Sunteți pe pagina 1din 42

MDULO I

Programa Universidade para Todos

CONJUNTOS
A Teoria de Conjuntos uma das mais fundamentais da Matemtica, pois, a partir dela, vrios conceitos matemticos podem ser expressos. Os conjuntos mais frequentes estudados na Matemtica so os conjuntos numricos, as guras geomtricas (que so conjuntos de pontos) e os conjuntos que derivam destes, como os conjuntos de funes, matrizes, etc. Antes de abord-los, introduziremos algumas das idias bsicas da teoria dos conjuntos, atravs de suas linguagens. Um conjunto, de forma intuitiva, encarado como um agrupamento ou coleo de objetos de natureza qualquer, os quais se dizem elementos do conjunto. Representa-se simbolicamente por x X , a proposio x um elemento do conjunto X , que tambm se l x pertence a X . A negao desta proposio representada por x X , l-se x no pertence a X . / Os conjuntos podem substituir as propriedades ou condies. Assim, em vez de dizermos que o objeto x goza da propriedade p ou o objeto y satisfaz a condio q , podemos escrever x X e y Y , em que X o conjunto dos objetos que gozam da propriedade p e Y o conjunto dos objetos que satisfazem a condio q . Por exemplo, considere p a propriedade de um nmero inteiro x ser par e q a condio sobre o nmero real y ser expresso por y 2 3y + 2 = 0. Por outro lado, sejam encontrar um objeto x tal que esteja neste conjunto. Por exemplo, o conjunto dos nmeros pares que so primos no vazio, pois, 2 par e primo. Na verdade o nico nmero que par e primo, mais ainda, este conjunto unitrio. O conjunto unitrio (ou singular ) qualquer conjunto com um s elemento. Denotamos por {x }, o conjunto unitrio de elemento x . Assim, observe que x e {x } so diferentes. Por exemplo, = {}, pois {} possui um elemento (tem-se {}). Os conjuntos podem ser nitos ou innitos. Intuitivamente, um conjunto nito se consiste de um nmero especco de elementos diferentes, isto , se ao contarmos os diferentes membros de um conjunto, o processo de contagem chega a um nal. Este nmero chamado de cardinalidade de A, e indicamos por n(A) ou #A. De outro modo, o conjunto innito. Dizemos ainda que o conjunto vazio nito. O conjunto dos dias da semana M nito e n(M ) = 7. O conjunto dos nmeros primos {2, 3, 5, 7, 11, 13, . . .} innito.

A1. Sendo a e b nmeros reais quaisquer, os nmeros possveis de elementos do conjunto A = {a, b, {a}, {b}, {a, b}} so: a 2 ou 5; b 3 ou 6; c 1 ou 5; d 2 ou 6; e 4 ou 5.

X = {. . . , 4, 2, 0, 2, 4, . . .} e Y = {1, 2}.
Ento, tanto faz dizer que x par e que y satisfaz a condio q , como armar que x X e y Y . Qual , porm, a vantagem que se obtm quando se prefere dizer que x X e y Y em vez de dizer que x goza da propriedade p e y satisfaz a condio q ? A vantagem de se utilizar a linguagem e a notao da teoria dos conjuntos que entre estes existe uma lgebra montada sobre as operaes de reunio (X Y ) e de interseo (X Y ), alm da relao de incluso (X Y ). Por exemplo,

A RELAO DE INCLUSO
Sejam A e B dois conjuntos. Se todo elemento de A for tambm elemento de B , diz-se que A um subconjunto de B , que A est contido em B ou que A parte de B . Para indicar este fato, usase a notao A B . A relao A B chama-se relao de incluso. Simbolicamente escrevemos:

A B ( x , x A x B ).
Quando A no um subconjunto de B , escreve-se A B . Isto signica que nem todo elemento de A pertence a B , ou seja, existe pelo menos um objeto a tal que a A e a B . Por exemplo, considere T o conjunto dos tringulos, Q o conjunto dos quadrilteros e P o conjunto dos polgonos. Como todo tringulo e todo quadriltero um polgono, temos que o conjunto T e o conjunto Q esto contidos no conjunto P , ou seja, T P e Q P , por outro lado, todo tringulo no um quadriltero, assim P Q . Para todo conjunto A, temos: 1. A A (todo elemento de A pertence a A); 2. A. De fato, se quisssemos mostrar que A, teramos que obter um objeto x tal que x , mas x A. Como x impossvel, somos levados a concluir que A, ou seja, que o conjunto vazio subconjunto de qualquer outro. Dados dois conjuntos A e B , com o mesmo signicado de A B , tambm usual escrever B A e dizer que B contm A. A relao de incluso goza de trs propriedades fundamentais e de fceis vericaes. Dados quaisquer conjuntos A, B e C , tem-se: A A (reexiva)

X (Y Z ) = (X Y ) (X Z ) e X (X Y ).
so extremamente fceis de manipular e representam um enorme ganho em simplicidade e exatido quando comparadas ao manuseio de propriedades e condies.

NOTAO DE CONJUNTOS
Os conjuntos so, geralmente, designados por letras maisculas A, B , X , Y , . . . e seus elementos representados por letras minsculas a, b, x , y , . . . . Ao denirmos um determinado conjunto relacionando seus elementos, devemos dispor-los entre chaves e separados por vrgula. Por exemplo, se considerarmos que A constitudo dos nmeros naturais menores do que 4, escrevemos:

A = {0, 1, 2, 3}.
Uma condio impossvel, isto , que no seja vericada por nenhum objeto, se chama conjunto vazio e designado por . Tratase, evidentemente, de um conjunto sem elementos. Ele aceito como conjunto porque cumpre a utilssima funo de simplicar certas proposies, evitando uma longa e tediosa meno de excees. Em muitas questes matemticas importante saber que um determinado conjunto no vazio, para tanto, deve-se simplesmente

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MATEMTICA
1

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Se A B e B A, ento A = B (anti-simtrica)

MATEMTICA

Se A B e B C , ento A C (transitiva) A2. Seja M = {r , s , t }, atribua valor lgico s armaes: i. r M ii. t M iii. {s } M iv. {r } M .

A relao de igualdade goza de trs propriedades fundamentais e de fceis vericaes. Dados quaisquer conjuntos A, B e C , tem-se: A = A (reexiva) A = B B = A (simtrica) A = B B = C A = C (transitiva)

A sequncia correta de valores lgicos : a VFFV b FVFV c VFVV dVVFV eVVVV

DIAGRAMAS DE VENN-EULER
Um meio simples e instrutivo de ilustrar as relaes existentes entre conjuntos por meio dos chamados diagramas de Venn-Euler ou, simplesmente, diagramas de Venn. Aqui, representamos um conjunto por uma rea simples plana, limitada geralmente, mas no somente, por um crculo ou elipse. Suponhamos que: B A e digamos A = B . Deste modo, A e B podem ser representados pelo diagrama de Venn:

A3. Julgue as proposies a seguir: i. A e B so sempre subconjuntos de A B ii. A e B so sempre subconjuntos de A B iii. A = A iv. A B = no implica em A = e B = v. A B = implica em A = e B = A sequncia correta de valores lgicos : a VFFVV b FVFVF c VFVFF dVVVFV eVVVVV

A B

A B , B A e A = B . Deste modo, A e B podem ser representados por qualquer dos diagramas de Venn:

IGUALDADE ENTRE CONJUNTOS


Convm notar que o fato de se vericar a relao A B no exclui a possibilidade de se ter, tambm, B A. Quando estas duas relaes so conjuntamente vericadas, os conjuntos A e B tm precisamente os mesmos elementos e diz-se, ento, que so iguais e escrevemos A = B . Em smbolos, temos:

A = B ( x ; x A x B ) (A B B A).
Por exemplo, seja A = {x Z; 2x = 6} e B = {x N; x 2 x 6 = 0}. Observe que A = B , pois, somente x = 3 satisfaz as equaes 2x = 6 e x 2 x 6 = 0. Quando se tem A B , com A = e A = B , diz-se que A um subconjunto prprio de B , denotado por A B . Assim, para mostrar que A B , devemos mostrar primeiramente que A B e depois apresentar algum elemento x B tal que x A. OBSERVAES 1. A propriedade anti-simtrica constantemente usada quando se deseja mostrar que os conjuntos A e B so iguais, prova-se que A B e B A (todo elemento de A pertence a B e que todo elemento de B pertence a A). 2. A propriedade transitiva da incluso a base do raciocnio dedutivo. Por exemplo: Todo ser humano um animal, todo animal mortal. Logo, todo ser humano mortal. Isso pode ser formulado da seguinte maneira: Sejam H , A e M , respectivamente, os conjuntos dos seres humanos, dos animais e dos mortais. Temos H A e A M . Logo, H M . 3. Se a um elemento do conjunto A, a relao a A pode ser escrita sob forma {a} A. incorreto escrever a A e {a} A.

Seja A = {a, b, c , d } e B = {c , d , e , f }. A ilustrao a seguir uma representao desses conjuntos por diagramas de Venn.

A a b c d e f

importante observar que esses diagramas no servem como demonstrao de qualquer resultado, mas so utilizados para ajudar a visualizar melhor os recursos necessrios para efetuar uma demonstrao.

REUNIO, INTERSEO E DIFERENA


Dados dois conjuntos A e B , a reunio (ou simplesmente unio) de A com B o conjunto A B (l-se A unido a B ), formado por todos os elementos que pertencem a A ou a B ou a ambos; a interseo de A com B o conjunto A B (l-se A inter a B ), formado por todos os elementos que pertencem a A e a B . Em smbolos temos:

A B = {x ; x A x B } = {x ; x A ou x B }; A B = {x ; x A x B } = {x ; x A e x B }.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

De acordo com essas denies, temos as seguintes equivalncias: x A B x A x B; x A B x A x B. A diferena A B dos conjuntos A e B o conjunto formado pelos elementos de A que no esto em B . Simbolicamente,

So importantes as seguintes propriedades: 1. 2. 3. 4.

A B = {x ; x A e x B }. /
Por exemplo, 1. {a, b} {c , d } = {a, b, c , d } 2. {a, b, c , d } {c , d } = {a, b, c , d } 3. {a, b, c } {c , d , e } = {a, b, c , d , e } 4. {a, b} = {a, b} 5. {a, b, c } {b, c , d , e } = {b, c } 6. {a, b, c , d } {c , d } = {c , d } 7. {a, b} {c , d } = 8. {a, b} = 9. {a, b, c } {c , d } = {a, b} 10. {c , d } {a, b, c } = {d } 11. {a, b} {c , d } =

A (B C ) = (A B ) (A C ) (distributiva) A (B C ) = (A B ) (A C ) (distributiva) A (A B ) = A (lei da absoro) A (A B ) = A (lei da absoro)

Para enriquecer e aumentar seu conhecimento procure em referncias bibliogrcas as provas dessas propriedades. Vejamos um problema interessante comum em questes de vestibular. Numa turma de 8a srie de uma escola, constata-se que 27 alunos gostam matemtica, 33 gostam portugus e 15 adoram matemtica e portugus. Qual a quantidade de alunos que tm essa turma? Quantos alunos no gostam de matemtica? E de portugus? Para responder a esta pergunta, designemos por M e P , respectivamente, o conjunto dos alunos que gostam de matemtica e o conjunto dos alunos que gostam de portugus; por T o conjunto representando a turma, ou seja a unio de M com P . Assim, n(M ) = 27, n(P ) = 33, n(M P ) = 15 e T = M P . Como 27 gostam de matemtica, podemos concluir que 27 15 = 12 a quantidade de alunos que s gostam de matemtica, e que 33 15 = 18 a quantidade de alunos que s gostam de portugus. Portanto, 12 + 15 + 18 = 45 a quantidade de alunos nesta turma, 18 alunos no gostam de Matemtica e 12 alunos no gostam de portugus. No diagrama de Venn, temos:

COMPLEMENTAR
Quando se tem B A, chama-se o complementar de B em relao a A o conjunto A B , isto , o conjunto dos elementos de A que no esto em B . Simbolicamente, B = A B . A Note que B s denido quando B A. A Em geral, conjuntos sob vericao na Teoria dos Conjuntos so subconjuntos de um determinado conjunto tomado como referncia. Chamamos este de Conjunto Universo e o designamos pela letra U . Assim, o complemento do conjunto A, o complementar de A em relao ao universo U , que o conjunto dos elementos do universo que no esto em A, ou seja, a diferena U A. Denotamos por: AC ou A. Claramente, temos que: i. B B C = iii. C = U

M
12
(27 15)

P
18 15
(33 15)

T = M P , ento:
n(T ) = = = 12 + 18 + 15 = 45 (12 + 15) + (18 + 15) 15 n(M ) + n(P ) n(M P )

Podemos concluir, portanto, que: O nmero de elementos da unio entre dois conjuntos A e B , nitos : n(A B ) = n(A) + n(B ) n(A B ).

ii. B B C = U PROPRIEDADES DA REUNIO

iv. U C =

DIFERENA SIMTRICA
Chama-se diferena simtrica AB (l-se A delta B) entre dois conjuntos A e B o conjunto formado pela diferena entre a unio e a interseo dos conjuntos A e B . Simbolicamente,

Sendo A, B e C conjuntos quaisquer, temos as seguintes propriedades. 1. 2. 3. 4. 5.

AB = (A B ) (A B ).
Pode-se provar que

AU =U A A = A (idempotente) A = A (elemento neutro) A B = B A (comutativa) (A B ) C = A (B C ) (associativa)

AB = (A B ) (B A).
Se A = {a, b, c , d } e B = {c , d , e , f , g }, ento A B = {a, b, c , d , e , f , g }, A B = {c , d } e AB = {a, b, e , f , g },

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MATEMTICA
3

Se A e B no tm elementos comuns (A B = ), diz-se que so conjuntos disjuntos. Nesse caso, a unio entre os conjuntos A e B denominada unio disjunta e denotamos AB ou A B .

PROPRIEDADES DA INTERSEO 1. 2. 3. 4. 5.

A= A A = A (idempotente) A U = A (elemento neutro) A B = B A (comutativa) (A B ) C = A (B C ) (associativa)

MDULO I
Programa Universidade para Todos

A4. Dados A = {1, 2, 3, 4} e B = {2, 4}, analise as armaes:

MATEMTICA

ii. 1 B ;

i. 3 A;

iv. B A;

iii. A B ;

v. B = A; vi. 2 A B .

A10. Uma populao consome trs marcas de cervejas: A, B e S . Feita uma pesquisa de mercado nesta populao, colheram-se os dados registrados na tabela. O nmero de pessoas consultadas e o nmero de pessoas que consomem ao menos duas marcas so, respectivamente: Marca #Consumidores 109 203 162 25 41 28 5 115

A sequncia correta de valores lgicos : a VFFVFF b FVFVFF c VFVVFF dVVFVFF eVVVVFF a 61 e 257 b 257 e 84 c 61 e 257 d 500 e 84 e 500 e 257

A5. Atribua valor lgico s armaes: i. {a, a, a, b, b} = {a, b} = {b, a}; ii. {x ; x < 0 x > 0} = ; iii. {x ; x 0 x > 0} = ; iv. {1}; v. {1}; A sequncia correta de valores lgicos : a VFFVV b FVFVF c VFFVF dVVFVF eVVVVV

A B S AB B S AS AB S AB S

A11. Numa certa comunidade s existem indivduos de trs raas: branca, preta ou amarela. Sabendo que 70 so brancos, 350 so no pretos e 50% so amarelas. O nmero de indivduos dessa comunidade : a 60 b 200 c 412 d 500 e 560

A 12. Depois de n dias de frias, um estudante observa que: choveu 7 vezes, de manh ou tarde; quando chove de manh no chove tarde; houve 5 tardes sem chuva; houve 6 manhs sem chuva. O nmero de dias de frias : a6 b9 c 12 d 15 e 56

A 6. A soma dos nmeros de elementos de A B e de A B , dados A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {4, 5, 6, 7, 8, 9, 10} : a 10 b 12 c 13 d 42 e 192

A 13. 35 estudantes estrangeiros vieram ao Brasil. 16 visitaram Manaus; 16, So Paulo e 11, Salvador. Desses estudantes, 5 visitaram Manaus e Salvador e, desses 5, 3 visitaram tambm So Paulo. O nmero de estudantes que visitaram Manaus ou So Paulo : a 16 b 19 c 22 d 29 e 30

A7. Considere as armaes: i. n(A B ) = n(A) + n(B ) n(A B ), para quaisquer conjuntos A e B nitos. ii. n(A B C ) = n(A B ) + n(C ), para quaisquer conjuntos A, B e C nitos. iii. A(B C ) = (AB )(AC ) e A(B C ) = (AB )(AC ), para quaisquer que sejam A, B e C . A sequncia correta de valores lgicos : a VFF b FVF c VFF dVVV eVFV

PARTES E PARTIO
No difcil de exemplicar conjuntos cujos elementos so tambm conjuntos. Por exemplo, o conjunto de todos os subconjuntos de um certo conjunto A. A m de evitar a expresso conjunto de conjuntos comum denominar-se de famlia de conjuntos (ou classe de conjuntos). Em geometria comum falar em famlia de linhas ou famlia de curvas, pois, as linhas e as curvas so constitudas por conjuntos de pontos. O conjunto {{2, 3}, {2}, {3, 4}} uma famlia de conjuntos. Seus elementos so os conjuntos {2, 3}, {2} e {3, 4}. Um conjunto pode ter alguns elementos que sejam conjuntos e outros no. Por exemplo, A = {2, {1, 3}, 4, {2, 5}} no uma famlia de conjuntos. Observe que alguns elementos de A no so conjuntos. O conjunto das partes de um conjunto A, que notamos por P(A), o conjunto formado por todos os possveis subconjuntos de A. Em smbolos, P(A) = {X ; X A}. A partio de A, representado por Part(A), qualquer subconjunto do conjunto das partes de A, que satisfaz, simultaneamente, s seguintes condies: 1. Nenhum dos elementos de Part(A) o conjunto vazio; 2. A interseo de quaisquer dois elementos de Part(A) o conjunto vazio.

A8. Aps um jantar, foram servidas as sobremesas X e Y . Sabese que das 10 pessoas presentes, 5 comeram a sobremesa X , 7 comeram a sobremesa Y e 3 comeram as duas. O nmero de pessoas que no comeram X e nem Y foi: a0 b1 c2 d3 e4

A 9. Numa escola que tem 415 alunos, 221 so apaixonados por geometria, 163 so apaixonados por lgica e 52 so apaixonados por ambas as disciplinas. O nmero de alunos que so apaixonados por geometria ou lgica e que no so apaixonados por nenhuma dessas disciplinas so, respectivamente: a 10 e 20 b 33 e 12 c 332 e 83 d 332 e 12 e 33 e 83

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

3. A unio de todos os elementos de Part(A) igual ao conjunto A. Sejam os conjuntos A = {a}, B = {m, n} e C = {x , y , z }, ento: 1. P(A) = {, {a}}, n(A) = 1, n(P(A)) = 2 = 21 2. P(B ) = {, {m}, {n}, {m, n}}, n(B ) = 2, n(P(B )) = 4 = 22 3. Part(B ) = {{m}, {n}} 4. Part(C ) = {{x }, {y , z }}. {{y }, {x , z }} Outra partio para C

a {1, 6}

b {1, 2, 5, 6} c {3, 5, 6}

d {1, 6, 7, 8} e {2, 3, 7, 8}

6 (UNEB 2001). Analisando-se a delegao olmpica de um determinado pas nas Olimpadas, em Atlanta-1996 e em Sydney2000, observou-se que, em Atlanta, a delegao tinha 255 atletas, dos quais 20% eram mulheres; em Sydney, a delegao foi reduzida em 1/3 em relao de Atlanta, e o nmero de mulheres dobrou. Assim sendo, pode-se concluir que o percentual de homens na delegao de Sydney correspondeu a: a 30% b 40% c 50% d 60% e 70%

A cardinalidade k do conjunto das partes de A 2k , ou seja, n(A) = k n(P(A)) = 2k . claro que um dado conjunto pode possuir mais de uma partio. A14. Seja A = {r , s , t }. O conjunto P(A) : a {, r , s , t } b {} d {{r }, {s }, {t }, {r , s }, {r , t }, {s , t }, A} e {, {r }, {s }, {t }, {r , s }, {r , t }, {s , t }, A} A15. Julgue as proposies a seguir: i. A B sempre subconjunto de A e de B ii. (A B ) A iii. (A B ) B = iv. A B = B A v. Se um conjunto A possui 1.024 subconjuntos, ento qual a cardinalidade de A 10 A sequncia correta de valores lgicos : a VFFVV b FVFVF c VFFVF dVVVFV eVVVVV

c {, r }

7 (UNEB 2005). Devido concorrncia de casos de raiva, a Secretaria de Sade de um municpio promoveu uma campanha de vacinao de ces e gatos. Em um bairro desse municpio, foram vacinados, durante a campanha, 0, 9 dos ces e 0, 7 dos gatos. Sabendo-se que, no total, foram vacinados, 0, 82 dos ces e gatos existentes no bairro, pode-se concluir que o nmero de ces corresponde: a a um tero do nmero de gatos b a metade do nmero de gatos c a dois teros do nmero de gatos d a trs meios do nmero de gatos e ao dobro do nmero de gatos 8 (UFBA 2001). Numa academia de ginstica que oferece vrias opes de atividades fsicas, foi feita uma pesquisa para saber o nmero de pessoas matriculadas em alongamento(A), hidroginstica(H) e musculao(M), chegando-se ao resultado na tabela a seguir:
Atividade Nmero de pessoas matriculadas A 109 H 203 M 162 AeH 25 AeM 28 HeM 41 As 3 5 Outras 115

Com base nessas informaes, pode-se concluir: (01) A pesquisa envolveu 500 pessoas (02) 61 pessoas estavam matriculadas apenas em alongamento

VESTIBULARES
1 (UESB 2000). Sejam os conjuntos A = {x Z; |x 2| 3} e B = {x Z; x 2 4}. Ento A B igual a: a bA cB d {3, 4, 5} e {1, 2, 3, 5} 2 (UESB 2002). Dados os conjuntos: A = {1, 2, 3, 4}, B = {4, 5} e C = {3, 4, 5, 6, 7}, o nmero de subconjuntos do conjunto (A B ) C : a1 b2 c4 d8 e 16 3 (UESC 2001). Num grupo de estudantes, vericou-se que 310 leram apenas um dos romances A ou B ; 270, o romance B ; 80, os dois romances A e B ; e 340 no leram o romance A. O nmero de estudantes desse grupo igual a: a 380 b 430 c 480 d 540 e 610

(04) 259 pessoas estavam matriculadas em alongamento ou musculao (08) 89 pessoas estavam matriculadas em pelo menos duas das atividades indicadas na tabela (16) o nmero de pessoas matriculadas apenas em hidroginstica corresponde a 28, 4 do total de pessoas envolvidas na pesquisa.

4 (UESC 2004-adaptada). Considere os conjuntos A = {n N ; mdc(n, 3) = 1}, B = {n N ; mdc(n, 5) = 5} e C = {n N ; n 60}. O nmero de elementos do conjunto C (A B ) : a8 b 32 c 40 d 52 e 60

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MATEMTICA
5

5 (UESC 2000). Seja A eB subconjuntos de U = {x (AB ) (AB ) N , x < 9}. Se B = {1, 3, 4, 6}, U = {7, 8} e U = {2, 3, 4, 5, 6, 7}, ento A igual a:

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MATEMTICA

CONJUNTOS NUMRICOS
OS NMEROS NATURAIS
Lentamente, medida em que se civilizava, a humanidade apoderou-se desse modelo de contagem (um, dois, trs, quatro, . . . ) que so os nmeros naturais: {1, 2, 3, 4, 5, . . .}. Como esses nmeros surgiram da necessidade de contagem dos elementos de um conjunto pelo homem primitivo e, neste sentido, o zero (0) no seria um nmero natural. Por volta do ano 458d .C ., o zero foi introduzido pelos hindus, para representar a coluna vazia dos bacos, da sua denominao original de sunya (vazio). No so apenas as condies da vida social que inuem no conhecimento dos nmeros naturais; atuam neles tambm condies humanas individuais. Em primeiro lugar, a maneira como a contagem se faz; para pequenas colees de objetos, habitual contar-se pelos dedos, e este fato teve grande inuncia no aparecimento dos nmeros; no verdade que o nome dgito, que designa os nmeros naturais de 1 a 9, vem do latim digitus que signica dedo? Mas h mais: a base do nosso sistema de numerao 10, nmero de dedos das duas mos. Nos povos primitivos de hoje, essa inuncia to grande que, em certos nomes de nmeros, guram partes do corpo humano; alguns dizem duas mos em vez de 10, um homem completo em vez de 20 (signicando que, depois de esgotar od dedos das mos, se conta com os ps), etc. Praticamente, todos os livros de Matemtica usados nas escolas brasileiras consideram o 0 como um nmero natural, do fato que o zero atende s propriedades bsicas dos nmeros deste conjunto. Adotaremos 0 (zero) como sendo um nmero natural, ou seja, N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, . . .}, denindo-se um outro conjunto sem o zero: N = N {0} = {1, 2, 3, 4, . . .}, pois, esta forma de abordagem a mais usual. Para todo nmero natural n, denimos o sucessor de n, indicado por suc(n), como sendo suc(n) = n + 1. Por exemplo, suc(30) = 30 + 1 = 31. Para o conjunto dos nmeros naturais, portanto, no h nmero maior que os outros. Este fato exprime-se por qualquer dos seguintes enunciados, equivalentes: 1. a sucesso dos nmeros naturais ilimitada; 2. dado um nmero natural, por maior que seja, existe sempre outro maior; 3. h uma innidade de nmeros naturais. Assim, camos porta do domnio do innito. Duas operaes satisfazem a propriedade de fechamento: a adio (+) e a multiplicao (), ou seja, dados dois nmeros naturais quaisquer, a soma e o produto entre eles outro nmero natural, e uma relao de ordem menor do que (<). A operaes so assim denidas: Adicionar a um dado nmero m outro nmero n, efetuar a partir de m, n passagens sucessivas pele operao elementar. A multiplicao dene-se como adio de parcelas iguais

m n = m + m + ... + m.
No caso em que n = 1 pe-se, por denio, m 1 = m. O grupo de axiomas abaixo descrever algumas propriedades da soma e da multiplicao que, certamente, so familiares ao leitor. A adio e a multiplicao so comutativas: a, b N, a + b = b + a a b = b a A adio e a multiplicao so associativas:

A NOO DO INFINITO Olhemos a sucesso dos nmeros naturais: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, . . . O que signicam os trs pontos colocados depois da ltima vrgula? Esta pergunta equivalente a: Eles querem dizer que no esto l escritos todos os nmeros naturais, mas faltam quantos? Onde acaba a sucesso dos nmeros naturais? Qual o maior nmero natural? O nmero natural alm do qual no pode pensar-se que exista mais algum? Uma possvel resposta seria: a partir de um nmero qualquer n, por maior que seja, eu posso sempre obter o nmero n + 1. Logo, no h um nmero natural maior que todos os outros. i. a = b;

a, b, c N,

(a + b) + c (a b) c

= =

a + (b + c ) a (b c )

A multiplicao distributiva em relao adio: a, b, c N, a (b + c ) = a b + a c Alm destas propriedades, o conjunto N possui: Integridade: dados a, b N, tem-se a + b N e a b N. Lei da Tricotomia: Dados a, b N, uma, e apenas uma, das seguintes possibilidades vericada: ii. c N; b = a + c ; iii. c N; a = b + c ;

Dados a, b N, dizemos que a menor do que b, simbolizado por a < b, toda vez que a propriedade (ii) acima vericada. Analogamente, a propriedade (iii) sendo vericada, diremos que b menor do que a e escrevemos b < a. Com esta denio, a lei da tricotomia nos diz que, dados a, b N, uma, e apenas uma, das seguintes possibilidades vericada: (i) a = b; (ii) a < b; (iii) b < a;

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

A adio e a multiplicao so compatveis e cancelativas com respeito igualdade: a, b, c N, a = b a + c = b + c a c = b c . A relao menor do que transitiva: a, b, c N, a < b b < c a < c . A adio e a multiplicao so compatveis e cancelativas com respeito relao menor do que: a, b N, a < b (a + c < b + c a c < b c ). Dados dois nmeros naturais a e b, com a < b, sabemos que existe um nmero natural c tal que b = a + c . Neste caso, denimos o nmero b menos a, denotado por b a, como sendo o nmero c . Em smbolos, temos:

A existncia do oposto: para cada a Z existe um nico oposto aditivo, denotado por a, tal que

a + (a) = 0.
Propriedade cancelativa para a adio: a, b, c Z, tem-se que, a + b = a + c b = c. Propriedade cancelativa para a multiplicao: a, b, c Z, com a = 0, tem-se que

a b = a c b = c.
No conjunto Z, distinguimos trs subconjuntos notveis: Z+ = {0, 1, 2, 3, . . .} (conjunto dos inteiros no negativos) Z = {0, 1, 2, 3, . . .} (conjunto dos inteiros no positivos) Z = {. . . , 3, 2, 1, 1, 2, 3, . . .} (conjunto dos inteiros no nulos) Algumas propriedades so importantes: 1. Para todo inteiro a, tem-se que a 0 = 0. 2. Sejam a e b inteiros, tais que a b = 0. Ento, a = 0 ou b = 0. 3. Sejam a e b inteiros. Ento: (a) (a) = a;

c = b a b = a + c.
Dizemos que c a diferena de b por a. No universo dos nmeros naturais nem sempre existe a diferena de dois nmeros; s existe b a quando a < b. A subtrao no uma operao associativa. Por exemplo, (9 4) 3 = 5 3 = 2 e 9 (4 3) = 9 1 = 8. Dados a, b e c nmeros naturais quaisquer, resumimos as propriedades das operaes fundamentais: Veremos que os prximos conjuntos numricos a serem apresentados so ampliaes de N, isto , contm N, possuem a adio e a multiplicao com as mesmas propriedades formais j apresentadas e outras mais, que constituem justamente o motivo determinante da ampliao. A 16. Considere os conjuntos E {1, 3, 5, 7, . . .} e as proposies: = {2, 4, 6, 8, . . .}, F =

(b) (a) (b) = (a b) = a (b); (c) (a) (b) = a b;

i. E fechado em relao operao de adio. ii. E fechado em relao operao de multiplicao. iii. F fechado em relao operao de adio. iv. F fechado em relao operao de multiplicao. A sequncia correta dos valores lgicos para as proposies a seguir : a VVVV dVVFF eFFFV b VFFF c VFVV

Em N denimos a relao menor do que (<) e que observamos no ser uma relao de ordem. Em Z, est denida a relao menor do que ou igual (), que uma relao de ordem e que tambm permite comparar seus elementos, da seguinte forma: Dados a, b Z, dizemos que a menor do que ou igual a b, simbolizado por a b, se existe um inteiro no negativo c tal que b = a + c . Utilizamos a notao b a, que se l b maior do que ou igual a a, para representar a b.

SUBTRAO EM Z
Dados dois nmeros inteiros a e b, com a b, sabemos que existe um nmero inteiro no negativo c tal que b = a + c . Neste caso, denimos o nmero b menos a, denotado por b a, como sendo o nmero c . Em smbolos, temos:

OS NMEROS INTEIROS
Os nmeros inteiros formam um conjunto, que denotaremos por Z, assim denido: Z = N {0} {n; n N}, no qual esto denidas duas operaes, a adio e a multiplicao, que denimos para os nmeros Naturais. Enunciamos um grupo de 6 axiomas (propriedades) em N que tambm so vlidas para Z, alm das que seguem:

c = b a b = a + c.
Dizemos que c o resultado da subtrao de a de b. De outro modo, pela existncia do simtrico aditivo, podemos denir em Z a subtrao, estabelecendo que a b := a + (b), para todos a e b pertencentes a Z. Vimos que no universo dos nmeros naturais, nem sempre existe a subtrao de dois nmeros, s existe b a quando a < b. Em Z no existe esta preocupao.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MATEMTICA
7

Utilizamos a notao b > a, que se l b maior do que a, para representar a < b. Decorre, das denies, que 0 < a para todo a N. De fato, para todo a N, temos 0 + a = a 0 < a.

A existncia do elemento neutro: a Z, a + 0 = a e a 1 = a.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

ADIO EM Z

MATEMTICA

Para obtermos a soma entre dois nmeros inteiros devemos aplicar a seguinte regra: Se os dois inteiros tm mesmo sinal, a soma obtida adicionando-se os termos e conservando o sinal. Por exemplo, (a) 2 + 3 = 5; (b) 5 7 = (5 + 7) = 12. Se os dois inteiros tm sinais diferentes, a soma obtida subtraindo-se os termos e conservando o sinal do maior. Por exemplo, (a) 3+2 = (32) = 1; (b) 5+7 = (75) = 2.

menor do que o de AB . Este simples resultado comprimento maior ou menor do que no chega, porm, na maioria dos casos. Pede-se, em geral, uma resposta a esta pergunta: quantas vezes cabe um comprimento no outro? Mas isto no tudo ainda; se no houver um termo de comparao nico para todas as grandezas de uma mesma espcie, tornam-se, se no impossveis, pelo menos extremamente complicadas as operaes de troca que a vida social de hoje exige. , portanto, necessrio: 1. Estabelecer um estalo nico de comparao para todas as grandezas da mesma espcie; esse estalo chama-se unidade de medida da grandeza de que se trata , por exemplo, o centmetro para comprimentos, o segundo para os tempos, etc; 2. Responder pergunta quantas vezes? acima posta, o que se faz dando um nmero que exprima o resultado da comparao com a unidade. Este nmero chama-se medida da grandeza em relao a essa unidade. Por visualizao da gura anterior, comparando-se os dois segmentos, pode-se armar que em AB cabe duas vezes a unidade C D , ou que a medida de AB , tomando C D como unidade, dois. H, portanto, no problema da medida, trs fases e trs aspectos distintos: escolha da unidade; comparao com a unidade; expresso do resultado dessa comparao por um nmero. Note que esses aspectos so independentes. O primeiro e o terceiro esto intimamente ligados. A escolha da unidade faz-se sempre em obedincia a consideraes de carter prtico, de comodidade ou de economia. Assim, o terceiro aspecto nos d um novo conjunto numrico: o conjunto dos nmeros racionais, ou campo racional que compreende o conjunto dos nmeros inteiros e mais o formado pelos nmeros fracionrios; estes so, de fato, os nmeros novos. As vantagens obtidas pela sua criao aparecem desde j como sendo as seguintes: 1. possvel exprimir sempre a medida de um segmento tomando outro como unidade; se, por exemplo, dividida a unidade em 5 partes iguais, cabem 2 dessas partes na grandeza 2 a medir, diz-se que a medida o nmero . 5 2. A diviso de nmeros inteiros m e n pode ser expressa, simm bolicamente, pelo nmero racional . Por exemplo, o quon 2 ciente de 2 por 5 o nmero , o quociente de 10 por 5 o 5 10 nmero = 2. 5 A seguir, vamos denir esse conjunto e exibir suas propriedades.

MULTIPLICAO EM Z
Dados dois inteiros a e b, o produto a b = ab, pode ser encontrado da seguinte forma: Multiplica-se os valores e o sinal do produto positivo, se os sinais de a e de b so iguais. Caso contrrio, o sinal do produto negativo. Por exemplo, (a) (2) (3) = 2 3 = 6 e (b) (2) (3) = (2 3) = 6. Caso se tenha uma expresso, devemos obedecer o seguinte critrio: Primeiro efetuar as multiplicaes e divises, aps isto, efetuar as adies e subtraes. A17. O valor de 2 6 (7) + 5 3 6 : a 24 b 12 c 2 d2 e 12

Se existir a presena dos parnteses (), colchetes [] ou chaves {}, devemos efetuar, primeiramente, as operaes que esto entre parnteses, aps isso, a expresso entre colchetes e, por ltimo, a que est entre chaves. A18. O valor de {[2 (6 (7) + 5)] 3 6} + 5 : a 49 b 50 c2 d 54 e 49

OS NMEROS RACIONAIS
Assim como os inteiros apareceram como uma ampliao dos nmeros naturais, os racionais aparecem como uma ampliao dos nmeros inteiros.

A OPERAO DE MEDIO
Medir e contar so as operaes cuja realizao aparece para todos ns com maior frequncia. Surge ento a pergunta: o que medir ? Todos sabem em que consiste o comparar duas grandezas da mesma espcie: dois comprimentos, dois pesos, dois volumes, etc. Para comparar, por exemplo, os comprimentos dos segmentos de reta AB e C D , aplicam-se um sobre o outro, fazendo coincidir dois extremos no caso da gura, os extremos A e C .

FRAO
Sejam a, b Z, com b = 0. Se a mltiplo de b, ento existe um nico elemento r Z de maneira que a = br . Esse elemento r chamado quociente ou diviso de a por b, e indica-se

r =

a , r = a b ou r = a/b. b

Feita essa operao, v-se que o ponto D cai entre A e B e o resultado da comparao exprime-se dizendo que o comprimento de AB maior do que o de C D ou que o comprimento de C D

Chamamos de frao um par ordenado de nmeros inteiros (a; b). O primeiro elemento do par denominado numerador e o segundo, denominador. O denominador b diferente de zero e a

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

frao denota-se por

Observe que todo nmero inteiro um nmero racional, pois, a a Z, podemos escrever a = . Em outras palavras, Z Q. 1 Outro fato bastante importante que o denominador de uma frao no pode ser zero!

TIPOS DE FRAES
Vamos denir alguns tipos de fraes especiais. 1. Fraes equivalentes: so fraes do tipo ac a = , a, b, c Z, b, c = 0. b bc 2 8 Por exemplo, = 3 12 2. Fraes prprias: so fraes do tipo a , |a| < |b|, a Z, b Z . b 3. Fraes imprprias: so fraes do tipo a , |a| > |b|, a Z, b Z . b 4. Fraes aparentes: so fraes do tipo a , a Z, b Z , c , a = bc . b 5. Fraes decimais: so fraes do tipo a , a Z, n N. 10n 6. Fraes irredutveis: so fraes do tipo a , a Z, b Z , mdc(a, b) = 1. b a ou seja, uma frao irredutvel quando o divisor comum b de a e de b for 1. As fraes irredutveis so a forma mais simples de apresentar uma frao.

Se uma caneta foi comprada por R $20, 00 e revendida por R $25, 00, o lucro obtido foi de R $5, 00. A taxa percentual de lucro 5 500 100% = % = 25. 20 20 A19. A percentagem que representa 360 de 1.500 : a 12% b 15% c 20% d 24% e 30%

A20 (FTC 2005.1). Para atrair clientes, uma loja resolve fazer uma promoo, dando desconto de 15% para compras entre R $900, 00 e R $1.800, 00, o que no aumentou o volume de vendas. Resolveu ento aumentar em 10% o desconto j anunciado. Com base nessa informao, uma compra no valor de R $1.600, 00 teve um desconto, em reais de: a 400 b 424 c 264 d 250 e 240

A 21. Em um ms tpico, 50% dos OVNIS observados nas vizi1 das restantes nhanas de Braslia so atribudos a avies e 3 observaes de OVNIS atribudo a bales atmosfricos. Se durante um ms tpico, 108 OVNIS foram observados, a quantidade destas aparies que so atribudas a bales atmosfricos : a 40 b 42 c 26 d 24 e 18

OPERAES NOS RACIONAIS


ADIO

a Dados dois nmeros racionais, de mesmo denominador, x = e b c y = , ento b c a+c a . x +y = + = b b b


Se os dois nmeros x e y no tem o mesmo denominador, podem reduzir-se previamente ao mesmo denominador. Tem-se ento, a c dados x = e y = que b d

FRAES E OS NMEROS DECIMAIS


Se uma frao tiver denominador igual a um mltiplo de 10, ela pode ser escrita na forma de um nmero decimal exato. Para tanto, devemos deslocar a vrgula do nmero que est no numerador para a esquerda tantas vezes quanto for o nmero de zeros do mltiplo de dez que est no denominador (lembre-se de que a vrgula sempre se situa direita do ltimo algarismo do nmero inicial). Por exemplo: i. 4 100 = 4 = 0, 04 100 ii. 235 = 0, 235 1.000

x=
donde

ad cb ey = bd d b a c ad + bc + = . b d bd

x +y =
O elemento oposto

a a de , tem a seguinte propriedade: b b

Um nmero, ao ser dividido por 0, 1, 0, 01, 0, 001, 0, 0001, etc., tem sua representao decimal exata obtida ao descolar a vrgula desse nmero para a direita um nmero de casas igual quantidade de zeros no divisor. Por exemplo: i. 4 0, 01 == 400 ii. 23 = 23.000 0, 001

a a a = = , a Z, b Z . b b b

A partir dessa observao podemos denir a subtrao entre dois nmeros racionais:

c a c ad bc a = + = , a, c Z, b, d Z . b d b d bd
Por exemplo: 1. 2 3+2 5 3 + = = 7 7 7 7

Para representar um nmero racional dado na sua forma decimal na forma de frao, basta executar o caminho inverso do mencionado em cada caso acima. Por exemplo: i. 0, 07 == 7 100 ii. 1, 325 = 1.325 1.000

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MATEMTICA
9

a e os nmeros racionais o conjunto: b a ; a, b Z e b = 0 . Q= b

PERCENTUAL
Quando a representao de um nmero racional for feita por uma frao com denominador igual ao nmero cem, este pode ser expresso na forma percentual que indicado pelo smbolo %, ou 3 3 20 60 b = b%. Por exemplo, = = = seja, a Q, a = 100 5 5 20 100 60%.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

2.

3 2 32 1 = = 7 7 7 7 2 35 27 15 + 14 29 3 + = + = = 7 5 75 57 75 35 3 2 35 27 15 14 1 = = = 7 5 75 57 75 35

Por exemplo: 2 3 5 35 15 3 = = = . 7 5 7 2 72 14 Para dividir dois racionais expressos na sua forma decimal, devemos igualar o nmero de casas decimais do dividendo e do divisor (acrescente zeros se necessrio), e ao abandonar a vrgula, divida normalmente. Por exemplo, 3 0, 015 = 3, 000 0, 015 = 3.000 15 = 200. A22. O valor da expresso a 278 315 139 315 5 3 2 6 7 5 d 175 315 4 : 3

MATEMTICA

3. 4.

Se os nmeros so decimais exatos, expresse-os sob a forma de frao e aplique o que foi visto para a adio de fraes ou iguale a quantidade de casas decimais de todos os nmeros, reescrevendo-os um sob o outro, mantendo a vrgula sob vrgula. Por exemplo, para determinar o valor de 36, 875 132, 6, escrevemos: 132 , 600 36 , 875 95 , 725 Portanto, 36, 875 132, 6 = 95, 725. MULTIPLICAO Para multiplicar uma frao

c 139 210

e 175 210

REPRESENTAO DECIMAL Qualquer nmero racional pode ser escrito na forma decimal. Mas existem nmeros decimais que no podem ser escritos em forma de nmeros racionais (veremos isso mais adiante). Para isso, basta dividir o numerador pelo inteiro denominador. Nessa diviso, podem ocorrer dois casos: 1. O nmero decimal tem uma quantidade nita de algarismos diferentes de zero, isto , uma decimal exata. Por exemplo: 3 = 3; 1 1 = 0, 05; 20 13 = 0, 013. 1000

a por um inteiro n, temos: b

a a + a + ... + a a a na a n = + + ... + = = . b b b b b b
Para multiplicar duas fraes devemos multiplicar o numerador da primeira frao pelo numerador da segunda e multiplicar o denominador da primeira frao pelo denominador da segunda, como a seguir: a b ab = c d c d desde que c e d sejam diferentes de zero. Por exemplo: 32 6 3 2 = = . 7 5 75 35 Caso os nmeros estejam representados em sua forma decimal, multiplique normalmente os nmeros colocando, em seguida, a vrgula numa posio onde o nmero de casas decimais do produto seja igual a soma do nmero de casas decimais dos fatores. Por exemplo, para calcular 2, 17 1, 3. O produto 217 13 = 2.821. Como a soma do nmero de casas decimais dos fatores 2 + 1 = 3, temos que 2, 17 1, 3 = 2, 821. Lembre-se, tambm, que para efetuar esta operao voc pode representar todos os nmeros envolvidos em forma de frao e operar conforme visto.

2. O nmero decimal tem uma quantidade innita de algarismos que se repetem periodicamente, isto , uma dzima peridica. Por exemplo: 2 3 6 11 = = 0, 666 . . . = 0, 3 0, 5454 . . . = 0, 54 (perodo 3) (perodo 54)

Assim, dado um nmero, decidimos se ou no racional, se for a possvel representa-lo sob a forma , pois, os nmeros racionais b so caracterizados por poderem ser representados sob a forma de frao. Vejamos alguns exemplos de como fazer isso. 1. Decimal exata 0, 05 2, 24 0, 52 = = = 5 1 = , 100 20 224 56 = , 100 25 13 52 = . 100 25

DIVISO O simtrico multiplicativo ou inverso de uma nmero x = outro y tal que x y = y x = 1 e denotado por x 1

a Q b b = . a

2. Dzima peridica 0, 333 . . . = 1 , pois, 3 = = 0, 33333 . . . 3, 33333 . . . 1 3 = . 9 3

5 2 5 2 52 Se x = , ento x 1 = pois x x 1 = = = 1. 2 5 2 5 25 Para dividir duas fraes devemos multiplicar a primeira frao pelo inverso da segunda, como a seguir: Logo,

x 10x

a a d a b ad = c = = , b c d c b cb d
desde que c e d sejam diferentes de zero.

10x x = 3 x = 0, 285714285714 . . . =

2 , pois, 7

x 1.000.000x

= =

0, 285714285714 . . . 285.714, 285714285714 . . .

10

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Logo, 1.000.000x x = 285.714 x = 1, 83333 . . . = 11 , pois, 6 = = = 1, 83333 . . . 18, 33333 . . . 183, 33333 . . . 11 165 = . 90 6 285.714 2 = . 999.999 7

Observe que os nmeros racionais tm representao decimal nita ou innita peridica, mas os nmeros irracionais no. Sabemos que os nmeros racionais so fechados em relao s quatro operaes: adio, subtrao, multiplicao e diviso (exceto por zero). No entanto, isso no acontece com os nmeros irracionais. Se x um nmero irracional qualquer e q um nmero racional diferente de zero, ento, a adio, a subtrao, a multiplicao e a diviso de x por q resultam em nmeros irracionais. Tambm, x e x 1 so irracionais. Assim, os nmeros 2 5 1 2, , 2 + 5, 3 2 2, , 7 2 2

x 10x 100x
Logo,

100x 10x = 165 x =

so irracionais. Os nmeros 3 e 3 so nmeros irracionais, no entanto, 3 + 3 = 0 no um nmero irracional. Analogamente, podemos exibir exemplos para vericar que os nmeros irracionais no so fechados em relao s outras operaes: subtrao, multiplicao e diviso, como citamos.

OS NMEROS IRRACIONAIS
Os gregos descobriram que nem todos os segmentos podiam ser medidos por um nmero inteiro positivo ou por uma frao entre nmeros inteiros, fato esse conhecido como a descoberta do 2 pelos pitagricos no sculo V , a.C. Consideremos um tringulo retngulo e issceles, cujos catetos sejam iguais a 1. Segundo o Teorema de Pitgoras, aplica-se a relao: d 2 = 12 + 12 = 2, em que d indica o comprimento da hipotenusa deste tringulo e satisfaz a igualdade d 2 = 2.
1

UMA RAZO IMPORTANTE Os egpcios trabalhavam muito com razes especiais e descobriram a razo entre o comprimento de uma circunferncia e seu dimetro. Este um fato fundamental, pois, esta razo a mesma para toda circunferncia. O nome desta razo e seu valor , aproximadamente, 3, 1415926535. Em outras palavras, se C o comprimento da circunferncia e D a medida do dimetro da circunferncia, ento: =

C = 3, 1415926535897932384626433832 . . . D D o raio da 2

O nmero d que satisfaz esta equao denominado raiz qua drada de 2 e o representamos por 2. evidente que a hipotenusa possui um determinado comprimento, conforme se pode observar na gura, mas era simplesmente impossvel achar o nmero que pudesse ser associado 3 grande ao exato comprimento expresso por 2. O valor 2 2 9 3 7 demais, pois, = > 2 e um pouco menor, pois, 2 4 5 2 7 49 < 2. = 5 25 De qualquer maneira que se busque um nmero racional para re presentar 2, encontra-se apenas valores aproximados, que ora excedem o valor real, ora permanecem inferiores a ele, sempre por uma pequena diferena. Pode-se provar que 2 no um nmero racional. Geralmente, a um nmero no racional, se a = b2 , com b Q. Dene-se o conjunto dos nmeros irracionais, denotado por Q , como sendo o conjunto dos nmeros que no podem ser reprea sentados na forma , a Z e b Z . Os nmeros b 2 = 1, 4142135623730950488016887242097 . . . 3 = 1, 7320508075688772935274463415059 . . . 3 11 = 1, 2009369551760027266754653873495 . . . = 3, 1415926535897932384626433832795 . . . e = 2, 718281828 . . . so exemplos de nmeros que no podem ser escritos sob a forma de frao. Dois famosos nmeros irracionais so e e , em que (pi) dado pela diviso entre o comprimento de uma circunferncia e seu dimetro e e a base dos logaritmos naturais ou neperianos.

signicando que C = D = 2 r , em que r = circunferncia.

OS NMEROS REAIS
O conjunto dos nmeros reais R formado pela unio entre os conjuntos dos racionais e o dos irracionais, isto , R = Q Q . Uma das mais importantes propriedades dos nmeros reais poder represent-los numa reta. Assim, na gura a seguir, escolhemos um ponto, chamado de origem, para representar o 0 (zero), e um outro ponto, geralmente direita, para representar 1.
2 |

| 3

| 2

| 1

| 0

| 1

| 2

e | || 3

Estabelece-se, assim, um sistema natural relacionando os pontos na linha e os nmeros reais, isto , cada ponto representar um nico nmero real e cada nmero ser representado por um nico ponto. A esta reta nos referimos como a reta real, ou reta numrica. Consequentemente, podemos usar as palavras ponto e nmero indistintamente. Os nmeros direita de 0 (semi-reta positiva) so chamados de nmeros positivos e os nmeros esquerda de 0 (semi-reta negativa) de nmeros negativos. O nmero 0 no positivo, nem negativo.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

11

MATEMTICA

MDULO I
Programa Universidade para Todos

PROPRIEDADES DOS REAIS

2. Transitividade: para quaisquer nmeros reais a, b e c ,

MATEMTICA

Observemos que o conjunto dos nmeros reais R satisfaz a propriedade do fechamento para a adio e para a multiplicao, isto , se a, b R, existe um nico nmero real denotado por a + b (chamado soma), e existe um nico nmero real denotado por a b (ou ab, chamado produto). O conjunto dos nmeros reais possui, em relao s operaes da adio (+) e da multiplicao (), as seguintes propriedades:

a < b e b < c a < c;


3. Monotonicidade da adio: para quaisquer nmeros reais a, b e c, a < b a + c < b + c; 4. Monotonicidade da multiplicao: para quaisquer nmeros reais a, b e c ,

P1 . Comutativa: a + b = b + a e a b = b a, a, b R; P2 . Associativa: (a + b) + c = a + (b + c ) e (a b) c = a (b c ), a, b, c R; P3 . Distributiva: (a + b) c = a +b c ) e a (b + c ) = a b + a c , a, b, c R; P4 . Existncia do elemento neutro: existem dois nmeros reais 0 e 1 tais que a + 0 = a e a 1 = a, a R.
O nmero 0 o elemento neutro da adio e o 1, o elemento neutro da multiplicao;

a < b ac < bc , c > 0; a < b ac > bc , c < 0;


5. Para quaisquer nmeros reais a, b e c ,

a < b e c < d a + c < b + d;


6. Para quaisquer nmeros reais a, b e c , 0 < a < b e 0 < c < d a c < b d; Vejamos um breve comentrio a respeito das propriedades vistas acima, bastante teis nas resolues de inequaes. A propriedade (1) nos diz que, para quaisquer dois nmeros reais, sempre possvel relacion-los. Nas propriedades dadas em (2)(4), podemos, tambm, escrever para os sinais >, e . A propriedade (3) nos diz que, somando qualquer nmero positivo, negativo ou zero em ambos os membros, a desigualdade permanece inalterada. Assim, por exemplo, sabemos que 3 < 5 e somando 3 em ambos os membros, temos 3 + 3 < 5 + 3, isto , 0 < 8;. Novamente, se somarmos 4, camos com 3 + (4) < 5 + (4), isto , 7 < 1. A propriedade (4) nos diz que o sinal de desigualdade permanece inalterado quando se multiplicam ambos os membros da desigualdade por um nmero positivo e que muda de menor do que para maior do que ou de maior do que para menor do que quando se multiplica por um nmero negativo. Outras propriedades dos nmeros reais: sejam a, b, c R, ento:

P5 . Existncia do oposto: para qualquer a R, existe um nmero b R, chamado oposto (simtrico ou inverso aditivo) de a, tal que a + b = 0. Denotamos b = a; P6 . Existncia do inverso multiplicativo: para qualquer a R , existe um nmero b R, chamado inverso multiplicativo de 1 a, tal que a b = 1. Denotamos b = a1 = . a
Usando as propriedades acima, denimos a subtrao e a diviso entre nmeros reais. Dados a, b R, a subtrao entre a e b, denotada por a b, denida por a b = a + (b), e dados a a R, b R , a diviso entre a e b, denotada por (ou a b), b a 1 denida por = a b1 = a . b b : RR (a, b) : R R R a b := a + (b) (a, b) R

RELAO DE ORDEM

1 a b := a 1. b 2. 3. 4. 5.

ab = 0 a = 0 b = 0; a < 0 b < 0 ab > 0; a > 0 b < 0 ab < 0; ab = ac a = 0 b = c ; a = 0 a2 = a a > 0.

Dados dois nmeros reais a e b, com a = b, dizemos que a A23. A sequncia correta dos valores lgicos para as proposies maior do que b quando a est colocado direita de b na reta real, a seguir : e denotamos a > b. De forma equivalente, podemos dizer que

a > b a b > 0,
isto , a diferena entre a e b positiva. Analogamente, dizemos que a menor do que b, se a est colocado esquerda de b na reta real, e denotamos por a < b. De forma equivalente, podemos dizer que

i. 0 N ii. (2 3) N iii. 0, 474747 . . . Q iv. 3 Q a VVVV b VFFF c VFVV d FVFF eFFFV

a < b a b < 0,
isto , a diferena entre a e b negativa. A relao de ordem possui propriedades importantes. So elas: 1. Lei da Tricotomia: para quaisquer nmeros reais a e b, vale apenas uma e somente uma:

A24. A sequncia correta dos valores lgicos para as proposies a seguir : 2 QZ 7

a<b

ou

a>b

ou

a = b;

i.

12

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

ii.

21 irredutvel 14

MDULO DE UM NMERO REAL

iii. N Z = Z iv. N Z a VVVV b VFFF c VFVV dFVFF eFFFV

a b = 3 4 = 5 e b a = 2 (3) = 5.
Portanto, a distncia entre 3 e 2 5, mesmo que a diferena entre eles seja 5 ou 5, isto , | 5| = | + 5| = 5. Dizemos, assim, que 5 o valor absoluto ou mdulo de 5 ou 5. 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4

INTERVALOS
Sejam a e b nmeros reais com a b. Os subconjuntos abaixo denidos so chamados de intervalos: [a, b] = {x R; a x b} ]a, b[= {x R; a < x < b} [a, b[= {x R; a x < b} ]a, b] = {x R; a < x b} ]a, [= {x R; x > a} [a, [= {x R; x a} ] , b[= {x R; x < b} ] , b] = {x R; x b}

a a a a a a

b b b b
|a | = Em geral, o mdulo ou valor absoluto de qualquer nmero real denido a seguir: Seja a um nmero real. Denimos o mdulo ou valor absoluto de a, denotado por |a|, da seguinte forma

a, 0, a ,

a>0 a=0 a<0

Por exemplo, | 2| = (2) = 2, |5| = 5, |3 6| = | 3| = 3, | 2 3| = | 5| = 5. Vejamos algumas propriedades do mdulo, em que a e b so nmeros reais quaisquer:

b b
i. |a| = | a|; ii. |a| = a2 e |a|2 = | a|2 ; iii. |a b| = |a| |b|;

Os quatro primeiros intervalos so limitados, com extremos a, b: [a, b] um intervalo fechado, (a, b) um intervalo aberto, [a, b) fechado esquerda e (a, b] fechado direita. Os demais intervalos so ilimitados: (, b], por exemplo, a semi-reta esquerda, fechada, de origem b. Os smbolos e no so nmeros reais, eles so usados para indicar o innito. Quando a = b, o intervalo [a, b] reduz-se a um ponto, nesse caso dizemos que o intervalo degenerado. Na representao grca dos intervalos na reta real, exibida acima, as bolas preenchidas indicam que a extremidade pertence ao intervalo, caso contrrio, a extremidade no pertence ao intervalo.

a |a | iv. = , b = 0; b |b |
v. |x | a a x a x a e x a, em que a > 0; vi. |x | a x a ou x a, em que a > 0. A propriedade V pode ser interpretada, signicando que a distncia entre x e a origem menor do que a, isto , deve estar entre a e a na reta real. comum encontrar equaes e inequaes modulares, ou seja, que envolvam mdulo. Estudaremos essas mais adiante. No entanto, vale chamar a ateno de dois casos bem simples. Suponha que x 2 = 3. Geometricamente, signica que o nmero x est a uma distncia 3 do nmero 2. Logo, devemos ter x = 5 (se x estiver direita de 2) ou x = 1 (se x estiver esquerda de 2). Se, ao invs da igualdade, tivssemos a desigualdade |x a| < k , com k > 0, ento a distncia de x ao ponto a seria menor do que k . Logo, x deve estar entre a k e a + k . A25. A sequncia correta dos valores lgicos para as proposies a seguir : i. Z Q Q ii. x R; |x | < 0 iii. x {1, 0, 1, 2, 3}, y Z; y = iv. x Q x Q

INTERSEO, UNIO E PROPRIEDADES 1. A interseo de dois intervalos no degenerados vazia, ou um outro intervalo, ou um ponto (intervalo degenerado); 2. A unio entre dois intervalos no degenerados e no disjuntos, um outro intervalo contendo cada um desses intervalos; Dado os intervalos A = [0, 3[ e B =]1, 4], observe, pela gura, que A B = [0, 4] e A B =]1, 3[. 0 1 3 4

A B AB AB

x +1 x

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

13

MATEMTICA

Sejam a e b dois nmeros reais distintos, ou seja, a = b. A diferena entre a e b, a b pode ser positiva se a > b, ou negativa se a < b. Em relao reta real, essa diferena a distncia entre a e b, e sempre considerada como positiva, isto , o valor absoluto, mesmo que a diferena entre os nmeros que a representam seja negativa. Mais explicitamente, quando a = 3 e b = 2, temos:

MDULO I
Programa Universidade para Todos

a VVVV

MATEMTICA

b VFFF c VFVV

dFVFF eFFFV

RADICIAO
A radiciao a operao inversa da potenciao. Quando es crevemos n a (a o radicando; o smbolo de radical e n o ndice da raiz) estamos interessados em descobrir o nmero b que elevado a n seja igual a a, ou seja, n a = b bn = a, n N. 3 Por exemplo, 64 = 4, pois 43 = 64 e 100 = 10, pois 102 = 100. O ndice da raiz no precisa ser escrito quando for o nmero dois!

A 26. A inequao simultnea 7 < 2x + 3 < 5 equivalente a: a3<x <8 d 5 < x < 1 b 1 < x < 5 c 9 < 3 < 12 e3<x <7

A 27. O intervalo obtido da interseo entre [3, 5) e B = (3, 8) : a3<x <5 d 3 < x < 3 b3<x 5 e5<x <8 A28. O intervalo obtido da unio entre [0, 5[ e B =] 7, 2] : a 7 < x 2 d 7 < x < 5 b 7 < x 5 c 7 x < 5 e 7 < x < 2 c 33<5

PROPRIEDADES OPERATRIAS 1. Multiplicao de razes de ndices iguais: n n n a b = a b. 3 Por exemplo, 3 6 3 36 = 3 6 36 = 63 = 6. 2. Multiplicao de razes de ndices diferentes: m mn n n m m n m m n a b = a b = a bn . 6 2 6 6 2 6 3 3 2 Por exemplo, 6 6 = 6 6 = 6 63 = 65 . 3. Diviso de razes de mesmo ndice: n a a . = n n b b 3 4 4 Por exemplo, = 3 = 3 2. 3 2 2 4. Diviso de razes de ndices diferentes: n m a n m a . = m bn b 3 4 4 44 1 12 12 4 Por exemplo, = = = 12 . 4 3 4 8 24 2 8 2 m 3 3 n m n 5. Potenciao: ( a) = a . Por exemplo, ( 3) = 32 = 3 9. Pode-se escrever uma raiz qualquer como uma potncia de expoente fracionrio da seguinte forma: m n m a =an e depois efetuar as operaes entre elas utilizando as proprieda 3 4 3 1 2 8 24 des das potncias. Por exemplo, = 2 = 2 4 3 = 2 12 = 3 4 23 12 2. A 29. Classique em verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das proposies: i. 80% do valor referente a 30% de 70 igual a 16, 8 ii. A metade de 256 228 . iii. (32 + 20 )1 iv. [(3)x ]x = 32x v. (0, 001) 3 101 =
1

POTENCIAO
Uma potncia um nmero escrito na forma ak . O nmero a chamado base da potncia e o k expoente. Quando o expoente k N ele indica quantas vezes devemos multiplicar a base a. Por exemplo, 24 = 2 2 2 2 (base 2, expoente 4). Quando o expoente k Z , podemos entender que esta po tncia igual a outra em que a base o inverso multiplicativo e o expoente passa a ser o mesmo com o sinal positivo, ou seja, 1 k 1 2 1 a k = . Por exemplo, 32 = = . No se esquea a 3 9 que o nmero zero no possui inverso multiplicativo!

PROPRIEDADES OPERATRIAS 1. am an = am+n (Multiplicao de potncias de mesma base: conserve a base e some os expoentes). Por exemplo, 24 23 1 1 22 = 24+3+2 = 29 e 32 35 = 325 = 33 = 3 = . 3 27 2. am an = amn (Diviso de potncias de mesma base: conserve a base e subtraia os expoentes). Por exemplo, 28 72 = 283 = 25 e 4 = 724 = 76 . 3 2 7 3. (am )n = amn (Potncia elevada a um expoente: conserve a base e multiplique os expoentes). Por exemplo, (52 )3 = 523 = 56 e [(33 )2 ]1 = 3(3)2(1) = 36 . 4. a0 = 1, com a = 0 (Expoente nulo: todo nmero no nulo elevado ao expoente zero igual a 1). Observe que (a) 102 = 1010 = 100, (b) 103 = 101010 = 1.000, 1 1 = 0, 01 e (d) 103 = = 0, 001. Portanto, (c) 102 = 100 1.000 n (n um nmero inteiro qualquer) equipodemos concluir que 10 vale ao nmero 1 seguido de n zeros (se o expoente n for positivo) ou precedido de n zeros (se o expoente for negativo). Assim, 107 = 10.000.000 e 108 = 0, 00000001. Para calcular o valor de 0, 01 0, 01 10.000 , por exemplo, po100 0, 0000001 demos transformar todos os nmeros envolvidos em potncias de base 10 e aplicar as propriedades operatrias vistas para po0, 01 0, 01 10.000 102 102 104 tncias. De fato, = = 100 0, 000001 102 106 22+42(6) = 10.000. 10

1 10

+ 28 26 6 +

4 25

21 4

10.000

vi. 0, 3333 . . . + 1, 0555 . . . = 1, 0222 . . . A sequncia correta de valores lgicos : a VVFVVF dVFFVFV b VVFFVV c VVFFVF eVVVFVF

14

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

NOTAO CIENTFICA
Uma notao numrica muito til e frequente a notao cientca. Ela consiste na decomposio de um nmero em dois fatores. O primeiro um nmero compreendido entre 1 e 10 e o segundo uma potncia de base 10, ou seja, escrever na forma a 10e , com 1 < a < 10 e e Z. Por exemplo, 92.521 = 9, 2521 104 .

EQUAES PRODUTO E QUOCIENTE

EQUAES DE PRIMEIRO GRAU


Duas expresses algbricas unidas por um dos sinais idntico a ou = igual a formam uma igualdade algbrica. As igualdades podem ser: incondicionais (ou Identidades ) ou condicionais (ou equaes ). As incondicionais ou identidades, so aquelas que se vericam para qualquer valor da varivel. O conjunto soluo o prprio conjunto universo, por exemplo: Identidade Soluo (x + 1)2 x 2 + 2x + 1 sen2 (x ) + cos2 (x ) 1

A = 0, em B A e B podem assumir a forma ax + b e, neste caso, devemos ter A = 0 e B = 0. A condio B = 0 chamada condio de existncia da equao.
Uma equao quociente qualquer equao do tipo Por exemplo, a equao 2x 8 = 0 uma equao quociente de 5x primeiro grau e sua soluo dada pelas condies: 2x 8 = 0 e 5 x = 0. Portanto, o conjunto soluo S = {4} e a condio de existncia que x = 5.

A31. O conjunto soluo de (3x 3)(x + 1)3 = 0 : a {3, 1} b {1, 1} c {1} d {1} e {3, 1}

S=R S=R

J as condicionais ou equaes, so aquelas que se vericam para determinados valores da varivel. O conjunto soluo subconjunto do universo. Equation 2x + 1 = 7 x2 = 9 Soluo

A32. O conjunto soluo da equao a {0}

x +1 = 4 : x 1

S = {3} S = {3, 3}

Uma equao do primeiro grau a uma varivel ou simplesmente equao do primeiro grau qualquer equao que pode ser reduzida a forma ax + b = 0 , com a = 0, em que x a varivel ou incgnita, e as constantes a e b so os coecientes da equao. Quando os coecientes da equao so nmeros, as equaes so ditas numricas. Quando os coecientes so representados por letras, as chamamos de equaes literais, (3x n = m + 2). Se duas ou mais equaes admitem o mesmo conjunto soluo, dizemos que so equaes equivalentes. Assim, as equaes x + 1 = 7 e 2x = 12 so equivalentes pois admitem o mesmo conjunto soluo S = {6}. A raiz de uma equao, o valor da varivel que verica a equao. Para encontrarmos a raiz de uma equao de primeiro grau ax + b = 0 utilizamos as propriedades dos nmeros reais, como segue:

3 b 5 5 c 3

3 5 5 e 3 d

SISTEMAS DE EQUAES
Um sistema de equaes um conjunto com equaes. Estudaremos, agora, os sistemas com duas equaes de primeiros grau com duas variveis. A soluo de um sistema como este nos d, quando possvel, os valores de x e de y que satisfazem, simultaneamente, suas equaes, ax + by = m cx + dy = n Por exemplo, o sistema

x y 2x + 3y

= 3 =4

ax + b = 0

ax + b b = 0 b ax = b (a1 ) ax = (a1 ) (b) b x= a

tem por soluo x = 1 e y = 2. Substituindo esses valores nas duas equaes temos, 2 1 = 3 e 2(1) + 3 2 = 4. Quaisquer outros pares ordenados diferentes deste no satisfazem, simultaneamente, as equaes. Analiticamente, podemos resolver um sistema com duas equaes de primeiro grau a duas variveis por vrios mtodos. Vejamos trs deles, so eles: Substituio, Adio e Comparao.

O conjunto soluo de uma equao de primeiro grau ax + b = 0 b . S = a A30. A soluo da equao 2(x + 1) 3(x 1) = 4x , : a 1 5 1 2

MTODO DA SUBSTITUIO Este mtodo consiste em substituir o valor de uma das incgnitas, obtido a partir de uma das equaes, na outra. Por exemplo, isolando a incgnita x na primeira equao, temos x = y 3, e substituindo na segunda equao x pela expresso y 3, camos com 2(y 3) + 3y = 4 2y 6 + 3y = 4 y = 2 que levando primeira equao, encontramos x = 1.

c1

d2

e5

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

15

MATEMTICA

Uma equao produto qualquer equao do tipo A B = 0, em que A e B podem assumir a forma ax + b. Neste caso, devemos ter A = 0 ou B = 0. Por exemplo (2x 8) (5 x ) = 0 uma equao produto. Sua soluo so os valores de x em que 2x 8 = 0 ou 5 x = 0. Assim, x = 4 ou x = 5.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MTODO DA ADIO

INEQUAES DO PRIMEIRO GRAU


Chamamos de inequao na incgnita x a qualquer uma das sentenas abertas abaixo:

MATEMTICA

Este mtodo baseia-se na seguinte propriedade: multiplicar cada equao por um nmero no nulo, transformando as respectivas equaes em outras equivalentes de modo a adicion-las membro a membro eliminando uma das incgnitas. Retornemos ao ltimo sistema apresentado. Multiplicando por 3 a primeira equao, temos:

A > B;

A B;

A < B;

A B,

em que A e B podem assumir a forma ax + b. So exemplos: 2x + 4 > x 1 e 3x 5 2. O conjunto soluo S o conjunto de todos os valores para os quais a sentena aberta verdadeira. Por exemplo, o conjunto soluo da inequao 2x + 1 > x + 3 o conjunto S = {x R; x > 2}. Duas inequaes so equivalentes se possuem o mesmo conjunto soluo. Esse fato muito importante para determinarmos o conjunto soluo de uma inequao, visto que neste processo, sempre a transformamos em outra equivalente e mais simples. Por exemplo, para obter o subconjunto do conjunto dos nmeros naturais que satisfazem a inequao 2x + 2 < 17 devemos usar as propriedades dos nmeros reais, para podermos escrever as seguintes equivalncias: 2x + 2 < 14 2x + 2 2 < 14 2 2x < 12 1 1 2x < 12 2 2 x < 6.

3x 3y 2x + 3y

= 9 =4

Portanto, (3x 3y ) + (2x + 3y ) = 9 + 4 5x = 5. Logo, x = 1. Substituindo-se este valor em uma das equaes, obtemos y = 2.

MTODO DA COMPARAO Este mtodo consiste em isolar uma das duas incgnitas em ambas as equaes e compar-las. Por exemplo, isolando a incgnita y nas duas equaes do sistema trabalhado, temos y = x + 3 2x + 4 . ey = 3 Comparando estas ltimas equaes, temos que 2x + 4 x +3 = 3x + 9 = 2x + 4 5x = 5 x = 1, 3 e, substituindo-se x = 1 em uma das duas equaes, obtemos y = 2.

Como o universo o conjunto dos nmeros so naturais, o conjunto soluo S = {0, 1, 2, 3, 4, 5}. Para obter o subconjunto do conjunto dos nmeros reais que a soluo da inequao simultnea 12 < 2x + 2 < 20 podemos utilizar o raciocnio anlogo: 12 < 2x + 2 < 20 12 2 < 14 2 < 20 2 10 < 2x < 18 1 1 1 10 < 2x < 18 2 2 2 5<x <9

A33. O valor de x + y , sabendo que a0 b1 c2

3x 2y 2x + 5y

= = e4

1 12

d3

A34. Num terreiro h galinhas e coelhos, num total de 23 animais e 82 ps. A soma do nmero de galinhas e de coelhos : a5 b 10 c 18 d 23 e 25

A35. A soma das idades de duas pessoas 19 anos e a diferena 2x 3 A40. O subconjunto de N que soluo da inequao 2 entre essas idades de 1 ano. O produto das idades : x 1 : a 90 c 20 e 40 b 10 d 30 a {1} dN A 36. A soma de dois nmeros 50 e o maior deles igual ao b {2, 3, 4, . . .} e dobro do menor, menos 1. O mdulo da diferena entre eles : c N {1} a 15 c 17 e 33 b 16 d 30 x +2 x 1 A41. O conjunto soluo da inequao x : 3 2 A 37. Duas pessoas ganharam, juntas, 50 reais por um trabalho e uma delas ganhou 25% da outra. A diferena em valor absoluto a {x R; x 1} d {x R; x < 1} entre os valores que cada uma ganhou : b {x R; x 1} e {x R; x = 1} a 30 c 20 e 24 b 10 d 40 c {x R; x < 1} A38. O preo de uma caneta o dobro do preo de uma lapiseira A42. O conjunto soluo da inequao e duas canetas juntas custam 30. O produto entre o preo da x caneta e da lapiseira : x + 1 7 3x < 1 : 2 c 37, 5 a 35 e 46 b 37 d 24 A39. Adicionando 2 3 de um nmero x com do nmero y , obtm3 5 se 84. Se o nmero x metade do nmero y , a diferena y x : a 15 b 25 c 35 d 45 e 50 a {x R; x 1} 3 b x R; x 2 16 c x R; x 7

Portanto, S = {x R; 5 < x < 9} = (5, 9).

d e

x R; x

3 16 ou x > 2 7

16

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

RAZES E PROPORES
Imagine que um determinado pas, no ano de 1920 a populao era de, aproximadamente, 30 milhes de habitantes, e que em 1980, essa populao passou a ser de, aproximadamente, 120 milhes de habitantes. Comparando estes nmeros, podemos constatar que a populao deste pas praticamente quadruplicou em 60 anos. Essa comparao pode ser feita da seguinte maneira: 1 120 milhes 30 milhes = ou = 4. 120 milhes 4 30 milhes Esta uma maneira muito comum de comparao entre dois nmeros, que consiste na diviso de um pelo outro. Cotidianamente, este tipo de comparao muito usado. Quando comparamos dois nmeros atravs de uma diviso, o resultado obtido chamado de razo entre esses nmeros. A palavra razo vem do latim ratio e signica a diviso ou o quociente x entre dois nmeros x e y , que denotamos por . y 20 1 = 5. A razo entre 3 e 6 4 2 1 3 (meio) ou 0, 5, pois, = = 0, 5. 6 2 x A razo (ou x y ) pode ser lida como: razo de x para y ou y x est para y ou, ainda, x para y . A razo entre 20 e 4 5, pois, A razo pode ser expressa na forma de diviso entre duas grandezas de algum sistema de medidas. Por exemplo, a rea de um dado quadrado de lado a a2 . Se dobrarmos o tamanho do lado, ou seja, um novo quadrado de lado 2a, qual ser a razo entre a nova rea e a rea anterior? Ser tambm o dobro? Vejamos: = a A = a2 e = 2a A = 4a2 . Assim, dobrando-se o lado de um quadrado, a rea ca quatro vezes maior. A igualdade entre duas razes, chamamos de proporo. Sendo a, b, c e d nmeros reais, com b e d no-nulos, a proporo entre a c e dada por: b d c a = b d e l-se: a est para b assim como c est para d . Na proporo acima, os nmeros a e d so chamados de extremos e os nmeros b e c so chamados de meios. Uma propriedade fundamental das propores : o produto dos meios igual ao produto dos extremos. 3 9 3 9 est em proporo com , uma vez que = . 4 12 4 12 Note ainda que 3 12 = 4 9. A frao A43. O valor de x na equao a 7 b 2 c0

a 90

b 135

c 140

d 150

e 200

GRANDEZAS PROPORCIONAIS
Imaginemos que um automvel, em mdia, percorra 60 km em 1 hora, 120 km em 2 horas e 180 km em 3 horas, como disposto na seguinte tabela: Distncia (km) 60 120 180 Tempo (h) 1 2 3

Observe que a distncia percorrida duplica quando o intervalo de tempo dobrado e triplica quando o intervalo de tempo triplicado. Para estas grandezas, constata-se que quando o intervalo de tempo aumenta, a distncia percorrida tambm aumenta na mesma proporo, ou seja, usando a devida proporo, podemos escrever: 60 1 = . 2 120 Conclumos que o tempo gasto e a distncia percorrida, variam sempre na mesma razo e isto signica que a distncia percorrida diretamente proporcional ao tempo gasto para percorr-la, se a velocidade do automvel se mantiver constante. Podemos, ento, estabelecer: duas grandezas so diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra tambm aumenta na mesma proporo, ou, diminuindo uma delas, a outra tambm diminui na mesma proporo. Se duas grandezas x e y so diretamente proporcionais, os nmeros que expressam essas grandezas variam na mesma razo, isto , existe uma constante k tal que:

x = k, y
em que k a constante de proporcionalidade. Escrevemos x y para indicar que x e y so diretamente proporcionais. Vamos repartir o nmero 200 em trs partes que so diretamente proporcionais aos nmeros 3, 5 e 2. Considere a, b e c as parcelas desejadas. Assim, podemos escrever

a b c = = =k 3 5 2
em que, k a constante de proporcionalidade. Da

x +3 4 = : x +2 5
d2

a = 3k , b = 5k e c = 2k .
e7 Como a + b + c = 200, temos que 3k + 5k + 2k = 200 10k = 200 k = 20. Portanto, a = 3 20 = 60, b = 5 20 = 100 e c = 2 20 = 40. Duas grandezas so inversamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra diminui na mesma proporo, ou, diminuindo uma delas, a outra aumenta na mesma proporo. Se duas grandezas x e y so inversamente proporcionais, os nmeros que expressam essas grandezas variam na razo inversa, isto , existe uma constante k tal que:

A 44. Dois motoristas se dirigem de uma cidade A para uma cidade B , porm, por caminhas diferentes. O primeiro C viaja por uma estrada que possui 280km com uma velocidade mdia de 80km/h. O segundo D , por uma estrada que possui 352km com uma velocidade mdia de 88km/h. O primeiro a chegar cidade B ser o motorista: aA bB cC dD eE

A45. Os nmeros representados por 7, 2x 1, 5 e 2x + 1 formam nesta ordem uma proporo. O valor de x : a0 b 1 c1 d 3 e3

x y = k ou x =

k y

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

17

MATEMTICA

A 46. Numa residncia, a razo entre a rea construda e a rea 2 livre de . Sabe-se que a rea construda de 90m2 . A rea 3 livre, em m2 , :

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Escrevemos x

1 para indicar que x e y so inversamente proy

REGRA DE TRS SIMPLES


Consideremos a seguinte situao: Num determinado supermercado, um caixa gasta em mdia 12 minutos para atender 3 clientes. Decorridos trs horas, quantos clientes esse caixa atendeu, se ele trabalhou sem parar? Para responder essa pergunta, vejamos os seguintes procedimentos: 1. vamos atribuir uma varivel para essa grandeza que se deseja obter. Assim, seja x o nmero de clientes que ele atendeu decorridos 3 horas de trabalho; 2. faamos uma tabela, designando as colunas para cada grandeza diferente, da seguinte forma: Tempo (minutos) 12 180 Clientes atendidos 3 x

MATEMTICA

porcionais. Vejamos um problema associado a grandezas inversamente proporcionais: Uma bolinha deve se deslocar de um ponto A at um ponto B . A velocidade da bolinha e o tempo correspondente que ela gasta nesse deslocamento esto na seguinte tabela: Velocidade (m/s ) 20 40 60 Tempo (s ) 60 30 20

Observamos que quando a velocidade aumenta de 20m/s para 40m/s , o tempo varia de 60s para 30s , ou seja, a velocidade varia na razo de 20 para 40, enquanto o tempo varia na razo de 60 para 30. Assim, temos que tais razes so inversas uma da outra, isto : 30 1 1 20 = = = . 60 40 60 2 30 Podemos ainda ver da seguinte forma: 20 60 = 40 30 = 60 20 = 1200. Para repartir o nmero 620 em trs partes a, b e c que so inversamente proporcionais aos nmeros 5, 2 e 3, devemos escrever:

3. Devemos ter uma proporo entre as grandezas. No entanto, esta proporo pode ser direta ou inversa. Para decidir, faa tabela a seguinte pergunta: se o caixa em 12 minutos atendeu 3 clientes, ento em 180 minutos ele atender mais ou menos clientes? A resposta bvia: aumentar a quantidade de clientes atendidos. Assim, constatamos que se trata de uma proporo direta e escrevemos: 12 3 = 12 x = 3 180 x = 45. 180 x Conclumos, assim, que em trs horas decorridas, o caixa atendeu, em mdia, mais 4 clientes. Como uma proporo pode ser direta ou inversa e uma regra de trs uma proporo, ento, podemos ter tambm uma regra de trs inversa. Por exemplo: Um piloto de teste, deu um volta completa numa determinada pista de corrida a uma velocidade mdia de 200km/h em 18s . Se sua velocidade for aumentada para 240km/h, qual o tempo que gastar para fazer este mesmo percurso? Seja x o tempo que ele gastar para fazer o percurso e consideremos a seguinte tabela: Velocidade (km/h) 200 240 Tempo (s) 18 x

a 5 = b 2 = c 3 = k,
em que k a constante de proporcionalidade. Da,

a=

k k k , b= , c= . 5 2 3

Como a soma desses nmeros deve ser igual a 620, temos a + b + c = 620, ou ainda

k k k + + 5 2 3 6k + 15k + 10k 30 31k k


Portanto, as parcelas so:

= = = =

620 620 30 620 600

a b c

= = =

k 600 = = 120, 5 5 k 600 = = 300 e 2 2 600 k = = 200. 3 3

A 47. O nmero 380 dividido em trs parcelas x , y e z , respectivamente inversamente proporcionais aos nmeros 2, 5 e 4. O valor de x y z : a 80 b 100 c 20 d 120 e 200 A 48. Numa viagem que Joo das Botas fez ao Caribe, ele levou uma quantia de R $6.000, 00 mas separou seu dinheiro em partes proporcionais a 5, 3 e 2. O valor, em reais, da maior parte : a 1.800 b 3.000 c 1.200 d 3.600 e 2.800

Se a velocidade aumentou, ento o tempo diminuir ou aumentar? Diminuir! pois se ele vai andar mais rpido, ento o tempo necessrio para fazer o mesmo percurso ser menor. Com essa resposta, caracteriza-se uma regra de trs simples e inversa. Escrevemos:

x 200 = 240 x = 18 200 x = 15, 240 18


ou seja, o piloto de teste, gastar 15 segundos para dar uma volta na pista com velocidade mdia de 240 km/h. A51. Uma pessoa recebe R $300, 00 por 18 dias de trabalho. Por 30 dias de trabalho receber, em reais: a 180 b 300 c 500 d 180 e 30 A 52. Um carro faz o percurso a uma velocidade constante de 60km/h durante 7h. A velocidade (mdia), em km/h, desenvolvida por este carro se viajar pelo mesmo percurso durante 4h : a 60 b 240 c 50 d 42 e 105

A 49. O valor de x y para que os nmeros 3, 12 e y sejam inversamente proporcionais a x , 30 e 10 : a 84 b 94 c 36 d 120 e 156

A 50. Os nmeros x , y e 32 so diretamente proporcionais aos nmeros 40, 72 e 128. O valor de x + y : a 10 b 18 c 28 d 30 e 38

18

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

a 300km/s b 30.000km/s c 30.000km/h

d 300.000km/h e 300.000km/s

Por exemplo, trabalhando durante 6 dias, 5 operrios produzem 400 peas. Quantas peas desse mesmo tipo sero produzidas por 7 operrios, trabalhando durante 9 dias? Organizando os dados numa tabela, como descrito acima, temos:

A 54. A escala de um desenho em que um comprimento de 3m est representado por um comprimento de 5cm : a 1 : 20 b 1 : 30 c 1 : 40 d 1 : 60 e3:5

G1 : operrios
5 7

G2 : dias
6 9

Gx : peas
400 x

A 55. A largura de um determinado automvel 2 m. Uma miniatura desse automvel foi construda utilizando-se uma escala de 1 : 40. A medida, em cm da largura da miniatura : a 2cm b 3cm c 5cm d 6cm e 5mm

A 56. Um terreno retangular tem 12m de comprimento e 15m de largura. Se diminumos 2m no comprimento do terreno, a largura do terreno que devemos aumentar para que a rea permanea a mesma : a3 b4 c5 d6 e2

Assim, xemos, a grandeza 2 e relacionamos a Grandeza 1 com a Grandeza x , fazemos a seguinte pergunta: aumentando o nmero de operrios, tambm aumenta o nmeros de peas?. A resposta sim! Logo, essas grandezas so diretamente proporcionais. Agora, xando a Grandeza 1, vamos relacionar a Grandeza 2 com a grandeza x , fazendo a seguinte pergunta: aumentando o nmero de dias, tambm aumenta o nmeros de peas?. A resposta para esta pergunta, tambm sim! Logo, essas grandezas so diretamente proporcionais. Ento, escrevemos: 5 6 400 = 30 x = 63 400 x = 840. x 7 9 Conclumos que 840 peas sero produzidas.

A 57. Desejo ler um livro de 400 pginas. Nas primeiras duas horas consegui ler 25 pginas. Continuando nesse ritmo, a quantidade de horas que gastarei para ler o livro ser: a3 b4 c 30 d 32 e 40

REGRA DE TRS COMPOSTA


Uma regra de trs composta um processo que envolve trs ou mais propores que relacionam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. O mtodo funcional para resolver um problema dessa ordem montar uma tabela com duas linhas, sendo que a primeira linha indica as grandezas relativas primeira situao enquanto que a segunda linha indica os valores conhecidos da segunda situao. Se A1 , A2 , A3 , A4 , . . . so os valores associados s grandezas para uma primeira situao S1 e B1 , B2 , B3 , B4 , . . . so os valores associados s grandezas para uma segunda situao S2 , montamos a tabela abaixo lembrando que estamos interessados em obter o valor numrico para uma das grandezas, digamos x , se conhecemos o correspondente valor numrico C e todas as medidas das outras grandezas, como no quadro abaixo. Situao

Um piloto de carro, percorre 200 km em 2 dias, se rodar durante 4 horas por dia. Em quantos dias esse piloto percorrer 500 km, se rodar 5 horas por dia? Os dados devem ser organizados como na tabela a seguir:

G1 (km)
200 500

G2 (h/d )
4 5

Gx (#di as )
2 x

De forma anloga, comparamos a Grandeza 1 com a grandeza x , e depois a Grandeza 2 com a grandeza x . Ento temos as seguintes perguntas: 1. aumentando a quantidade de quilmetros rodados, aumenta tambm o nmero de dias? No! Logo so grandezas inversas. 2. aumentando a quantidade de horas por dia, tambm aumentar o nmero de dias? Sim! Logo so grandezas diretas. Portanto, escrevemos: 2 200 5 = 1.000 x = 4.000 x = 4 x 500 4 e, assim, o piloto percorrer o trecho citado em 4 dias. A 58. Oitenta operrios constroem um muro de 100m de comprimento em 3m de altura em 5 dias, trabalhando por 6h por dia. Sessenta operrios para construir um muro semelhante ao primeiro com 150m de comprimento, 4m de altura, trabalhando 8h por dia devero trabalhar: a 10 b8 c5 d4 e3

G1 A1 B1

G2 A2 B2

G3 A3 B3

G4 A4 B4

S1 S2

Gx C x

Quando todas as grandezas so 1. diretamente proporcionais grandeza x , resolvemos a proporo: A1 A2 A3 A4 C = x B1 B2 B3 B4 2. diretamente proporcionais grandeza x , exceto a segunda grandeza, por exemplo, com a Grandeza 3, que inversamente proporcional grandeza x , resolvemos a proporo com A3 trocada de posio com B3 :

C A4 A1 A2 B3 = x B1 B2 A3 B4

A 59. Um reservatrio de 2.520 litros de capacidade foi completamente enchido por 3 torneiras, que despejaram por minuto 12 litros, 8 litros e 16 litros de gua, respectivamente. O volume de gua que o reservatrio recebeu da torneira com menor vazo foi: a 500L b 560L c 840L d 890L e 1.120L

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

19

MATEMTICA

A 53. Se o professor de cincias disser: a distncia da terra ao Sol de, aproximadamente, 150.000.000 quilometros e que a luz do sol, para atingir a Terra, leva em torno de 500 segundos, ento, a velocidade da luz :

As grandezas que forem diretamente proporcionais grandeza x so indicadas na mesma ordem (direta) que aparecem na tabela enquanto que as grandezas que forem inversamente proporcionais grandeza x aparecero na ordem inversa daquela que apareceram na tabela.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

REVISO ALGBRICA

PRODUTOS NOTVEIS
So os seguintes produtos: (a + b)(a b) = a2 b2 (a + b)2 = a2 + 2ab + b2 (a b)2 = a2 2ab + b2 (a + b)3 = a3 + 3a2 b + 3ab2 + b3 (a b)3 = a3 3a2 b + 3ab2 b3 a3 b3 = (a b)(a2 + ab + b2 ) a3 + b3 = (a + b)(a2 = ab + b2 ) Eles aparecem com certa frequncia em problemas algbricos e vale a pena memorizar a expresso deles resultantes pois evita executar cada passo.

MATEMTICA

A palavra lgebra surgiu em Bagd, em 825 d.C., num trabalho sobre equaes, elaborado pelo matemtico rabe Mohammed ibn-Musa al Khwarizmi, intitulado Kitab aljebr walmuqbalah. Uma expresso algbrica quando contm nmeros e incgnitas (letras). Coeciente o nmero que multiplica uma incgnita. Na expresso 12x 2 4y 3 + 2z , o coeciente de x 2 12, o de y 3 4, e o de z 2. Um monmio representa um termo envolvendo apenas um produto de um nmero por uma incgnita ou produto de incgnitas. x5 Por exemplo, x , 3x 2 , e 2xy 2 z so monmios. Binmios cor9 respondem a adio de dois monmios, como x + 2y , 5z 2w , xy 2 1. Da mesma forma, um trinmio corresponde a adio de trs monmios, como 3x 2 + 2xy + 4y 2 . A adio de qualquer quantidade de monmios nos d um polinmio. Assim, binmios e trinmios so polinmios com dois e trs termos respectivamente. O grau de um polinmio denido, em relao a uma dada incgnita, como sendo o maior expoente daquela incgnita que aparece na expresso. O polinmio x 3 + 4xy + y 2 um polinmio de 3 grau em x e de 2 grau em y . A 60. O soma dos graus dos polinmios p (x ) = 2x 3 3x + 2, q (x ) = 3x 5 2, r (x ) = x + 3 e s (x ) = 7 : a3 b5 c8 d9 e 10

FATORAO
Fatorar transformar uma expresso em um produto de dois ou mais termos chamados de fatores. Geralmente fatoramos uma expresso quando existe um fator comum, colocando-o em evidncia: 1. 6ab + 3b = 3b(2a + 1)

Dizemos que dois monmios so semelhantes se possurem a mesma parte literal. Por exemplo, 5x 2 y e 3x 2 y so semelhantes, pois a parte literal x 2 y . A soma ou diferena entre dois monmios s obtida quando eles so termos semelhantes. Podemos adicionar, por exemplo, 3x 3 y 2 e 2x 3 y 2 , pois suas partes literais (x 3 y 2 ) so iguais. A sua soma 5x 3 y 2 . J a adio entre 2x 4 e 3x 5 no pode ser efetuada, uma vez que as partes literais so diferentes. A multiplicao entre monmios efetuada multiplicando-se os coecientes e a parte literal. Por exemplo, 2x 3 7x 4 = (2 7) x 3+4 = 14x 7 e 5x 2 (4x )(2y 3) = (5)(4)(2)x 2+1 y 3 = 40x 3 y 3 . Se o produto envolve polinmios, usamos a propriedade distributiva da multiplicao. Por exemplo, (x 1)(3 2x ) = 3x 2x 2 3 + 2x = 2x 2 + 5x 3.

2. abc + abd + abe = ab(c + d + e ) 3. x 2 + ax + bx + ab = x (x + a) + b(x + a) = (x + a)(x + b) ou utilizando os produtos notveis: 1. x 2 16 = x 2 42 = (x + 4)(x 4) 2. y 2 25x 4 z 2 = y 2 (5x 2 z )2 = (y + 5x 2 z )(y 5x 2 z ) 3. 4x 2 + 12xy + 9y 2 = (2x )2 + 2(2x )(3y ) + (3y )2 = (2x + 3y )

FRAES ALGBRICAS
O procedimento usado para se trabalhar com as fraes algbricas so praticamente as mesmas usadas nas fraes numricas e o prtico trabalhar com elas no formato mais simples. Lembre-se sempre de que o denominador em uma frao, seja ela numrica ou algbrica, no pode ser nulo. Por exemplo, 3x + 6 , podemos escrever fatorando as expresses da frao 4x + 8 3(x + 2) 3x + 6 = e ao simplicarmos esta ltima, obtemos 4x + 8 4(x + 2) 3 3x + 6 = . 4x + 8 4 Observe que:

A 61. Considere os polinmios p (x ) = 3x 2 + 2x + 3 e q (x ) = 7x 3 4x 2 x + 12 e as armaes: i. p (x ) + q (x ) = 10x 3 4x 2 + x + 15 ii. p (x ) q (x ) = 4x 3 + 4x 2 + 3x 9 iii. p (x ) q (x ) = 21x 6 12x 5 + 11x 4 + 49x 3 + 14x 2 21x + 36. A sequncia correta de valores lgicos : a VVV bFFF c FVF dVFV eFVV

Na diviso de monmios devemos dividir os coecientes e a parte literal aplicando propriedades j conhecidas. Por exemplo, 12x 5 3x 2 = (12 3) x 53 = 4x 3 e 10ab2 c 3 2a3 bc 2 = 5bc (10 2)a13 b21 c 32 = 5a2 bc = 2 . a A diviso de polinmios ser estudada mais tarde em momento oportuno, entretanto, os casos aqui tratados envolver a diviso exata de polinmios e deveremos tratar da mesma forma como nas fraes algbricas.

(a)

ab ab 1 = = a2 b 2 (a + b)(a b) a+b x2 8x 2x x 2 + 8x 10x x 2 x (10 x ) 2x + = = = . y y y y y y x3 x2 + x 1 = x 1 2 + 1) (x 1)(x = x 2 + 1. x 1 x 2 (x 1) + x 1 x 1


=

(b)

(c)

20

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Observe os exemplos: 1. mmc(x 3 , x 2 , x ) = x 3 (o maior grau de x 3); 2. mmc(x 2 y , y 3 , x 4 , z 5 ) = x 4 y 3 z 5 (todos os termos devem aparecer com o maior grau); 3. mmc[3(x + 1), 4(x + 1)2 , (5x + 2)] = 12(x + 1)2 (5x + 2) (pois o mmc(3, 4) = 12, e todos os termos devem aparecer com grau mximo). A multiplicao e a diviso de fraes algbricas seguem as mesmas regras estabelecidas para as fraes numricas. A62. Ao simplicar a expresso 2(x 2 y 2 ) xy 2(x + y ) xy 2(x 2 + y 2 ) xy 2x 2y + , obtemos: y x

a B gastou R $47, 00 b C gastou R $65, 00 c A gastou R $75, 00 d A e C gastaram juntos R $112, 00 e B e C gastaram juntos R $140, 00 A 68 (UESC 2000). Um rapaz comprou 17 livros pagando R $480, 00, sendo parte desses livros comprada a R $40, 00 a unidade e o restante, a R $30, 00 e R $20, 00 a unidade. Se o nmero de livros a R $20, 00 foi igual a um tero do nmero de livros a R $30, 00, ento a quantia total, em reais, gasta com livros de R $20, 00 foi: a 40 b 80 c 100 d 120 e 36

a b c

2(x 2 + y 2 ) x 2(x 2 + y 2 ) e y d

A 69 (UESC 2004.1-adaptada). Um estacionamento cobra uma taxa de R $2, 00 pela primeira hora de uso e R $1, 00 para cada hora subsequente. Seja x o valor, em reais, de quanto paga um motorista que deixa seu veculo nesse estacionamento durante trs horas e y o valor de quanto tempo, no mximo, um motorista poder deixar seu veculo nesse estacionamento, se pagar o dobro do que pagou o motorista que utilizou o estacionamento por trs horas. O valor de x + y : a4 b5 c7 d9 e 11

Nas expresses algbricas o objetivo simplic-las utilizando as mesmas propriedades vistas e as utilizadas em expresses numricas. Por exemplo,

x x x x = x x x x = x 1 x = 1
A63. Sobre expresses algbricas, pode-se armar que: i. (x + 2)3 = x 3 + 8

EQUAES DE SEGUNDO GRAU


Uma equao do segundo grau qualquer equao que pode ser reduzida forma ax 2 + bx + c = 0, em que a, b e c (coecientes) so constantes reais, com a = 0 e x representa a varivel ou incgnita. Problemas que recaem numa equao do segundo grau esto entre os mais antigos da Matemtica. Em textos cuneiformes, escritos pelos babilnios h quase quatro mil anos, encontramos, por exemplo, a questo de achar dois nmeros conhecendo sua soma s e seu produto p . Geometricamente, esse problema pede que se determine os lados de um retngulo conhecendo o semipermetro s e a rea p .

x +1 2 x2 + 1 ii. 2 = 3 x (x 1) x 1 x x
iii. 3

x 1 = (x 1)(x 2 + x + 1)

A sequncia correta de valores lgicos : a VVV bFFF c FVF dVFV eFVV

A 64 (UESB 2002). Em um cofre h apenas moedas de 25 e 50 centavos, totalizando R $10, 50. Se o total de moedas 27, ento a quantidade de moedas de 50 centavos excede, em reais, a das outras em: a 1, 50 b 2, 50 c 3, 50 d 4, 50 e 5, 50

Os nmeros procurados so as razes da equao do segundo grau x 2 sx + p = 0. De fato, se um dos nmeros for x , o outro ser s x e seu produto p = x (s x ) = sx x 2 . Logo, x 2 sx +p = 0. A regra para achar dois nmeros cuja soma e cujo produto so dados era assim enunciada pelos babilnios: eleve ao quadrado a metade da soma, subtraia o produto e extraia a raiz quadrada da diferena. Some ao resultado a metade da soma. Isso dar o maior dos nmeros procurados. Subtraia-o da soma para obter o outro nmero. Em smbolos:

A 65 (UESB 2003-adaptada). No universo U = R , o conjunto x 6 2 soluo da equao = (m, n). O valor de m n : 11 x 3+ 3x a5 b 15 c3 d4 e 20

m 2m 2 A66 (UESB 2000). Se m, e so nmeros inteiros tais 4 3 2m 2 m que consecutivo de , ento o inverso de m : 3 4
a 1 4 b 1 3 c 1 4 d 1 3 e1

x sx

= = =

s 2 p 2 s s s + 2 2 s s 2 p 2 2 s + 2

para a equao x 2 sx + p = 0.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

21

MATEMTICA

As operaes com fraes algbricas envolvendo fraes com denominadores diferentes pode ser feita determinando-se o mmc (produto de todos os termos com maior grau) entre os denominadores envolvidos.

A 67 (UESB 2004.2). Trs amigos A, B e C foram s compras e gastaram um total de R $187, 00. Sabe-se que A gastou R $18, 00 a menos que B , e esse gastou R $10, 00 a menos que C , portanto:

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Observe que utilizando a famosa frmula de Bhskara,

MATEMTICA

x=

s b2 4ac = 2a

(s )2 4p 2

temos, justamente, as razes dada acima. De fato, basta observar que

x
= =

b2 4ac resulta imediatamente que, se 2a o discriminante = b2 4ac positivo, a equao ax 2 + bx + c = 0 tem duas razes reais e distintas, so elas: b + b2 4ac b b2 4ac x1 = e x2 = , 2a 2a com x1 > x2 , cuja soma e o produto so, respectivamente:
Da frmula x = b

s 2 4p s = 2 2 s 2 s p. 2 2 s

s2 p 4
2

s = x1 + x2 =

b c e p = x1 x2 = . a a

Justicamos a soma e o produto da seguinte forma: Soma:

Como os dados s e p do problema eram sempre nmeros reais positivos, os babilnios nunca tiveram preocupaes com eventuais solues negativas fornecidas por sua regra.

= = = =

A FORMA CANNICA DE UM TRINMIO Ao isolar o a = 0 do trinmio ax 2 + bx + c , escrevemos:

x1 + x2 b b2 4ac b + b2 4ac + 2 2a a b + b2 4ac b b2 4ac 2a b 2b = 2a a x1 x2

ax 2 + bx + c = a x 2 +

b c x+ a a

Produto: p

= =

Agora vamos desenvolver o quadrado do binmio x +

b : 2a

= = =

b2 4ac b b2 4ac 2a 2 2a (b)2 b2 4ac b +


2 4a (b)2 b2 4ac

b x+ 2a

b b2 = x2 + x + 2 . a 4a

Note que as duas primeiras parcelas do segundo membro das duas igualdades anteriores so as mesmas. Ento, podemos escrever:

4a2 c b2 b2 + 4ac = 4a2 a

ax 2 + bx + c

=a

b b2 b2 c x+ 2 2 + 2a 4a 4a a b2 + 4ac b 2 + =a x+ . 2a 4a2 x2 + 2

Quando = b2 4ac = 0, a equao dada possui uma nica b raiz, chamada de raiz dupla, igual a , pois, 2a b 0 b b b2 4ac = = . x= 2a 2a 2a Para obtermos, caso existam, as razes da equao x 2 + 2x 3 = 0 devemos calcular, primeiramente, o discriminante . Para a = 1, b = 2 e c = 3, temos:

Esta maneira de escrever o trinmio do segundo grau, chamada forma cannica, tem algumas consequncias. Primeiro, a frmula que d, caso existam, as razes da equao ax 2 + bx + c = 0. Supondo a = 0, temos as seguintes equivalncias:

= b2 4ac = 22 4 1 (3) = 4 + 12 = 16.

ax 2 + bx + c = 0 b2 + 4ac b 2 a + x+ =0 2a 4a2 2 2 + 4ac b b + x+ =0 2a 4a2 2 2 4ac b b = x+ 2 2a 4a b2 4ac b = x+ 2a 2a b b2 4ac x= 2a

Como = 16 > 0, por Bhskara, obtemos: 2 + 16 2 + 4 x1 = = =1 2 1 2 2 4 2 16 = = 3. x2 = 21 2 Outro procedimento para achar essas razes, descobrir dois nb mero, x1 e x2 , tais que a soma s = x1 + x2 seja igual a = 2 a c = 3, ou seja, queremos dois e o produto p = x1 x2 seja a nmeros que sua soma seja 2 e o produto entre eles seja 3. Claramente, s podemos ter x1 = 1 e x2 = 3. Para obtermos, caso existam, as razes da equao x 2 8x +16 = 0, calculemos, primeiramente, o discriminante para a = 1, b = 8 e c = 16, temos = b2 4ac = (8)2 4 1 16 = 64 64 = 0 e, portanto, teremos uma nica raiz, a raiz dupla, que : 8 (8) + 0 = = 4. x1 = x2 = 21 2 Como para a equao x 2 + x + 1 = 0, = 3, conclumos que a equao no possui raiz real.

A partir da terceira equivalncia, possvel vericar quando a soluo da equao o conjunto vazio ou no. Observe que quando o discriminante = b2 4ac maior do que, ou igual a zero ( 0) a equao possuir duas razes reias. Caso < 0, a equao dada no possui soluo real, pois b 2 x+ no negativo. 2a

22

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

FATORAO DO TRINMIO AX 2 + BX + C Colocando a = 0 em evidncia, temos:

INEQUAES DE SEGUNDO GRAU

ax 2 + bx + c

= =

a x2 +

b c x+ a a 2 b x + c . a x a a

ax 2 + bx + c < 0

ax 2

+ bx + c > 0

ax 2 + bx + c 0

ax 2 + bx + c 0

so denominadas inequaes do 2 grau. Vimos que dependendo do valor do discriminante da equao ax 2 + bx + c = 0 temos a quantidade de razes. Este fato inuencia na obteno do conjunto soluo de uma desigualdade quadrtica, da seguinte forma: Se > 0 a equao ax 2 + bx + c = 0 tem duas razes reais diferentes e se a > 0, temos que ax 2 + bx + c > 0 para valores menores que o da menor raiz e maiores que o da maior raiz. Entre as razes, temos ax 2 + bx + c < 0. se a < 0, temos que ax 2 + bx + c < 0 para valores menores que o da menor raiz e maiores que o da maior raiz. Entre as razes, temos ax 2 + bx + c > 0. Se = 0 a equao ax 2 + bx + c = 0 tem uma raiz real dupla e se a > 0, temos que ax 2 + bx + c > 0 para valores menores e maiores que o da raiz. se a < 0, temos que ax 2 + bx + c < 0 para valores menores e maiores que o da raiz. Se < 0 a equao ax 2 + bx + c = 0 no tem raiz real e se a > 0, temos que ax 2 + bx + c > 0 para quaisquer valores reais. se a < 0, temos que ax 2 + bx + c < 0 para quaisquer valores reais. Resumidamente, temos:

Como x1 + x2 =

b c e x1 x2 = , temos: a a
= = = =

ax 2 + bx + c

a[x 2 (x1 + x2 ) x + x1 x2 ] a (x 2 x1 x x2 x + x1 x2 ) a [x (x x1 ) x2 (x x1 )] a (x x1 ) (x x2 )

Portanto,

ax 2 + bx + c = a (x x1 ) (x x2 ),
em que b +

x1 =

b2 4ac b b2 4ac e x2 = 2a 2a

so as razes da equao ax 2 + bx + c = 0. Para a equao 3x 2 + x 14 = 0, temos = 12 4 3 (14) = 169. Portanto,

x1 x2

= =

1 + 169 =2 2 3 7 1 169 = 23 3

Logo, a forma fatorada de 3x 2 + x 14 7 3x 2 + x 14 = 3(x 2) x 3 = (x 2) (3x + 7) .

Para ax 2 + bx + c > 0

A 70. O valor de p , para que x 2 4x + p 6 = 0 possua duas razes reais iguais : a3 b4 c5 d 10 e 20

a>0

<0 =0 >0

x R x R {x1 } x {x R; x < x1 ou x > x2 }

Para ax 2 + bx + c < 0

A71. Os valores de m, para os quais x 2 6x + m 3 = 0 possua duas razes reais distintas so: am<2 b m < 10 c m < 12 d m > 10 e m > 12

a<0

<0 =0 >0

x R x R {x1 } x {x R; x < x1 ou x > x2 }

A 72. O valor de k para que o produto das razes da equao 2x 2 3x + k 2 = 0 seja igual a 1 : a4 b5 c 211 d1 e0

Para que valores reais temos x 2 2x + 2 > 0? Como = (2)2 4 1 2 = 4 < 0, o trinmio x 2 2x + 2 no possui razes reais. Como a > 0, temos que a soluo S = R. Isto quer dizer, que para qualquer valor de x , o trinmio sempre ser maior do que zero. Para que valores reais temos x 2 2x + 1 0? Como o discriminante = (2)2 4 1 1 = 0, temos uma (2) b raiz dupla, a saber x = = = 1. Neste caso, como 2a 2 a = 1 > 0, temos, conforme o quadro acima, que x 2 2x + 1 0 somente para x = 1, que justamente quando x 2 2x + 1 = 0. Conclumos que S = {1}. Para que valores reais temos 2x 2 + 3x + 2 0?

A 73. O valor de m para que a soma das razes da equao 4x 2 mx + 2 = 0 seja 5 : a1 b2 c4 d 10 e 20

A74. O conjunto de valores de x para os quais o trinmio x 2 + 3x 4 negativo : a R bR c dx <2 ex >2

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

23

MATEMTICA

Se a = 0, as inequaes

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Como o discriminante = 32 4 (2) 2 = 25, teremos duas razes reais distintas, que so:

VESTIBULARES
9 (UFRB 2009). Uma microempresa tem seu quadro de funcionrios composto por vinte e um operrios, dois supervisores e um gerente. Cada supervisor e o gerente tm salrio, respectivamente, 40% e 75% maior que cada operrio. Com base nessas informaes, pode-se armar: (01) O salrio do gerente o dobro do salrio de um supervisor.

MATEMTICA

x1 x2

= =

3 + 25 3 + 5 1 = = 2 (2) 4 2 3 25 3 5 = =2 2 (2) 4

Note ainda que a = 2 < 0. Logo, recorrendo ao quadro, temos 1 2x 2 + 3x + 2 0 quando x estiver entre e 2, e inclusive 2 eles, escrevemos

S= x R;

1 x 2 2

(02) Se, em 4 dias, trabalhando 8 horas por dia, 9 operrios fabricam k peas, ento 8 operrios, trabalhando 6 horas por dia, fabricaro em 6 dias, nas mesmas condies, o mesmo nmero de peas. (04) Aplicando-se 1 do salrio de um operrio a uma taxa de 3 juros simples de 2% ao ms, ao nal de 2 anos, o montante da aplicao equivaler a um salrio de supervisor.

Para encontrar a soluo em R da inequao (x x 2) (x + 4x 3) > 0 devemos observar que o produto de dois fatores maior do que zero se so ambos positivos ou ambos negativos. Assim, temos dois casos a analisar: (A) x 2 x 2 > 0 e x 2 + 4x 3 > 0 (B)
2 2

(08) Dividindo-se R $51.100, 00 entre todos os funcionrios da empresa, na mesma proporo dos salrios, cada supervisor dever receber um valor superior a R $2.500, 00. (16) Para executar um trabalho extra, o gerente precisa formar uma equipe composta por 1 supervisor e 3 operrios quaisquer, escolhidos dentre os funcionrios da empresa e, sendo assim, o nmero mximo de equipes distintas que podem ser formadas igual a 2.660. 10 (UFBA 2005). Sobre nmeros reais, correto armar: (01) Se x e y so positivos, ento x < y , x > 1 e y > 1.

x2

x 2 <0e

x 2

+ 4x 3 < 0

x <

y se, e somente se,

Caso A:

= 9, a = 1 > 0, x1 = 1 e x2 = 2 S1 = (, 1) (2, +)
x 2 + 4x 3 > 0

x2 x 2 > 0

(02) Se x e y so nmeros racionais que representam, respectivamente, a medida do raio da base e a altura de um cilindro circular reto, expressos em u.c., ento o volume do cilindro, expresso em u.v., um nmero irracional. (04) Se x e y so inteiros positivos mpares consecutivos e xy = 1.295, ento x e y so nmeros primos. (08) Para cada n N , 2(n+5) 3 um nmero primo. (16) Se a > 0, ento a equao x 4 a2 = 0 possui, no mximo, duas solues reais distintas. 11 (UFBA 2010). Sobre nmeros reais, correto armar:

= 4, a = 1 < 0, x1 = 1 e x2 = 3 S2 = (1, 3)

SA = S1 S2 = (2, 3)
Caso B:

= 9, a = 1 > 0, x1 = 1 e x2 = 2 S3 = (1, 2)
x 2 + 4x 3 < 0

x2 x 2 < 0

(01) Se m um inteiro divisvel por 3 e n um inteiro divisvel por 5, ento m + n divisvel por 15. (02) O quadrado de um inteiro divisvel por 7 tambm divisvel por 7. (04) Se o resto da diviso de um inteiro n por 3 mpar, ento n mpar. (08) Se x e y so nmeros reais positivos, ento existe um nmero natural n tal que n > y /x . (16) Se x um nmero real positivo, ento x 2 > x . (32) O produto de dois nmeros irracionais distintos um nmero irracional. 12 (UFBA 2007). Sobre nmeros reais, correto armar: (01) Se a o maior nmero de trs algarismos divisvel por 7, ento a soma de seus algarismos igual a 22. (02) Se a um mltiplo de 3 e b um mltiplo de 4, ento a b mltiplo de 6.

= 4, a = 1 < 0, x1 = 1 e x2 = 3 S4 = (, 1) (3, +)
SB = S3 S4 = (1, 1) .
Portanto,

S = SA SB = {x R; 1 < x < 1 ou 2 < x < 3}.


A soluo de uma inequao quociente obtida de forma anloga. No entanto, deve-se tomar muito cuidado com a condio de existncia da razo, uma vez que o divisor, necessariamente, dever ser diferente de zero.

24

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

(04) Se c = a + b e b divisor de a, ento c mltiplo de a. (08) Se a e b so nmeros reais tais que |a| b, ento b positivo. (16) Para quaisquer nmeros reais a e b, |a b| |a + b|. (32) Dados quaisquer nmeros reais a, b e c , se a b, ento a c b c. 13 (UFBA 2004-adaptada). Sobre nmeros reais, verdade armar: (01) Se x = 0, 666 . . ., y = 1, 333 . . . e z = 12, 444 . . ., ento z = 6, 222 . . . x y

a6

b7

c 11

d 13

e 16

19 (UESB 2000). H cinco anos a idade do pai era o quntuplo da idade do lho. Se hoje o produto das idades trezentos, ento eles tm, em anos, juntos: a 30 b 40 c 56 d 60 e 68

(02) O valor da expresso 3 (5 2 6)(5 + 2 6) um nmero irracional. (04) Se x < 0, ento x 2 = x .


(08) Dividindo-se o nmero 34 em partes inversamente proporcionais a 1, 2 e 5, obtm-se os valores x , y e z , respectivamente, tais que 3y z = 5x . (16) A equao (x 1)2 = x 1 possui duas razes distintas. 14 (UFBA 2005-adaptada). Sobre nmeros reais correto armar: (01) Se x e y so positivos, ento x < y , x > 1 e y > 1.

20 (UESB 2003). De uma dvida no valor de D reais, foi paga a quarta parte do total no primeiro ms e a quinta parte do restante, no segundo ms. Do que sobrou, a tera parte foi paga no terceiro ms. No quarto, a dvida foi liquidada com um pagamento de R $800, 00. O valor de D , em reais, era: a 2.200 b 2.000 c 1.800 d 1.600 e 1.400

21 (UESB 2001). Se x e y so nmeros reais positivos tais que x 2 xy x +y x = y , ento a expresso 2 igual a: x y x y + xy 2 a0 bx c x +y d xy e x 2y 22 (UESB 2002). Se x = 0, 5 103 e y = 0, 04 102 , o valor da x x (x + y ) um nmero compreendido entre: expresso y y a 10 e 50 b 1e5 c 0, 1 e 0, 5 d 0, 01 e 0, 05 e 0, 001 e 0, 005

x <

y se, e somente se,

(02) Se x e y so inteiros positivos mpares consecutivos e xy = 1.295, ento x e y so nmeros primos. (04) Para cada n N, 2n+5 3 um nmero primo. (08) Se a > 0, ento a equao x 4 = a2 = 0 possui, no mximo, duas solues reais distintas. 15 (UEFS 2010.2). O conjunto X = {4m + 5n; m, n Z+ } contm todos os nmeros inteiros positivos: a pares, a partir de 4. b mpares, a partir de 5. c a partir de 9, inclusive. d a partir de 12, inclusive. e divisores de 20. 16 (UEFS 2011.1). Sabe-se que uma gota de sangue de 1mm3 contm, aproximadamente, 5 milhes de glbulos vermelhos e que uma pessoa de 70kg tem, aproximadamente, 4, 5 litros de sangue. O nmero de glbulos vermelhos que essa pessoa tem em seu sangue expresso por 10k , sendo um nmero pertencente ao intervalo [1, 10[ e k um nmero inteiro. Nessas condies, + k igual a: a 15, 25 b 14, 25 c 13, 25 d 12, 25 e 11, 25

23 (UESB 2002). Para todos os nmeros reais x e y , a expresso x 4 x 3 y y 4 + xy 3 equivalente a: x 2 xy + y 2 a x 2 = xy + y 2 b c x2 + y2

x2

y2

d (x y )2 e (x + y )2

24 (UESB 2003). Na tabela abaixo tem-se, em porcentagem, o consumo mdio mensal de energia dos itens, em certa residncia . Em ms em que o consumo de energia dessa residncia for de 320kw h, estima-se que o consumo de energia: Chuveiro eltrico Geladeira Lmpadas Ferro eltrico Lavadora de roupa Outros Total 30 30 15 7 5 13 100

a do chuveiro eltrico seja de 94kw h b da geladeira seja de 92kw h c das lmpadas seja de 48kw h d do ferro eltrico seja de 23, 5kw h e da lavadora de roupa seja de 14, 7kw h 25 (UESB 2003-adaptada). Se A = [0, 2], B =] , 3] e C = [1, 2], ento (B A) C igual a: a [1, 0[ b [1, 0] c ] 1, 0] d ]0, 1[ e [0, 1]

17 (UEFS 2004). Dividindo-se um nmero inteiro positivo n por 12, obtm-se um quociente inteiro no nulo q e o resto 2q . Nessas condies, a diferena entre o maior e o menos valor possveis para n : a 22 b 28 c 36 d 48 e 56

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

25

MATEMTICA

18 (UESB 2002-adaptada). Um comerciante possui dois rolos de os que tm 60m e 72m de comprimentos. Pretende cortar todo o o dos dois rolos e formar rolos, todos com a mesmo comprimento de o. O menor nmero de rolos que ele poder obter :

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MATEMTICA

26 (UESB 2004.1-adaptada). Uma prova composta por 40 questes objetivas. Sabendo-se que cada questo correta vale 0, 25 e que cada trs questes erradas anulam uma certa, podese armar que a nota de um aluno que errar 15% das questes ser igual a: e9 d8 2 33 2 27 (UESB 2004.1). Sendo x = pode-se armar que 3+ 6 x um nmero: b6 a inteiro positivo b inteiro negativo c racional no inteiro positivo d racional no inteiro negativo e irracional 28 (UESB 2004.2-adaptada). As embalagens usadas por um restaurante para acondicionar a comida que vende tm 40g de peso unitrio. O restaurante diz cobrar R $22, 00 por kg de alimento, mas, como no desconta o peso da embalagem, pode-se concluir que o preo real cobrado por kg , aproximadamente, igual a: a R $21, 12 d R $23, 10 b R $22, 60 c R $22, 92 e R $23, 30 a5 c7

33 (UESC 2003). Dois motoristas, A e B , partem de uma mesma cidade em direo a outra e chegam ao mesmo tempo, percorrendo dois caminhos diferentes. O motorista A parte 10 minutos depois do motorista B e percorre um caminho de comprimento igual a 120km, desenvolvendo a velocidade mdia de 80km/h. O motorista B percorre um caminho que possui um trfego mais intenso, e, por isso, desenvolve a velocidade mdia de 60km/h. Com base nessas informaes, pode-se concluir que a diferena, em km, entre o comprimento do caminho percorrido por A e o percorrido por B : a 10 b 20 c 30 d 40 e 60

34 (UESC 2003-adaptada). Trs nibus percorrendo um circuito circular partem, simultaneamente, de um mesmo ponto e, tendo todos eles percorrido o circuito mais de uma vez, s voltam a se encontrar nesse ponto aps 72 minutos. Sabendo que o primeiro nibus percorre o circuito em 18 minutos, que o segundo o faz em 12, e em que o terceiro no o mais rpido do que os outros dois, o tempo, em minutos, que esse nibus percorre o circuito : a 24 b 30 c 35 d 40 e 42

35 (UESC 2003). Se o nmero a N tal que, ao ser dividido por 8, deixa resto igual a 2, ento, ao dividir (a2 + 12) por 8, o resto ser igual a: a0 b1 c2 d3 e4

29. [UESB 2004.2] Sabe-se que a distncia percorrida em uma Meia Maratona 24km e que um atleta que corre a uma veloci1 dade mdia de 320 metros por minuto de hora ter percorrido 5 x % do percurso total. Com base nessa armao, pode-se armar que o valor de x : a 30 b 24 c 22 d 16 e 12

36 (UESC 2003). Numa via de trfego, a velocidade mxima permitida 80km/h. Para o motorista que desrespeita essa lei, aplica-se o seguinte sistema de penalidades: na primeira infrao, o motorista recebe apenas uma advertncia; na segunda, paga uma multa de R $150, 00 e, a partir da terceira, paga uma multa igual a anterior, acrescida de R $20, 00. Sabendo-se que o motorista tem sua carteira apreendida aps ter infringido dez vezes essa lei, conclui-se que, quando esse fato acontecer, o motorista ter pago pelas multas um total, em reais, igual a: a 2.400, 00 b 2.070, 00 c 1.980, 00 d 1.830, 00 e 1.420, 00

30 (UESC 2001). Sejam A e B conjuntos tais que: A = {x ; x = 3n, com x N e x 30} e B = {x ; x N e x mpar}. Se o conjunto X tal que x A B e (A B ) X = {3, 15, 21}, ento X igual a: a b {3, 15, 21} c {9, 27} d {0, 6, 12, 18, 24, 27, 30} e {0, 1, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 24, 25, 27, 29, 30} 31 (UESC 2002.1). Para ser aprovado num concurso, um aluno deve alcanar mdia mnima a 7, 0, calculada como metade da soma das notas de duas provas. Um aluno obteve mdia igual a 6, 5 e estima que, se mantida a nota que obteve em uma das duas provas, ento, para ser aprovado, precisaria ter obtido, na outra prova, uma nota, pelo menos, 20% maior do que de fato obteve naquela prova. A partir dessa informao, pode-se concluir que a maior das duas notas obtidas pelo aluno foi igual a: a 5, 0 b 6, 5 c 7, 0 d 8, 0 e 9, 5

37 (UESC 2004.1). Um grupo de trs amigos, X , Y e Z , acertando suas dvidas entre si, concluem que: 1. Y deve a X e a Z uma quantia que respectivamente igual a metade do que cada um deles possui. 2. Z deve a X a mesma quantia que X possui. Se, aps saudarem as suas dvidas , restarem para X , Y e Z , respectivamente, R $25, 00, R $3, 00 e R $26, 00, conclui-se que a quantia, em reias, que Z possua antes de acertarem as contas era igual a: a 24, 00 b 18, 00 c 16, 00 d 15, 00 e 10, 00

38 (UESC 2004.1). Se o conjunto soluo da equao x 2 k2x 1 = k , com k Z , {1, 3}, ento o nmero real x 1 k pertence ao conjunto : a {3} b {2} c {1, 0} d {1, 2} e {3, 4}

32 (UESC 2002.1-adaptada). Com suas prprias despesas e da sua loja, um comerciante gasta, em 30 dias, uma quantia igual que ele arrecada com a loja a cada 40 dias. Se, num dado instante, o capital que o comerciante possui igual ao dobro dessa quantia, O tempo, em dias, para que o seu capital seja reduzido zero : a 100 b 200 c 240 d 400 e 600

39 (UESC 2004.1). Do total das despesas mensais de uma famlia, o gasto com alimentao e com mensalidades escolares corresponde a 40% e 25%, respectivamente. Se o gasto com alimentao sofrer um aumento de 5%, e as mensalidades escolares aumentarem 10%. Ento o total das despesas mensais, dessa famlia, sofrer um aumento de : a 15% b 8% c 7, 5% d 5, 5% e 4, 5%

26

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

e zero. 47 (UCSal 2000.1-adaptada). Ao conferir suas respostas s 100 questes de um teste, dois alunos, curiosamente, observaram que os nmeros de questes haviam que acertado eram inversamente proporcionais s suas respectivas idades: 18 e 20 anos. Se, juntos, eles acertaram um total de 133 questes, ento qual foi o nmero de questes que o mais velho errou? a 31 b 33 c 35 d 37 e 39

a 42

b 38

c 35

d 30

e 28

41 (UNEB 2000). A soma das idades de dois adolescentes igual a 30 anos. Sendo a idade do moo um divisor de 28, a diferena, em anos, entre a idade de ambos de: a2 b4 c6 d8 e 10

42 (UNEB 2000). Para receberem suas mesadas, dois irmos, A e B , deveriam resolver, todo ms, um problema. Este ms, o problema foi o seguinte: se A der R $50, 00 de sua mesada para 1 de sua B , os dois recebero a mesma quantia, e se B der 3 mesada para A, ento A receber R $20, 00 a menos do triplo do que restou da mesada de B . Assim, neste ms, A e B recebero, em reais, juntos: a 500 b 460 c 400 d 320 e 278

48 (UCSal 2000.1). Aps a simplicao, o resultado de: 3 2 : ( 6 + 3)2 a 3 24 b 2 34 c 4 23 d 4 22 e5

43 (UNEB 2002). Uma loja de discos classicou seus CDs em trs tipos A, B e C , unicando o preo para cada tipo. Quatro consumidores zeram compras nessa loja nas seguintes condies: O primeiro comprou 2 CDs do tipo A, 3 do tipo B e 1 do tipo C , gastando R $121, 00. O segundo comprou 4 CDs do tipo A, 2 do tipo B e gastou R $112, 00. O terceiro comprou 3 CDs do tipo A, 1 do tipo C e gastou R $79, 00. O quarto comprou um CD de cada tipo. Com base nessa informao, o valor gasto, em reais, pelo quarto consumidor, na compra dos CDs foi igual a: a 48, 00 b 54, 00 c 57, 00 d 63, 00 e 72, 00

49 (UCSal 2002.2-adaptada). Certa companhia area cobra 2 dlares por quilo bagagem que excede o limite permitido, estipulado em 35kg . Num dia em que o dlar estava cotado a R $1, 82, um passageiro, cuja bagagem pesava 86kg , pagou, aproximadamente, pelo excesso de bagagem, a quantia de: a 190 b 185 c 178 d 163 e 159

50 (UCSal 2000.1-adaptada). Um nmero inteiro e positivo constitudo de dois algarismos distintos cuja soma 11. Invertendo-se a posio de seus algarismos obtm-se outro nmero que excede o primeiro em 45 unidades. O menor dos nmeros : a 31 b 33 c 35 d 37 e 38

44 (UNEB 2002). Sejam B = {x N ; x multiplo de 3 e x 12}. A B = A e B A = {x B , x par e x < 12}. Nessas condies, o conjunto A igual a: a {x N , x impar e x 12} b B {3, 12} c {x N , x multiplo de 3 e x = 6} d {x N , x par e x 12} e B {6} 45 (UNEB 2002). O fabricante de determinada marca de papel higinico fez uma maquiagem no seu produto, substituindo as embalagens com quatro rolos, cada um com 40 metros, que custava R $1, 80, por embalagem com quatro rolos, cada um com 30 metros, com custo de R $1, 62. Nessas condies, o preo do papel higinico foi aumentado em: a 10% b 20% c 25% d 10% e 0%

51 (UCSal 2000.1). Matematicamente, a sentena dois e dois so cinco falsa; entretanto a sentena dois mais dois so quatro pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do sistema de numerao no qual feita a operao. Por exemplo: no sistema decimal de numerao, 139 = 1102 +310+9100 , enquanto no sistema de base 3, 139 = (12011)3 = 134 +233 +032 +131 +130 . Nessas condies, no sistema de base 2, o nmero 4 ser expresso por: a 10 b 11 c 100 d 101 e 110

52 (UCSal 2000.1). Dos 33 msicos que se apresentaram para seleo dos componentes de uma banda, sabe-se que alguns tocavam viola e os demais, instrumentos eletrnicos. Se o quadrado do nmero dos que tocavam viola, acrescido de 15 unidades, era igual ao triplo do nmero dos demais, diminuindo de 30 unidades, ento qual era a diferena entre os nmeros de instrumentos dos dois tipos? a 21 b 19 c 12 d 10 e5

53 (UCSAL 2000.1). O conjunto soluo da inequao 3 (x 1 9) (2x 1) 7, no universo U = R : 5 175 171 a , d , 13 13 b [13, +[ c [9, +[ e ], 13]

46 (UCSal 2000.1). A diferena entre o quadrado da soma de dois inteiros e a soma dos quadrados desses nmeros : a o dobro de um nmero quadrado perfeito. b um nmero quadrado perfeito.

54 (ENEM 2010). Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicaes, conforme a gura seguinte:
Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

27

MATEMTICA

40 (UESC 2001-adaptada). Uma pessoa, para revelar a sua idade, comparou-a com a de um garoto de 16 anos, armando o seguinte: quando eu viver mais um sexto do que at agora vivi, se eu dividir minha idade por trs, obterei a sua idade atual mais a dzima peridica 0, 333 . . . Com base nessa informao, a idade em anos, dessa pessoa :

c um nmero primo. d um nmero par.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MATEMTICA

Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preench-la, mas, dessa vez, utilizando 40% do espao dela. Uma representao possvel para essa segunda situao :
Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxx Xxxxxxxxx

55 (ENEM 2010). No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama, no Chile, car o maior telescpio da superfcie terrestre, o Telescpio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT ter um espelho primrio de 42m de dimetro, o maior olho do mundo voltado para o cu.
Disponvel em: http://www.estadao.com.br. Acesso: 27 abr. 2010.

Ao ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposio de que o dimetro do olho humano mede aproximadamente 2, 1cm. Qual a razo entre o dimetro aproximado do olho humano, suposto pela professora, e o dimetro do espelho primrio do telescpio citado? a 1 : 20 d 1 : 1.000 b 1 : 100 c 1 : 200 e 1 : 2.000

28

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

A lgica o ramo da losoa que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto. A aprendizagem da lgica s tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda de forma correta. O principal organizador da lgica clssica foi Aristteles, discpulo de Plato, com sua obra chamada Organon (sculo IV a.C.). Entretanto, foi o matemtico e lsofo alemo Leibnitz (1646-1716) que vislumbrou a lgica formal, aperfeioada, posteriormente, por George Boole (1813-1864).

NEGAO DE UMA PROPOSIO SIMPLES


A negao de uma proposio p , denotada por p , uma outra proposio com valor lgico contrrio ao valor lgico de p . Podemos resumir este fato na tabela a seguir:

p V F

F V

VALOR LGICO
Podemos observar que determinadas declaraes podem estar corretas (verdadeiras) ou incorretas (falsas). Estas atribuies a certas armaes so chamadas valores lgicos. Chamaremos de proposies ou sentenas lgicas as armaes que possuem valor lgico. Assim, so proposies:

A negao de uma proposio p pode ser formulada escrevendose falso que . . . antes de p ou, se possvel, inserindo em p a palavra no. Por exemplo, falso que o pssaro canta, e o pssaro no canta so negaes para a proposio o pssaro canta. Outro exemplo, falso que 2 + 2 = 5, e 2 + 2 = 5 so negaes para 2 + 2 = 5. claro que, a negao da proposio p equivale prpria proposio p , isto : ( p ) p .

p : Salvador a capital da Bahia. q : Todo homem imortal. r : O cu cor de rosa. s : A soma de dois nmeros pares par.
No so proposies as declaraes:

PROPOSIES COMPOSTAS
So proposies formadas por mais de uma armativa. Estas armativas so ligadas entre si por expresses denominadas conectivos. Considere as proposies simples:

p : Paulo gosta de Matemtica.


x + 5 < 2. trs mais cinco. O dia est bonito. x um nmero real. Para as proposies so vlidos os seguintes princpios: O Princpio da identidade: uma proposio igual a si mesma. O Princpio da no-contradio: uma proposio no pode ser verdadeira e falsa. O Princpio do terceiro excludo uma proposio ou verdadeira ou falsa; no existe uma terceira alternativa. As proposies podem ser classicadas pela quantidade de armaes que a compem em: Proposio simples: possui apenas uma armao. Exemplo, p : Os ces latem. q : Os ces so companheiros. Proposio composta: possui duas ou mais armaes. Exemplo, p : Os ces so companheiros e latem. A armao que no possui valor lgico chamada de sentena aberta ou funo proposicional. Geralmente expressa em funo de variveis. Para indicar sentenas abertas de varivel x , utilizamos as indicaes p (x ), q (x ), r (x ), etc. Exemplos: a p (x ) : x + 2 = 5 b q (x ) : x + 3 < x + 1 Propriedade: A conjuno uma proposio verdadeira, se ambas as proposies simples que a compem so verdadeiras. A partir delas podemos formar quatro proposies compostas:

q : Paulo gosta de Qumica.

r : Paulo gosta de Matemtica e Qumica. s : Paulo gosta de Matemtica ou de Qumica. s : Se Paulo gosta de Matemtica, ento gosta de Qumica. s : Paulo gosta de Matemtica se, e somente se, gosta de Qumica.
Cada conectivo dos usados acima produz uma proposio composta distinta, com denominao prpria. Estudaremos, a seguir, mais detalhadamente cada uma dessas proposies.

CONJUNO
Colocando o conectivo e entre duas proposies p e q , obtemos uma nova proposio composta, p q , denominada conjuno das proposies p e q .

p
V V F F

q
V F V F

pq V F F F

O quadro acima expressa todas as combinaes possveis de valores lgicos entre duas proposies simples.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

29

MATEMTICA

LGICA

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MATEMTICA

O conectivo e pode aparecer de outras maneiras, substitudo por vrgula ou por expresses que sugerem a mesma idia como: mas, porm, todavia, etc. Considere as proposies:

O que se pode, com certeza, armar sobre Carol? Vrias opes existem como, por exemplo, que ela est viva. Diremos, ento, neste caso, que a premissa p : Carol corre todos os dias conduz concluso q : Carol est viva. Temos, assim, a seguinte proposio:

p : 5 um nmero positivo. q : 5 um nmero inteiro. r : 1 + 2 = 3. s : um nmero inteiro.


Observa-se que as proposies p , q e r so verdadeiras e a s falsa. Ento, a proposio p q corresponde proposio 5 um nmero positivo e inteiro, cujo valor lgico verdadeiro. A proposio r s corresponde proposio 1 + 2 = 3 e um nmero inteiro, cujo valor lgico falso.

s : Se Carol corre todos os dias, ento est viva.


Que podemos representar, esquematicamente, este tipo de proposio da seguinte maneira:

pq
em que p e q so proposies e a seta indica que a primeira proposio condiciona a segunda. Toda proposio deste tipo chama-se condicional. A proposio que expressa as condies, aquela que vem antes da seta, chamada antecedente do condicional e a proposio que expressa o resultado da condio, aquela que vem depois da seta, chamada consequente do condicional. O smbolo , que introduzimos aqui, um condicionante e, dadas duas proposies p e q , dizemos que se p , ento q . Sejam p e q proposies, a condicional a proposio composta denotada por p q onde se l: se p , ento q . Numa condicional sempre importante identicarmos o antecedente ou o consequente. Portanto, lembre-se que a seta sempre aponta para o consequente do condicional. A proposio

DISJUNO
Colocando o conectivo ou entre duas proposies p e q , obtemos uma nova proposio composta, p q , denominada disjuno das proposies p e q . Propriedade: A disjuno p q verdadeira se ao menos umas das proposies p ou q verdadeira; se p e q so ambas falsas, ento p q falsa. Considere as proposies:

p
V V F F

q
V F V F

pq V V V F

s : Carol est viva, se corre todos os dias


uma variao estilstica da condicional. Observe que elas dizem o mesmo. As variaes mais comuns para a condicional so:

p : 2 um nmero par. q : 2 um nmero primo. r : 2 um nmero irracional.


Observa-se que as proposies p e q so verdadeiras e a r falsa. Ento, a proposio p q corresponde proposio 2 um nmero par ou primo, cujo valor lgico verdadeiro. A proposio p r corresponde proposio 2 no um nmero par ou irracional, cujo valor lgico falso. A disjuno que estudamos acima tambm chamada de disjuno inclusiva. Isto porque existe outro tipo de disjuno chamada de disjuno exclusiva. Nesta, uma das armativas ser verdadeira exclui a possibilidade da outra tambm ser. Por exemplo: (a) Andar ou correr; (b) Viver ou morrer; (c) Comer ou beijar. Propriedade: A disjuno exclusiva representada por . Ela verdadeira, se as armativas possuem valores lgicos diferentes.

p condiciona q p somente se q q , se p

Propriedade: A condicional p q falsa somente quando a antecedente p verdadeira e a consequente q falsa.

p V V F F

q V F V F

pq

V F V V

Dada uma condicional p q podemos obter variantes ou outras condicionais: Contrria: p q . Recproca: q p . Contra-recproca: q p . A 75. A contra-recproca da proposio Se o tringulo equiltero, ento issceles : a Se o tringulo issceles, ento equiltero

p V V F F

q V F V F

pq

F V V F

Pode-se constituir a conjuno e a disjuno de proposies compostas formadas por mais de duas proposies simples.

CONDICIONAL
So proposies que condicionam um resultado a certas exigncias. Consideremos a seguinte situao: Carol corre todos os dias.

b Se o tringulo escaleno, ento escaleno c o tringulo equiltero ou issceles d Se o tringulo equiltero, ento escaleno e Se o tringulo no issceles, ento no equiltero

30

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

BICONDICIONAL
Vimos que a recproca da condicional p q q p . A bicondicional p q uma proposio que condensa estas duas condicionais e se l: p se, e somente se, q . Assim, Carol est viva se, e somente se, corre todos os dias quer dizer que se Carol corre todos os dias, ento est viva e que se Carol est viva, ento corre todos os dias. Propriedade: A bicondicional p q verdadeira quando ambas as proposies simples possuem o mesmo valor lgico.

Na coluna de p colocamos a sequncia V V F F de valores lgicos. J em q colocamos a sequncia V F V F. claro que as negaes das sequncias destas duas proposies nos d, respectivamente, F F V V e F V F V

p V V F F

q V F V F

p
V V F F

q
V F V F

pq V F F V

F F V V

F V F V

p q

( p q )

A 76. Considere as proposies p : 2, 52222... Q, q : 23 = 8 e r : 22 = 2. A sequncia correta dos valores lgicos para as proposies a seguir : (B) p r (A) p q (F) q r (G) (p q ) r

Utilizando a propriedade para proposies compostas com o conectivo (verdadeira somente quando ambas so verdadeiras) temos a sequncia F F F V. Claro que a ltima coluna possui a sequncia V V V F e a tabela-verdade :

p V V F F

q V F V F

(E) p q a VVFVVFVFVV b VVFFVVVFVV c VVFFVFVVVV d VVFFVFVFVV e VVVFVFVFVV

(D) p r

(C) q r

(J) ( q p ) (r p )

(I) ( p r ) (p q )

(H) r (q p )

F F V V

F V F V

p q

F F F V

( p q )

V V V F

TAUTOLOGIA E CONTRADIO
Uma forma sentencial P (p , q , . . .) uma tautologia se ela assume o valor lgico verdadeiro, quaisquer que sejam os valores lgicos das variveis sentenciais. Caso seja falso o valor lgico da forma sentencial sejam quaisquer os valores lgicos das variveis sentenciais, a forma sentencial P (p , q , . . .) uma contradio. claro que a negao de uma tautologia uma contradio. A78. A sequncia correta de valores lgicos obtida ao construir a tabela-verdade para (p q ) : a VVVV b VVFF c VFVF d FVFF e FVVF

A 77. Considere as proposies p : 4, 123123... Q e q : todo nmero inteiro possui simtrico. A nica proposio falsa : a pq d ( q ) e ( p q ) p

b p q c pq

A79. A sequncia correta de valores lgicos obtida ao construir a tabela-verdade para (p q ) (q p ) : a VVVV b VVFF c VFVF d FVFF e FVVF

TABELAS-VERDADE
Ao formar proposies compostas utilizando os conectivos , , , , obtemos uma forma sentencial, ou seja, uma expresso da forma P (p , q , . . .). As proposies p , q , . . . so denominadas variveis sentenciais. Assim, se temos uma forma sentencial P (p , q , . . .), a forma sentencial P (r , q , . . .) obtida trocando em P (p , q , . . .) a proposio p pela proposio r , em todas as suas ocorrncias. Devemos notar que o valor lgico de uma forma sentencial P (p , q , . . .) depende somente dos valores lgicos das proposies que a compem. A tabela que construmos com a forma sentencial chamada tabela-verdade. O nmero de linhas da tabela-verdade obtido pela potncia de base dois e expoente igual ao nmero de proposies simples que formam a sentena. As suas colunas so formadas a critrio de quem ir constru-la. Para entend-la, daremos alguns exemplos de construo dessas tabelas-verdade. Vamos construir a tabela-verdade para ( p q ).

A80. A sequncia correta de valores lgicos obtida ao construir a tabela-verdade para a sentena p r q r : a VFFVVFVF b FVFFFVFF c VFFFVFVV d FVFFVFVF e VVVFVFVF

A81. Determine qual das proposies abaixo uma tautologia. a (p p ) c p p

b ( p q )

d p (p q )

IMPLICAO
A implicao qualquer tautologia formada por uma sentena condicional. Dizemos que p implica q (p q ), se para a condicional p q nunca ocorrer o caso V F . Em outras palavras,

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

31

MATEMTICA

Neste exemplo, as colunas sero formadas pelas proposies p , q , p , q , p q e pela prpria sentena original. A quantidade de linhas da tabela-verdade 4 (22 ).

MDULO I
Programa Universidade para Todos

p q se a condicional p q apresentar na sua tabela verdade apenas V na ltima coluna.

EQUIVALNCIAS NOTVEIS
A condicional p q possui, entre outras, duas proposies que lhe so equivalentes: p q q p (contrapositiva) Vejamos tal equivalncia atravs da tabela abaixo:

MATEMTICA

Ao construir a tabela verdade para a sentena (p q ) (p q ) voc poder constatar que se trata de uma tautologia. Assim, temos uma implicao e poderemos representar por (p q ) (p q ) H vrias maneiras de formular uma implicao e, ao l-las, tenha sempre em mente o contedo ou teor das proposies integrantes: Se p verdade, ento q verdade. q segue de p . p uma condio suciente para q . q uma condio necessria para p . q ser verdadeira se p for verdadeira. impossvel termos, ao mesmo tempo, p verdadeira e q falsa. Se q for falsa, ento p tambm ser falsa. A82. Qual das implicaes abaixo verdadeira? a x2 = 9 x = 3 dx 0

p V V F F

q V F V F

q F V F V

p F F V V

pq V F V V

q p V F V V

Dessa forma, inferimos que a proposio se estudo, passo no concurso logicamente equivalente s proposies: No estudo ou passo no concurso; Se no passei no concurso, ento no estudei. A 84. Dizer Juarez no alegre ou Carol feliz do ponto de vista lgico, o mesmo dizer que: a se Juarez no alegre, ento Carol feliz. b se Carol feliz, ento Juarez alegre. c se Juarez alegre, ento Carol feliz. d se Juarez alegre, ento Carol no feliz. e se Juarez no alegre, ento Carol infeliz.

b x2 > 9 x > 3 c 0 < x < 1 x2 < x

e x < 3 x < 3

x 1 =1 x 1

A83. Qual das armaes abaixo verdadeira? a x 2 = 4 a necessria para que x = 2 b x 2 = 4 a suciente para que x = 2 c x = 2 a necessria para que x 2 = 4 d x = 2 a suciente para que x 2 = 4 e nda

NEGAO DE PROPOSIES COMPOSTAS


Por meio de tabelas verdade, pode-se comprovar as equivalncias que apresentaremos a seguir. Elas so utilizadas para a negao de proposies compostas.

EQUIVALNCIA
CONJUNO E DISJUNO Anlogo implicao, se a proposio p q uma tautologia ento a chamamos de equivalncia e a podemos representar por p q. H vrias maneiras de formular uma implicao e, ao l-las, tenha sempre em mente o contedo ou teor das proposies integrantes: p e q so equivalentes; Se p , ento q , e reciprocamente; q verdadeira se p for verdadeira, e reciprocamente. p falsa se q for falsa, e reciprocamente. p uma condio necessria e suciente para q . p verdadeira se, e somente se, q verdadeira. Esta ltima, na verdade, uma das expresses mais usadas em Matemtica, quando nos referimos a duas premissas como equivalentes. O teorema seguinte foi creditado a Augustus De Morgan. Com ele, alm de obtermos a negao da conjuno e da disjuno, uma das ferramentas mais utilizadas para relacionar os conectivos e . Para as proposies p e q , temos que: (p q ) ( p q ); (p q ) ( p q ). Portanto, a negao de: a rosa vermelha e bonita a rosa no vermelha ou no bonita. estudo ou trabalho no estudo e no trabalho. A85. A negao da armao 3 mpar e 2 primo : a 3 par ou 2 no primo.

32

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

b 3 mpar ou 2 primo. c 3 par e 2 no primo. d 3 par e 2 primo. e 3 primo ou 2 mpar. A 86. A negao da armao Paulo professor ou no mdico. : a Paulo professor e no mdico. b Paulo no professor e mdico. c Paulo no professor e no mdico. d Paulo professor ou mdico. e Paulo no professor ou no mdico.

SENTENAS ABERTAS

A ausncia de referncia ao Universo da varivel nos faz supor que seja ele o mais amplo que a varivel pode admitir. Por exemplo: 1. Seja p (x ) : x + 3 > 7. Assim, p (x ) uma funo proposicional de R, conjunto dos nmeros reais, pois, para qualquer a R, podemos atribuir um valor lgico a p (a). 2. Seja q (x ) : x +3 > 7. Assim, q (x ) no uma funo proposicional de C, conjunto dos nmeros complexos, pois desigualdades no so denidas para todos os nmeros complexos. 3. Seja p (x ) : 2x 1 = 5 uma funo proposicional de N. Ela verdadeira para x = 3 e falsa para x = 3.

CONDICIONAL E BICONDICIONAL A negao da condicional p q a proposio p q e a negao da bicondicional a proposio p q ou p q , ou seja, (p q ) p q . (p q ) p q . (p q ) p q . Portanto, a negao de: se sou baiano, ento sou brasileiro sou baiano e no sou brasileiro. 3 > 2 se, e somente se, 2 N pode ser feita de duas formas: 1. 3 2 se, e somente se, 2 N; 2. 3 > 2 se, e somente se, 2 N. A 87. A negao da armao se Ana viajar, Paulo vai festejar : a Ana no est viajando e Paulo vai festejar. b Se Ana no viajar, Paulo vai festejar. c Ana est viajando e Paulo no vai festejar. d Ana no est viajando e Paulo no vai festejar. e Se Ana estiver viajando, Paulo no vai festejar. A88. A negao da armao x 2 = x x 0 : x 2 = x x 0. b x 2 = x x < 0. c x 2 = x x 0. a d e Se p (x ) uma funo proposicional num conjunto A, ento o conjunto dos elementos a A com a propriedade de que p (a) verdadeiro, chamado conjunto verdade Vp de p (x ) ou conjunto soluo Sp . Simbolicamente, escrevemos:

Vp = {x ; x A, p (x ) verdadeiro} = {x ; p (x )}.
claro que o conjunto verdade depende do conjunto universo. Por exemplo, o conjunto soluo para a funo proposicional

p (x ) : x + 2 > 7, denida em N, Vp = {x ; x N, x + 2 > 7} = {6, 7, 8, 9, . . .}. q (x ) : x < 0, denida em N, o conjunto vazio, pois, no existe nmero natural negativo. r (x ) : x 2 = 25. Se o conjunto universo for Z, ento Vq = {5, 5}. Por outro lado, se o conjunto universo for N, ento Vq = {5}.
A 89. O conjunto verdade (Vp ) da sentena p (x ) : x + 7 < 5 em N : a Vp = {2} d Vp = e Vp = {}

A 90. O conjunto verdade (Vp ) da sentena p (x ) : x divisor de 10 em Z : a Vp = {10, 20, 30, . . .} d Vp = {} e Vp =

b Vp = {5, 7} c Vp = {0}

A 91. O conjunto verdade (VP ) da sentena p (x , y ) : x < y em A B , em que A = {1, 2, 3, 4} e B = {1, 3, 5} : a Vp = {(1, 3), (1, 5), (2, 3), (2, 5), (3, 5), (4, 5)} b Vp = {(3, 1), (5, 1), (3, 2), (5, 2), (5, 3), (5, 4)} c Vp = {(1, 3), (1, 5), (2, 3), (2, 4), (3, 4), (4, 5)} d Vp = {} e Vp =

b Vp = {0, 1, 2, 5, 10} c Vp = {1, 2, 5, 10}

x 2 = x x 0. x 2 = x x < 0.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

33

MATEMTICA

Uma funo proposicional ou sentena aberta (ou condio) em A, uma expresso designada por p (x ) apresentando a propriedade de que p (a) verdadeiro ou falso para cada a A. Em outras palavras, p (x ) uma funo proposicional em A se p (x ) se tornar uma proposio sempre que substituirmos a varivel x por qualquer elemento a A. O conjunto A denominado Conjunto Universo.

MDULO I
Programa Universidade para Todos

QUANTIFICADORES

existencial, e vice-versa, e nega-se a sentena aberta. Formalmente: Seja p (x ) uma proposio com uma varivel x em um universo de discurso, negamos proposies quanticadas da seguinte maneira: ( x ; p (x )) x ; ( p (x )); ( x ; p (x )) x ; ( p (x )). A94. A negao de x R; x 2 = 4 : a x R; x 2 > 4 R; x 2 d x R; x 2 = 4 e x R; x 2 = 4

MATEMTICA

A uma dada condio p (x ), se atribuirmos varivel x um dos valores do seu conjunto verdade uma proposio obtida. Outra forma extremamente importante de se obter proposies a partir de uma condio p (x ) antepor-lhe um quanticador (quanticador universal e quanticador existencial ). A proposio x A; p (x ) l-se qualquer que seja x pertencente conjunto A, p (x ) ou para todo x de A, tem-se p (x ) e verdadeira se, e somente se, atribuindo a x qualquer valor do conjunto A, p (x ) se converte sempre numa proposio verdadeira. Este o quanticador utilizado para fazer referncia ao total de elementos do universo. A proposio x A; p (x ) l-se existe pelo menos um x em A tal que p (x ) ou simplesmente existe x em A tal que p (x ) ou, ainda, para algum x em A, tem-se p (x ). Este o quanticador utilizado para fazer referncia a parte dos elementos do universo A. Podemos contar ainda com o quanticador no existe e com o quanticador existe somente um !. A92. Considere as proposies: 1. x R; x 2 + 1 > 0; 2. ! x R; x 4 0; 3. x R; x 2 4 = 0. A sequncia correta de valores lgicos : a VFF b FVF c VFV dFVF eVVV

b x <4 c x R; x 2 = 4

A95. A negao de x R; x 2 + x < 6 : a x R; x 2 + x 6 b x R; x 2 + x 6 c x R; x 2 + x = 6 d x R; x 2 + x = 6 e x R; x 2 + x < 6

VESTIBULARES
56 (UFBA 2004). Considere as sentenas: p : todo pas em desenvolvimento possui dvida externa; q : todo pas economicamente independente no possui dvida externa; r : Nenhum pas em desenvolvimento economicamente independente; e os conjuntos:

A93. Considere as proposies: 1. ! x Z; 2x 2 = 8; 2. x Z; 2x 2 = 8; 3. x Z; x 1 = 0. A sequncia correta de valores lgicos : a VFF b FVF c VFV dFVV eVVV Nessas condies, pode-se armar: (01) A negao da sentena p Algum pas em desenvolvimento no possui dvida externa. (02) Existe pas economicamente independente que possui dvida externa e nenhum pas em desenvolvimento economicamente independente equivalente a q p . (04) p r q vlido. (08) q r p no vlido (16) A representao em diagrama de Venn do argumento p q r :
Y X Z

X : pases em desenvolvimento Y : pases que possuem dvida externa Z : pases economicamente independentes

NEGAO DE PROPOSIES QUANTIFICADAS A negao da proposio Todos os homens so imortais No verdade que todos os homens so imortais; em outras palavras, existe pelo menos um homem que no imortal. Simbolicamente, se H designa o conjunto de homens, o que foi dito acima pode ser escrito da seguinte forma: ( x H ; x imortal) x H ; x imortal. Alm disso, se p (x ) designa x imortal, escrevemos ( x H ; p (x )) x H ; p (x ). Em resumo, nega-se proposies que possuem quanticadores da seguinte forma: Troca-se o quanticador de universal para

57 (UNEB 2003). Considere as proposies:

p : 0, 12 > 0, 1

q : 10 =

1 102

r : 102 = 100

34

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

Tem valor lgico verdade:

b q r c qp

58 (UNEB 2001). Considere as seguintes proposies: (x )3 = x 3 , x R (x )6 a b 1 q: = 0, se a > 0, b > 0 e a = b ab a+ b

p:

r :

0, 99999 . . . = 0, 333 . . .

Tem o valor lgico verdade: I. p II. q r III. p q

Marque a alternativa correta: a Apenas a armativa I verdadeira. b Apenas a armativa II verdadeira. c Apenas a armativa I e III so verdadeiras. d Apenas as armativas II e III so verdadeiras. e Todas as armativas so verdadeiras. 59 (UNEB 2001). suciente o Brasil no se classicar para a copa no Mundo, para o tcnico ser demitido e os torcedores carem infelizes. A negao da proposio em destaque equivalente a: a Se o Brasil se classicar para a Copa do Mundo, nem o tcnico ser demitido nem os torcedores caro infelizes. b O Brasil no se classicou para a Copa do Mundo e o tcnico no foi demitido ou os torcedores no caram infelizes c O Brasil se classicou para a Copa do Mundo e nem o tcnico foi demitido nem os torcedores caram infelizes d suciente o Brasil se classicar para Copa do Mundo para o tcnico no ser demitido e os torcedores caram felizes e O Brasil no se classicou para a Copa do Mundo, o tcnico foi demitido e os torcedores carem infelizes 60 (UCSal 2000.1). A negao da sentena: Se eu corro, ento canso : a Corro e no canso. b Se eu no corro, ento no canso. c Se eu canso, ento no corro. d Corro ou no canso. e No corro e no canso.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

35

MATEMTICA

a pq

d p r e p (p q )

MDULO I
Programa Universidade para Todos

MATEMTICA

FUNES
PAR ORDENADO E PRODUTO CARTESIANO
Um par um conjunto com dois elementos. Considere, nesta ordem, os conjuntos A e B , ou seja, A o primeiro conjunto e B , o segundo. Sejam a A e b B , o par (a, b) ordenado pois se leva em considerao a ordem com a qual os elementos aparecem. O produto cartesiano entre os conjuntos A e B o conjunto de todos os pares ordenados em que o primeiro elemento a pertence ao conjunto A (a A) e o segundo elemento b pertence ao conjunto b (b B ). Denota-se o produto cartesiano entre A e B por A B . Simbolicamente, A B = {(a, b); a A e b B } . Deve-se a Ren Descartes (1596 1650), matemtico e lsofo francs, o estabelecer da correspondncia biunvoca entre pontos de um plano e pares de nmeros reais, assim como entre pontos do espao e ternos de nmeros reais. Esse fato deu origem aos que chamamos de Geometria Analtica. Graas a este princpio que podemos, por exemplo, interpretar o comportamento de uma funo atravs do seu grco num sistema de coordenadas cartesianas. Para as denies estabelecidas acima, temos: a Dados (a, b) e (c , d ) em A B , teremos (a, b) = (c , d ) se, e somente se, a = b e c = d . Assim, por exemplo, (1, 2) e (2, 1) so pares ordenados distintos; b A = e = ; c Quando A = B , o cartesiano A B o cartesiano A A denotamos A2 ; d Se A = B , ento A B = B A, ou seja, o produto cartesiano de dois conjuntos no goza da propriedade comutativa; e Se A e B so conjuntos nitos com m e n elementos, respectivamente, ento A B tem m n elementos. Em outras palavras, se n(A) = m e n(B ) = n, ento n(A B ) = n(A) n(B ) = m n; (f) Se A ou B so conjuntos innitos e nenhum deles for vazio, ento A B um conjunto innito. (g) Pode-se provar que: A (B C ) = (A B ) (A C ) A (B C ) = (A B ) (A C ) A 99. Sabendo que A B , n(A B ) {(0, 5), (1, 2), (2, 1)} A B , o conjunto B : a {1, 2} b {1, 0, 2} c {1, 0, 2, 5} d {1, 2, 5} e {1, 0} = 12 e

O PLANO CARTESIANO
Os primeiros registros da ideia de se localizar pontos datam do sculo III a.C. e sua autoria do gemetra grego Apolnio de Perga. Consideremos duas retas reais x e y perpendiculares que se interceptam em um ponto O (origens de cada reta), uma horizontal, chamado eixo das abscissas (ou eixo-x ), e uma vertical, o eixo das ordenadas (ou eixo-y ). Os nmeros reais positivos correspondem, na reta vertical, aos pontos da semi-reta superior, e na reta horizontal aos pontos da semi-reta direita da origem. Os negativos correspondem, na reta vertical, aos pontos da semi-reta inferior, e na reta horizontal, aos pontos da semi-reta esquerda da origem. O Cartesiano o plano gerado por essas duas retas perpendiculares, ou seja, o produto cartesiano R R = R2 . Sua origem se deu nos estudos de Cartesius, pseudnimo de Descartes, em sua obra intitulada Meteoros, Diptrica e Geometria (1637). y Dado um par ordenado (a, b), localizamos no eixo horizontal o ponto que corresponde ao nmero real a, e no eixo vertical o ponto que corresponde ao nmero real b. Conforme a gura ao lado, localizamos o ponto P de coordenadas a e b.
b

Os eixos coordenados se cruzam num ponto que chamamos de origem do sistema cartesiano e divide o plano em quatro regies, chamadas quadrantes, conforme a gura: y 2 1

Segundo Quadrante

Primeiro Quadrante

A96. O valor de x + y de modo que os pares (5x , 9 y ) e (10, 2y ) sejam iguais : a5 c3 e0 b4 d2 A97. O valor de n(P(B )) sabendo que n(A) = x 3, n(B ) = x +3 e n(A B ) = 27 : a3 c9 e 512 b6 d 27 2 e que n(A2 ) = 9, A o A 98. Sabendo que {(1, 2), (4, 2)} A conjunto: a {1, 2} b {1, 4} c {2, 4} d {1, 2, 4} e {1}

5 4 3 2 1 1 Terceiro Quadrante 2 A100. A opo incorreta :

Quarto Quadrante

a O ponto (5, 3) pertence ao quarto quadrante b Se a ordenada zero o ponto pertence ao eixo-x c Existe ponto com ordenada positiva pertence ao primeiro quadrante

36

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

d Todo ponto com abscissa negativa pertencente ao segundo quadrante e Pontos que esto sobre um dos eixos no pertencem a quadrante algum

A103. O grco que representa [1, 2[] 2, 3] : (a)

REPRESENTAO GRFICA
A representao grca do produto cartesiano entre dois conjuntos pode se resumir em trs casos: entre dois conjuntos listveis, um listvel por um no listvel (intervalo) e entre dois no listveis. O caso entre dois listveis resulta num grco de pontos, o do listvel por um no listvel resulta num grco de um segmento de reta ou semi-reta paralelo a um dos eixos coordenados e entre dois no listveis resulta numa regio plana. Considere os conjuntos A = {1, 2} e B = {1, 2, 3} (ambos listveis). Ento: (d)

(e)

x
A104. Gracamente [1, 3]] 2, 2] : a um conjunto de pontos

A B = {(1, 1), (1, 2), (1, 3), (2, 1), (2, 2), (2, 3)} B A = {(1, 1), (1, 2), (2, 1), (2, 2), (3, 1), (3, 2)} A2
= A A = {(1, 1), (1, 2), (2, 1), (2, 2)}.

b um conjunto de segmentos de reta paralelos ao eixo-x c um conjunto de segmentos de reta paralelos ao eixo-y d uma regio retangular do plano e uma semirreta paralela a um dos eixos

Suas representaes grcas so:

AB

BA

AA

A105. Gracamente {1, 2} {x R; 1 x 4} : a um conjunto de pontos b um conjunto de segmentos de reta paralelos ao eixo-x c um conjunto de segmentos de reta paralelos ao eixo-y

d uma regio retangular do plano e uma semirreta paralela a um dos eixos

Um fato que poder ajudar bastante na construo de grcos de produtos cartesianos entre dois conjuntos no listveis o seguinte: y AB C D Sejam AB e C D segmentos de retas que representam intervalos fechados. O produto cartesiano AB C D interpretado como o retngulo da gura ao lado.
D

RELAO BINRIA
Uma relao binria de A em B , por denio, um subconjunto qualquer do produto cartesiano A B . O A chamado conjunto de partida e o B conjunto de chegada da relao. Se A = B , ento a relao de A em A se denominar, simplesmente, relao sobre A ou relao em A. Se R uma relao de A em B , isto , R A B , indicamos que (a, b) R e escrevemos aRb, isto quer dizer, que a est relacionado com b. O domnio de R, indicado por D (R), o subconjunto Dom(R) = {x A; y B e x Ry }, em outras palavras, o conjunto composto pelos elementos de A que se relacionam com elementos de B .

Considere os conjuntos A = [1, 3), B = [1, 2] e C = {2}. As representaes grcas para de A B e A C so:

y
AB
2

y
AC
2

1 1

A imagem de R, indicada por Im(R) o subconjunto Im(R) = {y B ; x A e x Ry }, em outras palavras, o conjunto composto pelos elementos de B que esto relacionados com elementos do conjunto partida A. Seja A = {2, 3} e B = {2, 3, 4, 5}. Como n(A) = 2 e n(B ) = 4, temos que o produto cartesiano A B um conjunto com 8 elementos. A relao R = {(x , y ) A B ; y = x + 1} R = {(2, 3), (3, 4)}. O domnio de R Dom(R) = A e sua imagem Im(R) = {3, 4, 5}.

A101. O permetro de um tringulo A(0, 3), B (4, 3) e C (4, 0) : a3 b4 c5 d 10 (c) e 12

A102. O conjunto {1, 2, 3} {1, 2} : (b) y (a) y


3 2 1 1 2 3 2 1

y
3 2 1

A B = {(2, 2), (2, 3), (2, 4), (2, 5), (3, 2), (3, 3), (3, 4), (3, 5)}.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

37

MATEMTICA

(b)

(c)

MDULO I
Programa Universidade para Todos

FUNES

A 109. O par ordenado que pertence ao grco de uma funo denida de Z em Z pode ser: a (2, ) b (1, 2) c (2 2, 2) d 1 ,3 2

MATEMTICA

Dado dois conjuntos A e B , no vazios, uma relao f de A em B recebe o nome de funo ou aplicao denida em A com imagens em B se, e somente se, para todo x A existe um s y B tal que (x , y ) f ou, ainda, uma funo de A em B uma relao que, a cada elemento x A, associa um nico elemento y B . Em smbolos:

e (1, e )

f : A B funo x A, ! y B ; y = f (x ).
Seja A = {2, 3, 4} e B = {2, 3, 4, 5}. Considere as relaes: R1 o conjunto de pares ordenados (x , y ) de A B tais que y > x , ou seja, R1 = = {(x , y ) A B ; y > x } {(2, 3), (2, 4), (2, 5), (3, 4), (3, 5), (4, 5)}.

DOMNIO E IMAGEM
Numa funo f de A em B , o conjunto A chamado de domnio de f e indica-se por D (f ). O conjunto, contido em B , cujo elementos esto associados por f a pelo menos um elemento de A, chamado de conjunto imagem, ou simplesmente, a imagem de f e indica-se por Im(f ). O conjunto B chamado de contradomnio de f e indica-se por CD(f ). Usaremos as seguintes notaes:

R2 o conjunto de pares ordenados (x , y ) de A B tais que y = 2x , ou seja, R2 = = {(x , y ) A B ; y = 2x } {(2, 4)}.

1. f : A B para dizer que se trata da funo real cujo domnio o conjunto A; 2. x f (x ) para dizermos que a funo f associa o nmero x D (f ) ao nmero f (x ); 3. Se C A, indicaremos por f (C ) o conjunto dos nmeros f (x ) em que x C , que chamado de imagem de C . Estamos interessados no estudo de funes reais a uma varivel, ou seja, A e B , acima especicados sero subconjuntos de R. Seja f : [1, 1] R a funo denida por f (x ) = x 2 , ou seja, f a funo que a cada nmero real do intervalo [1, 1] associa ao quadrado desse nmero. Observe que D (f ) = [1, 1] e Im(f ) = [0, 1]. Seja f : R R a funo denida por f (x ) = |x |. Para cada nmero real x , f (x ) a distncia do ponto que representa o nmero x na reta real ao ponto que representa o 0 (zero). Sejam x e y os lados de um terreno retangular de rea 100 m2 . Como a rea de um retngulo o produto das medidas dos lados, temos que xy = 100. Assim, podemos escrever um lado em 100 . funo do outro, ou seja, y = f (x ) = x Deve-se observar que uma funo consta de trs ingredientes: domnio, contra-domnio e a lei de correspondncia x f (x ). Mesmo quando dizemos, simplesmente, a funo real f , cam subentendidos seu domnio A e seu contra-domnio B . Sem essas especicaes, no existe a funo. Usualmente, no dado de forma explcita o domnio de uma funo real de uma varivel denida por uma expresso algbrica (ou lei de correspondncia). Assumimos que o domnio o maior subconjunto dos nmeros reais para os quais a sua expresso faz sentido, isto , o conjunto dos nmeros com os quais podemos efetuar as operaes indicadas na referida expresso. Portanto, ao armarmos que y = f (x ) uma funo real e o seu domnio no estiver sendo especicado, devemos considerar o domnio de f como sendo o maior subconjunto A R tal que y um nmero real. 1 (lei que associa um x nmero ao seu inverso multiplicativo). Assim, como o 0 R no possui inverso multiplicativo, o domnio da funo f R . A110. O domnio da funo f (x ) = x 1 : Por exemplo, considere a funo f (x ) = a D (f ) = {x R; x 1}

R3 o conjunto de pares ordenados (x , y ) de A B tais que y = x , ou seja, R3 = {(x , y ) A B ; y = x } = {(2, 2), (3, 3), (4, 4)}. Observe que: (a) A relao R1 no funo, todos os elementos de A esto relacionados com elementos de B , no entanto, pelo menos um tem mais do que um correspondente em B . Por exemplo, o 2 est relacionado com 3 e com 4; (b) A relao R2 no funo, pois 4 A no se relaciona com elemento algum de B ; (c) A relao R3 funo, pois todos os elementos de A esto se relacionando com um, e somente um, elemento de B . A106. Seja V = {1, 2, 3, 4} e considere as relaes de V em V : R1 = {(2, 3), (1, 4), (2, 1), (3, 2), (4, 4)} R2 = {(3, 1), (4, 2), (1, 1)} R3 = {(2, 1), (3, 4), (1, 4), (2, 1), (4, 4)} R4 = {(2, 3), (1, 6), (4, 2), (3, 4)} Destas, funo: a R1 b R2 c R3 d R4 e V (x )

A 107. A lei que corresponde a de uma funo real que a cada nmero real associa o seu quadrado mais trs : a f (x ) = x + 9 b f (x ) = x 2 + 3 c f (x ) = x + 3 d f (x ) = x 2 + a2 e f (x ) = x 2 + 13

A 108. Seja a funo f : R R, dada por f (x ) = 2x 1. O par ordenado que pertence ao grco desta funo : a (3, 5) b (5, 3) c (2, 1) d (1, 2) e (3, 6)

38

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

b D (f ) = {x R; x > 1} c D (f ) = {x R; x 1} d D (f ) = {x R; x < 1} e D (f ) = {x R; x = 1} A111. O domnio da funo f (x ) =

A 113. Sejam A = {a, b, c } e B = {1, 0}. A quantidade de funes de A em B diferentes : a2 b4 c6 d8


2

e 10

A114. O domnio da funo f (x ) =

x2

x2 1 : + 3x 4

x 1 : 2x
e [1, 2[

a ]1, 2[

b ]1, 2]

c [1, [

d ]2, [

a D (f ) = {x R; x < 4 e x = 1} b D (f ) = {x R; x 4 e x = 1} c D (f ) = {x R; x = 4 e x = 1} d D (f ) = {x R; x = 4 e x 1} e D (f ) = {x R; x = 4 e x 1} 2 A112. O domnio da funo f (x ) = : x 3 a D (f ) = {x R; x 3} b D (f ) = {x R; x < 3} c D (f ) = {x R; x = 3} d D (f ) = {x R; x 3} e D (f ) = {x R; x > 3} Na matemtica, interessante trabalhar com funes f : A B , em que A e B so conjuntos numricos. Utiliza-se, geralmente, uma regra y = f (x ) que exprime o valor f (x ) por meio de uma frmula que envolve x . Entretanto, as funes nem sempre possuem uma regra y = f (x ). A natureza da regra que diz como obter f (x ) quando dado x deve apenas estar sujeita a duas condies: 1. No deve haver excees: Se f : A B uma funo, todos os elementos de A devem estar relacionados a apenas um de B . A m de que a funo f tenha o conjunto A como domnio, a regra deve fornecer f (x ), seja qual for x A; 2. No deve haver ambiguidades: A cada x A, a regra deve fazer corresponder um nico f (x ) em B . Seja N o conjunto dos nmeros inteiros positivos e no nulos e T o conjunto de tringulos do plano. A relao que associa cada n N a um tringulo t T de rea n no funo porque ambgua: dada um nmero n > 0, existe uma innidade de tringulos t com diferentes medidas de rea. Sejam B = QR a base de um tringulo PQR e A = MN um segmento paralelo a B , unindo os outros dois lados desse tringulo. Seja ainda P o vrtice oposto base B . Obtm-se uma correspondncia f : A B associando a cada x A o ponto f (x ) onde a semi-reta Px intersecta a base B . Neste caso, f uma funo.

GRFICO DE UMA FUNO REAL


O grco de uma funo real de uma varivel o conjunto de todos os pares ordenados da forma (x , f (x )), em que x pertence ao domnio da funo e f (x ) o nmero que est associado ao nmero x pela lei de correspondncia de f . Em smbolos: graf(f ) = {(x , y ) R2 ; x D (f ) e y = f (x )}.

y
5

Na gura ao lado, temos o grco de uma funo real f cujo domnio o intervalo [1, 4) e a imagem o intervalo [1, 5[.

2 1

Conclui-se que o grco de uma funo real um subconjunto do R2 que pode ser representado no plano cartesiano. Esse fato nos sugere a seguinte pergunta: Quais subconjuntos do R2 podem ser grcos de funes? A resposta para esta questo simples. y Para uma funo temos que para cada nmero real do seu domnio, corresponde um nico nmero real da imagem, ou seja, existe um nico par ordenado no grco de f cuja abscissa x .
5

2 1

Assim, para cada reta vertical, se construda contendo um ponto do domnio, interceptar em apenas um ponto do grco da funo. A115. O grco que no representa uma funo : (a)

(b)

(c)

IGUALDADE DE FUNES
Dizemos que duas funes f e g so iguais, e escrevemos f = g , se so denidas num mesmo domnio A e se, f (x ) = g (x ), para cada x A. As funes f (x ) = x 2 e g (x ) = |x | de R em R so iguais, pois, x 2 = |x |, x R. J as funes f (x ) = x e g (x ) = |x | de R em R no so iguais, pois x = |x |, para x < 0. (d)

(e)

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

39

MATEMTICA

MDULO I
Programa Universidade para Todos

FUNES PARES E MPARES

FUNES CRESCENTE E DECRESCENTE


y
Uma funo f crescente se x1 , x2 Dom(f ), x1 < x2 , ento f (x1 ) < f (x2 ). O grco ao lado apresenta uma funo crescente em [a, b].
a b

MATEMTICA

Uma funo f : (a, a) R par, quando

f (x ) = f (x ), x (a, a).
A funo f (x ) = x 2 par. De fato,

f (x ) = (x )2 = x 2 = f (x ). y
O grco de uma funo par simtrico em relao ao eixo das ordenadas.
a

y
Uma funo f decrescente se x1 , x2 Dom(f ), x1 < x2 , ento f (x1 ) > f (x2 ). O grco ao lado apresenta uma funo decrescente em [a, b].
a b

Uma funo f : (a, a) R mpar, quando

f (x ) = f (x ), x (a, a).
A funo f (x ) = x 3 mpar. De fato,

FUNO SOBREJETORA E INJETORA


Uma funo sobrejetora quando todo o contradomnio possui um elemento correspondente em seu domnio, isto , o conjunto imagem e o contradomnio so coincidentes. Em smbolos, se f : A B , ento: y B , x A; y = f (x ). Uma funo f : A B injetora se, e somente se, elementos distintos no domnio possuem, como imagem, elementos distintos no contradomnio. Em smbolos:

f (x ) = (x )3 = x 3 = f (x ). y
O grco de uma funo par simtrico em relao origem do plano cartesiano.

x1 , x2 A, x1 = x2 f (x1 ) = f (x2 ).
Uma funo pode no satisfazer uma destas duas denies. A funo denida por f (x ) = x x 2 no par e nem mpar, pois Uma outra maneira de exibir a mesma condio de injetividade a atravs da sua contra-positiva, ou seja,

f (x ) = x (x ) = x x =

f (x ) f (x )

f (x1 ) = f (x2 ) x1 = x2 .
Gracamente, reconhecer quando uma funo injetora pode ser feita atravs de linhas paralelas ao eixo das abscissas: y se cada linha interceptar o grco da funo em apenas um ponto, ento a funo injetora, visto que, a cada elemento y da imagem da funo f provm de um nico elemento x do seu domnio.

Qualquer funo com domnio em um intervalo ] a, a[ pode ser escrita como a adio de uma funo par com uma mpar:

f (x ) = fP (x ) + fI (x ) =

f (x ) + f (x ) f (x ) f (x ) , + 2 2

fI (x )

fP (x )

em que a funo fP (x ) uma funo par e fI (x ) uma funo mpar. Verique! Se considerarmos a funo f (x ) = x x 2 , ento,

Uma funo bijetora se , simultaneamente, injetora e sobrejetora. A116. Analise as armaes: x 1 x 1 e g (x ) = so iguais. x +1 x +1

fP (x ) fI (x )

= =

x x 2 + (x x 2 ) = x 2 2 x x 2 (x x 2 ) = x, 2

I - As funes f (x ) =

ou seja, f (x ) = fP (x ) + fI (x ).

II - As funes f (x ) = x + 1 e g (x ) =

x2 1 so iguais. x 1

40

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

MDULO I
Programa Universidade para Todos

III - A funo f (x ) = x 2 injetora. A(s) alternativa(s) verdadeira(s) (so):

y y
1 2 1

x
1

aI

b II

c I e II

d III

e I e III

FUNO COMPOSTA
Consideremos os conjuntos A = {1, 0, 2, 3}, B = {2, 0, 4, 6} e C = {0, 4, 16, 36} e as funes

VESTIBULARES
y
61 (UFBA 2001). Com base no grco da funo f : R R, representada ao lado, pode-se armar:
1

f :A x

B 2x

g :B x

C x2
e

ento f = {(1, 2), (0, 0), (2, 4), (3, 6)} {(2, 4), (0, 0), (4, 16), (6, 36)}

Chama-se funo composta de g em f , a funo h de A em C denida por:

(01) A imagem de f o intervalo]0, 1] (02) A equaof (x ) = 1 tem innitas solues 2 (04) A equao f (x ) = no tem soluo 2 (08) A funo f admite inversa. (16) O ponto (0, 2) pertence ao grco de g (x ) = 1 + f (x + 1). (32) O grco da funo f (|x |) : y
1

h(x ) = g (f (x )) ou h(x ) = g f (x )
Logo: h = {(1, 4), (0, 0), (2, 16), (3, 36)}

FUNO INVERSA
Seja f : A B uma funo bijetora. Uma funo dita a inversa de f , a qual representamos por f 1 se, e somente se,

f (x ) = y f 1 (y ) = x , x A, y B .
Dados os conjuntos A = {0, 1, 2} e B = {1, 4, 7}, consideremos a funo f denida por f (x ) = 3x + 1. Notemos que a funo bijetora D (f ) = A e Im(f ) = B . A relao = {(y , x ); (x , y ) f }, inversa de f , tambm uma funo pois, para todo y B existe um nico x A tal que (y , x ) f 1 . Alm disso, D (f 1 ) = B e Im(f 1 ) = A. Observemos que f denida pela sentena y = 3x + 1 e que y 1 . f 1 denida pela sentena x = 3 De forma prtica, consideremos uma funo bijetora f de R em R denida por f (x ) = 5x 4. Para obtermos a sua inversa, devemos proceder do seguinte modo. 1. na expresso original trocamos as variveis: x = 5y 4 2. expresse y em funo de x . Observe, para obtermos a funo inversa de uma determinada funo, que ela deve ser bijetora e que o grco da funo f e o da sua funo inversa so simtricos em relao primeira bissetriz. Pode-se provar que [g (f (x ))]1 = f 1 (g 1 (x )).

1 0

f 1

y
62 (UFBA 2009). Sobre a funo f : [0, 1] R, representada pelo grco ao lado, correto armar: 1
1 2

1 2

(01) A imagem da funo f o intervalo [0, 1]. (02) Existe um nico x [0, 1] tal que f (x ) = 1/2. (04) A funo f decrescente em [0, 1/2] e crescente em [1/2, 1]. (08) A imagem da funo g : [1, 0] R, denida por g (x ) = f (x ) o intervalo [0, 1]. (16) f (f (f (0))) = 0 e f (f (f (1))) = 1. (32) f f f a funo identidade.

FUNO PERIDICA
Dizemos que uma funo f peridica se existe um nmero real p = 0 tal que f (x + p ) = f (x ), para todo x Dom(f ). O menor nmero p que satisfaz f (x + p ) = f (x ) chamado de perodo da funo f . O grco de uma funo peridica se repete a cada intervalo de comprimento |p |. As funes f (x ) = sen(x ) e g (x ) = cos(x ) so exemplos de funes peridicas, ambas possuem perodo 2.

63 (UFBA 2009). Um grupo de 90 pessoas, interessadas em viajar de frias, contata uma companhia area que faz a seguinte proposta: se o nmero de pessoas que conrmarem a viagem for igual a n, cada uma delas pagar o valor p (n) = 1.600 10n pela passagem. Sendo A = {1, 2, . . . , 90}, dene-se a funo p : A R. Se o valor total a ser recebido pela Companhia dado pela funo r : A R, denida por r (n) = 1.600n 10n2 , ento pode-se armar: (01) A funo p decrescente.

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

41

MATEMTICA

MDULO I
Programa Universidade para Todos

(02) O valor de cada passagem um nmero inteiro pertencente ao intervalo [700, 1.590].

MATEMTICA

acertado na dcima jogada, resolveu parar. Levando-se em conta p que foi gasto nas apostas e o valor recebido como prmio, podese concluir que essa pessoa teve um lucro, em reais, igual a: a 2.800 b 2.655 c 2.100 d 1.548 e 1.000

(04) Tem-se p (n) = 1.352 para algum n A. (08) A funo r crescente. (16) Cada conrmao de viagem provoca um acrscimo constante no valor de r . (32) Existe um nico n A tal que r (n) = 63.000. (64) O valor total recebido pela Companhia ser mximo, se n = 80. 64 (UFBA 2002-adaptada). Numa faculdade, estudam 1.000 alunos, sendo 500 de Direito, 300, de Computao e 200, de Letras. Em cada um dos trs cursos, o custo mdio mensal por aluno independe da quantidade de alunos e so, respectivamente, iguais a R $300, 00, R $400, 00 e R $250, 00. Se a faculdade quiser aumentar o nmero de alunos de Computao, em 15% e o de Letras em 30%, sem alterar o gasto total com os alunos. A reduo do nmero de alunos do curso de Direito : a 20% b 21% c 22% d 25% e 30%

71 (UCSAL 2001.1). Uma pessoa compra lotes de 80 miniaturas de berimbau e os embala em caixas contendo 80 unidades, para exportao. A expresso da funo, que associa o nmero y de peas exportadas ao nmero x de caixas usadas para embal-las : x ay= d y = (80)2 x 80 e y = 80x 2 b y = 80x c y = 80 + x

65 (UESB 2002). Seja f a funo real denida por f (x ) = 2x + 1 . O domnio de f o intervalo: 5 2x a 1, 2 1 b , 2 1 c , 2 5 2 2 5 5 2 d , e 2 5

1 , + 2

66 (UESB 2004.2). Considerando a funo f , representada no grco, pode-se armar que f (f (3)) 2f (f (2)) igual a: y a4 b1 c0 d 1 e 3
3 1 1 3 2

0 1

x
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 0 1 2 3 4 5 6 7 d c c b c d d b a c 18 b c a e a b 0 0 a e d b a c c e c e b d 10 e d a c 50 d 1 a b a e e e a c c d a b 03 d c b a 29 c d b d a e e a d c b d e c d c d b b c d a d 21 b b d e 67 c d e a d c a d a e c d 08 c a e c c c d b b b a c c c a e b d a a b e b e e a a c d e d d d e b a d b d 25 d b a d c b a c c e e e 8 d e a a d a a 7 c d d d a b e a a c a 9 19 c c b a e c 8 26 b d e b b b 9

x uma funo real e g a x +3 g (2) 1 sua funo inversa, pode-se concluir que igual a: g (2) + 3
67 (UEFS 2004.1). Sendo f (x ) = a 3 b 2 c0 d1 e2

69 (UEFS 2004.2). A funo real inversvel f tal que f (2x 1) = 6x + 2 tem inversa f 1 (x ) denida por: a 3x + 5 2 b

x 5 3

c 5x 3

d 3x + 5

e 3x 15

42

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

GABARITO ATIVIDADES 2 3 4 5 6

70 (UEFS 2003.1). Um certo tipo de loteria paga, ao acertador, um prmio equivalente a 100 vezes o valor apostado. Na primeira vez que jogou, uma pessoa apostou R $1, 00 e, nas vezes seguintes, acrescentou sempre mais R $3, 00 aposta anterior. Tendo

GABARITO ATIVIDADES 1 2 3 4 5 6 7

68 (UEFS 2003.2). Sendo f : R R uma funo mpar tal que f (2) = 1 e f (6) = 2, pode-se armar que o valor de 3 (f f )(6) igual a: a 2 c 1 e2 b32 d 32

S-ar putea să vă placă și