Sunteți pe pagina 1din 4

Unidade de Competncia 5: Identificar, compreender e intervir em situaes onde as TIC sejam importantes no apoio gesto do quotidiano, na facilidade de transmisso

o e obteno de informao e de difuso a grande escala de informao socialmente controlada, reconhecendo que a relevncia das TIC tem consequncias na globalizao das relaes. Ncleo Gerador: Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) Domnio Tema Competncia Critrios de evidncia
Perspetivar a interaco entre a evoluo tecnolgica e as mudanas nos contextos e qualificaes profissionais Sociedade: Atuar em novas formas de aquisio de competncias face s TIC, compreendendo os seus usos nas organizaes e relacionando-os com as literacias e qualificaes exigidas aos profissionais na sociedade da informao. Tecnologia: Atuar na esfera da vida profissional promovendo o recurso s tecnologias de suporte s TIC (micro electrnica, ecrs, etc.). Cincia: Atuar na vida profissional, com conhecimentos cientficos bsicos de funcionamento dos equipamentos de suporte s TIC (por exemplo, o computador, o monitor de cristais lquidos, a aritmtica binria, etc).

DR2

Micro e Macroelectrnica

A IMPORTNCIA DOS COMPUTADORES NA SOCIEDADE ACTUAL


As Tecnologias da Informao e da Comunicao TICs esto cada vez mais presentes nas nossas atividades enquanto profissionais ou simplesmente enquanto seres humanos, criadores de conhecimento e utilizadores da informao. A forma como nos organizamos, trabalhamos, divertimos e at pensamos, influenciada pela utilizao das tecnologias, que deixam assim o seu papel, de ser apenas mais um instrumento, para ocuparem o papel de mediadores entre a informao e as capacidades e necessidades de indivduos e organizaes. A Sociedade da Informao e do Conhecimento j um fato. Hoje em dia, fala-se num nmero crescente de circunstncias da Internet, dos computadores, da economia digital, da TV interativa, da 3,5 gerao de telemveis, e de tudo o mais que vai mudar a comear pela forma como trabalhamos, nos divertimos, aprendemos e ensinamos, viajamos e sobretudo nos relacionamos uns com os outros.

IMPACTOS DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE


Segundo Pierre Lvy, no livro "Cibercultura", O computador no mais um centro, e sim um n, um terminal, um componente da rede universal calculante. Em certo sentido, h apenas um nico computador, mas impossvel traar seus limites, definir seu contorno.

O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informaes, que cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informao. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espao, o ciberespao. Essas informaes contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespao, possibilitam aos usurios um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoo fsica. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc. Houve tambm uma grande mudana no comportamento empresarial, com uma forte reduo de custo e uma descompartimentalizao das mesmas. Antes o que era obstante agora prximo, as mquinas, componentes do ciberespao, com seus compartimentos de sada, otimizaram o tempo e os custos.

AS MLTIPLAS TAREFAS QUE A UTILIZAO DO COMPUTADOR NOS PERMITE REALIZAR:


Poder utilizar um computador para processar, guardar e gerir informao. Poder utilizar um processador de texto para elaborar e reutilizar documentos escritos multimdia (com imagens, grficos, cor e texto) para comunicar ou expressar as suas ideias. Poder utilizar uma folha de clculo para efetuar simulaes e clculo numrico, como forma de suporte deciso e construo de modelos de suporte ao raciocnio. Poder utilizar um navegador de pginas Web, de forma a pesquisar e recolher informao em formato hipermdia disponvel na Internet e mais concretamente na World Wide Web, assim como usar diversos servios disponibilizados na Internet como o caso do correio electrnico, para enviar e receber mensagens e informao. Poder utilizar um programa de apresentaes para expor ideias, projetos e argumentos de forma a envolver grupos de pessoas e possibilitar a partilha de conhecimento.

COMPETNCIAS INDIVIDUAIS DESENVOLVIDAS PELO USO DE COMPUTADORES


Capacidade de concretizao, isto , de saber fazer e saber reproduzir em novas situaes e contextos. Capacidade de trabalho, em especial, trabalho em grupo, quer como lder e orientador de grupo, quer nas competncias de dilogo e de partilha de informao e conhecimento. Flexibilidade e versatilidade, para operar em diferentes contextos e tomar decises face mudana. Capacidade de auto-estudo, de aprender tanto atravs da prpria prtica como pela prpria necessidade. Capacidade de anlise/sntese, como forma de assegurar o seu papel de comunicador; Criatividade, tanto em termos de liderana, como de propor novas perspetivas, de tomar atitudes ganhadoras e ser proativo. Capacidade de articular ideias e de inovar, em especial ser capaz de se expressar na lngua nativa e numa segunda lngua com fluncia. Inovar, no sentido, de propor novas formas de resolver velhos problemas e melhorar solues existentes. Capacidade de pensamento crtico: ser capaz de filtrar e avaliar a qualidade e mesmo veracidade da informao que disponibilizada. Cada indivduo deve ser capaz de efetuar a escolha de que informao usar e determinar o seu grau de utilidade.

Tarefa de Reflexo
1. Embora os computadores tenham tido origem na sociedade, a sua rpida evoluo e difuso tem exercido mutaes sociais nunca antes vistas. O desenvolvimento e a organizao da sociedade so, hoje em dia, influenciados decisivamente pela tecnologia, as relaes sociais e profissionais regem-se pelas regras por ela impostas e do-se ao ritmo alucinante por ela criado. 1.1. Identifique o papel do computador em vrios contextos profissionais, referindo as reas de atividade em que o seu uso mais e menos intenso.

1.2. Com base no excerto apresentado, reflita sobre a relao de interdependncia e de influncia mtua que existe entre a sociedade atual e o computador.

2.

O nosso valor, enquanto elementos teis sociedade sai, tambm ele, afetado dos conhecimentos que possumos das TIC, e da forma como conseguimos potenciar esse conhecimento para fazer mais, melhor e com menor esforo, mas acima de tudo, como forma de garantir um papel atuante em termos de cidadania e da nossa capacidade de continuar a aprender e evoluir. Tal resulta em seres humanos mais educados e mais habilitados, para intervir na Sociedade da Informao e do Conhecimento.

Pondere sobre a presso que existe atualmente no sentido de que cada vez mais pessoas tenham o domnio do uso do computador, tendo em conta, nomeadamente, a tendncia globalizante deste fenmeno. (Por exemplo, que papel na sociedade ser atribudo, no futuro, a um indivduo que opte livremente por no usar computadores, escolhendo no ser parte ativa nesta Sociedade da Informao e do Conhecimento? No ser esta uma forma de limitar a liberdade dos cidados?)

3.

Observe a seguinte banda desenhada:

3.1. Interprete a banda desenhada apresentada, contrapondo a atitude face ao computador das duas diferentes geraes e reflita sobre a dicotomia livro/computador no processo de aprendizagem das crianas e jovens (diferenas na facilidade no seu manuseamento, maior ou menor prazer que proporcionam, nvel de credibilidade da informao que fornecem, atitudes das diferentes geraes perante cada um destes aspetos, etc.).

3.2. Para as crianas e jovens de hoje a linguagem informtica constitui-se como uma segunda lngua materna, o que no parece acontecer com as geraes anteriores. Tendo em conta que as competncias de utilizao de computadores so cada vez mais exigidas nos variados contextos profissionais, estaro as diferentes geraes preparadas para responder a estas exigncias?

4.

Explore as diferenas na utilizao do computador entre pessoas com diferentes qualificaes.

Bom Trabalho!

S-ar putea să vă placă și