos do pastor Meyer, no Rio de Janeiro, a credencial de ministro licenciado, documento que a Organizao dava aos obreiros desde os dias de Tiago White, conforme o livro Fundadores da Mensagem, pg. 137. Ainda no ano de 1922 Joo Augusto da Silveira foi consagrado ao ancionato, pelo pastor Clarence Emerson Rentfro. A consagrao referida equivale de presbtero, segundo a prpria Bblia Sagrada ( II Jo 1, III Jo 1, I Pe 5:1). Na Igreja Adventista do 7 Dia, permaneceu at 1928, pedindo seu desligamento do ministrio e da Igreja, por motivo essencialmente doutrinrio. Suas prprias investigaes bblicas o levaram a aceitar a doutrina do batismo no Esprito Santo, com o dom de lnguas estranhas, conforme ensina a Bblia Sagrada. Em 9 de janeiro de 1929, recebeu a carta de conduta, assinada por Ernesto Mansel, presidente da Misso Pernambucana, escrita nos seguintes termos: O fim da presente de certificar que o Sr. Joo Augusto da Silveira esteve empregado em nossa Organizao durante onze anos, mostrando

sempre boa vontade ao trabalho, pessoa honesta e de toda a confiana, saindo de nossa Organizao por sua livre e espontnea vontade.

VOLTA APERNAMBUCO: CONTATATO COM ADVENTISTA DO 7 DIA


Em 29 de dezembro de 1909 a famlia Silveira retornou ao Estado de Pernambuco, depois de passar apenas nove meses no Maranho, tempo suficiente para que Joo Augusto tomasse conhecimento do Evangelho da salvao, atravs de Jesus Cristo. A volta a Pernambuco foi feita no navio Brasil, da Loide, com destino a Recife. Por essa poca no havia nenhuma denominao evanglica em Paulista, onde residia D. Rosa Amlia com a famlia. O material religioso de que dispunha o jovem Joo, era a Bblia, o catecismo presbiteriano, uns folhetos e um postal com a paisagem de um rebanho. Encontrou-se nessa ocasio com uma prima sua da Igreja Batista, de Rio Largo-AL, que lhe perguntou: Ouvi dizer que o primo agora crente, como o vejo fumar? Tomou ali naquele instante a deciso firme de no mais fumar, pois respondeu prima: Minha converso recente e no sabia nada a respeito desse assunto, mas se o fumar prejudica a minha f, no mais usarei o cigarro. A deciso valeu-lhe para o resto de sua vida. A prima acreditava que Joo seria, junto com ela, um crente batista. Deus tinha outro plano para o rapaz. Conheceu um senhor chamado Manoel de Melo, do qual tornou-se amigo inseparvel. Alm do Sr. Melo, presbiteriano, outra pessoa que se relacionava bem com Joo Augusto, era um senhor chamado Bezerra. Esse conhecia o Sr. Medeiros, residente em Afogados, bairro do Recife. Falou a ele de um jovem de 17 anos, recm convertido ao evangelho, mas ainda sem nenhuma definio quanto Igreja. Convidado pelo Sr. Bezerra, foi a Recife, na casa do Sr. Medeiros, onde teve a oportunidade de assistir ao primeiro culto evanglico na Igreja Adventista do 7 Dia. Conheceu os responsveis pela denominao naquele dia e recebeu vrias literaturas e um livro intitulado: Preceptor da Bblia no Lar. Aceitou a doutrina adventista a qual defendeu com ardor, especialmente a obedincia aos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Em 30 de junho de 1912 foi batizado nas guas, pelo pastor John Lipke, de nacionalidade alem. Nesse mesmo dia, sua alegria, teve o amargo sabor da separao de um ente querido da famlia, pois seu mano Sebastio falecia em Paulista, acometido pela varola. Atravs de seu trabalho, conseguiu trazer para a Igreja Adventista, o amigo Manoel de Melo. Com essa famlia formou-se um grupo de sete pessoas. Certa noite apareceu na reunio do grupo uma senhora chamada Lucrcia Wanderley, acompanhada de numerosa famlia. Foi a me do pastor Godofredo Wanderley. Com mais essa famlia e outras pessoas, formou-se oficialmente a Congregao Adventista do 7 Dia, em Paulista. Em junho de 1912, recebeu Joo Augusto convite do pastor John Lipke para participar de um Curso de Colportagem em Salvador-BA. Ao voltar de

Salvador, comeou a trabalhar como colportor em Recife e sul de Pernambuco. Em 6 de abril de 1914, casou-se com a jovem Marcionila Ferreira da Silva, filha de Francisco Ferreira. O enlace matrimonial foi realizado pelo pastor Lipke, na cidade de Caruaru-PE. O casal foi residir em Paulista. Desse matrimnio, nasceram cinco filhos, a saber: Jair, Otoniel, Junlio, Osi e Divalda da Silveira.

Uma Promessa a cumprir-se Joo augusto batizado no Esprito Santo


O pastor Joo Augusto permaneceu no ministrio ativo dos adventistas do 7 dia de 1918 a 1928. Com seu desligamento recebeu uma contribuio gratificatria de um conto e quinhentos mil reis, com que comprou pequena casa perto do templo Adventista, pretendendo, com isto no se afastar dos princpios de f e proporcionar sua famlia possibilidades e facilidades em congregar-se. Nas dependncias dessa igreja havia uma escola primria, na qual estudavam seus filhos: Jair, Otoniel e Junlio, na Rua Joo de Deus, em Torres, nos arrabaldes do Recife Pernambuco. Com o passar do tempo vai se desgostando e deixa de congregar, atitude igualmente tomada por sua esposa, Marcionila. A conferncia em So Paulo, de 1928, recusou a prtica de se receber, por votos, crentes procedentes da Igreja Batista e os j recebidos teriam de passar por novo batismo. Com a notcia, muitos crentes fieis no concordaram e se desligaram do movimento. Com o passar do tempo criaram uma congregao, dos separatistas, liderados pelo senhor Osas Lima Torres, pessoa culta e simptica a todos e de grande afinidade com o pastor Joo Augusto. Este, juntamente com o irmo Godofredo Wanderley e respectivas famlias, passaram a congregar juntos, por pouco tempo. Em 1929, em Caruaru, o pastor Joo Augusto encontra-se com o irmo Manuel Caboclo (Manuel Loureno do Nascimento), adventista do 7 dia, que lhe pergunta: O senhor j recebeu o batismo no Esprito Santo? No, respondeu Joo Augusto. No sei se irei receb-lo. Mas a promessa para tantos quantos Deus, nosso Senhor chamar. Todos temos direito a ela. O irmo Caboclo pe as mos nos ombros do pastor Joo Augusto e diz: Quando O receber, escreva-me, que tambm desejo. O pastor Joo Augusto prometeu que o faria, se isso lhe acontecesse. Em 1931 certo pastor batista, seu amigo, sabedor de que J.A.S havia se afastado do movimento Adventista do 7 Dia, ofereceu-lhe uma igreja para pastorear e a educao de seus filhos em colgio batista. Em virtude de suas convices religiosas, Joo Augusto no aceitou ao convite. O livro Marcos que Pontilham o Caminho 1 edio, pginas 62 e 63 d o seguinte relato:

Um dia, o pastor Joo Augusto encontra-se com um dos decepcionados separatistas, defronte do salo deles e este lhe diz em tom de lamento: Estou muito triste, pois noite passada, sonhei com esta casa incendiando-se. Maravilhoso! Respondeu Joo Augusto. Fogo, meu caro, smbolo de purificao. Quem sabe se Deus vai queimar a misria espiritual que domina essas poucas almas, que ainda restam e se renem neste salo. O pastor Joo Augusto no soube precisar quantos dias se passaram desde que essas palavras foram proferidas. O certo que o dia 24 de janeiro de 1932 j estava ao entardecer. Aps a refeio vespertina, ele toma de sua Bblia e passar a recapitular as passagens referentes Promessa do derramamento do Esprito Santo, no livro de Atos dos Apstolos.

Pastor Otoniel da Silveira

Um exemplo digno de meno seu filho, Otoniel. Pastor Otoniel casou-se com a irm Isabel Rojo e desse enlace nasceram-lhes 6 filhos: Leonor, Neide, Otoniel Filho, Nilton, Maria e Viviane. Era um casal alegre e feliz, sempre disposto a dar de si para todos, de especial modo para com a juventude, as crianas e aos adolescentes. Ainda bem cedo o casal perdeu, por morte, a companhia dos prestimosos filhos, Maria Rojo, Otoniel Filho e Nilton Rojo da Silveira. Como funcionrio da Igreja e nos primeiros tempos, em Santana, na cidade de So Paulo-SP, o lar desse casal era hospedagem de todos. Durante longos anos era o centro de recepo e estada de muitos irmos vindos do interior do Estado e de outras partes do Pas, em busca de tratamentos mdicos e hospitalares; de empregos, de estudo ou de tentativa de vida melhor na acolhedora cidade de So Paulo. Chegando aqui, esse ilustre casal providenciava tudo, para todos. De mdicos, hospitais, servios, empregos e escolas, esse casal dava seu bom jeitinho e todos ficavam atendidos e satisfeitos. Na poca o pastor Otoniel administrava os escritrios gerais e o setor grfico da Igreja. Aos fins de semana todos tinham obrigaes devocionais na casa de Deus, inicialmente em Santana, e depois, em Vila Maria. Pelas tardes e noites eram realizados cultos de ar livre e distribuio de literaturas. Aos domingos, quase sempre eram realizadas excurses previamente programadas, para onde eram levados jovens e demais irmos, no sentido se recrearem juntos e conhecerem

belezas naturais at ento desconhecidas. Nessas retiradas, ensinamentos diferenciados do bom viver eram ministrados, de forma que ao trmino de um fim de semana, outro j era esperado com ansiedade. Verdadeira solidariedade e isto no permitia disperso do grupo que sempre se formava. O pastor Otoniel era pessoa acessvel e comedida. Por outro lado a irm Isabel sempre dava seu bom jeitinho, a bem de todos. Nele todos se espelhavam, visto que era exemplar a toda prova. Constituiu grandes amigos. Era pessoa dedicada ao estudo. Ele era contador, formado pela Escola Tcnica de Comrcio Santana, e responsvel pela contadoria geral da Igreja, at o ano de 1984. Era jornalista e diretor responsvel pelas revistas da Igreja; foi lder da mocidade, tendo criado um grmio juvenil, com o nome de Grmio Tabor, que a partir de 15/09/45 tornou-se oficialmente Unio da Mocidade Adventista da Promessa Umap. Exerceu vrios cargos na Igreja: Tesoureiro, Secretrio, Presidente da Junta e Procurador. Era professor de Portugus, cuja disciplina lecionou em vrios cursos mantidos pela igreja. Mantinha uma seo na revista O Restaurador, denominada Questinculas de nossa lngua e ali discutiu e ministrou grandes ensinamentos. Era orientador intelectual e espiritual de seus contemporneos; exerceu o pastorado em vrios lugares, dentre estes, Bauru SP. Participou ativamente na criao de vrios cursos de formao ministerial de nossa Igreja e foi um de nossos bons escritores. Sua obra principal foi: Marcos que Pontilham o Caminho 1 edio, livro que conta com detalhes a histria de nossa igreja, tendo como ponto central a resposta a uma orao feita por seu pai, de um corao contrito e sincero, a quem Deus no desamparou. Finalmente o pastor Otoniel se jubilou com a sade j comprometida. Inesperadamente, na manh do dia 01 de agosto de 1989, sente-se mal em sua casa. Enquanto atendido pela sua esposa, sua filha Neide chama de imediato a seu mano Osi e seu amigo Pr. Manoel P. Brito, nos braos de quem morre, no obstante os esforos feitos para reativar a pulsao de seu corao. A sua ausncia representou para familiares, parentes, amigos e irmos em Cristo, grande perda. Ficou sem ele, sua prestimosa esposa, querida e muito amada diaconisa, na intimidade, irm Isabel, pessoa valiosssima, que tanto de si deu para o bem de todos, inclusive como professora e propagadora de vrios projetos de melhorias para as classes infantis e de adolescncia. A ela e a toda sua famlia, fica um muito obrigado! Que essa famlia jamais seja esquecida nas oraes dos promessistas.

Pastor Otoniel da Silveira


Um exemplo digno de meno seu filho, Otoniel. Pastor Otoniel casouse com a irm Isabel Rojo e desse enlace nasceram-lhes 6 filhos: Leonor, Neide, Otoniel Filho, Nilton, Maria e Viviane. Era um casal alegre e feliz, sempre disposto a dar de si para todos, de especial modo para com a juventude, as crianas e aos adolescentes.

Ainda bem cedo o casal perdeu, por morte, a companhia dos prestimosos filhos, Maria Rojo, Otoniel Filho e Nilton Rojo da Silveira. Como funcionrio da Igreja e nos primeiros tempos, em Santana, na cidade de So Paulo-SP, o lar desse casal era hospedagem de todos. Durante longos anos era o centro de recepo e estada de muitos irmos vindos do interior do Estado e de outras partes do Pas, em busca de tratamentos mdicos e hospitalares; de empregos, de estudo ou de tentativa de vida melhor na acolhedora cidade de So Paulo. Chegando aqui, esse ilustre casal providenciava tudo, para todos. De mdicos, hospitais, servios, empregos e escolas, esse casal dava seu bom jeitinho e todos ficavam atendidos e satisfeitos. Na poca o pastor Otoniel administrava os escritrios gerais e o setor grfico da Igreja. Aos fins de semana todos tinham obrigaes devocionais na casa de Deus, inicialmente em Santana, e depois, em Vila Maria. Pelas tardes e noites eram realizados cultos de ar livre e distribuio de literaturas. Aos domingos, quase sempre eram realizadas excurses previamente programadas, para onde eram levados jovens e demais irmos, no sentido se recrearem juntos e conhecerem belezas naturais at ento desconhecidas. Nessas retiradas, ensinamentos diferenciados do bom viver eram ministrados, de forma que ao trmino de um fim de semana, outro j era esperado com ansiedade. Verdadeira solidariedade e isto no permitia disperso do grupo que sempre se formava. O pastor Otoniel era pessoa acessvel e comedida. Por outro lado a irm Isabel sempre dava seu bom jeitinho, a bem de todos. Nele todos se espelhavam, visto que era exemplar a toda prova. Constituiu grandes amigos. Era pessoa dedicada ao estudo. Ele era contador, formado pela Escola Tcnica de Comrcio Santana, e responsvel pela contadoria geral da Igreja, at o ano de 1984. Era jornalista e diretor responsvel pelas revistas da Igreja; foi lder da mocidade, tendo criado um grmio juvenil, com o nome de Grmio Tabor, que a partir de 15/09/45 tornou-se oficialmente Unio da Mocidade Adventista da Promessa Umap. Exerceu vrios cargos na Igreja: Tesoureiro, Secretrio, Presidente da Junta e Procurador. Era professor de Portugus, cuja disciplina lecionou em vrios cursos mantidos pela igreja. Mantinha uma seo na revista O Restaurador, denominada Questinculas de nossa lngua e ali discutiu e ministrou grandes ensinamentos. Era orientador intelectual e espiritual de seus contemporneos; exerceu o pastorado em vrios lugares, dentre estes, Bauru SP. Participou ativamente na criao de vrios cursos de formao ministerial de nossa Igreja e foi um de nossos bons escritores. Sua obra principal foi: Marcos que Pontilham o Caminho 1 edio, livro que conta com detalhes a histria de nossa igreja, tendo como ponto central a resposta a uma orao feita por seu pai, de um corao contrito e sincero, a quem Deus no desamparou.

Finalmente o pastor Otoniel se jubilou com a sade j comprometida. Inesperadamente, na manh do dia 01 de agosto de 1989, sente-se mal em sua casa. Enquanto atendido pela sua esposa, sua filha Neide chama de imediato a seu mano Osi e seu amigo Pr. Manoel P. Brito, nos braos de quem morre, no obstante os esforos feitos para reativar a pulsao de seu corao. A sua ausncia representou para familiares, parentes, amigos e irmos em Cristo, grande perda. Ficou sem ele, sua prestimosa esposa, querida e muito amada diaconisa, na intimidade, irm Isabel, pessoa valiosssima, que tanto de si deu para o bem de todos, inclusive como professora e propagadora de vrios projetos de melhorias para as classes infantis e de adolescncia. A ela e a toda sua famlia, fica um muito obrigado! Que essa famlia jamais seja esquecida nas oraes dos promessistas.

Pr. Junlio da Silveira


No dia 18 de abril de 1921, em Caruaru-PE, nasceu no lar de Marcionila Ferreira da Silveira e Joo Augusto da Silveira, o terceiro filho, que se chamou Junlio da Silveira. Quando o pastor Joo Augusto da Silveira foi batizado no Espirito Santo, em 24 de janeiro de 1932, Junlio estava com 11 anos de idade. Dois anos depois em 1934, ele foi tambm batizado no Espirito Santo, em uma viglia. O seu batismo nas guas foi feito pelo pastor Joo Cavalcanti Netto em 08 de maro de 1941, j na capital de So Paulo, onde residia. Ainda bem jovem comeou a sua vida missionria. Em princpios de 1941, antes de completar 20 anos, ele votou ao Senhor que se fosse dispensado do servio militar, dedicaria sua vida ao trabalho do Mestre .Embora o mundo naquela poca estar assistindo a 2 guerra, Deus ouviu o pedido do jovem Junilio. Comeou a trabalhar como missionrio, viajando pelo interior paulista. Nunca mais parou. Em 1946, Junlio foi consagrado ao presbiterato, em So Paulo. O pastor Junilio foi um grande batalhador pela f que abraou, servindo a Causa no trabalho ministerial durante o tempo que o Senhor lhe concedeu de vida nesta senda terrestre. Foi um gigante no trabalho de defesa da doutrina e da pregao do evangelho. Para ele no havia tempo ruim, a qualquer hora e dia estava pronto para o trabalho. Foi o maior desbravador do trabalho missionrio no Movimento Adventista da Promessa. Na dcada de 60, foi enviado aos pases da fronteira, passando pelo Uruguai , pela Argentina e pelo Paraguai . Era um homem de palavra fluente e convincente. No Brasil, onde mais trabalhou, vrias capitais, como Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, Vitria-ES, Curitiba-PR, Natal-RN, Joo Pessoa-PB, foram visitadas por ele, deixando ali a semente promessista nos coraes. Hoje so capitais com o trabalho em franco desenvolvimento. No inicio, porm, por l pisaram os ps do servo do Senhor, deixando rastros de prosperidade para a Causa bendita da salvao.

Foi o idealizador do trabalho motorizado e em tendas .Nos dois trabalhou incansavelmente, obtendo resultados satisfatrios e positivos para a Igreja. Na Assemblia de 1961, apresentou o plano regional, que inicialmente criou cinco Regies Administrativas. Em razo do sucesso do sistema, essas Regies foram se desmembrando, de maneira que atualmente so 17 regies e 5 setores administrativos, em todo o territrio nacional e no exterior. Exerceu por duas vezes a vice-presidncia geral do Presbitrio; foi presidente das Regies Nordeste e Leste. Foi o 2 tesoureiro de Misses Estrangeiras, cujo Departamento foi criado em julho de 1958. Era um homem de deciso segura em seus pontos de vista. Tinha uma argcia invejvel quando defendia em plenrio os assuntos da Igreja. Em palestras religiosas, quando defendia a Igreja e as doutrinas crists, era invencvel; possua uma presena de esprito, que lhe dava condies de respostas desconcertantes ao interlocutor. No estudou direito, mas como defensor de uma causa, era exmio advogado. Tinha uma facilidade incrvel de citar textos da Bblia. Gostava muito de Geografia, pois sabia citar os nomes da maior parte dos pases do mundo e suas capitais; como seu pai, era um autodidata. Conversava sobre quaisquer assuntos com maestria. O pastor Junilio foi casado com a diaconisa Silvia Dias Pena da Silveira, companheira em sua carreira ministerial. O casal teve cinco filhos: Licia, Marcionila, Erson, Adson, Silvnia, e Slvio. O Erson faleceu ainda na adolescncia. Os ltimos anos da vida do pastor Junlio foram de preocupao com a sade. Sua ltima viagem deu-se 7 dias antes de falecer, em 18 de maro de 1978, para Curitiba, em companhia dos pastores Daniel de Oliveira e Antnio Barrera, em um trabalho especial naquela capital. Antes de falecer dizia que o seu ltimo desejo seria ver o trabalho da Igreja no Estado do Acre. Se estivesse vivo, estaria satisfeito, porque hoje a IAP est no Acre. Dormiu em Cristo, dias antes de completar 57 anos de idade. A cerimonia fnebre, realizada as 9h00 do dia 26, no Templo de Vila Maria, teve a participao dos pastores Antonio Barrera, Godofredo R. Wanderley, Pablo Leguizamon e Gensio Mendes.

Pr. Osi da Silveira


Ao lado de tantas figuras importantes que Deus chamou para se constiturem em firmeza e verdade de Sua igreja na terra, uma h que, deitada em bero no to esplndido quanto o cantado e decantado em nosso Hino Nacional, ouvia sereno o som profundo da voz de seu querido pai, que a Deus agradecia pela resposta orao profunda, em busca do poder espiritual renovador, que de seus lbios saa. Seu nome: Osi da Silveira, quarto filho de fiel casal que a Deus pertencia. Osi nasceu aos 29 dias do ms de junho de 1929, na cidade do RecifePe. Eram seus pais, Marcionila Ferreira da Silveira e Joo Augusto da Silveira. Poucas pessoas esto bem envolvidas ao surgir glorioso da Igreja Adventista da Promessa, quanto o pastor Osi. Na bela tarde do domingo, dia 24 de janeiro

de 1932 Osi, ento com 2 anos e meio de idade, dormia tranquilo em seu bero. Seu pai, do lado de fora da casa, de Bblia aberta refletia sobre a doce Promessa de Deus, descrita em Lc. 24:49. Entra ao quarto, e ali, prximo ao bero de Osi, recebe respostas aos anseios anelantes de sua alma. Nesse misto de desejos, o pastor Joo Augusto foi batizado no Esprito Santo, enquanto seu filho Osi, sem nada entender, era acariciado pelo embalar das doces canes emanadas dos lbios de seu pai, em meio a lgrimas e glorificaes, que se faziam ecoar por toda a casa. Era o Esprito Santo que a todos visitava. Como agradvel saber e ter certeza de que a um corao triste e abatido Deus sempre atende! Naquele quarto de repouso estavam pais e filhos. De um lado, Pai dos cus, espiritual, e de outro, pai e filhos terrenos, em busca de amparo, amor e carinho. Osi para nossa igreja e todos seus amigos, smbolo de poder e vida nova em Cristo Jesus. Isto pode ser confirmado atravs de sua composio potica: Batiza-me Ouve Cristo, vem Selar meu corao BJ. 400. minha sem agora; orao. demora,

Osi cresceu e se desenvolveu assim como a prpria Igreja, que tanto ama e por ela se deu. Por volta dos anos de 1950, quando a Igreja bem consolidada e impoluta, avanava em combate ao mal, o Pr. Joo Augusto deu incio a uma srie de artigos publicados na revista O Restaurador, como memorial de tudo quanto Deus lhe fez, antes e depois de se ter abraado a Jesus Cristo como seu Salvador. Publicou, ento, A Voz da Experincia, dedicada a seu filho Osi, pela feliz experincia que ambos passaram em 24.01.32. Ao lado de seus irmos Otoniel e Junlio, Osi sempre esteve ligado Igreja, como funcionrio, desempenhando diferentes atividades, desde os 13 anos de idade. Ele testemunha viva de tudo por onde a igreja passou, do Nordeste ao Sudeste; de So Caetano do Sul-SP, a Santana-Capital e desta, Vila Maria, Estado de So Paulo e pelo mundo a fora. Em 13 de setembro de 1951 Osi casou-se com Clarice Vieira, de cujo enlace nasceram-lhes 5 filhos, a saber: Llian; Ueldon, lvaro, Aroldo e Edelaine. Osi foi batizado nas guas pelo pastor Eugnio Correa, em S. Paulo, consagrado ao diaconato 1959, e ao presbiterato em 30 de julho de 1961, tambm em S. Paulo. Exerceu vrios cargos eletivos, tais como: Secretrio Geral e Presidente da Fumap; Presidente da Mesa Administrativa, Diretor de Patrimnio da Igreja. Exerceu seu pastorado em vrias igrejas da grande S. Paulo. Foi diretor e propagador da msica sacra na igreja; compositor de vrios hinos e louvores. Pertenceu, tambm, ao corpo de redatores de nossas revistas Osis e O Restaurador.

H algum tempo o Departamento de Educao e Cultura Religiosa da IAP quis saber de seus filhos quais impresses tinham de seu pai, Osi. As respostas guardam em si mesmas o enfoque dos seguintes pontos: autenticidade, sinceridade, idealismo, honestidade, simplicidade, coragem e carisma. Nada mais verdadeiro. Externamente o pastor Osi apresenta uma fisionomia fechada, de severo, o que no verdade, porque quando dele as pessoas se aproximam, as coisas mudam e sua bondade e carisma ressurgem. Ele sempre tem uma nova, para cada dia, a contar e fazer sorrir o interlocutor.

S-ar putea să vă placă și