Sunteți pe pagina 1din 15

Localizao no Website Tigre: Obra Predial gua Quente

AQUATHERM

Funo: Conduo de gua em obras horizontais, verticais ou industriais. Aplicaes: Instalaes prediais e industriais de gua quente e fria.A linha ainda pode ser utilizada para conduo de outros lquidos*.
De acordo com a tabela de resistncia qumica do CPVC no final desta ficha.

1. CARACTERSTICAS TCNICAS:
Componentes da linha fabricados de CPVC (policloreto de vinila clorado) na cor bege; Presso de servio: - 6,0 kgf/cm2 ou 60 m.c.a. conduzindo gua 80C; - 24,0 kgf/cm2 ou 240 m.c.a. conduzindo gua 20C; 1.1 NORMAS DE REFERNCIA: NBR 15884 - Sistemas de tubulaes plsticas para instalaes prediais de gua quente e fria-Policloreto de vinila clorado (CPVC) ASTM (American Society for Testing and Materiais) D-846/82; ASTM (American Society for Testing and Materiais) F-438 (para os dimetros de 73 a 114) - para conexes; ASTM (American Society for Testing and Materiais) F-442 (para os dimetros de 73 a 114) - para tubos; NBR 7198 - Projeto e execuo de instalaes prediais de gua 1.2 TENS COMPLEMENTARES: Para instalao do sistema Aquatherm, so necessrios os seguintes produtos Tigre complementares: Adesivo Aquatherm ou Adesivo Especial PVC/ CPVC Tigre para juntas soldveis; Fita Veda Rosca Tigre para juntas roscveis de transio com elementos metlicos do sistema. Junta de Expanso Aquatherm: Substitui o uso de liras nas obras e encontrada nos dimetros 28, 35, 42, 54 mm. Esta soluo Tigre possui Ficha Tcnica prpria, consulte: www.tigre.com.br.

AGOSTO/2011

Presso de Servio Aquatherm X Temperatura


Grfico 1 Temperatura mxima de trabalho: 80C No indicado para conduo de vapor; Coeficiente de Dilatao Trmica Linear 6, 12x1 05/,C (mdio); - Resistncia qumica (ver tabela de resistncia qumica do CPVC).

2. BENEFCIOS:
Facilidade de instalao - Dispensa equipamentos especiais e mo de obra especializada. As juntas so soldveis a frio (com adesivo prprio); Bom isolamento trmico - Devido a sua baixa condutividade trmica, os tubos e conexes Aquatherm, no exigem a aplicao de isolantes trmicos quando utilizados embutidos, ou em trechos aparentes. Durabilidade - O CPVC Aquatherm no sofre ataque qumico das substncias da gua. Isto evita oxidao, ferrugem ou corroso dos componentes, e incrustaes que comprometem a vazo de projeto ao longo da vida til.

01/15

3. INSTRUES:
3.1 MONTAGEM / INSTALAO: 3.1.1 EXECUO DAS JUNTAS SOLDVEIS: Antes de soldar, verifique se o encaixe entre a ponta do tubo e a bolsa da conexo est bem justo. necessrio que exista uma interferncia entre as peas, pois no se estabelece a soldagem se no ocorrer presso entre as superfcies que esto sendo unidas; 3.1.3 INSTALAO DOS MISTURADORES AQUATHERM: Para ligaes onde seja necessrio promover a mistura de gua quente e fria, deve ser usado o T Misturador de Transio ou o T Misturador de CPVC Soldvel. O T Misturador de Transio deve ser instalado entre os registros de presso de gua fria e quente para promover a mistura da gua, utilizandose FitaVeda Rosca nas roscas de metal. O T Misturador de CPVC Soldvel apenas leva adesivo nas juntas para fazer a soldagem. Contudo, em ambos os lados do T Misturador Soldvel de CPVC deve ser utilizado o registro de CPVC para gua quente. No ponto de entrada de gua fria do T Misturador (ambos) deve existir um trecho de pelo menos um metro de comprimento de tubo de CPVC. Nota: O trecho de CPVC instalado antes do T Misturador visa proteger a instalao de gua fria de um eventual retorno de gua quente. Esquema de montagem/instalao

a) Com auxlio do pincel aplicador, proceda a distribuio uniforme do Adesivo Aquatherm ou Adesivo Especial Tigre na bolsa da conexo e em seguida na ponta do tubo; b) Encaixe de uma vez as extremidades a serem soldadas, d 1/4 de volta e mantenha a junta sobre presso manual por aproximadamente 30 segundos, at que o adesivo adquira resistncia; Importante: Para as bitolas de 73, 89 e 114, um procedimento adicional se faz necessrio na etapa de aplicao do adesivo: aplique uma camada mais espessa de adesivo na extremidade do tubo e aps isto aplique uma camada de adesivo na bolsa da conexo; Em seguida, aplique uma nova camada de adesivo na ponta do tubo (ou conexo ponta). Para assegurar a reao do adesivo no tubo, importante que a aplicao do adesivo se d de forma a cobrir toda a superfcie do tubo. Geralmente 3 a 5 voltas sobre o tubo com o pincel aplicador so suficientes para atingir o nvel desejado pelo procedimento acima. Eventuais excessos de adesivo devem ser retirados com uma estopa; No interfira na junta soldada nos primeiros 15 mino Espere por 24 horas para fazer o teste de presso. 3.1.2 EXECUO DAS JUNTAS ROSCVEIS: Numa instalao de gua quente com o Sistema Aquatherm ser necessrio fazer a interligao com peas metlicas, como registros de gaveta, de presso, de esfera, pontos terminais de utilizao, entradas e sadas de aquecedores, etc. Nesses casos sero necessrios realizar juntas roscveis. Veja o exemplo de instalao a seguir, onde esto sendo acoplados o Conector Aquatherm , um registro base de presso e o T Misturador de Transio Aquatherm:

Com T Misturador de Transio

Com T Misturador de CPVC 3.1.4 TUBULAES APARENTES: A fixao da tubulao deve ser feita atravs de suportes ou braadeiras; Os apoios utilizados para a fixao dos tubos devero ter formato circular, com uma largura mnima de 0,75 x D (D = dimetro); Apenas um deles poder ser fixo, os demais apoios devero permitir a movimentao livre da tubulao, provocada pela dilatao trmica; Quando ocorrerem mudanas de direo, as conexes utilizadas devero ser ancoradas a fim de se evitar deslocamentos indesejados da instalao; De acordo com o comprimento do trecho entre 2 conexes, dever existir junta de expanso ou liras para absorver a dilatao trmica deste trecho;
Aplica a fita no sentido da rosca. Aps a aplicao do material vedante, rosqueie as peas.

Importante:
Sempre limpe as superfcies das roscas antes de aplicar o produto, deixando-as secas e isentas de gorduras e oxidaes. A Fita Veda Rosca TIGRE suporta a temperatura mxima de 250C, portanto pode ser utilizada tanto para gua fria quanto para gua quente, em roscas de PVC ou metlicas.

Quando houver pesos concentrados devido presena de registros ou conexes de 114 mm, estes devero ser apoiados e ancorados independentemente do sistema de tubos; No caso de tubulaes verticais, deve-se adotar um espaamento mximo de 2,0 metros entre suportes. No caso de edifcios, o ideal adotar 1 suporte a cada pavimento.
02/15

3.1.5 TABELA DE ESPAAMENTO ENTRE SUPORTES:

3.1.7 DILATAO TRMICA: Todos os materiais esto sujeitos aos efeitos da dilatao trmica, expandindo-se quando aquecidos e contraindo-se quando resfriados. Na maioria das instalaes embutidas essa movimentao absorvida pelo traado da tubulao devido ao grande nmero de conexes utilizadas. 3.1.6 ISOLAMENTO TRMICO: Os tubos e conexes Aquatherm podem dispensar isolamento na maioria dos casos, seja quando embutidos em paredes ou aparentes; O uso de isolamento trmico em outros tipos de tubulao se faz necessrio para diminuir o efeito de troca de calor das tubulaes com o meio ambiente mantendo conseqentemente, e por maior tempo, a temperatura da gua aquecida; No caso dos produtos Aquatherm estas trocas de calor atingem valores mnimos, tendo como causa a baixa condutividade trmica* do CPVC; *Condutividade Trmica do CPVC = 9,6 X 10.5 cm2 x s x C (nmero de calorias por segundo que atravessa uma placa de 1 cm espessura e 1 cm2 de rea, quando a diferena de temperatura entre as faces de 1C); Nas instalaes executadas com tubos e conexes Aquatherm, a gua quente chega mais rpido ao ponto considerado, em funo da pequena perda de calor ao longo da tubulao; O uso de isolamento trmico no CPVC geralmente recomendado nos casos em que as distncias entre o aquecedor e o ponto de consumo estiverem acima de 20 metros "especialmente" ao ar livre ou aparente e em situaes que a perda possa ser mais significativa. (ex: passagem por cmaras de resfriamento), porm, sempre a critrio do projetista responsvel. Abaixo Clculo de Perda de Temperatura em Tubulao de CPVC sem Isolamento. Em instalaes aparentes evite trechos longos retilneos entre pontos fixos. Onde isto no for possvel recomenda-se a utilizao da Junta de Expanso Aquatherm. Se preferir usar liras ou mudanas de direo execute-as conforme tabela abaixo:

L/5

(69,67 x Q x Ti) - [F/2 x L x (Ti - 2 x Tamb)] F/2 x L + 69,67 x Q

Observao: As liras devero ser instaladas sempre no plano horizontal para se evitar a formao dos sifes; A tabela acima foi calculada para um diferencial mdio de temperatura de 40C e um coeficiente de dilatao do CPVC = 6,12 x 10-5/C (mdio) Comprimento Desenvolvido (L) Equao 1: Expanso Trmica (e) e = Lp x C x?T Onde: Lp: comprimento do tubo, em m. C: coeficiente de expanso trmica, em m/mxC ?T: variao de temperatura, em C Para o CPVC, C = 6,12 x 10 /C
03/15
-5

Equao 2: Comprimento Desenvolvido (L) L = 3 x E x DE x e S

Onde: E: Mdulo de Elasticidade (da Tabela 6), em Pa DE: Dimetro Externo do Tubo (da Tabela 1), em m e: expanso trmica (da Equao 1), em m S: tenso admissvel, em Pa Mdulo de Elasticidade e Tenso Admissvel Para CPVC

2) No caso de embutimentos em estruturas de concreto, devero ser previstos espaos livres para sua instalao. Nas passagens de vigas e lajes, j devem ser previstos espaos para as tubulaes. Desta forma garante-se a sua livre movimentao; 3) A tubulao Aquatherm no apresenta complicao para o uso de forma embutida, mas, a utilizao de algum material de envolvimento (papelo ou papel de sacos de cimento), principalmente junto s conexes, uma boa tcnica para melhorar as condies da tubulao dentro da alvenaria; 4) O ideal instalar os tubos Aquatherm passando pelas paredes, mas se for inevitvel a sua passagem pelo contra piso (argamassa aplicada sobre a laje), uma boa dica envolver a tubulao em papel (jornal ou saco de cimento). Isto permitir que a tubulao tenha um pequeno espao para "trabalhar" no ficando solidria a estrutura.

3.1.9 ADAPTADOR PARA CAIXA DGUA AQUATHERM Com a funo de alimentar o boiler em instalaes prediais para gua quente, a Tigre possui o ADAPTADOR PARA CAIXA DGUA AQUATHERM. A conexo atende os requisitos da norma NBR 7198 item 5.1.3F que exige que tubos e conexes resistentes a gua quente na tubulao que abastece o boiler. A durabilidade comprovada a mesma das demais conexes Aquatherm . A instalao facilitada, uma vez que segue os mesmos passos do adaptador utilizado para gua fria. Veja abaixo a seqncia de instalao: Exemplo: Calcular o comprimento da lira para um tubo de CPVC de 20m de comprimento com um tubo de 22mm de dimetro para um aumento de temperatura de 2S C para 70C. Da Equao 1: e = Lp x C x?T -5 e = 20 x (6,12 x 10 ) x (70-25) e = 0,05508m Da Equao 2: L = 3 x E x DE x e S 3 x (2,006 x 109 ) x 0,022 x 0,05508 5,171 x 106

Passo 1: Fure a caixa dgua de acordo com a bitola do adaptador. Utilize uma serra copo.

Passo 2: Retire as rebarbas com uma lima ou rasqueta.

L =

L = 1,19 m O comprimento desenvolvido da lira (L) de 1,19m aqui calculado, consistente com os valores de L informados na tabela; No caso de tubulaes aparentes expostas aos raios ultravioleta recomendamos o recobrimento com algum material adequado ou pintura com tinta a base de gua.

Passo 3: Encaixe as peas no furo e por dentro da caixa rosqueie a porca para fixar a pea.

3.1.8 TUBULAES EMBUTIDAS: No caso das tubulaes Aquatherm embutidas em alvenaria ou concreto, devemos saber que: 1) As aberturas nas paredes devem ser feitas de forma a permitir a colocao de tubos e conexes livres de tenses. No se deve curvar ou forar os tubos para uma nova posio aps a montagem. lsso pode ocasionar esforos extras sobre as conexes levando-as ao rompimento;

Passo 4: Encaixe as peas no furo e por dentro da caixa rosqueie a porca para fixar a pea.

04/15

3.2 MANUTENO: O sistema Aquatherm no requer plano de manuteno desde que utilizado corretamente conforme norma. Em caso de furo acidental na 3.2.1 MANUTENO COM LUVA DE CORRER AQUATHERM 1) Cortar o pedao danificado; 2) Retirar as rebarbas; 3) Chanfrar a pontas dos tubos da parede; 4) Cortar um pedao de tubo do mesmo tamanho do danificado, retirando as rebarbas e chanfrado as pontas; 5) Passar pasta lubrificante nos anis O'ring das luvas; 6) Marcar no tubo a medida correspondente a metade da luva; 7) Introduzir as luvas nos tubos existentes at aparecer as pontas; 8) Encaixar o novo pedao de tubo; 9) Voltar as luvas fazendo o fechamento das mesmas (neste caso no se utiliza deixar espao para dilatao, visto que trata-se de um reparo); 10) Fixar as luvas para evitar sua movimentao. tubulao, deve-se fazer uso das luvas soldveis, ou ainda da luva de correr Aquatherm.

05/15

Cota A B D d D1 D2

15 61,2 18 15,25 30 64,3 60

22 61,2 18 22,25 30 64,3 60

28 64 21 28,3 44 79,4 74

35 64 21 35,2 52 87,4 85

42 64 21 41,64 52 87,4 85

54 67 23 54,3 72 108,7 102

06/15

07/15

08/15

09/15

Registro de gaveta Aquatherm

A B D1 D2 D3 DE DR H

71 13,2 34,4 26,2 31 15,3 43,4

71 18,2 34,4 26,2 31 22,3 43,4

Vendido com acabamento nas opes: branco, cinza, areia, cromado e branco com cromado

10/15

11/15

12/15

13/15

14/15

15/15

S-ar putea să vă placă și