Sunteți pe pagina 1din 18

Cdigo de tica e Conduta Empresarial

BM Eletromecnica Ltda
Rua Efignia Conceio Santos, 93 Bairro Campinho CEP 36415-000 Congonhas Minas Gerais
Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

Pgina

APRESENTAO

Uma Empresa e seus Stakeholders (suas principais partes interessadas: Acionistas, Colaboradores, Fornecedores, Clientes, Comunidade) devem manter um convvio harmnico e tico, com regras que demonstrem, de forma clara e objetiva, como devem conduzir suas relaes cotidianas. Assim, a BM Eletromecnica Ltda vem apresentar seu Cdigo de Conduta Empresarial, em que elenca polticas e prticas especficas, condizentes com as orientaes de sua Diretoria, sendo esta a forma como deve atuar no mercado e manter suas relaes de mercado e com a sociedade. Este Cdigo de Conduta Empresarial trs, ao lado de regras uniformes e transparentes para aplicao em toda a Empresa, respaldo aos seus Administradores para a tomada de deciso quanto a desvios de conduta em relao a este Cdigo. A Empresa conclama seus Colaboradores para que cumpram fielmente as orientaes aqui apresentadas e que desenvolvam os esforos necessrios para que as estas regras sejam entendidas e praticadas por todos aqueles com os quais esta Empresa mantm relao comercial ou social. Com a implantao deste Cdigo de Conduta Empresarial, a Diretoria da BM Eletromecnica Ltda espera construir as bases para que a Misso e Viso da Empresa sejam plenamente atingidas e que seus Valores sejam verdadeiros pilares para que o ambiente organizacional reflita aquilo que se espera de uma Empresa tica e socialmente responsvel, contribuindo para uma maior integrao entre seus Colaboradores, para o Bem comum e o desenvolvimento das pessoas, sendo suas regras aplicveis a todos os Colaboradores da Empresa, independente do Cargo que exeram.

Congonhas, 09 de janeiro de 2012

Pgina

Bernardino Coelho da Silva Diretor Comercial

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

dever das empresas a colocao em prtica de aes que demonstrem sua efetiva responsabilidade em relao ao Meio Ambiente e Sociedade, no s contribuindo para a reduo do consumo dos recursos naturais, como tambm aes que possibilitem uma compensao ao Meio Ambiente e Sociedade dos impactos que esta causa com as suas operaes. Ento, quando se fala em Sustentabilidade Empresarial, no se est referindo apenas a questes ambientais como muitos ainda imaginam, mas preciso saber tratar com coerncia o trip Meio Ambiente, Sociedade e Empresa, nesta, no que se refere a uma maior eficincia na sua administrao, especialmente s questes econmicas e financeiras. Neste Cdigo de tica e Conduta Empresarial buscamos alinhar estes trs aspectos, ao lado das questes inerentes ao relacionamento com os Colaboradores e vive versa, com as instituies pblicas e polticas, com questes de sade e segurana do trabalho, Fornecedores, Clientes e outros. Mas ser sustentvel no uma coisa to fcil; h necessidade de se trabalhar incansavelmente para manter os custos num patamar mnimo, o ganho contnuo de produtividade, manter as pessoas motivadas para cada aspecto da organizao, atender legislao. Por isto, este Cdigo aborda aspectos variados e deve ser seguido na ntegra, pois somente o atendimento a todas as condutas nele inseridas como permitidas ou no permitidas, levar a Empresa a um patamar de negcio sustentvel. Vale tambm ressaltar tambm que temos de seguir o que nos orienta os Clientes, atravs de suas normas e procedimentos internos, pois esta relao deve ser vista como fundamental para os negcios da Empresa. No mais, a prtica nos indicar onde estamos acertando e onde devemos melhorar e/ou corrigir. Portanto, este Cdigo de tica e de Conduta Empresarial no um documento acabado plenamente e pode sofrer mudanas, sejam oriundas para Direo da Empresa ou por sugesto de seus Colaboradores, desde que sejam mudanas para melhoria dos aspectos tratados neste documento e no para suprimir obrigaes.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

MISSO, VISO E VALORES

O negcio principal da BM Eletromecnica Ltda fornecer servios eletromecnicos, dentro de portflio amplo e que poder ser acrescido de outros itens, de acordo com as novas competncias adquiridas pelo seu Time. Deste modo, a Misso da Empresa ficou assim estabelecida:

Fornecer servios eletromecnicos, atravs de uma equipe motivada para a melhoria contnua, cumprindo com todas as suas obrigaes scio-ambientais e sendo um local de trabalho que proporcione satisfao, segurana, bem estar e crescimento das pessoas

Entretanto, a Misso esta declarao, porque no seria eletromecnicos de qualidade, competente e que esteja buscando produtos e servios entregues.

da BM Eletromecnica Ltda no factvel. Para fornecer produtos preciso um Time sempre melhorar o seu desempenho, em

finda com e servios motivado, termos de

Nossa Viso de futuro, como de se esperar , de certa forma, ousada, mas perfeitamente factvel, pois externa aquilo que acreditamos e que vamos perseguir no dia-a-dia da Empresa. um verdadeiro pacto entre a Empresa e seus Colaboradores e deve refletir o ambiente organizacional e as relaes de confiana e de reciprocidade Ser uma Empresa Reconhecida pelo Mercado e Amada pelas Pessoas que nela trabalhem Queremos ser reconhecidos pelo Mercado pela excelncia dos servios prestados e que a Empresa seja amada pelas pessoas que dedicam a ela as longas horas de trabalho e, talvez, os melhores anos de suas vidas. Parece utopia, mas no ! Vamos todos trabalhar para que isto acontea.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

Os Valores Organizacionais devem orientar a conduta das pessoas e as aes no dia a dia da Empresa, pois traduzem a cultura empresarial, formada tambm pelas normas internas, ferramentas de gesto, costumes, crenas e rituais, que transcendem as pessoas e, mesmo quando se vo, deixam na empresa a suas contribuies para a formao da cultura. Assim so declarados nossos Valores Organizacionais: Tratar as pessoas como seu maior ativo Ser ambientalmente responsvel Cumprir com suas obrigaes sociais Ser transparente em todos os sentidos Ser parceira da comunidade Ter o lucro como ferramenta de gesto.

Tratar as Pessoas como seu maior Ativo Este Valor exprime nosso entendimento de que nada do que uma Empresa possa ter como ativo, pode valer mais do que as pessoas que nela trabalham. Acreditamos que somente tendo um Time qualificado, tico e motivado ser possvel construir uma Empresa de valor e que venha ser reconhecida pelo mercado. Ento, temos nas pessoas a chave para o Sucesso! Na prtica, isto deve significar: oportunidades iguais para todos, apoio para seu auto-desenvolvimento, reconhecimento pela sua participao. no crescimento da Empresa e na sua gerao de lucro, respeito, benefcios proporcionais ao crescimento da Empresa e voz para reivindicar e ajudar na soluo dos problemas que vierem a ocorrer.

Ser ambientalmente Responsvel Isto significa muito para um Planeta que est pedindo socorro. E podemos - todos unidos e forma simples fazer muito pelo Meio Ambiente. Iremos implementar um Sistema de Gesto Ambiental que dar o rumo necessrio ao acompanhamento de nossos impactos ambientais, disseminao das melhores prticas ambientais, ao treinamento de todos os nossos Colaboradores quanto forma como devem contribuir e participar da gesto ambiental e vamos incentivar que estes conceitos sejam levados casa de todos que conosco trabalhem e para a Comunidade.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

Cumprir com suas Obrigaes Sociais cumprir com as Obrigaes Sociais significa pagar seus tributos em dia, recolher os tributos retidos na fonte e muitas outras aes. Por exemplo: desenvolver aes compensatrias relativas aos impactos que causa na Comunidade, dar a devida oportunidade aos jovens que precisam estagiar ou que procuram um primeiro emprego, apoiar movimentos sociais que lutem contra a imoralidade do poder pblico, apoiar causas sociais relevantes defendidas pela Comunidade ou por movimentos sociais, lutar contra a discriminao de qualquer espcie, dar oportunidades iguais para os gneros e outras.

Ser transparente em todos os sentidos Precisamos fazer muito, pois uma Empresa que almeja o reconhecimento do mercado precisa ter uma boa Governana, zelar pela sua marca e no se envolver em negcios que possam gerar problemas de imagem, nunca aceitar negociar contratos mediante pagamento de propina, mostrar seus nmeros de forma inquestionvel para seus Colaboradores, manter o dilogo aberto e franco com a Comunidade, Parceiros e Colaboradores. Enfim, manter um sistema de comunicao aberto e transparente com todos os seus Stakeholders.

Ser Parceira da Comunidade no nosso entendimento, Parceria com a Comunidade tem de ser uma prtica e no somente ficar na propaganda institucional. Parceria com a comunidade significa priorizar as compras no local onde est sendo desenvolvido o projeto, sempre que possvel contratar pessoal local, incentivar a participao dos Colaboradores em projetos comunitrios, apoiar as entidades comunitrias para que estas tenham peso em suas reivindicaes junto ao poder pblico e muitas outras.

Ter o lucro como ferramenta de gesto toda Empresa precisa ter lucro, pois isto que a faz prosperar e se perpetuar. Sem o lucro a Empresa morre. Mas queremos que o lucro seja para a empresa e para seus Colaboradores, com a justa repartio do lucro entre todos os envolvidos em sua consecuo, ou seja, Acionistas e Colaboradores, atravs de um Programa de Participao nos Lucros, negociado com o Sindicato da Categoria.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

AES ANTICORRUPO

Este captulo de extrema importncia e, por isso mesmo, abre a parte das obrigaes gerais deste Cdigo de tica e Conduta Empresarial, pois a corrupo um dos mais hediondos males da humanidade e concorre, no s para o benefcio inapropriado de pessoas que abusam de seu poder ou de sua posio, mas tambm cria a concorrncia desleal, prejudica a inovao, mina a integridade e pior, parte da cruel misria que assola grande parte da populao brasileira desviando-se dinheiro pblico para interesses particulares. Mas no queremos tratar aqui s da corrupo a nvel legal, que seria prpria do funcionrio pblico; para a BM Eletromecnica Ltda, qualquer desvio de conduta, a seguir indicadas, praticada por qualquer um de seus membros, com qualquer que seja o cliente, fornecedor ou parceiros comerciais ser considerada falta grave e passvel at de demisso. vetada a qualquer membro (Direo, Gerncia ou Colaborador) da BM Eletromecnica Ltda praticar atos de negociao que envolva vantagens pessoais para quaisquer das partes, seja quando a negociao ocorre com o poder pblico ou organizaes privadas; vetado equipe comercial o oferecimento a compradores ou outras pessoas que possam influenciar na deciso de compra, presentes com o objetivo de auferir vantagem e inibir a livre concorrncia, sendo permitida apenas a distribuio de brindes promocionais de pequeno valor e que sejam parte de campanha de marketing da Empresa; A equipe de compras da BM Eletromecnica Ltda poder receber de Fornecedores apenas brindes promocionais de valor nfimo, sendo obrigado a comunicar imediatamente aos seus superiores qualquer oferecimento de presentes de valor acima do considerado brindes ou de pecnia; permitido aos membros das equipes comerciais e de suprimentos participarem de eventos patrocinados por Clientes, Fornecedores ou Parceiros Comerciais, incluindo almoos, jantares, churrascos de confraternizaes, desde que previamente autorizados por seus superiores devendo ser mantido comportamento discreto e a no utilizao da oportunidade de entretenimento para contatos escusos;

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

permitida e at incentivada a participao de pessoal das reas comerciais e de suprimentos em eventos, tais como: exposies tcnicas, seminrios, palestras, desde que observados os princpios ticos que devem reger as relaes entre compradores e vendedores e a observncia quanto aos cuidados com a imagem do Colaborador e da Empresa; terminantemente vetado, a qualquer Membro da BM Eletromecnica Ltda, solicitar a seus Fornecedores contribuies ou brindes para eventos internos ou contribuies para qualquer outra finalidade, mesmo que beneficente e mesmo que fora do ambiente da Empresa; vetada a subcontratao de servios e a compra de produtos no conforme com a legislao fiscal; Nenhum Membro da BM Eletromecnica Ltda pode oferecer, prometer, conceder ou autorizar, direta ou indiretamente, a doao de dinheiro ou qualquer outra coisa de valor, inclusive presentes e hospitalidade (refeies, viagens, entretenimento) a qualquer pessoa, a fim de obter vantagem imprpria ou influenciar a ao de uma autoridade; vetado o pagamento de qualquer quantia em dinheiro ou oferecimento de outra coisa de valor por conta da realizao de atividades que so parte da rotina, pois isto caracteriza o famigerado jeitinho que encobre favorecimento indevido e a prtica da corrupo.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

IGUALDADE

Durante o desempenho de suas atividades no ambiente interno da Empresa ou fora deste, em situaes que influenciam ou comprometam o ambiente de trabalho e tambm no relacionamento com Clientes, Fornecedores, Parceiros, Concorrentes e seus Representantes e outras Organizaes externas, os Colaboradores da BM Eletromecnica Ltda devem pautar suas atitudes pelo profissionalismo, transparncia, presteza, competncia, lealdade e cortesia. So vetadas as seguintes prticas: Discriminar qualquer pessoa, por qualquer motivo, seja pela religio, convico filosfica ou poltica, nacionalidade, origem, cor, idade, sexo, estado civil, preferncia sexual ou deficincia fsica ou mental; Promover insinuaes ou restries de qualquer natureza que possam causar constrangimentos, hostilizao, assdio moral e/ou sexual; Promover o recrutamento e seleo de pessoas com base em posturas discriminatrias de qualquer natureza ou escolhas baseadas predominantemente em relacionamentos pessoais, devendo ser pautados por critrios tcnicos, de acordo com o potencial de cada Candidato ou Colaborador, neste ltimo, considerando tambm sua avaliao de desempenho e, em ambos, sua postura tica.

Pgina

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

PRTICA POLTICA

A BM Eletromecnica no contribui para apoiar qualquer projeto ou objetivo poltico, seja atravs de patrocnio para eventos polticos, fornecimento de mercadorias ou servios, pagamento de funcionrios que trabalhem em uma funo poltica ou qualquer outro tipo de pagamento ou financiamento de despesas de campanha poltica. Alm disso, devem ser observados por todos os membros da BM Eletromecnica Ltda as seguintes recomendaes: Caso algum Colaborador venha participar da vida pblica dever ter sempre o cuidado para que esta participao no crie conflito com as atividades e negcios desenvolvidos pela Empresa; Dentro do recinto da Empresa, o Colaborador que venha ser Candidato a qualquer cargo eletivo ou que participe da vida pblica, no poder exercer atividade poltico-partidria e aliciamento de colegas de trabalho para seus projetos pessoais e partidrios; Em qualquer pronunciamento pblico, o Colaborador deve eximir a BM Eletromecnica Ltda de qualquer participao, a no ser que em eventos comunitrios que a Empresa esteja apoiando ou participando oficialmente; Nenhum membro da Empresa poder oferecer ou promover a doao de qualquer valor a Organizaes Filantrpicas que venham, direta ou indiretamente, beneficiar terceiros (pessoas pblicas ou autoridades).

Pgina

10

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

CONFLITOS DE INTERESSE

Configura-se situao de conflito de interesse, mesmo que potenciais, as situaes indicadas a seguir e que devem ser evitadas pelo Colaborador, sob pena de ter declarado o estado de conflito, com as devidas conseqncias administrativas:

Deter direta ou indiretamente atravs de cnjuge, parentes, fiducirios, participaes e/ou interesses de qualquer natureza em sociedades, empresas ou organizaes que possam ser beneficiadas na medida em que estejam ou pretendam colocar-se em relao de negcio com a Empresa, ou em concorrncia com a mesma, tendo em vista tarefas desenvolvidas pelo Colaborador; Manter por si, direta ou indiretamente, relaes comerciais e financeiras com referidas sociedades, empresas e organizaes; Manter, habitualmente, negcios, por conta prpria ou com associao com terceiros, que configurem concorrncia com os da BM Eletromecnica Ltda; Divulgar notcias ou informaes reservadas pertinentes Empresa, aos seus mtodos de produo, sua atividade comercial e financeira ou delas fazer uso de maneira a ser-lhe prejudicial; Extrair proveito ilcito do que seja objeto de suas tarefas na Empresa ou desenvolver atividades contrrias aos interesses empresariais; Desenvolver atividades de trabalho ou profissionais ilcitos fora da Empresa; Tambm se entende por conflito de interesse a utilizao de cargo, funo ou informaes sobre negcios e assuntos da Empresa para influenciar decises que venham favorecer interesses particulares ou de terceiros.

Pgina

11

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

AMBIENTE DE TRABALHO

Este Cdigo de tica e Conduta Empresarial deve contribuir para a manuteno de um clima interno saudvel e melhoria contnua na relao com os Colaboradores e entre estes e a Empresa, dentro de um ambiente que preconiza a satisfao do convvio, bem estar, segurana e crescimento das pessoas, como parte da Misso Institucional. Devem ser observados neste tpico: O relacionamento no trabalho deve sempre ser orientado pela cortesia, harmonia, solidariedade, honestidade, integridade, confiana, respeito mtuo, imparcialidade e companheirismo, no sendo admitido que um Superior ou Colaborador se dirija a seus liderados ou colega de forma agressiva ou ofensiva, atitudes aqui repudiadas, pois os possveis conflitos devem ser resolvidos, prioritariamente, com base no dilogo entre as partes ou com assistncia necessria; Todos os Colaboradores devem exercer, na prtica, o papel de agente da mudana, dando bons exemplos, atravs de um comportamento profissional, ntegro e digno; No permitido ao Colaborador exercer prtica de comercializao de produtos, servios e/ou facilidades no relacionadas atividade da Empresa, em suas dependncias, com outro Colaborador ou Fornecedor; No ser tolerado qualquer tipo de assdio, de natureza sexual e moral, o que inclui qualquer conduta verbal ou fsica de humilhao, coao ou ameaa a Colaboradores prprios ou terceirizados e estagirios; Cabe a cada Lder de Processo (Gerentes, Supervisores) avaliar, orientar, reconhecer o esforo e a capacidade, elogiar, corrigir e colaborar para o crescimento profissional dos Colaboradores sob sua liderana; No ser admitido que qualquer Colaborador permanea no ambiente de trabalho ou durante a jornada de trabalho sob efeito de bebidas alcolicas, inclusive em viagens, eventos e treinamentos, exceto se, a partir do horrio de consumo at o final do dia, no houver nenhuma atividade de cunho profissional, mas sempre utilizando o bom senso e o uso moderado;
Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

Pgina

12

No ser admitido, em hiptese alguma, que qualquer Colaborador permanea no ambiente de trabalho ou durante a jornada de trabalho sob efeito de drogas ilcitas; expressamente vetado que qualquer colaborador comprometa com palavras, gestos, atitudes e conduta, a imagem da Empresa, de Colaboradores e pessoal de terceiros a ela vinculados; A BM Eletromecnica Ltda deve garantir a todos os seus Colaboradores um ambiente de trabalho seguro, com base nos mais elevados princpios de sade, higiene e segurana, realizando e avaliando continuamente aes preventivas e corretivas, sendo de responsabilidade de todos os Colaboradores o cumprimento das normas e procedimentos para a realizao de suas atividades profissionais, preservando sua integridade fsica e de seus colegas de trabalho; Nenhuma situao de emergncia ou de urgncia justifica o no cumprimento das normas de segurana, colocando em risco as pessoas ou o patrimnio da Empresa ou do Cliente.

Pgina

13

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

COMUNIDADE

Nossa atividade contribui com impactos para o Meio Ambiente e para a Sociedade, especialmente para as comunidades onde so desenvolvidos os projetos da BM Eletromecnica Ltda. Assim, a Empresa deve ensejar todos os esforos possveis para que ela e seus Colaboradores se envolvam em aes que revertam em benefcio destas comunidades, como medida compensatria de seus impactos compreendendo, dentre outras, as seguintes atividades: Promover e incentivar o trabalho social voluntrio de seus Colaboradores em apoio a organizaes pblicas ou privadas, que contribuam para o desenvolvimento e o bem estar comunitrio; Recrutar pessoal, prioritariamente, na Comunidade onde desenvolve seus projetos e pagar os tributos tambm nos locais de execuo dos trabalhos; A Empresa compreende a importncia das associaes de classe e sindicatos como defensores dos direitos de seus Colaboradores e procura manter com estes uma relao respeitosa e colaborativa; Desenvolver suas atividades com respeito ao Meio Ambiente e cumprindo com todas as obrigaes legais decorrentes de suas atividades e observando as melhores prticas, de forma a impactar com menor vigor a comunidade onde desenvolve suas atividades laborais; A BM Eletromecnica Ltda deve exercer suas atividades tambm de forma tica e transparente, considerando os interesses legtimos dos pblicos com os quais se relaciona e da Comunidade em especial, promovendo aes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, de forma sustentvel.

Pgina

14

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

PATRIMNIO

Os Colaboradores da BM Eletromecnica S.A devem ser os guardies de seu patrimnio, tanto fsico quanto intelectual, cabendo a cada um observar os cuidados necessrios para tal. Assim, devem ser seguidas as seguintes orientaes:

Os ativos da BM Eletromecnica Ltda, tais como, equipamentos, veculos, sistemas, software, telefonia, instalaes, suprimentos, materiais de escritrio em geral, somente podem ser utilizados para a realizao das atividades ligadas aos negcios da prpria Empresa e de acordo com as normas internas; O Colaborador responsvel por preservar e proteger a propriedade e os bens que lhe so confiados para guarda ou uso, seja da BM Eletromecnica ou do Cliente, devendo estar em alerta para quaisquer situaes ou incidentes que possam resultar em perdas, danos ou furto do respectivo bem patrimonial; O Colaborador no pode dar divulgao a dados e informaes restritas ou confidenciais, da BM Eletromecnica Ltda ou de seus Clientes, relativas a projetos, produo, vendas, margem ou medidas adotadas ou a adotar, a outros Colaboradores ou a terceiros, exceto quando devidamente autorizado, observando-se ainda o prazo estipulado por Clientes para a manuteno deste sigilo em relao a dados confidenciais; No encerramento do vnculo empregatcio, toda informao reservada e confidencial contida em documentos e meios de arquivo deve ser mantida na BM Eletromecnica Ltda; A reproduo, reteno, retirada da Empresa ou supresso indevida de papis ou documentos confiados guarda do Colaborador acarretar a aplicao de medidas disciplinares e/ou judiciais cabveis.

Pgina

15

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

COMUNICAO

A atividade de comunicao social da Empresa ficar subordinada ao Setor de Gesto de Pessoas e deve observar critrios objetivos para que qualquer informao relacionada com a Empresa e seu negcio ou com o Cliente seja repassada aos rgos externos de comunicao. Para tanto, esta atividade deve seguir as seguintes orientaes: No permitido a pessoas no autorizadas realizarem contatos com a imprensa em nome da BM Eletromecnica Ltda, cabendo exclusivamente ao Setor de Gesto de Pessoas manter tais contatos, alm de ser o canal legtimo de comunicao com os diversos segmentos da sociedade; A BM Eletromecnica Ltda dar, quando necessrio, os esclarecimentos e informaes sobre suas aes, preservadas aquelas informaes confidenciais e/ou de competncia dos Clientes; Quando da ocorrncia de eventos provocados pelas atividades empresariais da BM Eletromecnica Ltda e que impactem a Comunidade, esta tem a obrigao de relatar imediatamente aos rgos competentes e comunidade afetada, informando as medidas tomadas para mitigao ou eliminao do problema e suas causas, a no ser que isto ocorra dentro das instalaes do Cliente, que quem tem a legitimidade pela ao de informar e comunicar; Qualquer Colaborador que tiver a inteno de preferir palestras ou publicar artigos ou trabalhos acadmicos que contenham tpicos relacionados s atividades da BM Eletromecnica Ltda deve submeter previamente o seu texto ao Setor de Gesto de Pessoas e Diretoria para aprovao; A Diretoria da Empresa assume o compromisso com a comunicao de informaes que contribuam para a qualidade do trabalho ou de informaes de carter institucional de interesse dos Colaboradores; Denncias de Colaboradores com relao ao descumprimento deste Cdigo devem ser feitas ao Setor de Gesto de Pessoas, que manter sigilo quanto identidade denunciante, para evitar possveis represlias.
Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

16
Pgina

COMIT DE TICA

A Diretoria da BM Eletromecnica Ltda dever nomear um Comit de tica para analisar e decidir sobre a aplicao de possveis sanes aos Colaboradores da Empresa que tenham cometido transgresso a este Cdigo, alm das previstas em normas internas da Empresa e na legislao em vigor (trabalhista, civil e penal). O Comit de tica ter a seguinte formao e atuao: O Comit de tica da BM Eletromecnica Ltda ser composta por 4 (quatro) membros efetivos indicados pelo Setor de Gesto de Pessoas e 1 (um) membro efetivo indicado pela Diretoria, que ter este a funo de Presidir o referido Comit; O Comit de tica ter ainda 1 (um) membro suplente indicado pelo Setor de Gesto de Pessoas e 1 (um) membro suplente indicado pela Diretoria; O Comit de tica ter mandato de 1 (um) ano podendo, a critrio dos rgos de indicao, poder ter parte ou totalidade de seus membros reconduzidos ao cargo para um ltimo mandato; Os trabalhos de apurao dos fatos que envolverem infrao normativa do Cdigo de tica e Conduta Empresarial devero correr em sigilo e o (s) envolvido (s) dever (ao) ter pleno direito de defesa e argumentao; Imediatamente deciso de se apurar qualquer violao a normativa do Cdigo de tica e Conduta Empresarial, a (s) pessoa (s) envolvida (s) dever (ao) ser comunicada (s) deste fato, dando-se a esta o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar defesa escrita ou oral diante do Comit; A deciso da (s) pessoa (s) acusada (s) de violao ao Cdigo de tica e Conduta Empresarial de confessar (em) o fato diante da Comisso, na reunio inaugural do processo administrativo, ser levada em conta quando da determinao da sano a ser aplicada; A omisso de qualquer Colaborador diante do conhecimento de possveis violaes do Cdigo de tica ser considerada conduta anti-tica, passvel de sano disciplinar a ser aplicada pelo Comit de tica;
Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

Pgina

17

Qualquer que seja a deciso tomada a cerca de uma infrao ao Cdigo de tica e Conduta Empresarial, esta somente dever ser comunicada (s) pessoa (s) envolvida (s) ficando proibido dar divulgao pblica a esta; Caso qualquer dos membros do Comit de tica seja acusado de violao a qualquer das normativas do Cdigo de tica e Conduta Empresarial, a Diretoria dever substitu-lo e levar o caso para anlise interna e em colegiado a ser nomeado especificamente para tal, cabendo a este tomar as medidas necessrias para a apurao dos fatos e a tomada de deciso frente ao apurado; Todos os Colaboradores da BM Eletromecnica Ltda tm a obrigao de ler, entender e zelar pelo cumprimento integral do disposto neste Cdigo de tica e Conduta Empresarial, sendo esta norma disciplinar parte integrante de seu contrato de trabalho.

Pgina

18

Cdigo de tica e Conduta Empresarial 09/01/2012 Verso 00

S-ar putea să vă placă și