Sunteți pe pagina 1din 6

MITOLOGIA AFRICANA Joyce Alves de Oliveira 1 RESUMO

Este artigo trata da mitologia africana a partir da abordagem da religio dos orixs pelo seu extravasamento para a cultura popular e seu lugar no cenrio mgico e mtico. Onde prticas perdidas no transcurso da formao da religio dos iorubs so consideradas, buscando-se fontes tradicionais de conhecimento. Acredita-se que muito se perdeu devido violncia do trafico e da escravido, e depois perseguio as religies africanas, mas esse conhecimento no esta totalmente perdido e preciso recuper-lo, pois a religio se expande e se faz parte da vida cotidiana dos iorubs.

Palavras-chave: mito, oralidade e ancestralidade. This article deals with the African mythology from the approach of the religion of deities for their leakage to the popular culture and its place in the mythical and magical scenery. Where practical lost in the passing of the formation of the religion of iorubs are considered, is seeking sources of traditional knowledge. It is believed that much has been lost due to the violence of trafficking and slavery, persecution and then to the African religions, but this knowledge is not totally lost and we must retrieve it because the religion it expands and becomes part of everyday life of iorubs. Key words: myth, orality and ancestry INTRODUO Para os africanos tradicionais, o tempo composto por eventos que j aconteceram ou que esto para acontecer. a reunio daquilo que j foi experimentado, onde o passado esta ligado ao presente e o futuro sendo a continuao daquilo que j comeou a acontecer no presente. E os acontecimentos do passado, esto vivos nos mitos, que falam de grandes feitos, atos hericos e descobertas. Assim, os mitos no so datados nem apresentam coerncia entre si, pois cada um justifica fatos e crenas que compe o grupo social. Dentre os vrios povos africanos, o objeto de estudo centra-se na mitologia do grupo etnolingustico Yorub, cujas narrativas mticas relatam um passado remoto, coletivo e fala do povo como um todo. Passado de gerao para gerao por meio da oralidade, sendo ele que d o sentido da vida para todos, designando os valores e as normas essenciais para a ao da sociedade.
O mito uma narrativa tradicional com carter explicativo e simblico, profundamente relacionado com uma dada cultura e religio. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenmenos naturais, as origens do
1

Aluna do 3 ano do curso de Histria da UEG Unidade Universitria de Morrinhos. Orientada pela Professora Araly Cristina de Oliveira.

Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heris (todas elas so criaturas sobrenaturais). (CAMPBELL, 1990: 56)

O mito a mais antiga forma de conhecimento, de conscincia existencial e ao mesmo tempo, de representao religiosa sobre a origem do mundo, sobre os fenmenos naturais e a vida humana. Partindo da estrutura desse pensamento, procura-se

compreender qual o sentido mais profundo das oposies, e percebe-se que h ambigidade na mensagem.

Pode-se dizer que o mito uma primeira tentativa de explicar a realidade. Todas as culturas tm seus mitos, alguns dos quais so expresses particulares de arqutipos comuns a toda a humanidade. Por exemplo, os mitos sobre a criao do mundo repetem alguns temas, como o ovo csmico, ou o deus assassinado e esquartejado cujas partes vo formar tudo que existe. (CAMPBELL, 1990: 70)

Isto , a possibilidade de ler o mesmo mito atribuindo a seus elementos significaes opostas. Essa a prpria essncia do mito, que garante a sua permanncia atravs dos tempos. O mito capaz de justificar qualquer teoria e qualquer prtica. Os mitos so modificados de acordo com o interesse de cada um. Essa a razo da existncia de mitos parecidos, porm com finais diferentes. Nenhum povo e nenhuma cultura formam-se como realidade histrica sem uma viso definida do mundo. O mito uma revelao e desenvolvido para sustentar a crena religiosa.

A partir do instante em que o homem iniciou o seu questionamento a respeito das coisas da vida, procurando justificativas racionais para a sua existncia, os mitos passaram a ser utilizados e considerados lgicos. (BENISTE, 2006: 18)

O homem ao se tornar um ser racional comeou a questionar o mundo em sua volta assim, comeou a utilizar os mitos para explicar os fenmenos naturais que presenciava dando aos objetos da natureza representaes sob a forma humana ao mesmo tempo em que tambm, justificava suas ansiedades. A mitologia nasce em razo de algo que independe de toda inveno. A partir das necessidades de um povo para manter registrados seus fatos histricos. Trata-se de uma forma de voltar s origens. Os mitos so apresentados em forma de cnticos, numa narrativa de acontecimentos primordiais que visam a possibilitar a vinda das divindades, estimulando suas

danas com movimentos e gestos que ressaltam esses acontecimentos. Esses cnticos so narrados de forma solene, devidamente iniciada para tais ocasies.

Nas civilizaes africanas, o mito desempenha uma funo indispensvel: exprime, enaltece e codifica as crenas, revela e impe princpios morais, garante a eficcia dos rituais e oferece regras prticas para a orientao humana. (CAMPBELL, 1990: 89)

As divindades se apresentam com virtudes e defeitos prprios dos seres humanos num forte relacionamento entre o homem e o seu Orix. O cantar e o danar imitando os gestos divinos integram o ser ao mito, e este divindade. a recriao do mundo e de toda a realidade que ocorre nessa celebrao. A divindade, a natureza e o homem voltam a reencontra-se. Os iorubas s conheceram a escrita com a chegada dos europeus. Assim, todo o conhecimento tradicional baseia-se na oralidade. Mitos, rituais, louvaes, genealogias2, provrbios, receitas medicinais tudo memorizado. Assim, a mitologia africana teve inicio pela tradio oral, cujas razes so por natureza, difceis de precisar. A tradio oral o relato histrico feito atravs dos contadores de histrias eles so preparados mediante o ritual de iniciao e tem por objetivo abominar a mentira, alis, esta uma das caractersticas do povo africano falar sempre a verdade.3
A transmisso oral dos conhecimentos armazenados na memria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. A memria auditiva e visual eram os nicos recursos de que dispunham as culturas orais para o armazenamento e a transmisso do conhecimento s futuras geraes. A inteligncia estava intimamente relacionada a memria. (WALDMAN, 2000: 200)

A partir da temtica sobre os mitos, podemos encontrar as razes histricas dos africanos que tem nos seus contos mticos a experincia dos antepassados que contribui para esculpir a alma e a sociedade africana. Numa herana de conhecimentos de toda espcie, transmitidos de boca a ouvido, de mestre a discpulo, ao longo dos sculos, pois os antigos

Genealogia: uma cincia auxiliar da Histria que estuda a origem, evoluo e disseminao das famlias e respectivos sobrenomes, pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famlias por intermdio do levantamento sistemtico de seus antepassados. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Genealogia, extradol em: 18/10/2008. 3 B, Hampat. Histria geral da frica. So Paulo/Paris: tica/Unesco, 2003. pg. 101

usavam dos mitos para contar os fatos acontecidos em relao o cotidiano, sendo fatos sociais e naturais que de alguma forma influenciavam a rotina do grupo.

Os mitos so absolutamente verdadeiros com sentido prprio e lgico, capaz de trazer o conhecimento para os leitores, muitas dessas lendas populares, por serem transmitidas ao longo dos sculos, se esconde no seu poder de entretenimento s nos deixando o fundo da histria para lembrarmos de que h algo alm do que agradar ao ouvido. Quase sempre se pode avanar na aparncia encantadora de uma narrativa e descobrir vestgios da fonte de conhecimento que a originou. (FORD, 1999: 203)

O mito cria uma compreenso simblica e imaginaria para as dificuldades e conflitos reais da sociedade, pois uma demonstrao da vida passada com uma moral que seja significativa para a vida presente. Assim, a validade do mito garantida pelos gestos e atos, como: cnticos, danas, cerimnias e alimentos que constituem a realidade mtica. No conjunto desse ambiente festivo, em que as danas assumem uma postura expressiva, esto os gestos preestabelecidos, as vestes e alimentos, ornamentos e pessoas consagradas, sacrifcios e oferendas, juntamente com os cerimoniais que simbolizam as entidades homenageadas. Atravs do rito, o homem se incorpora ao mito, beneficiando-se de todas as foras e energias que jorraram nas origens. Assim, o rito a prxis do mito, ou seja, o mito em ao onde o mito rememora, o rito comemora.

Rito um conjunto de atividades organizadas, no qual as pessoas se expressam por meio de gestos, smbolos, linguagem e comportamento, transmitindo um sentido coerente ao ritual. O carter comunicativo do rito de extrema importncia, pois no qualquer atividade padronizada que constitui um rito. (CARVALHO, 1979: 15)

Assim, nas civilizaes africanas, o mito desempenha uma funo indispensvel: ele exprime, exalta e codifica a crena; salvaguarda e impe os princpios morais; garante a eficcia do ritual e oferece regras prticas para a orientao do homem. Sendo o mito um ingrediente vital da civilizao humana; longe de ser uma fabulao, ele , ao contrrio, uma realidade viva, qual se recorre incessantemente; no , absolutamente, uma teoria abstrata ou uma fantasia artstica, mas uma verdadeira codificao da religio e da sabedoria. No Brasil possvel contemplar traos da cultura dos iorubs e dentre eles os mitos que sobreviveram das senzalas advindos da juno de diversos povos africanos com

seus hbitos e crenas dos quais resistiram ao escravista, quando se observa o candombl, cuja memria mtica fundamento religioso, sendo a principal matriz cultural do candombl brasileiro.

MATERIAL E MTODOS Para a realizao do presente trabalho, alm das pesquisas documentais e formais, ser utilizado, pesquisa de campo para a obteno de informaes junto a algumas pessoas conhecedoras da religio africana ou que sejam descendentes de escravos e que pratiquem os ritos utilizados pelos povos iorubs procurando comprovar tais semelhanas mediante anlise documental, tendo como instrumentos o questionrio e a entrevista com perguntas abertas.

RESULTADOS E DISCUSSO Como a presente pesquisa ainda esta sendo gestada, ainda no possvel destacar resultados. No entanto, espera-se atravs da mesma identificar hipteses que norteiam o trabalho. As mesmas referem-se idia de que conhecer os mitos e o reflexo de seus personagens contribui para a preservao e respeito religiosidade africana.

CONCLUSES Como a presente pesquisa ainda no foi concluda, ressaltam-se as pretenses da mesma. A pesquisa busca explicar a relao entre religiosidade e os conhecimentos guardados pela tradio oral da frica, a partir do conhecimento da crena mitolgica dos iorubas abordando os rituais para desmistificar as falsas idias sobre a religio africana. Dentro deste contexto, a pesquisa pretende ter contribuio cientifica e acadmica debatendo um tema atual, enfocando a cultura africana no Brasil, a fim de mostrar que as religies brasileiras receberam influncias vindas das crenas religiosas trazidas pelos escravos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BENISTE, Jos. Mitos Yorubs: o outro lado do conhecimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. B, Hampat. Histria Geral da frica. So Paulo/Paris: tica/Unesco, 2003. CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. So Paulo: Editora Palas Athena, 1990.

CARVALHO, Silvia Maria S. de. Jurupari: Estudos de Mitologia Brasileira. So Paulo: tica, 1979. FORD, Clyde. O Heri Com Rosto Africano: mitos da frica. So Paulo: Summus, 1999. PRANDI, Reinaldo. Segredos Guardados: orixas na alma brasileira. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. WALDMAN, Maurcio. Africanidade, Espao e Tradio: a topologia do imaginrio africano tradicional na crnica Griot de Sundjata Keita. In. Revista frica, n 20-21. p. 219-268. So Paulo: Centro de Estudos Africanos da Universidade de So Paulo - CEA/USP, 2000. Artigo considerado de relevncia internacional pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Frana). Ficha Catalogrfica do CNRS.

S-ar putea să vă placă și