Sunteți pe pagina 1din 15

PIS

CINCIAS Questes de 01 a 09

Em 1968, o astronauta William Anders, a bordo da nave Apollo 8, em rbita da Lua, fez uma foto que destaca o planeta Terra suspenso no espao de cor azul. Essa cor representa a esfera fluida (gua e ar) que envolve a parte slida (minerais e rochas) do planeta. A vida animal e vegetal se desenvolve entre essas duas esferas. A Terra o nico planeta do sistema solar que possui gua nos trs estados da matria, isto , no estado slido, lquido e gasoso, o que favoreceu o aparecimento e desenvolvimento dos seres vivos.

01. A gua encontrada nos trs estados fsicos da matria, no planeta Terra. Sabendo disso, marque a alternativa incorreta: A) O calor fornecido pelo Sol um dos principais responsveis pela transformao da gua do estado lquido em gasoso. B) O vapor condensado se precipita em forma de chuva, neve e granizo, quando as nuvens esto carregadas. C) A gua da chuva no retida pelo solo, pelas plantas e construes e escoa superficialmente. D) As pavimentaes de ruas dificultam a infiltrao da gua das chuvas, em estado lquido, promovendo as grandes inundaes.

02. As afirmativas abaixo correspondem formao das chuvas e esto corretas, exceto: A) Quando a gua da chuva cai nos oceanos, mistura-se gua salgada e no retorna atmosfera. B) A chuva que cai nos continentes penetra o solo, podendo ficar guardada, por um tempo, nos reservatrios subterrneos. Essa gua que vai alimentar os lagos e as nascentes dos rios. C) Parte das nuvens formadas em cima dos oceanos levada pelos ventos para os continentes e, quando carregada, precipita-se, retornando ao solo. D) As nuvens so compostas de uma grande quantidade de gotculas de gua.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

03. A mesma gua que d a vida pode prejudic-la. A qualidade da gua fica comprometida por aes do prprio homem, como acumular lixo no solo de regies onde a gua da chuva se infiltra, chamadas de reas de recarga, ou nas ruas onde ela escorre pela superfcie em direo aos rios e ao mar. Quanto qualidade da gua encontrada no planeta, afirma-se: II - A gua retirada de cisternas gua de chuva infiltrada. III - A gua dos rios se origina nas nascentes dos lenis subterrneos, contendo tambm gua da chuva que escoa pela superfcie. III - Fossas sanitrias construdas sem a correta impermeabilizao podem comprometer a qualidade da gua de que o homem se serve. IV - O mercrio, utilizado em garimpos para as lavagens de ouro, nos rios brasileiros, no compromete a sade do homem.

Marque a alternativa que corresponde apenas s afirmativas corretas apresentadas acima: A) I e II B) I, II e IV C) I, II e III D) I e IV

04. A vegetao, principalmente gramneas e rvores que se instalam no solo, diminui o impacto dos pingos de chuva e, ao mesmo tempo, promove maior infiltrao da gua no subsolo. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta: A) Quando o homem altera o meio ambiente, ele no desequilibra a natureza. B) O desmatamento no promove eroso, isto , o transporte do solo para dentro dos rios. C) A retirada da vegetao pelo homem uma ao que no interfere na formao de enchentes em tempos de chuva. D) O reflorestamento restabelece o volume de guas dos ribeires e rios de uma regio.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

05. Esta figura representa o Ciclo da gua:

Baseando-se nos seus conhecimentos e na figura apresentada, responda: Qual das alternativas abaixo representa a relao entre a etapa EVAPORAO, ilustrada no Ciclo da gua, e estes versos da letra da msica Planeta gua, de Guilherme Arantes? I - gua que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo groto. II - guas que caem das pedras, no vu das cascatas, ronco de trovo e depois dormem tranqilas no leito dos lagos. III - gua que o sol evapora, pro cu vai embora, virar nuvem de algodo. IV - Gotas de gua da chuva, alegre arco-ris sobre a plantao. V - guas que movem moinhos so as mesmas guas que encharcam o cho e sempre voltam humildes pro fundo da terra. A alternativa correspondente relao estabelecida : A) I, II e V B) II e IV C) I, III e IV D) III

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

06. Observando a figura apresentada na questo 5, responda: Qual das alternativas abaixo indica uma relao entre as etapas EVAPORAO e PRECIPITAO, ilustradas no desenho do Ciclo da gua, e os versos da letra da msica Planeta gua, de Guilherme Arantes? I - gua que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo groto. II - guas que caem das pedras, no vu das cascatas, ronco de trovo e depois dormem tranqilas no leito dos lagos. III - gua que o sol evapora, pro cu vai embora, virar nuvem de algodo. IV - Gotas de gua da chuva, alegre arco-ris sobre a plantao. V - guas que movem moinhos so as mesmas guas que encharcam o cho e sempre voltam humildes pro fundo da terra. A alternativa correspondente relao estabelecida : A) I e IV B) II e III C) III e IV D) I e V

07. Levantamento realizado h alguns anos pela Unesco afirma que a gua doce existente hoje na superfcie da Terra equivale a aproximadamente 4.100 lagos da represa de Sobradinho. Levando-se em considerao que esse volume inclui a gua no-potvel, e que a distribuio da gua doce ocorre de maneira extremamente irregular, resta a ns, que dependemos desse recurso vital j escasso, um grande problema. Diante disso, no correto afirmar: A) Os humanos devem consumir apenas "gua de beber" (gua potvel, ou seja, gua compatvel com as caractersticas do seu corpo). B) A gua o principal constituinte do corpo humano (cerca de 70%). Alm disso, ajuda em algumas funes vitais, como o controle de temperatura do corpo. C) A gua componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo. D) Algumas formas conhecidas de vida no precisam de gua.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

08. Com referncia ao consumo da gua, correto afirmar: A) gua potvel a que, consumida por pessoas e animais, traz riscos de doenas por contaminao. B) A gua pode ser oferecida populao urbana ou rural com ou sem tratamento prvio. C) O tratamento de gua visa a reduzir a concentrao de poluentes at o ponto em que no apresente riscos para a sade pblica. D) A gua de nascentes, que passar pela etapa de infiltrao, pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirir doenas por contaminao.

09. As mais bonitas imagens da Terra aquelas que so agradveis aos olhos, imaginao, as que so um convite ao relaxamento sempre tm a gua em sua composio: as ondas do mar, as cachoeiras, os riachos cristalinos, a neve sobre as montanhas, os lagos espelhados, a chuva caindo sobre as plantas, o orvalho... A gua um elemento essencial vida. Mas a gua potvel no est disponvel indefinidamente. Ela um recurso limitado. Isso parece inacreditvel, j que existe tanta gua no planeta!

Aps a leitura do texto apresentado, reflita sobre as atitudes do homem, ao se apropriar de um recurso natural que pode faltar para as populaes vindouras. A seguir, descreva no mnimo trs aes, com justificativas, para que o mau uso da gua no comprometa a vida no planeta Terra.

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

GEOGRAFIA E HISTRIA

Questo 10 a 18

10. Sobre a relao entre a gua e a preservao dos solos, assinale a alternativa incorreta: A) A gua subterrnea volta superfcie como nascentes (ou fontes) e pode alimentar rios, brejos e ainda ser captada em poos. B) A pavimentao funciona como um guarda-chuva para o solo, evitando a formao de enxurradas provenientes das chuvas. C) Parte da gua da chuva escoa na superfcie at alimentar os rios, e outra parte se infiltra no solo e vai abastecer os depsitos subterrneos de gua. D) O impacto das gotas, quando a chuva cai em regies florestais, amortecido na copa das rvores e a gua vai escoar lentamente pelo tronco, at chegar ao solo.

11. Sobre a gua na Terra, assinale a alternativa incorreta: A) A gua um recurso natural que est se extinguindo em decorrncia do aquecimento da terra. B) A gua pode ser encontrada na atmosfera e na superfcie da terra, sob a forma de oceanos e mares, ou como gelo, nas calotas polares. C) Algumas regies vivem situaes disponibilidade de gua na Terra. de escassez, apesar da grande

D) As fases que a gua percorre em sua trajetria no globo terrestre, envolvendo os estados lquido, gasoso e slido, constituem o chamado ciclo hidrolgico.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

12. Observe esta figura:

Com base nas informaes apresentadas, assinale a alternativa incorreta: A) A figura permite concluir que a gua potvel um recurso escasso. B) A maior parte da gua disponvel salgada. C) A maior parte da gua doce encontra-se em locais de fcil acesso. D) A maior parte da gua doce encontra-se nas calotas polares e geleiras.

13. Considerando a relao entre vegetao e gua, assinale a alternativa que apresenta uma estratgia errada para recuperar gua: A) Manter matas ciliares na beira dos rios e riachos. B) Fazer plantio de monoculturas e substituio de elementos arbreos. C) Reflorestar os boqueires. D) Reflorestar os topos de todas as serras.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

14. Sabe-se que, no sculo XV, iniciou-se a fase histrica da expanso europia pelas grandes navegaes, responsvel pelo aumento das relaes econmicas, polticas e culturais entre os povos da Europa e os dos continentes americano, asitico e africano. Em relao a esse perodo, assinale a alternativa correta: A) O Oceano Pacfico foi a principal rota utilizada no comrcio que se desenvolveu entre os povos da Europa e os do continente americano. B) Os europeus procuravam na sia produtos sofisticados, como tecidos, cermicas e especiarias. C) O comrcio de escravos foi o principal item nas relaes estabelecidas entre os povos da sia e das Amricas. D) A expanso martima tornou Portugal a principal nao europia nos sculos XVI e XVII. 15. A gua na Terra tambm serve como meio para que os povos se relacionem violentamente. O Oceano Atlntico, por exemplo, foi uma rea fundamental nas operaes militares durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Sobre esse conflito, decisivo na Histria mundial no sculo XX, assinale a alternativa incorreta: A) A Alemanha procurava o domnio da regio do Oceano Pacfico e para isso atacou os americanos em Pearl Harbour, no Hava. B) O Brasil se aliou aos Estados Unidos, que assim puderam usar bases militares no Nordeste brasileiro, regio estratgica nas operaes de guerra no Atlntico. C) O dia D, ocorrido em 06 de junho de 1944, foi decisivo para o avano das tropas norte-americanas e britnicas na Frana, que estava ocupada pelos alemes. D) O Japo e os Estados Unidos travaram violentos combates na regio do Oceano Pacfico, envolvendo vrias ilhas. 16. Sobre o Nordeste brasileiro, cuja histria marcada pelas guas dos rios e pelo regime de chuvas, correto afirmar, com referncia s dcadas de 1970 e 1980: A) Houve significativo aumento da produo agrcola em decorrncia da abundncia de chuvas em toda a regio. B) O crescimento da populao urbana, fenmeno de grandes propores no Sudeste, no foi significativo. C) A seca foi recorrente, a ponto de estimular o xodo rural e polticas pblicas de enfrentamento do problema, como criao de audes e poos. D) O rio So Francisco, cuja nascente est em Minas Gerais e que atravessa todos os estados nordestinos, foi importante fonte de abastecimento de gua.
PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

17. O Rio Amazonas est se transformando, na poca atual, em assunto de grande interesse mundial. Sobre a importncia atual dessa regio, assinale a alternativa incorreta. A) Boa parte da reserva disponvel de gua doce no mundo se localiza na bacia do Rio Amazonas, gerando preocupaes quanto sua preservao. B) A floresta amaznica, pelo seu tamanho e diversidade, tem forte relao de dependncia com o rio Amazonas. C) Muitos povos vivem na regio amaznica, gerando preocupaes de toda comunidade mundial quanto s suas condies de vida. D) O rio Amazonas, apesar de sua extenso, no navegvel e por isso no utilizado como via de transporte de pessoas e produtos na regio.

18. Atualmente, h uma grande polmica relacionada com o aquecimento global (se ele j est ocorrendo, quais so suas causas, qual o impacto da indstria humana no processo, entre outros focos de debate). Explique a relao existente entre o aquecimento global e as mudanas ocorridas nos ambientes do planeta Terra.

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

10

PIS

MATEMTICA Questes de 19 a 27

19. Visto pelo lado de fora, o nosso planeta deveria se chamar gua. Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfcie so dominados pelos vastos oceanos. Os plos e suas vizinhanas esto cobertos pelas guas slidas das gigantescas geleiras. A pequena quantidade de gua restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos. Estima-se em cerca de 1,35 milhes de quilmetros cbicos o volume total de gua na Terra. A gua um bem comum a toda a humanidade e a generosidade da natureza fazia crer em inesgotveis mananciais, abundantes e renovveis. No entanto, hoje, o mau uso, aliado crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decrscimo da disponibilidade de gua limpa em todo o planeta.

O Brasil um dos pases que tm mais gua doce. S a Bacia Amaznica possui um sexto de gua doce que corre na Terra. Em termos percentuais, a quantidade de gua doce que a Bacia Amaznica possui, em relao ao total de gua doce da Terra, corresponde: A) a 25% B) em torno de 20% C) menos de 16% D) em torno de 16%

20. Encontram-se na Regio Amaznica 70 % da gua disponvel para uso no Brasil. O restante da gua disponvel distribui-se desigualmente pelo pas, para atender a 93% da populao. A populao atendida pela gua da Regio Amaznica corresponde, aproximadamente, a: A) 7% B) 30% C) 50% D) 100%

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

11

21. A gua disponvel para cada pessoa, na dcada de 50 do sculo passado, era, em mdia, de 178 mil metros cbicos. De l para c, at ano 2000, o consumo de gua por pessoa triplicou. Sendo assim, a gua disponvel para cada pessoa nos dias atuais est mais prxima de: A) 534 mil metros cbicos B) 178 mil metros cbicos C) 59 mil metros cbicos D) 356 mil metros cbicos

22. Deseja-se construir um reservatrio para armazenar 1000 litros de gua, ou seja, 1 metro cbico de gua. Sabendo-se que esse reservatrio tem a forma cilndrica e a base tem uma rea de 2 metros quadrados, qual deve ser a sua altura? A) 0,30 metro B) 0,50 metro C) mais do meio metro D) 1 metro

23. Gotejando, uma torneira chega a um desperdcio de 46 litros por dia. Esse desperdcio equivale perda de: A) menos de 1 metro cbico por ms B) 1 metro cbico por ms C) mais de 1,5 metro cbico por ms D) mais de 1 metro cbico por ms

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

12

PIS

24. Observe as informaes do quadro:

Regio Brasileira Norte Sudeste Sul Centro-Oeste Nordeste

Distribuio dos Recursos Hdricos 75 8 8 6 3

O Brasil possui 30% da gua doce (consumvel) do mundo, ou seja, em cada 100 litros de gua doce 30 litros esto no Brasil. Analisando o quadro acima, pode-se afirmar que, em cada 100 litros de gua doce do mundo: A) 22,5 litros esto na regio Norte B) 75 litros esto na regio Norte C) 3 litros esto na regio Nordeste D) 2,4 litros esto no Nordeste

25. Pedro quer construir em seu lava-jato um tanque para armazenar gua da chuva, que ser utilizada para lavar carros, evitando o desperdcio de gua potvel tratada pela companhia de saneamento de sua cidade. Quais devem ser as dimenses do tanque para que se possam armazenar 60.000 litros de gua? A) 4,0 metros de profundidade, 6,0 metros de largura e 2,0 metros de comprimento B) 4,0 metros de profundidade, 4,5 metros de largura e 3,0 metros de comprimento C) 3,0 metros de profundidade, 4,5 metros de largura e 3,0 metros de comprimento D) 3,0 metros de profundidade, 4,0 metros de largura e 5,0 metros de comprimento

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

13

26. Um pequeno buraco de 2 milmetros em um cano vai desperdiar em torno de 3.200 litros de gua por dia. Esse volume suficiente para o consumo de uma famlia de 4 pessoas durante 5 dias, incluindo limpeza da casa, higiene pessoal, preparao de alimentos e gua para beber. Com base nesses dados, supondo que o vazamento ocorreu durante 3 dias, o desperdcio causado correspondeu ao consumo exato de 1 pessoa por: A) 7 dias B) 12 dias C) 8 dias D) menos de 15 dias

27. Um litro de leo contamina cerca de 1 milho de litros de gua, o equivalente ao consumo de uma pessoa no perodo de 14 anos. Responda, justificando. I) A quantos metros cbicos equivale 1 milho de litros de gua?

II) Quantos litros de gua consumir, segundo esses dados, uma pessoa que viver 77 anos?

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

14

PIS

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO: PLANETA GUA Guilherme Arantes gua que nasce na fonte serena do mundo E que abre o profundo groto gua que faz inocente riacho e desgua Na corrente do ribeiro guas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao serto guas que banham aldeias E matam a sede da populao guas que caem das pedras No vu das cascatas ronco de trovo E depois dormem tranqilas No leito dos lagos, no leito dos lagos gua dos igaraps onde Iara me d'gua misteriosa cano gua que o sol evapora pro cu vai embora Virar nuvens de algodo Gotas de gua da chuva Alegre arco-ris sobre a plantao Gotas de gua da chuva To tristes so lgrimas na inundao guas que movem moinhos So as mesmas guas Que encharcam o cho E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra Terra, planeta gua Terra, planeta gua Terra, planeta gua

Considerando o texto Planeta gua, de Guilherme Arantes, redija um texto dissertativo-argumentativo, com no mnimo 15 linhas, que destaque algumas relaes do homem com a gua: relao afetiva a gua que dorme tranqila; relao de trabalho gua que fertiliza o cho, que move moinho; relao de dor a inundao; relao de convivncia harmoniosa gua que volta humilde para o fundo da terra; relao de perenidade ou de reaproveitamento so as mesmas guas. No se esquea de dar um ttulo para seu texto.

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

PIS

15

Rascunho

_________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

PROCESSO ISOLADO DE SELEO/PIS 2006/2

S-ar putea să vă placă și