Sunteți pe pagina 1din 24

A ARTE DOS COQUETIS

CLASSIFICAO DAS BEBIDAS ALCOLICAS E ALMANAQUE DO WHISKY


Por: ANTONIO MARCOS SILVA DE SOUZA

Site: artedoscoqueteis.blogspot.com E-mail: artedoscoqueteis@hotmail.com

International Bartenders Association (Associao que rene cerca de 50 pases membros em todo o mundo).

Bebidas alcolicas
So aquelas que contm alcool em sua constituio. O lcool a denominao genrica dos compostos orgnicos resultantes da substituio de um ou mais tomos de hidrognio dos hidrocarbonetos por um ou mais oxidrilos. tambm o lquido obtido pela destilao de substncias aucaradas, fermentadas. O aparelho utilizado para medir o teor de de lcool nos lquidos chamado de alcometro. As bebidas alcolicas podem ser divididas em: Fermentadas, Destiladas e Compostas.

-Alcolicas Fermentadas
Vinhos Cervejas Cidra

- Alcolicas destiladas ou espirituosas: So aquelas em que o lcool se encontra em


grande quantidade, e normalmente so obtidas por destilao, e se dividem em dois grupos: Espirituosas Simples (Aguardentes) Espirituosas Compostas (Licores)

- Alcolicas compostas:
Vermutes Vinhos Quinados Bitters ou Amargos Anisados

Fermentao
A fermentao definida como "Reao espontnea de um corpo orgnico, pela presena de um fermento que o decompe. o processo de transformao qumica acompanhada de efervescncia, da natureza da produzida pelo fermento ou semelhante a ela. a agitao. Efervescncia moral". Temos diversos tipos de fermentao, como a ptrida, a malolctica, a butrica, etc. Porm uma das mais importantes a alcolica, que a transformao do aucar de certas substncias em lcool etlico e andrido carbnico com desprendimento de calor. Como bebidas alcolicas fermentadas temos:

Destilao
uma operao que tem o objetivo de separar o lcool, o que feito atravs do aquecimento em recipientes fechados de substncias fermentadas que contenham o mesmo. Deriva do Latin, que significa Gotejar. definida como "O processo de volatilizar, por aquecimento, lquidos de composio complexa, e condens-los novamente ao estado lquido, para obter produtos de

caractersticas mais rigorosas". Temos dois processos de realizar a destilao, que so o Pot Still (Destilao Artezanal, gota a gota, de fogo direto. Os antigos diziam que este processo tinha por objetivo extrair o espirito dos ingredientes, da a origem da palavra usada para os destilados, espirituosa), e o Patent Still (Destilao por processo contnuo, para produo em grande escala).

Alcolicas compostas:
Vermutes Vinhos Quinados Bitters ou Amargos Anisados Vermute So bebidas aperitivas que tm como principal ingrediente o vinho branco, na proporo de 70 a 80%. Tem sua origem em Turim, na Italia, onde hoje a sede da Martini e Cinzano. Alm do vinho, na sua preparao tambm entram: lcool, Aucar ou Caramelo, Cascas de laranja amarga, Anglica, Canela, Clamo, Noz-Moscada, Cravo da India, Lirio Florentino, Aafro, Genciana, Flor elder, Cardamo, etc. Tipos de Vermute: Corrente/Clssico/Rosso (Tinto doce), Bianco (Branco doce), Dry/Extra Dry (Branco seco), Punt & Mes (Tinto amargo), e Ros (Ros doce). Sua graduao alcolica varia entre 16 e 18 graus. Vinhos Quinados Sua fabricao semelhante dos vermutes, e seu principal ingrediente tambm o vinho. Sua principal diferena dos vermutes o fato de que podem ser fabricados com vinho branco ou tinto e, ainda, a utilizao da quina. Dos mais conhecidos, salientam-se os seguintes: Dubonnet, St. Raphael, Byrrh, Ramazzoti, Ambassadeur, Lillet e Vab. Estes aperitivos devem ser servidos on-the-rocks com gelo e casquinha de limo, ou em copos mdios adicionados de sodas ou refrigerantes. Bitters (amargos) So bebidas que podem ser dos tipos aperitivos, aromatizantes ou estomacais. Elas so obtidas por macerao de razes, frutos, flores, quinino, sementes e outras plantas em lcool ou em vinho com aucar e corante em alguns casos. Exemplos de Bitters so: Bitter Cinzano, Gammel Dansk, Campari , Martinazzi , Amer Picon , Secrestast , Amaro Cora , Fernet-Lugga, Fernet Branca , Jagermeister , Underberg , Angostura Bitter, e o Weisflog.

Anisados (Pastis) So aperitivos conseguidos pela destilao das sementes do anis e outras plantas, como por exemplo o hissopo, o alcauz e coentros. Temos, como pastis mais conhecidos, que merecem destaque, o Ricard, o Berger, o Pernod e o Absinto. Eles devem ser servidos em copos mdios, em uma proporo de uma parte de anisado para 5 partes de gua gelada.

Alcolicas destiladas ou espirituosas


Espirituosas Simples (Aguardentes) Espirituosas Compostas (Licores) So bebidas que resultam da destilao do vinho ou de outras substncias fermentveis que contenham lcool, classificando-se em: Aguardentes vnicas: So as resultantes da destilao exclusiva do vinho ou gua p. Neste grupo encontram-se, por exemplo: Aguardente velha Brandy Cognac ou Conhaque Aguardentes bagaceiras: So as resultantes da destilao do bagao da uva. No mercado, estas aguardentes apresentam-se incolores, envelhecidas e preparadas. Neste grupo encontra-se, por exemplo, Bagao, Bagaceira, etc. As incolores devem ser servidas geladas, em copo prprio. As com caractersticas de envelhecimento devem ser servidas em clice temperatura ambiente. Aguardentes de frutos: So as resultantes da destilao de frutos previamente fermentados, como por exemplo, a Aguardente de figo. Aguardentes de cereais: So as que resultam da destilao de cereais fermentados. Neste grupo esto, por exemplo: Whiksy Gin Vodka Aguardentes de vegetais: So as resultantes da destilao de vegetais fermentados, como por exemplo: Rum Tequila Aguardente de Cana

Aguardente Velha
caracterizada por ter um teor alcolico no inferior a 35 graus, obtida por envelhecimento natural de aguardente vnica em cascos de carvalho de capacidade at 1000 litros, por um periodo minimo de 2 anos e que revele as

caractersticas correspondentes. Ela deve ser servida em clice prprio, tipo balo, temperatura ambiente ou aquecida, se necessrio.

Brandy
a palavra inglesa que designa as aguardentes vnicas, sendo sinnimo de vinho queimado (destilado). Existem licores que utilizam o nome Brandy, como o Cherry Brandy por exemplo. No so Brandies. O verdadeiro brandy de cereja, por exemplo, destilado diretamente da propria fruta, como exemplo na Frana, o Kirsch, eau-de-vie de cereja. O Cognac um Brandy, destilado de frutas. Pela lei portuguesa, a palavra Brandy ou Brande serve para designar as aguardentes vnicas "preparadas" com um teor alcolico no inferior a 35 graus, com um estgio minimo de 6 meses em cascos de carvalho, podendo apresentar-se com caracteristicas conferidas pela adio de benfeitorias e aditivos legalmente admitidos.Deve ser servido em clice prprio, tipo balo, temperatura ambiente ou aquecido. Exemplos de Brandies: Bagaceira (Portugus, feito a partir do bagao fresco da Uva), Grappa (Italiano, parecido com a Bagaceira), Marc (Francs, mais delicado que a Grappa), Pisco (Peruano, de Uva Moscatel), Calvados (Brandy de Ma, da Regio da Normandia. S l pode receber este nome.Servido em copo de conhaque, depois das refeies. Calvados (Brandy de Ma, da Regio da Normandia, muito utilizado na coquetelaria).

Conhaque ou Cognac
uma aguardente vnica que deve o seu nome a uma localidade da regio de Charente, na Frana. A Regio Demarcada de Cognac constituida por vrias sub-regies, todas elas com direito designao de cognac. Este tipo de aguardente destilado exclusivamente a partir de vinhos brancos que so produzidos de castas selecionadas. O cognac envelhecido em cascos de carvalho e tem uma graduao alcolica que varia entre 40 e 43 graus. Deve ser servido em clice tipo balo, aquecido ou temperatura ambiente. A designao de "Fine Champagne" s atribuida a conhaques produzidos com 50% de vinhos de GrandChampagne e com 50% de Petite-Champagne, que so duas das sub-regies da Regio demarcada de Cognac. Foi estabelecido um cdigo para determinar o seu envelhecimento, como segue: 3* - Trs anos V.S. - At 5 anos V.O. - De 5 10 anos V.O.P. - De 10 15 anos V.S.O.P. - De 15 20 anos V.V.S.O.P. - De 20 25 anosX.O - De 25 30 anos Rare - no mnimo 30 anos

Whisky
uma aguardente de cereais envelhecida, cujo nome deriva da palavra galica "Uisge-Beatha", que significa gua da vida. Segundo a sua origem geogrfica, os whiskys podem ser classificados em: Escoceses (scotch): produzido na Esccia e o mais famoso e comercializado no mundo. O seu aroma e sabor caractersticos devem-se ao fumo da turfa utilizada na secagem do malte.

Devido matria-prima utilizada no fabrico do scotch, distinguem-se os seus dois tipos: Whisky de Malte (Malt Whisky) e o Whisky de Gro (Grain Whisky). Este ltimo no comercializado e serve exclusivamente para fazer lotes. BLENDED SCOTCH WHISKY o resultado do loteamento de malte com grain-whisky. O envelhecimento do whisky escocs feito em cascos de carvalho durante um perodo mnimo de 3 anos. Irlandeses (irish): produzido na Irlanda, a partir da destilao de malte, cevada, aveia, trigo e centeio. A principal diferena entre o "irish" e o "scotch" que o irish no possui o aroma e sabor a fumo de turfa, a qual no se utiliza na Irlanda. O seu envelhecimento feito em cascos de carvalho durante um periodo minimo de 3 anos. Recentemente produz-se tambm na Irlanda um tipo de whisky destilado exclusivamente a partir de malte, chamado de "IRISH PURE MALT". Americanos (bourbon, corn e rye): BOURBON: produzido no estado de Kentucky, nos EUA, tendo como principal cereal utilizado na sua destilao, o milho na proporo minima de 51%. Straight Bourbon - o whisky bourbon proveniente de uma s destilaria. Blended Straight Bourbon - uma mistura de whiskys bourbon de vrias destilarias. Blended Bourbon - uma mistura de whisky bourbon com outros tipos de whisky de outros cereais. CORN: produzido nos EUA, e destilado a partir de milho na proporo mnima de 80%. RYE: produzido nos EUA e Canad, tendo como principal cereal utilizado, o centeio. Nos EUA, o Governo estipula para ter direito designao de "rye", que o centeio deve ter no mnimo 51% do total dos cereais utilizados. Pelo contrrio, no Canad a Lei no define quaisquer percentagens. Canadenses (canadian ou rye) Os whiskys podem ser servidos puros, com gelo on-the-rocks ou adicionados de guas ou refrigerantes em copos mdios.

Gin
uma aguardente de cereais que teve origem na Holanda com o nome de "genever" e se popularizou na Inglaterra. Ela obtida pela destilao de milho, malte e centeio, sendo aromatizada com bagas de zimbro, cascas de canela silvestre, coentro, cascas de laranja, cascas de limo, amndoas, etc, os quais do origem aos diversos tipos de gin: London Dry Gin- Gin tipo ingls bastante seco e destilado pelo processo "Coffey-Still". Old Tom Gin - Gin adocicado devido adio de xarope de aucar. Playmouth Gin - Gin seco com sabor de ter. Sloe Gin - Gin adocicado de cor avermelhada, atravs de uma infuso de ameixas bravas, aps a sua destilao. Genever - Gin mais antigo, produzido na Holanda pelo processo "pot-still". Steinhager - Gin Alemo. Bagas so esmagadas, fermentadas e destiladas junto com os gros de trigo. Alambique tipo Pot Still

Quando simples, o Gin deve ser servido gelado. Pode ser acompanhado de tnicas, refrigerantes ou sumos e servido em copos mdios ou longos.

Vodka
uma aguardente originria da ex-URSS e da Polnia, obtida a partir da destilao de cereais fermentados. Sua composio, hoje produzida em muitos pases, varia de acordo com a regio onde produzida. Porm, os principais cereais utilizados na sua fabricao so a cevada, o milho, o trigo, o centeio e, em alguns casos, a batata. Dos tipos de vodka mais conhecidos, os que se destacam so: Vodka Neutra (clssica) - Vodka incolor filtrada atravs de carvo vegetal, isenta de quaisquer aromas. Flavored Vodka - Vodkas aromatizadas e coloridas, entre as quais se salientam as cores verde e azul e os aromas de laranja, limo e pessgo. Zubrovka - vodka polaca, de cor esverdeada, conseguida pela infuso de relva aps a sua destilao. A Vodka deve ser servida como aperitivo, gelada, para acompanhar salmo fumado ou caviar ou como digestivo para acompanhar o caf. Nos pases nrdicos ela servida como acompanhamento para a cerveja.

Rum
uma aguardente obtida a partir da destilao do melao fermentado da cana-de-aucar ou dos resduos da fabricao do aucar. Ele produzido principalmente nas regies produtoras de cana-de-aucar, entre as quais a Jamaica, Porto Rico, Cuba, Venezuela, e quase todos os outros pases da Amrica Central e do Sul. No mercado apresentam-se incolores ou cor de palha, com caractersticas de envelhecimento mais ou menos acentuadas. Em Cuba surgiu, em 1861, a marca mais famosa do mundo, a Bacardi (Hoje feita em Porto Rico)

Tequila
uma aguardente de vegetais produzida exclusivamente no Mxico, numa pequena regio do estado de Jalisco. Ela produzida atravs da destilao de sumo de cactos fermentados "agave azul tequilla", vulgarmente conhecidos por "maguey mexicano". No mercado apresenta-se incolor e cor palha, possuindo uma graduao alcolica de cerca de 40 graus. Serve-se gelada em conjunto prprio, acompanhada de um gomo de limo e de um saleiro.

Aguardente de Cana
Assim como o Rum, ela tambm uma aguardente que se obtm atravs da destilao do melao fermentado da cana-de-aucar. Ela muito popular no Brasil (onde conhecida por "cachaa") e na Regio Autnoma da Madeira. Pode ser servida simples gelada, mas normalmente utilizada para preparar composies de bar, entre as quais a "caipirinha".

Licores
So bebidas espirituosas, que resultam da mistura de lcool ou aguardentes com gua, aucar e aromatizantes e corantes orgnicos admitidos por Lei.

Eles podem ser fabricados por destilao, infuso e por adio de extratos ou essncias. Assim, temos vrios tipos de licores, sendo que os principais aromatizantes usados na sua fabricao so: Plantas (Manjerico, Hissopo, Hortel, Poejo, Erva cidreira e Alecrim). Flores (Camomila, Alfazema, Rosa, Flor de Laranjeira, etc). Frutos (Banana, maracuj , Laranja, Limo, Morango, Groselha, Cereja, Ginja, Pra, Melo, Kiwi, Cco, tangerina, etc). Cascas de arvores (Quina, Canela, Sndalo, etc). Raizes (Anglica, Aipo, Genciana, Cenoura, etc). Sementes (Anis, Damasco, Caf, Cacau, Zimbro, Baunilha, Pimenta, Noz, Avel, Amndoa). Assim, temos vrios tipos de licores, e, a seguir, podemos ver alguns exemplos: AMARETTO - Licor italiano, de cor castanha, produzido desde o sculo XVI, perto de Sarono. obtido a partir de amndoas amargas e caroos de damascos. ANISETTE - Licor francs, feito base de sementes de anis. APRICOT BRANDY - Licor ingls, feito base de damascos. BAILEY'S - Whiskey Irlands, creme de leite e ervas.. BENEDICTINE - Licor francs, feito base de dezenas de plantas. um dos mais antigos licores do mundo, tendo comeado a ser produzido em 1510 pelos monges do convento de Fcamp (Frana). CHARTREUSE - Licor francs, produzido no mosteiro de Chartreuse, perto de Grenoble. feito a partir de 130 plantas medicinais e apresenta-se nas cores verde, amarelo, possuindo ainda uma variedade incolor. COINTREAU - Licor francs, fabricado em Angers a partir de laranjas. CORDIAL CAMPARI - Licor de cor amarela, obtido a partir da destilao de framboesas. CREME DE CACAU - Licor feito a partir de cacau e baunilha. Apresenta-se nas cores castanho escuro e incolor. CREME DE CASSIS - Licor francs, produzido em Dijon, a partir de groselhas pretas. CREME DE MANDARINE - So designados por este nome quase todos os licores obtidos a partir de tangerina. CREME DE MENTHE - Licor de origem francesa, feito a partir de lcool de cereais e hortel-pimenta. Apresenta-se no mercado verde e Incolor. CURAAU - Licor holands, obtido a partir de extratos de laranjas provenientes da ilha de Curaau. Apresenta-se nas cores azul, verde, vermelho, laranja e incolor. FRANGELICO - Licor italiano, feito base de avels, ervas e bagas silvestres. GALIANO - Licor Italiano, feito base de ervas (mais de 30). KAHLUA - Licor Mexicano de Caf. MALIBU - Licor ingls incolor, feito base de rum branco e extratos de coco. MARASQUINO - Licor de cerejas amargas (marasca), de origem Iugoslava, hoje feitos na Itlia. STREGA - Licor Italiano, feito base de 70 tipos diferentes de ervas. TIA MARIA - Licor de caf e ervas, tendo como base Rum Jamaicano. VANDERMINT - Licor holands, aromatizado com chocolate e hortel.

Vinhos
definido como sendo o produto resultante da fermentao alcolica total ou parcial de uvas frescas ou do seu mosto, e produzido pelos processos tecnolgicos admitidos por lei. Normalmente so consumidos simples, mas tambm so usados na composio de Cocktails. Os vinhos classificam-se em: Vinhos Comuns: So vinhos maduros ou verdes que resultam da fermentao total ou normal do mosto, considerando-se de consumo, de mesa ou de pasto, os que estejam abrangidos pelas caractersticas legais. Consideram-se tipicos os vinhos que assim so usualmente classificados. Vinhos Especiais: So aqueles cuja preparao ou vinificao diferente da obteno dos vinhos comuns.

So os seguintes: - Vinhos doces de mesa: Tambm chamados de Adamados, so os vinhos doces com um teor alcolico no superior a 14 graus. A quantidade de aucar residual necessria doura deste tipo de vinho obtida pela interrupo da fermentao do mosto, adicionando a este anidrido sulfuroso e cido srbico, autorizados por Lei. - Vinhos espumantes naturais e Champagne: O vinho espumante natural, que teve suas caractersticas e mtodos importados da Frana, da regio de Champagne, um vinho cuja efervescncia resulta de uma segunda fermentao alcolica feita em garrafas ou cubas fechadas. No ano de 1670, um monge, chamado Don Prignon, despenseiro-chefe das adegas da Abadia Beneditina de Hautvillers, descobriu que o vinho da regio de Champagne espumava e retinha a espuma depois de uma segunda fermentao, fato que o levou a interessar-se pelo desenvolvimento desta descoberta. O champagne pois um vinho espumante natural, produzido na regio demarcada do mesmo nome, situada no vale do Marne, prximo de Epernay e de Reims, no nordeste da Frana. O espumante deve ser servido temperatura de 4 a 6 graus, variando a sua graduao entre 10,5 e 12 graus. Os vinhos espumantes naturais podem ser preparados por dois processos: Mtodo Champanhs ou Clssico: Por este mtodo, o espumante obtido por duas fases principais, sendo que a primeira consiste em obter um vinho de boa qualidade, cuja operao de fabricao igual de qualquer outro bom vinho, apenas com a diferena das uvas serem espremidas em prensas prprias de baixa presso. A Segunda fase consiste na chamada CHAMPANHIZAO, onde o vinho engarrafado na Primavera seguinte vindima, juntando-se-lhe um licor constituido por aucar de cana e leveduras alcolicas, a que se d o nome de "Licor de Tirage". Em seguida, as garrafas so rolhadas com uma cpsula provisria e colocadas em galerias subterrneas, onde ficam entre 6 meses e 3 anos, a uma temperatura de 12 a 15 graus, durante o qual o aucar fermenta, o que d lugar formao do gs carbnico que produz a efervescncia caracterstica do espumante. Com a segunda fermentao resultam tambm algumas impurezas que constituem um depsito que se torna necessrio eliminar. Assim, as garrafas so colocadas de gargalo para baixo em grades especiais, chamadas "pupitres", cujas aberturas permitem vrias posies da garrafa. Mtodo Charmat: Consiste em provocar a segunda fermentao dentro de cubas fechadas, cujo vinho sai diretamente para as garrafas atravs de filtros especiais que no deixam passar nenhuma impureza, nem libertar o gs. Vinhos licorosos: So os que possuem um grau alcolico adquirido entre 15 e 22 graus obtidos por congelao ou por adio de lcool vnico ou aguardente vnica durante ou aps a fermentao. Alm dos vinhos licorosos nacionais, outros atingiram destaque pela sua qualidade, entre os quais o vinho do Jerez (Sherry- que espanhol, produzido na Regio de Jerez de La Frontera, provincia de Cadiz e fabricado a partir de castas selecionadas, entre as quais se destacam a Palomino, Pedro Ximenes, Moscatel, Albillo e Garrido Fino), o vinho de Mlaga e o vinho de Marsala. So vinhos licorosos de qualidade produzidos em regies determinadas (VLQPRD) os com denominao de origem controlada "DOC" e os vinhos licorosos com indicao de provenincia regulamentada "IPR". Vinhos espumosos gaseificados: um vinho branco ou palhete ao qual se juntou licor aucarado de expedio e gs carbnico. A adio de gs carbnico feita com aparelhos especiais e com o vinho a baixa temperatura, para ele reter mais facilmente o gs carbnico e, ao mesmo tempo, para que as bolhas que depois se desprendem, ao abrir a garrafa, sejam menores, o que d melhor aspecto ao vinho. Um vinho espumoso gaseificado sempre um produto de inferior qualidade em relao a um espumante natural.

Vinhos generosos: Como exemplo, temos o Vinho do Porto, que produzido na Regio Demarcada do Douro que se situa nos vales do rio homnimo e de alguns dos seus afluentes. A Regio vai desde Barqueiros at Barca D'Alva, quase na fronteira com a Espanha. Em 1757, o Marqus de Pombal mandou demarcar a Regio do Douro, tendo sido esta a primeira Regio demarcada do mundo. Nos terrenos xistosos desta regio, so cultivadas, entre outras castas, a Bastardo, a Mourisco Tinto, A Tinto Amarelo, a Tinto Barroca, a Tinto Francisca, a Tinto Roriz, a Tinto Co, a Touriga Francesa e a Touriga Nacional. O Vinho do Porto um vinho envelhecido e que em tempos era exportado exclusivamente pela barra do Douro. Ele obtido de uvas tintas ou brancas, cuja fermentao interrompida com a adio de aguardente vnica, sendo depois transportado para os armazns do entreposto de Vila Nova de Gaia, em frente cidade que lhe deu o nome, onde ir envelhecer. Existem ainda vrias categorias especiais de Vinho do Porto, deliberadas pelo Conselho Geral do Instituto do Vinho do Porto em 1974: Vinho do Porto Vintage, LBV, Vinho do Porto com data de colheita e com indicao de idade. Vinhos Quinados

Sua fabricao semelhante dos vermutes, e seu principal ingrediente tambm o vinho. Sua principal diferena dos vermutes o fato de que podem ser fabricados com vinho branco ou tinto e, ainda, a utilizao da quina. Dos mais conhecidos, salientam-se os seguintes: Dubonnet, St. Raphael, Byrrh, Ramazzoti, Ambassadeur, Lillet e Vab. Estes aperitivos devem ser servidos on-the-rocks com gelo e casquinha de limo, ou em copos mdios adicionados de sodas ou refrigerantes.

Cervejas
A Cerveja uma bebida fermentada e de fraca graduao alcolica. Ela fabricada a partir dos seguintes elementos: Agua, Leveduras, Malte , Milho e Arroz, Lpulo e Aucar. Em sua preparao, a cerveja passa pelos seguintes processos e operaes: Maltagem, Sacarificao, Lupulagem , Fermentao, Clarificao e Pasteurizao. Existem vrios tipos de cerveja, como por exemplo, as Lagers, de baixa fermentao, as ALES, de alta fermentao e as sem lcool (que suprimido pelo "vcuo"). A graduao alcolica da cerveja varia entre os 2 e os 10 graus. Como aperitivo, a cerveja deve ser servida em copo on-the-rocks com gelo e casca de limo. Como estomacais, e depois de uma refeio mais pesada, devem ser servidas em clice temperatura ambiente. Usam-se neste caso a Fernet Branca, Underberg, Gammel Dansk, Fernet-Lugga e Jagermeister. Como aromatizante e s em forma de gotas ou dashes nas composies, usam-se a Angostura Bitter, Orange Bitter e Peach Bitter.

Cidra
uma bebida que resulta da fermentao do sumo de mas, com graduao alcolica de 2 a 4 graus, geralmente gaseificada. uma bebida muito popular em Frana, e uma muito famosa a produzida na Normandia.

Quadro de Classificao de Bebidas Alcolicas

O Almanaque do Whisky

Histria do Whisky
A palavra whisky vem de uisge, que uma forma abreviada de uisge beatha, galico para gua da vida. Antes do sculo XIIIV os escritores o definiam como usquebaugh ou aqua vitae. A produo de usque na Esccia provm de vrias tradies que foram introduzidas por So Patrcio da Irlanda no sculo IV ac., e a destilao era feita por indgenas nas terras altas, segundo o relato que a histria traz, mesmo que sejam eles muitos vagos. Foram achados documentos sobre a destilao na Esccia que remontam ao sculo XV, nos Royal Exchequer Rolls (Registro do Tesouro Pblico) que datam de 1.494 e descrevem a venda de 500 Kg de malte para um Frade de nome John Corr para produzir a aqua vitae. Ou seja que nos seus comeos, sua produo estava ligada aos monastrios, que usavam o licor produzido com ervas e especiarias, para fins medicinais, por isso era conhecido pelo nome de aqua vitae. Em 1505 o Guild of Surgeon Barbers (Clube de Barbeiros e Cirurgies) obteve o direito exclusivo da destilao em Edimburgo. Pela Esccia estar cheia de lagos, enseadas, altas montanhas e sofrer chuva freqente, o uso moderado de bebidas alcolicas tem sido considerado refrescante e at certo ponto necessrio. Havia poucas destilarias profissionais nos sculos XVII e XVIII, e at 1.820 a destilao era uma atividade quase domstica. Fabricavam a sua prpria bebida na maioria das granjas rurais de terras altas em seu alambiques privados uisage beatha. Era muito importante para a economia rural, j que desta maneira a cevada que sobrava aps a destilao, era dada para o gado como alimento de muita importncia. O usque no era utilizado s para o consumo caseiro, tambm como uma moeda lquida de grande valor. Era muito importante para uma sociedade de pessoas pobres das terras altas, onde o clima

Produo do Whisky

Para se obter o whisky so necessrias vrias etapas: maltagem, moagem, macerao, fermentao, destilao e envelhecimento. Maltagem: A cevada mergulhada em gua fria de 48 a 60 horas. O gro estufa e na seqncia espalhado em finas camadas por uma superfcie plana. Remexe-se o cereal continuamente, homogeneizando a temperatura dos que ficam embaixo com os de cima. Quando os brotos do malte comeam a crescer, sabe-se que os nveis de acar contidos no cereal esto no ponto certo. Nesse momento preciso sec-lo antes que cresa mais. Nesse estgio, o cereal denominado de malte verde. O cereal secado no forno com o vapor quente originado do fogo provocado na parte inferior. A turfa acrescentada a esse fogo, agregando um sabor defumado ao malte. Moagem: Para extrair a maior quantidade de substncias fermentveis dos cereais, os gros so esmagados utilizando-se martelos hidrulicos ou moendas rolantes. Quanto mais fina for a farinha obtida, mais lcool se obter. Macerao: A farinha colocada em infuso na gua quente, operao que libera o acar da cevada e forma um lquido denominado mosto. O processo realizado em um grande destilador circular de ao inoxidvel. Nas destilarias de malte, o lquido obtido escorre pelas estreitas fendas do tonel de triturao, fazendo a separao do mosto e dos slidos. O mosto vai para a fermentao e os slidos so retirados e usados como rao de gado.

Fermentao: a fase em que se acrescenta lvedo ao mosto, que est mantido a uma temperatura de cerca de 70C, em grandes recipientes de madeira ou ao inoxidvel. O lvedo comea a fermentar e a mistura libera gs carbnico e espuma. Para que a espuma no transborde, as destilarias usam tampas e uma p rotativa. O acar transformado em lcool que, em um perodo de 40 a 72 horas, produz uma bebida fermentada doce, quente e turfosa, com um grau alcolico entre 8 e 9%. Destilao: Atravs de tubos, a bebida fermentada vai para os alambiques para passar por duas destilaes. O destilado, chamado de vinho baixo, possui cerca de 20% de lcool e est pronto para o segundo alambique. O alambique de segunda destilao menor. As vrias formas de alambique determinam a composio e o sabor final do destilado. Aplica-se calor no alambique de segunda destilao e os vinhos baixos fervem, condensando e recolhendo os vapores. No se aproveita toda a poro destilada. Somente a parte do meio encaminhada para o recebedor de bebidas. Nesse momento o destilado chega a ter 68% de lcool e ao final da destilao esse nvel vai diminuindo. As partes voltam para a lavagem seguinte at atingirem o ponto ideal. A bebida que resulta da segunda destilao totalmente incolor. acrescentada mais gua pura at chegar a 63,5% de lcool. O destilado est ponto para o envelhecimento em tonis de carvalho, onde adquirir cor e sabor caractersticos. processo de producao de whiskyEnvelhecimento: Pelo longo tempo que o whisky fica envelhecendo nos barris, a bebida absorve o ar e perde algum volume e fora. Para os escoceses, essa perda, cerca de 2% do contedo dos barris, representa a parte destinada ao felizardo "anjo". Fatores Naturais para a produo de Whisky Os deuses da natureza colocaram cinco importantes atributos, com muito carinho, nas regies da Esccia: gua, cevada, clima, turfa e urze. E esses cinco atributos que fazem do Scotch Whisky uma ddiva exclusiva desse pas. fatores naturais da escocia para a producao de whisky gua: Sem gua no haveria Whisky. o nico elemento no-negocivel. E na Esccia existem mais de 100 mil fontes de gua purssima e lmpida, todas ideais para a fabricao do whisky. As melhores destilarias esto situadas em regies onde a incidncia de chuvas acentuada. Os destiladores aprenderam a reverenciar a chuva. Afinal, ela o ponto de partida para a produo do whisky. As guas que gozam de maior prestgio na Esccia so as que se encontram na Ilha de Islay. Essas guas percorrem longas extenses de turfa pantanosa que, impregnadas desse elemento, se tornam especiais para a fabricao de whisky.

fatores naturais da esccia para a produo de whiskyCevada: Os antigos egpcios j utilizavam a cevada na fabricao da cerveja, mas existem histrias de que esse cereal j era cultivado pelo homem entre 5 e 10 mil anos atrs. Clima: A Esccia tem as condies climticas ideais para a produo de whisky. A temperatura e a umidade provenientes das chuvas colaboram para seu envelhecimento. melhores fatores para o scotch whiskyTurfa: H milhes de anos, nas terras onde hoje a Esccia, existia uma grande floresta densa. Com o tempo, as rvores, arbustos e flores dessa floresta foram se decompondo, o que fez surgir um material orgnico chamado turfa. A turfa inflamvel e seu fogo produz poucas labaredas e muita fumaa. Utilizada no processo de secagem do malte, essa fumaa se impregna na cevada e d um sabor caracterstico de defumado. Urze: Tpicas dos campos montanhosos da Esccia, as urzes, conhecidas tambm como Heather, so pequenos arbustos com florzinhas coloridas e perfumadas. A gua da chuva escorre pelas urzes, se impregna de perfume e escorre sobre a turfa, proporcionando aromas e sabores muito especiais. Regies Produtoras de Whisky

A Esccia possui vrias regies produtoras de whisky. As mais conhecidas so: Lowlands, Campbeltown, Islay, Highlans e Speyside. Lowlands: Nas terras baixas ao sul da Esccia onde se produzem os single malts mais leves e suaves. De sabor adocicado, agrada inclusive ao paladar feminino. As lowlands possuem trs destilarias. Caractersticas do whisky: delicado - leve - doce Campbeltown: Por estarem prximas do mar, as turfas dessa regio recebem muita influncia do fenol e iodo provenientes das brisas marinhas. O whisky de Campbeltown forte e encorpado, mas de sabor generoso e atraente. Atualmente, tem duas destilarias, mas antes da guerra chegou a possuir cerca de 30. Islay: uma bonita ilha da costa oeste da Esccia, que produz um whisky com estilo e personalidade diferenciados. Ao provar o whisky de Islay - pronuncia-se "Aila - , no existe meio-termo: ou se detesta ou se apaixona por ele. Todo legtimo blended whisky escocs possui em sua composio o single malt proveniente da Ilha de Slay. A Ilha de Islay possui cinco mil habitantes e oito destilarias. D uma mdia de uma destilaria

para 625 pessoas. O Malt Whisky em Islay possui caractersticas excepcionais e facilmente identificvel. O aroma defumado torna-o seco e to forte que muitos apreciadores afirmam que sentem o sabor de iodo das algas marinhas. a nica ilha da Esccia que se orgulha de produzir um tipo de whisky que leva seu nome. Seus whiskys so conhecidos simplesmente por Islay Single Malt. Caractersticas do whisky: salgado - defumado medicinal Highlands: O whisky das terras altas, ao norte da Esccia o mais reverenciado e conhecido em todo o mundo. a maior regio produtora de whisky escocs e onde se mistura e engarrafa. Romntico, suave, frutado, admirvel e glorioso. Essas so algumas das expresses dos especialistas em relao ao whisky produzido nas Highlands. Muitas destilarias exibem em seus rtulos a classificao "Highland Malt Whisky". Isso serve para reforar a excelncia de um produto fabricado nessas terras abenoadas pela natureza. Caractersticas do whisky: frutado - temperado - aromtico Speyside: Tambm localizada nas terras altas e nordeste da Esccia, essa regio abastecida pelo Rio Spey e seus oito afluentes. Abriga enorme quantidade de destilarias ao redor de quatro principais cidades: Rothes, Dufftown, Elglin e Keith. Regio famosa por produzir os melhores maltes da Esccia. 50% das destilarias da Esccia concentram-se nesta regio. Caractersticas do Whisky: perfumado - frutado floral. Tipos de Whiskies

Existem 3 tipos de Scotch Whisky, de Malte, Gro e Blended. Suas caractersticas principais

so: WHISKIES DE MALTE - 1494 - Principal caracterstica de sabor para os blended whiskys; - Engarrafados como single malts; - Destilao em alambiques de cobre; - Existem cerca de 90 destilarias de whiskys de malte na Esccia, sendo 42 delas em Speyside. WHISKIES DE GRO - 1830 - So praticamente s utilizados na composio dos blended whiskys; - Mais leves e delicados; - Capacidade de produo 20 vezes maior que a produo de whiskys de malte; - Destilao contnua; - Existem 8 destilarias de whiskys de gro na Esccia, s uma ao norte. BLENDED WHISKIES - 1860 - Combinao de whiskys de gro e whiskys de malte, de diversos tipos e idades, de diversas regies do pas; - O blending acontece depois da maturao de cada um dos whiskys de gro e de malte; - A pessoa responsvel por esta mistura o Master Blender, cargo mximo das destilarias de whiskys; - O propsito da mistura de whiskys criar um sabor mais rico, macio e suave. Single Malt: Feito s de cevada, no contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria. Vatted: Formado pela mistura de dois ou mais singles e maltes. Grain: Produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio. Blended: o whisky mais globalizado. Seu sabor e identidade so o resultado da mistura de whisky de malte e de gro. - O processo de Triple Blending garante a suavidade que nenhum mtodo consegue

igualar: I. Whiskys de malte so misturados com whiskys de malte; II. Whiskys de gro so misturados com whiskys de gro; III. Whiskys de malte e gro so misturados e armazenados por mais um tempo (cerca de 6 meses) em barris de carvalho. Esse mtodo permite que haja um casamento perfeito entre os whiskys. Este processo gera um whisky super premium de qualidade insupervel e caractersticas prprias e especficas.

Classificao do Whisky

O whisky caracteriza-se por um conjunto de dimenses precisas. Uma anlise atenta no rtulo de qualquer marca de scoth permite identificar o produto: - Por Cereal utilizado: Apenas cevada maltada (MALTE) ou de mistura de varios cereais tais como o milho, trigo, aveia, centeio, cevada maltada e/ou no maltada (BLENDED) para os

escoceses. - Por Destilaria de produo: uma nica (SINGLE) ou vrias destilarias (VATTED) Portanto o Whisky pode ser: Single Malt: feito s de cevada, no contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria. Vatted: formado pela mistura de dois ou mais singles maltes. Grain: produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio. Blended: o whisky mais globalizado. Seu sabor e identidade so o resultado da mistura de whisky de malte e de gro.

Categoria de Whiskies

SCOTCH A maioria absoluta dos scotches bebidos no mundo de blends, ou seja, mistura de usques destilados em alambiques.

BOURBON O Bourbon americano, por exemplo, um destilado de milho; ele deve conter pelo menos 51% de milho, mais geralmente tem 60% a 80% deste cereal e o restante de pequenas propores de cevada e centeio. TENESSEE WHISKEY O usque Tenessee, produzido no Estado americano de mesmo nome tem pelo menos 51% de cereal em sua composio. IRISH WHISKY O Irish Whiskey, o usque irlands, onde usado o carvo para aquecer o malte em seus alambiques, material este que no exerce influncia sobre o sabor da bebida.

Como Identificar um bom Whisky

SELO DO IPI - Toda bebida importada destilada, como usque, vodca, conhaques, brandies, licores, Steinhager, tequilas, gin, aguardentes, e champanhes - da regio do mesmo nome na Frana - devem sempre conter o selo de IPI na cor vermelha. O referido selo, em papelmoeda, numerado e impresso pela Casa da Moeda. SELO DO IMPORTADOR - Toda bebida, seja ela nacional ou importada, tem sempre na parte de trs da garrafa uma etiqueta ou rtulo com o nome do importador ou fabricante, contendo inclusive algumas informaes como: composio do produto e data de validade. No existe um teste para bebedores normais do tipo: balanar a garrafa e ver as bolhas, tentar sentir o aroma do malte e outros que existem por a, que autentique a origem do Whisky. O ideal adquirir suas garrafas de locais de procedncia conhecida.

Whiskies Nacionais
W. C. Chanceler W. Davy's W. Old Master Blended W. Old Red Whisky Bells Whisky Blended O Monge Whisky Blenders Pride Whisky Blue Macaw Whisky Cockland Pocket Whisky Drurys Whisky Gold Cup Whisky Gran Par Blend Whisky Long John Whisky Malte Barrilete Blended Whisky Mark One Whisky Natu Nobilis Celebrety 12 Anos Whisky Old Eight Whisky Teachers Whisky Teachers Petaca Whisky Tillers Whisky Black Jack Whisky Horses Neck Whisky Natu Nobilis Whisky Passport Whisky Teachers Licorera

Whiskies Importados

Whisky Ballantines 30 Anos Old Whisky Ballantines 12 Anos Old Whisky Ballantines Finest 8 anos Whisky Ballantines Very Old 17 Anos Whisky Blantons Original Bourbon Whisky Buchanans 12 anos Whisky Buchanans 18 anos Whisky Chivas Regal 12 anos Whisky Chivas Regal 18 anos Whisky Cragganmore Single Speyside Malt 12 anos Whisky Dalwhinnie 15 anos Whisky Dewars White Label Whisky Dimple Luxo 15 anos Whisky Glen Grant Single Malt Whisky Glenfiddich Ancient 18 anos Whisky Glenfiddich Solera 15 anos Whisky Glenfiddich Special Reserve 12 Anos Whisky Glenkinchie The Edinburgh Malt 10 anos Whisky Glenlivet 12 Anos Whisky Jack Daniels Whisky Jack Daniels 750ml Whisky Jack Daniels Gentleman Jack

Whisky Glenmorangie Whisky Glenvilet 18 Anos Whisky Grand Macnish 8 anos Whisky Grand Old Parr 12 Anos Whisky Grants Family Reserva Whisky J & B Reserve 15 Anos Whisky J&B Rare 8 Anos Whisky Jack Daniels Whisky Jack Daniels Whisky Jack Daniels Gentleman Jack Whisky Jack Daniels Single Barrel Whisky Jameson STD Irlandes 8 Anos Whisky Glenmorangie Whisky Glenvilet 18 Anos Whisky Grand Macnish 8 anos Whisky Grand Old Parr 12 Anos Whisky Grants Family Reserva Whisky J & B Reserve 15 Anos Whisky J&B Rare 8 Anos Whisky Jack Daniels Single Barrel Whisky Jameson STD Irlandes 8 Anos Whisky Jim Beam Black

S-ar putea să vă placă și