Sunteți pe pagina 1din 11

A Seguridade Social

Sumrio 1. Origem e evoluo legislativa no Brasil Questes comentadas de concursos pblicos Questes de concursos

Captulo 1

1. ORIGEM E EVOLUO LEGISLATIVA NO BRASIL.


A preocupao com os infortnios da vida tem sido uma angstia constante da humanidade. Desde tempos remotos, o homem tem se ajustado no sentido de reduzir os efeitos das adversidades de sua existncia, como doena, velhice, etc. Com o tempo, nota-se a assuno por parte do Estado de alguma parcela de responsabilidade pela assistncia aos desprovidos de renda at, finalmente, ser criado um sistema securitrio coletivo e compulsrio. A previdncia social tida como uma ao pblica destinada a amparar a populao de riscos e contingncias previstos em lei. Vale dizer, destina-se a substituir ou reforar a remunerao nos casos em que esta deixa de ser recebida em decorrncia de algum risco social, definido em lei. No campo do direito comparado, podemos citar Inglaterra e Alemanha como pases que comearam, desde cedo, a se preocupar com a questo da proteo social. Tal preocupao veio com a alterao nas relaes de trabalho, poca da Revoluo Industrial, em que trabalhadores foram deslocados para as cidades e l se submeteram a condies muito precrias de trabalho, com riscos sociais. Essa circunstncia geralmente os levava incapacidade, falta de condies para se sustentarem ou para ampararem seus dependentes e, at mesmo, morte. Na Inglaterra, a chamada Lei dos Pobres estabeleceu que caberia comunidade a responsabilidade pela assistncia aos mais necessitados, trazendo a noo da obrigatoriedade da contribuio para fins sociais. Na Alemanha, aponta-se a figura de Otto Von Bismarck, que criou leis que instituram o seguro-doena (1883), o seguro contra acidentes (1884) e o seguro de invalidez e velhice (1889). Tem-se, neste pas, o surgimento do seguro social, patrocinado pelo Estado, que versava sobre a proteo social para os casos de doena, invalidez e velhice. A preocupao com o seguro social se espalhou pelo mundo e tem-se conhecimento de que a primeira constituio a trazer o termo Seguro Social foi a do Mxico, em 1917.

19

AdriAnA de AlmeidA menezes


Mais tarde, em 1942, na Inglaterra, foi criado o plano Beveridge que trouxe a participao de todos os trabalhadores e a cobrana compulsria de contribuies sociais. O objetivo desta era financiar o sistema da seguridade social relativo s aes da sade, previdncia e assistncia social. Nos dias atuais, o modelo trazido pelo Plano Beveridge foi substitudo por alguns pases, como Chile e Uruguai, por polticas previdencirias sem qualquer participao do Estado. Em anlise da questo no Brasil, pode-se dizer que a proteo social em nosso pas teve incio com a assistncia privada de obras religiosas e a benemerncia particular. At ento, no havia polticas pblicas no sentido de proteo social. Em 10 de janeiro de 1835, surgiu a primeira sociedade mutualista de socorro velhice do empregado do setor pblico, proposto pelo Ministro da Justia, o Baro de Sepetiba. A Lei n 3.397 de 1888 inaugurou o seguro social de amparo ao empregado pblico, patrocinado pelo Estado, instituindo a Caixa de Socorros em cada uma das estradas de ferro do Estado. Em seguida, em 1904, surge, por iniciativa de 51 funcionrios, a Caixa Montepio dos Funcionrios do Banco do Brasil, atual PREVI . Houve, portanto, no final do sculo XIX, algumas normas que criaram mecanismos securitrios, mas o marco da Previdncia Social no Brasil a conhecida Lei Eloy Chaves. Adotada no regime da Constituio de 1891, a Lei Eli Chaves (Decreto Legislativo n 4.682 de 24/01/1923) foi o primeiro texto normativo a instituir, oficialmente, no Brasil, a Previdncia Social, com a criao de caixas de aposentadorias e penses para os ferrovirios. Nesse modelo, havia contribuies dos trabalhadores, dos empregadores e do Estado, com direito aposentadoria para o segurado e penso por morte do segurado para os dependentes. Isso se deu em face das manifestaes gerais dos trabalhadores, na medida em que se tratava de setor estratgico para o desenvolvimento nacional quela poca. Previam essas caixas a aposentadoria por invalidez, a ordinria (tempo de servio), a penso por morte e assistncia mdica aos empregados e diaristas que executavam servios em carter permanente. Foi estabelecida, tambm, em cada uma das empresas de estrada de ferro existentes na ocasio, uma caixa de aposentadoria e penses (custeio) para os respectivos empregados. Por volta de 1930, foram criadas as CAPs caixas de aposentadorias e penses dos empregados nos servios de fora e luz. No perodo da Revoluo, a Previdncia passou a ser estruturada por categorias profissionais.

20

A SeguridAde SociAl
Em 1933, criou-se a caixa de aposentadoria e penses dos martimos e, a partir de 1934, registra-se a criao dos Institutos de Aposentadoria e Penses dos comercirios (IAPC) e dos bancrios (IAPB). Em 1936, registra-se a criao do Instituto de Aposentadoria e Penses dos Industririos (IAPI) e, em 1938, a criao do Instituto de Aposentadoria e Penses dos Empregados dos Transportes de Cargas (IAPTC). Na Constituio de 1934 foi que, pela primeira vez, utilizou-se da expresso previdncia sem o adjetivo "social" que veio aparecer somente na CF de 1946, j com a trplice previso da base de financiamento, a cargo da Unio, dos empregados e empregadores. No regime da Constituio de 1946, com o advento da LOPS (Lei Orgnica da Previdncia Social) Lei n 3.807, de 26/08/60 , o sistema previdencirio foi padronizado, com ampliao da proteo social e criao de vrios benefcios, como os auxlios natalidade, funeral e recluso. Em 21/11/1966, o Decreto-Lei n 72 unificou os diversos Institutos de Aposentadoria e Penses, criando o INPS: instituio em que foi centralizada a organizao da Previdncia Social. Dada a grande quantidade de mudanas implementadas na legislao previdenciria desde ento, foi concebida a primeira Consolidao das Leis da Previdncia Social (CLPS), baixada pelo Decreto n 77.077, de 24/01/77, que, entretanto, no tinha fora de lei, fazendo-se necessria a consulta aos textos da LOPS em caso de conflito aparente de normas entre os referidos textos normativos. Em 1984 foi aprovado o texto da segunda CLPS, baixado pelo Decreto n 89.319, de 23/01/84. Em 1977, foi institudo o Sistema Nacional de Previdncia Social e Assistncia Social SINPAS pela Lei n 6.439, de 01 de julho de 1977, com objetivo de integrar as aes governamentais no setor. O sistema era composto dos seguintes membros: INPS Instituto Nacional de Previdncia Social, responsvel pela concesso e manuteno das prestaes previdencirias; INAMPS Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social, responsvel pela assistncia mdica; IAPAS Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social, responsvel pela arrecadao, fiscalizao, e cobrana das contribuies destinadas ao custeio da previdncia e assistncia social; CEME Central de Medicamentos, distribuidora de medicamentos gratuitamente ou a baixo custo. FUNABEM Fundao do Bem-Estar do Menor, executora da poltica no setor; LBA Fundao Legio Brasileira de Assistncia, responsvel pela prestao de assistncia mdica s pessoas carentes; DATAPREV Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social.

21

AdriAnA de AlmeidA menezes


Com o advento da Constituio de 1988, o constituinte, pela primeira vez, trouxe o conceito de Seguridade Social, adotado e disciplinado, sistematicamente, no captulo da Ordem Social pelos artigos 194 a 204, em que foram implementadas significativas mudanas no setor: Previdencia Social, assistncia e sade passam a integrar o conceito amplo de seguridade social. A Previdncia Social ser organizada pela forma de um regime geral, ter carter contributivo e filiao obrigatria. A sade passa a ser um direito constitucional garantido a todos, sem, contudo, exigir contribuio prvia. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar e no exige, tambm, contribuio prvia do beneficirio. Com o novo modelo de proteo social adotado pela Constituio de 1988, as estruturas organizacionais tiveram que ser revistas e alteradas para atender s novas demandas. criado o INSS, resultante da fuso do IAPAS e INPS com natureza jurdica autrquica pelo Decreto n 99.350, de 27/06/1990, autorizado pela Lei n 8.029, de 12/04/1990. O INSS, uma autarquia federal, passa a ter atribuio de conceder e manter os benefcios previdencirios e, tambm, de arrecadar, cobrar e fiscalizar as contribuies previdencirias. As aes e servios pblicos de sade integraro uma rede regionalizada e hierarquiza e constituiro um sistema nico (SUS). Em 1991, em cumprimento ao preceito constitucional previsto no artigo 59 do ADCT foram institudos os novos Planos de Custeio e Benefcios da Seguridade Social, aprovados, respectivamente, pelas Leis n 8.212 e 8.213/91, regulamentadas inicialmente pelos Decretos n 356 e 357, de 07/12/1991. Novos Regulamentos de Custeio e Benefcios foram aprovados pelos Decretos n 611 e 612, de 21/07/1992 e mais tarde pelos de n 2.172 e 2.173, de 05/03/1997. O Regulamento da Previdncia Social, unificando as disposies dos demais, foi aprovado pelo Decreto n 3.048, de 06/05/1999 que j sofreu, tambm, inmeras alteraes. Em 1998, com a Emenda Constitucional n 20 houve a primeira reforma previdenciria que objetivou introduzir mecanismos de equilbrio financeiro e atuarial do sistema, lanando bases para nova metodologia de clculos dos salrios de benefcios dos segurados, restringindo o acesso prematuro ao benefcio. Na esteira da EC n 20/98, a Lei n 9.876/99 disciplinou em plano infraconstitucional as reformas, instituindo o fator previdencirio aplicado ao clculo dos benefcios de aposentadoria por idade e por tempo de contribuio e modificou a qualificao legal dos segurados autnomo e equiparado a autnomo ao passar a consider-los como

22

A SeguridAde SociAl
contribuintes individuais, flexibilizando o respectivo regime de custeio, com a progressiva extino do critrio de escala de salrio-base. Estendeu, tambm, o salrio-maternidade a todas as seguradas da previdncia social, dentre outras mudanas. Em 29 de maio de 2001, foi promulgada a Lei Complementar n 109, que disciplinou o Regime Facultativo Complementar de Previdncia a que se refere o art. 202 da Constituio Federal. Em dezembro de 2002, foi editada a Medida Provisria n 83 que, mais tarde convertida na Lei n 10.666 de 08/05/2003, trouxe grandes modificaes na rea de arrecadao e benefcios. A partir da, extinguiu-se a escala de salrio-base para os contribuintes individuais e facultativos, estendeu-se a aposentadoria especial aos contribuintes individuais que prestarem servios s empresas por meio das cooperativas de trabalho e aos individuais que realizarem servios, nas cooperativas de produo, quando submetidos a agentes nocivos e agressivos sade e integridade fsica. Em dezembro de 2003, fala-se em nova reforma previdenciria trazida pela EC n 41, de 30 de dezembro do respectivo ano. Esta reforma atingiu, precipuamente, a previdncia dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, alterando as regras at ento vigentes. Em outubro de 2004, foi criada a Secretaria da Receita Previdenciria, pela Medida Provisria n 222/2004, convertida na Lei n 11.098/2005, responsvel pela arrecadao, fiscalizao, lanamento e normatizao de receitas previdencirias. O INSS, ento, passou a ter atribuio apenas para concesso e manuteno dos benefcios previdencirios. Em julho de 2005, com a edio da Medida Provisria n 258/2005, a Secretaria da Receita Previdenciria foi extinta e criada a Super Secretaria a Secretaria da Receita Federal do Brasil , vinculada ao Ministrio da Fazenda, com a competncia para arrecadar, fiscalizar, lanar e normatizar as receitas da Unio, incluindo, agora, as receitas das contribuies previdencirias. No entanto, em novembro de 2005, decorreu o prazo para que a MP n 258/2005 fosse convertida em lei e, novamente, passamos a conviver com a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria da Receita Previdenciria, ligadas, respectivamente, ao Ministrio da Fazenda e ao Ministrio da Previdncia Social. As competncias das antigas secretarias voltaram a ser as mesmas antes da MP n 258/2005. A Secretaria da Receita Previdenciria, vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, tinha, ento, a atribuio para arrecadar, fiscalizar, lanar e normatizar as receitas das contribuies previdencirias. Ao INSS, cabia apenas a concesso e a manuteno dos benefcios previdencirios. A Secretaria da Receita Federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda, continuava com a atribuio de administrar as receitas das contribuies da Seguridade Social, excludas aquelas previdencirias.

23

AdriAnA de AlmeidA menezes


Em 16 de maro de 2007, a Lei n 11.457 extinguiu, com efeitos a partir de 02/ maio/2007, a Secretaria da Receita Previdenciria e a Secretaria da Receita Federal passou a se chamar Secretaria da Receita Federal do Brasil, Super Receita, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com a atribuio de arrecadar, cobrar e fiscalizar todos os tributos federais, incluindo, agora, a partir de 02 de maio de 2007, as contribuies previdencirias. Os crditos previdencirios originrios, a partir de ento, pertencem Unio, segundo a nova lei. HOJE: o INSS tem a atribuio de conceder e manter os benefcios previdencirios e o benefcio de prestao continuada da assistncia social, mais conhecido como LOAS, no mais atuando na arrecadao e na cobrana das contribuies chamadas previdencirias. A atribuio de arrecadar, cobrar e fiscalizar as contribuies previdencirias da Secretaria da Receita Federal do Brasil, vinculada ao Ministrio da Fazenda. RESUMINDO:
A preocupao com os infortnios da vida tem sido uma angstia constante da humanidade. Desde tempos remotos, o homem tem se ajustado no sentido de reduzir os efeitos das adversidades de sua existncia, como fome, doena, velhice, etc. A Proteo Social Origem Com o tempo, nota-se a assuno por parte do Estado de alguma parcela de responsabilidade pela assistncia aos desprovidos de renda at, finalmente, ser criado um sistema securitrio coletivo e compulsrio. Resumidamente, a evoluo da proteo social compreende o aumento da responsabilidade do Estado pelo bem estar da sociedade de modo cada vez mais abrangente, visando proteo total a seguridade social. Hoje, no Brasil, entende-se por seguridade social o conjunto de aes do Estado no sentido de atender s necessidades bsicas de seu povo nas reas de Previdncia Social, Assistncia Social e Sade. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos sade, previdncia e assistncia social (CF/88, art. 194, caput). A sade direito de todos e dever do Estado (art. 196, CF/88). Assim, independente de contribuio, qualquer pessoa tem o direito de obter atendimento na rede pblica de sade. Conceituao A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar (art. 203, CF/88), ou seja, quelas pessoas que no possuem condies de manuteno prprias. Assim como a sade, independe de contribuio para o sistema. O requisito para o auxlio assistencial a necessidade do assistido. A previdncia social seguro coletivo, contributivo, compulsrio, de organizao estatal (INSS), organizado no regime financeiro de repartio simples e deve conciliar este regime com a busca de seu equilbrio financeiro e atuarial (art. 201, CF/88).

24

A SeguridAde SociAl
Histrico no Mundo
Inglaterra, 1601 Alemanha, 1883 1891 1917 1919 Estados Unidos, 1935 Poor Relief Act primeiro ato relativo assistncia social Chanceler Bismark obteve a aprovao do parlamento de seu projeto de seguro de doena, que foi seguido pelo seguro de acidentes de trabalho (1884) e pelo seguro de invalidez e velhice (1889) Encclica Rerum Novarum, de Leo XIII A primeira Constituio a mencionar o seguro social foi a do MXICO A Constituio de Weimar traz vrios dispositivos relativos Previdncia A partir do modelo Bismarkiano, esta tcnica protetiva espalhou-se pelo mundo, sendo que, no perodo entre as duas grandes guerras, houve uma maior abrangncia da tcnica, atingindo um nmero cada vez maior de pessoas. Neste perodo, pode-se citar o Social Security Act. Relatrio BEVERIDGE. Este relatrio, responsvel pelo surgimento do plano de mesmo nome, foi que deu origem Seguridade Social, ou seja, a responsabilidade estatal no s do seguro social, mas tambm de aes na rea de sade e assistncia social.

Inglaterra 1942

Histrico no Brasil
1543 1808 1835 1891 Exemplos mais antigos da proteo social brasileira santas casas Montepio para a guarda pessoal de D. Joo VI Criao do MONGERAL, Montepio Geral dos Servidores do Estado A Constituio de 1891 foi a primeira a conter a expresso aposentadoria, que era concedida a funcionrios pblicos, em caso de invalidez. Ainda sob a gide da Constituio de 1891, foi editada a Lei Eloy Chaves (Decreto-Legislativo n 4.682, de 24/01/1923), que criou caixas de aposentadorias e penses para os ferrovirios, por empresa. 1923 Apesar de no ser o primeiro diploma legal sobre o assunto securitrio (j havia o Decreto-Legislativo n 3.724/19 sobre o seguro obrigatrio de acidentes do trabalho), devido ao desenvolvimento posterior da previdncia e estrutura interna da lei Eloy Chaves ficou esta conhecida como o marco inicial da Previdncia Social. A Lei n 5.109, de 20.12.1926, estendeu o regime da Lei Eloy Chaves aos porturios e martimos; e pela Lei n 5.485 de 30.06.1928, ele foi estendido ao pessoal das empresas de servios telegrficos e radiotelegrficos. Criao do Ministrio do Trabalho 1933 Criao do primeiro IAP, dos martimos IAPM (Decreto n22.872 de 29.06.1933). A Constituio de 1934 foi a primeira a estabelecer a forma trplice da fonte de custeio previdenciria, com contribuies do Estado, do empregador e do empregado. Foi, tambm, a primeira Constituio a utilizar a palavra Previdncia, sem o adjetivo social. A Constituio de 1937 no traz novidades, a no ser o uso da palavra seguro social como sinnimo de previdncia social.

1926/28 1930

1934

1937

25

AdriAnA de AlmeidA menezes


1946 1960 1963 1965 1966 1967 A Constituio de 1946 foi a primeira a utilizar a expresso previdncia social, substituindo a expresso seguro social. A Lei n 3.807, de 26/08/1960, unificou toda a legislao securitria e ficou conhecida como a Lei Orgnica da Previdncia Social LOPS. Instituio do Fundo de Assistncia e Previdncia do Trabalhador Rural FUNRURAL, institudo pela Lei n 4.214, de 02.03.1963. Ainda na CF/46, foi includo, em 1965, pargrafo proibindo a prestao de benefcio sem a correspondente fonte de custeio. IAPs foram unificados no INPS, por meio do Decreto-Lei n 72, de 21.11.1966. 1967 A Lei n 5.316, de 14.09.1967, integrou o seguro de acidentes de trabalho previdncia social, fazendo assim desaparecer este seguro como ramo parte. A Lei Complementar n 11, de 25.05.1971, instituiu o Programa de Assistncia ao Trabalhador Rural (PRORURAL), de natureza assistencial, cujo principal benefcio era a aposentadoria por velhice, aps 65 anos de idade, equivalente a 50% do salrio-mnimo de maior valor no Pas. A Lei n 6.439/77 institui o SINPAS. A Constituio de 1988 tratou, pela primeira vez no Brasil, da Seguridade Social, entendida esta como um conjunto de aes nas reas de Sade, Previdncia e Assistncia Social. O SINPAS foi extinto em 1990. A Lei n 8.029, de 12/04/1990, criou o INSS Instituto Nacional do SEGURO SOCIAL , autarquia federal, vinculada ao hoje MPS, por meio da fuso do INPS com o IAPAS. Lei n 8.212 (Plano de Custeio e Organizao da Seguridade Social) e Lei n 8.213 (Plano de Benefcios da Previdncia Social). Decreto n 3.048/99. 1 Reforma da Previdncia, transformando aposentadoria por tempo de servio em aposentadoria por tempo de contribuio. 2 Reforma da Previdncia, mudando regras de aposentadoria do servidor, com o fim da integralidade e da paridade. Complementa a EC n 41/03, trazendo mais uma regra transitria. Criao da Secretaria da Receita Previdenciria, vinculada ao Ministrio da Previdncia Social com atribuio de fiscalizar, cobrar e arrecadar as contribuies previdencirias. Extino da Secretaria da Receita Previdenciria SRP-, conferindo Secretaria da Receita Federal do Brasil a atribuio, tambm, da fiscalizao, cobrana e arrecadao das contribuies previdencirias. Decorreu o prazo para sua converso em lei e manteve-se, ento, a SRP. Extino da SRP. A Secretaria da Receita Federal passa a ter a denominao de Secretaria da Receita Federal do Brasil SRFB , com a atribuio, a partir de maio/07, de fiscalizar, arrecadar e cobrar as contribuies previdencirias.

1971 1977 1988

1990 1991 1999 EC 20/98 EC 41/03 EC 47/05 MP 222/04, convertida na Lei n 11098/05. MP n 258/05 Lei n 11457/07

26

A SeguridAde SociAl

QUESTES COMENTADAS DE CONCURSOS PBLICOS


01. (Defensoria Pblica da Unio/CESPE/2010) A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n. 4.682/1923), considerada o marco da Previdncia Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e penses das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado. Comentrio Essa assertiva encontra-se errada na medida em que a caixa de aposentadoria e penso dos trabalhadores das estradas de ferro no era somente com contribuies do Estado. Havia contribuies das empresas e dos prprios trabalhadores. Porm, est correta a parte em que diz que a Lei Eloy Chaves considerada o marco da Previdncia Social no Brasil. Fundamentao: Art. 3, Decreto 4682/23. 02. (Advogado da Unio/CESPE/2006) Aps modelo de previdncia social concebido por William Beveridge, implantado na Inglaterra a partir de 1946, novos sistemas surgiram no cenrio nacional mundial: o social-democrata, adotado nos pases nrdicos, cujo objetivo era assegurar renda a todos mediante redistribuio igualitria; e o liberal ou residual, cujo exemplo mais expressivo o Chile, caracterizado, especialmente, pela individualizao dos riscos sociais. Comentrio A assertiva est correta e demonstra dois sistemas distintos de previdncia social que surgiram, tendo, de um lado a Inglaterra como representante do modelo social-democrata e, de outro, o Chile com um sistema liberal. 03. (Fiscal INSS/Alterada/CESPE/1997) O Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social (SINPAS), introduzido em 1977, buscou reorganizar a previdncia social, integrando suas diversas atividades, por meio de rgos tais como: INPS, INAMPS, FUNABEM, DATAPREV e IAPAS. Comentrio A assertiva encontra-se correta, na medida em que, de fato, o SINPAS buscava organizar a Previdncia e a Assistncia Social no Brasil com a integrao de vrios rgos acima citados, alm da LBA e CEME. Fundamentao: Arts. 3 e 4, ambos da Lei 6439/77.

QUESTES DE CONCURSOS
01. (Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT 21 Regio/CESPE/2010) As atuais regras constitucionais impedem que os municpios tenham seus prprios institutos de previdncia.
GAB: Certo Errado

02. (Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT 21 Regio/CESPE/2010) At a dcada de 50 do sculo XX, a previdncia social brasileira caracterizava-se pela existncia de institutos previdencirios distintos que atendiam a diferentes setores da economia.
GAB: Certo Errado

27

AdriAnA de AlmeidA menezes


03. (Analista Judicirio/rea Judiciria/TRT 21 Regio/CESPE/2010) Com a criao do Instituto Nacional do Seguro Social, foram unificados, nesse instituto, todos os rgos estaduais de previdncia social.
GAB: Certo Errado

04. (Defensor Pblico do Estado do Cear/CESPE/2008) No ordenamento jurdico brasileiro, a primeira referncia a instituies que promovessem aes relacionadas ao que hoje se denomina seguridade social foi feita pela Constituio de 1824, que criou as casas de socorros, consideradas embries das santas casas de misericrdia.
GAB: Certo Errado

05. (Advogado Pleno/Paran Previdncia/CESPE/2007) No Brasil, o primeiro texto constitucional a adotar e tratar da criao das casas de socorros pblicos foi a Constituio da Repblica de 1824.
GAB: Certo Errado

06. (Advogado Pleno/Paran Previdncia/CESPE/2007) O Decreto-legislativo n. 4.682, de 24/01/1923 famosa Lei Eloy Chaves considerado, pela maioria dos autores, o marco inicial da previdncia social no Brasil, tendo determinado a criao de uma caixa de aposentadoria e penses para os empregados em empresas de estrada de ferro.
GAB: Certo Errado

07. (Advogado Pleno/Paran Previdncia/CESPE/2007) A partir de 1933, o governo abandonou o mtodo de criar pequenas instituies (caixas) previdencirias porque elas, muitas vezes, no tinham condies financeiras para arcar com os benefcios previdencirios dos seus segurados, criando entidades de mbito nacional, nas quais foram englobados trabalhadores de uma mesma atividade.
GAB: Certo Errado

08. (Advogado Pleno/Paran Previdncia/CESPE/2007) A Lei n. 3.807/1960 ( Lei Orgnica da Previdncia Social) uniformizou a legislao previdenciria das diferentes categorias de trabalhadores, amparadas por distintos institutos previdencirios.
GAB: Certo Errado

09. (Advogado Pleno/Paran Previdncia/CESPE/2007) A LBA e a FUNABEM foram partes integrantes do SINPAS, criado pela Lei n. 6439/1977.
GAB: Certo Errado

10. (Procurador/INSS/Alterada/CESPE/1998) A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.4.682, de 1923), primeira norma a instituir no Brasil a previdncia social, que criou as caixas de aposentadorias e penses para ferrovirios, prevendo benefcios das aposentadorias por invalidez e ordinria, penso por morte e assistncia mdica, apenas alcanou os empregados das empresas de estradas de ferro, cujas funes estivessem definidas como de maior risco, em face da atividade empresarial desenvolvida.
GAB: Certo Errado

11. (Fiscal/INSS/CESPE/1997) A Lei Eloy Chaves foi o grande marco da Previdncia Social no Brasil. No entanto, alguns institutos jurdicos securitrios existentes hoje, nas modernas legislaes, j haviam sido concebidos no Brasil, por instrumentos legais, muito tempo antes.
GAB: Certo Errado

28

A SeguridAde SociAl
12. (Procurador/INSS/CESPE/1997) O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) resultou da fuso do INPS e do INAMPS, competindo-lhe, entre outras atribuies, promover a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana das contribuies incidentes sobre a folha de salrios e demais receitas a eles vinculadas, na forma da legislao em vigor.
GAB: Certo Errado

13. (Procurador/INSS/CESPE/1996) A evoluo histrica da Seguridade Social contou com dois momentos marcantes: na Inglaterra, a famosa Lei dos Pobres (Poor Law), em 1601, instituiu a Assistncia Social, quando a Previdncia Social, sob inspirao do Otto Von Bismark, foi instituda na Alemanha, em 1883, com a criao de uma srie de seguros sociais.
GAB: Certo Errado

GAB 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 E C E C C C C C C E C E C

FUNDAMENTAO Art. 40, caput, CF Doutrina Art. 17, Lei 8029/90 Doutrina Doutrina Art. 1, Decreto 4682/23 Doutrina Art. 2, Lei 3807/60 Art. 4, Lei 6439/77 Art. 1, Decreto 4682/23 Doutrina Art. 17, caput, Lei 8029/90 Doutrina

29

S-ar putea să vă placă și