Sunteți pe pagina 1din 13

CASOS EM QUE NO SE USA A CRASE

_____________________________________________________________

"No custa lembrar que, ao p da letra, crase no o nome do acento, e sim do fenmeno. Crase significa fuso, mistura. Em gramtica, a mistura de duas vogais iguais como a que ocorre em Vou (a+a) escola. Nessa frase a preposio [a] regida pelo verbo [ir] (ir a algum lugar), funde-se com o artigo feminino [a] exigido pelo substantivo 'escola'. A fuso das duas vogais representada pelo acento grave que, metonimicamente, acaba sedo chamado de crase." (Pasquale Cipro Neto) NO USAMOS A CRASE: Antes de Palavras Masculinas: Ando mais a p do que a cavalo. Isso cheira a vinho / Trabalhava de sol a sol. Mas ateno: Nos casos em que existe um substantivo feminino subentendido antes de nomes masculinos, pode ocorrer a crase. Os substantivos femininos subentendidos so: maneira, moda ou qualquer outro que determine uma empresa: O Governo no fez novas concesses (companhia) Ford. Comi um bife Rossini ( moda Rossini). / Referiu-se (nave) Apollo. Estilo (maneira) Rui Barbosa. / Vou (editora) Melhoramentos. Antes de Verbos - Os verbos no so nomes femininos, Por isso, nunca vm precedidos de artigo [a]; e sim da preposio [a]: Comeou a chover. / Preos a combinar. / Ps-se a falar. Antes de Ela, Esta e Essa: Pediram a ela que sasse. Cheguei a esta concluso. / Dedicou o livro a essa moa. Antes do Artigo Indefinido [Uma]: Foi submetido a uma cirurgia. Exceo: Quando "uma" designa hora: Chegou uma hora (verif: ao meio-dia). Antes das Formas de Tratamento: Escreverei a Vossa Excelncia. Exceo: senhora(s), senhorita: Desejo felicidade s senhoras (ou senhora). Antes de Pronomes Indefinidos que no admitem artigo (seguidos ou no de "s"): algum, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ningum, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer. E de Pronomes Interrogativos: Falaste a que pessoa? / A qual delas voc se refere? No sei como resistiu a tanta provao. Embarcarei daqui a poucas semanas. Dirigiu-se em vo a outra repartio. Mas ateno: Em certas ocasies, alguns desses indefinidos (tal, mesma, muitas, outra, pouca) podem admitir o artigo, dando ensejo crase. Fazendo a substituio do substantivo feminino que os segue por outro masculino correlato, comprovaremos a ocorrncia da crase:
Assistimos

sempre s mesmas cenas (aos mesmos episdios).

Antes de Substantivos Repetidos: Cara a cara, frente a frente, gota a gota, de ponta a ponta. E de Substantivos no plural que fazem parte de Locues (adv.) de Modo: Agrediram-se a bofetadas / a dentadas. Antes dos Relativos [Quem, Que, Cuja e Cujas]: A nica pessoa [a quem] obedecia era a me. Mas ateno: Antes do relativo "que" se usa a crase quando [que] subentende um substantivo feminino: No respondeu s primeiras perguntas, mas s [ que] lhe interessava (mas s [ pergunta] que lhe interessava). Antes da Expresso Nossa Senhora ou de nomes de santas: Nas suas aflies recorria a Nossa Senhora e a Santa Teresinha. Antes de Nomes de Mulheres Clebres, de Dona e Madame: O guerreiro falou a Iracema. / O historiador referiu-se a Minerva. Deu o dinheiro [a dona] Maria. Mas ateno: H crase se o "dona" ou o "madame" estiverem particularizados: => Referia-se Dona Flor dos dois maridos. Antes de Numerais Cardinais: De 15 a 20 deste ms. Antes de Distncia No Determinada: A polcia ficou a distncia. Mas ateno: Quando se define a distncia, existe crase: A polcia ficou distncia de seis metros dos manifestantes. Aps as Preposies: ante, aps, com, conforme, contra, desde, durante, entre, mediante, para, perante, sob, sobre, segundo: No adianta remar contra a mar. / Esperava-o desde as 11 horas. Antes de Pronomes Pessoais: Recorreram a mim (a si, a ela, a ti). Antes de Nomes de Parentescos, precedidos de Pronome Possessivo: Pea desculpa a sua irm. Faremos uma visita a nossa tia. Srgio.

ARTIFCIOS PARA VERIFICAR A CRASE


____________________________________________________________

Exerccios com Gabarito A crase indica a fuso da preposio [a] (pedida por um verbo, um nome ou um advrbio) com o artigo [a] [as] (pedido por uma palavra feminina): Joo voltou a + a cidade = cidade natal. Dessa forma, no existe crase antes de palavra masculina: Andou a p. ARTIFCIOS PARA VERIFICAR A CRASE Primeiro - Substitua a palavra "feminina" (a crase s ocorre diante de palavras femininas) que vem aps o [a] ou [as] por um termo masculino correlato. Se o [a] ou [as] transformar-se em [ao] ou [aos], existe crase; do

contrrio, no. Esse artifcio s no se mostra til com os substantivos femininos "casa e terra". Exemplo: Adaptei-me [a] turma. Queremos ento saber se o [a] craseado. Substituindo [turma] por um termo masculino, temos: Adaptei-me ao aluno. Ora, se no masculino temos [a + o], no feminino teremos (a + a), ou seja, crase: Adaptei-me [] turma. Outros exemplos: No me refiro [] secretria, mas ao secretrio. Deram o presente [] vizinha, e no ao vizinho. O plano dos bandidos saiu s avessas (... saiu ao contrrio). Emprestou o livro [] amiga (Emprestou o livro ao amigo). Porm: Chegou [a] enfermeira (Chegou o enfermeiro). Quem era [a] autoridade? (Quem era o chefe?). Segundo - A combinao de outras preposies com o artigo [a] - para a, na, da, pela e com a - indica que o [a] [as] deve levar crase. No necessrio que a regncia fique correta: Chegarei [] noitinha (Chegarei pela noitinha). Enviei flores [] visitante. (Enviei flores para a visitante). As visitas viro [s] 6 horas (... pelas 6 horas). Estava [s] portas da morte (... nas portas da morte). Encontrei-o [] sada do teatro (... na sada do teatro). Chegou [] Espanha (... da Espanha). Terceiro - Substitua os pronomes demonstrativos: aquele(s), aquela(s), aquilo, por [este], [esta], [isto] ou [isso]. Se aps a substituio, os pronomes vierem antecedidos de [a], haver crase: Outorgou o prmio aquele aluno (Outorgou o prmio a este aluno). Ento
=>

Outorgou o prmio quele aluno.

Porm: Conheo [aquele] rapaz => Conheo este rapaz. No h preposio [a] antes de [este], ento, no haver crase. Quarto - No caso de nome geogrfico ou de lugar, substitua o [a] [as] por para. Se o certo for [para a], use a crase: Foi Frana (Foi para a Frana). Iro Colmbia (Iro para a Colmbia). Mas: Voltou a Curitiba (voltou para Curitiba, sem crase). Da mesma maneira, podemos usar a forma [voltar de]. Se o [de] se transformar em [da], h crase, se o [de] no se alterar, no h: Retornou [] Argentina (voltou da Argentina). Mas: Foi [a] Roma (voltou de Roma).

Quinto - Na indicao do nmero de horas, desde que determinadas, troque o nmero por [meio-dia], aparecendo [ao meio-dia] haver crase. No aparecendo [ao] sem crase: Chegou [] uma hora em ponto.
=>

Chegou [ao meio-dia] em ponto. Ao meio-dia toda casa dormia.

[s] dez e meia toda casa dormia

=>

A indeterminao afasta a crase: Ir a uma hora qualquer. Srgio

A CRASE ANTES DAS PALAVRAS TERRA E CASA


_________________________________________________________________________________

No Se Acentua o "a" Antes de Terra quando esta se ope a "bordo, mar", isto , quando designa "terra firme": Logo que o navio aportou, os marinheiros descerram a terra. (firme) Est muito abafado a bordo: vamos a terra. (firme) Deixei o barco e fui a terra.
(firme)

No Se Acentua o "a" Antes de Casa quando esta tiver o sentido de "lar, domiclio, morada": Chegou cedo a casa (lar). Chegavam a casa (lar) quase sempre tardinha. De regresso a casa (lar) fui recebido em festa. Fui a casa (lar) apanhar os documentos do carro. Mas Ateno: Se a palavra casa vier acompanhada de adjetivo ou locuo adjetiva (termo modificador), use a crase: Chegou cedo casa
(lar)

da patroa.

Fiz uma visita casa de meus avs. Fui casa de meu colega. Acentua-se o "a" Antes de Terra, quando esta no designa "terra firme", ou seja, no se ope a "bordo, mar": Voltou terra onde nascera. O agricultor tem apego terra. As aves voavam rente terra. Acentua-se o "a" Antes de Casa, quando esta tiver o sentido de prdio, edifcio, estabelecimento comercial ou hospitalar, dinastia, ou quando se refere a qualquer instituio ou sociedade, enfim quando casa no significa lar, domiclio: O presidente americano regressou Casa Branca. Chegou casa dos sessenta esbelto. Fui Casa dos Quadros comprar um presente. O prncipe pertencia casa de Bragana. Srgio.

CASOS EM QUE A CRASE FACULTATIVA


_________________________________________________________

Antes de Pronomes Possessivos Femininos o uso do acento indicativo de crase facultativo, isto , depender da preferncia do escritor: Referiu-se a minha viagem. Ou: Referiu-se minha viagem. Fao referncia a tua prima. Ou: tua prima. Fiz um apelo as minhas colegas. Ou: s minhas colegas. Observaes: 1. Seguindo-se a atual tendncia prefervel us-lo diante dos possessivos, principalmente depois de verbos, para evitarmos casos de ambiguidade. 2. Ocorrendo a elipse do substantivo, o [a] ser craseado: Fao referencia a (ou: ) tua firma, e no nossa (firma). Ele referia-se desgraa do amigo e no sua (desgraa). 3. Pronomes possessivos antecedidos de nomes de parentescos rejeitam o acento indicativo de crase: Refiro-me a sua me, e no minha (me). Antes desses nomes de lugar: Europa, sia, frica, Frana, Inglaterra, Espanha, Holanda, Esccia. Exemplos: Fui a (ou: ) Europa, e no a (ou: ) sia. 3. Antes de nomes de mulheres: Escrevi a Joana (ou Joana). Se a pessoa for ntima de quem fala, melhor usar a crase. Entretanto, isso depender da preferncia do escritor: Mandamos um convite Marlia. (ou, se preferir: a Marlia) Com a Locuo: "at a" A preposio "at" possui como variante a locuo "at a" e seu emprego facultativo; mesmo quando "at" for seguido dos demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo: Foi at a porta (ou: at ). Verifique: at o (ou: ao) porto. Ficou no escritrio at a (ou: ) meia-noite. (at o (ao) meio-dia) Vou at a () farmcia. Verifique: at o (ou: ao) mercado. Cheguei at aquela (ou: quela) janela. Verifique: at o (ao) porto. Mas Ateno: Se "at a" tiver a significao de "at mesmo", perde a variante, ento a ocorrncia da crase deve ser verificada por meio da substituio por um termo masculino: Estudava at (mesmo) as lnguas da ndia. Verif.: at os dialetos... Obedecia at
(mesmo)

s ordens mais absurdas. (at aos caprichos...)

A crase, nosses casos, facultativa porque facultativo o uso do artigo. Srgio.

NO USE CRASE NAS SEGUINTES LOCUES


_____________________________________________________

Lista de Locues

Se voc tem dificuldade em utilizar artifcios para determinar a ocorrncia da crase, fiz uma pequena listagem (abaixo) das locues em que no usamos o acento grave: [A lcool] [a bel prazer] [a boa distncia de] [a bordo] [a bordoadas] [a braadas] [a cabeadas] [a cacetadas] [a calhar] [a cntaros] [cara a cara] [a carter] [a cargo de] [a cavalo] [a cerca de] [a certa altura] [a certa distncia] [a chibatadas] [a chicotadas] [a comear de] [a contar de] [a curto prazo] [a dedo, a diesel] [a distncia] [a duras penas] [de alto a baixo] [de cabo a rabo] . [A ela] [a ele] [a eletricidade] [a esmo] [a esse] [a essa] [a este] [a esta] [a estibordo] [a ferro] [a ferro e fogo] [a facadas] [a frio, a fundo] [a galope] [a gs] [a gasolina] [a gosto] [a grande distncia] [a granel] [a jato] [a joelhadas] [a juros] [a lpis] [a lenha] [a longa distncia] [a longo prazo] [a mais] [a mando de] [a marteladas] [a medo] [a meia altura] [a meia distncia] [a meio pau] [a menos] [a meu ver] [a montante] [a nado] [a leo] [a olho nu] [a ouro]. [A par] [a partir de] [a pauladas] [a passos largos] [a p] [a pedidos] [a pequena distncia] [a pilha] [a pino] [a ponta de espada] [a pontaps] [a ponto de] [a porretadas] [a porta fechadas] [a postos] [a pouca distncia] [a prazo] [a prestaes] [a princpio] [a propsito] [a pblico] [a pblico] [a punhalada] [a pururuca]. [A quatro mos] [a querosene] [a rigor] [a rir] [a rodo] [a seco] [a seguir] [a srio] [a servio] [a sete chaves] [a socos] [a ss] [a sono solto] [a termo] [a tiracolo] [a tiro] [a toda] [a toda fora] [a toda hora] [a toque de caixa] [a trote] [a valer] [a vapor] [a vela] [a zero]. Srgio.

USE CRASE NAS SEGUINTES LOCUES


__________________________________________________________

Lista de Locues Se voc tem dificuldade em utilizar artifcios para determinar a ocorrncia da crase, fiz uma pequena listagem (abaixo) das locues (adverbiais, prepositivas, condicionais) em que usamos o acento grave: [ altura de] [ americana] [ argentina] [s armas] [s ave-marias] [s avessas] [ baiana] [ baila] [ bala] [ baioneta] [s barbas de] [s boas] [ base (de)] [ bea] [ beira (de)] [ beira-mar e rio] [ boca pequena] [ bomba] [ brasileira] [ bruta] [ busca (de)]. [ calada] [ caa (de)], [ cabeceira (de)] [ chave] [ carga] [ cata (de)] [ chave] [ conta (de)] [ custa (de)] [ cunha] [s cambalhotas] [s carradas] [s

carreiras] [s catorze (horas)] [s cegas] [s centenas] [s cinco (horas)] [s claras] [s costas] [ deriva] [ direita e esquerda] [ disparada] [ disposio] [ distncia] [s dez (horas)] [s dezenas] [s (doze horas)] [s dzias] [s duas (horas)] [s encobertas] [s escondidas] [s escuras] [s favas] [s gargalhadas] [ escolha (de)] [ entrada (de)] [ escovinha] [ escuta] [ espada] [ espera (de)] [ espora] [ espreita (de)] [ esquerda] [ evidncia] [ exausto] [ exceo (de)]. [ faca] [ falta (de)] [ fantasia] [ farta] [ feio (de)] [ flor da pele] [ flor de] [ fora (de)] [ fome] [ francesa] [ frente (de)] [ fresca] [ gacha] [ guisa de] [ imitao de] [ inglesa] [ italiana] [ janela] [ livre escolha] [ luz] [ (moda) Lus XV] [ mo] [ mo armada] [ mo direita] [ mo esquerda] [ maneira de] [ mquina] [ margem (de)] [a marinheira] [ medida que] [ meia-noite] [ merc (de)] [ mesa] [ mesma hora] [ mexicana] [ milanesa] [ mineira] [ mngua (de)] [ minha disposio] [ minha disposio] [ minha espera] [ minuta] [ moda (de)] [ moderna] [ morte] [ mostra]. [ navalha] [ noite] [ noitinha] [ nossa disposio] [ nossa espera] [ ordem] [ ocidental] [ oriental] [ paisana] [ parte] [a paulista] [ ponta de faca] [ porta] [ portuguesa] [ praia] [ pressa] [ prestao] [ primeira vista] [ procura de] [ proporo que] [ prova] [ prova dgua] [ prova de fogo]. [ queima-roupa] [ que (=quela que)] [quela altura] [quela hora] [quele dia] [quele tempo] [queloutro] [ raiz de] [ razo (de)] [ rdea curta] [ retaguarda] [ revelia (de)] [ roda (de)] [ sada] [ semelhana de] [ solta] [ sorte] [ sobremesa] [ superfcie de] [ sua (disposio, escolha, espera, maneira, moda, sade)] [ tarde] [ tardinha]. Srgio

EXERCICIOS
Use, Nas Palavras Abaixo, O Acento Grave Quando For Necessrio: 01 O plano dos bandidos saiu [as] avessas. 02 No chegaram [a] saber quem era [a] autoridade. 03 Encontramos os barcos [as] margens da lagoa. 04 [As] dez e meia todos dormiam. 05 Enviei a encomenda [a] Fernanda. 06 Iremos [a] Porto Alegre. 07 Entregamos o prmio [aquele] aluno. 08 As promissrias foram devolvidas [a] gerncia. 09 Encontrei-o [a] porta de minha casa. 10 [A] noite, todos se reuniam para ouvi-lo.

11 Sua averso [a] estrangeiros era censurada. 12 - O jogador fez um gol [a] Pel. 13 O texto foi redigido [a] lpis. 14 - Iremos [a] Curitiba. 15 Iremos [a] Bahia. 16 Vai de 100 [a] 1 000. 17 - Dirigiu-se [a] Vossa Excelncia com aspereza. 18 - Dirigiu-se [a] Senhorita com aspereza. 19 - Vamos nos encontrar cara [a] cara. 20 - Voltamos [a] contemplar a lua. 21 - Permiti apenas [a] uma mulher conhecer-me. 22 - Entreguei as chaves [aquela] mulher. 23 - Estamos frente [a] frente. 24 - Dirijo-me [aquela] sala. 25 - Era um penteado [a] francesa. 26 - Fui [a] farmcia. 27 - Vende-se [a] prazo. 28 - Assisti [a] pea que est em cartaz. 29 - O vilarejo fica [a] duas lguas daqui. 30 - Enviei uma mensagem [a] Vossa Majestade. 31 - Respondi [as] perguntas. 32 - Chegamos [as] nove horas. 33 - No mais obedecerei [aquele] sujeito. 34 - Reconheci-o [a] distncia de cem metros. 35 - Reconheci-o [a] distncia. 36 A joia pertencia [a] Helena. 37 Tinha bigodes [a] Hitler. 38 - Referiu-se [a] Apollo. 39 - Vou [a] Melhoramentos. 40 Tomou o remdio gota [a] gota. 41 - Dia [a] dia, a empresa foi crescendo. 42 No me referi [a] Vossa Excelncia. 43 Peo [a] senhora que tenha pacincia. 44 Enfim encontraram-se face [a] face. 45 Ele chegou [a] essa regio h anos. 46 Remeti [a] senhorita o leno. 47 No chegaram [a] saber quem era a vtima. 48 - J se acostumou [a] madame Anglica. 49 - Levou a encomenda [a] sua tia. 50 - At [a] volta. 51 A Lei entra em vigor [a] zero hora.

52 - Ir [a] uma hora qualquer. 53 Fui [a] casa, e voltei logo. 54 No fui [aquela] farmcia. 55 Submeterei [aqueles] alunos a uma prova. 56 Reprovo [aquela] atitude. 57 Permaneo fiel [a] minhas amizades. 58 Aderi logo [a] proposta que me fez. 59 Voc vai [a] aula hoje? 60 No desobedea [a] ningum. 61 Os guardas ficaram [a] uma grande distncia. 62 - Os meninos chegaram [a] uma hora. 63 Voc entregou [a] encomenda [a] Dona Lusa? 64 Voc deu parabns [a] Sua Alteza? 65 Ofereci um presente [a] Carolina? 66 Ela foi [a] Paraba com o afilhado. 67 [A] meia-noite, os fantasmas aparecem. 68 Ele no se prendia [a] nenhuma garota. 69 - Rezo [a] Nossa Senhora. 70 - Voltarei este ano [a] minha terra. 71 Compareceu [a] prova indisposto. 72 - Fez [a] prova indisposto. 73 [A] lua e [as] estrelas enfeitam o cu. 74 Sua atitude agradou [a] maioria. 75 Sua atitude satisfez [a] maioria. 76 Fui [a] casa de Pedro. Srgio.

CRASE: GABARITO
_______________________________

01 O plano dos bandidos saiu s avessas (ao contrrio). 02 No chegaram a saber (verbo) quem era [a] autoridade (o chefe). 03 Encontramos os barcos s margens da lagoa. (ao leito) 04 s dez e meia todos dormiam. (ao meio-dia) 05 Enviei a encomenda Fernanda (ao Fernando). 06 Iremos a Porto Alegre. (para Porto) 07 Entregamos o prmio quele aluno. (a este) 08 As promissrias foram devolvidas gerncia. (ao gerente) 09 Encontrei-o porta de minha casa. (ao porto) 10 noite, todos se reuniam para ouvi-lo. (pela noite) 11 Sua averso a estrangeiros (masc.) era censurada.

12 - O jogador fez um gol (moda) Pel. 13 - O texto foi redigido a lpis (masc.). 14 - Iremos a Curitiba. (Volt. de Curitiba) 15 Iremos Bahia. (Volt. da Bahia) 16 Vai de 100 a 1 000. (numeral) 17 - Dirigiu-se a Vossa Excelncia com aspereza. 18 - Dirigiu-se Senhorita (exceo) com aspereza. 19 - Vamos nos encontrar cara a cara. (repetidas) 20 - Voltamos a contemplar (verbo) a lua. 21 - Permiti apenas a uma mulher conhecer-me. (P. Indefinido) 22 - Entreguei as chaves quela mulher. (a esta) 23 - Estamos frente a frente. (repetidas) 24 - Dirijo-me quela sala. (a esta) 25 - Era um penteado (moda) francesa. 26 - Fui farmcia (ao sacolo). 27 - Vende-se [a] prazo. (pal. masc.) 28 - Assisti pea que est em cartaz. (ao filme) 29 - O vilarejo fica a duas (numeral) lguas daqui. 30 - Enviei uma mensagem a Vossa Majestade. 31 - Respondi s perguntas. (aos questionrios) 32 - Chegamos s nove horas. (pelas nove) 33 - No mais obedecerei quele sujeito. (a este) 34 - Reconheci-o distncia de cem metros. (dist. det.) 35 - Reconheci-o a distncia. 36 A joia pertencia a ou Helena. (n. mulher) 37 Tinha bigodes (moda) Hitler. 38 - Referiu-se (nave) Apollo. 39 - Vou (editora) Melhoramentos. 40 Tomou o remdio gota a gota. (repet.) 41 Dia a dia, a empresa foi crescendo. (repet.) 42 No me referi a Vossa Excelncia. 43 Peo senhora que tenha pacincia. (exceo) 44 Enfim encontraram-se face a face. (repet.) 45 Ele chegou a essa regio h anos. (antes de essa) 46 Remeti a senhorita o leno. (exceo) 47 No chegaram, a saber, (verbo) quem era a vtima. 48 - J se acostumou a madame Anglica. (madame) 49 - Levou a encomenda a ou sua tia. (p. possessivo) 50 - At a ou volta. (depois de at) 51 A lei entra em vigor zero hora. (hora determinada) 52 - Ir a uma hora qualquer. (hora indeterminada)

53 Fui a casa, e voltei logo. (casa = lar) 54 No fui quela (a esta) farmcia. 55 Submeterei aqueles (estes) alunos a uma prova. 56 Reprovo aquela (esta) atitude. 57 Permaneo fiel a ou s minhas amizades. (pron. poss.) 58 Aderi logo proposta (ao convite) que me fez. 59 Voc vai aula hoje? (ao colgio) 60 No desobedea a ningum. (pron. Ind.) 61 Os guardas ficaram a uma grande distncia. (uma) 62 - Os meninos chegaram uma hora. ("uma/hora) 63 Voc entregou a encomenda (o pedido) a Dona Lusa? 64 Voc deu parabns a Sua Alteza? 65 Ofereci um presente a ou Carolina? 66 Ela foi [] (para a) Paraba com o afilhado. 67 meia-noite (ao meio-dia), os fantasmas aparecem. 68 Ele no se prendia a nenhuma (pron. Indef.) garota. 69 - Rezo a Nossa Senhora. (santas) 70 - Voltarei este ano a ou minha terra. 71 Compareceu prova indisposto. (ao exame) 72 Fez a prova indisposto. (o exame) 73 A lua (o Sol) e as estrelas (os astros) enfeitam o cu. 74 Sua atitude agradou maioria. (ao pblico) 75 Sua atitude satisfez a maioria. (o pblico) 76 Fui casa de Pedro. (casa) Srgio. Para as questes de 01 a 34, assinale com C as frases corretas e com I as Incorretas: 01) ( ) A assistncia s aulas indispensvel 02) ( ) expressamente proibida a entrada de pessoas estranhas 03) ( ) Nunca te dirijas pessoas despreparadas 04) ( ) No vai a festa nem a igreja: no vai a parte alguma 05) ( ) Usarias um bigode Salvador Dali? 06) ( ) Notcias ruins vm jato, as boas cavalo 07) ( ) Esta novela nem se compara a que assistimos 08) ( ) No me referi a essas caixas, mas as que esto na sala 09) ( ) Florianpolis possui muitas praias, as quais visitaremos

10) ( ) Prefiro esta matria a aquela que estudvamos 11) ( ) Obedecerei quilo que for determinado em lei 12) ( ) O deputado foi a Grcia comprar vinho 13) ( ) O professor foi a Taguatinga comprar pinga 14) ( ) Vocs, caros alunos, ainda visitaro a Europa 15) ( ) Gostaria de ir a Curitiba dos pinheirais 16) ( ) Chegou a casa e logo se jogou na cama 17) ( ) Jamais voltou casa paterna 18) ( ) Irei a cada de meus pais 19) ( ) Os turistas foram terra comprar flores 20) ( ) Os marujos desconheciam terra do capito 21) ( ) Acabaro chegando terra dos piratas 22) ( ) Ser que aqueles astronautas voltaro a Terra? 23) ( ) A polcia observava os manifestantes a distncia 24) ( ) Via-se, a distncia de cem metros, uma pequena rocha 25) ( ) Diga a Adriana que a estamos esperando 26) ( ) Avisa a Adriana, minha filha, que amanh teremos prova 27) ( ) O diretor fez aluses a sua classe e no a minha 28) ( ) O cnsul enviou vria cartas as suas filhas 29) ( ) O conselheiro jamais perdoou a Dona Margarida 30) ( ) Esta alameda frondosa vai at chcara de meu pai 31) ( ) Os meninos cheiravam a cola 32) ( ) Eles viviam toa, mas sempre procura de dinheiro 33) ( ) Enriqueciam a medida que os vizinhos se empobreciam 34) ( ) Estamos esperando desde s oito horas da manh

35) Assinale a alternativa em que no ocorre crase: a) Crter acusa Israel de criar obstculos a paz b) Presidente srio pede a ajuda do Parlamento par vencer a corrupo c) Itlia pede a Alemanha extradio de nazistas d) Poo na bacia de Campos leva Petrobrs a maior jazida j descoberta

Gabarito 0102030405060708091011121314151617181920212223242526272829303132333435C C I C C I I I C I C I C C I C C C I I C I C I C I I I C C C C I I B

S-ar putea să vă placă și