Sunteți pe pagina 1din 5

ERIC Identificador: ED355040 Data de publicao: 1993-00-00 Autor: Britz, Joan Fonte: ERIC Clearinghouse no Fundamental e Educao Infantil

Urbana IL.

Soluo de problemas em salas de aula da primeira infncia. ERIC Digest.


A soluo de problemas a base da aprendizagem de uma criana. Deve ser valorizado, promovido, previsto, e sustentada em sala de aula da primeira infncia. Oportunidades para a resoluo de problemas ocorrem no contexto da vida quotidiana de uma criana. Ao observar a criana de perto, os professores podem usar social da criana, cognitiva, movimento e experincias emocionais para facilitar a resoluo de problemas e promover estratgias teis no processo de aprendizagem ao longo da vida.

APRENDIZAGEM ATRAVS DE RESOLUO DE PROBLEMAS


Ao explorar as relaes sociais, manipular objetos e interagir com as pessoas, as crianas so capazes de formular idias, tente estas ideias, e aceitar ou rejeitar o que eles aprendem. Construo do conhecimento por cometer erros faz parte do processo natural de resoluo de problemas. Atravs da explorao, em seguida, experimentar, experimentar uma hiptese, e, finalmente, resolver os problemas, as crianas tornam a aprendizagem pessoal e significativa. Piaget afirma que as crianas s compreendem o que descobrir ou inventar-se (1963). esta constatao, dentro do processo de resoluo de problemas que o veculo para a aprendizagem das crianas. As crianas so incentivadas a construir seu prprio conhecimento quando o professor planeja para resolver o problema; baseia o quadro para a aprendizagem na resoluo de problemas, e fornece o tempo, espao e materiais.

O papel do professor
Mudando atravs de resoluo de problemas modelado por adultos (Bloom, Sheerer e Britz, 1991) e facilitada pelo professor em sala de aula. Quando os professores articulam os problemas que enfrentam e discutir solues com as crianas, as crianas se tornam mais conscientes da importncia do processo de resoluo de problemas. Ser um solucionador de problemas modelado pelo professor e imitada pelas crianas. O papel do professor dupla: primeiro, a valorizar o processo e estar disposto a confiar o aluno e, segundo, para estabelecer e manter um ambiente de sala de aula que estimula a resoluo de problemas. a atitude do professor que deve mudar em primeiro lugar na sala de aula a resoluo de problemas. Valores e objetivos devem ser claramente definidos para incluir um currculo centrado na criana, o desenvolvimento de habilidades de comunicao, a promoo da aprendizagem cooperativa, ea incluso de idias diversas. O professor deve estar disposto a se tornar um aprendiz, tambm. Por ser curioso, observando, ouvindo e questionando, as aes de professores e modelos as qualidades que so valorizadas e promovidas pelo processo de resoluo de problemas.

PLANEJAMENTO PARA RESOLUO DE PROBLEMAS

Um currculo que acomoda uma variedade de nveis de desenvolvimento, bem como diferenas individuais em crianas pequenas prepara o palco para a resoluo de problemas (Bredekamp, 1987). Escolhas, tomada de deciso e uma estrutura curricular que integra a aprendizagem, tais como Katz e Chard mtodo de projeto (1989), so especialmente apropriados para jovens aprendizes. A abordagem do projeto facilita a aprendizagem cooperativa e promove diversas idias. KWL Donna Ogle de (o que voc sabe, o que voc quer saber, eo que voc aprendeu) outro mtodo de organizao do trabalho que promove a resoluo de problemas. Temas, unidades, correias, eo mtodo KWL so todas as formas de organizao curricular que podem apoiar a resoluo de problemas (Britz e Richard, 1992). Comeando com as necessidades e interesses das crianas, a resoluo de problemas desenvolve a partir de experincias significativas importantes para as crianas. O professor-concebida currculo a base da sala de aula para essas experincias. Por exemplo, uma investigao da segunda srie de materiais residuais de uma sala de aula levou um grupo de crianas a explorar o tema de forma integrada. Ler, escrever, contar, medir, entrevistas de pessoas da comunidade e experimentos cientficos foram planejados, iniciados, e relatados. As solues para muitos problemas levantados durante a investigao foram testadas e alguns foram encontrados para ser bem sucedido. Atravs do trabalho de grupo, os indivduos foram capazes de participar e comunicar como as necessidades cognitivas e sociais foram atendidas. Cada criana, em nveis individuais e de formas individuais, foi bem-sucedida dentro da experincia do grupo. A soluo de problemas capacita crianas.

MODO DE RESOLUO DE PROBLEMAS


A soluo de problemas uma habilidade que pode ser aprendido e deve ser praticado. Isso facilitado por uma programao em sala de aula que fornece para a aprendizagem integrada em grandes blocos de tempo, espao para projetos em grupo em andamento, e muitas abertas materiais. O professor d o tempo, espao e materiais necessrios para uma aprendizagem profunda. 1. Horrio: Professores podem fornecer para resolver o problema atravs da ampliao de blocos de tempo de aprendizagem durante o dia escolar. Como fazer escolhas, discutir as decises e avaliar os erros leva tempo, grande tempo melhor terno bloqueia o processo de resoluo de problemas. importante que as crianas sabem que tm tempo para identificar e resolver problemas. 2. Espao: Projetos e reunies de grupo podem exigir uma avaliao do espao sala de aula. Movendo mesas e mesas em conjunto facilita a comunicao e cooperao em sala de aula. Uma vez que o professor tem observado os padres de trfego na sala de aula, o equipamento pode ser movido ou eliminado para promover a resoluo de problemas. 3. Materiais: Os materiais abertas que so necessrios para a construo e concreta resoluo de problemas deve ser seguro, durvel e variada. Unidades bem marcadas de armazenamento deve ser facilmente acessvel s crianas, e os materiais devem estar disponveis para explorao contnua e manipulao. O acesso a uma variedade de materiais estimula as crianas a utilizao de materiais de maneiras diferentes e novos. Essa liberdade promove a resoluo de problemas.

O MODELO resoluo de problemas


Indivduos ou grupos podem resolver os problemas. Resoluo de problemas em grupo importante para as crianas porque muitas idias diferentes so gerados. Tanto individual e processos de grupo deve ser includo na sala de aula primeira infncia. Tornar-se hbil na resoluo de problemas baseada na compreenso e utilizao de passos seqenciados. Estas etapas so: 1. Identificando o problema, 2. Brainstorming uma variedade de solues, 3. A escolha de uma soluo e tentar para fora, e 4. Avaliando o que aconteceu. Muitas vezes o mais difcil destes passos identificar o problema. Se chora Bill ", Alice a me bater", o problema a ser resolvido no o bater, mas, sim, razo pela qual Alice est batendo Bill. Portanto, a investigao de solues devem referir-se a causa do problema em vez de o seu efeito. Brainstorming d prtica filhos em comunicao, negociao e habilidades de cooperao. Aprender a expressar as idias individuais em uma sociedade diversificada importante. Ao escolher e tentar encontrar uma soluo, os alunos desenvolver a empatia, chegar a um consenso, e partilhar a responsabilidade da deciso. Estes so aprendizados valiosos em uma sociedade democrtica. Finalmente, ao avaliar o processo de resoluo de problemas, as crianas avaliam suas escolhas e dos erros e aprender a ser avaliadores independentes de seu trabalho. O processo de resoluo de problemas - fazer escolhas e aprender com eles - facilitada por professores que observar, ouvir e perguntar questes abertas que ainda mais o processo: a perguntas como: "O que aconteceria se ...?" e "De que outras formas voc pode pensar em ...?" A soluo de problemas torna-se um ciclo de aprendizado quando erros so cometidos e solues diferentes tm de ser julgados. Esse processo de descoberta permite que as crianas constroem suas prprias aprendizagens. A maioria dos problemas tem mais de uma soluo, alguns problemas no podem ser resolvidos. Experincias com esses tipos de problemas de promover a aprendizagem em crianas pequenas.

ESCOLHA bons problemas


Goffin (1985) oferece aos professores com questes norteadoras que iro ajud-los a identificar problemas apropriadas para crianas pequenas. Alguns deles so: 1. O problema significativo e interessante? 2. O problema pode ser resolvido em uma variedade de nveis? 3. Uma nova deciso deve ser feita? 4. As aes podem ser avaliados?

A soluo de problemas uma forma de dar sentido ao ambiente e, de fato, control-lo. O processo permite que as crianas em um mundo cada vez mais diversificada a ser participantes ativos e implementar mudanas. Ao incluir a resoluo de problemas em sala de aula da primeira infncia, podemos equipar as crianas com uma habilidade ao longo da vida que til em todas as reas de aprendizagem.

PARA MAIS INFORMAES


Bloom, PJ, Sheerer, M., e Britz, J. plano de ao: ALCANAR CENTER mudana baseada ATRAVS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Lake Forest, IL: Novos Horizontes, 1991. Bredekamp, S., ed. Developmentally prtica adequada. Washington, DC: Associao Nacional para a Educao de Crianas, 1986. ED 283 587. Britz, J., e Richard, N. RESOLUO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA INFANTIL. Washington, DC: National Education Association, 1992. Goffin, S., e Tull, C. "Resoluo de Problemas. Aprendizagem Activa encorajador." CRIANAS 40 (1985): 28-32. EJ 314 275. Katz, L., e Chard, S. ENGAJANDO as mentes das crianas: a abordagem do projecto. Norwood, NJ: Ablex, 1989. Piaget, J. AS ORIGENS DA inteligncia em crianas. New York: WW Norton, 1963.

Matemtica

Uma maneira de ensinar a seus alunos do jardim de infncia-idade sobre a resoluo de problemas atravs de atividades de matemtica. Em uma atividade que voc pode ajud-los a chegar concluso de que existem padres na matemtica. Comece a atividade atravs da realizao de padres sonoros para os alunos, como bater palmas, pat, clap, pat. Pergunte qual o padro. Em seguida, mostram os estudantes um padro de nmeros, tais como 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2 e perguntar o que o prximo nmero seria. Terminar a atividade com uma discusso sobre os padres que so encontrados em matemtica.

Cincia

Voc pode usar as atividades de cincia para ensinar seus alunos do jardim de infncia como resolver os problemas. Realizar uma demonstrao para os alunos e, em seguida, pedir-lhes para tirar suas prprias concluses. Por exemplo, ensinar os alunos sobre gs e seu efeito sobre flutuando e afundando com algumas uvas passas e uma garrafa de gua mineral. Comece explicando que os gases tornar a gua borbulhante e depois acrescentar algumas passas para a sua garrafa de gua mineral. As passas vai parecer que eles esto danando na

garrafa. Feche a tampa da garrafa e as passas vo parar de se mover. Pergunte aos seus alunos por que eles acham que isso aconteceu.

Linguagem

Usando atividades de rima para ensinar seus alunos sobre a resoluo de problemas pode ajudar a suas habilidades de compreenso de leitura. Rimar ensina os alunos a reconhecer sons fonticos, que iro ajud-los quando eles esto aprendendo a ler e soletrar. Apresente os seus alunos com trs palavras:. "Gato" sesta "" e "bin" Se os seus alunos sabem o alfabeto, pedir-lhes para passar por isso e tentar encontrar palavras que rimam com estas trs palavras. Se os alunos no conhecem o alfabeto, dizer palavras em voz alta e perguntar qual das palavras que voc est dizendo que rima com "gato" cochilo "" ou "bin".

Tecnologia

Voc pode combinar computador e aulas de resoluo de problemas atravs do fornecimento de seus alunos com jogos de computador. Trs sites populares que oferecem jogos de computador livres so Zoodles, ABC Ya! e Mame Ganso. Um jogo em Zoodles chamado de "maquinista", ea tarefa para o estudante a utilizao dos materiais e ferramentas adequadas para completar um trilho de trem, para que um trem pode continuar a seu destino. Este jogo ir ensinar seus alunos a resoluo de problemas importantes lies como a forma de comparar as propriedades de diferentes objetos, a fim de usar o caminho certo na situao certa.

Read more: Resoluo de Problemas Actividades de Infncia | eHow.com http://www.ehow.com/info_8034133_problem-solving-kindergartenactivities.html#ixzz1lhgGcwPs

S-ar putea să vă placă și