Sunteți pe pagina 1din 1

Mquina de Escrever

Edio n2 Pgina1

Futurlia 2012
Focada no conceito de Educao Empreendedora, a Futurlia criou um espao onde alunos do 3 Ciclo e Ensino Secundrio tero a oportunidade de demonstrar, nos 4 dias do certame, projetos criativos e inovadores, capazes de fazer a diferena. Ambiente, Cidadania, Comunicao, Educao, Energia, Entretenimento, Mobilidade e Segurana, Sade, ou outro sector de actividade...Em torno de diversas reas temticas esta Mostra de Projectos permitir a todos conhecer o que de melhor se faz nas Instituies de Ensino em Portugal.

Ser que aquilo que marras hoje te servir de alguma coisa amanh?
Durante os prximos meses, a Juventude Popular de Portimo ir marcar presena neste Jornal. Gostaria, desde j, de agradecer AEESPAA pela oportunidade de podermos difundir a nossa opinio junto de vocs. Em cada ms, um membro da JP ir partilhar a sua experincia acadmica nas reas de Economia, Farmcia, Medicina, Engenharia e Antropologia ao mesmo tempo que a relaciona com um tema do vosso interesse. Neste primeiro artigo, gostaria de vos transmitir a minha experincia desde que deixei o Liceu. Frequentei o curso de Cincias Socioeconmicas e entrei numa das melhores Universidades de Economia de Potugal - Nova School of Business and Economics. A grande questo que me coloco hoje, se a formao e os contedos que me foram instrudos foram teis ou contriburam para o meu desempenho acadmico? De uma forma simplista, numa escala de 0 a 10, sinto que o nvel mais adequado seria um 5! De tudo o que aprendi ao longo do Ensino Secundrio, apenas considero como tendo tido utilidade estrita a nvel Universitrio, as disciplinas de Matemtica e de Ingls. As noes bsicas de Microeconomia e Macroeconomia ou mesmo Clculo Financeiro deveriam, na minha opinio, fazer parte dos contedos leccionados (questiono-me at sobre a pertinncia de uma eventual transmisso destes conceitos a todos os Portugueses). Bem sei que, o processo de especializao de cada um s deve comear a nvel universitrio, no entanto torna-se difcil compreender que, no acesso maioria dos cursos superiores de Economia, apenas o exame de Matemtica seja considerado. A ilao que da retiro que todos os contedos que so leccionados nas disciplinas de Economia (A e C) so aparentemente pouco valorizados pelas Universidades. Assim sendo, o melhor conselho que posso deixar a todos os alunos que querem ingressar num curso na rea de Economia ou Gesto, que desenvolvam ao mximo as vossas competncias lingusticas e de raciocnio. No obstante, importante no descurarem todos os outros contedos pois estes so igualmente importantes para a vossa formao cultural. Jos Cravo JP-Portimo

Sentes dvidas no que queres seguir?


A psicloga da ESPAA concedeu-nos uma entrevista: Quais so os anos que apresentam mais dvidas no curso a seguir ? Eu acho que em todos os anos (10, 11 e 12) possvel encontrar alunos que j esto decididos e alunos que ainda tm dvidas. Por exemplo, no 10 ano se calhar h um grande nmero de alunos em que as dvidas esto mais relacionadas com estar ou no estar no curso certo. No 11 e 12, as dvidas j aparecem muito sob a forma de o que que eu vou fazer a seguir? e o que que ser melhor eu fazer at sob o ponto de vista de sadas profissionais?. O que eu tenho sentido ultimamente que os meus projectos em termos de futuro esto muito associados ao meu sucesso ou insucesso escolar, ou seja, quando temos alunos que vm do 9 ano, com um bom percurso e entram no secundrio e vo tendo bons resultados, mais provvel que o projeto que eles j trazem se v definindo de forma mais clara e eles invistam no mesmo. O que acontece por vezes que eu entro no secundrio com uma ideia, os resultados no correspondem quilo que seriam as minhas expetativas e naquele momento, confrontada com esses resultados, eu tenho necessidade de reformular aquilo que vou fazer. Que trabalhos tm sido desenvolvidos pelo gabinete de Psicologia? O servio de Psicologia tem trs reas de interveno: a orientao vocacional, o apoio psico-pedaggico que compreende a educao especial e, por ltimo, uma rea que tem muito a ver com o trabalho em termos de instituio e s c o l a r. E s t e a n o o q u e aconteceu aqui na escola, pela primeira vez, que temos alunos da educao especial que tm um currculo especfico. Por outras palavras, so alunos que tm limitaes maiores (autismo e elevado dfice cognitivo), o que obriga a construir um currculo prprio para aqueles alunos. Na prtica, resulta em retir-los da sala de aula quando tm determinadas disciplinas e coloc-los a trabalhar connosco determinado tipo de competncias. A escola neste momento s tem um professor de apoio, a professora Dora, que tem 11 horas aqui na escola. Como o currculo destes meninos ocupa muito tempo, eu tenho passado mais tempo aqui. O que aconselha aos alunos em geral? Na minha opinio, devem aproveitar ao mximo aquilo que podem fazer no ensino secundrio, porque daqui para a frente o mercado de trabalho no ir ter lugar para todos. O que ns imaginamos que vai haver lugar para aqueles que se distingam, que saibam mais, que tenham algo mais a seu favor. Por isso, aprendam o mximo possvel dentro do ensino secundrio e ao mesmo tempo procurem desenvolver aquelas atitudes que fazem a diferena. Como por exemplo, ter iniciativa, ter abertura de esprito e ter curiosidade acerca do que nos rodeia. Em termos de opes h algumas tendncias, mas as tendncias tambm valem o que valem. Por isso apostem em reas fortes, escolham uma boa escola, aproveitem o que ela vos proporciona, mantenham-se disponveis para agarrar as oportunidades que aparecerem e lutem pelos vossos objetivos.

S-ar putea să vă placă și