Sunteți pe pagina 1din 7

Do ovo ao nascimento, o manejo da incubao do frango feliz

L U C I A N O C. F R A N A
BILOGO - MESTRANDO EM PRODUO ANIMAL SUSTETAVEL IZ INSTITUTO DE ZOOTECNIA, NOVA ODESSA SP.

P ROF . D R . A N T O N I O A. D. C O E L H O E P ROF . D R . V I C E N T E J. M. S AV I N O
DEPARTAMENTO DE GENTICA SETOR DE AVES ESALQ/USP, PIRACICABA SP.

O manejo necessrio para se obter pintainhos envolve uma srie de atividades, entre as quais est includo o manejo do homem sobre as aves poedeiras e, principalmente, sobre os ovos fertilizados
primeira questo a ser tratada com relao incubao a aquisio dos ovos. H necessidade de os ovos estarem frteis (galados), e este processo pode ocorrer de forma natural (monta natural do galo com a galinha) ou artificial (manejo do homem sobre o galo e a galinha): o ltimo consiste na retirada do smen do galo por um estmulo manual (massagem) na regio dorsal e a introduo do mesmo smen pela cloaca da galinha para a vagina, que tem como funo o transporte dos espermatozides ou o seu armazenamento na espermateca para as futuras fertilizaes dos vulos, dando incio formao do embrio. Aps a aquisio dos ovos frteis e de boa procedncia (livres de contaminaes, limpos, ntegros e uniformes), os ovos podem ser levados at as incubadoras mecnicas de portes variados (pequena, mdia ou grande). Se a quantidade de ovos existen14

SETOR DE AVES ESALQ/USP

vicultura

Pintos soltos no crculo de proteo

AGOSTO/2009

A Lavoura

vicultura

A Lavoura

AGOSTO/2009

15

vicultura

SETOR DE AVES ESALQ/USP

Aves matrizes em gaiolas individuais

tes no for suficiente para seu propsito, ou no complete a lotao mxima da incubadora, aconselhvel, para um maior aproveitamento da mquina, o armazenamento dos ovos em cmaras frias, para se estocar uma maior quantidade de ovos que mais tarde sero incubados. Se a aquisio dos ovos for feita atravs de empresas especializadas, esperado que todos os cuidados na seleo dos ovos tenham sido tomados, garantindo sua qualidade. No caso dos ovos serem oriundos da produo domstica de pequenas propriedades e com a finalidade de reproduzir linhagens j existentes, h uma srie de medidas a serem seguidas na seleo dos ovos, medidas simples que contribuiro para uma perspectiva de sucesso no nascimento de pintos sadios. Na coleta dos ovos realizada uma classificao entre ovos incubveis e no incubveis (descartados). Inicialmente a escolha ser por ovos intactos, descartando os quebrados, bicados e com possveis rachaduras na casca. Descartar tambm ovos com formato muito arredondado, compridos, com casca muito fina e com qualquer deformidade aparente. Em contato com as mos deve-se avaliar se a casca encontra-se com textura lisa, descartando ovos com casca spera semelhantes a uma lixa, com a casca fina e com deposies anormais de clcio em alguns pontos (verrugas no ovo). Descartar principalmente ovos sujos por fezes do animal, sobras de alimentos, enfim, por todo e qualquer elemento que possa contaminar e interferir na eclodibilidade deste ovo. A uniformidade dos ovos pode ser feita comparando visualmente a maioria dos ovos, qualificando o tamanho em um padro prprio (pequeno, mdio, grande ou jumbo) descartando os muito grandes e os muito pequenos comparados com a sua mdia. Esta medida pode garantir o nascimento de um plantel uniforme e de boa qualidade. Aps todo processo de seleo, realizada a fumigao, como uma medida complementar para a sanidade dos ovos. Consiste
16
AGOSTO/2009

na pulverizao de uma soluo nos ovos selecionados por meio de borrifador manual. Esta soluo composta basicamente por formol a 10%. Alm da pulverizao, a imerso dos ovos em solues desinfetantes bactericidas e fungicidas outra forma de se realizar a sanitizao dos ovos. A desinfeco utilizando produtos qumicos deve seguir rigorosamente as recomendaes do fabricante na dosagem e no tempo de exposio. Caso essas recomendaes no sejam seguidas, poder ocorrer aumento nos ndices de mortalidade embrionria. Esses processos so fundamentais para se eliminar possveis contaminaes por fungos e bactrias que entram pelos poros da casca. Os procedimentos devem ser realizados preferencialmente no mximo 30 minutos aps a postura do ovo garantindo a qualidade dos ovos incubados. Todo processo decorrente da seleo dos ovos deve ser realizado de cinco a seis vezes ao dia. Quanto maior o tempo de espera do ovo no ninho, maior ser a ocorrncia de contaminao dos ovos. Os locais de armazenamento dos ovos (cmaras frias) devem ser higienizados e com controles de temperatura e umidade. A temperatura pode variar entre 12OC a 15OC, e a umidade relativa elevada. Este procedimento de armazenamento confere para o embrio uma reduo metablica do seu desenvolvimento, alm da vantagem de se poder incubar em um mesmo lote ovos de perodos diferentes. Exemplo: ovos de dez dias de armazenamento incubados com ovos com um dia de armazenamento. importante salientar que, quanto maior o tempo de permanncia dos ovos na cmara fria, menor a porcentagem de nascimento dos pintinhos. Ao se retirar os ovos da cmara fria para a incubao, recomenda-se um descanso no mnimo de seis horas em ambiente fresco e arejado a fim de se evitar a condensao de gua na casca do ovo, que proporciona um ambiente favorvel a contaminaes por patgenos.
SETOR DE AVES ESALQ/USP

Ovos nas bandejas do nascedouro

A Lavoura

A
As incubadoras artificiais devem garantir o controle de temperatura, umidade, fluxo de O2 e CO2, como tambm a movimentao dos ovos para que todos os lados do ovo recebam, de forma homognea, todas as condies apresentadas dentro de uma incubadora. O perodo de incubao de ovos de galinhas domsticas compreende um total de 21 dias. Neste perodo, as temperaturas timas ficam em torno de 37OC e 38OC, definindo uma temperatura ideal de 37.7OC. A umidade relativa varia de 50% a 60% (28OC a 31OC no bulbo mido). Durante 19 dias os ovos encontraram-se nesta situao, pois no 20O dia os ovos so transferidos para as cmaras de ecloso (nascedouros), com variaes mnimas de temperatura (de 37.7OC para 37.8OC) e umidade de 60% a 70% (de 31OC a 33OC no bulbo mido) que contribuiro neste ltimo perodo do desenvolvimento do j chamado pinto para o seu nascimento.
SETOR DE AVES ESALQ/USP

vicultura

Algumas das principais caractersticas do desenvolvimento embrionrio de galinhas domsticas. Primeiras 24 horas:
Incio da formao do trato alimentar. Formao da placa e tubo neural. Formao dos somitos. Aparecimento de ilhotas de sangue. Incio da formao dos olhos.

Pintos recm-eclodidos

Aparecimento dos botes locomotores.

6 dia:
Incio da formao do bico. Aumento do tamanho do corao, que encontra-se fora do corpo. Apndices locomotores comeam a apresentar forma caracterstica de ave.

48 horas:
Formao de vasos sanguneos; corao comea a bater. Fechamento do canal neural para a formao do tubo neural. Formao da vescula auditiva. Formao de regies do futuro crebro e vesculas cerebrais. Aparecimento de mnio.

7 dia:
Desenvolvimento das vsceras. O corao j se encontra dentro da cavidade torcica. Orelhas j visveis. O alantoide cobre completamente a gema.

8 dia:
Incio da formao das penas. Asas e pernas completamente diferenciadas.

72 horas:
Aparecimento de vestgio da cauda. Incio da formao dos membros. Presena de mnio e crion. Formao das narinas pela placa nasal. Aparecimento de lentes oculares e clice ptico.

9 dia:
Embrio j possui caracterstica da espcie. Bico, apndices superior e inferior e pogostlio bastante diferenciados.

96 horas:
Completa-se a formao das membranas extra-embrionrias (mnio, crion e alantoide). O embrio j apresenta forma de C. Formao de boca, lngua e fossas nasais.

SETOR DE AVES ESALQ/USP

10dia:
Ocorre o endurecimento do bico. Os poros da pele j esto visveis a olho nu.

11 dia:
O corpo e pescoo assumem forma caracterstica das aves. Cabea mais proporcional ao tamanho do corpo Indivduo j coberto por uma fina penugem.

5 dia:
Aumento do tamanho do embrio. Formao da estrutura externa dos olhos. Inicia-se a formao do sistema digestrio (proventrculo e moela).

12 dia:
Pintos selecionados em 4 divises de 25 pintos, total 100 por

Inicia se a calcificao dos ossos.

A Lavoura

AGOSTO/2009

17

vicultura

Dedos j formados, e comeo da formao das unhas. Completa-se o empenamento.

13 dia:
Aparecimento das escamas e unhas. Aparecimento da protuberncia clcica (diamante) sobre o bico, que usado pelo pintainho na quebra da casca. Cabea se move para a direita.

14 dia:
O embrio j possui aparncia de pintinho. A cabea vai em direo cmara de ar.

15 dia:
Corpo e cabea esto mais proporcionais em tamanho Ocorre a penetrao do intestino para o interior da cavidade abdominal.
Pintos soltos no crculo

SETOR DE AVES ESALQ/USP

16 dia:
Escamas, bico e unhas esto firmes e cornificados. Desaparecimento do albume.

21 dia:
O pintainho bica a casca para romp-la. Ele emerge da casca (ecloso). As penas secam e cicatriza-se o umbigo.

17 dia:
O bico est voltado para a cmara de ar. H uma diminuio do lquido amnitico.

Manejo dos pintos


O perodo de ecloso dos pintinhos pode variar devido diferena de tempo de armazenamento do ovo antes da incubao e tambm com relao idade da galinha, sendo esta diferena de vrias horas ou at mesmo de um dia para o outro. necessrio abrir o nascedouro assim que se completem os 21 dias para a retirada dos pintos j eclodidos. Tambm recomendada a retirada dos pintos quando aproximadamente 95% deles estiverem com as penas secas, evitando atrasos na retirada que contribuem para a desidratao dos pintos, prejudicando sua qualidade. Deve ser realizada uma seleo dos pintos avaliando suas caractersticas fsicas, descartando os com ms formaes e selecionando os mais sadios e com integridade fsica garantida. O descarte feito quando encontramos pintos com pernas tortas, com ms formaes de bicos, com umbigos no cicatrizados, etc. Aps a seleo os pintos devem ser vacinados ainda no incubatrio e depois seguindo um protocolo de vacinas como mostram as tabelas seguintes:

18 dia:
A crista est visvel. Encontra-se quase do tamanho normal ecloso. Cabea est sob a asa direita.

19 dia:
Inicia-se a penetrao do saco vitelino na cavidade abdominal O indivduo ocupa quase totalmente o ovo, com exceo da cmara de ar.

20 dia:
O saco vitelino est totalmente na cavidade abdominal O umbigo est aberto. O alantoide para de funcionar e comea a secar. O indivduo rompe o mnio e comea a respirar por meio da cmara de ar

SETOR DE AVES ESALQ/USP

Tabela1 Vacinao para Galinha Poedeira Caipira

Regio de aplicao da vacina

18

AGOSTO/2009

A Lavoura

A
Tabela 2 Vacinao para Frango de Corte Caipira

vicultura

Figura 2. Neste ambiente os pintos encontram-se longe da fonte de aquecimento central tentando fugir do calor: certamente a temperatura est muito elevada. Neste caso recomenda-se elevar a altura da campnula. OBS.: Aves que no sejam criadas com raes que contenham coccidiostticos devem ser vacinadas tambm contra a coccidiose. Periodicamente todas devem ser vermifugadas

Realizada a primeira vacinao, os pintos j esto prontos para serem alojados ou transportados, tomando os devidos cuidados com a manuteno, principalmente da temperatura e, tambm, com o tempo de transporte, que deve ser o menor possvel. Ao chegar ao destino, os animais devem ser rapidamente alojados colocando-os em lugar apropriado, higienizado e disponibilizando rao e gua vontade. O local de alojamento dos pintainhos no primeiro dia servir de abrigo at sua idade de abate. Dever ser coberto e fechado com tela e cortinas nas laterais, evitando a ao do vento e da chuva, e impedindo a entrada de predadores. A orientao deste abrigo deve ser preferencialmente no sentido norte-sul, que permite a entrada do sol e evita a entrada do vento frio da regio Sul, na criao semiextensiva. Na criao industrial (intensiva) de frango de corte, esta disposio de galpo inversa seguindo o sentido leste-oeste, evitando a entrada do sol no galpo. Os raios do sol aumentam a temperatura interna dos galpes, elevando os ndices de mortalidade, j que neste tipo de criao as aves esto mais suscetveis ao calor devido alta densidade de animais alojados no galpo. Inicialmente preparado dentro deste abrigo um crculo chamado de pinteiro, que pode ser composto por tbuas de duratex ou chapas de metal com aproximadamente 1,5 m de dimetro para cada 100 aves. Dentro deste pinteiro deve-se ter comedouros e bebedouros proporcionais ao tamanho da ave (infantil ou adulto) para fornecimento de rao e gua, como tambm o local deve estar equipado com campnulas de aquecimento eltricas, a gs ou lmpadas (250 Watts) suspensas no centro do pinteiro, com temperatura variando entre 30OC a 35 OC dependendo da temperatura ambiente. Devemos salientar tambm que a temperatura ideal deve ser obtida atravs da observao do comportamento dos pintainhos, na qual os mesmos podem buscar ou recusar o calor gerado pelas campnulas, conforme as figuras a seguir:
Crculo

Figura 3. Nesta ilustrao os pintos encontram-se agrupados em um lado do crculo, pois provavelmente h uma corrente de ar frio que est passando, fazendo com que as aves se agrupem buscando proteo e aquecimento.

Figura 4. Pode-se observar atravs da figura que h uma distribuio homognea dos pintos dentro do crculo de proteo, o que demonstra conforto (bem-estar para os pintos), no aquecimento.
(Adaptado de Embrapa Sunos e Aves)

O piso deste abrigo deve ser coberto por palha de arroz, maravalha de madeira, sabugo de milho triturado, casca de caf, capins secos e triturados, casca de amendoim ou bagao de cana bem seco, entre outros, que no retenham umidade e com altura de 3 a 5 cm. Esta cobertura tem a finalidade de manter o ambiente seco e deve ser sempre renovada a cada ciclo de criao. No sistema caipira de criao de aves obrigatrio o uso de pasto, soltando as aves com no mximo 25 dias para pastejo. Neste pasto, as aves buscaro fontes alternativas de alimentos como insetos, minhocas, etc, alm de proporcionar ave um ambiente mais adequado para expressar seu comportamento natural. A idade mnima de abate neste sistema de 85 dias; nesta idade, os frangos j esto prontos para serem abatidos. O abate pode no ser o destino final destas aves, mas isso vai depender da finalidade do criador, que tambm pode utilizar essas linhagens para a produo de ovos, o que vai ocorrer, em mdia, quando a ave atingir cinco meses de idade. 19

Campnula Pintos

Figura 1. Os pintos encontram-se sob a campnula: isto indica que eles esto com frio e procuram a fonte de calor, permanecendo agrupados na tentativa de se aquecer. Neste caso recomenda-se abaixar a campnula.

A Lavoura

AGOSTO/2009

A
SETOR DE AVES ESALQ/USP

vicultura

Para produo de carne e ovos, devem-se utilizar linhagens especficas, como as de dupla aptido (Machos = Abate/Fmeas = Abate ou Ovos). O Departamento de Gentica da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em Piracicaba-SP, com o Projeto Frango Feliz, entre outras empresas disponibilizam este tipo de linhagem, proporcionando ao criador a vantagem de se obter em um mesmo lote a produo de carne e de ovos, disponibilizando protena animal de alta qualidade como tambm agregando valor ao produto. Este segmento est ganhando crescentemente mais espao no mercado, em funo de consumidores cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos alimentares e com o bem-estar animal.
Disposio dos frangos no galpo

Pesquisas genmicas realizadas na ESALQ auxiliam programas de seleo de aves


Laboratrio de Biotecnologia Animal identifica genes de interesse comercial em frangos
novar. Este o verbo mais conjugado pelos pesquisadores do Laboratrio de Biotecnologia Animal, ligado ao departamento de Zootecnia (LZT) da ESALQ. Com objetivo de investigar com maior profundidade processos fisiolgicos como reproduo, crescimento, resistncia a parasitas, alm do rendimento e qualidade da carne de bovinos e aves, por exemplo, a biologia molecular vem se mostrando a via mais promissora para que o processo de seleo de animais continue numa curva de aprimoramento constante. Para o coordenador do laboratrio, professor Luiz Lehmann Coutinho, os estudos ali desenvolvidos tm contribudo no sentido de gerar novas tecnologias. Ao longo do tempo temos atuado no melhoramento animal, identificando marcadores moleculares e realizando parcerias com empresas na execuo de diagnsticos relacionados com anlises de DNA. Uma dessas parcerias resultou em um projeto de pesquisa envolvendo diversas estratgias moleculares para identificar genes de interesse comercial em frangos. Em 1999, a Embrapa Sunos e Aves e a ESALQ desenvolveram duas populaes referncia de frangos deri-

vadas de cruzamentos entre linhagens de corte (TT) e postura (CC). At 2002, cerca de quatro mil aves foram abatidas e as anlises moleculares vm sendo realizadas por pesquisadores do laboratrio de Biotecnologia. Millor Fernandes do Rosrio pretende construir um mapa consenso para essas duas populaes. Segundo o pesquisador, a concluso do seu projeto trar importantes avanos para o Projeto Brasileiro do Genoma da Galinha. Desenvolver o mapeamento simultneo de duas populaes algo indito e permitir trabalhar com um nmero maior de animais e, da unio desses dados, poderemos afirmar se uma determinada regio do genoma responsvel pelo ganho de peso, rendimento de carcaa e consumo de alimento, por exemplo, afirma. Paralelamente, outra abordagem, utilizando estas mesmas linhagens est sendo desenvolvida por rika Jorge, pesquisadora, que vem levantando informaes sobre genes ligados ao desenvolvimento muscular de aves a partir de embries. O objetivo da pesquisa identificar genes que controlem o crescimento de tecido muscular em frangos nas fases iniciais do desenvolvimento embrion-

CAIO ALBUQUERQUE

Laboratrio de Biotecnologia Animal

rio. O desafio da pesquisa provar a existncia de um novo gene e depois conseguir desenvolver ferramentas de anlise molecular para contribuir com os programas de seleo de aves com maior quantidade de fibras musculares e menor quantidade de gordura, o que resulta em uma carne de frango mais saudvel, destaca. A maior limitao para o uso da gentica molecular em programas de melhoramento gentico ainda a identificao dos genes responsveis pelo desenvolvimento de caractersticas de interesse comercial. Mas a gerao de recursos genmicos em larga escala promete tornar esta identificao eficiente e precisa, finaliza Coutinho.

20

AGOSTO/2009

A Lavoura

S-ar putea să vă placă și