Sunteți pe pagina 1din 3

Alimentos que curam!

No novidade que determinados tipos de alimentos ajudam em uma vida mais saudvel, mas voc sabia que alguns alimentos podem aliviar ou at curar algumas doenas? O estado nutricional de uma pessoa determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunolgico. Veja algumas condies e deficincias de sade em que os alimentos podem ajudar (e muito!):

TPM
A TPM uma desordem hormonal neuropsicoendcrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biolgica, psicolgica e social. A soja e as frutas vermelhas auxiliam no equilbrio do estrgeno e amenizam os sintomas da TPM. Uma boa sugesto tambm complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais; alm de clcio (encontrado no leite e derivados) e magnsio (presente nas castanhas). O chocolate amargo e o suco de uva liberam a serotonina, e o resultado uma melhora no bem-estar.

Colesterol Alto
O colesterol um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regenerao das clulas. Ele responsvel pela produo de hormnios sexuais, cortisona e vitamina D. Quando est em nvel elevado necessrio tomar algumas medidas. A ma tem pectina e fibras que auxiliam na diminuio do colesterol plasmtico, um dos principais responsveis por problemas cardiovasculares. E uma colher de aveia no cardpio diminui a absoro de gorduras e favorece sua

eliminao. Um copo de suco de laranja antes da caminhada tambm um santo remdio para o colesterol alto.

Intestino Preso
O segredo ingerir fibras e muita gua. Aveia com semente de linhaa e brcolisso timas fontes. As folhas verdes escuras, como escarola e almeiro, tm inulina, uma das fibras mais eficazes no estmulo da funo intestinal. Troque a ingesto de salgadinhos e doces por frutas e cereais. O mamo tambm um poderoso regulador das funes intestinais.

Depresso
Abacate, melo e lombo suno so recomendados. Esses alimentos so ricos em triptofano, um aminocido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensao de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente na vitamina B6, o triptofano atua como protagonista no combate a depresso. O triptofano tambm encontrado nos pes e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos, feijo, lentilha, soja, gro de bico, grmen de trigo e levedo de cerveja.

Falta de Energia e Fraqueza


A banana est no topo da lista para fornecer energia a nosso organismo. Rica em magnsio e potssio, nutrientes que regularizam a presso arterial, fornece energia e fortalece os msculos. Abacaxi, tangerina e tomate so outras fontes de potssio. O magnsio tambm encontrado no feijo, batata e na ma. A vagem um alimento tonificante, usado nas convalescenas e nos estados de fraqueza.

Cncer

Evidncias sugerem que o brcolis atua na preveno de alguns tipos de cncer! Esse vegetal tem fartas doses de vitaminas A, C e E, substncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e, em contrapartida, prevenir tumores malignos, como o cncer de mama. Os radicais livres aumentam quando se consome muita gordura, o que pode alterar a reproduo celular e causar o aparecimento de clulas cancerosas. O vegetal tambm tem grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Presso Alta
Morango, laranja e papaia so ricos em vitamina C, que contribui para estabilizar a presso sangunea e manter um alto nvel do colesterol bom (HDL). A laranja e o mamo papaia ainda tm efeito duplo contra a hipertenso por apresentar elevado teor de fibras.

Anemia
Anemia a carncia de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficincia. Lentilha, espinafre, fgado, couve, feijo e brcolis so primordiais para se evitar e tratar a anemia.

Baixa Imunidade
Morango, laranja e manga. A vitamina C essencial para o bom funcionamento do organismo. So tambm importantes para a formao do sistema de defesa e esto presentes nas carnes vermelhas, frango e peixe, e os ovos. Todos os vegetais que so verde-escuros, leite e probiticos tambm so importantes.

Enxaqueca
imprescindvel curar a priso de ventre, responsvel pela grande maioria dos problemas de sade, como tambm pela enxaqueca. Uma alimentao correta imprescindvel, que deve ser rica em fibras, como arroz e farinha integrais, muita fruta, verdura e legumes. Retirar o uso de enlatados, substncias qumicas e acar refinado.

S-ar putea să vă placă și