Sunteți pe pagina 1din 18

A TESSITURA DA METODOLOGIA CIENTFICA: OS ENTREMEIOS DE UMA DISSERTAO

Caroline Leite Rodrigues1

Introduo

O presente artigo baseado na dissertao de mestrado Educao Rural: um estudo sobre salas multisseriadas, fruto de uma pesquisa iniciada em 2007 e concluda em 2009, no municpio de Buritizeiro, noroeste de Minas Gerais, um estudo de caso que teve como objeto de pesquisa a prtica pedaggica do professor de sala multisseriada no meio rural, envolvendo sua formao docente e sua relao com a comunidade. O objetivo principal deste artigo no apontar os resultados da investigao, mas sim relatar a trajetria desse processo de pesquisa, focando na escolha da metodologia e sua aplicao durante a trajetria, pois esta uma dificuldade recorrente aos acadmicos de mestrado e doutorado, que passam por experincia semelhante.

A Trajetria da Pesquisa: Momentos de Escolhas O mestrado em si j se trata de uma escolha. O estudo exaustivo, as tantas leituras, as noites de sono mais curtas e mal dormidas, a ausncia na vida daqueles que amamos... Todo um conjunto de pormenores se comparado ao nosso objetivo maior que a realizao da nossa pesquisa, o nascimento de nossa dissertao.

Graduada em Pedagoga pela Unimontes Universidade Estadual de Montes Claros; especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional pela Funorte Faculdades Unidas do Norte de Minas; Mestre em Educao pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais.

A falta de informaes durante a graduao tambm um agravante. Quando ingressei no mestrado, no tinha muita noo do tamanho da empreitada. As universidades nos grandes centros possuem uma tradio de iniciao cientfica, de incentivo pesquisa. Entretanto, a maioria dos campus localizados nas cidades do interior, no contam com essa postura, no havendo um incentivo, nem tampouco estrutura, para que os acadmicos desenvolvam pesquisas. O mestrado um processo difcil que se inicia na seleo e s termina na defesa da dissertao, perpassando por muitos obstculos e muitas escolhas. Comeando pela escolha do objeto de pesquisa. No meu caso, no foi uma tarefa fcil, sendo assim, o primeiro obstculo. Quem me ajudou com essa questo foi uma amiga que conheo desde criana e foi minha professora na graduao2. Foi quando ela me indagou: por que no sala multisseriada? Por que no?! Confesso que achei estranho. Nunca havia pensado nessa possibilidade, pois acreditava que a multisseriao estava beira da extino. A enxergava como retrato do atraso, com ausncia de recursos financeiros, estrutura fsica, material didtico-pedaggico, professores leigos, no sendo a melhor opo para o oferecimento de uma educao de qualidade populao do meio rural. Alm do mais, como a concentrao de salas multisseriadas era basicamente no campo brasileiro e as populaes campesinas estavam migrando para os centros urbanos, reforando a poltica de nucleao, a tendncia, eu acreditava, era a superao dessa modalidade de ensino, pois as pessoas estudariam em escolas maiores, seriadas. Eu estudei em sala multisseriada no ensino fundamental3, sendo minha nica fonte de conhecimento a respeito dessa dinmica escolar, uma vez que durante minha graduao no foi abordado sobre essa modalidade de ensino. Minha professora disse que a Educao do Campo era uma temtica que estava crescendo nos cenrios acadmicos e que sala multisseriada seria um tema interessante pelo fato de haverem muitas lacunas devido escassez de estudos nessa rea.
2

Minha graduao foi em Pedagogia e estudei no Campus Avanado da Unimontes Universidade Estadual de Montes Claros, localizado em Pirapora-MG, que oferece os cursos de Pedagogia e Geografia. 3 Estudei em uma escola particular no meio urbano que juntou a 3 e a 4 sries, com finalidade financeira, devido a quantidade pequena de alunos.

Pronto

estava

escolhido

meu

objeto

de

pesquisa:

sala

multisseriada. Era o incio da jornada. Era um tema desconhecido da maioria das pessoas, inclusive dos meus colegas nas disciplinas do mestrado e que tive contato nos congressos e seminrios, mesmo sendo uma realidade presente na atualidade brasileira, possuindo um percentual de quase 50% das escolas do pas (das 207.234 escolas da rede de ensino bsico brasileira, 96.557 se encontram no meio rural), e destas, as salas multisseriadas representam a metade4. A oportunidade de ampliar meus horizontes surgiu com a chegada do mexicano Pedro Atilano Morales em nosso Programa de Ps-graduao. Pedro era doutorando e veio para o Brasil por meio de parceria entre a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a PUC Minas (Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais) para participar de atividades acadmicas. O objeto de estudo dele envolvia a classe multisseriada tambm, que no Mxico compem um quadro muito semelhante ao do nosso pas, onde em torno de 44% em nvel nacional so salas multigrados (como so chamadas no Mxico), segundo informaes fornecidas por Morales em exposio do seu projeto de doutorado. A unio com os outros cursistas que pesquisam temas afins ao nosso praticamente instantneo. Vo se formando grupos com o intuito de trocar informaes, referenciais terico, experincias, opinies, enfim, associar e debater ideias. A solidariedade acadmica emerge naturalmente. um momento valioso essa troca de conhecimento, que contribui imensuravelmente para nossos estudos.

Reviso bibliogrfica: a porta de entrada para a pesquisa A reviso de literatura uma etapa inerente pesquisa, o ponta-p inicial, pois temos que conhecer o que j foi produzido para podermos embasar nossa pesquisa e comprovar sua relevncia para o meio acadmico e social,
4

Dados fornecidos pelo Panorama da Educao do Campo publicado esse ano de 2007 pelo MEC/Inep. Disponvel no site do Inep <http://www. inep.gov.br>.

evitando, assim, a redundncia de produes acadmicas. A busca por bibliografia sobre o meu tema foi o momento da comprovao de que a sala multisseriada, juntamente com educao rural e educao do campo, um terreno ainda pouco explorado, deixado margem das pesquisas acadmicas, como nos coloca Ramalho (2008) logo no incio da sua tese,
Ainda em relao reviso bibliogrfica, encontrei a primeira dificuldade, pois detectei enorme falta de dados quantitativos e registros que se referissem s classes multisseriadas. [...] Acrescenta-se a essa dificuldade, o fato de haver poucas dissertaes e teses sobre o tema. (p.26).

Na reviso de literatura, desde a escrita do projeto de pesquisa, essa comprovao foi reforada. Participar de congressos e seminrios foram fontes riqussimas para a construo da minha dissertao, pois alm de informaes sobre o que est sendo produzido atualmente, permite o contato direto com os pesquisadores da rea. Como por exemplo, o Seminrio Internacional de Famlias Agrcolas, ocorrido na FAE/UFMG, em outubro de 2007. Este evento marcou o meu processo de amadurecimento intelectual, pois como eu estava iniciando o mestrado, familiarizando-me com o tema, foi meu ingresso oficial na rea da Educao do Campo. A internet uma ferramenta nova de pesquisa e por ser um meio de difuso de informaes em larga escala e de fcil acesso, contribui bastante, devido velocidade, quantidade e qualidade das informaes a nosso dispor5. Temas afins, ou seja, que no esto diretamente ligados ao nosso tema, contribuem para o amadurecimento das ideias, ajudam a fazer conexes para ampliar a anlise dos dados e das leituras. No meu caso, o foco da pesquisa foi a prtica pedaggica do professor de sala multisseriada, ento, para tratar de tal assunto, foi necessrio estudar sobre a formao docente, pois so temas correlatos. Do mesmo modo, a leitura dos textos sobre Educao Rural e Educao do Campo, nos mais diversos aspectos, foi imprescindvel, pois, mesmo que no se tratando diretamente da questo central do estudo, era necessrio conhecer sobre o universo, sobre o cenrio da pesquisa. Autores
5

Tendo, claro, o devido cuidado de analisar com discernimento as informaes que tem acesso, pois nem todas so fontes seguras. Sites como o Scielo, Capes, Inep, das bibliotecas das universidades, dentre outros so opes confiveis.

como Therrien (1993), Caldart (2004, 2009), Calazans (1993, 1994), Leite (1999, 2002), Haje (2004), Ponte (2004), Silva (1997), Albuquerque e Pimentel (2004), Graziano (1996), Basaldi (2000), Speyer (1983), considerados cones da Educao do Campo, no poderiam ficar de fora, pois tratam de questes econmicas, geogrficas, sociais, histricas, dentre outras.

O Cenrio da Pesquisa: Onde Pesquisar? A escolha pelo municpio de Buritizeiro, o meu municpio, se deu por vrios motivos. Primeiro, porque o local onde moro, conhecendo, assim, a realidade (conhecendo entre aspas, pois no decorrer da pesquisa percebi o quanto eu era leiga quanto s informaes sobre o municpio no qual resido h tantos anos). Segundo, porque, na poca, eu trabalhava na Secretaria Municipal de Educao SEMED, como supervisora pedaggica, atendendo escolas no meio urbano e rural, o que facilitaria o acesso a dados e aos sujeitos da pesquisa. Terceiro, porque Buritizeiro um municpio com grande extenso territorial ( o quinto maior municpio do estado de Minas Gerais, com 7.236,21 km), tendo uma extensa rea rural e, consequentemente, grande quantidade de escolas/salas multisseriadas. Era a oportunidade perfeita para conhecer melhor o meu municpio e tambm apresent-lo nacionalmente atravs da difuso de informaes. O conhecimento possui esse poder, o poder de chegar aos lugares mais longnquos e s pessoas mais diversas, se difundindo, crescendo, alimentando mentes. A associao do tema de pesquisa vida pessoal e profissional pode ser benfica ao seu estudo, como nos coloca Rickert, pois essa seleo feita com base nos valores do pesquisador, o que significativo para ele; enquanto que nas cincias naturais feita baseada no critrio valor-relevncia. Segundo Weber, a cincia social na realidade constitui-se numa busca de autoconhecimento, ou seja, dos valores, crenas, sentimentos e motivos humanos. (Santos Filho, 2000, p.32).

Contudo, preciso respeitar o distanciamento necessrio para se enxergar com clareza os fatos, pois a interferncia de pr-concepes, valores, sentimentos, a viso de mundo em geral, pode alterar a percepo da realidade, contaminando a compreenso dos fatos. No h como falar em neutralidade do pesquisador, mas sim, no distanciamento necessrio para que no afete o objeto, ou melhor, a viso do problema.

Metodologia e Ferramentas Metodolgicas: Como Pesquisar? Como j foi dito anteriormente, o tema da minha pesquisa foi a prtica pedaggica do professor que leciona em sala multisseriada no municpio de Buritizeiro MG, buscando compreender como construda a sua prtica, a partir de que conhecimentos emerge a sua concepo de educao e de ensino, visto que no possui uma formao direcionada para as peculiaridades do contexto do campo e, ainda, como lida com as adversidades encontradas em seu cotidiano (estrutura fsica precria, escassez ou, muitas vezes, inexistncia de recursos didtico-pedaggicos, isolamento, falta de apoio pedaggico, etc.) e com a heterogeneidade explcita, com tamanha diversidade encontrada na sala multisseriada, onde o professor tem que aprender a trabalhar com mais de uma srie em um mesmo tempo e espao. Para tal, passei pelo terreno da formao docente, para poder compreender melhor a partir de quais preceitos esses sujeitos construram suas prticas pedaggicas e a posio ocupada pela educao rural e educao do campo na formao dos mesmos. Ento Como buscar as respostas para essas questes? De que maneira poderia realizar a investigao de forma que esta tivesse credibilidade cientfica, desvinculando do rtulo de pesquisa no-cientfica atribudo s pesquisas educacionais (de modo geral) devido, em parte, a subjetividade do objeto e a alguns trabalhos na rea das cincias sociais que no passam de meras descries, sem ter muito a acrescentar produo de conhecimento? A escolha da metodologia veio, portanto, acompanhada de questionamentos a respeito da sua credibilidade no meio acadmico e a preocupao com a fidelidade de anlise dos dados. A pesquisa qualitativa no

campo das cincias sociais, em especial a pesquisa educacional, por si s, j algo que divide opinies quanto sua legitimidade. O fato de as cincias sociais no apresentarem regularidades como nas cincias naturais, devido ao fato da complexidade da vida social, a variedade de interaes entre os indivduos, as contnuas mudanas ao longo do tempo e as diferenas culturais, no permitem que os tericos estabeleam leis que se apliquem em todo o tempo e lugar (Santos Filho, 2000, p. 26), o que dificulta a generalizao, a comprovao por meio de experimentos, da empiria, segundo a filosofia positivista, que defende a unidade das cincias fsicas, naturais e sociais , ou seja, a legitimidade do uso do mesmo mtodo em todas as cincias, o que era considerado inaceitvel por parte das comunidades acadmicas. (Santos Filho, 2000). A partir da segunda metade do sculo XIX, instala-se um movimento crtico em relao adoo da teoria positivista pelas cincias sociais.
Os filsofos e pensadores sociais envolvidos nisso entendiam que o estudo da vida social humana em termos de analogia com as cincias fsicas, alm de incorreto, podia destruir o que representa a essncia da vida social humana. Para eles, o positivismo enfatizava em demasia o lado biolgico e social do ser humano e esquecia a dimenso de sua liberdade e individualidade. (Santos Filho, 2000, p. 24)

Portanto, o objetivo do estudo da sociedade, segundo Dilthey, adquirir uma compreenso do individual ou do tipo. Nesse sentido, os estudos humanos deveriam ser descritivos e no explanatrios em sua inteno. (citado por Santos Filho, 2000, p. 25 26). O paradigma fenomenolgico seria o mais indicado para embasar a pesquisa qualitativa, pois defende que a realidade socialmente construda por meio de definies individuais ou coletivas da situao. (Taylor & Bogdan, 1984, citado por Santos Filho, 2000, p. 39). O homem seria produto da interao social, sendo assim, sujeito e ator. A pesquisa qualitativa permite o uso de mtodos de investigao variados, tanto qualitativos quanto quantitativos, permitindo uma explorao consistente do objeto de estudo, portanto a mais utilizada no campo das cincias humanas e sociais.

O estudo de caso em ao: a influncia da singularidade A escolha pelo estudo de caso se deu por ser uma pesquisa emprica que investiga um fenmeno contemporneo em seu contexto natural, em situaes em que as fronteiras entre o contexto e o fenmeno no so claramente evidentes [...]. (Yin, 1984, citado por Alves-Mazzotti, 2006, p. 643). Yin coloca ainda que, o estudo de caso se faz necessrio quando as questes de interesse do estudo referem-se ao como e ao porqu, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os acontecimentos (...). (Alves-Mazzotti, 2006, p. 642). Era este o caso. Tentando compreender a prtica pedaggica do professor de sala multisseriada, ainda pouco investigada, que, para ser estudada, precisou da compreenso do cotidiano desse sujeito, para ento, serem visualizadas as relaes sociais que tecem essa prtica. O estudo de caso no tem que, necessariamente, estar ligado a outros casos, para que haja a generalizao de suas informaes e estas sejam aplicadas em outras situaes como muitos costumam imaginar. O estudo de caso justamente para investigar as particularidades de determinado objeto de pesquisa, trazendo informaes que sirvam para a reflexo, permitindo associ-las ao nosso contexto, o que incomoda a comunidade cientfica centrada no paradigma positivista, defensor da generalizao do conhecimento, acreditando haver "uma realidade nica l fora, tangvel, fragmentvel e passvel de controle. (...) O objetivo da pesquisa desenvolver um corpo de conhecimentos em forma de generalizaes no restritas ao tempo e ao espao. (Borges, 1994, p.46). Partindo do pressuposto de que o conhecimento no algo acabado, mas uma construo que se faz e se refaz constantemente (Ldke e Andr, 1986), elegemos o estudo de caso como metodologia para o nosso estudo, pois os estudos de caso visam descoberta, segundo Ldke e Andr, onde o quadro terico inicial servir assim de esqueleto, de estrutura bsica a partir do qual novos aspectos podero ser detectados, novos elementos ou dimenses podero ser acrescentados, na medida em que o estudo avance. (1986, p. 18). O estudo de caso permite que o pesquisador traga expresso em seu trabalho o seu ponto de vista a respeito da realidade investigada (isso, claro,

sem ferir os preceitos da investigao cientfica), podendo ser divergente e conflitante, deixando, assim, que os leitores tirem suas prprias concluses a respeito dos aspectos contraditrios. A inteno do estudo de caso , portanto, construir conhecimento a partir de uma realidade, de um contexto, de sujeito ou sujeitos, especficos. A investigao ir extrair informaes a partir das particularidades destes, obtendo dados que sero analisados de acordo com as concepes, valores e bagagem terica do pesquisador. Isso significa que um mesmo problema de pesquisa pode ter diferentes interpretaes, j que cada pesquisador ir utilizar um mtodo e ferramentas metodolgicas diferentes e ainda tero vises diversas sobre o objeto e cada usurio do estudo tambm far sua leitura a partir das suas concepes. Os estudos de caso permitem a utilizao de vrias fontes de informao, que so coletados em diferentes momentos, em situaes variadas e com uma variedade de tipos de informantes. (Ldke e Andr, 1986, p. 19). Foi utilizado como ferramentas metodolgicas questionrio, observao e entrevista, para que assim, fosse possvel a reconstituio, com maior fidedignidade, da realidade investigada. O nosso objeto de pesquisa, por exemplo, a prtica pedaggica do professor de sala multisseriada, ser interpretado de vrias maneiras diferentes, dependendo do leitor ou do pesquisador que for conhec-lo, investig-lo. O importante que se respeitem os passos para a validade da pesquisa, pois a recusa de critrios de cientificidade provocar uma indistino entre conhecimento e no-conhecimento. (Silva & Odorizzi, 1994, p.38). O que pretendemos frizar que,
A realidade pode ser vista sob diferentes perspectivas, no havendo uma nica que seja a mais verdadeira. Assim, so dados vrios elementos para que o leitor possa chegar s suas prprias concluses e decises, alm, evidentemente, das concluses do prprio investigador. (Ldke e Andr, 1986, p. 20).

A linguagem outro diferencial do estudo de caso. Podemos utilizar variadas formas de apresentao dos dados da pesquisa, como dramatizaes, desenhos, fotografias, colagens, slides, discusses, mesas redondas etc. Os relatos escritos apresentam, geralmente, um estilo informal,

narrativo, ilustrado por figuras de linguagem, citaes, exemplos e descries. (Ldke e Andr, 1986, p. 20). Tive a preocupao de tornar o texto da dissertao o mais agradvel possvel, com exemplos tirados da pesquisa de campo e sempre descrevendo o processo por trs da obteno desse ou daquele dado, adotando assim, um estilo narrativo, o qual considero mais prazeroso leitura, devido sua continuidade e fluncia.

Questionrio, entrevista e observao: o trip essencial. A primeira ferramenta metodolgica utilizada foi o questionrio semiestruturado, com questes abertas e fechadas, aplicado para traar o perfil dos professores atuantes no meio rural de Buritizeiro na atualidade. Foram abordadas questes de cunho social, econmico e profissional, sendo estas, agrupadas em categorias para uma anlise mais consistente dos dados, permitindo-nos conhecer as origens sociais desses sujeitos, as condies em que realizam o seu trabalho, a realidade em que esto inseridos, a formao profissional, remunerao, o contato com a comunidade, os recursos que tm disponveis para concretizar o seu trabalho, a sua concepo de educao, de docncia, suas motivaes, enfim, dados que possibilitaram a construo de um panorama sobre quem so esses professores. O questionrio foi a estratgia de coleta de dados mais eficiente nesse momento da pesquisa devido a quantidade de professores do meio rural que lecionam em sala multisseriada, permitindo conhecer um pouco melhor esses sujeitos, pois, alm de proporcionar a construo de um perfil panormico dessa classe, a Secretaria Municipal de Educao SEMED, no contava com muitos registros sobre a sua histria da educao no meio rural, sendo, portanto, a nica forma de obteno desses dados. Constitudo de 61 (sessenta e uma) perguntas fechadas e abertas, os questionrios foram entregues a vinte professores (ao todo eram vinte seis professores lecionando em sala multisseriada no municpio), durante uma reunio administrativa, ocorrida no ms de agosto de 2008 incio do segundo semestre , com a equipe da SEMED.

A escolha por um momento adequado ajuda na aceitao por parte dos sujeitos em colaborar na realizao da pesquisa, pois o quesito querer essencial para o sucesso da pesquisa. No caso desta pesquisa, foi a oportunidade ideal, porque como a maioria dos professores residem nas comunidades rurais em que trabalham, seria difcil entreg-los individualmente. Nessa reunio estava reunida a maioria dos professores. Foram devolvidos 16 (dezesseis) questionrios, os quais foram analisados para a construo do perfil dos docentes. Para uma anlise minuciosa dos questionrios, elegemos categorias de acordo com a natureza da pergunta, para que assim, elas tivessem uma relao entre si e permitindo-nos compreender melhor o universo investigado. As categorias adotadas foram: Caractersticas / dados de identificao e origem social, Formao inicial, Formao continuada, Relao com a comunidade / Vnculo com o meio rural, Relao com o magistrio, Experincia docente, Situao funcional, Condies de trabalho / Professor / Docncia / Qualidade de ensino e o bom professor. Associado aos questionrios foi utilizado entrevistas, onde foram selecionadas estrategicamente trs professoras, com o intuito de colher informaes de sujeitos diversos para construir um paralelo entre os diferentes perfis. A entrevista permite escutar as professoras, que se expressam mais livremente e temos um relato mais rico em detalhes. Como o objeto desta pesquisa era a prtica pedaggica, no tinha como deixar de fora a observao, pois ela permitiu conhecer a realidade do professor de sala multisseriada, enxergando os fatos com o olhar do outro. Para tal, passei dezessete dias em uma comunidade rural e antes disso, visitei outras escolas multisseriadas em outras comunidades, nas quais fiquei por perodos mais curtos em cada uma (cerca de uma semana em algumas e um dia em outras). Alm do mais, olhar os professores o melhor caminho para entender a escola e o movimento de renovao pedaggica. So eles que a fazem e a reinventam, nos lembra Arroyo (2000, p. 19). Portanto, no h como falar em prtica pedaggica sem pensar no papel do professor em sala de aula, em sua atuao em meio a fatos concretos e imprevisveis, em meio realidade.

A observao foi includa como instrumento de coleta de dados desta pesquisa pensando na diversidade de interpretaes que um mesmo fato propicia em diferentes sujeitos. Aquilo que eu enxergo ser produto das minhas concepes, relaes sociais, histria de vida, enfim, a formao individual far com que um indivduo privilegie um aspecto em detrimento de outro, como nos lembra Ldke e Andr,
fato bastante conhecido que a mente humana altamente seletiva. muito provvel que, ao olhar para um mesmo objeto ou situao, duas pessoas enxerguem diferentes coisas. O que cada pessoa seleciona para ver depende muito de sua histria pessoal e principalmente de sua bagagem cultural. Assim, o tipo de formao de cada pessoa, o grupo social a que pertence, suas aptides e predilees fazem com que sua ateno se concentre em determinados aspectos da realidade, desviando-se de outros. (1986, p. 25).

A observao nos insere na realidade do outro, torna-nos parte do seu cotidiano, podendo assim, minimizar os efeitos pessoais, por assim dizer. O que queremos dizer que quanto mais fiis realidade formos, maior ser a validade e a fidedignidade do nosso estudo, respeitando assim os preceitos da investigao cientfica. A partir da delimitao do objeto de estudo desta pesquisa, chegamos concluso do que observar. Como o foco do estudo a prtica pedaggica da professora, buscando compreender como ela constri seus saberes docentes, voltamos nosso olhar: sobre a maneira como a professora administra seu tempo em sala de aula, como dispe as carteiras dos alunos, as disciplinas privilegiadas, materiais didtico-pedaggicos utilizados e disponibilizados a essa professora, sua didtica, sua metodologia, a relao que estabelece com seus alunos e com a comunidade, seus instrumentos de trabalho (dirio escolar, caderno de planos de aula). A escolha do sujeito tambm um determinante para o resultado da observao e, consequentemente, para a anlise dos dados e para realizao do estudo. Pensamos ento, em um sujeito que representasse bem a classe dos docentes de sala multisseriada do meio rural buritizeirense, detentor de caractersticas que nos permitisse compreender esse universo para fazermos uma anlise consistente a respeito dessa realidade.

Essa escolha se apoiou em estudos como o de Ramalho (2008), que adota a concepo histrico-social de homem defendida por Vygotsky, afirmando que passamos a ser ns mesmos atravs do outro, j que a formao individual se d numa relao dialtica com o meio social, pois as caractersticas individuais vo sendo formadas a partir das interaes do indivduo ao longo da vida. (p. 121). Optamos, ento, por uma professora (j que a categoria docente composta em sua grande maioria por mulheres), com mais de cinco anos de docncia6 e que residisse no meio rural7. Heller (1972), citada por Ramalho (2008), coloca que a vida cotidiana a vida do homem por inteiro, ou seja, o homem participa na vida cotidiana com todos os aspectos de sua individualidade, de sua personalidade. (p. 120). Portanto, seria imprescindvel permanecer na comunidade durante o perodo de observao para absorver sua rotina, o seu cotidiano, podendo analisar aspectos relevantes que constituem a prtica desse professor, como tambm a teia de relaes presentes naquele meio e que interferem diretamente em seu trabalho, visto que o cotidiano se apresenta como espao de estudo atravs do qual as mltiplas atividades desempenhadas pelo homem possibilitam reconhecer no apenas a reproduo, mas a produo de sentidos das suas relaes sociais. (Ramalho, 2008, p. 120). Pensando dessa forma, resolvemos escolher um sujeito que fizesse parte da comunidade na qual leciona, mesmo que no fosse oriundo dela, mas pelo menos residisse nesse meio h algum tempo, pois assim, as relaes estabelecidas com os membros da comunidade seriam mais prximas, mais significativas, contribuindo, portanto, para a sua constituio enquanto sujeito e tambm para sua prtica pedaggica. Presenciar o convvio dessa professora com os membros da comunidade foi importante, segundo Tura (2003), porque,
A observao um mergulho profundo na vida de um grupo com o intuito de desvendar as redes de significados produzidos e comunicados nas relaes interpessoais. H segredos do grupo, frmulas, padres de conduta, silncios e
6

No sendo assim uma professora iniciante, pois j teria construdo uma prxis baseada em conhecimentos advindos do seu cotidiano; embasados em problemas reais, mesclado ao seu conhecimento acadmico. 7 Visto que h uma enorme diferena entre o professor do meio rural que reside no campo e aquele que vive na cidade e vai diariamente lecionar no meio rural devido s relaes sociais que se estabelecem entre os sujeitos presentes nesse meio.

cdigos que podem ser desvelados. (citado por Ramalho, 2008, p. 30).

Alm das caractersticas mencionadas acima, seria imprescindvel que a professora se dispusesse a participar da pesquisa, que permitisse a observao de suas aulas e concordasse em me acolher, seja em sua casa, em cmodo anexo escola, na residncia de algum membro da comunidade, enfim, que houvesse um meio para que eu pudesse permanecer na localidade durante o perodo da observao das aulas. Encontrar o sujeito no foi uma tarefa difcil. A primeira professora a quem fiz o convite aceitou prontamente participar. As minhas observaes foram registradas em um dirio de campo e apenas durante a ltima observao houve registro fotogrfico para ilustrar as condies fsicas e o entorno da escola, a moradia da professora, disposio das carteiras, os materiais didticos, a estrada que leva escola, enfim, para que o leitor pudesse visualizar com mais clareza o que estava sendo descrito por mim. O dirio de campo contribuiu para que no escapasse nenhum detalhe durante as observaes, pois a memria humana costuma falhar, esquecendo algo ou at mesmo confundindo alguns fatos, prejudicando a investigao. A escrita no dirio de campo no possui regras rgidas, porm h autores que do algumas dicas. Inclusive, a dificuldade em se chegar ao meio rural entrou nos registros: o transporte, a situao das estradas de cho, a descrio do percurso, dentre outras tantas adversidades e todos os pormenores durante a investigao. Pois, o interessante em uma pesquisa, mais que seu fim, o seu produto, so os meios, o percurso trilhado, as experincias vivenciadas, que o que nos marca verdadeiramente. Procurava fazer as anotaes durante as aulas da professora mesmo, medida que os fatos iam acontecendo e no final do dia registrava algo que tivesse ficado pendente. Indicava o dia e a hora das observaes no incio da pgina para facilitar a ordenao temporal. Tive tambm o cuidado de destacar as falas dos sujeitos em minhas observaes pessoais. Segundo Ldke e Andr (1986), essas medidas tm um carter meramente prtico, no

sentido de ajudar a organizao e a anlise dos dados, extremamente trabalhosa e estafante. (p. 33). O dirio de campo foi todo digitado, resultando em setenta e trs pginas. Nele se encontra informaes a respeito das trs escolas observadas, incluindo as do incio da pesquisa.

Amarrando as meadas da tessitura de uma pesquisa acadmica No nada fcil relatar a trajetria de mestrado, uma experincia de anos em poucas pginas. So muitos detalhes, acontecimentos inusitados e emocionantes, envolvimento afetivo, estudo, leituras, abstinncias, que constroem essa experincia acadmica. um momento de aprendizado e reflexo, pessoal e profissional, nico. Como produto desta dissertao de mestrado, presenciamos a reproduo de traos caractersticos da seriao no sistema de ciclos, como: seletividade, desigualdade e autoritarismo. Isso porque apenas mudaram o nome do problema. Os professores continuam ensinando do jeito que aprenderam. Em Buritizeiro, comum ver professores que trabalham com ciclos, se referindo s suas turmas como se fossem sries. Causando assim, confuso em alunos, pais e at mesmo neles prprios. As escolas multisseriadas, sem dvida, avanaram na qualidade do ensino devido melhor formao do professor e a estrutura das escolas que tambm melhoraram. Contudo, acredito que o ingrediente principal da sala multisseriada, que transborda diversidade, est no professor. No apenas o lado profissional, mas o professor, membro da comunidade, parte da famlia. O amor nutrido por essas pessoas pela educao o ponto chave que pode ajudar a reescrever a histria da educao brasileira. A trajetria da pesquisa, o recorte do objeto, a escolha do sujeito, passando pela escrita do projeto, a eleio de uma metodologia adequada, a pesquisa de campo, at a redao de seu produto a dissertao , foi um processo longo, de oscilao de sentimentos, descobertas, encontros e desencontros, e muito, muito aprendizado.

Foi uma oportunidade no s de adquirir e construir conhecimento cientfico, como tambm um processo de conhecimento da minha cidade, das minhas razes, pois at ento eu no tinha conscincia do tamanho do meu municpio, da sua base econmica, poltica e da sua histria. E foi tambm uma oportunidade de autoconhecimento, de amadurecimento, imprescindvel para me tornar a pessoa que sou hoje, pois me permitiu o rompimento de prconceitos quanto ao modo de vida dos habitantes do campo brasileiro e a essa modalidade de ensino, to rica, que tem muito a nos ensinar enquanto profissionais e seres humanos. Hoje eu vejo, no s a vida, mas esse contexto com outros olhos. Viso esta que pude dividir ao escrever o meu trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBUQUERQUE, Francisco Jos Batista de, PIMENTEL, Carlos Eduardo. Uma Aproximao Semntica aos Conceitos de Urbano, Rural e Cooperativa. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai Ago. 2004, vol. 20, n. 2, p. 175 182. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n2/a10v20n2.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2009. ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. Usos e abusos do estudo de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, set./dez. 2006.637 651. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf>. Acesso em maro de 2008. ALVES-MAZZOTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. ARROYO, Miguel Gonzalez. Oficio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. BASALDI, Otavio Valentim. Mudanas no meio rural e desafios para o desenvolvimento sustentvel. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php? pid=S010288392001000100017&script=sci_arttext>. Acesso em 28 de janeiro de 2009. CALAZANS, M.J.C. Para Compreender a Educao do Estado no Meio Rural (Traos de uma trajetria). In: THERRIEN, J., DAMASCENO, M.N. (Coords.).

Educao e Escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. (Coleo magistrio. Formao e trabalho pedaggico) p.15-40. CALDART, Roseli Salete. Educao do campo: notas para uma anlise de percurso. Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64,mar./jun.2009. ___________. Sobre a Educao do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos. (org.). Por uma educao do campo. (Campo Polticas Pblicas Educao). Vol. 7. INCRA/MDA, Braslia, 2008. p. 67 86. ___________. Elementos para construo do projeto poltico pedaggico. Texto produzido a partir da exposio A construo da identidade da Educao do Campo, desenvolvida no Seminrio Estadual da Educao do Campo promovido pela Secretaria de Estado da Educao do Paran de 9 a 11 de maro de 2004. Disponvel em <http://www.uff.br/trabalhonecessario/caldart %20TN2.htm>. Acesso em junho de 2008. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO DO CAMPO, 2., 2008, Braslia. Observatrio de Educao do Campo: UnB, 2008. 1 CD-ROM. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAO DA REGIO SUDESTE. 9., 2009, So Carlos. Pesquisa em Educao no Brasil: Balano do sculo XX e desafios para o sculo XXI. UFSCar, 2009. 1 CD-ROM. HAGE, Salomo Mufarrej. A realidade das escolas multisseriadas frente s Conquistas na legislao educacional. In: ANPED Associao Nacional de Ps-graduao e Pesquisa em Educao, 13, 2004, Caxambu. Disponvel em <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/posteres/GT13-2031-Int.pdf>. Acesso em janeiro de 2009. ____________. Movimentos sociais do campo e a afirmao do direito educao: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amaznia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Braslia, v. 87, n. 217, p. 302-312, set./dez. 2006. Disponvel em <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/17/19>. Acesso em janeiro de 2009. LEITE, Srgio Celani. Escola rural: urbanizao e polticas educacionais. 2d.So Paulo: Cortez, 2002. (Coleo Questes da Nossa poca, v.70). LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para qu?. 8 ed. So Paulo: Cortez, 2005. LDKE, Menga, ANDR, Marli. Pesquisa em Educao: Abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MEC/SECAD Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Disponvel no site do MEC <http://www.microsoft.com/isapi/redir.dll?prd=ie&pver=6&ar=CLinks>. Acesso em junho de 2007.

PANORAMA DA EDUCAO DO CAMPO. Braslia, DF: INEP/MEC. 2007. Disponvel em <http://www.inep.gov.br>. Acesso em 23 de setembro de 2007. PONTE, Karine Furini da. (Re)Pensando o Conceito de Rural. Revista NERA Pres. Prudente Ano 7, n. 4 p. 20-28 jan./jul. 2004. Disponvel em <http://www4.fct.unesp.br/nera/revistas/04/02_Karina.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2009. RAMALHO, Maria Nailde Martins. Na roa, na raa... eu me tornei professor: um estudo sobre a formao docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha. 2008. 224 f. Tese (doutorado em educao). Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2008. REFERNCIAS PARA UMA POLTICA NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO CADERNO DE SUBSDIOS. Disponvel em http://www.pa.gov.br/portal/procampo/downloads/Miolo_Seminario_Ed_Campo. pdf>. Acesso em 08/02/2009. SANTOS FILHO, Jos Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmtico. In: SANTOS FILHO, Jos Camilo dos, GAMBOA, Silvio Snchez (Org.). A pesquisa educacional: quantidade qualidade. 3 ed. So Paulo. Cortez, 2000. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE BURITIZEIRO MG. Censo Escolar/2007 Buritizeiro, Minas Gerais. SEMINRIO INTERNACIONAL SOBRE PEDAGOGIA DA ALTERNNCIA EM MINAS GERAIS ALTERNNCIA, UMA PEDAGOGIA DO TRABALHO E DO FUTURO?, 2., 2007, Belo Horizonte. UFMG, 2009. SPEYER, Anne Marie. Educao e Campesinato: Uma educao para o homem do meio rural. So Paulo: Edies Loyola, 1983.

S-ar putea să vă placă și