Sunteți pe pagina 1din 5

A afirmaode novas potncias

O rpido crescimento do Japo No final da Segunda Guerra Mundial, o Japo um pas militarmente vencido, politicamente submetido ocupao americana e economicamente arrasado pela perda do vasto imprio colonial, destruio da marinha mercante e ruina do sector produtivo. Em 1970, o Japo j a terceira economia mundial, em consequncia de 20 anos de crescimento econmico a uma taxa mdia anual de 15%. A recuperao econmica do Japo aps a Segunda Guerra Mundial poderia parecer, numa primeira anlise, um verdadeiro milagre, dadas as condies de partida acentuadamente desfavorveis: - a derrota do Japo teve custos humanos e materiais elevadssimos: as populaoes das cidades de Hiroxima e Nagasaqui foram arrasadas pela bomba atmica e o restante territrio, embora em menor escala, tambm sofreu a destruio da guerra; o Japo perdeu a soberania, ficando sob a autoridade dos EUA; - sendo um pas pobre em recursos naturais, o Japo tinha de importar a quase totalidade de carvo, petrleo e gs para a indstria; - a rea cultivvel do Japo era reduzida; - 0 sistema social era rigidamente hierarquizado, submetido ao imperador e nobreza. Entao, como se explica que o Japo, 30 anos aps a guerra (nos anos 70), ocupasse o terceiro lugar (aps os EUA e a URSS) na economia mundial? E que nos anos 90, aps o desmembramento da Unio Sovitica, ascendesse ao segundo lugar? ( no esquecer que, na mesma poca, a RFA realizou semelhante proeza, noutro contexto, mas partindo de idntica situao ! )

0 "milagre japons"

A partir da segunda metade dos anos 50, o Japo viveu um autntico milagre econmico patente, numa primeira fase, na rpida reconstruo urbana, na fundao de grandes complexos siderurgicos e petroquimicos, na construo da maior frota de petroleiros do mundo e, numa segunda fase, na formao de novas e poderosas empresas de industria automvel e electrnica, onde a produo era levada a efeito segundo os mais modernos processos de automatizao e robotizao. Corn a sua intensa produo, conseguida a preos altamente cornpetitivos , conquistaram os mercados asiticos e inundaram a Europa e os EUA corn os seus sofisticados produtos de alta tecnologia. Condies favoraveis O ambiente de Guerra Fria foi favorvel ao desenvolvimento do Japo. Interessava aos EUA construir um Japo forte, corn capacidade para resistir ao avano do comunismo no Sudeste asitico. Por isso, a reconstruo econmica do Japo constituiu uma preocupao imediata durante a ocupao americana sob direco do general MacArthur que: - coordenou o Plano Dodge, um plano de ajudas financeiras e tcnicas, semelhana do que aconteceu na Europa corn o Plano Marshall; - promoveu a democratizao do pas, atravs do restabelecimento das liberdades pblicas e da aprovao de uma Constituio que estabelecia o regime parlamentar em prejuizo da tradicional autoridade Imperial; - imps uma reforma agrria, que passou pela expropriao das grandes propriedades senhoriais e sua distribuio por antigos camponeses que se transformaram em novos e activos proprietrios; - desmantelou as antigas industrias blicas, no seguimento da poltica de desarmamento e desmilitarizao, e o potencial humano e tcnico foi canalizado para o sector produtivo de bens de consumo. A ecloso da Guerra da Coreia, em 1950, provocou o reforo das preocupaes corn o crescimento do Japo por parte dos EUA, empenhados em constituir um forte aliado contra a China que se afirmava como nova potncia socialista. Alguns sectores da industria blica so reactivados e passa a dar-se grande

importncia ao sector siderrgico e metalomecnico, tendo em vista a economia de guerra imposta pelo conflito. Deste modo, com o fim da guerra da Coreia, em 1953, o Japo, de novo no exerccio pleno da sua soberania como Estado, ja o grande fornecedor da reconstruo econmica da Coreia do Sul. Mas muito do crescimento do Japo tambm se ficou a dever originalidade da mentalidade da populao e do seu modelo capitalista: - 0 elevado nvel de educao - uma reforma educativa marcada pelos elevados nveis de exigncia na formao de quadros e de trabalhadores altamente qualificados; - A mentalidade tradicional - marcada pela disciplina, obedincia quase servil aos patres na formao de um sentido de empresa nico no mundo, elevado esprito de dedicao no cumprimento de horrios intensos e com sacrifcio de interesses pessoais em favor dos interesses da empresa; - Importao de tecnologias estrangeiras que eram aperfeioadas e adaptadas a uma indstria de ponta em grande desenvolvimento; - A interveno inteligente e eficaz do Estado no incentivo das actividades econmicas atravs de um regime fiscal favorvel ao investimento e entrada de capitais estrangeiros canalizados para a indstria moderna e para as novas tecnologias, sob iniciativa privada; - Manutenao dos sectores econmicos tradicionais - agricultura e artesanato onde o recurso mo-de-obra abundante e mal paga superava as dificuldades de modernizao.

Propem-se diversos factores explicativos: ( a articular com as


condies favorveis descritas atrs )

1. A ajuda americana: enquanto ocuparam o Japo (devolvendo-Ihe a soberania apenas em 1952), os EUA forneceram-Ihe auxlio econmico (atravs do Plano Dodge), aboliram a nobreza, fizeram aprovar a Constituio de 1945, incentivaram o controlo da natalidade e o acesso ao ensino. Esta interveno provocou rpidas transformaes na sociedade e na economia, permitindo, aos EUA, dispor de um aliado para conter a expanso do comunismo na sia.

2. A estabilidade poltica (assegurada pelo Partido Liberal-Democrata no poder desde 1955).

3. 0 investimento privado na indstria. 0s sectores que registaram um maior desenvolvimento foram, numa primeira fase (1955-1961), a indstria pesada e de bens de consumo e, numa segunda etapa (1966-1971) a siderrgia, a indstria automvel e a produo de televisores.

4. 0 incentivo do Estado, nos anos 60, formao cientfica, que se traduziu, em curto prazo, num extraordinrio avano tecnolgico.

5. 0 papel protector das empresas em relao aos seus funcionrios, funcionando quase como uma segunda familia, o que permitiu a melhoria da produtividade e fracos ndices de contestao social, apesar dos baixos salrios.

Em 1973, mais de 80% das cmaras de filmar, perto de 60% das mquinas de calcular e mais de 40 % das mquinas fotogrficas produzidas no mundo eram de fabrico japons.

O Rpido crescimento do Japo


Aps a derrota do Japo na guerra, este enfrenta uma situao extremamente grave devido ocupao americana ter transformado as estruturas polticas, sociais e culturais do pas.

Ento, fez-se uma reforma agrria que visava o desarmamento, a desmilitarizao e a democratizao do pas com base nos princpios liberais da democracia americana. A nobreza foi abolida e a Constituio, alm de estabelecer a renncia do povo japons guerra, consagra os princpios da igualdade de direitos de homens e mulheres, a separao de poderes e a soberania popular. O imperador nomeado e escolhido pela vontade popular e nomeia o primeiroministro que a DIETA (assembleia) designa entre os seus membros. Houve tambm outra reforma agrria que assentava na legislao familiar e econmica, essa reforma: Confiscou as terras dos grandes proprietrios absentistas, retribuindo-as ao mesmo tempo que se desmembravam as grandes concentraes econmicas familiares, reformando-se o sector industrial. A Guerra Fria e o avano comunista da China, juntamente com a Guerra da Coreia, deram ao Japo um novo papel estratgico e logstico e apressaram a reconstruo econmica e o regresso soberania. Grande produo industrial. Em 1961 o Japo consegue um ritmo de crescimento to rpido que ficou conhecido como O milagre japons, que se deveu a factores internos e externos. Em 1971 h um novo boom econmico, devido introduo de novos produtos (televiso a cores, automveis). No final dos anos 60 o Japo a terceira potncia econmica do Mundo. Um crescimento to rpido trouxe desequilbrios a nvel interno (poluio) e a nvel externo (forados pelos EUA e abandonar as medidas proteccionistas).

S-ar putea să vă placă și