Sunteți pe pagina 1din 11

07

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 50 (cinquenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: Conhecimentos Bsicos Lngua Portuguesa I Questes 1 a 10 Pontuao 1,0 cada Matemtica Questes 11 a 15 Pontuao 1,0 cada Informtica II Questes 16 a 20 Pontuao 1,0 cada Conhecimentos Especficos Questes 21 a 50 Pontuao 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE a LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

EDITAL No 1 PSP 1/2011

LNGUA PORTUGUESA I
Setor de Informaes I O rapazinho que seguia minha frente na Visconde de Piraj abordou um velho que vinha em sentido contrrio: O senhor pode me informar onde a Rua Gomes Carneiro? O velho ficou calado um instante, compenetrado: Voc vai seguindo por aqui - falou afinal, apontando com o brao: - Ali adiante, depois de passar a praa, dobra direita. Segue mais dois quarteires. Chegando na Lagoa... No resisti e me meti no meio: Me desculpe, mas Gomes Carneiro logo ali. Mostrei a esquina, na direo oposta. Ah, aquela ali? o velho no se abalou: Pois eu estava certo de que era l para os lados da Lagoa. E foi-se embora, muito digno. O rapazinho me agradeceu e foi-se embora tambm, depois de resmungar: Se no sabe informar, por que informa? Realmente, no h explicao para esta estranha compulso que a gente sente de dar informao, mesmo que no saiba informar. II Pois ali estava eu agora na esquina das Ruas Bulhes de Carvalho e Gomes Carneiro (a tal que o rapazinho procurava), quando fui abordado pelo motorista de um carro espera do sinal. Moo, o senhor pode me mostrar onde fica a casa do sogro do doutor Adolfo? Seu pedido de informao era to surpreendente que no resisti e perguntei, para ganhar tempo: A casa do sogro do doutor Adolfo? Ele deixou escapar um suspiro de cansao: O doutor Adolfo me mandou trazer o Dodge dele de Pedro Leopoldo at a casa do sogro, aqui no Rio de Janeiro. O carro est velho, penei como o diabo para trazer at aqui. Perdi o endereo, s sei que em Copacabana. O Dodge do doutor Adolfo. O doutor Adolfo de Pedro Leopoldo. Aquilo me soava um tanto familiar: Como o nome do sogro do doutor Adolfo? Ele coou a cabea, encafifado: O senhor sabe que no me lembro? Um nome esquisito... Esse doutor Adolfo de Pedro Leopoldo mora hoje em Belo Horizonte? Mora sim senhor. Tem um irmo chamado Oswaldo? Tem sim senhor.

50

55

60

Por acaso o nome dele Adolfo Gusmo? Isso mesmo. O senhor sabe onde que a casa do sogro dele? Respirei fundo, mal podendo acreditar: Sei. O sogro dele mora na Rua Souza Lima. aqui pertinho. Voc entra por ali, vira aquela esquina, torna a virar a primeira esquerda... Ele agradeceu com a maior naturalidade, como se achasse perfeitamente normal que a primeira pessoa abordada numa cidade de alguns milhes de habitantes soubesse onde mora o sogro do doutor Adolfo, de Pedro Leopoldo. Antes que se fosse, no sei como no me ajoelhei, tomei-lhe a bno e pedi que me informasse o caminho da morada de Deus.
SABINO, Fernando. A volta por cima. Rio de Janeiro: Record, 1990. p. 34-39. Adaptado.

10

1
A frase em que o sentido do termo entre parnteses corresponde ao da palavra negritada : (A) O rapazinho que seguia minha frente na Rua Visconde de Piraj abordou um velho ( . 2) (assustou) (B) O velho ficou calado um instante, compenetrado. ( . 6) - (convencido) (C) Realmente, no h explicao para esta estranha compulso ( . 21-22) (impulso) (D) Seu pedido de informao era to surpreendente ( . 30-31) (inesperado) (E) Ele coou a cabea encafifado ( . 42) (interessado)

15

20

25

2
Ao usar a palavra digno, na frase E foi-se embora, muito digno. ( . 17), o narrador (A) ironiza o descompromisso do velho em dar a informao errada. (B) elogia a extrema pacincia do velho em escutar a explicao dele. (C) ressalta a modstia do velho ao reconhecer que estava, de fato, errado. (D) critica a falta de educao do velho ao atender a uma pessoa desconhecida. (E) valoriza o carter conciliador do velho, que no se exalta ao defender sua opinio.

30

35

40

3
Entre as linhas 18 e 19 do texto, afirma-se que o rapazinho resmungou. Isso aconteceu porque (A) (B) (C) (D) (E) estava mal-humorado. esta era a sua forma de agradecer. no recebeu a informao que queria. a rua que ele procurava ficava na direo oposta. o velho lhe dera a informao, mesmo sem saber informar.

45

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

4
Observe o emprego da palavra mal no perodo abaixo. Respirei fundo, mal podendo acreditar. ( . 53) Essa palavra empregada com o mesmo sentido em: (A) (B) (C) (D) (E) O cantor toca piano muito mal. A inveja um mal que deve ser evitado. O menino no quebrou a vidraa por mal. Qual o mal que acomete aquele doente? O perdedor mal conseguiu esconder sua decepo.

9
O acento grave indicativo de crase est empregado de acordo com a norma-padro em: (A) (B) (C) (D) (E) O velho deu informao errada. O rapaz disse todos que sabia o endereo. O senhor trouxe o carro Copacabana. O aougue fica direita da farmcia. O motorista seguiu sinalizao das ruas.

5
No ltimo pargrafo, fica claro que o motorista logo encontrou, dentre milhes de habitantes de uma cidade, uma pessoa que sabia a resposta exata sua dvida. Assim, no ltimo perodo, a reflexo do narrador indica que este (A) (B) (C) (D) (E) se considerava bastante religioso. queria pedir uma informao divina. achava o motorista um homem de muita sorte. gostaria de conversar mais com o motorista. estava com pressa e precisava ir-se embora.

10
Em que frase o segundo verbo est empregado de acordo com a norma-padro? (A) (B) (C) (D) (E) Voc quer que eu chego mais cedo? Voc quer que eu revejo o documento? Voc quer que eu venha imediatamente? Voc quer que eu esteje l amanh? Voc quer que eu fao o relatrio?

MATEMTICA
11
Durante os meses de agosto e setembro de 2011, o dlar apresentou grande valorizao frente ao real. Suponha que, em 24 de agosto, o valor de um dlar fosse R$ 1,60 e, em 23 de setembro, R$ 1,84. Se o aumento dirio, de 24 de agosto a 23 de setembro, tivesse ocorrido linearmente, formando uma progresso aritmtica, qual seria, em reais, o valor do dlar em 8 de setembro? (A) (B) (C) (D) (E) 1,70 1,71 1,72 1,73 1,74

6
A anlise da abordagem temtica das passagens I e II do texto permite concluir que ambas (A) (B) (C) (D) (E) relatam fatos acontecidos na rua. recriminam a irresponsabilidade de algumas pessoas. denunciam a falta de sinalizao na cidade. registram cenas tpicas de cidades do interior. revelam a irritao do narrador com pessoas desnorteadas.

7
A anlise do texto leva a concluir que so caractersticas pessoais do narrador o fato de ele ser (A) natural de Minas Gerais, desconfiado e religioso (B) solidrio, observador e bem-humorado (C) natural de Minas Gerais, preconceituoso e bem-humorado (D) bem situado, intrometido e crente (E) observador, inconveniente e crdulo

12
Maria comprou 30 balas e 18 chocolates para distribuir entre seus trs filhos, mas no os distribuiu igualmente. O filho mais velho recebeu igual nmero de balas e chocolates, enquanto que o filho do meio ganhou 5 balas a mais do que chocolates. O nmero de balas que o filho caula ganhou correspondeu ao dobro do nmero de chocolates. Sabendo-se que os dois filhos mais novos de Maria ganharam a mesma quantidade de chocolates, quantas balas couberam ao filho mais velho? (A) (B) (C) (D) (E) 4 7 8 11 12

8
A substituio da vrgula por ponto pode ser feita, mantendo dois perodos bem-formados sintaticamente, em: (A) Ela nasceu em Salvador, capital do estado da Bahia. (B) O rapaz andava com passos rpidos, estava com pressa. (C) Pedi informao a um senhor, que parecia saber o caminho. (D) Se voc no souber o caminho, procure a informao no mapa. (E) Todas as ruas, avenidas e praas de Copacabana esto sinalizadas.

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

13
Um recipiente com formato de paraleleppedo reto retngulo, cujas arestas da base medem 5 cm e 8 cm, est parcialmente cheio de gua. Despeja-se parte dessa gua em um outro recipiente, cbico e inicialmente vazio, de modo a ench-lo completamente, como mostra o esquema a seguir. Antes Depois

15

Figura 1

Considerando-se os nveis H1 e H2 especificados na figura e que no houve qualquer desperdcio de gua, a medida da aresta do cubo, em cm, (A) 2 (B) 4 (C) 6 (D) 8 (E) 9

Figura 2 Pensando em reunir os amigos em torno de uma nica mesa, Joo juntou duas mesas retangulares e iguais formando uma nica mesa, quadrada, de rea 14.400 cm2, como mostra a Figura 1. Jos analisou a arrumao de Joo e concluiu que, se ele juntasse as duas mesas pelo menor lado (Figura 2), haveria espao para mais pessoas, pois o permetro dessa nova mesa seria maior. A diferena, em metros, entre os permetros da mesa de Jos e da mesa de Joo, em centmetros, (A) 36 (B) 60 (C) 72 (D) 108 (E) 120

14
Em uma pesquisa sobre tempo de uso de internet, 1.000 pessoas responderam seguinte pergunta: Durante quantas horas, por dia, voc utiliza a internet? O resultado da pesquisa mostrado no grfico a seguir.

Escolhendo-se ao acaso uma das pessoas entrevistadas, a probabilidade de que ela utilize a internet durante mais de 3 horas por dia ser de, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 6% 18% 24% 42% 60%

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

S C

INFORMTICA II
Considere a sute Microsoft Office 2003 para responder s questes de nos 16 a 20.

19
Observe, a seguir, a figura do aplicativo PowerPoint sendo executado.

16
Observe os dois textos a seguir digitados no aplicativo Word. 1. Os documentos inteligentes so especialmente eficientes quando usados em um processo. 2. OS DOCUMENTOS INTELIGENTES SO ESPECIALMENTE EFICIENTES QUANDO USADOS EM UM PROCESSO. Para que o texto no 1 fique no formato do texto no 2, ou seja, em caixa alta, pode-se, aps selecionar todo o texto no 1, manter pressionada a tecla Shift e depois pressionar e soltar a tecla (A) F1, uma vez apenas. (B) F2, duas vezes, apenas. (C) F3, at que o texto fique no formato desejado. (D) Alt, at que o texto fique no formato desejado. (E) Ctrl, at que o texto fique no formato desejado.

17
Observe, a seguir, a figura de uma planilha do aplicativo Excel.

Nesse momento, conforme mostrado na figura, se a tecla F5 for pressionada, o PowerPoint (A) apresentar um slide em branco. (B) apresentar um slide com o texto Clique para adicionar um subttulo. (C) ficar exatamente como mostrado na figura. (D) gravar o slide em um arquivo de texto. (E) salvar a apresentao em uma mdia selecionada.

20
Assim como os aplicativos Word e PowerPoint, o aplicativo Excel possui uma barra de menus que contm, em cada menu, comandos padronizados na instalao da sute Office. O comando Funo... incluso no menu Inserir, permite selecionar, entre outras, as seguintes funes: (A) MULTIPLICA e DIVIDE (B) SOMA e SUBTOTAL (C) SOMA e SUBTRAI (D) SUBTOTAL e TOTAL (E) TOTAL e TEXTO

18
Um texto digitado no aplicativo Word pode ser salvo pelo comando Salvar como..., alm do seu formato original(Documento do Word), como um(a) (A) Arquivo do Microsoft Access (B) Documento do Windows Media Player (C) Apresentao do Microsoft PowerPoint (D) Planilha do Microsoft Excel (E) Pgina da Web de Arquivo nico

A
TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

S C

Aplicando-se a funo =MXIMO((A1+B5);B4;(A2+B2);(B3+A3);(B4+A4);(A5+B1)) mostrada na figura, qual o resultado que ser exibido na clula E5? (A) 10 (B) 50 (C) 60 (D) 100 (E) 300

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
O tcnico de segurana do trabalho de uma refinaria de petrleo se prepara para realizar avaliao ambiental de calor no posto de trabalho do operador da caldeira. Em entrevista com o operador para traar a estratgia de avaliao ambiental, ele informado de que o trabalho desenvolvido em ambiente interno durante 3 horas seguidas em um mesmo local de trabalho. Na tabela abaixo, encontram-se os valores das avaliaes. Tipos de Temperaturas Temperatura de bulbo mido natural Temperatura de bulbo seco Temperatura de globo Qual o valor do IBUTG encontrado? (A) (B) (C) (D) (E) 19 22 25 26 34 Valores encontrados (C) 20 30 40

23
Com a finalidade de avaliar as condies de insalubridade do posto de trabalho de analista de laboratrio de uma indstria farmacutica, o tcnico de segurana do trabalho realizou 10 avaliaes ambientais instantneas ao nvel respiratrio do trabalhador. As avaliaes foram realizadas em intervalos de, no mnimo, 20 minutos entre uma e outra e prximas ao sistema respiratrio do analista de laboratrio. O produto avaliado o cido frmico que possui limite de tolerncia de 4 ppm. Nesse contexto, observe as tabelas a seguir. Tabela I Avaliaes Ambientais Avaliaes ambientais 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Valores encontrados (ppm) 2,0 0,0 4,0 3,0 1,0 6,0 3,5 3,0 2,5 1,0

22
O tcnico de segurana do trabalho de uma indstria metalrgica realizou 4 avaliaes de nveis de presso sonora no posto de trabalho do mecnico de manuteno. A metodologia de avaliao obedeceu recomendao da Portaria no 3214/1978 NR-15. Os valores obtidos encontram-se na tabela abaixo: Avaliaes 1 2 3 4 A dose desse rudo foi de (A) (B) (C) (D) (E) 2,50 (250 %) 2,75 (275 %) 3,00 (300 %) 3,50 (350 %) 3,75 (375 %) Nveis de rudo encontrados dB(A) 95 90 85 100 Tempo de Exposio (horas) 2 2 2 2

Tabela II Limite de Tolerncia x Fator de Desvio L.T. (ppm ou mg/m3) 0a1 1 a 10 10 a 100 100 a 1.000 Acima de 1.000 F.D. 3 2 1,5 1,25 1,1

Com os dados fornecidos nas Tabelas I e II, o Valor Mximo da concentrao obtida (VM), a Concentrao Mdia (CM) e a condio de salubridade da atividade so, respectivamente, (A) VM = 2,6 ppm, CM = 8,0 ppm, insalubre (B) VM = 8,0 ppm, CM = 6,0 ppm, no insalubre (C) VM = 4,0 ppm, CM = 2,6 ppm, insalubre (D) VM = 2,6 pm, CM = 6,0 ppm, no insalubre (E) VM = 8,0 ppm, CM = 2,6 ppm, no insalubre

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

24
O tcnico de segurana do trabalho de uma empresa mineradora realizou uma avaliao de poeira total no posto de trabalho do operador de retroescavadeira. Observe os dados fornecidos no quadro abaixo. Dados Vazo mdia da bomba Tempo inicial da amostragem Tempo final da amostragem Massa inicial Massa final % SiO2 na amostra Outros dados fornecidos 10 h 15 h 20,00 mg 23,00 mg 5% V = (Q x T) / 1.000 e C = M / V Unidades 2,0 litros/ minuto

27
Segundo a NBR-14280 Cadastro de acidente do trabalho Procedimento e classificao, a taxa de frequncia de acidentes pode ser expressa atravs do nmero de acidentes (A) com afastamento por milho de horas-homem de exposio a risco, em determinado perodo (B) com afastamento por dois milhes de horas-homem de exposio a risco, em determinado perodo (C) sem afastamento por milho de horas-homem de exposio a risco, em determinado perodo (D) por milho de horas-homem de exposio a risco, em determinado perodo (E) por dois milhes de horas-homem de exposio a risco, em determinado perodo

A Concentrao da amostra (C), o Limite de Tolerncia (LT) e condio de salubridade da atividade so, respectivamente, (A) C = 1,14 mg/m3; LT = 3,0 mg/m3 e atividade no insalubre (B) C = 1,14 mg/m3 ; LT = 5,0 mg/m3 e atividade insalubre (C) C = 3,0 mg/m3 ; LT = 5,0 mg/m3 e atividade no insalubre (D) C = 5,0 mg/m3 ; LT = 1,14 mg/m3 e atividade insalubre (E) C = 5,0 mg/m3 ; LT = 3,0 mg/m3 e atividade insalubre

28
As canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases devem ser identificadas por cores. As cores que identificam as canalizaes contendo cidos, gases no liquefeitos, lcalis e combustvel de alta viscosidade so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) cinza, marrom, prpura e alumnio laranja, amarelo, lils e preto alumnio, lils, cinza e laranja alumnio, preto, amarelo e laranja amarelo, cinza, prpura e marrom

25
Uma empresa, no decorrer de 1 ano, teve a ocorrncia de 3 acidentes graves: a queda de um trabalhador de um andaime, que resultou em amputao da perna acima do joelho; a exploso de um equipamento, que ocasionou a perda da audio de ambos os ouvidos do trabalhador; a quebra de um disco de esmeril, que causou a perda da viso de um dos olhos do trabalhador. Segundo a NBR-14280 Cadastro de acidente do trabalho Procedimento e classificao, o nmero de dias a debitar para o clculo da taxa de gravidade so, respectivamente, (A) 4.500, 3.000 e 1.800 (B) 3.600, 1.800 e 6.000 (C) 3.000, 1.800 e 4.500 (D) 3.600, 3.000 e 6.000 (E) 6.000, 4.500 e 3.600

29
A identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao de controles fazem parte de qual etapa da norma OHSAS 18001:2007? (A) Poltica (B) Planejamento (C) Implementao e Operao (D) Verificao e Controle (E) Anlise Crtica

30
A Antracose uma doena ocupacional provocada pelo(a) (A) p de carvo (B) poeira de cana-de-acar (C) poeira de algodo (D) exposio ao berlio (E) exposio ao xido de ferro

26
O mapa de riscos estabelecido na NR-5 apresenta uma tabela de classificao dos principais riscos ocupacionais, agrupando-os, de acordo com a sua natureza e a padronizao das cores correspondentes. O esforo fsico intenso, as poeiras e a iluminao inadequada pertencem, respectivamente, aos grupos de riscos (A) ergonmico, qumico e de acidentes (B) ergonmico, qumico e ergonmico (C) de acidentes, qumico e de acidentes (D) de acidentes, fsico e ergonmico (E) ergonmico, fsico e de acidentes

31
A Portaria no 3214/1978 NR-20 estabelece que lquido combustvel todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a (A) 55 C e inferior a 78,0 C (B) 60 C e inferior a 83,1 C (C) 65 C e inferior a 88,2 C (D) 70 C e inferior a 93,3 C (E) 75 C e inferior a 98,4 C

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

32
Os registros dos dados obtidos nos exames mdicos, incluindo avaliao clnica e exames complementares, as concluses e as medidas aplicadas devero ser registrados em pronturio clnico individual do mdico coordenador do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. Esses registros devero ser mantidos pelo perodo mnimo de quantos anos? (A) 10 (B) 15 (C) 20 (D) 25 (E) 30

36
A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. Com relao CIPA, analise as afirmativas abaixo. I - O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de dois anos, permitida uma reeleio. II - Os representantes dos empregados escolhero, entre os seus titulares e suplentes, o vice-presidente da CIPA. III - atribuio do presidente e do vice-presidente da CIPA a constituio da comisso eleitoral. IV - O treinamento de CIPA em primeiro mandato ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. So corretas APENAS as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) I e II II e III III e IV I, II e IV I, III e IV

33
Os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT), estabelecidos na Portaria 3214/1978 NR-4, tm por finalidade promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. NO de competncia do SESMT (A) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao mximo de suas observaes, alm de apoi-la, trein-la e atend-la. (B) esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenas ocupacionais, estimulando-os em favor da preveno. (C) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantao de novas instalaes fsicas e tecnolgicas da empresa. (D) promover a realizao de atividades de conscientizao, educao e orientao dos trabalhadores para a preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais. (E) elaborar conjuntamente com a empresa o programa de medidas disciplinares com a finalidade de advertir os trabalhadores que no cumprirem as orientaes estabelecidas pela empresa.

37
Os trabalhos em andaimes na indstria da construo ainda acarretam muitos acidentes do trabalho no Brasil. Diversos esforos tm sido realizados pelos empresrios do ramo, governo, especialistas em segurana, dentre outros, com vista elaborao de programas de segurana e sade que eliminem ou reduzam esses ndices de acidentes. A NR-18 apresenta caractersticas de cada um dos tipos de andaimes que so utilizados na indstria da construo. Atentando para os tipos de andaimes e suas caractersticas, tem-se que os (A) andaimes simplesmente apoiados devem ser providos de travas, de modo a evitar deslocamentos acidentais. (B) andaimes fachadeiros devem ter sua carga distribuda de modo uniforme, sem obstruir a circulao de pessoas e limitada pela resistncia da forrao da plataforma de trabalho. (C) andaimes mveis devem ter as sapatas sobre base slida e nivelada, capazes de resistir aos esforos solicitantes e s cargas transmitidas. (D) andaimes em balano devem ter os sistemas de fixao e sustentao e as estruturas de apoio precedidas de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. (E) andaimes suspensos devem ter sistema de fixao estrutura da edificao capaz de suportar trs vezes os esforos solicitantes.

34
No combate a incndio em lquidos inflamveis/combustveis, o agente extintor mais adequado (A) gua (B) espuma (C) CO2 (D) p qumico (E) p qumico especial

35
Os vasos de presso com temperatura de operao inferior a 0 C (zero grau Celsius) e que operem em condies nas quais a experincia mostra que no ocorre deteriorao, ficam dispensados do teste hidrosttico peridico, sendo obrigatrio o exame externo e o exame interno, respectivamente, a cada (A) 1 ano e 10 anos (B) 1 ano e 12 anos (C) 2 anos e 15 anos (D) 2 anos e 20 anos (E) 3 anos e 25 anos

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

38
A NR-20 Lquidos Combustveis e Inflamveis estabelece as definies de lquidos combustveis, de lquidos inflamveis e de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP). Estabelece, tambm, os parmetros para armazenagem, transporte e manuseio pelos trabalhadores desses elementos, alm de dar outras informaes. Com relao ao GLP, analise as afirmativas abaixo. I - A capacidade mxima permitida para cada recipiente de armazenagem de GLP ser de 115.000 litros, salvo instalaes de renaria, terminal de distribuio ou terminal porturio. II - Todas as ligaes ao recipiente, com exceo das destinadas s vlvulas de segurana e medidores de nvel de lquido, ou as aberturas tamponadas, devero ter vlvula de fechamento rpido prximo ao recipiente. III - Deve ser empregado o ferro fundido como material em todas as vlvulas e acessrios usados nas instalaes de GLP devido sua maior resistncia e durabilidade. IV - Deve ser mantido um afastamento mnimo de 3 m entre recipientes de armazenamento de GLP e qualquer outro recipiente que contenha lquidos inamveis. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II (B) II e III (C) III e IV (D) I, II e IV (E) I, III e IV

40
Observando os termos e as definies estabelecidas na NR-10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, tem-se que (A) Sistema Eltrico de Potncia (SEP) o circuito ou os circuitos eltricos inter-relacionados destinados a atingir um determinado objetivo. (B) Sistema Eltrico o conjunto das instalaes e equipamentos destinados gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica at a medio, inclusive. (C) Zona de Risco o entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados. (D) Zona Controlada o entorno de parte condutora energizada, no segregada, acessvel inclusive acidentalmente, de dimenses estabelecidas de acordo com o nvel de tenso, cuja aproximao s permitida a profissionais autorizados e com a adoo de tcnicas e instrumentos apropriados de trabalho. (E) Baixa Tenso (BT) a tenso superior a 50 volts em corrente alternada ou a 120 volts em corrente contnua e igual ou inferior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra.

41
Para o trabalhador com um nico vnculo empregatcio, que est exposto a agente nocivo ou a associao de agentes e que contemplam aposentadoria especial aos 20 anos de atividade, qual o cdigo GFIP que deve ser colocado no Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP)? (A) (B) (C) (D) (E) Um Dois Trs Quatro Cinco

39
A NR-33 Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados tem como objetivo estabelecer os requisitos mnimos para identificao de espaos confinados e o reconhecimento, a avaliao, o monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurana e sade dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaos. Com relao s responsabilidades, cabe aos trabalhadores: (A) Identificar os espaos confinados existentes no estabelecimento. (B) Comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situaes de risco para sua segurana e sade ou de terceiros, que sejam do seu conhecimento. (C) Garantir que o acesso ao espao confinado somente ocorra aps a emisso, por escrito, da Permisso de Entrada e Trabalho. (D) Interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeio de condio de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local. (E) Garantir informaes atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaos confinados.

42
Segundo a NR-11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais, os operadores de equipamentos de transporte motorizado devero ser habilitados e s podero dirigir se, durante o horrio de trabalho, portarem um carto de identificao, com nome e fotografia, em lugar visvel. O prazo de validade desse carto de (A) (B) (C) (D) (E) 6 meses 12 meses 18 meses 24 meses 30 meses

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

43
Segundo o Decreto 3.048/1999 e IN no 45 da Previdncia Social, o Auxlio Acidente ser devido ao (A) (B) (C) (D) (E) trabalhador domstico segurado especial contribuinte facultativo trabalhador avulso segurado Empregado

46
A Lei no 6.514, de 22 de dezembro de 1977, em seu Captulo V Seo I (Disposies Gerais) estabelece, de forma geral, algumas orientaes que devem ser seguidas, em matria de Segurana e Medicina do Trabalho. As Disposies Gerais estabelecem as competncias de diversas partes relacionadas com a matria de que trata a Lei. NO uma dessas partes (A) o rgo de mbito nacional competente em matria de Segurana e Medicina do Trabalho (B) os sindicatos (C) os empregados (D) as Delegacias Regionais do Trabalho (E) as empresas

44
Com relao aos trabalhos realizados sob condies hiperbricas, conforme estabelece a NR-15, anexo 6, tem-se que: (A) Aps a descompresso, o trabalhador encontra-se dispensado do trabalho, podendo retornar, de imediato, sua residncia a fim de repousar. (B) O trabalho sob ar comprimido s permitido aos trabalhadores com idade superior a 18 anos e inferior a 45 anos. (C) Devero ser computados como jornada de trabalho o perodo de tempo necessrio a compresso, descompresso e o perodo de observao, mas os tempos de descompresso e o perodo de observao no sero remunerados. (D) As atividades ou operaes realizadas sob ar comprimido sero consideradas insalubres de grau mdio. (E) O atestado de aptido mdica para trabalhos sob ar comprimido ter a validade de 1 ano.

47
Em uma determinada empresa do ramo txtil, ocorrem 12 acidentes do trabalho com um total de 180 dias perdidos decorrentes desses acidentes. A empresa trabalhou 6.000.000 horas-homem de exposio ao risco, a taxa de frequncia de acidentes e a taxa de gravidade so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 2,00 4,00 12,00 30,00 60,00 e 30 e 60 e 180 e 2 e 4

45
A NR-17 Ergonomia visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. Nessa norma, encontra-se que (A) o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados no deve exceder o limite mximo de seis horas e trinta minutos nas atividades de processamento eletrnico de dados. (B) deve haver, no mnimo, uma pausa de 20 minutos, no deduzidos da jornada de trabalho para cada 40 minutos de trabalho, nas atividades de entrada de dados. (C) o empregador pode promover sistema de avaliao dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitao, baseado no nmero de toques sobre o teclado, desde que autorizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. (D) a umidade relativa do ar no deve ser inferior a 40% nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes. (E) o peso mximo que uma mulher pode transportar de 30 kg e o homem, de 50 kg no transporte manual de cargas.

48
Analise as afirmativas abaixo fundamentadas na NBR 14280 Cadastro de Acidentes de Trabalho Procedimento e classificao. I - Leso mediata a leso que se manifesta imediatamente aps a circunstncia acidental da qual resultou. II - Incapacidade temporria total perda total da capacidade de trabalho, em carter permanente, sem morte. III - Faz parte do custo no segurado a complementao salarial ao funcionrio acidentado. IV - Acidente do trabalho toda ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada com o exerccio do trabalho, de que resulte ou possa resultar leso pessoal. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II II e III III e IV I, II e IV I, III e IV

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

10

49
Qual a tcnica de Gerenciamento de Risco que utiliza a tabela abaixo? Perigo Causa Consequncia Probabilidade Severidade Risco Medidas de Controle

(A) (B) (C) (D) (E)

Anlise de Operabilidade de Perigos Anlise de rvore de Falha Anlise Preliminar de Risco Anlise Preliminar de Perigos WHATIF

50
Com relao ao Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP), estabelecido no Decreto 3.048 de 1999, analise as informaes abaixo. I - O Mdico do Trabalho e/ou Engenheiro de Segurana do Trabalho so os responsveis em assinar o PPP. II - Para avaliar a concesso de aposentadoria especial, a Previdncia Social exige que, juntamente com o PPP, seja encaminhado o Laudo Tcnico das Condies Ambientais de Trabalho (LTCAT). III - O PPP serve para prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdncia Social, a outros rgos pblicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo o direito decorrente da relao de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo. IV - O PPP serve para prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informaes contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite aes judiciais indevidas relativas os seus trabalhadores. So corretas APENAS as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) I e II II e III III e IV I, II e IV I, III e IV

11

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

S-ar putea să vă placă și