Sunteți pe pagina 1din 11

-1

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA AFPS/2002

21 A World Wide Web um repositrio on-line de informaes em larga escala que os usurios podem procurar, usando um programa aplicativo interativo chamado navegador (browser). Com relao navegao na Web, correto afirmar que: a) b) c) uma URL que comea com http:// especifica que um navegador deve usar o HyperText Transport Protocol (HTTP) para acessar o item. os servidores Web apresentam uma arquitetura mais complexa que os navegadores. Um navegador executa uma tarefa simples repetidamente: o navegador aguarda que o servidor abra uma conexo e pergunte qual o item que o navegador deseja. um documento da Web esttico feito em HTML no existe em uma forma predefinida. O documento esttico criado por um servidor Web sempre que um navegador solicita o documento. Quando chega uma requisio, o servidor da Web executa um aplicativo que cria o documento e envia ao navegador. um documento Web considerado dinmico quando feito em HTML; o servidor apenas copia o arquivo e envia ao navegador, mas este interpretado de forma diferente por cada navegador. ao requisitar uma pgina ASP em um servidor, o navegador informa qual a verso do ASP que est utilizando para que o servidor envie arquivos ASP que possam ser interpretados pelo navegador.

d) e)

Resposta:

QUESTO ANULADA ======================================================================= 22 Analise as seguintes afirmaes relativas aos conceitos de comrcio eletrnico. I No existe diferena entre o comrcio eletrnico e o comrcio tradicional, quando ambos envolvem a entrega de mercadorias em domiclio. II O e-mail vital para o comrcio eletrnico porque torna as comunicaes imediatas e baratas. Os compradores e vendedores utilizam o e-mail para negociar acordos. III O comrcio eletrnico o uso da tecnologia da informao, como computadores e telecomunicaes, para automatizar a compra e a venda de bens e servios. 1

-2

IV

Uma transao comercial s caracterizada como comrcio eletrnico se no envolver negociao ou contato entre cliente e fornecedor.

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

Resposta: b
Comentrio: O comrcio eletrnico utilizado para automatizar a compra e a venda de bens e servios, e para isto, utiliza-se do recurso de e-mail que torna a comunicao mais rpida e mais barata.

======================================================================= 23 Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet na educao. I Um curso interativo via Internet (e-learning), quando usado na escola, pode tornar os conceitos mais reais para os alunos, permite-lhes explorar tpicos de maneiras diferentes e os ajuda a definir um caminho prprio de aprendizagem e descoberta. II Uma grande vantagem da Educao a Distncia (EAD) via Internet que ela oferece ao aluno a opo de escolher o prprio local e horrio de estudo. III A Educao a Distncia (EAD) via Internet limita-se consulta de apostilas disponibilizadas em sites de pesquisa e compra de livros em sites de comrcio eletrnico. IV O desenvolvimento de software para a Educao a Distncia (EAD) via Internet limitado ao uso da linguagem de programao HTML. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

-3

Resposta: a
Comentrio: A Educao a Distncia via Internet oferece ao aluno a opo de escolher o prprio local e horrio de estudo, alm de tornar os conceitos mais reais para os alunos quando usado na escola.

=======================================================================

24 Uma empresa fictcia registrou o domnio passaro.com.br com a autoridade de Internet no Brasil. Ao configurar os servios que iria disponibilizar para a Internet, verificou que necessitaria utilizar os seguintes endereos de sites e servidores: www.passaro.com.br www2.passaro.com.br smtp.passaro.com.br pop3.passaro.com.br Com relao a essa situao, correto afirmar que: a) b) a empresa s poder utilizar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br se registrar, com a autoridade de Internet no Brasil, as informaes de endereo IP relacionadas a esses dois endereos. a empresa s poder utilizar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br e os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br se todos utilizarem o mesmo endereo IP registrado com a autoridade de Internet no Brasil para o domnio passaros.com.br. no existe a necessidade de se definir endereos IP para os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br por se tratar de servidores de e-mail. a empresa poder criar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br e os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br, devendo especificar no servidor DNS primrio que ir atend-lo e os endereos IP correspondentes a cada um. No necessrio registrar, com a autoridade de Internet no Brasil, cada um deles separadamente. apenas o site www.passaro.com.br e o servidor pop3.passaro.com.br devem ser registrados individualmente com a autoridade de Internet no Brasil.

c) d)

e)

Resposta: d
Comentrio: Ao registrar um domnio, o usurio poder criar um nmero de sites especfico e utilizar-se dos servios de envio (SMTP) e recebimento (POP3) de mensagens desde que especifique tais

-4

informaes no servidor DNS primrio que ir atend-lo e informe corretamente os endereos de IP corres-pondentes a cada um. No necessrio registrar cada um deles separadamente junto ao rgo responsvel pela internet no Brasil.

=======================================================================

25 Cada conta de e-mail tem um endereo nico, que dividido em duas partes: a primeira usada para identificar a caixa de correio de um usurio, e a segunda usada para identificar o servidor em que a caixa de correio reside. Por exemplo, no e-mail bemtivi@passaro.com.br, bemtivi a primeira parte e passaro.com.br a segunda parte. Com relao s caixas postais e endereos eletrnicos, correto afirmar que a) b) c) d) e) cada conta de e-mail est associada a um endereo IP nico vlido na Internet. em um servidor de e-mail apenas o e-mail da conta do administrador dever estar associado a um endereo IP nico vlido na Internet. o software de e-mail no servidor remetente utiliza a segunda parte para selecionar o servidor de destino e o software de e-mail no computador de destino utiliza a primeira parte para identificar a caixa de correio do usurio. se o servidor de e-mail estiver associado a endereo IP 192.168.2.0, o endereo IP do primeiro e-mail dever ser 192.168.2.1, o do segundo 192.168.2.2 e assim sucessivamente. em um servidor de e-mail, cada caixa postal poder armazenar mensagens de no mximo 5 Mbytes. Para receber mensagens maiores, o administrador dever reservar mais caixas postais para um mesmo endereo, reduzindo assim o nmero mximo de contas de e-mail permitidos para um servidor.

Resposta: c
Comentrio: Ao enviar um e-mail, o software de e-mail no servidor remetente utilizar a parte posterior ao smbolo de arroba para selecionar o servidor de destino e o software de e-mail do computador de destino utilizar a parte anterior ao smbolo de arroba para identificar a caixa de correio do usurio.

=======================================================================

26 Um protocolo um conjunto de regras e convenes precisamente definidas que possibilitam a comunicao atravs de uma rede. 4

-5

Com relao aos protocolos, correto afirmar que: a) b) c) o protocolo TCP tem como uma de suas responsabilidades rotear os dados entre a mquina de origem e a mquina de destino. o UDP presta um servio orientado a conexo e garante a entrega dos dados no destino. para garantir a entrega dos dados, o protocolo TCP espera que os segmentos recebidos sejam confirmados pela mquina de destino. Se a recepo no for confirmada dentro de um intervalo de tempo, a mquina na origem transmite novamente o segmento. o acesso Internet feito a partir de uma conexo discada utiliza o protocolo X.25 com servidor de DHCP e endereos fornecidos pelo provedor de acesso. o IP um protocolo de transporte orientado a conexo que confirma o recebimento dos datagramas entre a origem e o destino e entre as mquinas intermedirias, garantindo, assim, a entrega, o controle de fluxo e a ordenao dos dados.

d) e)

Resposta:

QUESTO ANULADA ======================================================================= 27 Os problemas de segurana e crimes por computador so de especial importncia para os projetistas e usurios de sistemas de informao. Com relao segurana da informao, correto afirmar que: a) b) c) d) e) confiabilidade a garantia de que as informaes armazenadas ou transmitidas no sejam alteradas. integridade a garantia de que os sistemas estaro disponveis quando necessrios. confiabilidade a capacidade de conhecer as identidades das partes na comunicao. autenticidade a garantia de que os sistemas desempenharo seu papel com eficcia em um nvel de qualidade aceitvel. privacidade a capacidade de controlar quem v as informaes e sob quais condies.

Resposta: e
Comentrio: Um sistema que trabalha com troca de informaes pode ser considerado seguro quando capaz de oferecer confiabilidade, integridade, autenticidade das informaes transmitidas, alm de privacidade, que se trata da capacidade de controlar quem ver as informaes e sob quais condies.

-6

======================================================================= 28 Uma informao, para ser considerada segura, precisa manter seus aspectos de confidenciabilidade, integridade e disponibilidade. A confidenciabilidade a a) b) c) d) e) propriedade de evitar a negativa de autoria de transaes por parte do usurio, garantindo ao destinatrio o dado sobre a autoria da informao recebida. garantia de que o sistema se comporta como esperado, em geral aps atualizaes e retificaes de erro. anlise e responsabilizao de erros de usurios autorizados do sistema. garantia de que as informaes no podero ser acessadas por pessoas no autorizadas. propriedade que garante o acesso s informaes atravs dos sistemas oferecidos.

Resposta: d
Comentrio: Confidenciabilidade das informaes a garantia de que estas no sero acessadas por pessoas no autorizadas.

======================================================================= 29 Em um sistema em segurana de redes de computadores, a intruso qualquer conjunto de aes que tendem a comprometer a integridade, confidencialidade ou disponibilidade dos dados ou sistemas. Com relao aos sistemas de deteco de intrusos IDS, correto afirmar que, na tecnologia de deteco de intrusos Host Based, a) b) c) d) e) os IDSs so instalados em vrias mquinas que sero responsveis por identificar ataques direcionados a toda a rede. o IDS instalado em um servidor para alertar e identificar ataques e tentativas de acessos indevidos prpria mquina. o IDS instalado em uma mquina que analisa todos os dados que transitam na rede segundo um conjunto de regras especficas. o IDS funciona de forma passiva em diferentes ambientes, no interferindo no desempenho da mquina na qual est instalado. o IDS instalado em uma mquina que analisa todos os dados que transitam na rede para identificar a assinatura dos dados capturados.

-7

Resposta: b
Comentrio: Na tecnologia de deteco de intrusos Host Based, o IDS instalado em um servidor com objetivo de alertar e identificar ataques e tentativas de acessos indevidos prpria mquina.

======================================================================= 30 A principal diferena entre um processador de 450 MHz equipado com memria cache e um segundo, tambm de 450 MHz, sem memria cache, est na: a) b) c) d) e) velocidade de acesso ao disco rgido. velocidade de acesso memria RAM. capacidade de armazenamento na memria RAM. velocidade final de processamento. velocidade de acesso Internet.

Resposta: QUESTO ANULADA ======================================================================= 31 Um usurio tinha uma impressora instalada e funcionando corretamente em um velho computador. Comprou um novo computador e resolveu transferir para ele a impressora. Aps concluir a instalao da impressora, observou que, ao enviar um documento para impresso, este era impresso de uma forma incompreensvel, isto , o texto ou imagem enviados para impresso eram substitudos por uma srie de caracteres completamente diferentes do original. A causa provvel do problema a) b) c) d) e) a inverso dos conectores do cabo da impressora. a instalao de um driver incorreto. a utilizao de um cabo USB usado pelo computador novo no lugar de um cabo paralelo usado pela impressora antiga. utilizao de alimentao 220Volts na impressora quando deveria ser 110Volts. a existncia de um outro equipamento em conflito com a impressora.

Resposta: b

-8

Comentrio: Para a instalao de uma impressora a um computador, necessrio que tenha sido instalado o driver da referida impressora ao computador que ser utilizado para a impresso das cpias. Este driver tem a funo de converter as informaes do computador em uma linguagem que a impressora possa entender e, assim, imprimir os caracteres corretamente.

======================================================================= 32 No Excel, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se o intervalo das clulas E1 at E10. Em seguida, preenche-se a clula F1 com Janeiro e a clula G1 com Fevereiro. Finalmente, seleciona-se a clula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleo, o resultado da clula F10 ser: a) b) c) d) e) Janeiro. Fevereiro. Outubro. Julho. Nulo.

Resposta: c
Comentrio: No Excel, ao preencher seqencialmente uma coluna com informaes, a prxima coluna direita poder ser preenchida automaticamente com o recurso de criar seqncias do prprio programa. Para isso, a primeira clula vazia direita dever ser preenchida com o valor inicial da seqncia e, em seguida, nesta mesma clula, deve-se dar duplo-clique na ala de preenchimento. Isto para que o Excel complete todas as clulas abaixo at a direo da ltima informao da primeira coluna. Exemplo:

-9

======================================================================= 33 Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos de software. I II ASP um ambiente de programao por script, que pode ser usado para criar pginas dinmicas e interativas para a Internet. As pginas ASP executam no cliente e no no servidor, aumentando assim o desempenho do aplicativo na Internet. HTML uma linguagem declarativa utilizada para criao de pginas e exibio de textos na Internet. As pginas HTML executam no servidor, e no no cliente, e o prprio servidor que transforma os scripts HTML em ASP, permitindo assim que qualquer browser seja capaz de acessar essas pginas. O tempo de execuo de um programa interpretado maior que o tempo de execuo de um programa compilado, uma vez que no primeiro todas as instrues tm que ser interpretadas no momento de execuo do programa. O Active X um conjunto de tecnologias de integrao que ajuda os aplicativos e componentes a se comunicarem e se coordenarem corretamente, seja em uma mquina, em uma rede local ou na Internet. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. I e II II e III II e IV I e III III e IV

III IV

a) b) c) d) e)

- 10

Resposta: e
Comentrio: Um programa interpretado executa todas as instrues no momento da execuo do programa, fazendo com que tenha um tempo de execuo maior que o tempo de um programa compilado. Active X um conjunto de tecnologias de integrao que ajuda na comunicao e coordenao dos aplicativos e componentes independentemente se em uma rede local, na internet ou em uma mquina isolada.

======================================================================= 34 Uma forma de proteger os dados de uma organizao contra perdas acidentais a realizao peridica do backup desses dados de uma forma bem planejada. Entre os tipos de backup, no incremental a) feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados (participado do ltimo backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados, mas nenhum marcado como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, mas nenhum marcado como copiado marca que indica que participaram do ltimo backup). feito o backup apenas dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio que tiverem sido alterados na data corrente, mas no marca nenhum como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup).

b)

c) d)

e)

Resposta: a
Comentrio: O backup incremental permite que sejam copiados apenas os arquivos selecionados pelo usurio que no participaram do ltimo backup ou que tenham sofrido alterao.

10

- 11

=======================================================================

35 No Word, pode-se transformar uma tabela j existente em texto. No momento da transformao o Word pergunta ao usurio qual ser a forma de apresentao do texto resultante. Com relao a essa transformao, o Word apresentar o texto onde a) b) c) d) e) o contedo de cada clula da tabela ir aparecer separado por um sinal de pargrafo e cada linha da tabela ser separada por um caractere escolhido pelo usurio. tanto as linhas como as clulas iro aparecer separadas por um caractere escolhido pelo usurio. o usurio no poder escolher um caractere para separao das clulas igual ao utilizado para separao das linhas. o usurio poder escolher a formatao do texto, mas no poder escolher nenhum tipo de caractere de separao de clulas ou de linhas. o contedo de cada clula da tabela ir aparecer separado por um caractere escolhido pelo usurio e cada linha da tabela ser separada por um sinal de pargrafo.

Resposta: e
Comentrio: Para transformar uma tabela j existente em texto no Word, caso este recurso tenha sido instalado previamente, as informaes sero convertidas de forma que cada clula da tabela aparecer separada por um caractere que poder ser escolhido pelo usurio e cada linha da tabela ser separada por um sinal de pargrafo, ou seja, ficar em uma linha separada no Word.

=============================== F I M ==================================

11

S-ar putea să vă placă și