Sunteți pe pagina 1din 3

O descritivismo pictorial em OCO DO MUNDO Autor: Joo Portelinha

A regra clara, normalmente, aquele que escreve um livro


convida algum to ilustre ou mais ilustre para prefaciar seu trabalho. Mas o escritor e advogado JUAREZ MOREIRA FILHO preferiu ver seu livro prefaciado por algum que no to ilustre como ele nem to ilustre como os prefaciadores das edies anteriores. A minha sorte que o valor da obra OCO DO MUNDO, fez esgotar rapidamente tais edies e com a sua reedio, a terceira, tenho oportunidade e a honra de prefaciar esta maravilha da nossa literatura! O livro ter certamente vrias categorias de leitores; de um lado, os estudiosos do regionalismo brasileiro; de outro, os amantes da boa leitura. Atrevo-me a dizer que para uns e para outros a leitura desta obra ser sumamente proveitosa. Um lugar parte na obra do autor ocupado pelo romance poderosamente estruturado e de um estilo sempre admirvel. Numa apresentao to sucinta como esta, no possvel pr em relevo as mltiplas qualidades que o fazem, com toda justia, ser admirado por uma multido de fiis leitores, pois sua vasta obra est em todas as livrarias da nossa capital, nas bancas de revistas e na prpria Internet. Entende-se por romance regionalista, aquele que pe o seu foco em determinada regio do nosso imenso Brasil, visando retrat-la, de maneira mais superficial ou mais profunda, conforme o gosto de quem a escreve. Alm disso, so sempre marcados por um pequeno realismo, como afirma o estudioso Nelson Wernek Sodr, que est preocupado em retratar mincias da linguagem, dos costumes, do folclore e em valorizar o carter grandioso da natureza brasileira, a flora e a fauna. Embora todos estes requisitos sejam abundantes neste romance, Juarez vai mais longe, o OCO DO MUNDO, vilarejo aludido no livro, no um lugar geograficamente localizvel no mapa do pas, por ser ficcional. No entanto, com o seu descritivismo pictorial bem trabalhado no romance, o autor remete-nos necessariamente para este vilarejo igual a tantos outros numa regio geograficamente reconhecvel - o norte de Gois. E confirmando muito mais um compromisso com as tradies regionalistas desta regio especfica do que propriamente com a toponmia destes lugares com caractersticas comuns como Porto Nacional, Natividade, Paran, Cristalndia, Duer, que o autor conhece muito

bem e, inclusive tendo morado nesta cidade, onde viveu a sua infncia, em poca uma regio de explorao de cristal de rocha.
O que caracteriza particularmente JUAREZ MOREIA FILHO a viso que perscruta com agudeza, que penetra profundamente na vida ntima dos seus personagens. De uma forma rica e inesgotvel, seu poder de evocao infalvel. Graas a isso, consegue representar individualidades humanas relativamente vivas e no apenas tipos inteiramente construdos para salientar este ou aquele carter, tal ou qual conceo da vida. Todos os que encontramos na trama de seu romance vivem realmente, at os que desempenham papel menos destacado s.

Toda obra antes de qualquer coisa uma srie de gigantescas pinturas decorativas, onde personagens se destacam s vezes mais, outras vezes, menos, para no fim, realar toda composio, todo o conjunto. Em seu romance devemos admirar as descries do vilarejo OCO DO MUNDO, em cujo cenrio se desenrolam grande parte dos acontecimentos; as ruas, os larguinho do povoado, os latidos dos ces vagabundos, os gatos exodozados, o Vai- Quem - Quer que movimentava a corretela, as corridas de jegues, os circos pobres, bem como a pintura das personagens que, em maior ou menor grau, esto em contato com o protagonista: os meninos, os palhaos, os tocadores de violas, as mocinhas querendo se perder, o folclore, a idiossincrasia do povo sertanejo, seus usos e costumes. Nos dramas, revela-se grande artista por uma concentrao to intensa, que o leitor arrastado pela ao, do comeo ao fim. Qualquer aspeto retratado no livro, mesmo quando descreve os aspetos escusos da vida humana, como o filho aloucado de seu Ferreiro e Dona Fia, o Cego Frazo, ilustre violeiro, retrata-os com muita mestria, imprime s suas criaes fora surpreendente e f-los figuras principais do seu romance. Cada um destes representado como uma personalidade individualmente caracterizada, e em nenhum lugar se encontram tipos irreais, tipos inventados. Essa descrio, cuja veracidade ningum poder negar um instante sequer, f-lo um grande pintor da realidade. A realidade regional no romance onipresente. Trata das condies de vida de gente humilde. Suas descries baseiam-se na mais aguda observao das circunstncias e dos homens do serto bruto, cheio de misria e totalmente desprotegido pelo poder pblico. Quando absorvemos na leitura s condies de vida to bem descrita pelo autor, temos necessidade de respirar profundamente e pensar nos meios de extinguir, um dia, semelhante misria. O realismo das discries faz-nos sonhar com novas e melhores condies de vida e desejar sua efetivao. Mudam os tempos e, com eles os homens, afirma um dos nossos velhos provrbios. Com a modernizao das tcnicas

agrcolas, o xodo rural, o desenvolvimento das cidades e de uma literatura urbana, alguns chegam at a vaticinar o desaparecimento do regionalismo! Que mude o que tiver que mudar, mutatis mutandis, que mude, por exemplo, a pobreza, o isolamento, a falta da ateno do poder pblico no serto! No entanto, duma coisa acreditamos, se houver adeptos como Juarez Moreira Filho e Obras como OCO DO MUNDO, este tipo de literatura vai permanecer, contrapondo todas expectativas pessimistas, pois, o que se v aqui o engrandecimento do regionalismo, na pena deste notvel escritor, em que o homem a expresso maior de toda a criao literria, como bem disse o grande escritor Jos Mendona Teles. O romance OCO DO MUNDO trs em seu final um GLOSSRIO de ternos e expresses regionais dicionarizados e no dicionarizados, onde o escritor Juarez teve a louvvel preocupao no s com os leitores em si, mas tambm com a pesquisa e o alunato. Portanto, uma viso de escritor, leitor, e concomitantemente de educador, uma vez que tambm professor. Resta-nos apenas agradecer a este gnio da nossa literatura to representativo, que pode ser considerado um dos melhores escritores regionalistas do Brasil, conhecido nacionalmente, mas essencialmente tocantinense, por nos ter brindado esta obra reeditada, que vem estampada, como sempre, com o estudo circunspecto e profundo da personalidade do povo sertanejo. OBRIGADO JUAREZ!

S-ar putea să vă placă și