Sunteți pe pagina 1din 9

PERFIL PROFISSIONAL

OPERADOR/A AGRCOLA

REA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL

- AGRO-ALIMENTAR - Organizar e executar tarefas relativas produo de produtos agrcolas, tendo em conta as condies edafoclimticas e respeitando as normas de qualidade dos produtos, de segurana, higiene e sade no trabalho agrcola e de proteco do ambiente.

SADA(S) PROFISSIONAL(IS) - Operador/a Agrcola em Fruticultura


Operador/a Agrcola em Viticultura Operador/a Agrcola em Culturas Hortcolas Comestveis e Hortcolas Ornamentais Operador/a Agrcola em Culturas Arvenses

ACTIVIDADES
1. Proceder preparao do terreno para instalao de rvores de fruto e de outras culturas frutcolas: 11. Efectuar a mobilizao do solo necessria ao correcto estabelecimento das rvores de fruto e de outras culturas frutcolas, de modo a proporcionar boas condies de enraizamento e desenvolvimento das mesmas; 11. Marcar o local de plantao do pomar de acordo com o compasso e a orientao da cultura, utilizando processos manuais ou mecnicos e instrumentos de medida;

11. Preparar e aplicar os produtos necessrios fertilizao, correco e desinfeco do solo e ao controlo de infestantes. 2. Proceder preparao do terreno para instalao da vinha: 11. Efectuar a mobilizao do solo necessria ao correcto estabelecimento da vinha, de modo a proporcionar boas condies de enraizamento e desenvolvimento das plantas; Marcar o local de plantao da vinha de acordo com o compasso e a orientao da cultura, utilizando processos manuais ou mecnicos e instrumentos de medida; Preparar e aplicar os produtos necessrios fertilizao, correco e desinfeco do solo e ao controlo de infestantes.

11.

11. 3.

Proceder preparao do terreno para instalao de culturas hortcolas comestveis, hortcolas ornamentais ou arvenses:

11.

Efectuar a mobilizao do solo necessria ao correcto estabelecimento da cultura, de modo a proporcionar boas condies de germinao, enraizamento e desenvolvimento das plantas; Preparar e aplicar os produtos necessrios fertilizao, correco e desinfeco do solo e ao controlo de infestantes.

11.

4.

Instalar as rvores de fruto e outras culturas frutcolas, de acordo com as operaes culturais a realizar: 4.1. Efectuar a sementeira e a plantao em local definitivo, tendo em conta o compasso determinado; 4.2. Instalar sistemas de rega adequados, nomeadamente, rega localizada, por caldeiras e gota-a-gota; 4.3. Efectuar a enxertia, utilizando os mtodos adequados espcie a enxertar e tendo em conta a compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto.

5.

Instalar a vinha, de acordo com as operaes culturais a realizar: 5.1. Efectuar a plantao no terreno de porta-enxertos ou videiras enxertadas; 5.2. Instalar sistemas de rega localizada adequados; 5.3. Efectuar a enxertia, utilizando o mtodo adequado espcie e tendo em conta a compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto.

6.

Instalar culturas hortcolas comestveis e hortcolas ornamentais, de acordo com as operaes culturais a realizar: 6.1. Proceder montagem de abrigos e colocao de coberturas, com vista proteco e desenvolvimento das plantas; 6.2. Propagar as plantas por semente e via vegetativa em viveiros, com vista sua transplantao para o local definitivo; 6.3. Seleccionar, recolher e preparar o material vegetal e preparar as sementes a instalar no terreno; 6.4. Efectuar a sementeira e a plantao sob coberto e ao ar livre, tendo em conta a densidade e o compasso determinados; 6.5. Instalar sistemas de rega adequados, nomeadamente por asperso, por sulcos (rego) e gota-a-gota; 6.6. Efectuar a enxertia, utilizando os mtodos adequados espcie e variedade a enxertar e tendo em conta a compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto.

7.

Instalar culturas arvenses, de acordo com as operaes culturais a realizar: 7.1. Seleccionar, recolher e preparar o material vegetal e preparar as sementes a instalar no terreno, de acordo com a espcie e os objectivos da produo; 7.2. Efectuar a sementeira e a plantao em local definitivo, tendo em conta a densidade e o compasso determinados; 7.3. Instalar sistemas de rega adequados, nomeadamente por asperso, por sulcos (regos) e gota-a-gota.

8.

Proceder s operaes culturais necessrias ao desenvolvimento das rvores de fruto e de outras culturas frutcolas, tendo em conta os hbitos vegetativos das espcies e as condies edafo-climticas: 8.1. Efectuar a tutoragem das plantas, utilizando diferentes tutores de acordo com a espcie em causa; 8.2. Efectuar os diferentes tipos de poda de acordo com os sistemas de conduo escolhidos, os hbitos de frutificao das espcies e variedades, o seu estado de desenvolvimento e de sanidade; 8.3. Proceder rega das rvores de fruto e de outras culturas frutcolas de acordo com a espcie, a fase do ciclo vegetativo e as condies edafo-climticas; 8.4. Efectuar as fertilizaes e a proteco das culturas de acordo com a espcie, a sua fase de desenvolvimento, o seu estado nutritivo e sanitrio e as condies edafo-climticas; 8.5. Efectuar a monda de flores e frutos, tendo em vista o controlo da produo; 8.6. Efectuar o controlo de infestantes, fsica ou quimicamente, de modo a proporcionar boas condies vegetativas e sanitrias e a facilitar outras operaes culturais; 8.7. Efectuar a colheita dos frutos, manual ou mecanicamente, tendo em conta as suas caractersticas e os fins a que se destinam.

9.

Proceder s operaes culturais necessrias ao desenvolvimento da vinha, tendo em conta os seus hbitos vegetativos e as condies edafo-climticas: 9.1. Efectuar a conduo das videiras, utilizando tutores e diferentes tipos de armaes para suporte e encaminhamento das varas em crescimento; 9.2. Efectuar a poda das videiras de acordo com o seu estado de desenvolvimento e sanidade e com os sistemas de conduo escolhidos; 9.3. Proceder rega da vinha de acordo com a casta, a fase do ciclo vegetativo e as condies edafo-climticas; 9.4. Efectuar as fertilizaes e a proteco da vinha de acordo com a sua fase de desenvolvimento, o estado nutritivo e sanitrio das videiras e as condies edafo-climticas; 9.5. Efectuar o controlo de infestantes, fsica ou quimicamente, de modo a proporcionar boas condies vegetativas e sanitrias e a facilitar outras operaes culturais;

10. 11.

Efectuar a colheita das uvas, tendo em conta os fins a que se destinam. Proceder s operaes culturais necessrias ao desenvolvimento das culturas hortcolas comestveis e hortcolas ornamentais, tendo em conta os hbitos vegetativos das espcies, as condies edafo-climticas e a forma de explorao ao ar livre ou sob coberto: 11.1. Efectuar a tutoragem das plantas, utilizando diferentes tutores de acordo com a espcie em causa e a forma de explorao; 11.2. Efectuar o desbaste e a poda das plantas de acordo com os hbitos vegetativos, de florao e de frutificao das espcies, as formas de

explorao escolhidas e o estado de desenvolvimento e sanitrio das mesmas; 11.3. Proceder rega das plantas de acordo com a espcie, a fase do ciclo vegetativo e as condies edafo-climticas; 11.4. Efectuar as fertilizaes e a proteco das plantas, de acordo com a espcie, a fase de desenvolvimento, o estado nutritivo e sanitrio e as condies edafo-climticas; 11.5. Efectuar o controlo de infestantes, fsica ou quimicamente, de modo a proporcionar boas condies vegetativas e sanitrias e a facilitar outras operaes culturais; 11.6. Efectuar a colheita, manual ou mecanicamente, tendo em conta os diferentes produtos e os fins a que se destinam. 12. Proceder s operaes culturais necessrias ao desenvolvimento das culturas arvenses, tendo em conta os hbitos vegetativos das espcies e as condies edafoclimticas: 12.1. Proceder rega das culturas de acordo com a espcie, a fase do ciclo vegetativo e as condies edafo-climticas; 12.2. Efectuar as fertilizaes e a proteco das culturas de acordo com a espcie, a sua fase de desenvolvimento, o seu estado nutritivo e sanitrio e as condies edafo-climticas; 12.3. Efectuar o controlo de infestantes, fsica ou quimicamente, de modo a proporcionar boas condies vegetativas e sanitrias e a facilitar outras operaes culturais; 12.4. Efectuar a colheita, manual ou mecanicamente, tendo em conta os diferentes produtos. 13. Proceder a operaes simples, ligadas s actividades pecurias: 13.1. Efectuar o corte da forragem, utilizando as tcnicas adequadas, a fim de garantir alimento em verde para os animais; 13.2. Proceder distribuio dos alimentos, tendo em conta as necessidades das vrias espcies e raas pecurias; 13.3. Manter as condies de higiene dos animais e das instalaes, utilizando os materiais e equipamentos adequados, tendo em ateno o bem estar animal. 14. Executar operaes simples ligadas s actividades florestais: 14.1. Efectuar o controlo do mato e a manuteno de caminhos e aceiros, a fim de facilitar a penetrao de pessoas e equipamento e reduzir o perigo de incndios; 14.2. Proceder a esgalhas e podas de formao, utilizando as tcnicas adequadas a cada espcie florestal. 15. 16. Conduzir, operar e regular mquinas e equipamentos agrcolas adequados s actividades a realizar. Executar a conservao e limpeza dos equipamentos e instalaes da explorao.

17.

Registar dados relativos s operaes efectuadas, para utilizao tcnica e contabilstica, a fim de controlar a produtividade da explorao.

COMPETNCIAS
SABERES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Noes de agrimensura. Morfologia e fertilidade do solo. Influncia do clima na actividade agrcola. Noes de morfologia e fisiologia da planta. Exigncias culturais, doenas e pragas de culturas hortcolas comestveis. Exigncias culturais, doenas e pragas de culturas hortcolas ornamentais. Exigncias culturais, doenas e pragas de culturas frutcolas. Exigncias culturais, doenas e pragas da cultura da vinha. Exigncias culturais, doenas e pragas de culturas arvenses.

10. Processos de foragem. 11. Multiplicao de hortcolas comestveis. 12. Multiplicao de hortcolas ornamentais. 13. Multiplicao de frutcolas. 14. Multiplicao da vinha. 15. Multiplicao de culturas arvenses. 16. Poda e enxertia de hortcolas comestveis. 17. Poda e enxertia de hortcolas ornamentais. 18. Poda e enxertia de frutcolas. 19. Poda e enxertia da vinha. 20. Sistemas de rega. 21. Colheita, seleco e acondicionamento de produtos. 22. Noes de pecuria e de maneio animal. 23. Limpeza e controlo de matos nos espaos florestais. 24. Conduo e regulao de mquinas e equipamentos agrcolas no automotrizes. 25. Proteco e melhoria do ambiente: ciclo da gua, do azoto e do carbono; fontes de poluio. 26. Segurana, higiene e sade no trabalho agrcola. SABERES-FAZER 1. 2. Utilizar tcnicas de clculo de reas. Utilizar tcnicas de montagem de abrigos para culturas hortcolas comestveis e ornamentais.

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Utilizar tcnicas de instalao e operao de sistemas de rega e/ou drenagem. Utilizar tcnicas de mobilizao do solo. Utilizar tcnicas de sementeira e plantao de culturas hortcolas comestveis e ornamentais. Utilizar tcnicas de plantao de culturas frutcolas. Utilizar tcnicas de plantao de culturas vitcolas. Utilizar tcnicas de sementeira de culturas arvenses. Utilizar tcnicas de proteco integrada de plantas.

10. Utilizar tcnicas de aplicao de correctivos e fertilizantes. 11. Utilizar tcnicas de poda e enxertia adequadas a culturas hortcolas comestveis e ornamentais. 12. Utilizar tcnicas de poda e enxertia adequadas a culturas frutcolas. 13. Utilizar tcnicas de poda e enxertia adequadas cultura da vinha. 14. Seleccionar os produtos aptos para colheita. 15. Utilizar tcnicas de colheita de produtos frutcolas. 16. Utilizar tcnicas de colheita de produtos vitcolas. 17. Utilizar tcnicas de colheita de produtos hortcolas comestveis e ornamentais. 18. Utilizar tcnicas de colheita, corte e acondicionamento de culturas arvenses. 19. Utilizar tcnicas de seleco e acondicionamento de produtos no local da colheita. 20. Utilizar tcnicas de conduo e regulao de mquinas e equipamentos agrcolas. 21. Utilizar tcnicas de distribuio de alimentos a animais. 22. Utilizar tcnicas de limpeza e controlo de matos nos espaos florestais. 23. Utilizar tcnicas de manuteno e conservao de instalaes e equipamentos agrcolas e pecurios. SABERES-SER 1. 2. 3. Organizar as actividades de forma a responder s solicitaes do servio, interagindo com os outros elementos da equipa de trabalho. Decidir sobre as solues mais adequadas resoluo de problemas de menor complexidade decorrentes do exerccio da actividade. Integrar as normas de proteco e melhoria do ambiente, segurana, higiene e sade no trabalho agrcola, as boas prticas agrcolas e o bem estar animal, no exerccio da actividade.

ACTIVIDADES E PROFISSIONAIS

COMPETNCIAS

CORRESPONDENTES

SADAS

Operador/a agrcola em fruticultura Actividades: 1, 4, 8, 12, 13, 14, 15 e 16 Competncias: Saberes: 1, 2, 3, 4, 7, 13, 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 Saberes-fazer: 1, 3, 4, 6, 9, 10, 12, 14, 15, 19, 20, 21, 22 e 23 Saberes-ser: 1, 2 e 3

Operador/a agrcola em viticultura


Actividades: 2, 5, 9, 12, 13, 14, 15 e 16 Competncias: Saberes: 1, 2, 3, 4, 8, 14, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 Saberes-fazer: 1, 3, 4, 7, 9, 10, 13, 14, 16, 19, 20, 21, 22 e 23 Saberes-ser: 1, 2 e 3

Operador/a agrcola em culturas hortcolas comestveis e hortcolas ornamentais


Actividades: 3, 6, 10, 12, 13, 14, 15 e 16 Competncias: Saberes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12, 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 Saberes-fazer: 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 14, 17, 19, 20, 21, 22 e 23 Saberes-ser: 1, 2 e 3

Operador/a agrcola em culturas arvenses


Actividades: 3, 7, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 Competncias: Saberes: 1, 2, 3, 4, 9, 15, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 Saberes-fazer: 1, 3, 4, 8, 9, 10, 18, 20, 21, 22 e 23 Saberes-ser: 1, 2 e 3

FORMAO PROFISSIONAL - REAS TEMTICAS


DOMNIO SCIO-CULTURAL Desenvolvimento pessoal, profissional e social. Ambiente, segurana, higiene e sade no trabalho. Legislao laboral e da actividade profissional. Informtica na ptica do utilizador. DOMNIO CIENTFICO-TECNOLGICO Tronco Comum Influncia do clima na agricultura. Solo e fertilidade do solo.

A planta e o meio. Morfologia e fisiologia das plantas. Agrimensura: tcnicas de clculo de reas no terreno; alinhamentos; conceitos de declive, quota e curva de nvel. Rega e drenagem. Normas legais de circulao rodoviria. Tcnicas de conduo de tractores e de motocultivadores com equipamento agrcola montado ou rebocado. Constituio, funcionamento e regulao de tractores agrcolas, motocultivadores e alfaias de mobilizao de solos. Preparao do solo para instalao de culturas. Constituio, funcionamento e regulao de mquinas e alfaias de aplicao de tratamentos fitossanitrios. Pecuria geral: espcies, raas e maneio animal. Silvicultura geral: espcies florestais e prticas de manuteno de espaos florestais. Manuteno e conservao das instalaes e dos equipamentos agrcolas. Proteco e melhoria do ambiente, segurana, higiene e sade no trabalho agrcola. Tronco Especfico - Fruticultura Fruticultura geral: instalao do pomar; rega, drenagem, fertilizao e mondas; propagao em fruticultura; ciclos vegetativos; colheita. Cultura das pomoideas: principais espcies; ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo das espcies; fitossanidade. Cultura das prunoideas: principais espcies, ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo das espcies; fitossanidade. Cultura dos citrinos: principais espcies; ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo das espcies; fitossanidade. Cultura da oliveira: principais variedades; ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo das espcies; fitossanidade. Cultura de frutos secos: principais espcies; ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo de espcies, fitossanidade. Cultura de outras fruteiras: principais espcies; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo das espcies; fitossanidade. Constituio, funcionamento e regulao de alfaias especficas da fruticultura.

Tronco Especfico - Viticultura Viticultura geral: instalao da vinha; rega, drenagem, fertilizao e mondas; propagao em viticultura; vindima e colheita do fruto. Cultura da vinha: principais castas; ciclo vegetativo; hbitos de frutificao; poda e enxertia; conduo da vinha; fitossanidade. Preparao da adega e recepo da uva : pesagem e colheita de amostras. Constituio, funcionamento e regulao de alfaias especficas da viticultura. Tronco Especfico - Culturas Hortcolas Comestveis e Hortcolas Ornamentais Sistemas de culturas ao ar livre e sob abrigo: principais tipos e caractersticas. Sistemas de proteco e foragem. Culturas hortcolas comestveis ao ar livre e sob abrigo: principais espcies e variedades utilizadas; desinfeco e armao do solo; fertilizao e mondas; instalao de viveiros e de culturas; poda e tutoragem; fitossanidade; colheita, conservao, acondicionamento e transporte. Culturas hortcolas ornamentais ao ar livre e sob abrigo: principais espcies e variedades utilizadas; desinfeco e armao do solo; fertilizao e mondas; instalao de viveiros e de culturas no solo e em vaso; poda e tutoragem; fitossanidade; corte, conservao, acondicionamento e transporte. Constituio, funcionamento e regulao de alfaias especficas da horticultura. Tronco Especfico - Culturas arvenses Culturas cerealferas, leguminosas, tubrculos e razes industriais, forrageiras e pratenses e solanceas industriais: principais espcies e variedades. Instalao da cultura. Rega e drenagem. Fertilizao do solo, fitossanidade e outras operaes culturais. Colheita, conservao e transporte. Constituio, funcionamento e regulao de alfaias especficas das culturas arvenses. Obs. Os cursos de formao profissional nesta rea devem integrar uma componente terica e uma componente prtica, a desenvolver em contexto de formao.

NVEL DE QUALIFICAO - 2

S-ar putea să vă placă și