Sunteți pe pagina 1din 21

Manual de Recarga

Para Cartuchos de Tinta

INTRODUO

A recarga um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e ateno, depende diretamente das condies de uso de seu cartucho. Nesta apostila so apresentados os procedimentos de recarga para cartuchos HP. Voc poder utilizar estes procedimentos para economizar cerca de 90% do preo de um cartucho novo. PROCEDIMENTOS INICIAIS IMPORTANTES: 1) Evite colocar as mos sobre os contatos metlicos do cartucho, prevenindo seu mau funcionamento. 2) No permita que o cartucho permanea fora da impressora por longo perodo de tempo, porque a tinta que ficou dentro dos bocais vai secar causando a obstruo do fluxo de tinta. Usando o cartucho com tinta seca nos bocais pode danific-los e tornar o cartucho inoperante. Caso seja inevitvel, guarde em um local lacrado por exemplo um saco plstico para selar a passagem de ar. No recarregue um cartucho que esteja sem uso por mais de 24h. O ideal recarregar um cartucho que esteja em uso e que tenha comeado a imprimir com tonalidade mais fraca, sinalizando que j est com baixo volume de tinta. 3) No gaste tempo excessivamente longo recarregando seus cartuchos. 4) No recoloque o cartucho na impressora se este apresentar sinais de gotejamento. 5) No force a introduo de tinta no cartucho aps a recarga do mesmo, pois isto certamente causar gotejamento. 6) Aps a recarga do cartucho e antes de comear a utiliz-lo em seus trabalhos, imprima 1 barra preta e/ou 3 coloridas (Cyan, Magenta e Yellow) de acordo com a cor do cartucho. 7) Faa o procedimento de recarga com luvas e seringa sobre uma folha de jornal.

www.e-laser.com.br

8) Verifique se os cartuchos esto com tinta ressequida, forando a cabea de impresso sobre um papel toalha. Caso o cartucho possua tinta ressequida e no imprima apropriadamente depois de recarregado, e voc j processou a rotina de limpeza do cabeote da sua impressora por 2 a 5 vezes, utilize tambm a soluo de limpeza para limpar o cabeote. 9) Preparando a rea de Recarga. 9.1) Utilize jornais ou algum tipo de papel para cobrir o local de servio. 9.2) Evite se distrair o Maximo possvel. 9.3) Utilize alguma roupa velha, pois a tinta pode espirrar, para sua proteo utilize tambm luvas plsticas. 9.4) Em caso de contato com a pele limpe as mos imediatamente com gua e sabo. 9.5) Pois a tinta aps secar pode levar alguns dias para sair mesmo lavando constantemente. 9.6) No faa recargas em cima de carpetes ou mveis. 10) Preparando Seringas. 10.1) Existem diversos tipos de seringas e de variados tamanhos. 10.2) Certifique-se olhando se as seringas esto com as tampas das agulhas e lacradas para sua segurana. 10.3) No encha a seringa com tinta caso o cartucho no esteja pronto para receber a recarga. 10.4) A tinta que sobrar dentro da seringa pode ser devolvida a ao seu frasco, prevenindo o desperdcio por vrios fatores. Ex: Ressecamentos. 10.5) De preferncia utilize uma seringa para cada tinta para melhor identificao das cores. 10.6) Em caso de utilizao de uma seringa para vrias cores, lave e seque bem a seringa. 11) Selo de Proteo 11.1) Para prevenir acidentes, coloque novamente a tampa e utilize alguma fita para lacrar novamente o frasco. 12) Cartucho Entupido. 12.1) Cartucho velho ou entupido devido ao ressecamento das cabeas de impresso, mesmo aps a sua recarga ou limpeza podem no funcionar. 12.2) De preferncia efetue a recarga antes ou imediatamente aps o cartucho esvaziar. 12.3) Cartuchos no devem ser armazenados fora da impressora por mais de algumas horas, antes ou aps o processo de recarga.

www.e-laser.com.br

12.4) A tinta armazenada no cartucho sendo guardada ou utilizada inapropriadamente pode causar o ressecamento das cabeas de impresso, conseqentemente danificar no s o cartucho como tambm a impressora.

13) Conhecendo as Cores. 13.1) Cada Impressora requer um tipo de tinta especial, para produzir impresses de alta qualidade. Impressoras convencionais possuem 4 cores padronizadas so elas (Black - Preto) (Cyan - Ciano/Azul) (Magenta Magenta/Vermelho) (Yellow - Amarelo). 13.2) Impressoras atuais j utilizam um sistema para uma melhor impresso de imagens (Impressoras Fotogrficas - Photo Printers), essas impressoras j utilizam 6 cartuchos de tinta, sendo eles os 4 convencionais (Black - Preto) (Cyan - Ciano/Azul) (Magenta - Magenta/Vermelho) (Yellow - Amarelo) mais 2 cartuchos, que so (Cyan Light - Ciano Claro) e (Magenta Light - Magenta Claro) que propiciar uma variao de cores que fazem a diferena em uma impresso fotogrfica. 13.3) As tintas (Cyan Light - Ciano Claro) e (Magenta Light - Magenta Claro) so especficas para impressoras que utilizam as seis cores (Impressoras Fotogrficas - Photo Printers). Se as tintas (Cyan Light - Ciano Claro) e (Magenta Light - Magenta Claro) forem usadas em uma impressora convencional (4 Cores) o balanceamento ficar incorreto reduzindo a qualidade da impresso ou at mesmo no funcionar. 14) Usando as Cores corretamente. 14.1) Injetando a cor errada em uma das cmaras do cartucho, voc pode causar danos irreparveis ao mesmo. 14.2) Sempre tome cuidado ao fazer a recarga colocando corretamente cada cor em sua devida cmara. 14.3) Para verificar a cor de cada cmara do cartucho utilize uma agulha, colocando apenas a ponta em um dos buracos que fica acima da tampa (Isso em modelos tricolor, que possuem 3 Cores no mesmo Cartucho). Em cartuchos individuais no ser necessria a utilizao. 15) Evitando Sobrecargas. 15.1) Sobrecarregar o cartucho pode causar a contaminao das cores. 15.2) Em caso de sobrecarga a impressora no imprimira, tome cuidado. 15.3) Use tinta suficiente para preencher parte da cmara, nunca por completa. 15.4) Se voc usou tinta demais e sobrecarregou o cartucho, utilize a seringa para extrair o excesso. 15.5) Nunca instale o cartucho caso a tinta esteja, diluda, pastosa ou misturada, podendo causar danos irreversveis a sua impressora. www.e-laser.com.br 4

www.e-laser.com.br

www.e-laser.com.br

www.e-laser.com.br

www.e-laser.com.br

CARTUCHOS HP SRIE 300-600


CARTUCHOS COLORIDOS
1 Passo OBSERVE NO CARTUCHO: A Etiqueta adesiva do Fabricante.

2 Passo Limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecida com a soluo de limpeza (Cleaning). Vede-a com fita adesiva.

3 Passo Com cuidado, use um estilete e force a abertura da tampa do cartucho de tinta.

www.e-laser.com.br

4 Passo Com cuidado, use um estilete e force a abertura da tampa do cartucho de tinta.

5 Passo Remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a com papel toalha levemente umedecido com a soluo de limpeza (Cleaning).

6 Passo Recoloque a tampa e prenda-a com fita adesiva.

Obs: no o utilize antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para autolimpeza. www.e-laser.com.br 10

CARTUCHOS HP SRIE 700-1200


1 Passo OBSERVE NO CARTUCHO: A Etiqueta adesiva do Fabricante.

2 Passo - Limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecida com a soluo de limpeza (Cleaning). Vede-a com fita adesiva.

3 Passo - OBSERVE NO CARTUCHO: A posio dos orifcios de tinta.

www.e-laser.com.br

11

4 Passo - Com uma ponta seca, empurre cada uma das vedaes de tinta para dentro do cartucho.

5 Passo - Introduza um palito em cada orifcio de tinta, observe, com que cor o palito ficou sujo, esta dever ser a cor de tinta a ser recarregada.

6 Passo - Introduza totalmente a agulha da seringa em cada compartimento de esponja com a cor correspondente, injetando as tintas gradualmente. No Troque as cores identificadas no procedimento anterior para no danificar o cartucho.

www.e-laser.com.br

12

Obs: Caso sinta resistncia carga, recue um pouco a seringa aliviando a presso. Continue injetando at que a tinta aflore na superfcie do cartucho. Remova a fita adesiva da cabea de impresso e limpe-a. Limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecida com a soluo de limpeza (Cleaning). Vede-a com fita adesiva.No o utilize antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para autolimpeza.

CARTUCHOS HP SRIE 300-600


CARTUCHOS PRETOS
1 Passo OBSERVE NO CARTUCHO: A Etiqueta adesiva do Fabricante.

2 Passo Limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecida com a soluo de limpeza (Cleaning). Vede-a com fita adesiva.

www.e-laser.com.br

13

3 Passo - OBSERVE NO CARTUCHO: A Vlvula e vede-a com fita adesiva.

4 Passo - OBSERVE NO CARTUCHO: Uma marcao identificada na foto e fure-o neste local com uma tesoura de ponta, fure apenas o suficiente para a passagem da agulha da seringa e vede o orifcio da tampa muito bem.

5 Passo - No introduza totalmente a agulha da seringa ou do refil e injete a tinta de forma gradual.

Ateno: Introduza somente a ponta da agulha, caso contrrio poder danificar o cartucho.

www.e-laser.com.br

14

6 Passo - Vede com fita adesiva o orifcio de recarga para no entrar ar. Coloque uma fita adesiva passando de lado a lado do cartucho como a imagem esquerda.

7 Passo - Remova a fita adesiva da tampa superior da cabea de impresso, deixando apenas a vedao da vlvula.

8 Passo - Deixe o cartucho sobre umas folhas de jornal, at que no haja mais gotejamento, indicando que houve equilbrio da presso no cartucho. 9 Passo - Limpe a Cabea de Impresso, no remova a fita adesiva da vlvula reguladora. 10 Passo - Recoloque o Cartucho na Impressora e imprima uma barra preta de 10x10cm, at normalizar a impresso. Obs: Quando o Cartucho voltar a falhar, retire a fita adesiva na vlvula reguladora e recoloque-o na impressora, trabalhando normalmente.

www.e-laser.com.br

15

CARTUCHOS HP SRIE 700-1200


1 Passo OBSERVE NO CARTUCHO: A Etiqueta adesiva do Fabricante.

2 Passo - O posicionamento da cabea de impresso e do tampo de tinta. Limpe a cabea de impresso com papel toalha levemente umedecida com a soluo de limpeza (Cleaning).

3 Passo - Com o auxlio de um estilete, remova o selo do tampo.

www.e-laser.com.br

16

4 Passo - Com uma ponta seca, empurre a esfera para dentro do cartucho.

5 Passo - Introduza totalmente a agulha da seringa ou do refil e injete a tinta de forma gradual. Pressione continuamente as laterais do cartucho at a tinta chegar a superfcie. Mantenha pressionadas as laterais do cartucho e vede o orifcio de recarga com tampes de borracha ou plstico.

6 Passo - Vede com fita adesiva o orifcio de recarga para no entrar ar. Recoloque o cartucho na impressora e imprima uma barra preta de 10x10cm, at normalizar a impresso.

www.e-laser.com.br

17

Informaes Extras Remanufatura de Cartucho de Tinta

CARTUCHOS HP SRIE 3000


CARTUCHOS PRETOS OU COLORIDOS
1 Passo OBSERVE NO CARTUCHO: A Etiqueta adesiva do Fabricante.

www.e-laser.com.br

18

2 Passo Com cuidado, use um estilete e force a abertura da tampa do cartucho de tinta. Remova as espumas

3 Passo Limpe o cartucho com papel toalha levemente umedecido com a soluo de limpeza. 4 Passo Troque as espumas dos Cartuchos.

www.e-laser.com.br

19

Espumas Black para Srie 3000

Espuma Color para Srie 3000 6 Passo Recoloque a tampa e prenda-a alguma cola de alta fixao. 7 Passo Efetue a recarga como segue nas imagens do incio do manual com a quantidade correta de (ml) em cada reservatrio. Obs: No inverta de nenhuma forma as cores de cada reservatrio de tinta. No o utilize antes do prazo de 1 (uma) hora, nem mesmo para autolimpeza.

www.e-laser.com.br

20

Avisos Gerais
Um cartucho poder ser recarregado por aproximadamente 5 vezes, depois disto poder apresentar falhas. O cartucho um componente eletromecnico e tem vida til varivel, no existe possibilidade de recarreg-lo indefinidamente. Um mtodo barato, rpido e funcional para desentupir a cabea de impresso utilizar a soluo de limpeza que foi feita e testada para desobstruir a mesma sem causar danos ao cartucho e impressora. Dvidas envie um e-mail para atendimento@e-laser.com.br

www.e-laser.com.br

21

S-ar putea să vă placă și