Sunteți pe pagina 1din 18

Medio de Fora e Torque

Instrumentao para Engenharia Mecnica

Padres e Calibrao
Fora definida pela equao: F = m.a; Assim, o padro para fora depende dos padres para massa e acelerao; Massa considerada uma grandeza fundamental e seu padro um bloco cilndrico de platina-irdio mantido na Frana (preciso de uma parte em 109 para 1 kg ppb); Acelerao no grandeza fundamental. derivada de duas grandezas fundamentais: comprimento e tempo (padres j discutidos no captulo anterior); A acelerao da gravidade (g) pode ser medida com preciso de 1 parte em 106 (ppm) pela medio do perodo de um pndulo ou pelo tempo de queda de um corpo de massa conhecida. O valor de g varia com a latitude e altitude conforme abaixo:
g = 978,049(1 + 0,0052884 sin 2 0,0000059sin 2 2 ) cm / s 2
2

h correo = (0,00030855 + 0,00000022 cos 2 )h + 0,000072 1000 h em metros

cm / s 2

Padres e Calibrao
Quando o valor numrico de g estiver determinado para uma determinada localidade, a fora gravitacional (peso) sobre uma massa padro com preciso conhecida pode ser calculado para estabelecer um padro de fora. Esta a base da calibrao por peso morto (deadweight) de sistemas de medio de fora.

Unidades para medio de fora

Mtodos bsicos para medio de fora


Uma fora desconhecida pode ser medida por um dos seguintes mtodos:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Equilibrando-a contra uma fora gravitacional conhecida que atua sobre uma massa padro diretamente ou atravs de braos; Medindo a acelerao de um corpo de massa conhecida ao qual a fora desconhecida aplicada; Equilibrando-a contra uma fora magntica desenvolvida pela interao de uma bobina por onde circula uma corrente eltrica e um magneto; Transformando a fora em uma presso sobre um fluido e ento medindo a presso; Aplicando a fora a algum membro elstico e ento medindo sua deflexo; Medindo a mudana na precesso de um giroscpio provocada por um torque aplicado relacionado com a fora medida; Medindo a mudana na freqncia natural de um fio tensionado por uma fora;

Mtodos bsicos para medio de fora

Mtodos bsicos para medio de fora

Balanas de peso morto


Em geral, o princpio desta baseia-se no equilbrio entre a fora a ser determinada ou proveniente da presso de um fluido (em alguns casos a fora deve ser convertida em presso) e o peso das massas calibradas.

Balanas analticas
Utilizadas em medies de altssima preciso; Sensveis a variaes de temperatura (1/20C) e fluxo de ar que podem provocar erros de 1 ppm (significativo em alguns casos); Podem ser classificadas como:

Mquinas de ensaio de trao/compresso


Utilizadas principalmente na aferio de transdutores de fora, e ensaios de trao e compresso;

Clulas de Carga com strain-gage


Uma construo tpica de uma clula de carga com strain-gage para medio de foras de compresso mostrada abaixo;

Clulas de Carga com LVDT


Quando a tenso na tira aumenta, a fora resultante tambm aumenta. Isto faz com que a placa de carga gire instantaneamente em torno de um piv. Devido ao brao de alavanca, o movimento real do rolo sensor muito pequeno. O movimento do ncleo do LVDT proporcionalmente grande. Quando o ncleo movimenta dentro da bobina do LVDT, a sada da bobina varia com o movimento do ncleo, o qual varia diretamente com a fora F. A sada assim proporcional a F.

Clulas de Carga com transdutor piezoeltrico


Estes transdutores de fora tem a mesma forma de funo de transferncia como os acelermetros piezoeltricos; Eles so utilizados apenas para medio de foras dinmicas;

Clulas de Carga magnetoelsticas


Medio baseada no princpio magnetoelstico. As propriedades magnticas de um material so influenciadas pela fora mecnica aplicada sobre o mesmo. Quando exposto a uma fora mecnica, o transdutor da ABB produz um sinal de medio como resultado de mudanas em campos magnticos.

Tensimetros
Utilizados para medio de tenso em cabos e tiras de ao; Diferem dos dinammetros por este motivo;

Dinammetros
A medio precisa da potncia num eixo de mquinas geradoras, transmissoras e absorsoras de potncia de grande interesse. O termo dinammetro geralmente usado para descrever tais sistemas de medio de potncia, embora tambm sejam utilizados como nome de sensores elsticos de fora.

Dinammetros: Conceito de HP
James Watt, inventor da mquina a vapor (em 1775), introduziu uma unidade de potncia para comparar a potncia de uma mquina a vapor com uma fonte de potncia mais familiar. Watt aprendeu que um cavalo forte pode levantar 150 libras (68 kg) a uma altura de 220 ps (67,1 m) em 1 minuto. Esta quantidade de trabalho chamada de 1 Hp (horsepower). Esta unidade de potncia pode tambm ser definida como a quantidade de potncia necessria para elevar um peso de 550 libras a um p de altura por um segundo. Um dinammetro moderno usa uma unidade de absoro, neste caso um disco de freio e um brao, para dissipar ou converter a potncia ou energia cintica em calor ou energia trmica. A potncia usada para isto ento calculada como:

1 HP = 68kg. 67,1m . 9,8m / s 2

/ 60s = 745,3W

HP = Torque x RPM / 5252

Dinammetros

S-ar putea să vă placă și