Sunteți pe pagina 1din 16

Oficina de Formao Trabalho prtico e experimental no ensino da Biologia

Chave para Identificao de Macroinvertebrados Bentnicos de gua Doce

Maio

2011

Chave para Identificao de Macroinvertebrados Bentnicos de gua Doce


Os Macroinvertebrados so organismos visveis a olho nu (macro) e sem coluna vertebral (invertebrados)

Larvas de Plecptero
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Plecoptera

Caracteres diagnosticantes Dois cercos=cerci Trs pares de patas na seco mdia do corpo (trax) Cada pata tem duas unhas Por vezes possuem tubos de brnquias; duas placas alares Corpos hidrodinmicos, para no serem arrastados pela corrente. Habitat Debaixo das pedras em guas de correntes rpidas, de baixa temperatura (< 25 C) e com elevadas concentraes de oxignio. Os rios de montanha so o seu habitat mais comum. Tambm podem ser encontradas no cimo das pedras, ou em troncos submersos e nos depsitos de folhas dos rios. Alimentao A maioria das larvas de plecoptera alimenta-se de detritos, plantas mortas (detrtivoros) e algas (fitfagos). Outras espcies so carnvoras (predadores) e perseguem a presa, (alimentando-se de outros animais). Tolerncia poluio Muito sensveis a baixos nveis de oxignio na gua. Preferem gua fria uma vez que esta dissolve mais facilmente o oxignio do que as guas quentes.

Larvas de Efemerptero
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Ephemeroptera Caracteres diagnosticantes Normalmente tm 3 longos cercos Brnquias laterais ao longo do abdmen; um par de placas alares; Trs pares de patas na seco mdia do corpo (trax); Uma nica unha em cada pata. Habitat Debaixo das pedras, em guas de fluxo rpido ou entre a vegetao, em rios mais lentos. Algumas espcies tm o corpo achatado e fixam-se em rochas de rios de corrente rpida. So encontrados principalmente em guas permanentes, guas de boa qualidade: rios e lagos. Alimentao Podem ser fitfagos ingerem material vegetal; detritvoros alimentando-se de material em decomposio, e predadores. Algumas espcies so colectoras ou filtradoras de material orgnico que flutua na gua. Os adultos no se alimentam. Tolerncia poluio

Muito sensveis a baixos nveis de oxignio na gua. So tambm sensveis poluio qumica da gua, fraco fluxo de gua e luz solar (algumas vezes preferindo zonas de sombra). Factos As larvas so um bom alimento para os peixes.

Larvas de Tricptero
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Trichoptera Caracteres diagnosticantes Trs pares de patas bem desenvolvidas nos 3 primeiros segmentos do corpo e ganchos no ltimo segmento. Alguns constroem casulos a partir de substrato orgnico e mineral. Habitat Vivem numa vasta gama de habitats aquticos desde rios de fluxo rpido at lagoas de gua doce. Os seus corpos moles esto geralmente protegidos num casulo. Usam o gancho na extremidade do seu corpo para se prenderem a ele. Algumas espcies no vivem em casulo, usam os seus ganchos para se agarrarem ao substrato do fundo do rio e para se moverem para trs para escapar a predadores. Alimentao Algas e outras plantas (vivas e mortas). Algumas espcies alimentam-se de outros insectos e elaboram teias para capturar as suas presas; outros ingerem as algas fixadas nas plantas e pedras, ou fragmentam os depsitos de folhas. Tolerncia poluio No toleram baixos nveis de oxignio, e os que fragmentam os depsitos de folhas necessitam de rios com vegetao, com rvores a pender sobre a gua. Aspectos particulares Normalmente usam seda para construir os casulos ou teias. So um alimento importante para muitos peixes.

Larvas de Megaloptero
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Megaloptera Caracteres diagnosticantes So aquticos, de cor vermelho acastanhada Parecem lagartas e tm brnquias ao longo de ambos os lados do seu abdmen Trs pares de patas na seco mdia do corpo (trax) com unhas muito finas e uma cauda nica Habitat Podem ser encontradas no fundo de rios de gua doce, limpos e de corrente lenta. Preferem viver na lama ou debaixo das pedras Alimentao So predadores activos de outros invertebrados aquticos e possuem mandbulas fortes e bem desenvolvidas que usam para agarrar as presas. Tolerncia poluio Sensveis a baixos nveis de oxignio na gua, preferem guas frias saturadas de oxignio a guas quentes. Aspectos particulares Tanto na fase adulta como larvar so importantes fontes de alimento para os peixes.

Lagostins
Phyllum: Arthropoda Subphylum: Crustacea Order: Decapoda Caracteres diagnosticante Duas patas da frente em forma de tenaz, usadas sobretudo na defesa contra predadores, para pegar no alimento e cavar buracos 4 pares de pernas para caminhar e uma cauda longa e espessa. A ponta da cauda usada para impulsionar o lagostim rapidamente atravs da gua. Habitat Ocupa uma vasta gama de habitats, incluindo pntanos, rios e albufeiras. Alguns escavam tneis nas margens; escondem-se entre as rochas ou falhas para se protegerem dos predadores. Alimentao Ingerem vegetao, peixes, plantas e madeira e carne; em determinadas circunstncias podem ser canibais. Tolerncia poluio So sensveis poluio qumica, que lhes afecta as brnquias essenciais para respirarem. Podem sobreviver numa vasta gama de temperaturas da gua. Aspectos particulares Crescem atravs de um processo conhecido como muda. A carapaa velha (exoesqueleto) parte-se e cai surgindo uma nova.

Anfpodes
Phyllum: Arthropoda Classe: Crustacea Ordem: Amphipoda Caracteres diagnosticantes So ligeiramente curvados e achatados lateralmente com segmentos duros (anis que dividem o seu corpo). Cada segmento tem um par de patas Sete pares de patas para caminhar e trs pares para nadar, dois pares de antenas Dois pares de antenas Habitat Preferem guas lentas ou paradas; vivem debaixo da vegetao e pedras. Algumas espcies vivem em esturios, no mar ou plancies aluviais. Alimentao So hominvoros (geralmente ingerem matria vegetal ou animal morta, podendo no entanto alimentar-se de outros animais). Tolerncia poluio Sensveis, no toleram a poluio qumica. A poluio afecta as brnquias que usam para respirar. Aspectos particulares Nadam batendo a cauda ou usando as patas. Quando caminham, geralmente inclinam-se para um dos lados devido sua forma achatada.

Ispodes
Phyllum: Arthropoda Classe: Crustacea Ordem: Isopoda Caracteres diagnosticantes Corpo com segmentos (duros), cada um com um par de patas tm sete pares de patas Dois pares de antenas, um par mais longo que o outro. Tm todo o corpo achatado. Como a largura superior espessura. Habitat Lagos de gua doce, pntanos, nascentes, ribeiros e rios. Alimentao So detritvoros, ingerem plantas e animais em decomposio. Tolerncia poluio Tolerantes, enquanto algumas espcies toleram guas mais salgadas e trbidas, os ispodes no toleram poluio qumica. No entanto, so mais tolerantes do que os anfpodes. Aspectos particulares Quando os mais jovens emergem das posturas, so semelhantes a adultos mas tm apenas seis pares de patas e seis segmentos torcicos.

Larvas de liblula
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Odonata Subordem: Anisoptera Caracteres diagnosticantes Pequenas e gordas com placas alares e brnquias internas As seis patas. Habitat Vivem nas plantas, entre pedras e depsitos de folhas, ou no fundo de lagoas e rios com pouca corrente. Alimentao So predadores e alimentam-se essencialmente de outros insectos na gua. Por vezes podem ser canibais e alimentarem-se uns dos outros. Algumas das espcies maiores alimentam-se de pequenos peixes e girinos. Apanham o seu alimento com o maxilar inferior (com dentes) (labium) que usualmente articulado por baixo da cabea. Quando um pequeno insecto se aproxima, a larva projecta o seu lbio inferior para o agarrar, muito mais rpido do que qualquer tipo de reaco da presa. Tolerncia poluio Tolerantes s perturbaes de habitat Aspectos particulares Grande parte da vida das Anisoptera passada no estado larvar que podendo ter seis a 15 mudas.

A larva rasteja para fora de gua uma ltima vez, emergindo como adulto, com asas funcionais. No passam por um estado de pupa antes de se tornarem adultos.

Larvas de libelinha
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Odonata Subordem: Zigoptera Caracteres diagnosticantes Corpos delgados, com trs brnquias no final do corpo semelhantes a cercos Mandbulas extensveis que se situam por baixo da cabea Patas prximas da cabea Olhos grandes e compostos (formados por muitos e pequenos olhos) permitem-lhes uma excelente viso Habitat Vivem nas plantas, entre as pedras e depsitos de folhas do fundo de lagoas ou de rios de fluxo lento. Alimentao So predadores alimentando-se maioritariamente de outros insectos na gua, embora possam tambm ser canibais. Algumas espcies maiores alimentam-se de pequenos peixes. Apanham o seu alimento com o lbio inferior (com dentes) (labium) que usualmente articulado por baixo da cabea do insecto. Tolerncia poluio Tolerantes, as suas larvas so sensveis s perturbaes do habitat porque precisam de vegetao aqutica ou ripria nas guas onde habitam. Aspectos particulares No passam pelo estado de pupa para se tornarem adultos (metamorfose incompleta).

Mexilhes de gua doce


Phyllum: Mollusca Classe: Bivalvia Caracteres diagnosticantes

Habitat Habitam em dos rios, canais de irrigao e canteiros. Alguns conseguem sobreviver a extensos perodos de seca, enterrando-se na lama e fechando a sua concha. Alimentao Alimentam-se de animais de pequenas dimenses e plantas. A alimentao e respirao realizada por suco de gua atravs de tubos, os sifes, que filtram as partculas. Tolerncia poluio Tolerantes, todavia no so frequentes em sistemas muito poludos. por serem filtradores podem acumular substncias txicas nos seus tecidos. Aspectos particulares Muitas espcies vivem 20-30 anos, podendo atingir os 140 anos.

Duas vlvulas (conchas) que articulam uma com a outra, encontrando-se na maioria das vezes fechadas Tm conchas espessas, algumas de forma alongada, outras mais arredondadas. Possuem um p que usam para se deslocar no fundo dos rios. Durante o processo de alimentao as brnquias filtram partcula sem suspenso na gua .

Caracis de gua doce


Phyllum: Mollusca Class: Gastropoda

Caracteres diagnosticantes Caracol com uma concha em espiral a proteger o seu corpo. Habitat Vivem nas partes calmas dos rios e lagoas, fixos a plantas ou rochas. Alimentao So fitfagos e colectores - alimentam-se de algas, se planta em decomposio. Tolerncia poluio Tolerantes, podem viver em guas ricas em nutrientes uma vez que se alimentam de algas, no entanto, so sensveis a poluio txica. Alguns vm superfcie para obter oxignio que armazenam na concha, enquanto que outros possuem brnquias para extrair o oxignio da gua. Aspectos particulares

A sua lngua (denominada por rdual) uma espcie de serra uma faixa coberta com camadas de dentes, com os quais fragmentam as partculas de alimento Tamanho: at 25 mm

Carochas (Colepteros)
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Coleoptera Caractres diagnosticantes Os adultos possuem dois elitros que cobrem e protegem as asas membranosas. Muitos apresentam patas em forma de remo Tm uma cavidade por baixo das asas que contm uma reserva de ar, permitindo-lhes permanecerem debaixo de gua por longos perodos. Existem muitos tipos de larvas, geralmente, so segmentadas e cilndricas, com seis patas e uma cabea distinta. As larvas respiram atravs de brnquias ou espirculos (pequenos orifcios) no necessitando de vir superfcie para respirar. Habitat Tanto os adultos como as larvas vivem numa vasta gama de habitats aquticos. So muitas vezes encontrados em linhas de gua permanentes e de fluxo rpido, mas tambm em rios de fluxo lento, albufeiras e lagos. Escondem-se entre a vegetao em zonas de corrente com pouca profundidade. Os adultos da maioria das espcies so bons voadores. Alimentao As larvas alimentam-se de material animal e vegeta em decomposio, e so tambm predadores (p.e. Dytiscidae). Usualmente tm partes peas bocais adaptadas para morder as presas. Tolerncia poluio Tolerantes, algumas espcies (Gyrinidae) no toleram nveis baixos de oxignio dissolvido.

10

Planrias
Phyllum: Platyhelmintha Classe: Turbellaria Ordem: Tricladida Caracteres diagnosticantes Semelhantes a pequenos vermes, mas planas e sem corpo segmentado. As espcies maiores movem-se no fundo dos ecossistemas aquticos atravs de ondas musculares que fazem mover o seu corpo, mas que no lhes permite nadar. Habitat Encontram-se em rios e zonas pouco profundas de lagos. Vivem em locais escuros, na superfcie das rochas e plantas. Alimentao So principalmente predadores de invertebrados de pequenas dimenses. Tambm se alimentam de detritos orgnicos em decomposio. Tolerncia poluio Tolerantes, tendem a viver onde h material em decomposio, tanto de origem animal como de origem vegetal. Aspectos particulares A reproduo sexuada e assexuada atravs da diviso. Capa parte que se separa torna-se um indivduo. Tambm se reproduzem por regenerao. (um novo individuo formado a partir de um pedao danificado).

11

Alfaiates
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Hemiptera Caracteres diagnosticantes So planos e compridos, sem asas O segundo e terceiro par de patas so quase duas vezes mais longos que os seus corpos. Patas anteriores pequenas para atacar e prender as presas (ver o escorpio de gua) As suas patas tm pequenos plos que contm pequenas bolhas de ar, permitindo-lhes andar na superfcie da gua. Habitat Vivem na superfcie de rios com reduzida corrente e outros tipos de guas calmas. Geralmente juntam-se em grupos. Quando alarmados por fortes vibraes na gua, apressam-se em busca de abrigo. Alimentao So predadores e detritvoros. Alimentam-se de uma variedade de invertebrados aquticos, incluindo camares, larvas de mosquito que vm superfcie e insectos que caiem na gua. Tm uma boca adaptada a morder e sugar, apanham a presa e sugam-na. Podem localizar as suas presas sentindo os mnimos movimentos ou vibraes na superfcie da gua. Tolerncia poluio Tolerantes, vivem sobre a gua e no so influenciados pela poluio desta.

Sanguessuga
Phyllum: Annelida Classe: Hirudinea Caracteres diagnosticantes Vermes segmentados e cilndricos com uma ventosa em cada extremidade, uma delas a boca Em muitas formas, a boca tem trs pequenas mandbulas equipadas com dentes afiados Podem nadar e andar, fazendo arcos com o corpo A forma do corpo depende se os seus msculos esto relaxados ou contrados. Habitat

12

Encontram-se em rios e lagoas quentes e de fluxo reduzido. Preferem guas superficiais e habitam debaixo das rochas e detritos, ou nas plantas onde se fixam. Alimentao So predadores, muitas sanguessugas alimentam-se do sangue de vertebrados, tais como os anfbios, aves, rpteis, peixes e mamferos (incluindo os humanos); algumas devoram a presa inteira. Tolerncia poluio Tolerantes, so capazes de sobreviver onde no existe muito oxignio. Tambm toleram vrios poluentes qumicos. Aspectos particulares As suas secrees salivares contm hirudina, um anticoagulante (que evita a coagulao e espessamento do sangue), o que torna o sangue mais fluido e fcil de sugar.

Larvas e pupas de mosca


Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Diptera Caracteres diagnosticantes No tm patas Existem muitos tipos de larvas de mosca, todas elas semelhantes a vermes. Habitat Encontram-se em rios e em outros habitats com gua, na gua ou em buracos dos troncos de rvores, onde haja gua. Alguns dos grupos mais comuns incluem p.e. as larvas de simuliidae, que apresentam uma forma mole e que se assemelha a um sino. Fixam-se s rochas e madeira. Alimentao Alguns alimentam-se de matria em decomposio desempenhando por isso um papel importante na reciclagem de nutrientes, muitas espcies so fitfagas e poucas predadoras. As larvas de simuliidae filtradoras utilizam dois grupos de filamentos (estruturas filiformes). Tolerncia poluio Tolerantes, podem tolerar poluio orgnica uma vez que se alimentam de partculas orgnicas. Podem viver em guas com baixos nveis de oxignio dissolvido uma vez que vm muitas vezes superfcie para respirar. Aspectos particulares Sofrem metamorfose completa durante o desenvolvimento o que inclui ovos, larvas, pupas e adultos.

13

Larvas e pupas de mosquito


Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Diptera Famlia: Culicidae Caracteres diagnosticantes As larvas parecem-se com vermes peludos com sifes. As pupas esto encerradas num casulo que lhes cobre metade do corpo. Habitat Preferem guas estagnadas. Penduram-se com a cabea para baixo, suspensos pela tenso superficial da gua, e assimilam o oxignio atravs dos tubos que possuem nas caudas. Alimentao Muitos alimentam-se de pequenas partculas orgnicas suspensas na gua, tais como organismos e detritos microscpicos. Poucas espcies so predadoras. Tolerncia poluio Muito tolerantes, podem tolerar a poluio orgnica uma vez que se alimentam de pequenas partculas orgnicas. Toleram tambm baixos nveis de oxignio dissolvido na gua porque vm superfcie para respirar. Aspectos particulares As pupas de mosquito tm um movimento desordenado quando perturbados. Atravs da sua picada, os mosquitos adultos podem transmitir doenas (tal como a malria).

larvas de quironomideo
Phyllum: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Diptera Famlia: Chironomidae Caracteres diagnosticantes Semelhante a uma minhoca, com forma de C; As larvas de chironomidae podem ser de vrias cores, apenas as vermelhas so chamadas vermes sanguneos Habitat A maioria dos vermes sanguneos encontram-se nos primeiros 5 centmetros do sedimento (lodo do fundo das linhas de gua). Muitas espcies vivem numa espcie de tubos de seda enquanto outros vivem livremente. Alguns podem viver na lama e gua com baixos nveis de oxignio. So uma importante fonte de alimento para insectos aquticos maiores e para os peixes. Alimentao

14

Os vermes sanguneos so geralmente colectores, alimentando-se de partculas orgnicas animais ou vegetais, outros so fitfagos alimentandos de algas. Tolerncia poluio Muito tolerantes, tm hemoglobina, como os mamferos, o que lhes permite captar melhor o oxignio. Por este motivo no necessitam de muito oxignio dissolvido no seu ambiente. Aspectos particulares So vermelhos devido presena de hemoglobina (protena do sangue que transporta oxignio), o que os ajuda a tolerar gua com nveis reduzidos de oxignio.

minhocas aquticas
Phyllum: Annelida Classe: Oligochaeta Caracteres diagnosticantes Corpos segmentados com extremidades arredondadas, sem patas e sem ventosas Muitas so vermelhas ou acastanhadas Algumas espcies so pequenas com poucos segmentos e com o corpo claramente dividido em regies especializadas Em certas espcies existem brnquias externas. Habitat Ocorrem numa vasta gama de condies, desde at habitats com corrente elevada. Alimentao Alimentam-se de material orgnico e bactrias que esto presentes no silte e na lama. A lama ingerida mas no digerida. Tolerncia poluio Muito tolerantes, podem viver em rios com poluio orgnica uma vez que conseguem sobreviver em ambientes de baixa concentrao de oxignio. Alimentam-se das algas e bactrias que crescem nestes ambientes. Aspectos particulares Algumas famlias podem reproduzir-se por fragmentao. Surge um novo individuo a partir da separao do original. medida que envelhece crescem mais segmentos. Os segmentos mais velhos localizam-se junto da cabea.

15

16

S-ar putea să vă placă și