Sunteți pe pagina 1din 2

Sistema de BibliotecasUFPel

Sistema de BibliotecasUFPel

PENALIDADES: Pagamento de multa por todas as categorias de usurios que no renovarem ou devolverem os itens nos prazos previstos, nos valores vigentes na data da quitao do dbito, de acordo com as condies abaixo: I - o valor da multa ser de R$1,00 (um real) por dia de atraso para cada material emprestado; as multas recorrentes de obras de consulta local (mesmo valor) sero cobradas por hora de atraso (PORTARIA N 216 - 13 de maro de 2002); II - a multa dever ser paga por item emprestado, por dia e/ou hora de atraso, incluindo finais de semana e feriados. Sero cobrados sbados, domingos e feriados, se o livro no for entregue no dia til que antecede o final de semana e/ou feriado. Nenhuma obra ser emprestada para ser entregue nos finais de semana e feriados; III - os casos excepcionais, com apresentao de atestados e/ou ocorrncia policial, sero estudados pela biblioteca em prejuzo, e os mesmos no isentam o usurio da reposio do item patrimonial extraviado ou danificado; VI - por publicao perdida ou extraviada ser cobrada multa a partir do primeiro dia de atraso do material at a notificao por escrito da perda; Ao usurio em dbito ou qualquer outra pendncia, ficar suspenso o emprstimo nas bibliotecas do SISBI. Os usurios no sero penalizados com pagamentos de taxas durante o perodo em que as bibliotecas do SISBI suspenderem temporariamente o atendimento. Sero emitidos avisos de cobrana de material da biblioteca via e-mail. O no recebimento do mesmo no o isenta do referido dbito .

USO DOS COMPUTADORES DAS BIBLIOTECAS: Os computadores das bibliotecas so de uso restrito s atividades de pesquisa acadmica. A Internet dever ser utilizada somente para fins de pesquisa ou outras atividades acadmicas, sendo proibido o acesso a sites inadequados, com fins no didticos. O usurio que for flagrado utilizando os computadores da biblioteca para jogos, bate-papo, redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, entre outros), contedos imprprios ou mau uso ser advertido e dever encerrar seu uso. proibida a instalao de softwares ou alteraes na configurao e componentes dos computadores. O usurio ser responsvel por danos intencionais ocorridos aos equipamentos durante seu uso. A biblioteca no se responsabilizar por qualquer informao arquivada pelos usurios, e poder remov-las sempre que necessrio.

Ncleo de Bibliotecas UFPel - Campus do Porto Caixa Postal 354 - 96010-900 Pelotas, RS, Brasil Tele-fax:(+53) 3921-1390 Tel. da direo: (+53) 3921-1282 Elaborao: Aline Herbstrith Batista CRB 101737 Biblioteca do Campus Porto Carmen Lcia Lobo Giusti CRB 10813 Biblioteca da Faculdade de Medicina Elionara Giovana Rech CRB 101693 Coordenadora do Ncleo de Bibliotecas Editorao eletrnica: Ubirajara Buddin Cruz CRB 10901 Biblioteca de Cincia e Tecnologia

Guia do usurio do Sistema de Bibliotecas

Agosto 2011

PARA FAZER EMPRSTIMOS, TER EM MOS DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO E NMERO DE MATRCULA

EMPRSTIMOS

HORRIO DE FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS:

SERVIOS OFERECIDOS: - Consulta local; - Emprstimo domiciliar; - Comutao Bibliogrfica (COMUT); - Emprstimo de salas de estudos; - Visitas guiadas na biblioteca; - Catalogao na publicao; - Reserva e renovao de materiais online; - Treinamento de usurios; - Auxlio na normalizao de trabalhos acadmicos; - Disseminao Seletiva da Informao (DSI); - Levantamento bibliogrfico; - Servio de alerta; - Treinamento no Portal de Peridicos da CAPES; - Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes (TEDE); - Repositrio Institucional (Guaiaca); - Sistema Eletrnico de Editorao de Revistas (SEER); - Acesso internet para pesquisas acadmicas e consulta ao acervo; - Guarda volumes.

PRAZOS:

Os prazos para o emprstimo so os seguintes: Peridicos, folhetos, Cds, Dvds 3 (trs) dias Livros e trabalhos acadmicos 7 (sete) dias As obras de referncia no sero emprestadas, salvo por determinao oriunda do responsvel pela biblioteca. Obras de consulta local podero ser emprestadas uma (1) hora antes do trmino do expediente, somente nos finais de semana, devendo ser devolvidas at as 8h30min do primeiro dia til aps a retirada. O usurio poder retirar at 2 itens de consulta local. Ao trmino do prazo de emprstimo, o usurio poder renovar o material, desde que o mesmo no esteja com reserva feita para outro usurio.
GUARDA VOLUMES: O uso do guarda volume permitido somente durante a permanncia do usurio na Biblioteca. A perda ou pernoite da chave acarretar em multa no valor de R$ 15,00 (quinze reais). Para pagamento da mesma o usurio dever dirigir-se ao balco de emprstimo da Biblioteca. As chaves do guarda volumes sero emprestadas na portaria, por um perodo de 4 horas. Ao final deste perodo, o usurio dever devolver ou renovar o emprstimo. O emprstimo de guarda volumes ser feito mediante a apresentao de documento de identidade e do carto de identificao da biblioteca, e ser realizado atravs do sistema Pergamum. A biblioteca no se responsabiliza por material deixado no guarda volumes.

Biblioteca de Medicina (BM) das 7h50min s 21h20min, sem fechar ao meio dia. Biblioteca de Odontologia (BO) das 8h s 18h30min, sem fechar ao meio dia. Biblioteca de Direito (BD) das 8h s 22h, sem fechar ao meio dia. Biblioteca da Educao Fsica (BEF) das 8h s 22h, sem fechar ao meio dia. Biblioteca de Cincias Agrrias (BCA) das 8h s 17h, sem fechar ao meio dia. Biblioteca de Cincia e Tecnologia (BCT) das 8h s 17h, sem fechar ao meio dia. Biblioteca de Cincias Sociais (BCS) das 8h s 22h30min, sem fechar ao meio dia. Biblioteca do Campus Porto (BCP) das 8h s 22h, sem fechar ao meio dia. *Os horrios podem ser alterados conforme as peculiaridades e necessidades das bibliotecas. As mudanas sero divulgadas na pgina da UFPel e do Sistema de Bibliotecas.

Categoria de

usurio

Itens

Site
http://prg.ufpel.edu.br/sisbi

DEVOLUO: A devoluo de itens dever ser feita na biblioteca onde foi efetuado o emprstimo. No caso de atraso na devoluo da obra, o usurio no poder realizar novos emprstimos at que regularize sua situao junto biblioteca em prejuzo. RENOVAO: O usurio poder realizar at 3 renovaes da mesma obra pela internet, devendo aps esse prazo levar o material para renovar na biblioteca, juntamente com seu carto de identificao. Obras que possurem reserva no podero ser renovadas. RESERVAS: - A reserva de itens poder ser feita somente pela internet. - A obra s poder ser reservada se no houver nenhum exemplar disponvel na biblioteca. - O usurio poder reservar at 3 (trs) publicaes, que estaro a sua disposio por 24 horas. Passando este prazo, a reserva passar para o prximo usurio da fila de reserva.

Blog
http://wp.ufpel.edu.br/sisbi

Discentes (graduao e ps-graduao) Servidores (tcnicoadministrativos e docentes)

Pergamum
http://pergamum.ufpel.edu.br

At 8 (oito) itens em todo o Sistema de Bibliotecas, sendo que no pode ser mais de 3 itens do mesmo tipo (EXEMPLO: 3 livros + 2 CDs + 2 peridicos + 1 DVD)

S-ar putea să vă placă și