Sunteți pe pagina 1din 13

F E TRADIO:

Gislia Silvrio Gonzaga1

RESUMO
Este artigo retrata uma viso sobre o Tero em louvor a So Sebastio, acontecimento conhecido popularmente como Festa do Doce, onde a sociedade crominiense tem o privilgio de participar desse evento, e alm de cultuar o santo, as pessoas ainda se divertem e degustam de todas as qualidades de doces oferecidas. Tendo como objetivo, um grande interesse em tornar mais conhecido tal evento festivo que iniciou por um ato de f e tornou-se uma tradio cultural do municpio de Cromnia.

Palavras-chave: F, Tradio e Cultura.

Acadmica da 3 srie do Curso de Histria da UEG - Unidade Universitria de Morrinhos. Orientada pelo professor Mestre Raul Pedro de Barros Batista.

INTRODUO

O presente trabalho tem como tema a Festa do Doce, celebrao festiva derivada de um evento religioso conhecido como O Tero em louvor a So Sebastio que trata se de um acontecimento realizado pela famlia Nogueira, que acontece na zona rural do municpio de Cromnia Gois, que vem sendo preservado pela f e principalmente pela tradio. O recorte temporal estabelecido baseado no ano em que a festa teve sua origem em 1946 at os dias atuais. De acordo com os organizadores da festa, apesar de no terem nenhum retorno financeiro, vale a oportunidade de estar junto aos amigos e tambm de estar em destaque na sociedade, onde as pessoas associam o trabalho ao lazer. A sociedade crominiense tem o privilgio de participar deste evento e alem cultuarem o santo, as pessoas ainda se divertem e degustam de todas as qualidades de doces oferecidas. A famlia Nogueira justifica sua participao (no evento religioso e cultural em Cromnia) pelo desejo de dar continuidade tradio da famlia, demonstrando como as tradies podem ser modificadas e ao mesmo tempo continuar dando sentido para o grupo envolvido, que faz adaptaes, nas quais conservam os velhos costumes em condies novas ou usam velhos modelos para novos fins. Encontramos como problema a falta de registro, atas ou documentos oficiais a cerca dos aspectos sociais, culturais e religiosos, embora reconheamos, h uma necessidade de deixar escrita a prpria histria da cidade, com o objetivo de preservar a identidade cultural e religiosa da sociedade crominiense e ainda valorizar a subjetividade e os sentimentos humanos at mesmo porque a histria oral se fundamenta no resgate da memria impedindo assim, que as emoes do homem e os detalhes histrico entremeiam as lembranas e recordaes. J perceptvel h algum tempo a grande desvalorizao a cerca da histria cultural e religiosa da cidade de Cromnia. O intuito deste trabalho no deixar que parte da histria do municpio de Cromnia se perca em meio ao esquecimento. Acreditamos que essa anlise ser relevante no processo de resgate das aes dos sujeitos histricos, com inteno de buscar e manter viva a histria cultural e religiosa do municpio de Cromnia, atravs do desenvolvimento desta obra. O objetivo principal deste trabalho registrar mais um dos acontecimentos histricos da cidade de Cromnia, proporcionando ao leitor maiores esclarecimentos

sobre a razo da festa e o que levou a famlia Nogueira a realizar tal evento. Quais mudanas e rupturas ocorridas ao longo dos anos. Espera-se que este estudo se torne algo til, servindo at mesmo de fonte de pesquisa nas escolas, bibliotecas e para o leitor de modo geral. Alm de contribuir para que as pessoas compreendam a dinmica histrica do evento religioso e festivo, que vem acompanhando importantes processos de mudanas que imprime novas caractersticas na sociedade em que a festa se insere, tambm h um grande interesse em tornar mais conhecido tal evento festivo que iniciou por um ato de f e tornou-se uma tradio cultural do municpio de Cromnia. Pela ausncia de documentos acreditamos que a oralidade ser um relevante instrumento, a fim de valorizar a referida pesquisa que nos proporcionar uma melhor viso acerca dos fatos, referidos Festa do Doce em louvor a So Sebastio em Cromnia Gois. Para melhor clareza, no desafio deste trabalho buscaremos auxilio em obras que tenham como objetivo seu cunho social, religioso e cultural, como forma de desenvolvermos nossa fundamentao terico-metodolgica acerca da pesquisa proposta. Assim propomos uma discusso terica com base nas seguintes obras: A Festa do Divino: Romanizao, Patrimnio e Tradio em Pirinpolis (SILVA, Mnica Martins 1890 1988. Goinia: Agepel, P.229, 2001). Festas e Tradies Populares no Brasil (MELLO, Filho Morais. So Paulo: Edusp, 1979). As Festas do Divino Esprito Santo no Aores (ENES, Maria Fernanda, Rev. de Historia e Teoria das Idias, vol. X, Universidade Nova de Lisboa, 1998 p. 27 - 156), utilizaremos tambm de entrevistas com pessoas as quais tm maior conhecimento acerca do assunto abordado. At mesmo porque, pretendemos demonstrar que a Festa do Doce em Cromnia, possui o papel fundamental para a manuteno dos valores religiosos da comunidade catlica de Cromnia.

1. CULTURA, FESTAS RELIGIOSAS E MEMRIA COLETIVA

1.1. CULTURA

Quando buscamos analisar as culturas histricas, ressaltando intrinsecamente a religiosidade, uma vez compreendida como uma articulao tendenciosa dos escrpulos humanos, manifestados em detrimento da f. Podemos perceber que a cultura abrange um meio diversificado de simbologias. Em meio a anlise dos leques culturais que religiosidade manifesta-se, destacamos as civilizaes passadas como enfoques valorizadores de sua predominncia no meio nacional, como afirma Azevedo:
Toda essa diversidade de interesses, de tendncias e de ambies, essa busca constante de novos caminhos e essa fascinao de horizontes largos ou, por outras palavras, essa crescente diferenciao nos domnios cientficos e literrios, tcnico e pedaggico, no podiam deixar de modificar sensivelmente a paisagem cultural do pas, quebrando-a de novos aspectos (AZEVEDO, 1976, p. 262).

A cultura muito importante no sentido de aproximar, tornar conhecidos uns dos outros, levando as pessoas descobrir o despertar de sentimento novo. At mesmo porque o sentimento nacional no se desenvolve somente pela comunidade de raa ou de lnguas, nem mesmo pela livre escolha de uma vontade refletida. o impulso de todo nosso ser que uma vez despertado, nos probe de pensar que poderamos pertencer outra ptria, que no a terra que nos viu nascer conforme conceitua Burke:
Cultura o conjunto de padres de idias, conhecimento e comportamento que relacionam a um determinado grupo social, podendo proporcionar pessoa o saber artstico e cientfico, tendo por finalidade o desenvolvimento das instituies sociais. A formao imprescindvel para o crescimento moral e intelectual (BURKE, 1995, p. 58).

S o homem portador de cultura, por isso, s ele a cria, a possui e a transmite. A cultura uma herana que o homem recebe ao nascer, um instrumento de adaptao do homem ao ambiente. O homem vai enriquecendo seu tipo cultural de acordo com os novos elementos culturais adquiridos.

As manifestaes populares exteriorizam o saber de um povo e determina uma partcula religiosa de sua cultura. Desta forma o homem est suscetvel s mudanas que o cercam e capaz de entender essas mudanas e integrar nossa realidade. Segundo Geertz:

[...] A cultura um padro de significado transmitido historicamente, incorporado em smbolos, um sistema de concepes herdadas, expressas das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolve seus conhecimentos e suas atividades em relao vida (GEERTZ, 1974, p. 66).

Nesse processo contnuo vai do bero ao tmulo e se identifica com a prpria vida a escola, sendo uma escola, sendo uma das agncias sociais de educao e coopera no s com a famlia e a Igreja, mas com as sociedades culturais, as conferencias pblicas e as bibliotecas, para formar o indivduo, sujeitos s mais diversas influencias, ainda episdica, como a leitura de um grande livro, um contato pessoal fecundo ou uma viagem de estudos, suscetveis de acelerar o ritmo ou desviar a direo do seu desenvolvimento cultural conforme afirma Frade:
[...] A cultura e mais precisamente a cultura popular tem em si dimenso de tradio e de resistncia. Ela mesmo sendo uma articulao orgnica do saber, aponta-se como um conjunto diversificado de elementos capaz de no ser absorvido completamente pela cultura dominante, como, tal resistente e pode se contrapor com ajuda de intelectual orgnico viso hegemnica (FRADE, 1997, p. 72 ).

O conceito de cultura varia no tempo e no espao e em sua essncia. Essas colocaes divergem sobre o conceito de cultura e permite nos aprender a cultura como um todo sob vrios enfoques. Geertz ainda define outro tipo de cultura, a cultura popular, como sendo: [...] aquela parte da cultura produzida pelo povo, para o povo (1974, p.121). nesse plano que se situa o folclore tambm denominado cultura popular. No dado tanto valor s culturas populares como s culturas eruditas, segundo Frade:
Isso resultado da desinformao e de um legado que prega que s a cultura erudita considerada legtima, pois possui um universo que a legitima atravs da filosofia, das cincias e do saber produzido nas universidades e nas manifestaes cientficas (FRADE, 1997 p. 88).

No entanto, afirmar que a cultura popular mais presente no meio rural e nas cidades do interior no dizer que a cultura popular algo que se ope ao progresso, pelo contrrio, o progresso no recusado nas sociedades rurais, ele recebido e acaba criando novas formas de agir e de pensar.

1.2 . FESTAS RELIGIOSAS

Conforme Deus e Silva (2002), podemos definir religiosidade como as manifestaes de f de um povo e essas manifestaes podem variar de acordo com o momento histrico. Dentre essas manifestaes destaca-se o papel dos templos, pois o templo religioso um dos lugares onde o homem manifesta sua religiosidade. No templo o homem se sente em contato com o sagrado e esta experincia o leva a experimentar o ser em sua plenitude.
No templo o homem participa de um espao do das aglomeraes humanas que o envolvem. No interior do recinto sagrado, o mundo profano transcendido, l dentro tornado uma posio, comunicao com Deus, h portanto uma porta aberta para o alto onde Deus pode descer terra e o homem pode subir simbolicamente ao cu. Esta forma torna-se muito importante na vida do homem. (ELIADE, 1993, p.30)

Os tipos de religiosidade sejam crist, islmica, e outras possibilitam a criao de identidades entre seus adeptos e seus ensinamentos. Em Gois, inmeras so as festividades realizadas em homenagem a santos onde as pessoas esto sempre manifestando sua religiosidade. Segundo Teixeira (2003), a crena, os fenmenos religiosos classificam-se naturalmente em duas categorias fundamentais. As crenas e os ritos sendo estados da opinio constituem em representaes e os ritos so modos de ao determinados. Entre esses dois tipos h uma diferena que separa o pensamento do movimento, como conceitua Durkheim (2003):
Os ritos s podem ser definidos e distinguidos das outras prticas humanas, notadamente das outras prticas morais, pela natureza especial de seu objeto. Com efeito, regra moral, assim como um rito, prescreve maneiras de agir, mas que dirigem a objetos de um gnero diferente [...] s possvel definir o rito aps ter definido a crena (DURKHEIM, 2003, p.19)

De acordo com Dicionrio das Religies (1984): A religiosidade um existencial sobrenatural que articula transcendncia como possibilidade, necessidade e horizonte desde as origens da humanidade. Materializada como religio, mitos, arte e relaes sociais, entre outros, a religiosidade constri formas diversas em cada sociedade e fase histrica. Atualmente a religiosidade sofre impacto da modernidade avanada quanto a seus valores e expresses religiosas. Segundo Mnica Martins da silva (1984):

Santo Antonio, So Pedro, fogueira de So Joo, festejos populares, cantorias, rezas e novenas marcam a riqueza da religiosidade popular, onde, idosos, jovens, adultos e crianas ficam imbudos de sentimentos de religiosidade Parece que a alma do povo explode em danas, msicas e festas. a religiosidade popular, valor importante para o povo brasileiro. Aqui o sorriso, a curiosidade e as recordaes dos idosos. Ali o espanto da criana, acol o jovem indeciso entre o novo e o velho. (SILVA, 1890, P. 49)

De pais para filhos, a religiosidade transmite antigas devoes, velhas crenas, a maneira simples de relacionar-se com Deus e a busca do religioso na vida e no universo. Nesse imenso Brasil, nas mais distantes localidades, para muitos a religiosidade uma maneira de reforar sua f. claro que nem tudo na religiosidade responde aos objetivos almejados, nem tudo favorece a caminhada da Igreja em busca de uma f mais comprometida. No se deve negar a religiosidade e nem simplesmente assumi-la em sua totalidade. Conforme conceitua a pesquisadora Socorro de Deus (2000):
Expressar um sentimento atravs de um rito, um smbolo, um gesto, faz parte da vida. Toda pessoa sente necessidade de festejar, cantar, criar smbolos, gestos, ritos que expressam uma realidade da vida, alegre ou triste. Isso se manifesta especialmente na religiosidade do povo brasileiro (DEUS, 2000, p. 38).

Essa realidade significativa e desafiadora para a Igreja, pois ela tem a misso de educar a comunidade na f. Diante da religiosidade popular a Igreja no pode ser rida e desligada da vida do povo. O estudo, a observao da religiosidade do seu povo com seus smbolos, ritos, gestos, cantos, so fontes para o avivamento da f na Igreja. Aumentar a cultura da Igreja no voltar ao passado tradicional. aproveitar os elementos vlidos da religiosidade e a partir da renovar, aprofundar e levar a um compromisso pessoal e comunitrio da f. Essa tarefa requer criatividade, convivncia, respeito s expresses religiosas do povo, um dos objetivos da Igreja fazer ecoar a palavra de Deus na comunidade, na histria e na cultura. As festas fazem parte da histria e da cultura brasileira. Todas elas, em cada lugar, recebem eventos, personagens, sons e cores diferentes, pois, cada sociedade cria e recria suas manifestaes culturais o seu modo e de acordo com suas experincias. Por meio das festas, podemos conhecer a Histria de uma maneira diferente, muitas vezes no contada, o que d a iluso de um acontecimento ausente ou desconhecido. Contudo muitas vezes serviram de ponto de anlise do comportamento,

da mentalidade e da sociedade de uma determinada poca. Muitas festividades so catalogadas e estudadas, porm muito ainda resta ser feito. De acordo com Deus e Silva (2002):
As festas, as danas, as religies e a religiosidade fazem parte da cultura de Gois. Por isso, devemos conhec-las para entendermos a forma de ser, de pensar e agir das pessoas que nele moram. Elas tm histrias, elas so histrias, pois, fazem parte do conjunto de comportamento, hbitos e costumes dos homens e mulheres que a cada dia constroem o mundo. Muitas festas ainda insistem em conservar suas prticas originais, outras foram recriadas e adaptadas realidade de cada poca (DEUS e SILVA, 2007, p.73).

A histria cultural uma forma de contar como as pessoas vivem o seu dia a dia e como pensam esse viver, a maneira de celebrar a religio e as festas uma delas. As festas so importantes elementos da cultura de um povo, pois, atravs delas, os grupos apresentam suas histrias, suas danas e seus ritmos. Geralmente, as festas so uns dos poucos momentos de lazer de algumas sociedades, e nelas, que as pessoas se encontram, revem amigos, tm seus namoros, reencontram parentes distantes, compram roupas novas, vo as feiras, bebem e danam um pouco mais.
Cada cidade, sociedade ou famlia possuem suas prprias tradies, e, como so repassadas por pessoas diferentes para pocas tambm diferentes so modificadas, adaptadas e recriadas. Uma vez que a nossa cultura muda, assim tambm muda a sociedade em vivemos. Se continuarmos a repetir gestos e costumes do passado, eles vm sempre com uma cara nova, com novas palavras, novas cores e novos sentidos (ENES, 1979, p. 23).

comum chamarmos as manifestaes de um povo, de folclore, mas esse termo nos d a idia de cultura presa a um passado que precisa ser conservado. Por isso preferimos nos referirmos a esse conjunto de prtica apenas por culturas. Na prtica impossvel conservarmos as nossas manifestaes exatamente como no passado, pois ns seres humanos e sociais recriamos nossos hbitos a cada dia, inventamos palavras, fazemos moda, reinventamos nossas tradies e recriamos nossas festas. Como afirma Mnica Martins da Silva (2002):
Mas, ainda hoje muitas prticas antigas existem nessas festas, como a queima de fogos, o uso de mscaras, a mistura de diversos sons e ritmos, o levantamento de mastros, os excessos da comida com muitos doces, biscoitos, jantares e bebidas (SILVA, 2002, p.53).

Festa sempre uma produo do cotidiano uma ao coletiva, que se d num tempo e lugares definidos e especiais, implicando a concentrao de afetos e emoes em torno de um objeto que celebrado e comemorado e cujo produto principal a

simbolizao da unidade dos participantes na esfera de uma determinada identidade. F um ponto de confluncia das aes sociais no qual, o fim a prpria reunio ativa dos seus participantes. Conforme conceitua Mello Morais Filho (1979):
Por fim em qualquer sociedade humana a festa sempre se manifesta num conjunto articulado de festas cclicas ou episdicas, que dialogam entre si, repartem seus sentidos, acumulam-nos ou negam-nos numa cadeia sintagmtica que se inscreve na memria coletiva e individual dos participantes. Nenhuma festa pode assim, ser entendida plenamente dentro de si mesma, mas deve ser inscrita na cadeia de significados que as festas produzem em sua sucesso (MORAIS FILHO, 1979, p. 90).

As festas so expresses da sociabilidade de uma sociedade, pois ocupam um espao privilegiado entre as comemoraes religiosas calcada no sincretismo, na diversidade simblica e na circularidade cultural, organizando formas especficas de sociabilidade. importante compreender, tambm, que uma festa torna-se um espao mltiplo, em que os diversos tipos de cultura existentes na sociedade puderam ser enfrentados, multiplicados, e fundidos por meio das representaes simblicas de cores, eventos e personagens.
As festividades (qualquer que seja seu tipo) so uma forma primordial marcante da civilizao humana. No preciso consider-las nem expliclas como um produto das condies e finalidades praticas do trabalho coletivo em interpretao mais vulgar da necessidade biolgica (filosfica) descanso peridico. As festividades tiveram sempre um contedo essencial, um sentido profundo, exprimiu sempre uma concepo do mundo. Os exerccio de regulamentao e aperfeioamento do processo do trabalho coletivo o jogo no trabalho, o descanso ou a trgua nunca chegou a ser verdadeiras festas (SILVA, 2001, p.75).

O que chamamos de festa parte de um jogo um espao aberto no viver social para a reinterao produo e negociao das identidades sociais, pelo qual circulam bens materiais, influencia e poder. De uma festa pode surgir tanto uma homogeneidade, entre as pessoas quanto uma heterogeneidade. A festa no apaga as diferenas, mas une os diferentes, at mesmo porque a identidade que cria uma unidade diferenciada.
Festa, portanto, um trabalho social especfico, coletivo, da sociedade sobre si mesma. Se aceitarmos, mesmo que provisoriamente a validade de uma conceituao to ampla e abstrata. Poderemos aproximar da festa, fundir no mesmo conceito, atos coletivos aparentemente to diferentes, como os funerais, uma final de campeonato ou um aniversrio (DEUS e SILVA, 2002, p.105).

As festas existem desde quando homens e mulheres passaram a viver em sociedade. Elas acontecem das mais diferentes formas: h cores, ritmos e significados diferentes. Para as pessoas que participam delas, em cada lugar e tempo, elas apresentam caractersticas prprias de sua poca e do seu povo. Na antiguidade, muitas festas eram realizadas em homenagem a diferentes deuses nas religies politestas. Muitas delas apresentavam caractersticas que at hoje encontramos nas festas que conhecemos ou de que participamos. Conforme afirma Mello Morais Filho (1979):
Ao longo da histria do Brasil, as festas seguiram caminhos diferentes, mas, de um modo geral, preservam as caractersticas dos lugares, do tempo e das pessoas que as fizeram e as fazem. No sculo XX, muitas festas famosas desapareceram, mudaram de datas, foram modificadas e recriadas. Mas essa a dinmica da nossa histria que no para nunca como uma onda do mar! (MORAIS FILHO, 1979, p. 112).

As festas so importantes expresses da cultura popular e acontecem j h muito tempo de mltiplas formas, com cores, ritmos e significados distintos para as pessoas que participam delas. Todas essas festas tm uma histria e, em cada lugar so criadas e recriadas a partir das diferentes experincias.
Chamamos de festas populares aquelas das participam muitas pessoas e em que se realizam as mais diferentes comemoraes. No Brasil de um modo geral, estas festas so dedicadas a um santo ou santa, por isso, so tambm chamadas de festas religiosas. Contudo, no acontecem apenas com rezas ,cantos e missas nas Igrejas. Elas ocorrem dentro e fora das Igrejas, pois, depois de uma missa ou novena, h procisses, queima de fogos, bailes e grande distribuio de alimentos (ENES, 1979, p.59).

As festas em Gois estruturam-se a partir de uma diversidade de personagens, smbolos e eventos que dinamizados pela sociedade, adquiriram inmeros significados. Festas uma produo social que pode gerar vrios produtos, tanto materiais como comunicativos ou, simplesmente significativos. Festa num sentido bem amplo, produo de memria e, portanto, de identidade no tempo e no espao.

3. MEMRIA COLETIVA E MEMRIA INDIVIDUAL

Ao confrontarmos idias diferentes sobre um tema em estudo, de suma importncia trabalhar a histria, entrelaando-a a memria coletiva e individual. Deste

modo, valorizamos o sujeito e regatamos sua experincia sobre um passado prximo ou distante. A lembrana a sobrevivncia do passado (HALBWACHS: 1990, p.53). O passado sobrevive atravs das lembranas, o que marcou e continua marcando at hoje, apesar de no lembrar detalhadamente, mas lembra o essencial. O importante colher a memria dessas pessoas, resgatarem as lembranas, o que elas pensam sobre aquele fato, se teve significado, se trouxe mudanas, se teve resultado, enfim o que representou para a sociedade. As pessoas ao narrar sobre um determinado fato histrico que vivenciou seja diretamente ou indiretamente, trs para o presente as lembranas, seja de momentos bons ou ruins, mas que as lembranas respondem ao serem trazidas, para o presente, as suas transmisses e conexes com o atual, ao contrrio elas ficam esquecidas, sem significados importantes. Brgson afirma: do presente que parte o chamado ao qual a lembrana responde (BOSI: 1997, p.48). O esquecimento um fator que atinge o sentimento, evidencia o que ocorreu no teve importncia e por isso descartado da memria. Esquecer um perodo de sua vida perder contato com aquele que ento nos rodeavam (HALBWACHS: 1990, p. 32). Ao procurarmos compreendermos a herana histrica em suas diversas dimenses, encontramos como fonte a memria dos mais velhos, de acordo com Ecla Bosi: A lembrana a sobrevivncia do passado, onde o passado conservando o esprito de cada ser humano aflora a conscincia na forma de imagens-memria. (BOSI: 1997, p. 53). A memria trazendo recordaes, representaes do passado a fazem de maneira preserva tria, a lembrana do grupo e preserva peculiaridades do perodo vivido, a fora da imagem sobre o que viveu e ficou na memria. A lembrana conserva os traos do perodo ao qual se reporta (HALBWACHS: 1990, p.101). Para chegar a uma anlise de fatos no vividos pelos contemporneos, mas que fazem parte da histria da sociedade e podem dizer trazer informaes sobre o contexto histrico da poca, servindo de ferramenta de ligao entre o passado e o atual, de observao dos antepassados. preciso ento apoiar-se em depoimentos antigos cujo rastro subsiste nos textos oficias jornais da poca, nas memrias escritas pelos contemporneos (HALBWACHS: 1990, p.109).

O faz uma pessoa no usar a sua prpria razo, a opinio das outras pessoas que intervm no seu modo de pensar, levado pelo senso comum, sem questionar e a histria apenas repetida sem mudanas. Critica de Brgson: O que rompe a continuidade de minha vida consciente e individual a ao que exerce sobre mim de fora uma outra conscincia, que me impe uma representao qual ela est presa. (HALBWACHS: 1990, p.97). A memria relaciona-se a histria, quando esta se articula aos relatos dos indivduos que compartilham um passado comum. O indivduo carrega em si a lembrana, mas est sempre interagindo com a sociedade, seus grupos e instituies. no contexto dessas relaes que construmos as nossas lembranas. Assim a memria e a histria se unificam, quando a memria individual se alimenta das diversas memrias oferecidas pelo grupo, consagrando no tempo as aes dos sujeitos histricos.

CONCLUSO

Atravs do estudo sobre a festa religiosa dedicada a So Sebastio na cidade de Cromnia-Gois, foi possvel chegar a algumas concluses: esta como tantas outras festas, refora a identidade catlica de grande parte da sociedade crominiense e exerce a influencia que a religiosidade tem sobre as pessoas. Outra concluso que chegamos foi que, ao analisarmos o ponto de vista de cada autor abordado, percebemos o quanto amplo o estudo e o significado das festividades religiosas. Trata-se de uma questo de confronto de idias, que unidas, nos facilita a fazer uma reflexo sobre tal assunto. Possibilitando assim, uma maior compreenso sobre a importncia da festa para a comunidade religiosa da cidade. Desta forma, utilizando bibliografias relacionadas ao assunto, descobrimos aspectos importantes para a compreenso dos valores da festa em louvor a So Sebastio em Cromnia - Gois.

REFERENCIAS

AZEVEDO, Fernando de, A transmisso da cultura. So Paulo: Melhoramentos. 1976. BOSI, Ecla. Memria e Sociedade: Lembranas de velhos. 3. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. BURKE, p. Cultura na Idade Moderna. 2 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. DEUS, Maria Socorro de; Mnica Martins da.. Histria das festas e religiosidade em Gois. Goinia: AGEPEL - UEG, 2002. DURKHEIM, mile, So Paulo: Martins Fontes. 1996. ELIADE, Mircea. O sagrado e profano: a essncia das religies. So Paulo. Cia das letras, 1998. ENES, Maria Fernanda. As Festas do Divino Esprito Santo nos Aores. Rev. de Histria e Teoria das Idias, vol. X, Universidade Nova de Lisboa, 1998. FRADE, Cascia. Folclore. 2 ed. So Paulo: Global, 1997. Coleo para entender. V.3. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1974. HALBWACHS, Maurice. A Memria Coletiva. So Paulo: Vrtice, 1999. MORAIS FILHO, Mello. Festas e Tradies Populares no Brasil. So Paulo: Edusp, 1979. SILVA, Mnica Martins da. A Festa do Divino: Romanizao, Patrimnio e Tradio em Pirinpolis (1890-1988). Goinia: AGEPEL, 2001. TEIXEIRA, Faustino. Sociologia da Religio: Enfoques Tericos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

S-ar putea să vă placă și