Sunteți pe pagina 1din 3

Funes do rgos

Abaixo, temos algums das funes principais dos rgos e de algumas vsceras, segundo a viso da Medicina Tradicional Chinesa: FGADO

Armazena e regula o volume sanguneo influencia o ritmo menstrual, produz fatores de coagulao, etc. Mantm a circulao livre do Qi nos meridianos e rgos/vsceras importante para a atuao do Shen, da digesto e do Triplo Aquecedor. Bile a secreo biliar til na digesto. Quando h disfuno do Fgado, o Bao ser atingido atravs do ciclo Ko/Controle dos 5 Elementos. Tendes e msculos o Fgado responsvel pelo movimento e coordenao muscular. Olhos/Viso e Unhas o Qi do Fgado se abre nos olhos e unhas, influenciando a viso e o crescimento/desenvolvimento das unhas. Raiva, dio, cime, hipersensibilidade, passividade, depresso so os sentimentos comandados pelo Qi do Fgado.

CORAO

Controla a circulao de Qi e Xue. Palcio da Mente controla o Shen (inteligncia, esprito, conscincia, pensamento, sono) A lngua o espelho do corao cor, forma e mobilidade da lngua refletem o estado do corao. Alegria, euforia, tristeza, depresso so os sentimentos comandados pelo Qi do Corao.

BAO/PNCREAS

Absoro, transformao e distribuio trabalha sinergicamente com o Estmago, importante para a boa digesto, absoro, transporte e transformao das essncias alimentares e dos lquidos. Considerando isso, o Bao/Pncreas responsvel pelo Qi do Cu Posterior (Energia Adquirida depois do nascimento), renovvel a cada momento. Em todos os tratamentos de estados deficientes, deve ser avaliado a situao do Bao/Pncreas. Controla o Sangue (Xue) a ao do Bao/Pncreas sobre os tecidos fortalece os vasos sanguneos e evita extravasamentos (prpuras, petquias, equimoses, hematomas e sangramentos, principalmente da metade inferior do corpo).

Mantm as posies dos rgos e vsceras a ao do Bao/Pncreas sobre o tecido conjuntivo sustenta os rgos e vsceras em suas posies. Msculos e tecido conjuntivo o Bao/Pncreas atua sobre a nutrio dos tecidos em geral. Atua tambm sobre a boca, lbios, na gustao e apetite. Os sentimentos governados pelo Qi do Bao/Pncreas so a reflexo, preocupao, ansiedade, a responsabilidade e o escrpulo.

PULMO

Controla e distribui o Qi (energia, respirao ou O2) o Qi csmico (Qi puro, lmpido junto com as essncias alimentares formam o Qi (Wei, Jing, Ying), que distribudo pelo Pulmo, pelo Corao e pelo Circulao-Sexualidade (Pericrdio). Pele controla a camada superficial do corpo e sua energia circulante, o Wei Qi. Assim, o Pulmo responsvel pela defesa do organismo contra as energias perversas, pela nutrio da pele, e pelo controle trmico do corpo regulando os poros. Controla nariz, olfato e vias areas superiores. O Qi do Pulmo controla as seguintes emoes: tristeza, melancolia, ansiedade, preocupao, tranquilidade, satisfao. Descer o Qi alm de distribuir o Qi, o Pulmo tem como funo descer o Qi e os lquidos para o Rim.

RIM O conceito de Rim na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) envolve as funes do Rim, das Suprarrenais, dos Testculos e Ovrios. Provavelmente, o Rim da MTC deve estar localizado anatomicamente na regio do hipotlamo. Rim Yin controla e nutre a base material (isto , o fsico, o orgnico) dos tecidos comandados pelo Rim: medula, crebro, ossos, sangue, esperma e vulos. a base dos lquidos (sangue) do corpo, alimenta e nutre os rgos e tecidos. A sua deficincia leva a inquietao e superexcitao fsica e mental (sono agitado, poluo noturna, ejaculao precoce). Rim Yang (Yuan Qi, Ming Men) a base do Qi, responsvel pelo aquecimento e atividade dos rgos e tecidos, pelo controle dos componente do corpo (isto , funcional fisiolgico), pela nutrio, movimento e ativao dos processos do Rim (medula, crebro, ossos, sangue, esperma e vulos). A deficincia dos processos leva a problemas de reproduo (impotncia, esterilidade), dos dentes, da audio e a falta de vontade (reduo da libido sexual, medo, apatia). O controle deficiente do corpo leva incontinncia urinria (poliria), diarreia matinal ou espermatorreia; caso haja tambm deficincia do Yang do Bao, pode haver oligria e edema.

Armazena a energia essencial (vital, ancestral, gentica, congnita, do Cu Anterior, Jing, Yuan) responsvel pelo Qi, Sangue, Yin, Yang e Lquidos; pelo crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e reproduo. uma energia no renovvel, sofre desgaste ao longo da vida. Em outras palavras, corresponde s mensagens contidas no padro cromossmico de um ser vivo, onde esto determinados os limites mximos do seu ciclo biolgico. Armazena o material vital reprodutivo controla testculos e ovrios. Controla ossos, dentes, medula, crebro, cabelos. Controla o ouvido e a audio. As emoes controladas pelo Qi do Rim so: medo, pnico, vontade, coragem e audcia. Governa a gua controla o metabolismo hdrico junto com o Triplo Aquecedor. Recebe o Qi tem a funo de receber o Qi e os lquidos provenientes do Pulmo. Comanda a regio lombar e os membros inferiores. Controla os orifcios inferiores influencia a urina e as fezes.

VSCERAS Apresentam praticamente as mesmas funes atribudas pela medicina ocidental, acrescidas das seguintes observaes:

A Vescula Biliar considerada importante para a coragem e deciso. O Triplo Aquecedor controla o fluxo de lquidos.

rgos Especiais CREBRO


Relao com o Rim quando a energia do Rim for insuficiente, surgem fadiga, tonturas, zumbidos, dor nas pernas, embaamento da viso, etc. Vaso Governador e Bexiga chegam ao Crebro.

TERO

Menstruao e Reproduo. Liga Chong Mo ao Vaso da Concepo havendo alteraes desses meridianos, ocorrem problemas menstruais e infertilidade.

S-ar putea să vă placă și