Sunteți pe pagina 1din 3

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTRIO SEMANA 14 Prof.

Rodrigo Aluna: Roberta Monalisa Carvalho Pessoa SEMANA 14

EMENTA DA AULA: Os impostos de transmisso (ITD e ITBI). Caso Concreto 1 Joo Manuel saiu de casa em uma comum noite de sbado com a finalidade de comprar um mao de cigarros no botequim da esquina. Sua esposa, Maria, estranhou a situao, mas no questionou a vontade do marido. O seu estranhamento somente se manifestou horas mais tarde ao no ver o marido retornar. Dirigiu-se ao bar e no o encontrou. Disseram-lhe, contudo que ele havia entrado em um veculo, onde se podia ver a figura de uma loura. Buscou ajuda dos filhos para encontrar Joo Manuel. Nenhum sucesso. Com o passar dos anos, decidiram pedir a partilha dos bens e, assim, a decretao da morte presumida de Joo, nos termos da lei civil. Seguindo-se o rito processual, decretada a morte presumida e realizada a sucesso provisria. Alguns meses aps esta ltima deciso, Joo Manuel regressa de sua longa lua-de-mel com a loura e requer a devoluo de seu patrimnio - o que imediatamente deferido pelo juzo competente. Indaga-se: a) H incidncia do ITCMD na sucesso provisria? Sim, conforme previso expressa do art. 18, II da lei 1427/1989, que dispe sobre o ITCMD no Estado do Rio de Janeiro: Art. 18 - O imposto ser pago antes da realizao do ato ou da lavratura do instrumento, pblico ou particular, que configurar a obrigao de pag-lo, com exceo dos casos adiante especificados, cujos prazos para pagamento so os seguintes: II - na sucesso provisria, 6 (seis) meses depois de passar em julgado a sentena que determinar a sua abertura; Sobre o assunto, devemos destacar a Smula n 331 do STF, que traz o seguinte contedo: legtima a incidncia do imposto de transmisso causa mortis no inventrio por morte presumida. b) H incidncia do ITCMD na devoluo do patrimnio a Joo Manuel? Ora, no existindo bito, no podemos falar em fato gerador do ITCMD causa mortis, devendo todo o valor recolhido ser restitudo aos interessados.

Caso Concreto 2 Jos Rocha, admitido como scio em empresa limitada cujo objeto social o comrcio de cereais, por meio de subscrio de aumento de capital integraliza parte de seu aporte com um armazm de sua propriedade, mediante escritura pblica. Seis meses depois, em virtude de desentendimentos com outros scios, retira-se da sociedade e, com o assentimento de todos, desincorpora esse imvel, como parte de sua retirada de capital, e volta a integr-lo em seu patrimnio pessoal, tambm por meio de escritura pblica. Pergunta-se: h incidncia do ITBI Imposto de Transmisso Inter Vivos em alguma das duas transmisses ocorridas? No, por aplicao do art. 156, 2, I da CF: O imposto previsto no inciso II, : I - no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil;

Questo Objetiva 1 Assinale a opo correta no que se refere aos impostos de competncia dos municpios: A ( ) Um municpio que institui lei estabelecendo alquotas progressivas para o IPTU em razo do valor do imvel e, tambm, alquotas diversas de acordo com o uso do imvel, contraria dispositivo constitucional que, tendo como parmetro o uso do bem imvel, veda o estabelecimento de alquotas diversas para o IPTU. B ( X ) Considere-se um ato de compra e venda de bem imvel localizado no DF, sendo o comprador domiciliado em Goinia GO e o vendedor, em Imperatriz MA. Nesse caso, ser devido ao DF o imposto sobre transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, de bem imvel. C ( ) Compete lei ordinria fixar as alquotas mnimas do ISS, e lei complementar, fixar as alquotas mximas. D ( ) Considere-se que certo municpio edite lei excluindo o ISS sobre exportaes de srvios para pases da Amrica Latina. Nesse caso, a lei municipal contraria o texto constitucional, pois apenas a Constituio Federal pode dispor acerca da excluso da incidncia do ISS sobre a exportao de servios.

Questo Objetiva 2 Agripino falece no Estado de Santa Catarina, deixando para seu nico herdeiro e filho Ivaldo, residente e domiciliado no estado de Minas Gerais, um apartamento e um terreno localizados no estado do Rio de Janeiro. Pergunta-se: A quem cabe o Imposto de Transmisso causa mortis?

CF, Art. 155, 1. O imposto previsto no inciso I: (Redao dada ao caput do pargrafo pela Emenda Constitucional n 03/93) I - relativamente a bens imveis e respectivos direitos, compete ao Estado da situao do bem, ou ao Distrito Federal; ( ) a. Ao Estado de Santa Catarina. ( ) b. Ao Estado de Minas Gerais. (X ) c. Ao Estado do Rio de Janeiro. ( ) d. Unio, em face do conflito de competncias tributrias.

S-ar putea să vă placă și