Sunteți pe pagina 1din 32

Legislao e conceito sobre ESTUPRO: Art. 213.

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjunocarnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: P ena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1 o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: P ena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. Se da conduta resulta morte: P ena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos Conseqncias do estupro: A fase de desorganizao aguda perodo em que as vtimas podem vir a ter:1) fadiga, cefalias, dores, distrbios do sono;2) auto-acusaes;3) medo de ser assassinado;4) sentimentos de degradao e perda da auto-estima;5) sentimentos de despersonalizao ou desrealizao;6) pensamentos intrusivos recorrentes; ansiedade e depresso . Existem quatro razes para a vtima do crime de estuprose calar. So elas: 1) experincia prvia do contar o fato e no ser adequadamentecompreendida; rejeio; ser desacreditada ou ser acusada de agir de modo provocador e de ter estimulado o abuso quando no diretamente acusadacomo a responsvel;2) medo de, ao revelar o ocorrido, o agressor venha a tomar conhecimento e possa vir a amea-la;3) evitar o estigma de 'estuprada'; Legislao e conceito sobre ESTUPRO: Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjunocarnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: P ena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1 o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: P ena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. Se da conduta resulta morte: P ena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos Conseqncias do estupro: A fase de desorganizao aguda perodo em que as vtimas podem vir a ter:1) fadiga, cefalias, dores, distrbios do sono;2) auto-acusaes;3) medo de ser assassinado;4) sentimentos de degradao e perda da auto-estima;5) sentimentos de despersonalizao ou desrealizao;6) pensamentos intrusivos recorrentes; ansiedade e depresso . Existem quatro razes para a vtima do crime de estuprose calar. So elas: 1) experincia prvia do contar o fato e no ser adequadamentecompreendida; rejeio; ser desacreditada ou ser acusada de agir de modo provocador e de ter

estimulado o abuso quando no diretamente acusadacomo a responsvel;2) medo de, ao revelar o ocorrido, o agressor venha a tomar conhecimento e possa vir a amea-la;3) evitar o estigma de 'estuprada';

4 ) sentimento de poder a vir desapontar o interlocutor; achar que fora algo queno teria relao com o que estivesse sentindo agora; vergonha; culpa; pensar que ao final das contas, revelar o fato no iria lhe ajudar em nada; evitar alembrana e a angstia associada; pensamento mgico "Se eu no falar sobre isso, isso no ocorreu' (Craine e cols., 1988); temor de ser colocada em posio de 'bode expiatrio' algo a que famlia freqentemente tende a fazer . ABORTO DECORRENTE DO ESTUPRO: Art. 128 - No se pune o aborto praticado por mdico: Aborto necessrioI se no h outro meio de salvar a vida da gestante;Obs.: acfalo. Aborto no caso de gravidez resultante de estuproII - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestanteou, quando incapaz, de seu representante legal. Estupro o que fazer?
* Entrevista com Dra Olga Ins Tessari
Publicada no Guia da Semana Por Carolina Tavares abril/2008

*o texto est registrado de acordo com a Lei de Direitos Autorais

* Veja indicao de leitura de outros textos no final da pgina *

- Tratamento Psicolgico para a ansiedade e seus medos - saiba mais! -

E agora, como eu fico?


O abuso sexual acontece principalmente em crianas e adolescentes e nem mesmo os homens escapam da violncia. Os estragos na vida de quem no procura ajuda so grandes e trazem graves conseqncias

O que estupro? Pela lei brasileira, estupro corresponde a qualquer penetrao vaginal forada, portanto apenas mulheres podem ser estupradas.

O abuso sexual em homens considerado atentado ao pudor, que se refere a penetrao anal, sexo oral ou qualquer contato sexual sem o consentimento da vtima. Na legislao norte-americana, todos os fatos citados so definidos como estupro.

Um homem aparentemente comum pra voc na rua, identifica-se como fotgrafo de uma agncia de modelos e cobre-lhe de elogios. Em seguida, vocs dois seguem para um parque onde ele diz que far algumas fotos suas. Foi com esse papo que o motoboy Francisco de Assis Pereira, mais conhecido como "manaco do parque", estuprou e matou cerca de nove mulheres no Parque do Estado, em So Paulo.

Quase dez anos depois, nem todas as vtimas foram confirmadas e dados da Organizao Mundial da Sade - OMS de 2002 relatam que, em alguns pases, cerca de 47% das mulheres declaram que sua primeira relao sexual foi forada pelo parceiro. A proporo de mulheres que disseram ter sido vtimas de uma tentativa de abuso ou que foram foradas por um companheiro ntimo a fazer sexo em algum momento de suas vidas de 10,1% no Brasil (So Paulo) e chega a 46,7% no Peru (Cuzco).

Sabe-se tambm que o Hospital Prola Byington, em So Paulo, atende de dez a doze vtimas por dia. Um servio especial em parceria com a Delegacia da Mulher disponibiliza a viatura, que apanha a pessoa em qualquer distrito que ela estiver e leva ao local, onde sero feitos exames de corpo e delito e ser oferecido atendimento psicolgico e ginecolgico.

A diretora da Delegacia da Mulher de So Paulo, Mrcia Salgado, conta que grande parte dos abusos realizada por pais, padrastos ou parentes prximos. Muitas vezes o prprio marido quem o faz. Esse foi o caso da me do auxiliar de cabeleireiro *Paulo, 22 anos.

Paulo e o irmo mais velho viam a progenitora sofrer de violncia fsica e sexual, sendo que o esposo era o agressor. O garoto tambm foi estuprado, quando tinha 6 anos, por um vizinho no muito prximo, mas preferiu no dizer nada para que a me no sofresse mais e at hoje a famlia no sabe. "Na poca, eu tive dores e sangramentos, hoje, tenho alguns bloqueios. A minha primeira relao sexual foi muito difcil, eu tinha 15 ou 16 anos e no conseguia, chorava. Sou homossexual e tenho um parceiro fixo, mas at conseguir me estabilizar, tinha muito medo e desconfiava das pessoas", diz.

No h um perfil de vtima preferido pelos agressores. Alguns estupradores de rua gostam mais de determinado tipo fsico ou idade, mas no existe uma categoria que desperte mais a ateno deles.

Mrcia ressalta que no h um levantamento estatstico do perfil do estuprador. "Psiclogos relatam que eles podem ser pessoas que vivenciaram abuso ou presenciaram algum prximo sofrendo esse tipo de agresso. Por isso se espelham nessas situaes e cometem o crime."

A conselheira e palestrante da Campanha Quebrando o Silncio, Rosemari Tavares de Oliveira, conta que a maioria das mulheres que procura pela ajuda da campanha tem esperana de que o agressor v parar de fazer aquilo. As que so violentadas por algum da famlia no o entregam polcia porque tm medo de passar fome ou morar na rua.

De acordo com Rosemari, uma pesquisa Ibope mostra que a violncia contra a mulher preocupa mais a sociedade do que o cncer ou a AIDS, sendo que 51% dos entrevistados conhecem ao menos uma que j tenha sido agredida pelo companheiro. "Numa matria publicada pela Agncia Estado, sobre um dossi do Rio de Janeiro, h os seguintes dados: traando o perfil das vtimas de AVP (Atentado Violento ao Pudor) no estado, o estudo concluiu que 74,4% eram mulheres solteiras, 52% eram de cor parda ou preta e 62,5% tinham at 17 anos. Crianas de at 11 anos representavam 40,1% e adolescentes entre 12 e 17 anos, 22,4% do total. O dossi mostra que, em 65,5% dos casos, as vtimas conheciam os acusados. Englobando pais, padrastos e parentes acusados, este percentual chegou a 30,7%, sendo que 19,4% eram pais ou padrastos", diz.

A sociloga e pesquisadora do Ncleo de Estudos em Violncia da Universidade de So Paulo, Wania Pasinato, esclarece que no existem estatsticas nacionais que definam o nmero de vtimas de estupro, mas sabe-se que o crime com maior "cifra negra", ou seja, casos que no so denunciados.

O que muda

Uma pessoa que foi vtima de abuso sexual leva consigo insegurana, culpa, depresso, problemas sexuais e de relacionamento ntimo, baixa auto-estima, vergonha, fobias, tristeza, desmotivao, sndrome do pnico e, alm disso, podem ocorrer tendncias suicidas.

A psicloga Olga Tessari explica que a vtima se torna estigmatizada, com uma tendncia social de acus-

la direta ou indiretamente por ter provocado ou estimulado o ato. Dessa forma, ela pode se considerar "impura" ou "indigna" por pensar que, de algum jeito, colaborou com o ocorrido. "Por mais que digam que ela no teve culpa, a pessoa estuprada culpa-se", diz.

A mulher tende a imaginar que ningum vai aceitar o que aconteceu e que o parceiro pode rejeit-la por ter sido estuprada. Os traumas chegam a acarretar fadiga inexplicvel, transtorno de apetite, insnia e falta de ateno.

A coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitrio Adventista de So Paulo - UNASP, Tercia Pepe Barbalho, conta que, durante o estupro, o corpo da mulher pode produzir as secrees responsveis pela lubrificao e at mesmo uma estranha excitao. O fato no acontece sempre, mas, quando ocorre, pode levar a pessoa a sentir ainda mais culpa. importante ressaltar que se trata de uma defesa do organismo e no significa que houve de fato o prazer ou consentimento.

Entre as conseqncias, so normais tambm sintomas parecidos com o Estresse Ps-Traumtico (transtorno de ansiedade comum em soldados ps-guerra). Alm disso, muitas mulheres entram para o mundo da prostituio, em razo da baixa-estima e da vergonha em buscar por um relacionamento. Elas se sentem como se tivessem perdido valores ntimos.

Logo vem o medo de no conseguir se relacionar com o sexo oposto ou aquele causador da violncia e a desconfiana exagerada de tudo, alm do isolamento. Todos esses traumas podem gerar problemas fsicos como anorgasmia (falta de orgasmo), frigidez, falta de libido e fobia. Para atingir o prazer, a pessoa precisa estar completamente relaxada e, aps um estupro, ela no consegue o feito, j que se lembra da cena do abuso durante a relao.

A psicloga e perita Ester Esquenazi explica que a vtima tende a negar qualquer tipo de sentimento e prazer para que sofra menos e acaba se tornando insensvel aos vnculos que possam trazer deleite. Por esse motivo, inclusive, a insensibilidade dos rgos genitais se torna uma forma de defesa. Enfermidades como asma, epilepsia, diabetes, artrite, hipertenso e doenas coronarianas aumentam e fogem do controle nas situaes de agresso sexual.

O alto nvel de ansiedade decorrente do abuso pode trazer problemas como obesidade, anorexia, alergias, problemas do trato digestivo, taquicardia, tontura, falta de ar, uso de bebida, cigarro e drogas. De acordo

com a psicloga Silvana Peres, bissexualidade, homossexualidade, introverso e at problemas de pele fazem parte da lista.

Cada pessoa absorve o trauma de uma forma diferente, de acordo com a experincia de vida, valores e crenas. No geral, o primeiro passo do tratamento teraputico conscientizar o paciente de que ele no teve culpa no ocorrido, utilizando tcnicas para reerguer a auto-estima. Dependendo da pessoa, sugerido um trabalho em conjunto com a famlia. Devido intensidade do trauma, em alguns casos, preciso que um mdico receite medicamentos que variam de pessoa para pessoa.

Algumas mulheres superam o problema sozinhas. De qualquer forma, na maioria da vezes, a pessoa simplesmente oculta a questo para si mesma, no resolvendo, mas apenas escondendo. O profissional no deve tratar a pessoa com sentimentos de pena, para que ela no se sinta vtima para sempre.

Caso a mulher tenha engravidado, tem a possibilidade, por lei, de abortar a criana. Nesse ponto, questionamentos vm a tona, como o momento certo para gerar um filho ou no, sentir-se preparada para isso, saber se vale a pena ter uma criana que fruto de um momento to indesejado e, ao mesmo tempo, perguntar-se se deve interromper a gravidez, de acordo com a religio e valores que carrega.

"Se a pessoa no resolver estes conflitos, certamente o filho ser indesejado e sofrer muito com os maus tratos dessa me que ver nele, a todo o momento, o fruto de um trauma que a fez sofrer e que a mantm em sofrimento", afirma Olga.

o que acontece com *Helena. A tcnica de enfermagem sofreu de abuso sexual h 22 anos e at hoje vive sob o mesmo teto do agressor: o marido, que no foi denunciado por medo. Como fruto do estupro ela teve uma filha, com quem se esfora para manter uma boa relao, engordou, se tornou ansiosa, nervosa, perdeu o emprego e no consegue ter amigos, porque o esposo pode no gostar.

"Aconteceu na volta de uma viagem casa de meus pais. Ia passar 20 dias fora, mas acabei ficando uma semana a mais. Quando cheguei, com meu filho pequeno, ele pegou o beb, jogou num canto e me atacou dizendo que queria saber se eu estava com outro na viagem e por isso demorei em voltar. Eu avisei para ele que no podia ser daquele jeito, seno iria ficar grvida e no tnhamos condies de ter outro filho ainda. Ele disse que se eu estivesse grvida o filho no era dele e queria a prova de que eu tinha ficado 30

dias sem ningum. Por isso, me estuprou. Passei a ter medo dele. Tive uma filha e odiava aquela criana. Nunca nos demos bem. Vi-me vrias vezes dizer coisas terrveis para ela. Depois me arrependia", conta.

Em relao aos homens que so vtimas de atentado ao pudor, especialistas contam que, apesar de no se ouvir falar muito no assunto, o fato no to raro como as pessoas pensam e o abuso pode causar estragos to grandes quanto nas mulheres. Alm dos problemas j citados, pode haver uma baixa-estima e sensao de homossexualismo. Ser estuprado lhe d o questionamento de ter sido impotente, principalmente se ele tiver algum tipo de ejaculao ou similar durante o ato, imaginando se ou no homossexual.

Grande parte de confuses da orientao sexual resultado da violncia na infncia. Os homens que foram violentados costumam carregar o fardo pelo resto da vida, sem nunca tocar no assunto, por sentir que a masculinidade foi abalada. Por outro lado, ele pode se tornar homofbico, j que toda imagem que possa relembrar o trauma lhe causa repulsa.

Ester lembra que h alguns casos de estupro que foram to traumticos, que no puderam ser superados de forma alguma. "Posso dar um exemplo, onde uma mulher foi estuprada por sete homens e, apesar de todo amparo, ela no agentou o sentimento de ser usada e acabou se atirando no metr, causando morte imediata. Nos casos onde a recuperao inatingvel, o suicdio a opo que eles encontram", diz.

Para ir esquecendo ou amenizando os efeitos do acontecido, a vtima deve, aos poucos, permitir o dilogo sobre o fato. A ajuda do psiclogo importante para extravasar sentimentos como raiva, repulsa, dor, nojo e vergonha.

O que fazer depois? Saiba como deve agir logo aps o abuso sexual

Aps a agresso, importante que a mulher procure o hospital mais prximo ou delegacia. O Ministrio da Sade assegura que "todas as unidades de sade que tenham servios de ginecologia e obstetrcia constitudos devero estar capacitadas para o atendimento a esses casos (de estupro). preciso que a unidade esteja apta a atuar com presteza e rapidez nesse tipo de atendimento, de modo a evitar-se maiores danos sade fsica e mental da mulher".

No hospital, ela dever fazer todos os exames ginecolgicos, tanto de rotina como aqueles que

diagnosticam doenas especficas sexualmente transmissveis. Aps esses exames, ela vai ingerir a plula do dia seguinte e os remdios necessrios para prevenir AIDS, Hepatite B e outros problemas.

De acordo com a ginecologista Sandra Novaes, a probabilidade de uma mulher contrair qualquer doena maior do que no homem. Se ela nunca teve relaes sexuais anteriormente, podem acontecer hematomas e hemorragias. "Na delegacia, ela ir passar por uma percia e, caso tenha algum ferimento maior ou uma hemorragia, pode ser resolvido no prprio Instituto Mdico Legal - IML."

Apesar da AIDS s poder ser diagnosticada cerca de dois anos depois, h coquetis de preveno para serem tomados nas primeiras horas, segundo o ginecologista Eduardo Alfredo, da a necessidade de buscar por apoio o mais rpido possvel.

A psicloga do programa Bem Me Quer, que atende vtimas da violncia sexual no hospital Prola Byington, Daniela Lobo, explica que possvel evitar muitos problemas se a pessoa for atendida at 72 horas depois do estupro. No hospital, eles cuidam de mulheres de todas as idades e crianas (meninos at 12 anos).

Quando chega ao local, a vtima recebe o pronto atendimento com as medicaes necessrias. Em seguida, ela vai para o servio social que a encaminha ao psiclogo e ao ginecologista. No necessrio fazer B.O. (Boletim de Ocorrncia) se ela no quiser.

O atendimento psicolgico ser realizado por quanto tempo for necessrio, individual ou em grupo, enquanto que o ginecolgico segue por seis meses. A mulher possui tambm o direito ao abortamento, caso tenha chegado tarde demais para evitar a gravidez, e os profissionais procuram mostrar quais so as outras opes, desde ter o filho at encaminhar para a adoo.

No local, 40% a 60% dos atendimentos so feitos em crianas. "As mulheres chegam aqui muito deprimidas, choram muito. J as crianas no tm a mesma reao, elas no percebem o que est acontecendo, principalmente quando um abuso crnico, onde o pai, por exemplo, j faz aquilo com freqncia", explica Daniela.

Tratamento de socorro obrigatrio publicado pelo Ministrio da Sade Para dar apoio vtimas de estupro, devem ser prestados os seguintes servios: preveno da gravidez ps-estupro, com prescrio da anticoncepo de emergncia que impede a gravidez em at 98% dos casos se a mulher procurar o servio de sade em at 72 horas aps o estupro. O mtodo tem mecanismos de ao semelhante aos demais anticoncepcionais hormonais; preveno das doenas sexualmente transmissveis; preveno do vrus do HIV; preveno da hepatite B; assistncia psicolgica; atendimento clnico e ginecolgico;

orientaes para doao do recm-nascido quando a mulher tomar esta deciso; encaminhamento das vtimas delegacia e instituto de medicina legal sempre que receber relato de estupro ou outro tipo de violncia sexual; atendimento humanizado para a gestante que no aceita levar a gravidez adiante.

A lei - Grande parte das vtimas ainda tem medo de denunciar o agressor. Veja como funciona a lei para o crime de estupro

Uma pessoa que tenha cometido o estupro receber uma pena que varia de 6 a 10 anos de priso, de acordo com o artigo 213 do Cdigo Penal Brasileiro, em regime fechado. O crime inafianvel e a possibilidade de condicional ocorre apenas depois de cumprir dois teros da pena. O acusado fica em cela especial, mesmo que seja apenas priso preventiva ou temporria, pois os presos seguem um tipo de "cdigo de tica da criminalidade" e ele pode sofrer violncias caso fique junto dos outros.

O especialista em Direito Privado Csar Mormile, explica que o artigo 9 da Lei 8072/90 (Lei dos crimes Hediondos) d ainda a possibilidade de aumentar a pena em at 50%, considerando a agresso como crime hediondo (de gravidade acentuada).

A mulher deve denunciar o agressor para a autoridade policial, com o intuito de que haja a apurao do caso mediante instaurao do inqurito policial e processo criminal oferecido pelo Ministrio Pblico. importante que, se for possvel, a vtima oferea o retrato falado do estuprador.

Quando o ato foi cometido por um conhecido, o advogado Andr Tavares de Oliveira aconselha a procurar algum de confiana para contar e dar o apoio necessrio, alm de seguirem juntos para uma delegacia, ou mesmo telefonar para fazer a denncia. "Temos o disque denncia em caso de abuso, nmero 100. Em So Paulo, temos o nmero 181. Aps a denncia, a polcia se encarrega de investigar o caso", explica.

Caso a agresso tenha sido contra uma criana, qualquer pessoa que tenha conhecimento do abuso pode procurar pelo conselho tutelar, que providencia a proteo da vtima e d incio investigao. Se o estupro for claro e evidente, o agressor segue direto para cadeia, em priso temporria. Motivos financeiros e ameaas fazem com que muitas pessoas no denunciem o problema, principalmente se for algum da famlia.

Aquele que foi agredido deve seguir direto para algum distrito policial, sem tomar banho ou apagar as evidncias, pois de l ser encaminhado para o exame de corpo e delito. O acusado no tem nenhum contato com a vtima aps a denncia, a no ser no julgamento, caso o juiz acredite ser necessrio.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha, criada como mecanismo de defesa para a mulher, no contm nenhuma meno em relao ao crime de estupro, mas pode ser usada pelo juiz durante a prolao (pronunciao) da sentena.

Com a lei, que entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2006, o rigor para as punies aumentou. Logo aps a data, um homem foi preso no Rio de Janeiro por tentar estrangular a ex-esposa.

Hoje, os familiares que cometem qualquer tipo de violncia contra a mulher podem ser presos em flagrante, sem a possibilidade de penas alternativas. O tempo de deteno, que antes era de um ano, passou a ser de trs. Alm disso, ele retirado do domiclio e proibido de se aproximar da vtima.

O nome da lei em homenagem a Maria da Penha Maia, uma mulher que sofreu agresses do prprio marido durante seis anos e chegou perto da morte, tendo sido eletrocutada e at afogada. Ela ficou paraplgica e o esposo foi punido aps 19 anos de julgamento, ficando preso por apenas dois.

Quem so eles? O agressor est, principalmente, no crculo de relaes da vtima

De acordo com o advogado Andr Tavares de Oliveira, dados do Fundo das Naes Unidas para a Infncia - UNICEFrelatam que cerca de 70% das crianas e adolescentes recebem maus-tratos fsico e mental dentro de casa, ou seja, abuso fsico, emocional ou sexual e negligncia de cuidados. Cerca de 90% dos agressores so homens e mais de 80% so conhecidos das vtimas, sendo que o incesto pode ocorrer em 10% das famlias.

"Embora a maioria dos abusadores seja do sexo masculino, as mulheres tambm abusam sexualmente de crianas e adolescentes. Esses casos comeam lentamente atravs de seduo sutil, passando prtica de carinhos que raramente deixam leses fsicas", diz. Quem o agressor Pai - 52% Padrasto - 32% Tio - 8% Me - 4% Av - 2% Primo/ Cunhado - 1%

Andr conta que a maior porcentagem de vtimas est entre crianas menores de 10 e 12 anos e at bebs. Quando a criana atinge uma idade maior, ela comea a questionar, mas no fcil se livrar do abuso, pois muitas vezes o fato envolve ameaas.

Os estupradores costumam utilizar fora fsica, armas brancas e de fogo, alm de ameaas de espancamento ou morte para dominar a vtima, impedindo-a de denunciar. A inteno deles agredir, ferir e humilhar a pessoa, tratando-a como um objeto de desejo sexual com o qual possa fazer o que bem entender.

A sociloga Wnia Pasinato conta que eles so pessoas comuns que, inclusive, no possuem comportamentos dirios fora do normal, mas uma pequena parcela pode ter distrbios psicolgicos. Segundo ela, no Brasil existe uma cultura de que a mulher est "disponvel", o que leva o homem a pensar em agred-la sexualmente.

Alguns possuem distrbios psquicos que impedem o auto-controle, j que todas as pessoas tm desejos sexuais, mas conseguem dominar a vontade. Apesar disso, o ato premeditado e o agressor reflete qual a melhor vtima e oportunidade para alcanar seu objetivo.

Em cerca de 75% dos casos, de acordo com o advogado Csar Mormile, o criminoso tem conhecimento, ainda que superficial, da vtima, alm de manter contato direto ou indireto com ela. Ele no um homem estranho que anda escondido na rua, mas sim algum que integra o crculo de relaes da pessoa. A idade mais comum das mulheres agredidas entre 16 e 40 anos.

A psicloga Tercia Barbalho explica que o estuprador um homem com sentimentos odiosos em relao s mulheres, inadequao e insegurana ao que se refere sua performance sexual. Alm disso, pode apresentar desvios sexuais como sadismo ou anormalidades genticas com tendncia agressividade.

Previna-se

A delegada Mrcia Salgado explica que "ningum tem o direito de dizer para a vtima ficar calma e analisar o indivduo, pois assim como ele pode estar simulando ter uma arma, ele pode t-la de verdade". O importante mesmo tomar alguns cuidados para no ser pega: Caminhe em turma, pois isso dificulta o acesso. Combine horrios em comum para sair de casa com algum vizinho ou conhecido. No se distraia na rua e, principalmente, no trnsito, com celular e msica. A distrao no permite que voc veja quem est se aproximando ou se est sendo seguida. Se for possvel, evite passar sozinha prximo de terrenos baldios ou locais abandonados. No mantenha contato com estranhos em ambientes isolados e desconhecidos. Procure evitar pontos de nibus ou ruas sem iluminao. Evite sair com estranhos. comum a mulher confiar no homem que "ficou" em alguma festa, mas muitos casos de estupro so cometidos por amigos de amigos que foram apresentados.

Muitos estupros acontecem durante assaltos. Entre ser estuprada e correr o risco de morte, seja sbia e no tente reagir. Tome cuidado com relacionamentos iniciados na internet e que partem para a vida real. Um spray de pimenta pode ser uma boa arma para escapar do ataque na rua, por exemplo. Caso esteja sendo seguida, olhe bem para o rosto do suposto agressor e, se for um local seguro, pergunte algo do tipo "que horas so?" O estuprador tem medo de ser identificado e pode perder o interesse pela vtima.

Violncia Sexual

Um conceito de violncia sexual : tipo de violncia em que envolve relaes sexuais no consentias e pode ser praticada tanto por conhecido ou familiar ou por um estranho . Neste trabalho trataremos do assunto dizendo seus tipos e penalidades, como denunciar e proceder aps a violncia e tambm, falaremos sobre alguns mitos falsos.

Pode se dizer que violncia sexual uma questo de gnero, ela se d por causa dos papis de homem e mulher por razo social e cultural em que o homem o dominador. Este um problema universal, no homem uma questo de poder e controle e que atinge as mulheres de todos os tipos e lugares.

Tipos e Penalidades

Em um relatrio da OMS (Organizao Mundial de Sade), define como violncia sexual como: Qualquer ato sexual ou tentativa do ato no desejada, ou atos para traficar a sexualidade de uma pessoa, utilizando represso, ameaas ou fora fsica, praticados por qualquer pessoa independente de suas relaes com a vtima, qualquer cenrio, incluindo, mas no limitado ao do lar ou do trabalho . A violncia estabelece-se em uma transgresso dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher, principalmente ao atentado de direito fsico e ao controle de sua capacidade sexual e reprodutiva.

Conforme o Cdigo Penal Brasileiro em vigncia, a violncia sexual considerada uma transgresso pesada, h trs tipos: o estupro, o atentado violento ao pudor e o assdio sexual.

No caso do estupro, segundo o Cdigo Penal artigo 213, "Constranger mulher conjuno carnal mediante violncia ou grave ameaa. Pena: recluso, de 6 a 10 anos". Ou seja, qualquer relao homem/mulher sem consentimento definida como estupro.

No caso do atentado violento ao pudor, segundo o Cdigo Penal artigo 214, "constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ela se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal. Pena: recluso de 6 a 10 anos". Considera-se ato libidinoso as carcias ntimas, masturbao, entre outros.

No caso do assdio sexual, segundo o Cdigo Penal artigo 216A, constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerente ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Pena - deteno, de 1 a 2 anos . Ao impor ou forar outra pessoa a exercer um ato sexual, que pode ser beijar, despir-se ou at mesmo o prprio ato, sobre qualquer ameaa, seja de perder o emprego ou ser privado de uma promoo, assdio sexual.

Denncia

Muitas pessoas que sofrem de violncia ficam envergonhadas e tem dificuldade de denunciar e de pedir ajuda. Primeiramente, elas sofreram um trauma emocional e fsico muito grande e ainda quando vo denunciar so vitimas de piadinhas e indiretas por parte da prpria delegacia, so tratadas com desconfiana, antes de terem seus direitos garantidos. Isso faz com que a vtima desista de denunciar seus agressores.

Quem sofre uma violncia sexual tem o direito : registro de ocorrncia policial, inqurito policial e realizao de exames periciais junto ao Departamento Mdico Legal (DML); recebimento gratuito de assistncia mdica com indicao de contracepo de emergncia para evitar a gravidez indesejada; recebimento de profilaxia para HIV e para Doenas Sexualmente Transmissveis (DST); aborto legal em caso de gravidez decorrente de estupro, de acordo com a legislao vigente do Cdigo Penal no artigo 128; promoo da Ao Penal para responsabilizao do agressor (processar o agressor) pelo Ministrio Pblico quando a violncia sexual for praticada com abuso do ptrio poder ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador; ou quando a vtima no tiver condies de prover as despesas do processo.

Aps a denuncia, a vtima deve ir Delegacia de Polcia fazer o registro de ocorrncia; ir ao Departamento Mdico Legal para fazer o exame de corpo de delito; ir ao hospital ou posto de sade para receber a Plula de emergncia e fazer o tratamento que evita as doenas sexualmente transmissveis (DST) e aids e caso seja necessrio, ir ao Hospital para fazer o Aborto Legal.

Aconselha-se que no se faa nenhum tipo de higiene pessoal antes que o registro seja feito, j que assim pode se apagar eventuais provas, deve-se preservar as roupas em seu estado de agresso, quer dizer, deixar as roupas rasgadas e sujas, pois nelas pode haver vestgios do crime. Outro ponto importante tentar prestar ateno se o agressor possui eventuais marcas, cicatrizes ou tatuagens pelo corpo, isso ajuda a polcia a identificar o criminoso.

Quando for fazer a denuncia quem deve faz-la a prpria vtima, mas se for menor de idade, o responsvel legal do menor dever fazer a ocorrncia. H, em casos normais, seis meses para se fazer a denuncia, mas se a vtima tiver idade inferior de dezoito anos, ela ter at sua maioridade para efetu-la.

Mitos

H alguns mitos que so consideravelmente importantes de se falar. Mitos do tipo que o agressor sempre um desconhecido so um deles, na verdade a maioria dos casos de agresso, os agressores so conhecidos da vtima, que possuem um vinculo afetivo com ela, s vezes meu prprio pai o agressor.

Outro mito que as mulheres provocam a agresso por usarem roupas consideradas insinuantes e passarem por lugares esmos e horrios imprprios, o que uma mentira. Todos tem o direito de usar a roupa que quiser e liberdade de ir e vir a hora em que bem quiser, e esses direitos devem ser respeitados. No por ser uma prostituta ou garota de programa, que elas tero seus direitos violados.

Este tipo de violncia no causado pelo lcool ou pela droga, eles atuam como agravantes e precursores da violncia, assim como diversos outros fatores que levam ao descontrole emocional, porm no pode ser dito que eles so causadores da violncia.,

O CUIDADO DE ENFERMAGEM A VTIMAS DE VIOLNCIA DOMSTICA Maria Isabel Raimondo Ferraz1, Maria Ribeiro Lacerda2, Liliana Maria Labronici3,Mariluci Alves Maftum4, Maria Lcia Raimondo5 RESUMO: A violncia um fenmeno que atinge todas as classes sociais no mundo e acomete crianas, adolescentes, adultos e idosos. Este artigo tem como objetivo realizar reflexes a respeito da atuao do enfermeiro no cuidado prestado s mulheres vtimas de violncia com vistas estabelecer uma relao de cuidado. Praticada contra a mulher, a violncia caracterizada como domstica e intrafamiliar e definida como violncia de gnero devido s relaes de submisso da mulher na sociedade. Cuidar destas vtimas um desafio para os profissionais de sade que em sua maioria podem possuir dvidas, uma vez que no existe um modelo estruturado de como faz-lo. Entretanto, existem algumas recomendaes que acabam por representar linhas gerais para a atuao desses profissionais. O cuidado deve ser planejado para promover segurana, acolhimento, respeito e satisfao das necessidades individuais e, isto, ser possvel se for estabelecida uma relao de cuidado entre profissional e cliente. PALAVRAS-CHAVE:Violncia domstica; Violncia contra a mulher; Cuidados de enfermagem. THE NURSING CARE TO THE VICTIMS OF DOMESTIC VIOLENCE ABSTRACT: Violence is a phenomenon that affects all social classes in the world and affects children, adolescents, adults and elderly. This article aims to hold discussions about the role of nurses in the assistance provided to women victims of violence in order to establish a caring relationship. Practiced against women, violence is characterized as domestic and intrafamily and defined as violence of gender due to the submissive relationships of women in society. Taking care of these victims is a challenge for health professionals once the majority may have doubts on how to perform it, because there is

no structured model of how to do it. However there are some recommendations that will ultimately represent guidelines for these professionals work. Care must be designed to promote security, hosting, respect and satisfaction of individual needs; and this will be possible if a caring relationship is established between the professional and client. KEYWORDS: Domestic violence; Violence against women; Nursing care. EL CUIDADO DE ENFERMERA A LAS VCTIMAS DE LA VIOLENCIA DOMSTICA RESUMEN: La violencia es un fenmeno que afecta a todas las clases sociales en el mundo y acomete nios, adolescentes, adultos y ancianos. Este artculo tiene como objetivo realizar reflexiones al respecto de la actuacin del enfermero en el cuidado prestado a las mujeres vctimas de violencia con el fin de establecer una relacin de cuidado. Practicada contra la mujer, la violencia se caracteriza como domstica e intrafamiliar y definida como violencia de gnero debido a las relaciones de sumisin de la mujer en la sociedad. Cuidar de estas vctimas es un desafo para los profesionales de la salud que en su mayora puede tener dudas, una vez que no existe un modelo estructurado de cmo hacerlo. Sin embargo, existen algunas recomendaciones que acaban por representar lneas generales directrices para la actuacin de estos profesionales. El cuidado debe ser planificado para promover seguridad, acogimiento, respeto y satisfaccin de las necesidades individuales y, esto, ser posible si se establece una relacin de cuidado entre profesional y cliente. PALABRAS CLAVE: Violencia domstica; Violencia contra la mujer; Atencin en Enfermera. *Artigo a partir disciplina Enfermagem e sua Prtica Profissional do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal do Paran-UFPR, no ano de 2008. 1Enfermeira. Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO. Mestre em Enfermagem pelo Programa de PsGraduao em Enfermagem da UFPR. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Sade do Adulto-GEMSA. Membro do

Ncleo de Estudos e Pesquisa Sobre Violncia Urbana-NEVUH-UNICENTRO. 2Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPR. Coordenadora do Ncleo de Estudos, Pesquisa e Extenso em Cuidado humano de Enfermagem-NEPECHE-UFPR. Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da UFPR. 3Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFPR. Lder do GEMSA. 4Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFPR. Membro do GEMSA. 5Enfermeira. Docente da UNICENTRO. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de PsGraduao em Enfermagem da UFPR. Membro do GEMSA. Membro do NEVUH-UNICENTRO. Autor correspondente: Liliana Maria Labronici Universidade Federal do Paran Rua Padre Camargo, 120 - 80060-240 - Curitiba-PR, Brasil E-mail: lililabronici@yahoo.com.br Recebido: 11/09/09 Aprovado: 03/11/09 755 Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):755-9 INTRODUO O cuidado de enfermagem s vtimas de violncia deve ser planejado para promover segurana, acolhimento, respeito e satisfao das suas necessidades individuais. Refletir sobre o seu

planejamento, pautado nos instrumentos bsicos de enfermagem, nas polticas pblicas de sade e na legislao vigente fundamental para a proteo das vtimas e preveno de agravos futuros. Como fenmeno que atinge todas as classes sociais, etnias, religies e culturas, a violncia ocorre em populaes de diferentes nveis de desenvolvimento social e econmico. Violncia definida pela Organizao Mundial da Sade-OMS como o uso da fora fsica, do poder real ou ameaa, praticado contra si ou contra outra pessoa, ou ainda, contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em leso, morte, dano psicolgico, deficincia de desenvolvimento ou privao. compreendida tambm como uma violao dos direitos do ser humano, uma vez que um meio aplicado para coagir ou submeter outra pessoa ao domnio sem seu consentimento(1). O drama da violncia faz parte do cotidiano das cidades, do pas e do mundo, banalizado e percebido pela sociedade como algo que naturalmente faz parte da vida(1). Por ser um fenmeno antigo, porm silenciado ao longo da histria, a violncia somente passou a ser pesquisada no Brasil na dcada de 1980. Essas pesquisas auxiliam na denncia do impacto que esse agravo provoca na populao. O resultado das vrias manifestaes de violncia se estende ao

trnsito, ao trabalho, s relaes familiares, interpessoais e ao convvio domstico(2). Dentre as vtimas da violncia domstica esto as mulheres agredidas por seus companheiros, fato que na maioria das vezes ocorre dentro de seus prprios lares, demostrando que o tema deve ser objeto de estudos. Ressalta-se que no Brasil, atualmente, a violncia contra a mulher tipificada como crime, com a finalidade de proteger as vtimas e punir os agressores, bem como, reduzir os ndices destes agravos(3). Objetivando garantir os direitos da mulher na sociedade, foi sancionada, pelo Presidente da Repblica, a Lei n 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano. De acordo com a referida Lei, aes de sade precisam ser planejadas e implementadas, com vistas a prestar cuidado s vtimas e reduzir os ndices de criminalidade em nosso pas(4). Atualmente, a violncia tratada como um problema de sade e deve ser objeto de estudo devido ao impacto causado na vida das pessoas e nos investimentos aplicados pelos governantes em todo o mundo para reduzir os ndices de criminalidade. Estima-se que mundialmente, pelo menos uma em cada trs mulheres j foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma forma de abuso durante sua vida(5).

Dentre as diversificadas formas de violncia contra a mulher, neste estudo, escolhemos fazer uma reflexo a respeito da violncia domstica e intrafamiliar. A violncia domstica ocorre no ambiente domstico, nas relaes entre pessoas da famlia e envolve homens, mulheres, pais, mes e filhos, jovens, idosos e portadores de deficincia. A violncia domstica pode ser praticada por empregados, agregados, pessoas que conhecem as vtimas e que frequentam diariamente ou esporadicamente o domiclio(6). Diferencia-se da intrafamiliar porque a violncia domstica inclui como agressores outras pessoas conhecidas sem parentesco(1). A violncia intrafamiliar pode ocorrer dentro ou fora de casa, porm praticada somente pelos membros da famlia com funo parental que mantenham relao de poder para com as vtimas(2). Independente da faixa etria, as vtimas podem sofrer espancamentos, humilhaes, ofensas sendo que as mulheres so constantemente o alvo principal e os agressores aproveitam de sua vulnerabilidade para espanc-las e humilh-las(1). No existe uma causa nica para que ocorra a violncia domstica, motivo pelo qual se configura como problema complexo desencadeado por uma multiplicidade de fatores. Esses podem contribuir para sua prtica (individual, relacional e social),

independente do sexo, idade, raa, etnia, educao, cultura, situao socioeconmica, profisso, religio, capacidades fsicas ou mentais. Isso amplia o nmero de pessoas que em qualquer perodo de suas vidas podem estar vulnerveis violncia(2). Os ndices de violncia domstica devem ser estudados, conhecidos e abordados pelos profissionais das esferas jurdica, policial, psicossocial e de sade, pois as vtimas necessitam de cuidado devido ao seu sofrimento e adoecimento(5). Tambm necessrio considerar que a participao do servio social fundamental neste processo. Instigar a reflexo sobre o cuidado das vtimas 756 Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):755-9 de violncia domstica e intrafamiliar necessrio, pois inexiste um modelo estruturado para realiz-lo. O que se percebe na prtica so profissionais da rea de sade com dificuldade em lidar com essas vtimas. O enfermeiro como integrante da equipe de sade deve estar capacitado para perceber, enfrentar o problema e cuidar com responsabilidade. Assim, tem-se neste artigo o objetivo de realizar reflexo a respeito da atuao do enfermeiro no cuidado prestado s vtimas de violncia domstica com vistas estabelecer uma relao de cuidado. A COMPLEXIDADE DO FENMENO

VIOLNCIA E O CUIDADO DE ENFERMAGEM A violncia um fenmeno social e histrico de conceituao complexa, que envolve eventos de natureza diversa, relacionados s estruturas sociais, econmicas, polticas, culturais e comportamentais, que muitas vezes legitimam e fundamentam atos violentos contra as pessoas(7). A mulher pode ser vtima de violncia fsica, psicolgica, sexual, moral e patrimonial, portanto, ao abordar esse tema, se faz importante compreender suas definies(4), bem como discorrer sobre a violncia de gnero. Neste sentido, o termo gnero facilita a percepo das desigualdades sociais e econmicas existentes entre homens e mulheres, que se deve discriminao histrica contra estas. A expresso violncia de gnero deve ser entendida como uma relao de poder e dominao dos homens e de submisso das mulheres, que externa os papis impostos historicamente a ambos. Violncia contra a mulher definida como aquela praticada contra a pessoa do sexo feminino, simplesmente pela condio de mulher, com a finalidade de intimid-la para que o agressor exera o papel de dominador e disciplinador(1). um problema de sade pblica e uma violao aos direitos humanos. Estima-se que o problema cause mais mortes de mulheres do que o cncer, a malria, os acidentes

de trnsito e as guerras(8). Por ser tratado como um problema de sade pblica, cada vez mais abordado pelos profissionais da rea. Esses podem se sentir pouco preparados para oferecer ateno que cause impacto efetivo na sade das vtimas. As dificuldades para cuidar das vtimas podem estar relacionadas com a formao acadmica, na qual raramente so includos assuntos com produo de conhecimento tcnico e especfico sobre o tema violncia(9). Atualmente, o cuidado das mulheres que sofreram violncia sexual em sua maioria, ainda est sob a responsabilidade da polcia ou dos servios de emergncia, os quais tambm podem possuir limitaes para responder s reais necessidades das vtimas. O despreparo profissional para cuidar destas mulheres se reflete em pr-conceitos como o de culpar a vtima, desestimulando-a a denunciar o agressor. Muitas vezes a perseguio ao agressor est em primeiro plano e a ateno s necessidades da vtima fica limitada ao tratamento de eventuais traumas sofridos(10). A falta ou a pouca resolutividade no desenvolvimento do cuidado torna o problema ainda mais grave, pois essas atitudes tendem a afastar as vtimas do servio de sade, inibe a denncia e fortalece o conceito de invisibilidade do problema. Mesmo que os dados sobre a violncia contra a mulher registrados pelas Delegacias da Mulher sejam

surpreendentes, preciso atentar que esses nmeros no retratam com fidedignidade a realidade, haja vista que comprovado que existe subnotificao, pois somente em torno de 10% das mulheres violentadas registram a ocorrncia nas Delegacias de Polcia(11). Porquanto, importante que a vtima seja encorajada a fazer o registro da ocorrncia nos rgos competentes. preciso atender todas as usurias que comparecem s unidades de emergncia com ateno voltada no somente para as leses fsicas, mas tambm perscrutar a possibilidade da ocorrncia de violncia, uma vez que esta, ainda, pode no estar incorporada pelos profissionais de sade como um problema de sade e igualmente no identificada como causa de traumas apresentados pelas vtimas(12). Os profissionais de sade devem estar atentos s mulheres que procuram os servios com manifestaes clnicas de violncia, agudas ou crnicas, fsicas, mentais ou por problemas sociais. Leses fsicas agudas normalmente so oriundas de agresses causadas por uso de armas, socos, pontaps, tentativas de estrangulamento ou queimaduras e, os casos mais graves so os que apresentam faturas nos ossos da face, costelas, mos, braos ou pernas. As manifestaes clnicas crnicas podem ser decorrentes de agresses sexuais que podem causar doenas sexualmente transmissveis, infeces urinrias, vaginais

e gravidez indesejada. Podem surgir posteriormente agresso e devem ser objeto de ateno durante a realizao dos cuidados prestados(6). O Ministrio da Sade, atravs das polticas de sade, faz orientaes para a prtica profissional e 757 Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):755-9 refere que a violncia domstica pode ser repetitiva e deve ser detectada precocemente com preveno de agravos futuros. As vtimas devem ser orientadas sobre a violncia, seu curso e os recursos existentes na comunidade, como grupos de autoajuda, cuidado de enfermagem, atendimento mdico, psicolgico, do servio social e de outros membros da equipe multiprofissional, com vistas a prevenir novos episdios(6). Existem alguns passos que podem integrar as aes de cuidado de enfermagem e dos demais profissionais de sade, os quais devem envolver o acolhimento e a possibilidade de apoio por parte da equipe; auxiliar a vtima a estabelecer vnculo de confiana individual e institucional para poder avaliar o histrico da violncia e as possibilidades de mobilizar recursos sociais e familiares; dialogar com a mulher sobre as opes de lidar com o problema, permitindolhe fazer escolhas e fortalecer sua autoestima; apoiar a vtima que deseja fazer registro policial do fato; fazer

encaminhamentos outros rgos competentes quando necessrio, Delegacias da Mulher, Instituto MdicoLegal; incentivar a construo de vnculo com as redes de assistncia, acompanhamento, proteo e redes de apoio; encaminhar para atendimento clnico os casos de leses graves, com necessidade de reabilitao, que no puderem ser atendidos na unidade; sugerir vtima atendimento para o casal ou famlia no caso de continuidade da relao; propor acompanhamento psicolgico; fazer visitas domiciliares constantes para cuidar e acompanhar o caso(6:50-1). Os passos anteriormente citados so fortalecidos pela Lei n 11.340, que estabelece que o Estado e municpios tm o dever de assegurar os direitos sade da mulher com planejamento e implementao de redes de apoio, com implementao de programas de sade para cuidar das vtimas e reduzir os ndices de criminalidade em nosso pas(4). Cuidar do ser humano em sua totalidade inclui elaborar e aplicar medidas de promoo e preveno que podem ser potencializadas pela educao permanente, com esclarecimentos sobre os direitos e prerrogativas das vtimas. Tambm, assegurar que toda mulher, independente de classe, raa, etnia, religio, orientao sexual, renda, cultura, nvel educacional, idade e religio, goze dos direitos fundamentais e inerentes pessoa humana(13).

Como um processo de desenvolvimento e crescimento, o cuidado deve ser planejado para respeitar crenas e valores em relao vida, morte, sade, doena e cura(14). O cuidar exige do enfermeiro a utilizao de instrumentos fundamentais para o exerccio profissional, os quais so meios para que o cuidador atinja os objetivos propostos. Esses instrumentos envolvem a observao, o cuidado emocional, o toque teraputico, o corpo, o bom senso, a liderana, o carter humanitrio, a solidariedade, a sensibilidade, a tcnica, a relao educativa e as dimenses psicossocial e psicoespiritual(15-16). O emprego dos instrumentos bsicos de enfermagem, alm de se constituir no caminho para estabelecer uma relao de cuidado, permite que a vtima de violncia se sinta cuidada e consiga expor e perceber os motivos que a levaram a esta condio. Eles servem de base para encontrar alternativas para enfrentar positivamente o problema. Para cuidar necessrio o estabelecimento de uma relao de cuidado em que preciso existir um processo interativo entre o cuidador e a pessoa que est sendo cuidada. Para que esta relao acontea necessrio intencionalidade, disponibilidade, receptividade, confiana e aceitao promovendo o crescimento de ambos, profissional e paciente(14). Para cuidar preciso conhecimento tcnico-cientfico, habilidades e competncia prprias da profisso, que

favoream a percepo do ser humano nos aspectos biolgico, psicolgico, social e espiritual. CONSIDERAES FINAIS Na histria da humanidade possvel perceber que a violncia contra as mulheres sempre esteve presente em diferentes culturas, nas mais variadas formas, porque foram preparadas para estabelecer uma relao de sujeio e obedincia para com seus companheiros. O ambiente domstico o local em que mais se pratica violncia contra as mulheres, isso faz parte do cotidiano nas cidades, no pas e no mundo e a torna banalizada, percebida como algo que naturalmente faz parte da vida. Os profissionais de sade, em especial a enfermagem, esto em contato direto com a maioria das vtimas, pois nos servios de sade que normalmente buscam ajuda e tratamento para seus males. Isso os deixa prximos, fornece a possibilidade de construir elos de confiana e permite reconstruir conceitos sobre a violncia, com vistas a reduzir os ndices deste agravo e mudar a realidade social. Para que os profissionais da rea de sade reconheam a violncia e cuidem das vtimas com 758 Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):755-9 efetividade, necessrio que estejam capacitados para

tal. No existe um modelo para cuidar, porm, profissionais melhor preparados tero condies de estabelecer uma relao de cuidado que extrapole as aes tcnicas com estabelecimento de vnculos de cuidado com o paciente. Ressalta-se que o processo de cuidar no ocorre isoladamente, mas por meio de intencionalidade, interao, disponibilidade e confiana entre profissional e paciente. REFERNCIAS 1. Teles MAA, Melo M. O que violncia contra a mulher. So Paulo: Brasiliense; 2003. 2. Ministrio da Sade (BR). Poltica nacional de ateno integral sade da mulher: princpios e diretrizes. Braslia: Ministrio da Sade; 2004. 3. Porto PRF. Violncia domstica e familiar contra a mulher: Lei 11.340/06 - anlise crtica e sistmica. Porto Alegre: Livraria do Advogado; 2007. 4. Ministrio da Sade (BR). Epidemiologia e servios de sade. Revista do Sistema nico de Sade. 2006;16(1):618. 5. Schraiber LB, Oliveira AFPL. O que devem saber os profissionais de sade para promover os direitos e a sade das mulheres em situao de violncia domstica. Rio Grande do Sul: Fundao Ford; 2006. 6. Ministrio da Sade (BR). Violncia intrafamiliar: orientaes para a prtica em servio. Braslia: Ministrio da Sade; 2002.

7. Malta DC, Lemos MSA, Silva MMA, Rodrigues EMS, Gazal-Carvalho C, Morais Neto OL. Iniciativas de vigilncia e preveno de acidentes e violncia no contexto do Sistema nico de Sade. Epidemiol Serv Sade. 2007 Mar;16(1):45-55. 8. Schraiber LB, dOliveira AFPL, Frana-Junior I, Pinho AA. Violncia contra a mulher: estudo em uma unidade de ateno primria sade. Rev Sade Pbl. 2002 Ago;36(4):470-7. 9. Fandes A, Rosas CF, Bedone AJ, Orozco LT. Violncia sexual: procedimentos indicados e seus resultados no atendimento de urgncia de mulheres vtimas de estupro. Rev Bras Ginecol Obstet. 2006;28(2):126-35. 10. Dias MB. A Lei Maria da Penha na justia: a efetividade da Lei 11.340/2006 de combate violncia domstica e familiar contra a mulher. So Paulo: Revista dos Tribunais; 2007. 11. Leal SMC, Lopes MJM. Violncia como objeto da assistncia em um hospital de trauma: o olhar da enfermagem. Cinc Sade Col. 2005;10(2):419-31. 12. Hermann LM. Maria da Penha: lei com nome de mulher. So Paulo: Servanda; 2007. 13. Waldow VR. Cogitando sobre o cuidado humano. Cogitare Enferm. 1998 Jul/Dez;3(2):7-10. 14. Silva MBGM, Tonelli ALN, Lacerda MR. Instrumentos do cuidado humanizado de enfermagem: uma reflexo terica. Cogitare Enferm. 2003 Jan/Jun;8(1):59-64.

15. Mayeroff M. A arte de servir ao prximo para servir a si mesmo. Rio de janeiro: Record; 1971. 16. Silva MBGM, Tonelli ALN, Lacerda MR. Instrumentos do cuidado humanizado de enfermagem: uma reflexo terica. Cogitare Enferm. 2003 Jan/Jun;8(1):59-64. 759 Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):755-9

S-ar putea să vă placă și