Sunteți pe pagina 1din 7

EQUIVALNCIAS E NEGAES 01)Sabe-se que ou Louise no gosta de livros ou

d) e)

No choveu e a temperatura caiu. A temperatura caiu.

Milena no gosta de msica, Tambm conhecido que, se Vincius no dinamarqus, ento Louise gosta de livros. Como Milena gosta de Msica, podemos afirmar que: a) Vincius dinamarqus. b) Se Vincius dinamarqus, ento Louise gosta de livros. c)Louise gosta de livros. d) Se Milena gosta de msica, ento Louise gosta de livros. e) Milena no gosta de msica. 02)Negando a sentena Se a Nanci est feliz ento est alegre e bonita. a) Se a Nanci no est feliz ento no est alegre e nem bonita; b) Se a Nanci est alegre e bonita ento est feliz; c) Se a Nanci no est feliz ento est alegre e bonita; d) Se a Nanci no est alegre e nem bonita ento est feliz; e) A Nanci est feliz e no alegre ou no bonita. 03)Duas pessoas que sabiam lgica, um estudante e um garom, tiveram o seguinte dilogo numa lanchonete: Garom: O que deseja? Estudante: Se eu comer um sanduche, ento no comerei salada, mas tomarei sorvete. A situao que torna a declarao do estudante falsa : a) O estudante no comeu salada, mas tomou sorvete; b) O estudante comeu sanduche, no comeu salada e tomou sorvete; c) O estudante no comeu sanduche; d) O estudante comeu sanduche, mas no tomou sorvete; e) O estudante no comeu sanduche, mas comeu salada. 04)A negao de se hoje chove ento no haver jogo : a) Hoje no chove e haver jogo; b) Hoje chove e haver jogo; c) Hoje chove ou no haver jogo; d) Hoje no chove ou haver jogo; e) Se hoje chove ento haver jogo. 05)Se chove ou a temperatura cai, ento as pessoas carregam guarda-chuva. Se as pessoas carregam guarda-chuva, ento haver bagagem adicional nos trens, e haver atrasos no desembarque. Sabemos que no houve atrasos no desembarque. Podemos, ento, concluir : a) Choveu e a temperatura caiu. b) No choveu. c) Choveu e a temperatura no caiu.

06)Considere as seguintes premissas I. Se no chover, o Centro ganha II. Se chover, o Sport ganha Como choveu o dia inteiro, ento: a) O Centro no ganha e O Sport ganha b) O Sport e o Centro ganham c) O sport e o Centro no ganham d) O Centro ganha e) O Sport ganha 07)Seja a sentena falsa: Manoel fala a verdade se e somente se Karla fala a mentira. Logo verdadeiro afirmar: a) Manoel fala a verdade e Karla fala a verdade. b) Manoel mente ou Karla fala mente. c) Ou Manoel no mentiu ou Karla mente. d) Ou Manoel mente ou Karla mente. e) Karla mentiu e Manoel no mentiu. 08)Carmem, Gerusa e Maribel so suspeitos de um crime. Sabe-se que o crime foi cometido por uma ou mais de uma delas. J que podem ter agido individualmente ou no. Sabe-se que se Carmem inocente, ento Gerusa culpada. Sabe-se tambm que ou Maribel culpada ou Gerusa culpada, mas no as duas. Maribel no inocente. Logo: a) b) c) d) e) Gerusa e Maribel so as culpadas; Carmem e Maribel so as culpadas; Somente Carmem inocente; Somente Gerusa culpada; Somente Maribel culpada.

09)Considere a afirmao P. P: A ou B Onde A e B, por sua vez, so as seguintes afirmaes. A: Carlos dentista B: Se nio economista, ento Juca arquiteto Ora, sabe-se que a afirmao P falsa. Logo: a) Carlos no dentista, nio no economista, Juca no arquiteto. b) Carlos no dentista, nio economista, Juca no arquiteto. c) Carlos no dentista, nio economista, Juca arquiteto. d) Carlos dentista, nio economista, Juca no arquiteto. e) Carlos dentista, nio economista, Juca no arquiteto. 10)Sobre as colocaes de trs funcionrios do TRT, Luza, Guilherme e Rafael, sabe-se que eles tm trs funes distintas: Luza auxiliar ou Guilherme analista. Guilherme analista ou Rafael auxiliar. Luza tcnica ou Rafael analista. Rafael auxiliar ou Luza tcnica. A partir dessas afirmaes, pode-se

concluir corretamente que as funes de Luza, Guilherme e Rafael no Tribunal so, respectivamente: a) Analista, tcnico e auxiliar b) Tcnico, auxiliar e analista c) Auxiliar, tcnico e analista d) Auxiliar, tcnico e analista e) Tcnico, analista e auxiliar 11)Considere verdadeira a premissa: somente se estudo, passo. Analise as afirmativas a seguir: I Se passo, estudo. II Se no passo, no estudo. III Se no estudo, no passo. (So) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): a) I, apenas; b) II, apenas; c) I e III, apenas; d) II e III, apenas; e) I, II e III. 12)A proposio Se estudo, ento sou feliz no verdadeira, encontre a proposio verdadeira. a) b) c) d) e) Estudo ou no sou feliz. Estudo e no sou feliz. Se no sou feliz, ento estudo. Somente se estudar, sou feliz. No estudo e no sou feliz.

Encontram-se sentados em torno de uma mesa quadrada quatro juristas. Miranda, o mais antigo entre eles, alagoano. H tambm um paulista, um carioca e um baiano. Ferraz est sentada direita de Miranda. Mendes, direita do paulista. Por sua vez, Barbosa, que no carioca, encontra-se frente de Ferraz. Assim a) Ferraz carioca e Barbosa baiano. b) Mendes baiano e Barbosa paulista. c) Mendes carioca e Barbosa paulista. d) Ferraz baiano e Barbosa paulista. e) Ferraz paulista e Barbosa baiano. 15) Maria quer ganhar uma bola , uma bicicleta e uma boneca . Mas, seu pai lhe dar ou uma bola ou uma boneca, ento: a)Ela ganhar apenas a bola b)Ela ganhar bola e boneca c)Ela no ganhar a bicicleta d)Ela ganhar apenas a boneca e)Ela poder ganhar uma bicicleta 16) A negao de No sabe matemtica ou sabe portugus : a) Sabe matemtica ou sabe portugus; b) Sabe matemtica ou no sabe portugus; c) No sabe matemtica e no sabe portugus; d) Sabe matemtica e no sabe portugus; e) No sabe matemtica e sabe portugus. 17) O paciente no pode estar bem e ainda ter febre. O paciente est bem. Logo, o paciente: a) tem febre e no est bem. b) tem febre ou no est bem. c) tem febre. d) no tem febre. e) no est bem. 18)A negao da proposio Alberto alto e Bruna baixa

13)Ana artista ou Carlos carioca. Se Jorge juiz, ento Breno no inteligente. Se Carlos carioca, ento Breno inteligente. Ora, Jorge juiz. Logo: a) Jorge juiz e Breno inteligente; b) Carlos carioca ou Breno inteligente; c) Breno inteligente e Ana artista; d) Ana no artista e Carlos carioca; e) Ana artista e Carlos no carioca. 14) CESPE/CHESF/2002 a) Alberto baixo e Bruna alta. b) Alberto baixo e Bruna no alta. c) Alberto alto ou Bruna baixa. d) Alberto no alto e Bruna no baixa. e) Alberto no alto ou Bruna no baixa 19)Ou gosto de Carpina ou Limoeiro. Ou gosto de Gravat ou no Carpina. Ou gosto de So Loureno ou no Limoeiro. Ora, no gosto de So Loureno, ento : a)Gosto de Limoeiro e Carpina b)Gosto de Gravat e Limoeiro c)Gosto de Carpina e no de Gravat d)Gosto apenas de limoeiro e)Gosto de Carpina e Gravat

20) A proposio No verdade que No choro e sou feliz falsa. Encontre a proposio que seja verdadeira. a) No sou feliz ou choro. b) Choro ou sou feliz. c) Choro e no sou feliz. d) No choro ou sou feliz. e) No choro e sou feliz.

21)Lucas, Lieno e Leandro so vizinhos. Um deles policial, outro taxista, e o outro caminhoneiro. Sabe-se que: I. Ou Lucas policial ou Leandro policial. II. Ou Lucas taxista, ou Lieno caminhoneiro. III. Ou Lieno taxista, ou Leandro taxista.

Portanto, as profisses de Lucas, Lieno e Leandro so, respectivamente: a) Taxista, policial, caminhoneiro. b) Policial, taxista, caminhoneiro. c) Taxista, caminhoneiro, policial. d) Caminhoneiro, policial, taxista. e) Policial, caminhoneiro, taxista.

22)Aldo, Ben e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir so registradas as declaraes dadas pelos trs, aps a concluso do projeto: Aldo: No verdade que Ben e Caio executaram o projeto. Ben: Se Aldo no executou o projeto, ento Caio o executou. Caio: Eu no executei o projeto, mas Aldo ou Ben o executaram. Se somente a afirmao de Ben falsa, ento o projeto foi executado APENAS por a) Aldo. b) Ben. c) Caio. d) Aldo e Ben. e) Aldo e Caio 23)Sejam as proposies: p: atuao compradora de dlares por parte do Banco Central; q: fazer frente ao fluxo positivo. Se p implica em q, ento a) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio necessria para fazer frente ao fluxo positivo. b) fazer frente ao fluxo positivo condio suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central. c) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio suficiente para fazer frente ao fluxo positivo. d) fazer frente ao fluxo positivo condio necessria e suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central. e) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central no condio suficiente e nem necessria para fazer frente ao fluxo positivo.

24)Sabendo-se que duas proposies so ditas equivalentes se suas tabelas-verdade so iguais, correto afirmar que a proposio se a criana tomou a primeira dose, ento ela tomou a segunda dose equivalente proposio a criana no tomou a primeira dose ou a criana tomou a segunda dose. Certo ou errado? 25)Um argumento vlido uma sequncia finita de proposies em que algumas so chamadas premissas e assumidas como verdadeiras, e as demais so concluses que se garantem verdadeiras em consequncia da veracidade das premissas e de concluses previamente estabelecidas. Suponha que a proposio Se Josu foi aprovado no concurso e mudou de cidade, ento Josu mudou de emprego seja uma premissa de um argumento. Se a proposio Josu no mudou de emprego for outra premissa desse argumento, uma concluso que garante sua validade expressa pela proposio a) Josu foi aprovado no concurso e no mudou de cidade.

b) Josu no foi aprovado no concurso e mudou de cidade. c) Josu no foi aprovado no concurso ou no mudou de cidade. d) Se Josu no mudou de emprego, ento Josu no mudou de cidade. e) Se Josu no mudou de emprego, ento Josu no foi aprovado no concurso. 26)Considere a proposio Se ando todos os dias, ento perco peso. Uma proposio equivalente a essa a) Se perco peso, ento ando todos os dias. b) Se existe dia que no ando, ento no perco peso. c) No ando todos os dias e perco peso. d) Se no perco peso, ento existe dia em que no ando. e) Ando todos os dias e no perco peso

27)Considere verdadeiras as proposies P1 Se chove o dia inteiro, Marcos fica resfriado e P2 Marcos no ficou resfriado. A leitura dessas proposies leva concluso indicada na alternativa a) Choveu o dia inteiro. b) No choveu o dia inteiro. c) No choveu e Marcos ficou resfriado. d) Choveu e Marcos no ficou resfriado. e) Choveu ou Marcos ficou resfriado

28) A negao da proposio Se perodo eleitoral, ento todo candidato faz comcio e promessa a expressa em: a) perodo eleitoral e todo candidato faz comcio e no faz promessa. b) perodo eleitoral e todo candidato faz comcio ou faz promessa.

c) perodo eleitoral e existe candidato que no faz comcio ou no faz promessa. d) perodo eleitoral e existe candidato que faz comcio ou faz promessa. e) perodo eleitoral e todo candidato no faz comcio e faz promessa. 29) Se eu brigo com minha namorada, ento ela vai ao cinema. Se minha namorada vai ao cinema, ento sua irm fica em casa. Se a irm da minha namorada fica em casa, ento seu namorado briga com ela. verdade que o namorado da irm da minha namorada, no brigou com a irm da minha namorada.

Logo, verdade o que se afirma em a) A irm da minha namorada no fica em casa e eu no brigo com minha namorada. b) A irm da minha namorada no fica em casa e minha namorada vai ao cinema. c) A irm da minha namorada fica em casa e minha namorada vai ao cinema. d) Minha namorada no vai ao cinema e eu brigo com a irm dela. e) Minha namorada no vai ao cinema e eu brigo com ela. 30) Considere as duas sentenas: (i) A Lua feita de queijo. (ii) Bento XVI o Papa. Suponha que o condicional (i) ento (ii) seja falso. Leia as quatro sentenas abaixo. (I) A Lua no feita de queijo. (II) Bento XVI o Papa. (III) Bento XVI no o Papa (IV) A Lua feita de queijo. Supondo a falsidade do condicional (i) ento (ii) CORRETO afirmar que: a) (I) e (II) so verdadeiras. b) (II) e (IV) so verdadeiras. c) (I) e (III) so verdadeiras. d) (III) e (IV) so verdadeiras.

31) Considere as duas sentenas: (i) A neve azul. (ii) O cu branco. Suponha que ambas, (i) e (ii), sejam verdadeiras. Observe as quatro proposies abaixo. (I) (i) (ii). (II) (ii) (i). (III) (i) ou ~ (ii). (IV) (ii) ou ~ (i). Supondo a veracidade de (i) e de (ii) CORRETO afirmar que: a) somente (I) verdadeira. b) somente (II) verdadeira.

c) somente (III) e (IV) so verdadeiras. d) todas elas, (I), (II), (III) e (IV) so verdadeiras.

32) considere as sentenas: I) Se beber, ento no dirija. II) Se dirigir, ento no beba. III) Se no beber, ento dirija. IV) Se no dirigir, ento beba. V) Dirija se e somente se no beber. Analisando-se as afirmaes acima, quanto equivalncia lgica entre elas, NO se pode afirmar que: a) (I) e (II) so equivalentes e (III) e (IV) so equivalentes. b) (III), (IV) e (V) so equivalentes ou (I) e (II) so equivalentes. c) Se (I) e (III) forem equivalentes, ento (IV) e (V) so equivalentes. d) Se (I) e (IV) so equivalentes, ento (II) e (III) so equivalentes. e) Se (I) e (II) so equivalentes, ento (III), (IV) e (V) so equivalentes. 33) Negar a afirmao o leo no feroz e a girafa no gorjeia equivale a afirmar que a) se o leo no feroz, ento a girafa gorjeia. b) se a girafa no gorjeia, ento o leo no feroz. c) o leo feroz, e a girafa gorjeia. d) o leo no feroz ou a girafa gorjeia. e) o leo feroz ou a girafa no gorjeia.

34) Com relao naturalidade dos cidados brasileiros, assinale a alternativa logicamente correta: a) Ser brasileiro condio necessria e suficiente para ser paulista. b) Ser brasileiro condio suficiente, mas no necessria para ser paranaense. c) Ser carioca condio necessria e suficiente para ser brasileiro. d) Ser baiano condio suficiente, mas no necessria para ser brasileiro. e) Ser maranhense condio necessria, mas no suficiente para ser brasileiro. 35)Certo dia, cinco Agentes de um mesmo setor do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo - Amarilis, Benivaldo, Corifeu, Divino e Esmeralda - foram convocados para uma reunio em que se discutiria a implantao de um novo servio de telefonia. Aps a realizao dessa reunio, alguns funcionrios do setor fizeram os seguintes comentrios: Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou; Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou;

Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou; Esmeralda no participou da reunio. Considerando que as afirmaes contidas nos quatro comentrios eram verdadeiras, pode-se concluir com certeza que, alm de Esmeralda, no participaram de tal reunio a) Amarilis e Benivaldo. b) Amarilis e Divino. c) Benivaldo e Corifeu. d) Benivaldo e Divino. e) Corifeu e Divino.

GABARITO

1-A 2-E 3-D 4-B 5-B 6-E 7-C 8-B 9-B 10-E 11-C 12-B 13-E 14-E 15-C 16-D 17-D 18-E 19-E 20-E 21-E 22-B 23-C 24-C 25-C 26-D 27-B 28-C 29-A 30-D 31-D 32-E 33-A

S-ar putea să vă placă și