Sunteți pe pagina 1din 7

5 Dicas para Superar as Adversidades da Vida!

25-02-2011, em Psicologia Comportamental, por Miguel Lucas

11tweetsretweet

3 inShare
Email

Quer queiramos ou no, a adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades um dos maiores obstculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos apresentam-se a ns durante toda a nossa existncia. Independentemente de quo animado, inteligente, ou contente estejamos no momento, independentemente de a vida nos correr s mil maravilhas, inesperadamente todos ns algumas vezes somos confrontados com problemas, lutas, desafios, dificuldades. como se fossemos postos prova, para vermos de que fibra somos feitos, como que conseguimos enfrentar algumas situaes catastrficas e angustiantes. No pretendo passar a mensagem que quanto mais adversidade melhor, nem sou apologista de que o sofrimento algo de bom. No, o sofrimento incapacitante no benfico. Ainda assim, no invalida que pensamos nele como uma realidade que acontece na vida de cada um de ns, certamente em nmero e intensidade diferentes de pessoa para pessoa. Quando acontece, aceit-lo uma parte da estratgia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceit-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente. Conforme Havelock Ellis escreveu: A dor e a morte so parte da vida. Rejeit-las rejeitar a prpria vida.

Na verdade, graas a Deus pela adversidade! Aprender a lidar e superar as adversidades, o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com xito na vida serve para fortalecer a nossa fora de vontade, confiana e capacidade de vencer os obstculos futuros.

Herdoto, filsofo grego, disse: A adversidade tem o efeito de atrair a fora e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausncia. Quando voc responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios, as qualidades as foras e virtudes como, coragem, carter, combatividade, esperana e perseverana emergem l de dentro. claro que, dado que somos humanos, muito fcil cairmos na auto-piedade, na injustia da vida, ou na armadilha do porqu eu?. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de deixar a vitimizao auto-destrutiva e pensamentos improdutivos, tambm ficamos mais capacitados para lidar com o que est diante de ns.

DICAS PARA SUPERAR A ADVERSIDADE


1. Esteja atento, e aceite que a adversidade inevitvel na vida. Como j foi referido, a adversidade faz parte da vida. Uma vez que nos acontea algum infortnio, no o aceitar ou resistir-lhe s vai fazer com que persista. No quero dizer com isto, que sejamos passivos ou complacentes com a adversidade e que ao aceit-la nada faamos para minimizar ou recuperar dela. No nada disso,

o que quero dizer que aceitar um caminho para se desprender e reestruturar-se. uma forma vivel de procurar caminhos alternativos e seguir em frente. Onde quer que possamos ir existe certamente alguma forma de adversidade, mesmo que no seja a nossa. H inundaes, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu prprio crculo de familiares e amigos h perda, morte e tragdia. Embora a dor seja inevitvel, o sofrimento exacerbado opcional. Tal, como por contraste a felicidade possvel mas opcional. Ento o que podemos fazer? 2. Construa os seus recursos internos. Antes que a adversidade o atinja, deve propor-se a trabalhar no seu equilbrio emocional, deve fortalecer a sua musculatura emocional, coragem e disciplina. Quando voc se torna consciente de que algumas dificuldades so inevitveis, voc pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabea erguida. No ser muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele (ou ela) prepara-se fsica e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador, e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratgias que lhe permitem enfrentar a situao com coragem. Na maioria das vezes, quando voc est preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou muito menos grave do que o previsto. Ateno, no estou dizendo que nos devemos movimentar na vida sempre em alerta, a ver onde est o perigo ou com o sentimento de que estamos na eminncia de nos acontecer algo de ruim. No, isso no benfico, pelo contrrio, pode ser contraproducente. Mas tal como um mdico, enfermeiro, bombeiro, ou paramdico, ou voc mesmo se prepara com um curso de primeiros socorros para agir em consonncia quando for necessrio salvar um vida em aflio eminente, assim deveremos fazer ns. A preparao para reagir, para agir e saber como atuar em situaes difceis, como um Kit de Primeiros Socorros para quando o azar nos bater porta. Se tivermos e soubermos usar, certamente evitaremos danos maiores.

Outro recurso valioso a auto-confiana. A Confiana que tudo vai dar certo, a esperana que sempre h uma luz no fim do tnel, e esperana que este infortnio tambm passar. Tudo na vida tem o seu lugar e propsito, cabe-nos a ns fazer essa gesto. 3. Construa os seus recursos externos. Construa um sistema de apoio baseado na famlia e nos amigos. Quando as coisas ficam difceis, todos ns precisamos de encorajamento e apoio. Precisamos de algum com quem conversar, algum para ajudar a aliviar o fardo. Voc ficaria surpreso ao descobrir quantas vezes um amigo teve uma experincia semelhante e pode ajudar a gui-lo no momento difcil. O facto de saber que um amigo est l quando voc precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condio perante a adversidade no for ultrapassada e gerar problemas psicolgicos como a depresso ou ansiedade, no hesite em procurar ajuda profissional, seja atravs de uma consulta de psicologia ou de um grupo de suporte especfico, como por exemplo determinados grupos de ajuda.

4. Aquilo que no mata nem sempre faz voc mais forte. Desculpe Nietzsche, mas no posso concordar integralmente na afirmao, o que no

nos mata torna-nos mais fortes, ela no completamente realista. Por exemplo, se voc no tiver construdo e desenvolvido determinados tipo de resistncia ou experincia suficientes para lidar com a dificuldade, a adversidade pode esmag-lo. Por outro lado, se voc tem resistncia suficiente, se desenvolveu e trabalhou determinadas foras, ento na verdade isso vai fazer voc ficar mais forte. Como assim, voc pergunta? A Resilincia como qualquer msculo no nosso corpo construda gradualmente e exponencialmente com a exposio repetida aos obstculos e s foras externas. No necessariamente, se voc no tem prtica no enfrentamento dos obstculos (como quando voc escolhe evit-los), se voc decidir ainda assim propor-se ao desafio de tentar, a coisa certamente correr mal, um evento traumtico pode derrub-lo. Como tudo na vida, a preparao amiga da eficcia e do sucesso. Sem preparao o fracasso uma possibilidade muito forte. Para sublinhar este ponto, as pesquisas de desenvolvimento tem mostrado que crianas traumatizadas so mais, e no menos, provveis de virem a sofrer novamente de algum tipo de trauma ou consequncia negativa. Da mesma forma, aqueles que crescem em bairros difceis tm uma propenso para o desequilbrio emocional, tornam mais susceptveis perante a adversidade, no se tornam mais resilientes, e so mais propensos a debater-se na vida. 5. Inspire-se e aprenda com os outros que tm que lidar com o sucesso e com a adversidade.H muitas histrias inspiradoras de pessoas que superaram obstculos aparentemente intransponveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas. Para aprofundar este tema, leia: Porque razo desistimos dos nossos objetivos. No quero com isto dizer que ao ver, ler ou assistir aos feitos dos outros os seus problemas ficam resolvidos, ou que isso diminuir a dor ou o sentimento que tem. Provavelmente no, e essa no a minha inteno. No entanto, ao tomar conscincia das estratgias e formas que essas pessoas accionaram e/ou

utilizaram para fazer face aos seus problemas ou para ir ao encontro dos seus sonhos e objetivos, pode promover e estimular em si uma mudana de perspetiva face sua situao. Este mudana de perspetiva pode ser promotora para descobrir novos caminhos para a resoluo da situao difcil em que se encontra.

VDEOS INSPIRADORES E MOTIVACIONAIS:


Vdeo motivacional para vencer o medo e mostrar determinao: Vdeo motivacional O sucesso depende de mim Mensagem n1 Ayrton Senna: Alguns exemplos de pessoas que ultrapassaram adversidades na sua vida:
Helen Keller: Perdeu a viso e a audio devido a uma febre misteriosa quando tinha apenas 18 meses de idade. Ela superou a surdez e a cegueira, tornou-se numa mulher forte e com formao e promoveu os direitos das mulheres. Winston Churchill: Superou um problema de gaguez e fraco desempenho na escola, para se tornar primeiro-ministro do Reino Unido e um dos mais influentes lderes polticos do sculo XX. Ele tambm era conhecido pelos seus discursos poderosos e empolgantes. Wilma Rudolph: Nasceu prematuramente, foi a vigsima de vinte e dois filhos. Ela superou uma pneumonia dupla, escarlatina e poliomielite para se tornar vencedora de trs medalhas de ouro em pista nos Jogos Olmpicos de Roma em 1960. Lance Armstrong: Superou o cancro nos testculos que se espalhou para o crebro e pulmes (foi-lhe dito que ele tinha uma chance de apenas 40% de sobrevivncia) para voltar e ganhar o Tour de France mais sete vezes!

J.K. Rowling: Nasceu numa famlia pobre, saiu de um pssimo casamento com um beb e a viver da ajuda do governo, escreveu o seu primeiro livro de Harry Potter e foi rejeitado pela maioria dos editores at Bloomsbury Publishing acreditar no seu valor. Preciso dizer mais? A determinao, superao e persistncia permitiu que todas estas grandes pessoas ultrapassassem as suas adversidades e fossem bem sucedidos. Se eles conseguiram fazer isso, certamente o resto de ns pode invocar a fora e a coragem para pelo menos tentar superar as nossas adversidades! Se depois seremos bem sucedidos ou no? Bem essa uma pergunta que nem eu nem voc, neste momento consegue responder.

PONTOS A RETER:
Os

tempos difceis que acontecem na nossa vida, podem ajudar-nos a compreender e a apreciar os momentos em que as coisas nos correm bem. Olhe para as oportunidades de aprendizagem que todas as situaes adversas contm. Decida se voc vai permitir que a sua experincia o deite a baixo. Dependendo da forma como voc interpreta a situao, acha que a poderia olhar de uma outra forma, de preferncia mais capacitadora. Esteja preparado para aceitar o pior, quando ele ocorrer. Quando se prepara mentalmente para o pior, isso raramente acontece, e se isso acontecer, parece menos catastrfico, porque voc est melhor equipado para lidar com isso. Cultive a coragem, auto-confiana e superao. Quanto mais dessas qualidades voc conseguir reunir, menor ser o impacto da adversidade. Lembre-se que a adversidade faz parte da vida. Aceitar as adversidades, ajuda a super-las. Superar as adversidades um dos nossos principais desafios na vida. Quando resolvemos enfrentar e superar, tornamo-nos especialistas em lidar com ela e, consequentemente, promovemos o triunfo sobre as nossas lutas do dia-a-dia. Abrao

S-ar putea să vă placă și