Sunteți pe pagina 1din 3

CONHECIMENTOS GERAIS: PESO 1

LNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS): Leitura, compreenso e interpretao de textos . Estruturao do texto e dos pargrafos. Articulao do texto: pronomes e expresses referen iais, nexos, operadores sequenciais. Significao contextual de palavras e expresses. Equivalncia e transformao de estruturas. Sintaxe: processos de coordenao e subordinao. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuao. Estrutura e formao de palavras. Funes das classes de palavras. Flexo nomina verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Concordncia nominal e verbal. Re gncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Ortografia oficial. Acentuao grfica. NOES DE INFORMTICA (PARA TODOS OS CARGOS, EXCETO PARA ANALISTA JUDICIRIO REA APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE ANLISE DE SISTEMAS E TCNICO JUDICIRIO - REA APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE PROGRAMAO DE SISTEMAS): Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados Internet e a Correio Eletrnico. Internet Exp lorer 8. Conceitos bsicos de segurana da informao.

NOES DE ARQUIVOLOGIA (SOMENTE PARA O CARGO DE TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA): Conceitos fundamentais de arquivologia. Organizao de Arquivos; Te oria das Trs idades; Classificaes em arquivos. Classificaes dos arquivos. O gerenciamento da info rmao e a gesto de documentos: diagnsticos; arquivos correntes, intermedirios; protocolos; avaliao d e documentos; arquivos permanentes; Diplomtica. Tipologias documentais e suportes fsicos: microf ilmagem; automao; preservao, conservao e restaurao de documentos. Documentos eletrnicos (di : conceitos e definies.

RACIOCNIO LGICO (SOMENTE PARA O CARGO DE TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA): Problemas com sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetrio brasileiro. Raciocnio lgico-matemtico: estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pe as, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica d s situaes por meio de: raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de u m conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. Lgica sentencial (ou pro posicional): proposies simblicas (frmulas) usando os conectivos e, ou, no, implica; traduo de pro ies da

linguagem natural para a forma simblica; frmulas e suas tabelas-verdade; equivalnci as lgicas; Leis de De Morgan; argumentos vlidos e sofismas; contradies.

NOES DE DIREITO ELEITORAL (PARA TODOS OS CARGOS, EXCETO PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA): Princpios constitucionais relativos aos direitos polticos ( acionalidade, elegibilidade e partidos polticos) de que trata o Captulo IV do Ttulo I da Constitu io em seus arts. 14 a 18. Cdigo Eleitoral (Lei n.o 4.737, de 1965, e respectivas atualizaes, inclusive Le i n. 9.504, de 1997). Dos rgos da Justia Eleitoral. Dos Tribunais Regionais Eleitorais. Dos juzes eleitorais. Das juntas eleitorais: composio e atribuies. Resoluo TSE n. 21.538, de 14 de outubro de 2003, publicada no o da Justia, de 3 de novembro de 2003.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS: PESO 3

CARGO: TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA: I NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. Dos princpios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos indiv iduais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos polticos. Da organizao do Estado: da organizao poltico-administrativa, da Unio, dos Estados Federados, dos Municpios, do Distrito Federal, dos Territrios. Da Administrao Pblica: disposies gerais e dos servidores pblicos. Da org zao dos Poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuies do Congresso N acional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo le gislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, das atribuies do Preside nte da Repblica e da Responsabilidade do Presidente da Repblica; do Poder Judicirio: disposies gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, dos Tribunais e Juzes Eleitorais .

II NOES De ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA. Oramento pblico. Oramento pblico no Brasil. O oramentrio. Oramento-programa. Planejamento no oramento-programa. Oramento na Constit uio da Repblica. Conceituao e classificao de receita pblica. Classificao oramentria d pblica por categoria econmica no Brasil. Classificao de gastos pblicos. Tipos de crditos ora entrios. Lei de Responsabilidade Fiscal Lei Complementar n 101/2000.

III NOES DE GESTO DE PESSOAS NAS ORGANIZAES. Conceitos, importncia, relao com os outros sistemas de organizao. A fun rgo de Gesto de Pessoas: atribuies bsicas e objetivos, polticas e sistemas de inform

erenciais. Comportamento organizacional: relaes indivduo/organizao, motivao, liderana, desempe Competncia interpessoal. Gerenciamento de conflitos. Clima e cultura organizacion al Recrutamento e Seleo: tcnicas e processo decisrio. Avaliao de Desempenho: objetivos, mtodos, vantag e desvantagens. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessid ades, programao, execuo e avaliao. Gesto por competncias.

IV NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS. Funes e objetivos da administrao de materiais; classificao e especificao ateriais; compras; registros; cadastro de fornecedores; acompanhamento de pedidos.

V NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Princpios bsicos da Administrao. Atos administrativos: conceito, req uisitos, atributos, classificao, espcies, revogao, anulao e invalidao. Poderes administrati der hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder. Improbidade administrativa (Lei n 8.429/1992). Licitao: conceito, finalidades, dispensa, inexig ibilidade e modalidades. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e espcies. Proce sso administrativo na Administrao Pblica Federal (Lei n 9.784/1999). Responsabilidade civil da Administrao.

VI NOES DE ADMINISTRAO PBLICA. Princpios. Descentralizao e desconcentrao. Administrao Direta e Indireta; Caractersticas bsicas das organizaes formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critrios de departamentalizao. Empreendedorismo governament al e novas lideranas no setor pblico. Convergncias e diferenas entre a gesto pblica e a gesto p ada. Excelncia nos servios pblicos. Gesto da Qualidade. Gesto de resultados na produo de vios pblicos. O paradigma do cliente na gesto pblica. VII NORMAS APLICVEIS AOS SERVIDORES PBLICOS FEDERAIS. Lei n 8.112/90 (Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio) e alt eraes: Das disposies preliminares; Do provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio. eitos e vantagens: do vencimento e da remunerao; das vantagens; das frias; das licenas; dos afastamentos; das concesses; do tempo de servio; do direito de petio. Do regime disciplinar: dos d everes e proibies; da acumulao; das responsabilidades; das penalidades; do processo administr ativo disciplinar.

S-ar putea să vă placă și