Sunteți pe pagina 1din 19

POLUIO

1- O que poluio

D-se o nome de poluio a qualquer degradao (deteriorao, estrago) das condies ambientais, do habitat de uma coletividade humana. uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrncia de mudanas ambientais. So chamados de poluentes os agentes que provocam a poluio, como um rudo excessivo, um gs nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitrio que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possvel relacionar centenas de poluentes e os tipos de poluio que ocasionam, mas vamos citar apenas mais dois exemplos.

Um deles so os agrotxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos microorganismos e pragas, em especial na agricultura. Ocorre que o acmulo desses produtos acaba por contaminar os alimentos com substncias nocivas sade humana, s vezes at cancergenas. Outro exemplo o das chuvas cidas, isto , precipitaes de gua atmosfrica carregada de cido sulfrico e de cido ntrico. Esses cidos, que corroem rapidamente a lataria dos automveis, os metais de pontes e outras construes, alm de afetarem as plantas e ocasionarem doenas respiratrias e da pele nas pessoas, so formados pela emisso de dixido de enxofre e xidos de nitrognio por parte de certas indstrias. Esses gases, em contato com a gua da atmosfera, desencadeiam reaes qumicas que originam aqueles cidos. Muitas vezes essas chuvas cidas vo ocorrer em locais distantes da regio poluidora, inclusive em pases vizinhos, devido aos ventos que carregam esses gases de uma rea para outra.

O problema da poluio, portanto, diz respeito qualidade de vida das aglomeraes humanas. A degradao do meio ambiente do homem provoca uma deteriorao dessa qualidade, pois as condies ambientais so imprescindveis para a vida, tanto no sentido biolgico como no social.

2- A revoluo industrial e a poluio.

Foi a partir da revoluo industrial que a poluio passou a constituir um problema para a humanidade. lgico que j existiam exemplos de poluio anteriormente, em alguns casos at famosos (no Imprio Romano, por exemplo). Mas o grau de poluio aumentou muito com a industrializao e urbanizao, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetria.

Isso no apenas porque a indstria a principal responsvel pelo lanamento de poluentes no meio ambiente, mas tambm porque a Revoluo Industrial representou a consolidao e a mundializao do capitalismo, sistema scio-econmico dominante hoje no espao mundial. E o capitalismo, que tem na indstria a sua atividade econmica de vanguarda, acarreta urbanizao, com grandes concentraes humanas em algumas cidades. A prpria aglomerao urbana j por si s uma fonte de poluio, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de trfego etc.

Mas o importante realmente que o capitalismo um sistema econmico voltado para a produo e acumulao constante de riquezas. E tais riquezas nada mais so do que mercadorias, isto , bens e servios produzidos - geralmente em grande escala - para a troca, para o comrcio. Praticamente tudo que existe, e tudo o que produzido, passa a ser mercadoria com o desenvolvimento do capitalismo. Sociedades, indivduos, natureza, espao, mares, florestas, subsolo: tudo tem de ser til economicamente, tudo deve ser utilizado no processo produtivo. O importante nesse processo no o que bom ou justo e sim o que trar maiores lucros a curto prazo. Assim derrubam-se matas sem se importar com as conseqncias a longo prazo; acaba-se com as sociedades preconceituosamente rotuladas de primitivas , porque elas so vistas como empecilhos para essa forma de progresso , entendido como acumulao constante de riquezas, que se concentram sempre nas mos de alguns.

A partir da Revoluo Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a domin-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem - como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetao nativa completamente devastada, assim como a fauna original da rea, etc. - , que muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem interveno humana.

Contudo, esse domnio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqncias negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, tambm parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformaes, que degradam sua qualidade de vida.

3. A POLUIO DAS GUAS

Desde os tempos mais remotos o homem costuma lanar seus detritos nos cursos de gua. At a Revoluo Industrial, porm, esse procedimento no causava problemas, j que os rios, lagos e oceanos tm considervel poder de autolimpeza, de purificao. Com a industrializao, a situao comeou a sofrer profundas alteraes. O volume de detritos despejados nas guas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificao dos rios e oceanos, que limitada. Alm disso, passou a ser despejada na gua uma grande quantidade de elementos que no so biodegradveis, ou seja, no so decompostos pela natureza. Tais elementos - por exemplo, os plsticos, a maioria dos detergentes e os pesticidas - vo se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de reteno de oxignio das guas e, consequentemente, prejudicando a vida aqutica.

A gua empregada para resfriar os equipamentos nas usinas termeltricas e atomeltricas e em alguns tipos de indstrias tambm causa srios problemas de poluio. Essa gua, que lanada nos rios ainda quente, faz aumentar a temperatura da gua do rio e acaba provocando a eliminao de algumas espcies de peixes, a proliferao excessiva de outras e, em alguns casos, a destruio de todas.

Um dos maiores poluentes dos oceanos o petrleo. Com o intenso trfego de navios petroleiros, esse tipo de poluio alcana nveis elevadssimos. Alm dos vazamentos causados por acidente, em que milhares de toneladas de leo so despejados na gua, os navios soltam petrleo no mar rotineiramente, por ocasio de lavagem de seus reservatrios. Esses resduos de petrleo lanados ao mar com a gua da lavagem representam cerca de 0,4 a 0,5% da carga total.

A POLUIO ATMOSFRICA

A poluio atmosfrica caracteriza-se basicamente pela presena de gases txicos e partculas slidas no ar. As principais causas desse fenmeno so a eliminao de resduos por certos tipos de indstrias (siderrgicas, petroqumicas, de cimento, etc.) e a queima de carvo e petrleo em usinas, automveis e sistemas de aquecimento domstico.

O ar poludo penetra nos pulmes, ocasionando o aparecimento de vrias doenas, em especial do aparelho respiratrio, como a bronquite crnica, a asma e at o cncer pulmonar. Esses efeitos so reforados ainda pelo consumo de cigarros.

Nos grandes centros urbanos, tornam-se freqentes os dias em que a poluio do ar atinge nveis crticos, seja pela ausncia de ventos, seja pelas inverses trmicas, que so perodos

nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas prximas superfcie.

A maioria dos pases capitalistas desenvolvidos j possui uma rigorosa legislao antipoluio, que obriga certas fbricas a terem equipamentos especiais (filtros, tratamento de resduos, etc.) ou a usarem processos menos poluidores. Nesses pases tambm intenso o controle sobre o aquecimento domstico a carvo, o escapamento dos automveis, etc. Tais procedimentos alcanam resultados considerveis, embora no eliminem completamente o problema da poluio do ar. Por exemplo, pesquisas realizadas h alguns anos mostraram que chapas de ferro se corroem muito mais rapidamente em So Paulo do que em Chicago, apesar de esta metrpole norte-americana possuir maior quantidade de indstrias e automveis em circulao.

Calcula-se que a poluio do ar tenha provocado um crescimento de teor de gs carbnico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930. Hoje em dia esse aumento de aproximadamente 0,3% ao ano. Os desmatamentos contribuem bastante para isso, pois a queima das florestas produz grande quantidade de gs carbnico. Como o gs carbnico tem a propriedade de absorver calor, pelo chamado efeito estufa , um aumento da proporo desse gs na atmosfera pode ocasionar um aquecimento da superfcie terrestre. Efeito estufa: ao que certos gases exercem sobre a radiaes do calor da terra, interceptando-as e transmitindo-as de volta a superfcie.

Baseados nesse fato, alguns cientistas estabeleceram a seguinte hiptese: com a elevao da temperatura mdia na superfcie terrestre, que no incio do sculo XXI ser 2C mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares (calotas polares) ir se derreter. Consequentemente, o nvel do mar subir cerca de 60 m, inundando a maioria das cidades litorneas de todo o mundo. Alguns pesquisadores pensam inclusive que esse processo j comeou a ocorrer a partir do final da dcada de 80. Os veres da Europa e at da Amrica tm sido a cada ano mais quente e algumas medies constataram um aumento pequeno, de centmetros, do nvel mdio do mar em algumas reas litorneas. Todavia, esse fato no ainda admitido por grande parte dos estudiosos do assunto.

Outra importante conseqncia da poluio atmosfrica o surgimento e a expanso de um buraco na camada de oznio, que se localiza na atmosfera - camada atmosfrica situada entre 20 e 80 Km de altitude.

O oznio um gs que filtra os raios ultravioleta do Sol. Se esses raios chegassem superfcie terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam at causar

cncer, e destruiriam as folhas das rvores. O gs CFC - clorofluorcarbono -, contido em sprays de desodorantes ou inseticidas, parece ser o grande responsvel pela destruio da camada de oznio. Por sorte, esses danos foram causados na parte da atmosfera situada acima da Antrtida. Nos ltimos anos esse buraco na camada de oznio tem se expandido constantemente.

4. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS GRANDES CENTROS

De modo geral, os problemas ecolgicos so mais intensos nas grandes cidade que nas pequenas ou no meio rural. Alm da poluio atmosfrica, as metrpoles apresentam outros problemas graves:

Acmulo de lixo e de esgotos. Boa parte dos detritos pode ser recuperada para a produo de gs (biogs) ou adubos, mas isso dificilmente acontece. Normalmente, esgotos e resduos de indstrias so despejados nos rios. Com freqncia esses rios morrem (isto , ficam sem peixe) e tornam-se imundos e malcheirosos. Em algumas cidades, amontoa-se o lixo em terrenos baldios, o que provoca a multiplicao de ratos e insetos.

Congestionamentos freqentes, especialmente nas reas em que os automveis particulares so muito mais importantes que os transportes coletivos muitos moradores da periferia das grandes cidades dos pases do Sul, em sua maioria de baixa renda, gastam trs ou quatro horas por dia s no caminho para o trabalho.

Poluio sonora, provocada pelo excesso de barulho (dos veculos automotivos, fbricas, obras nas ruas, grande movimento de pessoas e propaganda comercial ruidosa). Isso pode ocasionar neuroses na populao, alm de uma progressiva diminuio da capacidade auditiva.

Carncia de reas verdes (parques, reservas florestais, reas de lazer e recreao, etc.). Em decorrncia de falta de reas verdes agrava-se a poluio atmosfrica, j que as plantas atravs da fotossntese, contribuem para a renovao do oxignio no ar. Alm disso tal carncia limita as oportunidades de lazer da populao, o que faz com que muitas pessoas acabem passando seu tempo livre na frente da televiso, ou assistindo a jogos praticados por esportistas profissionais (ao invs de eles mesmos praticarem esportes).

Poluio visual, ocasionada pelo grande nmero de cartazes publicitrios, pelos edifcios que escondem a paisagem natural, etc.

Na realidade, nos grandes centros urbanos que o espao construdo pelo homem, a segunda natureza, alcana seu grau mximo. Quase tudo a artificial; e, quando algo natural, sempre acaba apresentando variaes, modificaes provocadas pela ao humana. O prprio clima das metrpoles - o chamado clima urbano - constitui um exemplo disso. Nas grandes aglomeraes urbanas normalmente faz mais calor e chove um pouco mais que nas reas rurais vizinhas; alm disso, nessas reas so tambm mais comuns as enchentes aps algumas chuvas.

As elevaes nos ndices trmicos do ar so fceis de entender: o asfaltamento das ruas e avenidas, as imensas massas de concreto, a carncia de reas verdes, a presena de grandes quantidades de gs carbnico na atmosfera (que provoca o efeito estufa), o grande consumo de energia devido queima de gasolina, leo diesel querosene, carvo, etc., nas fbricas, residncias e veculos so responsveis pelo aumento de temperatura do ar. J o aumento dos ndices de pluviosidade se deve principalmente grande quantidade de micropartculas (poeira, fuligem) no ar, que desempenham um papel de ncleos higroscpicos que facilitam a condensao do vapor de gua da atmosfera. E as enchentes decorrem da dificuldade da gua das chuvas de se infiltrar no subsolo, pois h muito asfalto e obras, o que compacta o solo e aumenta sua impermeabilizao.

Todos esses fatores que provocam um aumento das mdias trmicas nas metrpoles somados aos edifcios que barram ou dificultam a penetrao dos ventos e canalizao das guas fato que diminui o resfriamento provocado pela evaporao - conduzem formao de uma ilha de calor nos grandes centros urbanos. De fato, uma grande cidade funciona quase como uma ilha trmica em relao s suas vizinhanas, onde as temperaturas so normalmente menores. Essa ilha de calor atinge o seu pico, o seu grau mximo, no centro da cidade.

A grande concentrao de poluentes na atmosfera provoca tambm uma diminuio da irradiao solar que chega at a superfcie. Esse fato, juntamente com a fraca intensidade dos ventos em certos perodos, d origem s inverses trmicas.

O fenmeno da inverso trmica - comum, por exemplo, em So Paulo, sobretudo no inverno consiste no seguinte: o ar situado prximo superfcie, que em condies normais mais quente que o ar situado bem acima da superfcie, torna-se mais frio que o das camadas atmosfricas elevadas. Como o ar frio mais pesado que o ar quente, ele impede que o ar quente, localizado acima dele, desa. Assim, no se formam correntes de ar ascendentes na atmosfera. Os resduos poluidores vo ento se concentrando prximo da superfcie, agravando os efeitos da poluio, tal como irritao nos olhos, nariz e garganta dos moradores desse local. As inverses trmicas so tambm provocadas pela penetrao de uma frente fria,

que sempre vem por baixo da frente quente. A frente pode ficar algum tempo estagnada no local, num equilbrio momentneo que pode durar horas ou at dias.

GUA: UMA ESCASSEZ ANUNCIADA

O volume de gua na Terra est estimado em 1 trilho e 386 bilhes de quilmetros cbicos (Km3), sendo a maior parte - 97,2% desse total - formada pela gua salgada dos mares e oceanos. Algo como 1,8% da gua total est estocada sob a forma de neve ou gelo, no topo das grandes cadeias de montanhas ou nas zonas polares. Outra poro a gua subterrnea, que abrange cerca de 0,9% desse total, restando ento a gua atmosfrica (0,001%) e os rios e lagos de gua doce, que ficam com somente 0,0092% dessa gua do nosso planeta.

A cada ano, a energia do Sol faz com que um volume de aproximadamente 500.000 Km3 de gua se evapore, especialmente dos oceanos, embora tambm de guas e rios. Essa gua retorna para os continentes e ilhas, ou para os oceanos, sob a forma de precipitaes: chuva ou neve. Os continentes e ilhas tm um saldo positivo nesse processo. Estima-se que eles retirem dos oceanos perto de 40.000 Km3 por ano. esse saldo que alimenta as nascentes dos rios, recarrega os depsitos subterrneos, e depois retorna aos oceanos pelo desge dos rios.

No entanto, o ritmo acelerado de desmatamentos das ltimas dcadas, e o crescimento urbano e industrial, que necessita sempre de mais gua, vem alterando esse ciclo hidrolgico. Estudos da ONU mostraram que o desmatamento e o pastoreio excessivo diminuem a capacidade do solo em atuar como uma grande esponja, absorvendo guas das chuvas e liberando seus contedos lentamente. Na ausncia de coberturas vegetais, e com solos compactados, a tendncia das chuvas escorrer pela superfcie e escoar rapidamente pelos cursos de gua, o que traz como conseqncia as inundaes, acelerao no processo de eroso e diminuio das estabilidade dos cursos de gua, que ficam diminudos fora do perodo de cheias, comprometendo assim a agricultura e a pesca.

No faltam sinal de escassez de gua doce. O nvel dos lenis freticos baixa constantemente, muitos lagos encolhem e pntanos secam. Na agricultura, na indstria e na vida domstica, as necessidades de gua no param de aumentar, paralelamente ao crescimento demogrfico e ao aumento nos padres de vida, que multiplicam o uso da gua. Nos anos 50, por exemplo, a demanda de gua por pessoa era de 400 m3 por ano, em mdia no planeta, ao passo que hoje essa demanda j de 800 m3 por indivduo. Em pases cada vez mais populosos, ou com carncia em recursos hdricos, j se atingiu o limite de utilizao de gua.

Constatou-se que atualmente 26 pases, a maioria situada no continente africano, totalizando 235 milhes de pessoas, sofrem de escassez de gua. As outras regies do mundo tambm no so poupadas. Sintomas de crises j se manifestam em pases que dispem de boas reservas. Nos locais onde o nvel de bombeamento (extrao) das guas subterrneas mais intenso que sua renovao natural, se constata um rebaixamento do nvel de lenis freticos, que, por esse motivo, exigem maiores investimentos para serem explorados e ao mesmo tempo vo se tornando mais salinos.

CRISE AMBIENTAL E CONSCINCIA ECOLGICA

Desde a dcada de 70 a humanidade vem tomando conscincia de que existe uma crise ambiental planetria. No se trata apenas de poluio de reas isoladas, mas de uma real ameaa sobrevivncia dos seres humanos, talvez at de toda a biosfera. O notvel acmulo de armamentos nucleares nas dcadas de 50, 60 e 70 ocasionou um srio risco de extermnio, algo que nunca tinha sido possvel anteriormente. A multiplicao de usinas nucleares levanta o problema do escape de radiatividade para o meio ambiente e coloca a questo do que fazer com o perigoso lixo atmico. O acmulo de gs carbnico tambm na atmosfera representa um risco de catstrofe, pois ocasiona o crescimento do efeito estufa, que eleva as mdias trmicas da maior parte dos climas do planeta.

Muitos outros problemas ambientais podem ser lembrados. Um deles a contaminao de alimentos por produtos qumicos nocivos sade humana, como agrotxicos, adubos qumicos, hormnios e medicamentos aplicados comumente ao gado para que ele cresa mais rapidamente ou no contraia doenas. Podemos acrescentar ainda a crescente poluio dos oceanos e mares, o avano da desertificao, o desmatamento acelerado das ltimas grandes reservas florestais originais do planeta (Amaznia, bacia do rio Congo e Taiga), a extino irreversvel de milhares ou at milhes de espcies vegetais e animais, etc.

Podemos falar numa conscincia ecolgica da humanidade em geral, embora com diferente ritmos - mais avanada no Norte e mais tardia nos pases subdesenvolvidos - , que se iniciou por volta da dcada de 70 e cresce a cada ano. Trata-se da conscincia de estarmos todos numa mesma nave espacial , o planeta Terra, o nico que conhecemos que possibilitou a existncia de uma biosfera. Trata-se ainda da conscincia de que imperativo para a prpria sobrevivncia da humanidade modificar o nosso relacionamento com a natureza. A natureza deixa aos poucos de ser vista como mero recurso inerte e passa a ser encarada como um conjunto vivo do qual fazemos parte e com o qual temos que procurar viver em harmonia.

UM PROBLEMA MUNDIAL

Um fato que ficou claro desde os anos 70 que o problema ambiental, embora possa apresentar diferenas nacionais e regionais, antes de mais nada planetrio, global. A longo prazo, de nada adianta, por exemplo, transferir indstrias poluidoras de uma rea (ou pas) para outra, pois do ponto de vista da biosfera nada se altera. No podemos esquecer que a atmosfera uma s, que as guas se interligam (o ciclo hidrolgico), que os ventos e os climas so planetrios.

Vamos imaginar que estamos numa enorme casa, com todas a janelas e portas fechadas, e h uma fogueira num quarto nobre envenenando o ar. Algum prope ento transferir a fogueira para outro quarto, considerado menos nobre. Isso elimina o problema de ar contaminado? Claro que no. No mximo pode dar a impresso de que por algum tempo melhorou a situao dos que ocupam o quarto nobre. Todavia, depois de um certo perodo (horas ou dias), fica evidente que o ar da casa um s e que a poluio num compartimento propaga-se para todo o conjunto.

A biosfera, onde se inclui o ar que respiramos, as guas e todos os ecossistemas, uma s apesar de muito maior que essa casa hipottica. O ar, embora exista em grande quantidade, na realidade limitado e interligado em todas as reas. Poderamos abrir portas e janelas daquela casa, mas isso no possvel para a biosfera, para o ar ou as guas do nosso planeta.

Outro aspecto do carter mundial que a crise ambiental possui que praticamente tudo o que ocorre nos demais pases acaba nos afetando. At algumas dcadas atrs era comum a opinio de que ningum tem nada a ver com os outros, cada pas pode fazer o que bem entender com o seu territrio e com as suas paisagens naturais. Hoje isso comea a mudar. Vai ficando claro que exploses atmicas russas ou norte-americanas, mesmo realizadas no subsolo ou em reas desrticas desses pases, acabam mais cedo ou mais tarde nos contaminando pela propagao da radiao.

Tambm a poluio dos mares e oceanos (e at dos rios, que afinal desembocam no mar), mesmo realizada na litoral de algum pas, acaba se propagando, atingindo com o tempo outros pases. As enormes queimadas de florestas na frica ou na Amrica do Sul no dizem respeito unicamente aos pases que as praticam; elas fazem diminuir a massa vegetal sobre o planeta ( e as plantas, pela fotossntese, contribuem para a renovao do oxignio do ar) e, o que mais importante, liberam enormes quantidades de gs carbnico na atmosfera, fato que acaba por atingir a todos os seres humanos. Inmeros outros exemplos poderiam ser mencionados. Todos eles levam concluso de que a questo do meio ambiente mundial e necessrio criar formas de proteo da natureza que sejam planetrias, que no fiquem dependentes somente de interesses locais - e as vezes mesquinhos - dos governos nacionais.

POLTICA E MEIO AMBIENTE

A crise ambiental vem suscitando mudanas na poltica. No apenas as preocupaes ecolgicas cresceram enormemente nos debates e nos programas de polticos e de partidos, como tambm novas propostas surgiram. At mais ou menos a dcada de 60 era o raro partido poltico, em qualquer parte do mundo, que tivesse alguma preocupao com a natureza. Hoje esse tema ganha um certo destaque nos programas, nas promessas eleitorais, nos discursos e algumas vezes at na ao dos diversos partidos, em muitas partes do mundo. Multiplicaram-se os ecologistas, as organizaes e os movimentos ecolgicos, assim como os partidos denominados verdes que defendem uma poltica voltada basicamente para uma nova relao entre a sociedade e a natureza.

Como infelizmente comum em nossa poca mercantilizada, tambm no movimento verde h muito oportunismo: s vezes a defesa do meio ambiente resulta em promoo pessoal e mesmo em altos ganhos. o caso das empresas que visam apenas ao lucro com a venda de produtos ditos naturais. Podemos lembrar ainda os constantes shows musicais cuja renda se destinaria aos indgenas ou aos seringueiros da Amaznia - que em geral at hoje nunca viram um centavo desses milhes de dlares. Apesar de tudo isso, no se pode ignorar a renovao que a problemtica ambiental ocasionou nas idias polticas.

At alguns anos atrs falava-se em progresso ou desenvolvimento e aparentemente todo mundo entendia e concordava.

O que provocava maiores polmicas eram os meios para chegar a isso: para alguns o caminho era o capitalismo, para outros o socialismo; certas pessoas diziam que um governo democrtico era melhor para se alcanar o progresso, outras afirmavam que s um regime forte e autoritrio poderia colocar ordem na sociedade e promover o desenvolvimento. Mas o objetivo era basicamente o mesmo: o crescimento acelerado da economia, a construo de um nmero cada vez maior de estradas, hospitais, edifcios, aeroportos e escolas, a fabricao de mais e mais automveis, a extenso sem fim dos campos de cultivo. A natureza no estava em questo. O nico problema de fato era a quem esse desenvolvimento beneficiria: maioria ou a minoria da populao.

Usando uma imagem, podemos dizer que o progresso era um trem no qual toda a humanidade viajava, embora alguns estivessem na frente e outros atrs, alguns comodamente sentados e outros de p. Para os chamados conservadores (isto , a direita ), isso era natural e inevitvel: sempre existiriam os privilegiados e os desfavorecidos. Para os denominados

progressistas ( ou seja, a esquerda ), essa situao era intolervel e tornava necessrio fazer uma reformulao para igualar a todos. Mas todas as pessoas concordavam com a idia de que o trem deveria continuar no seu caminho, no rumo do progresso ; havia at discusses sobre a melhor forma de fazer esse trem andar mais rapidamente.

A grande novidade da crise ambiental que ela suscitou a seguinte pergunta: Para onde o trem est indo? E a resposta parece ser: Para um abismo, para um catstrofe. De fato, ao enaltecer o progresso durante sculos, imaginava-se que a natureza fosse infinita: poderamos continuar usando petrleo, ferro, mangans, carvo, gua, urnio, etc. vontade, sem problemas. Sempre haveria um novo espao a ser ocupado, um novo recurso a ser descoberto e explorado. A natureza, vista como um mero recurso para a economia, era identificada com o universo, tido como infinito.

Mas hoje sabemos que a natureza que permite a existncia da vida e fornece os bens que utilizamos - a natureza para os homens, afinal - ocorre somente no planeta Terra, na superfcie terrestre. E ela no infinita; ao contrrio, possui limites que, apesar de amplos, j comeam a ser atingidos pela ao humana. No h espao, atmosfera, gua, ferro, petrleo, cobre, etc. para um progresso ilimitado ou infinito. necessrio portanto repensar o modo de vida, o consumo, a produo voltada unicamente para o lucro e sem nenhuma preocupao com o futuro da biosfera. Essa a grande mensagem que o movimento ecolgico trouxe para a vida poltica.

A QUESTO AMBIENTAL DA NOVA ORDEM MUNDIAL

Durante a ordem mundial bipolar a questo ambiental era considerada secundria. Somente os movimentos ecolgicos e alguns cientistas alertavam a humanidade sobre os riscos de catstrofes ambientais. Mas a grande preocupao dos governos - e em especial da grandes potncias mundiais - era com a guerra fria, com a oposio entre o capitalismo e o socialismo. O nico grande risco que parecia existir era o da Terceira Guerra Mundial, uma guerra atmica entre as superpotncias de ento. Mas o final da bipolaridade e da guerra fria veio alterar esse quadro. Nos anos 90 a questo do meio ambiente torna-se essencial nas discusses internacionais, nas preocupaes dos Estados - e principalmente dos grandes centros mundiais de poder - quanto ao futuro.

J antes do final dos anos 80 percebia-se que os problemas ecolgicos comeavam a preocupar as autoridades soviticas, norte-americanas e outras, mas sem ganharem muito destaque, Houve em 1972, na Sucia, a Primeira Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, promovida pela ONU e com a participao de dezenas de Estados. Naquele momento, a

questo ambiental comeava a se tornar um problema oficial e internacional. Mas foi a Segunda Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, a ECO-92 ou RIO-92, realizada no Brasil vinte anos depois da primeira, que contou com maior nmero de participantes (quase cem Estados-naes) e os governos enviaram no mais tcnicos sem poder de deciso, como anteriormente, e sim polticos e cientistas de alta expresso em seus pases.

Isso porque essa segunda conferncia foi realizada depois do final da guerra fria e o desaparecimento da ameaa comunista veio colocar a questo ambiental como um dos mais importantes riscos estabilidade mundial na nova ordem. Alm disso, os governos perceberam que as ameaas de catstrofes ecolgicas so srias e precisam ser enfrentadas, e que preservar um meio ambiente sadio condio indispensvel para garantir um futuro tranqilo para as novas geraes.

Mas a problemtica ambiental suscita vrias controvrsias e oposies. Os pases ricos voltam suas atenes para queimadas e os desmatamentos nas florestas tropicais, particularmente na floresta Amaznica, a maior de todas. J os pases pobres, e em particular os que tm grandes reservas florestais, acham natural gastar seus recursos com o objetivo de se desenvolverem.

Se os pases desenvolvidos depredaram suas matas no sculo passado, por que ns no podemos fazer o mesmo agora? , argumentam. Alguns chegam at afirmar que essa preocupao com a destruio das florestas tropicais ou com outras formas de poluio nos pases subdesenvolvidos ( dos rios, dos grandes centros urbanos, perda de solos agrcolas por uso inadequado, avano da desertificao, etc.) nada mais seria que uma tentativa do Norte de impedir o desenvolvimento do Sul; a poluio e a destruio das florestas, nessa interpretao, seriam fatos absolutamente naturais e at necessrios para se combater a pobreza. Outros ainda - inclusive pases ricos, como o Japo, a Sucia ou a Noruega - argumentam que uma incoerncia os Estados Unidos pretenderem liderar a cruzada mundial contra a poluio quando so justamente eles, os norte-americanos, que mais utilizam os recursos naturais do planeta.

Todos esses pontos de vista tm uma certeza razo, e todos eles so igualmente limitados ou parciais. Os atuais pases desenvolvidos, de fato, em sua maioria depredaram suas paisagens naturais no sculo passado ou na primeira metade deste, e isso foi essencial para o tipo de desenvolvimento que adotaram: o da Primeira ou da Segunda Revoluo Industrial, das indstrias automobilsticas e petroqumicas. Parece lgico ento acusar de farsante um pas rico preocupado com a poluio atual nos pases subdesenvolvidos. Mas existe um complicador a: que at h pouco tempo, at por volta dos anos 70, a humanidade no sabia que a biosfera podia ser irremediavelmente afetada pelas aes humanas e existiam muito mais florestas ou paisagens nativas no sculo passado do que hoje.

Nas ltimas dcadas parece que o mundo ficou menor e a populao mundial cresceu de forma vertiginosa, advindo da um maior desgaste nos recursos naturais e, ao mesmo tempo, uma conscincia de que a natureza no infinita ou ilimitada. Assim, o grande problema que se coloca nos dias atuais o de se pensar num novo tipo de desenvolvimento, diferente daquela que ocorreu at os anos 80, que foi baseado numa intensa utilizao - e at desperdcio - de recursos naturais no renovveis. E esse problema no meramente nacional ou local e sim mundial ou planetrio. A humanidade vai percebendo que uma s e que mais cedo ou mais tarde ter que estabelecer regras civilizadas de convivncia - pois o que prevaleceu at agora foi a lei da selva ou a do mais forte - , inclusive com uma espcie de Constituio ou carta de gesto do planeta , o nosso espao de vivncia em comum. apenas uma questo de tempo para se chegar a isso, o que provavelmente ocorrer no sculo XXI.

A BIODIVERSIDADE

Um elemento que ganha crescente destaque dentro da questo ambiental a biodiversidade, ou diversidade biolgica ( de espcies animais e vegetais, de fungos e microrganismos). Preservar a biodiversidade condio bsica para manter um meio ambiente sadio no planeta: todos os seres vivos so interdependentes, participam de cadeias alimentares ou reprodutivas, e sabidamente os ecossistemas mais complexos, com maior diversidade de espcies, so aqueles mais durveis e com maior capacidade de adaptao s mudanas ambientais. Alm disso, a biodiversidade fundamental para a biotecnologia que, como j vimos, uma das indstrias mais promissoras na Terceira Revoluo Industrial que se desenvolve atualmente.

A humanidade j catalogou e definiu quase 1,5 bilho de organismos, mas isso muito pouco: calcula-se que o nmero total deles na Terra chegue a no mnimo 10 bilhes e talvez at a 100 bilhes! E a cada ano milhares de espcies so exterminadas para sempre, numa proporo que pode atingir 30% das espcies totais dentro de trs dcadas, se o atual ritmo de queimada e desmatamentos nas florestas tropicais ( as mais ricas em biodiversidade), de poluio nas guas, etc. continuar acelerado. Isso catastrfico, pois essas espcies foram o resultado de milhes de anos de evoluo no planeta, e com essa perda a biosfera vai ficando mais empobrecida em diversidade biolgica, o que e perigoso para o sistema de vida como um todo.

No podemos esquecer a importncia econmica e at medicinal de cada espcie. Por exemplo: as flores que cultivamos em jardins e os frutos e hortalias que comemos so todos derivados de espcies selvagens. O processo de criar novas variedades, com cruzamentos ou com manipulao gentica, produz plantas hbridas mais frgeis que as nativas, mais

suscetveis a doenas ou ao ataque de predadores, que necessitam portanto de mais proteo para sobreviverem e, de tempos em tempos, precisam de um novo material gentico para serem corrigidas e continuarem produzindo colheitas. Por isso, precisamos ter a maior diversidade possvel, principalmente das plantas selvagens ou nativas, pois so elas que iro fornecer esse novo material gentico.

Os organismos constituem a fonte original dos princpios ativos* dos remdios, mesmo que estes posteriormente sejam produzidos artificialmente em laboratrios. Os antibiticos, por exemplo, foram descobertos a partir do bolor ( fungos que vivem em matria orgnica por eles decomposta); e a aspirina veio originalmente do ch de uma casca de rvore da Inglaterra. por isso que h tanto interesse atualmente em pesquisas de florestas tropicais ou dos oceanos, em mapeamento gentico de organismos. A grande esperana de um novo tipo de desenvolvimento, menos poluidor que o atual, est principalmente na biotecnologia: produzir fontes de energia ou plsticas a partir de bactrias, alimentos em massa a partir de algas marinhas, remdios eficazes contra doenas que matam milhes a cada ano originados de novos princpios ativos de microrganismos ou plantas, etc.

A biodiversidade, assim, tambm uma fonte potencial de imensas riquezas e o grande problema que se coloca saber quem vai lucrar com isso: se os pases ricos, que detm a tecnologia essencial para descobrir novos princpios ativos e fabric-los , ou se os pases detentores das grandes reservas de biodiversidade, das florestas tropicais em especial. O mais provvel um acordo para compartilhar por igual as descobertas e os lucros, mas ainda estamos longe disso. Os pases desenvolvidos, como sempre, tm um trunfo na mo, a tecnologia; mas alguns pases subdesenvolvidos, os que tm grandes reservas de biodiversidade, tm agora outro trunfo, uma nova forma de matria-prima que no est em processo de desvalorizao, como as demais ( os minrios e os produtos agrcolas).

OS MOVIMENTOS ECOLGICOS

Nos pases desenvolvidos, que se constituem como sociedade de consumo , a poluio tende a alcanar graus elevados. A publicidade intensa voltada para os lucros das empresas, convida as pessoas a consumirem cada vez mais. As embalagens de plstico, lata ou papel tornam-se mais importantes que o prprio produto. A moda se altera rapidamente para que novos produtos possam ser fabricados e lanados no mercado. A cada ano que passa as mercadorias so feitas para durarem cada vez menos, para no diminuir nunca o ritmo de crescimento: um automvel hoje fabricado para durar no mximo quinze anos; as habitaes construdas atualmente tm durao muito menor que as do passado e o mesmo se pode dizer das roupas, alm de vrios outros produtos.

Mas justamente nesses pases desenvolvidos que os movimentos ecolgicos, as reivindicaes populares por um ambiente melhor esto mais avanados. Isso porque a tradio democrtica nessas naes mais antiga e mais forte. Uma das principais formas de se avanar com a democracia, hoje, consiste em lutar por uma melhor qualidade de vida, o que j vem ocorrendo com as associaes de consumidores, que lutam por seus direitos, com as organizaes de moradores, que reivindicam certas melhorias em seus bairros ou lutam contra a instalao de alguma indstria poluidora, etc.

Alm disso, os cidados de certos pases exigindo - e, em boa parte, conseguindo - a aprovao de leis que combatam a poluio e facilitem os processos judiciais contra empresas que poluem o ambiente. Tudo isso leva os governos desses pases desenvolvidos - que, normalmente, tm uma certa preocupao com eleies e votos - a se voltarem para a questo do meio ambiente, com planos de reurbanizao de certas cidades, com a intensificao da fiscalizao sobre as empresas poluidoras e com alguns tmidos projetos de reflorestamento ou preservao das poucas matas originais que restam.

A CONSERVAO DA NATUREZA

1. RECURSOS NATURAIS E CONSERVACIONISMO

Constituem recursos naturais todos os bens da natureza que o homem utiliza, como o ar, a gua e o solo. Costuma-se classificar os recursos naturais em dois tipos principais: renovveis e no renovveis.

Os recursos naturais renovveis so aqueles que, uma vez utilizados pelo homem, podem ser repostos. Por exemplo: a vegetao (com o reflorestamento), as guas em geral (com excesso dos lenis fsseis ou artesianos), o ar e o solo (que pode ser recuperado atravs do pousio, da proteo contra eroso, da adubao correta, da irrigao, etc.)

Os recursos naturais no renovveis so aqueles que se esgotam, ou seja, que no podem ser repostos. Exemplos: o petrleo, o carvo, o ferro, o mangans, o urnio, a bauxita (minrio de alumnio), o estanho, etc. Uma vez utilizado o petrleo, por exemplo, atravs da produo - e da queima - da gasolina, do leo diesel, do querosene, etc., evidente que no ser possvel repor ou reciclar os restos.

Essa separao entre recursos renovveis e no renovveis apenas relativa.

O fato de um recurso ser renovvel, ou reciclvel, no significa que ele no possa ser depredado ou inutilizado: se houver mau uso ou descuido com a conservao, o recurso poder se perder. Por exemplo, degradao ou destruio irreversvel de solos, desaparecimento de uma vegetao rica e complexa, que e substituda por outra pobre e simples, etc. E mesmo o ar e a gua, que so extremamente abundantes, existem em quantidades limitadas no planeta: a capacidade deles de suportar ou absorver poluio, sem afetar a existncia da vida, evidentemente no infinita. Dessa forma, mesmo os recursos ditos renovveis s podem ser utilizados a longo prazo por meio de mtodos racionais, com uma preocupao conservacionista, isto , que evite os desperdcios e os abusos.

Conservacionismo ou conservao dos recursos naturais o nome que se d moderna preocupao em utilizar adequadamente os aspectos da natureza que o homem transforma ou consome. Conservar, nessa caso, no significa guardar e sim utilizar racionalmente. A natureza deve ser consumida ou utilizada para atender s necessidades do presente dos seres humanos, mas levando em conta o futuro, as novas geraes que ainda no nasceram, mas para as quais temos a obrigao de deixar um maio ambiente sadio.

Foi somente a partir da degradao do meio ambiente pelo homem - e da extino de inmeras espcies animais e vegetais - que surgiu essa preocupao conservacionista. O intenso uso da natureza pela sociedade moderna colocou, especialmente no nosso sculo, uma srie de interrogaes quanto ao futuro do meio ambiente: Quando se esgotaro alguns recursos bsicos, como o petrleo ou o carvo? Como evitar a destruio das reservas florestais que ainda restam em nosso planeta e ao mesmo tempo garantir alimentos e recursos para crescente populao mundial? O que fazer para que no ocorra a extino total de certas espcies ameaadas, como as baleias? Como os pases subdesenvolvidos podero resolver seus problemas de pobreza, fome e subnutrio sem depredar a natureza? O conservacionismo procura responder a essas e outras questes semelhantes conciliando o desenvolvimento econmico com a defesa do meio ambiente, por meio da utilizao adequado dos bens fornecidos pela natureza.

2. O PATRIMNIO CULTURAL - ECOLGICO

Somente a utilizao racional dos recursos naturais no basta. O conservacionismo uma atitude necessria mas insuficiente. Alm do uso racional da natureza, isto , pelo maior tempo possvel e beneficiando o maior nmeros de pessoas, necessrio tambm preserv-la, resguard-la tal como ela ainda existe em certas reas. Da ter surgido a idia de patrimnio cultural e ecolgico da humanidade. Trata-se de paisagens culturais ou obras de cultura que possui um valor inestimvel; por exemplo, um rico ecossistema, uma cidade ou um

monumento que retratem ou simbolizem uma poca ou uma civilizao. So exemplos de patrimnio ecolgico: o Pantanal Mato-Grossense (que possui a fauna mais rica e variada do continente americano), a Amaznia, a floresta do Congo na frica, a Antrtida. Como patrimnios culturais podemos citar a Grande Muralha da China, as pirmides do Egito as cidades de Meca e Jerusalm.

Por que surgiu a necessidade de preservar ou resguardar certas reas ou obras, tanto culturais como naturais? E por que se fala em patrimnio cultural-ecolgico?

Coma industrializao e a chamada vida moderna, tudo se transforma, tudo constantemente modificado em nome do progresso . As memrias do passado e a diversidade criada pela natureza so destrudas a cada dia. No se respeita nem a Histria - as tradies e obras das geraes anteriores - nem a natureza (os ecossistema em diversidade).

Para que as futuras geraes tenham uma idia da riqueza do que foi produzido no planeta, para que sobrevivam amostras de todos os valores produzidos pela natureza ou pela Histria, necessrio definir esses patrimnios, que so reas consideras intocadas, protegidas, resguardadas contra a ambio do lucro do comrcio. O estabelecimento de reas tombadas ou protegidas pelo poder pblico um avano na defesa da natureza e das obras artsticas, arquitetnicas ou urbansticas importantes do passado. Sem essa proteo, tais obras estariam condenadas destruio para dar lucro a alguns.

Por Equipe MonografiasBrasil.com

Mais Buscadas

movimento ondulatrioTCClixomodelo de relatorioadministrao publicadiabeteshanseniaselogsticaturismoestratgiasmonografiaORCAMENTO DE CAIXArelatriomeio ambienteregras da ABNTfinanaspiagetAdministrao e FinanasBioluminescnciadrogas

Resoluo mnima de 800x600 Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem prvia autorizao (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

S-ar putea să vă placă și