Sunteți pe pagina 1din 7

Luta do rei da Frana contra Bonifcio VIII Ao morrer Guilherme da Holanda houve uma dupla eleio da Alemanha, dando

lugar a um interregno. Afonso X de Castela e Ricardo da Cornuria, ambos se dirigiram ao papa,mas este no escolheu nenhum. Gregrio IX (1271-1276) fez presso para que os bispos da Alemanha elegessem Rudolfo de Aldesburgo. Este viveu em boas relaes com o papa renunciando ao Sul da Itlia em favor de Carlos D`anjou. Antecedentes da luta com o rei de Frana 1 a Frana tornou-se uma potncia enorme com S. Luis, ao passo que a Itlia vivia em desordem e anarquia. Como a Frana tornou-se uma grande potncia os papas comearam a inclinar-se para l e t-la como aliada. 2 Urbano IV foi um papa francs e nomeou 6 cardeais franceses. Foi ele que deu a Siclia de Napoles a Carlos D`anjou. Gregrio X (1271-1276)- dois anos de "Sede Vacante". Eleito Gregrio X convocou o 2 Conclio de Lion (1274) - 14 Conclio Ecumenico. No Conclio o papa mostrou 3 preocupaes: 1 Terra Santa- o conclio lanou um dizimo contra a cruzada durante 6 anos; 2 Unio com os gregos- porque os orientais reconheceram a processo do Esprito Santo do Pai e do Filho e reconheceram o prprio papado. Reconhecidos estes dois pontos doutrinais fez-se a unio que no durou muito tempo, porque o povo oriental no a reconheceu nem a aceitou; 3Reforma da Igreja- sobre a eleio dos bispos. As dioceses no podiam entrar sem bispos de mais de 3 meses. Condenao da usura. A eleio do papa tinha que ser com todos os cardeais fechados ao exterior, conclave: encerravam-se os cardeais chave. Nos primeiros 3 dias os cardeais tinham um prato ao almoo e outro ao jantar, a partir do 3 dia jejuavam a po e gua. Os cardeais ausentes esperou-se por eles durante dez dias. Joo XXI - Natural de Lisboa. Reinou 8 meses (1276-1277). Devia chamar-se Joo XIX, porque o Joo XIX foi um papa anti-papa e no h nenhum Joo XX. conhecido pelo nome de baptismo Pedro Hispano. Estudou Teologia na Universidade de Paris. Estudou Medicina em Montepellier. Foi mdico particular de Gregrio X. Foi nomeado arcebispo de Braga, mas nunca tomou posse. Escreveu duas obras: "Thesaurus Pauperum"- conselhos mdicos para os pobres, tem 81 edies. Escreveu um livro de Lgica- "Summulae Logicales", as sumulas

logicais. Livro este usado nas universidades de toda a Europa. Este livro teve 260 edies. Morreu em Vitergo ( cidade ao Norte de Roma) quando visitava o restauro do palcio papal( residncia de Vero dos papas desse tempo) quando o tecto de uma sala desmoronou. Celestino V (de Julho a Dezembro de 1294) O decreto sobre a eleio do papa do 2 conclio de Lion foi rejeitado pelo papa Joo XXI e posto de novo em vigor por Celestino V. Celestino V era um monge beniditino, muito santo, mas nada de experincia poltica ou diplomtica. Vendo a sua inexperincia, renunciou teara em Dezembro de 1294. Os fraticelli (irmozinhos), ramo descendente dos franciscanos, que queriam praticar a pobreza total como o desejava S. Francisco de Assis, gostaram muito deste papa, chamando-lhe "papa anglico". Bonifcio VIII (1294-1303). Tinha duas famlias romanas contra ele: a Orzini e Colona. Estas famlias queriam dar papas Igreja. Com o medo de que essas duas famlias usassem o papa Celestino V na luta contra ele, encerrou este papa em Anagne, onde morreu. Lutas de Bonifcio VIII contra os fraticelli , Contra a famlia Colona e contra Filipe, o Belo (rei de Frana) Contra os fraticelli : estes lanaram uma campanha contra Bonifcio VIII, chamaram-no 'Lucifer'. Ele dissolveu a seita dos fraticelli e mandou matar o papa Celestino V. Contra a famlia Colona : surgiu a luta quando se transportava o tesouro pontifcio de Frana para Roma. Estvo Colona roubou esse tesouro. Havia dois careais na famlia Colona: Pedro e Jaime Colona. Estvo era leigo, mas era irmo dos dois cardeais. Reaco de Bonifcio VIII a este roubo: deps os dois cardeais da famlia e destruiu todas as fortalezas qque a famlia tinha em Itlia. Contra Filipe, o Belo , rei de Frana: Filipe, o Belo, usurpou propriedades da Igreja e lanava impostos aos clrigos sem consentimento do papa. Bonifcio VIII publicou a bula clricis laicos, que proibia, com excomunho, pagar os impostos ao rei sem licena do papa. A Alemanha e a Inglaterra submeteramse; Filipe, o Belo, no se submeteu.

Reaco de Filipe, o Belo, a esta bula: proibiu a sada de objectos preciosos e dinheiro da Frana para Roma. A situao acalmou quando o rei canonizou S. Lus, antigo rei da Frana, de quem Filipe, o Belo, era descendente. Mas Filipe continuou o seu modo de proceder, que era no deixar sair o dinheiro da Frana para Roma. O papa mandou a Frana um legado seu, chamado Bernardo Saisst. Este legado irritou tanto o rei, que o mandou prender. Segunda bula de Bonifcio VIII: Ausculta Fili ('ouve, Filho'). Filipe, o Belo, publicou a bula, mas com o texto deformado e muito mais violento do que era no original. Por outro lado, Filipe, o Belo, perscreveu panfletos contra o papa, chamando-o hereje. Acusaram-no de dizer que os franceses no tinham alma imortal, acusaram-no tambm de dizer que preferia "ser co" do que francs simonaco e que matara o papa Celestino V. Reuniu uma assembleia nacional, em que o conselheiro do rei, Pierre Flote, fez as mais incrveis e terrveis acusaes contra o papa. O papa, em 1302, reuniu um consistrio (reunio dos cardeais), no qual se elaborou uma bula chamada Unam sanctam. Princpios desta 3 bula: o poder espiritual superior ao temporal. O rei deve ser julgado pelo papa, porque o poder espiritual era superior ao temporal. Reaco do rei francs: desagradou-lhe esta bula; convocou outra assembleia geral em Paris, em 1303; um dos principais conselheiros apelou para um conclio universal contra Bonifcio VIII. O papa preparava uma bula que ameaava Filipe, o Belo, de excomunho. Atentado de Anagni O rei francs organizou uma expedio armada, chefiada por Sciana Collonna e Guilherme Nogaret. Atacaram o Palcio de Anagni, onde o papa se refugiou. O atentado foi feito em segredo. Por isso, o papa caiu nas mos dos franceses e os habitantes de Anagni no deram por isso. Os cardeais, excepto dois, abandonaram o papa. No histrico que Scianna Collonna desse uma bofetada no papa. O papa pareceu revestido de pontifical e, assim, ningum lhe podia bater, seno seriam excomungados. O povo de Anagni, dando conta do facto, revoltou-se e ps os franceses em debandada e deu liberdade ao papa. O papa regressou a Roma em 1303, onde morreu em Outubro. Foi o papa mais caluniado da histria. Depois de morto tentaram process-lo, para esquecer a sua memria.

Aspectos positivos do pontificado: no foi um pontificado s de lutas, mas .......... do direito cannico. em 1300, foi o ano jubilar da histria. Roma encheu-se de peregrinos para ganharem indulgncia plenria. Fundao da Universidade de Roma O atentado de Anagni foi o primeiro passo para da decadncia do papado, que entrar em breve no cativeiro de Avinho. A grande frase da ltima bula (Unam sanctam) esta:"para o homem se salvar, necessrio estar submetido ao papa" (definiu esta verdade como dogmtica).

OS PAPAS NO EXLIO DE AVINHO (1305-1378)

Bonifcio VIII morreu e Filipe IV, o Belo, queria julgar e condenar o Papa j quando ele estava na sepultura. Ele queria que a igreja aceitasse as suas ideias. Havia dois partidos diferentes: um a favor do papa, outro a favor de Filipe o Belo Bento XI, sucessor de Bonifcio VIII, revogou todos os decretos e a excomunho contra Filipe o Belo. Levantou severas medidas contra a famlia colona. Contudo, o papa no condenou Bonifcio VIII. Bento XI excomungou sim, todos os intervenientes no atentado de Anagni, principalmente Guilherme de Nogaret e Sciarra Colona. Bento XI morreu no norte de Itlia. Como uns queriam o papa francs e outros um italiano, esteve sede vacante durante 11 meses, no fim dos quais foi eleito Clemente V (1 papa de Avinho), arcebispo de Bordeus (cidade que pertencia Inglaterra). Este papa era um homem dbil, fraco de vontade e de sade. Filipe, faz-se debilidade do papa, dominava-o e este ficou como um manequim nas mos de Filipe. Clemente V foi coroado em Lion, onde estava presente Filipe, depois foi para Avinho, passando antes por Bordeus e Poitiers. Foi Bento XII quem mandou construir o palcio, que viria a ser a residncia dos papas de Avinho. Esta cidade no pertencia Frana, mas Clemente VI comprou-a rainha de Npoles por 81 florins. Antes da compra j o palcio estava quase construdo. Quase todos os papas queriam voltar a Roma, principalmente Joo XXII, mas Filipe no queria. Vrias razes:

- J tinham ali um palcio e a cidade j era da Santa S. - Clemente V era de fraca sade e no podia andar em modificaes. - Os cardeais que Joo XXII nomeou eram quase todos franceses e estes no queriam ir para Roma. - A cidade de Roma, como estava quase abandonada, era invadida por quase todos e no oferecia segurana suficiente. O penltimo papa, Urbano V, foi para Roma, onde esteve 2 anos e meio. Depois deste tempo e sobre a presso dos cardeais franceses, regressou a Avinho. Santa Catarina de Sena disse ao Papa para no ir para tal cidade, pois se fosse morreria. E assim foi. Gregrio XI, foi para Roma, a esteve e a morreu. Mas como havia a cardeais franceses e no se sentiam bem em Roma, foram para Avinho onde nomearam um papa, tendo ficado outro em Roma. Assim surgiu cisma do Ocidente. Filipe conseguiu que os templrios fossem suprimidos nesta altura. O Conclio ecumnico de Viena (1311-1312), condenou os templrios, mas no condenou a obra. Joo XXII(1316-1334)- Residiu em Avinho. Bento XII. Clemente VI(1342-1352)- levava uma vida luxuriosa e com mulheres na sexualidade (Amatur Cardinis). Roma tornou-se uma aldeola. Em 1312, Henrique VII entrou em Roma, foi ao palcio de Latro e fez-se coroar. Gil de Augsburgo, cardeal, pacificou todos os territrios pontifcios e estabeleceu a paz entre as famlias ricas. Os papas ficaram em Avinho 70 anos, o "cativeiro dos 70 anos". Em Avinho no havia qualquer centro espiritual. Era a corte mais faustosa e luxuosa de toda a Europa. Avinho um apogeu em luxo, mas um fracasso a nvel espiritual e a nvel do prestgio que tinha na Europa. O Papa perdeu a sua categoria de universal, para passar a ser papa s para a Igreja de Frana. A guerra dos 100 anos, tal como a peste que veio por volta de 1350, tambm afectou a papado de Avinho. Nepotismo: Defender e favorecer as famlias do papa: eram os familiares do papa que ocupavam os melhores lugares. Voltou a simonia, a qual era descarada.

Servitia Communia Um bispo ou um abade, pagava um grande imposto: - pela sua nomeao - pela sua confirmao oficial - pela sua sagrao - pela mudana para outra cidade Visita ad Limina No significa, neste tempo, a visita dos bispos ao papa, mas a quantia que entregavam. Direitos de Plio - imposto pela nomeao de um arcebispo. Anatas Fruto ou renda de um benefcio durante o primeiro ano da sua nomeao. Direito de Despojo Quando morria um cardeal, o povo roubava a casa toda. Depois as riquezas dos cardeais iam para Avinho. Vacantes O produto dos benefcios entre a morte de um e a nomeao de outro titular, ia para a corte de Avinho. Encomenda - a concesso de dois ou mais ofcios ao mesmo tempo. Expectativa - designao do titular antes da morte do actual. Todos estes impostos contribuiram para o desprestgio dos papas. Os espirituais eram os franciscanos que queriam a pobreza absoluta, como a que S. Francisco tinha pregado. Joo XXII enviou duas bulas contra os espirituais, eles no as aceitaram e o papa excomungou-os. Joo XXII, entre outros, excomungou tambm Guilherme Ockam. S. Catarina de Sena vai em 1376 a Avinho e a incentiva Gregrio XI a ir para Roma.

Ela nasceu em 1347. A primeira viso que teve foi numa rua de Sena. Depois desta viso ela mudou totalmente. A famlia queria que ela se casasse. Ela tinha que se apresentar na moda durante a sua juventude. Foi fazendo a cabea dos pais e eles deixaram-na ir para o mosteiro. Foi dominicana. S aos 20 anos aprendeu a ler e a escrever. Em 1377 recebeu de Jesus o anel mstico de esposo. Morreu em 1380 de apoplexia, com 33 anos de idade.

Luta contra os papas Marclio de Pdua com o livro "Defensor Pacis", onde tinha a ideia de um estado independente, e onde afirmava que o poder do bispo vem de Cristo. O papa e o conclio ecumnico so a suprema instncia da Igreja. A hierarquia de instituio humana e no divina. A Igreja carece de poder e de jurisdio, esse poder vem dos prncipes temporais. Plena independncia da Igreja em relao ao estado.

S-ar putea să vă placă și