Sunteți pe pagina 1din 2

Art.124 a 128 crimes de ABORTO.

Conceito: aborto a interrupo da gravidez Natural ou por Inseminao Artificial com a destruio do produto da concepo, ou seja, eliminao da vida humana Intra-Uterina (pode ser o vulo fecundado que existe at a 3 semana de gesto, o Embrio que existe da 3 semana at 3 meses de gestao, ou Feto a partir do 3 ms de gestao). Tipo penal protege a vida intra-uterina desde o primeiro momento da concepo, crime a destruio do vulo fecundado do Embrio e do Feto. Consumao quando h a destruio do produto da concepo, no caso do feto a morte no precisa ser instantnea mesmo que seja expulso do ventre com vida e morra instantes depois, tambm no preciso que ocorra a expulso do produto da concepo do ventre materno, ou seja, a mo faz a manobra abortiva destri o embrio e organismo absorve. Tentativa Possvel quando no ocorre destruio do produto da concepo por circunstancia alheias a vontade do agente. Espcies de Aborto: Aborto Natural complicaes na gravidez, no crime fato atpico Aborto Acidental decorrente de acidente a gestante sofre uma queda, acidente de automvel, o crime atpico no h crime porque no h aborto Culposo. Aborto Miservel/Socioeconmico praticado por pessoa que no tem condies econmicas de sustentar a criana, Crime a situao de miserabilidade ser levada em conta na dosagem da pena. Aborto Honris Causa o aborto para ocultar uma gravidez desonrosa para gestante Crime. Aborto Eugnico/Eugensico o aborto praticado quando se tem certeza que criana nascera com graves anomalias fsicas e psquicas, Crime, no caso de Anencefalia (criana nasce sem crebro) Crime embora esteja sobre julgamento na ADPF 54. Aborto Criminoso Art.124 a 127 do CP. Aborto Legal/Permitido art. 128 do CP. ART. 124 aborto provocado pela a gestante ou com seu consentimento (AUTOABORTO E CONSENTIMENTO PARA O ABORTO).

Autora (Autoaborto): s pode ser a Gestante (crime de mo prpria no admite co-autoria, porm admite Participao de terceiro, por exemplo, Induzindo, Instigando ou Auxiliando a gestante cometer o crime). Consentimento para o Aborto a gestante que consentiu responde pelo o crime do art.124 do CP, e o terceiro que praticou o aborto com o consentimento dela responde pelo art.126 do CP. Tambm um Crime de mo prpria, eles responderam por crimes diferentes uma exceo a teoria Monista (que os agentes respondem pelo o mesmo crime a regra) nesse caso adota-se a Teoria Pluralstica, por exemplo, a gestante induzida pelo o Marido autoriza o medico a realizar o aborto ilegal, a gestante responde pelo o consentimento para o aborto na condio de autora art.124 do CP, o marido que a induziu a autorizar ao Mdico vai responder por art.124 (participe pelo o induzimento) o medico vai responde pelo art.126 do CP aborto com consentimento da gestante. Os trs respondem cada qual na sua responsabilidade.

ART.125 aborto provocado por terceiro sem o consentimento da Gestante. ART.126 provocar aborto com o consentimento da gestante. (se a gestante que deu consentimento menor de 14 anos, alienada ou dbil mental ou dado por fraude e dada violncia como se no houvesse consentimento ele responde pelo o art.125). Art.127 s se aplica no crime de aborto provocado por Terceiro, aumenta-se 1/3 se ocorrer leso corporal grave e as penas so Duplicadas se a gestante Morre. Art.128 no se pune o aborto (Aborto legal autorizado no Brasil) Necessrio ou Sentimental (consentimento da gestante e se incapaz do seu representante legal. Parei em aula 12, 1:51 minutos.

S-ar putea să vă placă și