Sunteți pe pagina 1din 16

SENADO FEDERAL 2008

PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS


INFORMAES GERAIS
1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas; b) este caderno de prova com oitenta questes objetivas e duas questes discursivas; c) um caderno de respostas para as questes discursivas. 2. 3. Verifique se o material est em ordem, se seu nome, nmero de inscrio, cargo e especialidade so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. 5. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do seu enunciado. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. Esta prova ter a durao improrrogvel de 5 (cinco) horas. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho do caderno no ser levado em considerao. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos da prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

7. 8. 9. 10.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA PORTUGUESA
O abalo dos muros

65

05

No prximo ano, completam-se 20 anos da queda do Muro de Berlim, smbolo da bipolaridade do mundo dividido em dois sistemas: capitalista e socialista. Agora assistimos ao declnio de Wall Street (rua do Muro), na qual se concentram as sedes dos maiores bancos e instituies financeiras. O muro que d nome rua de Nova York foi erguido pelos holandeses em 1652 e derrubado pelos ingleses em 1699. Nova Amsterd deu lugar a Nova York.

No se mede o fracasso do capitalismo por suas crises financeiras, e sim pela excluso de acesso a bens essenciais de consumo e direitos de cidadania, como alimentao, sade e educao de dois teros da humanidade. So 4 bilhes de pessoas que, segundo a ONU, vivem entre a misria e a pobreza, com renda diria inferior a US$ 2. H, sim, que buscar, com urgncia, um outro mundo possvel, economicamente justo, politicamente democrtico e ecologicamente sustentvel.
(Frei Betto. Folha de So Paulo, 6 de outubro de 2008.)

70

1
Em o ascetismo (= acumulao) em choque com o estmulo consumista (L.52-53), a palavra entre parnteses, em relao ao sentido da anterior, o: (A) (B) (C) (D) (E) corrige. contradiz. exemplifica. enfatiza. redimensiona.

10

O apocalipse ideolgico no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idia de que fora do capitalismo no h salvao. Agora, a crise do sistema financeiro derruba o dogma da imaculada concepo do livre mercado como nica panacia para o bom andamento da economia. Ainda no o fim do capitalismo, mas talvez seja a agonia do carter neoliberal que hipertrofiou o sistema financeiro. Acumular fortunas tornou-se mais importante que produzir bens e servios. A bolha especulativa inflou e, sbito, estourou. Repete-se, contudo, a velha receita: aps privatizar os ganhos, o sistema socializa os prejuzos. Desmorona a cantilena do menos Estado e mais iniciativa privada. Na hora da crise, apela-se ao Estado como bia de salvamento na forma de US$ 700 bilhes (5% do PIB dos EUA ou o custo de todo o petrleo consumido em um ano naquele pas) a serem injetados para anabolizar o sistema financeiro. O programa Bolsa-Fartura de Bush rene quantia suficiente para erradicar a fome no mundo. Mas quem se preocupa com os pobres? Devido ao aumento dos preos dos alimentos, nos ltimos 12 meses, o nmero de famintos crnicos subiu de 854 milhes para 950 milhes, segundo Jacques Diouf, diretor-geral da FAO (Fundo das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao). Quem pagar a fatura do Proer usamericano? A resposta bvia: o contribuinte. Prev-se o desemprego imediato de 11 milhes de pessoas vinculadas ao mercado de capitais e construo civil. Os fundos de penso, descapitalizados, no tero como honrar os direitos de milhes de aposentados, sobretudo de quem investiu em previdncia privada. A restrio do crdito tende a inibir a produo e o consumo. Os bancos de investimentos colocam as barbas de molho. Os impostos sofrero aumentos. O mercado ficar sob regime de liberdade vigiada: vale agora o modelo chins de controle poltico da economia, e no mais o controle da poltica pela economia, como ocorre no neoliberalismo. Em 1967, J.K. Galbraith chamava a ateno para a crise do carter industrial do capitalismo. Nomes como Ford, Rockefeller, Carnegie ou Guggenheim, exemplos de empreendedores, desapareciam do cenrio econmico para dar lugar ampla rede de acionistas annimos. O valor da empresa deslocava-se do parque industrial para a Bolsa de Valores. Na dcada seguinte, Daniel Bell alertaria para a ntima associao entre informao e especulao e apontaria as contradies culturais do capitalismo: o ascetismo (= acumulao) em choque com o estmulo consumista; os valores da modernidade destronados pelo carter iconoclasta das inovaes cientficas e tecnolgicas; lei e tica em antagonismo quanto mais o mercado se arvora em rbitro das relaes econmicas e sociais. Se a queda do Muro de Berlim trouxe ao Leste Europeu mais liberdade e menos justia, introduzindo desigualdades gritantes, o abalo de Wall Street obriga o capitalismo a se repensar. O cassino global torna o mundo mais feliz? bvio que no. O fracasso do socialismo real significa vitria do capitalismo virtual (real para apenas um tero da humanidade)? Tambm no.

15

2
Em relao estrutura e produo de sentidos do texto, analise os itens a seguir: A expresso rua do Muro (L.4) ajuda a evidenciar a idia estabelecida no ttulo. II. As idias se construram tambm com a estratgia textual da comparao. III. Ocorre, como estratgia expositiva e argumentativa, uso da ironia. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se nenhum item estiver correto. se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. I.

20

25

30

3
Assinale a alternativa em que o termo indicado no tenha valor apositivo. (A) diretor-geral da FAO (L.29-30) (B) (5% do PIB dos EUA ou o custo de todo o petrleo consumido em um ano naquele pas) (L.22-23) (C) capitalista e socialista (L.3) (D) Bolsa-Fartura (L.25) (E) (real para apenas um tero da humanidade) (L.63)

35

40

4
Assinale a alternativa em que o termo indicado no tenha valor adjetivo. (A) (B) (C) (D) (E) dois (L.2) todo (L.22) derrubado (L.7) socialista (L.3) mais (L.58)

45

50

55

60

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

5
O apocalipse ideolgico no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idia de que fora do capitalismo no h salvao. (L.9-11) Assinale a alternativa que apresente pontuao igualmente correta para o trecho acima. (A) O apocalipse ideolgico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas , fortaleceu a idia de que, fora do capitalismo, no h salvao. (B) O apocalipse ideolgico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas fortaleceu a idia de que, fora do capitalismo, no h salvao. (C) O apocalipse ideolgico, no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idia de que, fora do capitalismo no h salvao. (D) O apocalipse ideolgico, no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas fortaleceu a idia de que fora do capitalismo , no h salvao. (E) O apocalipse ideolgico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idia de que fora do capitalismo no h salvao.

9
Assinale a alternativa em que a palavra indicada no tenha sido formada pelo mesmo processo que hipertrofiou (L.15) (A) (B) (C) (D) (E) desemprego (L.33) erradicar (L.26) imediato (L.33) ideolgico (L.9) imaculada (L.12)

10
De acordo com o seu sentido, independentemente de relao direta com o texto, no faz parte do campo semntico de iconoclasta (L.54): (A) (B) (C) (D) (E) destronados (L.54) derrubado (L.7) antagonismo (L.56) anabolizar (L.24) estourou (L.17)

11
O vocbulo imaculada (L.12) significa algo que no tem vestgio de qualquer impureza. Para que algo saia desse estado, necessrio que sofra alguma das aes expostas nas alternativas abaixo, exceo de uma. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) eivar. conspurcar. inquinar. ilibar. contagiar.

6
Quem pagar a fatura do Proer usamericano? A resposta bvia: o contribuinte. Prev-se o desemprego imediato de 11 milhes de pessoas vinculadas ao mercado de capitais e construo civil. (L.32-35) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. O vocbulo usamericano um neologismo. II. O vocbulo usamericano poderia ser substitudo por estadunidense. III. O sujeito de pagar Quem. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens II e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos. se nenhum item estiver correto.

12
H, sim, que buscar, com urgncia, um outro mundo possvel, economicamente justo, politicamente democrtico e ecologicamente sustentvel. (L.70-72) A respeito do perodo acima, analise os itens a seguir: I. A palavra que se classifica como preposio. II. H no perodo trs adjuntos adverbiais. III. O perodo simples. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto.

7
No prximo ano, completam-se 20 anos da queda do Muro de Berlim... (L.1-2) Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho acima, no se manteve a adequao norma culta. (A) No prximo ano, faz 20 anos da queda do Muro de Berlim... (B) No prximo ano, comemoram-se 20 anos da queda do Muro de Berlim... (C) No prximo ano, sero 20 anos da queda do Muro de Berlim... (D) No prximo ano, completar-se-o 20 anos da queda do Muro de Berlim... (E) No prximo ano, faro 20 anos da queda do Muro de Berlim...

13
Os bancos de investimentos colocam as barbas de molho. (L.39-40) Colocar as barbas de molho significa: (A) (B) (C) (D) (E) descurar. desinteressar-se. precaver-se. distrair-se. negligenciar.

8
Ainda no o fim do capitalismo, mas talvez seja a agonia do carter neoliberal que hipertrofiou o sistema financeiro. Acumular fortunas tornou-se mais importante que produzir bens e servios. (L.14-17) Assinale a alternativa em que estejam corretamente classificadas, respectivamente, as ocorrncias da palavra QUE no trecho acima. (A) (B) (C) (D) (E) pronome relativo conjuno subordinativa conjuno integrante conjuno integrante pronome relativo pronome relativo conjuno integrante conjuno subordinativa conjuno subordinativa pronome relativo

14
Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo regra distinta das demais. (A) (B) (C) (D) (E) previdncia (L.37) diria (L.69) idia (L.10) declnio (L.3) bvia (L.33)

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

15
O vocbulo anabolizar (L.24) est grafado corretamente. Assinale a alternativa em que haja pelo menos uma palavra com erro de grafia. (A) (B) (C) (D) (E) profissionalizar pesquisar paralizar realizar hostilizar analisar indenizar inferiorizar informatizar ironizar

19
Com base no Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, analise as orientaes a seguir: I. Grafam-se por extenso os numerais expressos num nico vocbulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados. A mesma regra vlida para as percentagens, utilizando-se a expresso por cento ou o smbolo % conforme o numeral seja veiculado por uma ou mais palavras. O smbolo, entretanto, deve vir grafado imediatamente depois do algarismo, sem qualquer espao em branco. II. Especificamente para a transcrio de numerais acima do milhar, pode-se recorrer tanto aproximao do nmero fracionrio quanto ao desdobramento dos termos numricos: 23,6 milhes ou 23 milhes e 635 mil. III. Para maior garantia, os valores monetrios devem ser expressos em algarismos seguidos da indicao da quantia, por extenso, entre parnteses: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Se o valor mencionado estiver localizado no final da linha, no o separe: coloque o cifro em uma linha e o numeral na seguinte. Assinale: (A) se somente as orientaes I e III estiverem corretas. (B) se todas as orientaes estiverem corretas. (C) se somente as orientaes I e II estiverem corretas. (D) se somente as orientaes II e III estiverem corretas. (E) se nenhuma orientao estiver correta.

16
Assinale a alternativa em que a palavra SE seja apassivadora. (A) (B) (C) (D) Acumular fortunas tornou-se mais importante... (L.16) ...apela-se ao Estado... (L.21) No se mede o fracasso do capitalismo (L.24) O valor da empresa deslocava-se do parque industrial... (L.48-49) (E) ...o mercado se arvora em rbitro... (L.56)

As questes 17 a 20 referem-se ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica e ao Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal.

17
o instrumento de comunicao oficial entre os Chefes dos Poderes Pblicos, notadamente as comunicaes enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administrao Pblica; expor o plano de governo por ocasio da abertura de sesso legislativa; submeter ao Congresso Nacional matrias que dependem de deliberao de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicaes de tudo quanto seja de interesse dos poderes pblicos e da Nao. Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, a definio acima se refere a: (A) (B) (C) (D) (E) aviso. ofcio. mensagem. memorando. exposio de motivos.

20
Com base no Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir: I. Tanto grficos, gravuras, ilustraes, fotografias, figuras, esquemas, tabelas e quadros constantes dos textos, como idades, datas, escores de jogos, veredictos e contagem de votos devem ser numerados com algarismos arbicos. II. Nenhum numeral leva hfen, incluindo postos e graduaes da hierarquia militar e da diplomacia. III. No se inicia perodo com algarismo arbico, devendo o nmero ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

18
A respeito do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise os itens a seguir: I. A redao oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Alm disso, incorporam-se os jarges jurdicos. II. A transparncia do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, so requisitos do prprio Estado de Direito: inaceitvel que um texto legal no seja entendido pelos cidados. III. Alm de atender disposio constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradio. H normas para sua elaborao que remontam ao perodo de nossa histria imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o nmero de anos transcorridos desde a Independncia. Essa prtica foi mantida no perodo republicano. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e III estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se todos os itens estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos.

CONHECIMENTOS GERAIS 21
Oito dzias de laranjas sero colocadas em cinco caixas e, em cada caixa, cabem, no mximo, 25 laranjas. Ento, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) duas caixas, pelo menos, tero mesmo nmero de laranjas. nenhuma caixa poder ficar vazia. pelo menos uma caixa ter mais de 19 laranjas. cada uma das caixas ter menos de 21 laranjas. as quantidades de laranjas das caixas podem ser cinco nmeros consecutivos.

22
A negao de todos os homens dirigem bem : (A) (B) (C) (D) (E) existem homens que dirigem mal. existem homens que dirigem bem. todas as mulheres dirigem bem. todas as mulheres dirigem mal. todos os homens dirigem mal.

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

23
Em abril de 1967, na mostra de artes visuais Nova Objetividade Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o carioca Hlio Oiticica apresentou uma obra-ambincia batizada "Tropiclia que, pouco tempo depois, emprestaria o nome ao movimento que transformou o ambiente cultural do pas no perodo. Os trechos abaixo foram extrados de canes que compem a discografia associada ao Tropicalismo, com exceo de: (A) O rei da brincadeira , Jos / O rei da confuso - , Joo / Um trabalhava na feira , Jos / Outro na construo , Joo. (B) Ateno / Tudo perigoso / Tudo divino, maravilhoso / Ateno para o refro: / preciso estar atento e forte / No temos tempo de temer a morte. (C) Eu quis cantar / Minha cano iluminada de sol / Soltei os panos, sobre os mastros no ar / Soltei os tigres e os lees, nos quintais / Mas as pessoas na sala de jantar / So ocupadas em nascer e morrer. (D) Tem dias que a gente se sente / Como quem partiu ou morreu / A gente estancou de repente / Ou foi o mundo ento que cresceu... / A gente quer ter voz ativa / No nosso destino mandar / Mas eis que chega a roda viva / E carrega o destino pra l. (E) Sobre a cabea os avies / Sob os meus ps os caminhes / Aponta contra os chapades / Meu nariz / Eu organizo o movimento / Eu oriento o carnaval / Eu inauguro o monumento no planalto central / Do pas / Viva a bossa-sa-sa / Viva a palhoa-a-a-a-a / Viva a bossa-sa-sa / Viva a palhoa-a-a-a-a.

26
Em relao ao servidor estatutrio federal, correto afirmar que: (A) incorpora ao vencimento, aps cinco anos, as parcelas relativas s indenizaes. (B) no se considera punido quando lhe aplicada a medida de destituio de cargo em comisso. (C) no tem direito interrupo da licena para tratar de interesses particulares. (D) tem direito reconduo quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. (E) sujeito a demisso se pratica ato de improbidade administrativa.

27
A respeito dos princpios fundamentais consagrados na Constituio Federal, sob os quais se organiza o Estado Brasileiro, analise as afirmativas a seguir: I. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. II. Dentre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil esto o de construir uma sociedade justa e solidria, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e socializar a propriedade dos meios de produo. III. A Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. IV. So alguns dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais: a prevalncia dos direitos humanos, o exerccio da hegemonia poltica na Amrica Latina e o repdio ao terrorismo e ao racismo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se todas as afirmativas estiverem corretas.

24
Ele retira a imagem dos circuitos de informao de massa, mas apresenta-a gasta, desfeita, consumida [...]; apresentando imagens consumidas, ele apresenta uma imagem residual, mais consumvel, a qual, portanto, sedimenta-se inerte, com infinitas outras, no inconsciente coletivo. (Giulio Carlo Argan)

28
No integra expresso:

estatuto

constitucional

da

liberdade

de

O texto se refere ao autor das obras acima apresentadas. Tratase de: (A) (B) (C) (D) (E) Andy Warhol. Marc Chagall. Marcel Duchamp. Pablo Picasso. Roy Lichtenstein.

25
Assinale a afirmativa incorreta. (A) Os cidados, ainda que sem interesse direto na licitao, tm legitimidade para impugnar os termos do edital que disciplina o procedimento. (B) O convite modalidade de licitao para a qual a lei no exige a publicao de edital. (C) As pessoas privadas da administrao indireta no esto sujeitas ao princpio da obrigatoriedade de licitao. (D) O administrador pode realizar licitao sob a modalidade de tomada de preos ainda que o valor esteja na faixa destinada ao convite. (E) No prego, s depois da fase de julgamento que o pregoeiro examina os documentos de habilitao.

(A) a proibio de criminalizao de quaisquer manifestaes expressivas. (B) a liberdade de expresso de atividade artstica, independentemente de censura ou licena. (C) a preservao do sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. (D) a liberdade de manifestao do pensamento, observada a vedao do anonimato. (E) a garantia do direito de resposta proporcional ao agravo.

29
No processo de eleio dos membros da Mesa do Senado Federal, no correto afirmar que: (A) so eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleio para o perodo imediatamente subseqente. (B) a eleio ser feita em escrutnio secreto, exigida maioria de votos e presente a maioria da composio do Senado. (C) as bancadas partidrias, para fins do clculo de proporcionalidade, so consideradas pelos seus quantitativos data da diplomao. (D) enquanto no eleito o novo Presidente, os trabalhos do Senado sero dirigidos por seu Suplente. (E) dever ser assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado.

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

30
Analise as afirmativas abaixo: I. Compete ao Primeiro-Secretrio da Mesa do Senado assinar os autgrafos dos projetos e emendas a serem remetidos Cmara dos Deputados. II. O Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Senado tem a atribuio exclusiva de substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos. III. ao Presidente da Mesa do Senado que cabe a atribuio de convocar Suplente de Senador. Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente a afirmativa III estiver correta.

33
In Its tempting to view tools like this (line 4) like is used in the same way as in (A) Media professionals use software like Word and Excel. (B) The new computer tool did not come out like he had planned. (C) I hope you soon find out about media professionals likes. (D) Media professionals can get something like US$ 2,000.00. (E) There is nothing I like about media and correlated studies.
Read text II and answer questions 34 to 40. Half the nation, a hundred million citizens strong

(A) (B) (C) (D) (E)

LNGUA INGLESA
Read text I and answer questions 31 to 33. 8 Questions To Ask Before Using YouTube As A Communications Tool

As communications professionals, its very easy to get caught up in the hype and excitement about all the new online communications tactics we have available to us today. YouTube is a great example. Its tempting to view tools like this as a silver bullet for our communications woes. YouTube used to be primarily a great source for videos of music and kids hurting themselves on skateboards. No longer. Its becoming a more common tool for corporate communications.

10

Your management may want to rush out, jump into the deep end and start using YouTube to communicate directly with people. If you can, you should get them to pause and consider several questions first:

10

EVER since it was first spotted amid the factory smoke of western Europes industrialising nations, the middle class has borne the hopes for progress of politicians, economists and shopkeepers alike. It remains hard to define, and attempts to do so often seem arbitrary. But in Brazil, the middle class describes those with a job in the formal economy, access to credit and ownership of a car or motorbike. According to the Fundao Getulio Vargas (FGV), a research institute, this means households with a monthly income ranging from 1,064 reais ($600) to 4,561 reais. Since 2002, according to FGV, the proportion of the population that fits this description has increased from 44% to 52%. Brazil, previously notorious for its extremes, is now a middle-class country. This social climbing is a feature mainly of the countrys cities, reversing two decades of stagnation that began at the start of the 1980s. Marcelo Neri of FGV suggests two factors behind the change. The first is education. The quality of teaching in Brazils schools may still be poor, but those aged 15-21 now spend on average just over three more years studying than their counterparts did in the early 1990s. The second is a migration of jobs from the informal black economy to the formal economy. The rate of formal job creation is accelerating, with 40% more created in the year to this July than in the previous 12 months, which itself set a record. Together with cash transfers to poor families, this helps to explain why in contrast with economic and social development in India or China as Brazils middle class has grown, so the countrys income inequality has lessened. Entering the middle class brings a predictable taste for yogurt and other luxuries. But when shopping, middle-class Brazilians are more conscious of status than middle-class North Americans or Europeans. These are people who may ordinarily serve others, says Nicola Calicchio from McKinsey, a consultancy, so being attended to by someone is very important to them. Middle-class Brazilians may avoid the glitzy stores that cater to the rich, but they do not want their surroundings to look cut-price either. That may be true elsewhere, too, but a sensitivity to surroundings not wanting to be made to feel cheap is particularly marked in Brazil.
(http://www.economist.com/world/americas/displaystory.cfm?story_id=12208726)

15

20

What are your objectives? Whos your target audience? Are you looking for sustained interest? How will you measure success? Do you have a good visual for video? How will you handle comments? Will you allow ratings? Will you let people embed the video?
This is a basic list of fundamental questions you should answer before you launch into using videos on YouTube (or another video site) as a communications tactic. This is just a start, and some of these questions should already be part of your communications planning process.
(adapted from http://davefleet.com/2008/03/8-questions-to-ask-before-usingyoutube-as-a-communications-tool, retrieved on September 24th, 2008)

15

20

25

25

31
As regards YouTube, the author believes one should be (A) wanton. (C) wary. (E) worried. (B) wanting. (D) weary.

30

35

32
When tools are viewed as a silver bullet (lines 4 and 5) this means they are as seen as being able to (A) cause distress. (C) offer solutions. (E) generate funds. (B) shift tactics. (D) induce errors.

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

34
The smoke referred to in the opening sentence is a reference to (A) (B) (C) (D) (E) pollution today. the present world. problems ahead. past times. a pending future.

LNGUA ESPANHOLA
Depois de ler o texto 1, responda s questes 41 a 46. Errores que alimentan polmicas
(Jos Miguel Larraya 21/09/2008)

35
According to the text, Brazilian middle class has (A) (B) (C) (D) (E) decreased. dwindled. suffered. spread. merged.
5

Francisco Espinosa Maestre, historiador y coordinador del proyecto Todos los nombres y autor del Informe sobre la represin franquista enviado al juez Baltasar Garzn -que le permiti a ste redactar la providencia en la que recaba informacin sobre muertes y enterramientos posteriores al 17 de julio de 1936 a distintos organismos pblicos- est indignado con este diario. El episodio tiene que ver con la publicacin de su artculo De fosas y desaparecidos, el pasado 10 de septiembre en La cuarta pgina de la seccin de Opinin. El artculo lo envi por iniciativa propia el pasado da 8 y se public el da 10. En el texto haba una alteracin. En uno de los prrafos finales el autor haba escrito: "El objetivo de este llamado movimiento por la memoria no son los responsables de los crmenes cometidos ni montar otra Causa General ahora de signo contrario". Pero apareci lo siguiente: "El objetivo de este llamado movimiento por la memoria no es descubrir ni mucho menos castigar a los responsables de los crmenes cometidos, ni tampoco montar otra Causa General, ahora de signo contrario". La letra negrita marca la alteracin entre las dos frases. La idea de la frase alterada fue recogida en el subttulo del artculo que deca as: El objetivo del movimiento por la memoria no es castigar a los responsables de la represin de la dictadura sino identificar a las vctimas, facilitar la informacin a sus familiares y permitir su digna sepultura. Este subttulo era responsabilidad de la redaccin, como es habitual. Al da siguiente, 11 de septiembre, el diario public una carta de una lectora, Mara M. Lorenzo, que conclua as: "Que Francisco Espinosa Maestre tenga que salir, en la edicin de EL PAS del da 10, a explicar que "no se trata de castigar a los culpables", sino de encontrar la verdad para los deudos, es una afirmacin posiblemente necesaria, pero verdaderamente sorprendente proviniendo de un pas que ha juzgado y condenado a nacionales de otros, sin que los delitos cometidos tuvieran ninguna relacin material con Espaa ni con espaoles". Francisco Espinosa envi ese mismo da una carta al diario en la que peda una nota de rectificacin en la que constase la frase modificada y la original.

10

36
In the second paragraph the change is attributed to the (A) (B) (C) (D) (E) quality of primary education. hiring of specialized staff. number of hours in school. building of adequate schools. increase of student admission.
15

37
In the middle class has borne the hopes (lines 2 and 3) borne is the past participle of the verb (A) (B) (C) (D) (E) bare. born. bore. bear. board.

20

25

38
The missing word in those with a job (line 6) is (A) (B) (C) (D) (E) shopkeepers. persons. economists. politicians. owners.

30

35

39
The underlined word in are more conscious (line 31) means: (A) (B) (C) (D) (E) eager. dependent. fitting. interested. aware.
40

El diario public el da 12 una fe de errores en la que, lacnicamente, recoga la frase alterada que se public y la que deba haberse publicado. Ello gener una nueva carta del autor, que no fue publicada, y que deca as: "Veo la fe de errores que incluyen hoy en el peridico en referencia a mi artculo De fosas y desaparecidos. Se trata de una nueva vuelta de tuerca: no slo alguien manipul el artculo sino que ahora lo encubren presentndolo como un error. Y todo ello hecho sin que nadie asuma responsabilidad alguna y sin dirigirse en momento alguno al afectado. Le dir ms. Frente a lo mantenido por su viejo Libro de Estilo en el sentido de que los artculos de opinin 'no sern retocados salvo por razones de ajuste o errores flagrantes' mi artculo fue retocado en numerosas ocasiones sin que se dieran esas circunstancias. Retocado y, lo que es mucho peor, falsificado con intencin de perjudicar al autor. Dice algo su Libro de estilo sobre esta posibilidad o es que acaso ni siquiera se contempla?". El autor de la modificacin, Javier Valenzuela, un responsable de la seccin de Opinin, reconoce que cometi un error al retocar el artculo. "Cre de buena fe que esta ligera ampliacin de la frase haca ms preciso el pensamiento del autor; deduje que el profesor Espinosa pensaba que el objetivo del movimiento por la memoria no es el castigo de los autores de los crmenes de la Guerra Civil. Me equivoqu. Me he puesto

45

40
In to look cut-price either (line 37) either can be replaced by (A) (B) (C) (D) (E) as well. in a sense. anymore. so much. in a way.
50

55

60

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

65

en contacto personalmente con el autor para darle las explicaciones oportunas y solicitarle disculpas". De haberlo hecho desde un primer momento, se habra ahorrado la correspondencia de protestas del autor y otros lectores recibidas por el Defensor y una polmica en Internet que el autor del artculo considera que le ha perjudicado. El "viejo" Libro de Estilo, como lo califica el lector, sigue siendo una norma de obligado cumplimiento aunque se ignore demasiado a menudo. Sus escuetas recomendaciones no son caprichosas. Cualquier alteracin de un texto, que no sean erratas o errores manifiestos, debe ser consultada con el autor. Hoy en da con correos electrnicos y telfonos mviles la consulta es muy rpida. Si no se sigue el protocolo se producen casos como ste, donde el juicio de intenciones se impone sobre los hechos. Personalmente no creo que hubiera la ms mnima intencin de perjudicar al autor por parte del redactor de Opinin. Sin embargo, si no se atiende personalmente y de inmediato la queja de un autor y se le dan las explicaciones correspondientes es probable que el episodio adquiera una dimensin distinta. Otros lectores, en indudable sintona con el profesor Espinosa, han credo ver en el episodio una oscura maniobra. Nada hay de ello. Sirva este episodio para deshacer los juicios de intenciones y conocer un poco ms la tensin latente en la polmica de las fosas y los desaparecidos. Los lectores pueden escribir al Defensor del Lector por carta o correo electrnico (defensor@elpais.es), o telefonear al nmero 91 337 78 36.
(Fonte: http://www.elpais.com/articulo/opinion/Errores/ alimentan/polemicas/elpepuopi/20080921elpepiopi_5/Tes

45
No fragmento Sus escuetas recomendaciones... (lnea 72), o vocbulo em destaque pode ser substitudo, em portugus, sem alterar o significado da frase por: (A) (B) (C) (D) (E) breves. prticas. clssicas. normativas. dogmticas.

70

75

46
O argumento de Larraya que refora a idia de que no se justifica a atitude de Valenzuela : (A) la consulta es muy rpida (lneas 75 y 76). (B) haca ms preciso el pensamiento del autor (lneas 60 y 61). (C) han credo ver en el episodio una oscura maniobra (lneas 84 y 85). (D) no creo que hubiera la ms mnima intencin (lneas 78 y 79). (E) el juicio de intenciones se inpone sobre los hechos (lneas 77 y 78).
Leia o texto 2 e responda s questes de 47 a 50. DESCENSO SUPERIOR AL QUE SE PRODUJO EN 1993 Slo internet resiste a la fuerte cada en la inversin publicitaria
(ELMUNDO.ES)

80

85

90

41
O texto tem como tema central a: (A) (B) (C) (D) modificao de um artigo elaborado por Valenzuela. alterao de dados referentes ao projeto Todos los nombres. reformulao de idias de um artigo publicado em um jornal. discusso de tpicos de um livro do editor chefe do jornal El Pas. (E) interpelao de uma leitora por uma carta ao diretor do jornal.

MADRID. El mercado publicitario podra caer este ao ms de un 9% (9,2%) segn las previsiones de los panelistas de Zenith Viga -estudio realizado por Zenithmedia-, directivos de la prctica totalidad de los medios espaoles. Slo internet, con un crecimiento del 19,2% y los canales temticos, con un 6,2%, se salvan del pesimismo generalizado. An as las previsiones para estos medios son algo menos optimistas que hace unos meses. "La acumulacin de malas noticias econmicas, que se ha intensificado a lo largo del verano, ha transmitido un fuerte pesimismo a un mercado publicitario que ya haba sufrido una fuerte retraccin en el segundo trimestre", seala el estudio. Los JJOO trajeron un poco de alegra a TVE, lder de audiencia en agosto pero, al ser un mes con escasas inversiones publicitarias, su repercusin en las cuentas del medio no ha sido demasiado importante. La crisis financiera norteamericana y sus repercusiones mundiales, unida a nuestra propia crisis inmobiliaria y sus consecuencias, han provocado una fuerte retraccin en las inversiones publicitarias, subrayan desde Zenith Vigia.
Cada histrica

42
Com relao ao subttulo do artigo correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) recolhe uma informao perifrica. destaca a polmica opinio do autor. reproduz a interferncia do jornal no texto. apresenta uma sntese estabelecida por Espinosa. introduz um juzo de valor enviado por uma leitora.

43
No fragmento Ello gener una nueva carta del autor... (lnea 42), o termo destacado faz referncia a: (A) (B) (C) (D) (E) una nota de rectificacin (lnea 37). ... alguien manipul el artculo... (lneas 45 y 46). Espinosa envi ese mismo dia una carta... (lnea 36). ... la que deba haberse publicado... (lneas 40 y 41). El diario public el dia 12 una fe de errores... (lnea 39).

As que ahora las previsiones de los panelistas de Viga son claramente negativas: proyectan una cada histrica en el mercado publicitario, superior a la que se produjo en el ao 1993 y por tanto la mayor desde que el mercado publicitario espaol alcanz su madurez, algo que slo puede fecharse en los aos 80. La cada prevista del 9,2% a precios corrientes, que podra ser an algo mayor si no se produce una cierta reanimacin en este ltimo trimestre, se situara en el entorno del 15% en euros constantes, dado el actual entorno de inflacin creciente. En este ambiente de malas noticias generalizadas la mayor parte de las empresas estn elaborando ahora sus presupuestos para 2009, as que no puede sorprender que los panelistas prevean una nueva cada (esta vez del orden del 6%) de las inversiones durante el ao prximo. La mayor parte de los panelistas esperan que la salida de la actual crisis se produzca a lo largo de 2010, o como muy pronto en el ltimo trimestre de 2009. Despus de un comienzo de ao con un ligero optimismo, el mercado publicitario se ha dejado llevar por una sensacin de derrumbe que se retroalimenta. Ni siquiera los xitos deportivos

44
O Libro de Estilo mencionado: (A) (B) (C) (D) (E) corrobora a atitude tomada por Valenzuela. admite a possibilidade de interferncia irrestrita. no se pronuncia a respeito desse tipo de ocorrncia. oferece um argumento a favor do autor do artigo. prope-se exclusivamente a detalhar estilos da escrita.

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

que, segn estudios de la Universidad de Navarra y el Instituto de Empresa, revalorizan la marca Espaa y aportan algo de alegra a la economa, han conseguido cambiar esa percepcin tan negativa. Si se cumplieran las previsiones de Zenith Viga, lejos de superar los 8.000 millones de euros que a comienzos de 2008 se esperaban para este ao, la inversin publicitaria en medios caera hasta niveles de 7.200 millones en 2008 y perdera el nivel de los 7.000 en 2009.
(Fonte: http://www.elmundo.es/elmundo/2008/09/29 /comunicacion/1222680412.html)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 51
Esses tericos argumentaram, de uma maneira correta em meu ponto de vista, que os diferentes meios tcnicos ajudam a criar diferentes ambientes para ao e interao; argumentam que a forma do prprio meio, totalmente a parte do contedo especfico das mensagens que ele possui, tem um impacto na natureza da vida social.
(John B. Thompson, Ideologia e Cultura Moderna (1995). )

47
A responsabilidade pelo estudo mencionado no primeiro pargrafo dos: (A) (B) (C) (D) (E) publicitrios. canais de TV paga. especialistas em Internet. executivos dos meios espanhis. diretores de empresas internacionais.

48
Segundo o texto, a variao no percentual de queda nos investimentos pode ser atribuda: (A) (B) (C) (D) (E) crescente inflao. aos negcios j fechados. falta de controle dos preos. ao dficit oramentrio do ano. aos resultados nacionais no esporte.

Nesse trecho, Thompson faz referncia obra de Marshall McLuhan e a sua concepo de que: (A) os meios de comunicao so extenses do homem, potencializando aes de democratizao na emisso de contedos informacionais. (B) os meios quentes, que permitem maior participao do receptor, so mais propcios para configurar uma mensagem persuasiva. (C) que a internet transformou o mundo numa aldeia global propcia transmisso de contedo massificado. (D) a publicidade independente do meio de veiculao e a estratgia mais eficiente para fomentar a transformao social. (E) o meio a mensagem, pois ele que configura e controla a proporo e a forma das aes e associaes humanas.

52
O editorial do Le Monde Diplomatique, de outubro de 2003, aborda O quinto poder, cuja funo seria a de denunciar o

49
A afirmao correta que se pode fazer com relao ao meio publicitrio : (A) (B) (C) (D) (E) houve uma crise pior anteriormente. a crise do momento parece comear a se resolver. o pessimismo s se manifesta por parte dos especialistas. na Internet houve, contrariamente, um crescimento na rea. h um otimismo que est aumentando desde o comeo deste ano.

superpoder dos grandes meios de comunicao (...) cmplices e difusores da globalizao liberal.
Em uma viso apocalptica, esses grupos poderosos tm as seguintes caractersticas, exceo de uma. Assinale-a. (A) Encarregam-se de tudo o que envolve texto, imagem e som e o divulgar por meio dos canais mais variados. (B) So mundiais, planetrios e globais e no apenas nacionais e locais. (C) Adulam os trs poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio), deixando de lado seu objetivo cvico. (D) Juntam-se aos outros poderes existentes (poltico e econmico) para esmagar o cidado como poder suplementar. (E) Criticam, rejeitam e resistem, democraticamente, s decises ilegais ou injustas que atingem as pessoas inocentes, sendo a voz dos sem-voz.

50
No fragmento As que ahora las previsiones..., o termo sublinhado pode ser substitudo em portugus, sem alterar o significado, por: (A) (B) (C) (D) (E) por isso. portanto. logo que. posto que. assim que.

53
O verbete fonte s no pode ser entendido como: (A) conjunto de caracteres de uma famlia tipogrfica. (B) procedncia da informao. (C) soma de pessoas atingidas por uma mensagem repetida vrias vezes. (D) sistema de onde provm a mensagem no processo comunicacional. (E) conjunto de todas as mensagens que podem vir a ser transmitidas num dado sistema.

54
O Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros, aprovado pela Federao Nacional dos Jornalistas em 2007, prope que identidades falsas, cmeras escondidas ou microfones ocultos: (A) sejam usados apenas em apuraes da editoria de polcia em que a fonte seja um criminoso. (B) somente sejam usados em caso de invaso de privacidade em nome do interesse do pblico. (C) sejam usados desde que a empresa jornalstica se responsabilize pela integridade das fontes. (D) sejam usados apenas em casos de incontestvel interesse pblico e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apurao. (E) jamais sejam usados.
10

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

55
O Captulo II do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros, aprovado pela Federao Nacional dos Jornalistas em 2007, delibera sobre a conduta profissional do jornalista. Segundo o Art. 7, a conduta que o jornalista no pode assumir : (A) permitir a manifestao de opinies divergentes das que o meio de comunicao em que trabalha divulga. (B) expor pessoas ameaadas, exploradas ou sob risco de vida, sem identificao visual ou nominal. (C) realizar cobertura jornalstica para o meio de comunicao em que trabalha sobre organizaes pblicas, privadas ou no-governamentais, da qual seja assessor. (D) impedir o exerccio da profisso por pessoas no-habilitadas, pois estaria se opondo liberdade de expresso. (E) assumir a responsabilidade por publicaes, imagens e textos de cuja produo tenha participado.

59
O conceito de fait-divers, introduzido pelo semilogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicao. Em relao ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta. (A) Desperta o interesse do receptor, a partir de seu repertrio cultural, oferecendo um cenrio sensacional com diversas opinies sobre um mesmo assunto de interesse pblico. (B) Aborda escndalos, curiosidades e bizarrices como uma informao total, dispensando o conhecimento prvio para ser consumido e no remetendo a nada alm dela mesma. (C) um signo que, devido alta carga informacional, necessita do contexto sociocultural para ser interpretado, atraindo o receptor para notcias relevantes historicamente. (D) Configura-se como uma informao parcial, que desperta a curiosidade do receptor no sentido de complet-la a partir da interao com o veculo noticioso. (E) D oportunidade ao receptor de tornar-se produtor da notcia, visto que trata de assuntos ligados criminalidade em locais onde jornalistas no so bem-vindos.

56
A respeito das caractersticas das sonoras, muito importantes na construo do noticirio radiofnico, assinale a afirmativa correta. (A) Devem ser contundentes e chamar a ateno do ouvinte, normalmente pela opinio ou emoo demonstradas pelo entrevistado. (B) Devem estar somente na abertura ou fechamento das matrias para que possam ter destaque em relao fala do reprter. (C) Devem usar material de arquivo, buscando novos sentidos para as falas obtidas em situaes completamente diversas da edio atual. (D) Devem garantir a veracidade da informao radiofnica, independente da qualidade de som, visto que matria sem sonora no tem credibilidade. (E) Devem repetir as informaes do texto.

60
Ao redigir uma notcia para qualquer veculo, o reprter deve levar em conta a linha editorial e estruturar seu texto de acordo com as regras de codificao inerentes linguagem jornalstica. Nesse sentido, ele deve: (A) evitar adjetivos que prejudiquem a objetividade e a conciso do texto, estruturando-o em frases curtas e em ordem direta (sujeito+verbo+predicado). (B) priorizar termos tcnicos e jarges profissionais, aumentando o interesse e o nvel cultural do receptor. (C) adequar a linguagem ao meio e ao pblico-alvo, priorizando ttulos ou chamadas no pretrito perfeito e em ordem inversa (verbo+sujeito+predicado). (D) condicionar a estrutura do texto s imagens disponveis, usando-o para descrever os acontecimentos retratados nas fotos ou vdeos. (E) zelar pela norma culta e pela preciso na seleo lxica, utilizando perodos longos e frases intercaladas para demonstrar a erudio esperada por um veculo noticioso.

57
Me me, no genitora. Quem volta no regressa. Doena no enfermidade. No use expresses como segundo informou o mesmo ou disse que o mesmo no estava. Abrao no amplexo. Deitado de costas no decbito dorsal. (ERBOLATO, 1991, p. 127). Com base nesse trecho, conclui-se que o autor de Tcnicas de Codificao em Jornalismo condena: (A) (B) (C) (D) (E) a preciso na escolha dos termos. a conciso no texto. o pernosticismo de expresses. o uso de palavras que tornem o texto mais coloquial. o uso do dicionrio para redao do texto jornalstico.

61
De acordo com seus objetivos e circunstncias de realizao, h diversas maneiras possveis de conduzir uma entrevista. Nesse sentido, na classificao proposta por Mrio Erbolato (1991), as entrevistas, quanto ao contedo, podem ser divididas em: (A) (B) (C) (D) (E) exclusivas ou coletivas. de rotina ou caracterizadas. ilustrativas ou pessoais. opinativas ou informativas. individuais ou em grupo.

58
Em mdia impressa, segundo as regras de legibilidade e compreensibilidade, que devem ser empregadas para prender o leitor tanto quanto possvel ao contedo noticioso, deve-se: (A) interromper a notcia, sempre que possvel, dando continuidade em outra pgina. (B) redigir o texto em estilo indireto, usando verbos na voz passiva e adjetivos que expressem o senso comum. (C) repetir palavras para no confundir o leitor com sinnimos e termos equivalentes. (D) usar maisculas para dar destaque a uma ou mais expresso, evitando o uso do negrito ou itlico, que so de difcil leitura. (E) usar tipologia simples, paragrafar e colocar interttulos nas matrias.

62
Ao redigir um texto para telejornalismo, o redator deve: (A) descrever, para garantir a veracidade do texto, apenas os acontecimentos disponveis em imagens e descartar os dados fornecidos pelo reprter. (B) trabalhar de maneira independente em relao aos VTs disponveis para edio, visto que os discursos verbal e visual tm caractersticas dissonantes. (C) priorizar, para prender a ateno do espectador, a ordem indireta, comeando a frase pelo verbo e finalizando com o sujeito. (D) evitar os cacfatos e aliteraes, visto que, alm de dificultar a leitura, eles podem alterar o sentido do texto escrito para ser falado. (E) utilizar, em caso de informaes complexas, termos tcnicos em frases longas e intercaladas de modo a esclarecer a totalidade do assunto.
11

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

63
Das seis fases propostas por Srgio Mattos para historicizar a evoluo da televiso no Brasil, possvel afirmar que a fase populista, situada entre 1964 e 1975, marcada pelo (a): (A) popularizao do controle remoto, que abalou a hegemonia da Rede Globo, por meio de um fenmeno conhecido como zapping. (B) exportao de produes brasileiras, especialmente de novelas, que transformaram o Brasil num pas popular internacionalmente. (C) disseminao dos canais pagos, que, com o barateamento das assinaturas, tornaram-se populares nos grandes centros urbanos. (D) uso cotidiano do videoteipe e do videocassete domstico, tecnologias que permitiram a popularizao da linguagem televisual. (E) barateamento dos aparelhos de TV, diminuio da importao de produes estrangeiras e aumento da produo nacional de telenovelas e programas de auditrio.

66
A respeito da execuo e edio de entrevistas para veiculao em programas jornalsticos de rdio e televiso, assinale a afirmativa correta. (A) preciso ensai-las para avaliar sua qualidade sonora e garantir que o entrevistado d as respostas esperadas pelo patrocinador. (B) Nos dois meios, devido imprevisibilidade, as entrevistas ocasionais ao vivo apresentam riscos tcnicos e de contedo. (C) As informaes provenientes de entrevistas devem ser apresentadas na seqncia em que foram obtidas. (D) Na TV, as entrevistas gravadas devem dar mais destaque imagem do apresentador, enquanto no rdio s h entrevistas ao vivo. (E) As entrevistas ping-pong so apresentadas sob forma de perguntas e respostas sem a presena da fonte.

67
Um texto jornalstico interpretativo e opinativo, mais ou menos extenso, que comenta um assunto a partir de determinada fundamentao e que, diferentemente do editorial, geralmente assinado. O texto, segundo o Dicionrio de Comunicao (RABAA, 2002), a definio de: (A) comunicado. (C) suelto. (E) notcia. (B) comentrio. (D) artigo.

64
Ciro Marcondes Filho (2000) situa a fase do quarto jornalismo a que se inicia com a informatizao nos anos 70 e se estende at a atualidade. Entre as caractersticas dessa fase, marcada pelas modificaes tecnolgicas, est (o): (A) a profissionalizao e a diviso de tarefas na redao, no sentido de privilegiar a diviso por editorias e valorizar o jornalista especialista. (B) o privilgio do texto e dos dados numricos em relao imagem, valorizando os profissionais responsveis pela redao de matrias longas e repletas de retrancas. (C) a crise na imprensa escrita e a emergncia do jornalismo colaborativo, marcado pela interatividade e pela democratizao na emisso de contedos noticiosos. (D) a valorizao dos meios digitais e audiovisuais, que, apostando na complexidade dos recursos tecnolgicos, afastam o receptor da produo noticiosa. (E) a transmisso em tempo real valorizando as manchetes exclamativas em letras garrafais.

68
Com relao preciso inerente atividade jornalstica, a escolha adequada dos termos e a correta grafia so imprescindveis para um bom texto. Nesse sentido, correto afirmar que: (A) descriminar o mesmo que distinguir ou diferenar, enquanto discriminar deixar de considerar um ato como crime. (B) seo, seco, cesso e sesso so formas corretas para designar coisas diferentes. (C) na expresso atravessar uma rua, o verbo atravessar pode ser substitudo por percorrer sem qualquer alterao de sentido. (D) beneficiente e beneficente so grafias adequadas para definir uma ao em benefcio de outrem. (E) esto escritas corretamente: encapuado, metereologia e iqualitrio.

65
Na construo de um texto jornalstico, independente do meio em que ser veiculado, algumas indicaes devem ser seguidas. Sobre essas indicaes, analise as afirmativas a seguir: Para estimular o receptor a pesquisar informaes para alm dos veculos noticiosos, o texto jornalstico deve priorizar os termos tcnicos, as palavras estrangeiras e jarges profissionais. II. Para garantir a clareza da informao e tornar a leitura/audio mais agradvel, o texto jornalstico deve priorizar as frases em ordem inversa (predicado + verbo + sujeito). III. Para garantir a objetividade noticiosa, devem-se destacar graficamente os adjetivos e advrbios no texto, retirando-os das citaes entre aspas. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todas as afirmativas estiverem incorretas. se apenas a afirmativa I estiver incorreta. se apenas a afirmativa II estiver incorreta. se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas. I.

69
Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escndalo de corrupo, uma embalagem que no apresenta a quantidade que declara so alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional. Em situaes como essas, espera-se que o assessor de imprensa: (A) convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histrico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situao que motivou a crise. (B) atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional. (C) envie aos meios de comunicao anncios e matrias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apurao jornalstica do assunto que motivou a crise. (D) entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicao, negociando informaes exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorvel empresa no noticirio. (E) oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informaes solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providncias tomadas para minimizar os seus efeitos.

12

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

70
Desconhecer o exato significado das palavras, bem como o seu emprego mais apropriado pode se tornar um obstculo para quem se prope a informar e esclarecer. Nesse sentido, assinale a sentena correta. (A) Os ministros fizeram uma reunio para discutir quem construir o projeto. (B) Depois de ler as informaes, o senador questionou o plano. (C) A data da entrega do projeto poder ser adiada para o ms que vem. (D) Era consenso entre alguns senadores que o projeto precisava ser votado antecipadamente. (E) Trs faces majoritrias disputam a liderana da bancada na Cmara de Deputados em Braslia.

73
A maior parte das fotografias publicadas em meios impressos e on-line so acompanhadas de legendas. Com relao s funes da legenda, analise as seguintes afirmativas: I. A legenda, ao descrever a foto a que se refere, deve responder s mesmas seis perguntas que guiam a construo do lide integral. II. As informaes fornecidas na legenda so independentes da foto a que ela se refere e no devem ser repetidas no texto da matria. III. A legenda deve orientar a leitura da foto a que se refere, fornecendo elementos informativos complementares imagem. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas a afirmativa III estiver correta. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

71
A preposio define a relao entre dois termos da frase e a clareza de uma afirmao. Assinale a afirmativa em empregadas corretamente. que as preposies estejam

(A) O processo de divrcio entre A e B tornou-se mais complexo, j que h dbitos para com a Justia e muitos beneficiados da morte de seu progenitor. (B) Em comemorao ao aniversrio do seu mandato, o poltico fez carreata a quatro cidades e pediu proteo aos ameaados de morte. (C) Optou-se em no censurar ningum para analisar a questo sobre diversos aspectos, visto que o prazo de pagar o IPTU j se esgotou. (D) H muitos protestos contra o plano, uma vez que h dvidas sobre a sua eficcia e dificuldades de obter dados concretos para sua execuo. (E) A desistncia em se candidatar a governador e posterior recusa de concorrer para qualquer outro cargo deve-se ao fato de ter sido acusado por envolvimento no crime de peculato.

74
Leia o texto a seguir publicado pela Agncia Senado, em 14 de outubro de 2008. O Plenrio aprovou nesta tera-feira (14) o projeto de lei da Cmara que obriga os cartrios de registros pblicos a afixarem, em locais de fcil leitura e acesso ao pblico, quadros contendo os valores atualizados das custas e emolumentos, inclusive no que tange informao da gratuidade de fornecimento das certides para as pessoas reconhecidamente pobres (PLS 90/06 ou PL 6.248/05, na Casa de origem). A proposta que altera a Lei 6.015/73, que dispe sobre os registros pblicos ser encaminhada sano. O projeto estabelece ainda punies para quem desrespeitar a norma, que vo desde a repreenso e a suspenso do oficial de registro e do notrio perda da delegao de seus cargos. A justificativa do projeto destaca que, desde a edio da Lei 9.534/97, os cartrios de registros pblicos esto proibidos de cobrar taxas ou emolumentos pela emisso de registro civil de nascimento e por assento de bito, entre outros. Ocorre que cartrios em vrios municpios do pas vinham descumprindo a determinao, causando prejuzos cidadania das pessoas carentes.
(Paulo Srgio Vasco / Agncia Senado)

72
Em relao s caractersticas do texto jornalstico para os diferentes meios de comunicao, avalie as seguintes afirmativas: I. Na mdia impressa, o lide narrativo comea com uma frase curta no incio do texto e ordena os elementos a partir do fato mais recente. II. O texto noticioso para rdio deve priorizar frases curtas e concisas, evitando expresses abstratas e confusas e usando a repetio sempre que necessrio. III. Na internet, a imagem o ponto de partida para a redao do texto noticioso, cuja principal funo descrever o que est sendo visto pelo internauta sem identificar os personagens envolvidos na ao. Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas a afirmativa II estiver correta. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Assinale a alternativa que apresente o ttulo adequado para o texto da matria. (A) Foi aprovado projeto que obriga cartrios a mostrar preo dos servios para pobres (B) Registros de nascimento e bito passaro a ser gratuitos (C) Pobres tero direito a certides e registros de nascimento e bito grtis (D) Senado aprova projeto que obriga cartrios a fixar preo dos servios em lugar visvel (E) Senado obrigar cartrios a cumprir a lei que dispe sobre os registros pblicos

(A) (B) (C) (D) (E)

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

13

SENADO FEDERAL 2008

75
Assinale a afirmativa que indique o software usado para diagramao de textos e imagens da mdia impressa. (A) (B) (C) (D) (E) Adobe Inews Sony Premiere QuarkXPress Adobe NewsCutter QuarkVegas

79
As notcias, os artigos ou qualquer matria de importncia relativa, inclusive anncios a serem publicados por permuta, que servem para tapar buracos originados pela falta de material editorial ou por erro de clculo na diagramao, so conhecidos no jargo jornalstico por: (A) (B) (C) (D) (E) stand up. barriga. calibre. furo. calhau.

76
O jornalismo digital, webjornalismo, ciberjornalismo, jornalismo on-line so alguns termos utilizados para designar um novo tipo de jornalismo destinado veiculao na Internet. Assinale a afirmativa que apresente uma caracterstica exclusiva desse modelo de jornalismo. (A) capacidade de transmisso das notcias no momento em que os fatos esto acontecendo (B) no-linearidade, estabelecida por textos baseados em hiperlinks, que direcionam o internauta a novos contedos e formatos informativos (C) baixa credibilidade e redundncia das informaes obtidas unicamente por recursos disponveis na prpria rede (D) estrutura multimiditica definida pela transmisso simultnea de sons, imagens e textos (E) uso de profissionais multifuno que produzem contedos noticiosos em diferentes formatos

80
Mrio Erbolato (1991) define trs sistemas de redao jornalstica quanto tcnica de apresentao das matrias, a saber: pirmide invertida, forma literria ou pirmide normal e sistema misto. Na forma literria, os fatos devem ser apresentados na seguinte seqncia: (A) detalhes da introduo, fatos de crescente importncia, fatos culminantes e desenlace. (B) fatos culminantes, fatos importantes ligados a eles, detalhes dispensveis e pormenores interessantes. (C) pormenores interessantes, fatos de crescente importncia, desenlace e detalhes dispensveis. (D) fatos culminantes, narrao em ordem cronolgica e pormenores interessantes. (E) detalhes da introduo, fatos de decrescente importncia (visando criar suspense), pormenores interessantes e desenlace.

77
Sobre a elaborao adequada de uma pgina de informao jornalstica para internet, segundo J.B. Pinho (2004), assinale a afirmativa correta. (A) Emprega capitular em cores diferentes nos pargrafos, visto que somente o verde pode ser usado como sinal de link para hipertextos. (B) Coloca na metade superior da pgina principal as informaes mais importantes, alm de posicionar o ttulo ou logotipo do webjornal no topo da pgina. (C) Induz leitura linear da matria, concentrando o mximo de informao numa nica pgina para que o usurio seja obrigado a recorrer barra de rolagem. (D) Garante a usabilidade do site, priorizando o uso de molduras e barras decorativas para separar os contedos jornalsticos e agilizar a navegao. (E) Estrutura a navegao com base em links, dispensando os de retorno, visto que pela velocidade em que se busca informao evita-se voltar ao texto j lido.

78
Iniciativas como a do jornal coreano Ohmynews e a do Eu Reprter, do jornal O Globo, surgiram num cenrio em que as novas tecnologias permitem: (A) a democratizao na emisso de contedos noticiosos e o jornalismo participativo. (B) o controle sobre tudo que transmitido em tempo real na Internet. (C) a excluso digital no Ocidente e o fim da profisso de jornalista no Oriente. (D) o descrdito de informaes provenientes de fontes no autorizadas e no mediadas por jornalistas. (E) a concentrao de dados em grandes conglomerados de comunicao.

14

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

SENADO FEDERAL 2008

QUESTES DISCURSIVAS Questo 1


Leia o texto a seguir, que se apresenta fora dos padres da redao jornalstica.

Questo 2
Leia o texto a seguir.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Comisso de Educao e Cultura e Esporte esteve presente ontem, dia 14 de outubro em audincia pblica para discutir como levar o Brasil a melhorar o seu desempenho nas Olimpadas de Londres, em 2012. Estavam presentes a reunio a jogadora de basquete Magic Paula, o velejador e ex-secretrio Lars Grael, o professor Fernando Franco Ferreira. nico representante do governo federal, o diretor do Departamento de Excelncia Esportiva e Promoo de Eventos do Ministrio do Esporte, Herval Barros, que prometeu que a comisso vai realizar uma nova audincia sobre o tema. Ele disse que para ele "no houve necessariamente um fracasso do Brasil nas Olimpadas". mas acrescentou que deve dar maior nfase ao planejamento e disse ainda estar em andamento em sua pasta o projeto Top 10, que tem o objetivo de colocar o pas em meio as 10 maiores potncias esportivas do planeta at 2016, quando espera-se que os Jogos Olmpicos podero ser realizados no Rio de Janeiro. A capital do estado do Rio de Janeiro est em disputa com Tquio, Chicago e Madri para tentar sediar os jogos de 2016. Segundo Grael, o velejador, o maior problema do esporte nacional est na base. Ele diz que falta uma poltica de universalizao do esporte. Ele disse no ter visto, no lanamento do PAC da Educao, nenhuma poltica de valorizao da educao fsica. O ex-secretrio criticou ainda a falta de participao dos atletas nos processos decisrios das polticas esportivas e os mandatos ilimitados dos dirigentes de federaes e confederaes. Maria Paula Gonalves, a exjogadora de basquete, conhecida com Magic Paula, e que hoje coordenadora de gesto de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreao da prefeitura de So Paulo, foi mais crtica em relao participao brasileira em Pequim. Na opinio da ex-jogadora a estrutura do esporte nacional pode ser considerada "arcaica e feudal". O esporte para ela, deve ser objeto de uma "poltica de Estado", que tenha como prioridade o investimento na base. Temos no esporte atualmente verbas de Primeiro Mundo e planejamento de Terceiro Mundo lamentou Magic Paula, para quem deve haver maior fiscalizao da aplicao de recursos pblicos. Conforme o professor Fernando Franco Ferreira, do Centro de Estudo de Atletismo do Distrito Federal, disse o pas dispe de instalaes esportivas suficientes para a formao de novos atletas, mas faltam, porm, recursos humanos. Os novos professores de Educao Fsica, esto preferindo mais dirigir-se s academias do que ir para s escolas, observou o docente. Para o ex-secretrio nacional de Esportes Grael, o Brasil no fracassou em Pequim, mas esteve aqum do patamar que gostaramos, apesar dos maiores investimentos no esporte. Ele acha que "simplista" a anlise do desempenho de um pas nos Jogos Olmpicos tomando como base apenas as medalhas que conquistou. Para ele necessrio levar em conta outros critrios como o nmero de atletas classificados e o nmero de finalistas. O investimento na formao de novos atletas e uma maior vinculao entre as polticas pblicas nas reas de esportes e de educao foram as principais recomendaes apresentadas nesta tera-feira (14) na audincia pblica da Comisso de Educao, Cultura e Esporte (CE).
(informaes obtidas a partir da matria de Marcos Magalhes / Agncia Senado)

Aps reunir-se com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, hoje, o relator-geral do projeto da Lei Oramentria Anual (LOA) para 2009, Delcdio Amaral (PT-MS), anunciou imprensa que a pea oramentria do prximo ano sofrer cortes em custeio e at mesmo em investimentos em funo da crise financeira internacional. Delcdio disse que a avaliao de Henrique Meirelles da conjuntura econmica de que os principais pases do mundo tero inflao e um crescimento muito menor do que o projetado. De acordo com Delcdio, o relatrio preliminar do projeto do Oramento 2009, que dever ser apresentado semana que vem, contemplar cortes em custeio e investimento, preservando, no que for possvel, obras do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e os programas sociais do governo federal.
(Sobre texto de Larcio Franzon / Agncia Senado )

Elabore um ttulo de uma linha de 50 toques para um jornal impresso dirio de circulao nacional, justificando a sua escolha com base nos critrios de noticiabilidade (valoresnotcia) e regras de redao jornalstica.

Levando em conta as regras de redao para a mdia impressa, reescreva a notcia para um jornal impresso dirio de circulao nacional.

ANALISTA LEGISLATIVO PRODUTOR PARA REVISO DE CONTEDOS JORNALSTICOS

www.pciconcursos.com.br

15

Realizao

http://concurso.fgv.br

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și