Sunteți pe pagina 1din 6

Eletrnica (Aplicaes)

Prof. Manoel Eusebio de Lima

Transistores como chaves de cargas AC de alta corrente


Os transistores no podem comutar cargas C. A. ou as altas tenses e no so geralmente uma escolha boa para correntes de chaveamento grandes (> 5A). Nestes casos um rel ser necessrio. Observe que o transistor precisa tambm chavear o rel (bobina).

diodo

Bobina do rel contatos do rel

Carga DC ou AC

Circuito integrado

entrada

http://www.metaltex.com.br/tudosobrereles/tudo8.asp

16/1/2006

Solues GrecO

Transistores como chaves de cargas AC de alta corrente


Vantagens dos rels:
Os rels podem comutar com facilidade C. A. e a C.C. Os rels podem comutar altas tenses, os transistor no podem. Os rels so uma escolha melhor para comutao de correntes grandes (> 5A). Os rels podem comutar muitos contatos de uma s vez.

Desvantagens dos rels:


Os rels so mais volumosos do que transistor para chaveamento de correntes pequenas. Os rels no podem comutar rapidamente, Os rels usam mais potncia devido corrente que corre atravs de sua bobina. Os rels requerem mais corrente que os circuitos integrados podem fornecer, assim um transistor de baixa potncia pode ser necessrio para comutao de altas correntes, como as requeridas em bobinas de rels.
16/1/2006 Solues GrecO 3

Transistores como chaves de cargas AC de alta corrente


Diodo de proteo
Se a carga de um circuito com transistor for um motor, rel ou o solenide (ou algum outro dispositivo com uma bobina) um diodo deve ser conectado atravs da carga para proteg-lo e o chip(CI) de danos, quando a carga desligada. A conduo ocorre somente quando a carga desligada. Neste momento a corrente tenta continuar fluindo atravs da bobina e desviada atravs do diodo. Sem o diodo nenhuma corrente poderia fluir e a bobina produziria um ponto de alta tenso prejudicial em sua tentativa de manter fluir atual corrente.

16/1/2006

Solues GrecO

Exemplo prtico
O circuito de acionamento da bobina do rel um seguidor de emissor, onde os valores dos resistores empregados dependem das caractersticas do rel e do transistor. Este circuito pode operar com rels tanto de 6 como de 12V para correntes de acionamento de at 100 mA. A resistncia R2 deve ser 100 vezes a resistncia da bobina do rel para um ganho de 50 vezes. Limitador de corrente
iE100mA

Zent - grande

diodo

Bobina do rel contatos do rel

Circuito opcional
Circuito integrado entrada

16/1/2006

Solues GrecO

Ponte H - Acionamento de motor DC


Dois transistores esto on em um dado instante de tempo e os outros dois em off. Direo direta (fwd on) Q3 polarizado diretamente Q2 polarizado diretamente Q1 , Q4 em corte Direo reversa (Rvs on) Q4 polarizado diretamente Q1 polarizado diretamente Q2 , Q3 em corte

16/1/2006

Solues GrecO

S-ar putea să vă placă și