Sunteți pe pagina 1din 17

Prova 2 Lngua Portuguesa e Literaturas em Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira e Redao

QUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VAS


o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVA


o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, verifique se este caderno contm os textos de apoio para a elaborao da redao, 20 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. Redija a verso definitiva da redao na folha destinada a este fim. 6. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2h aps o incio da resoluo da prova. 7. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 8. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta ser a soma dos nmeros associados s alternativas corretas. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08). 9. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante abaixo e destaque-o, para retir-lo amanh, ao trmino da prova. 10. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas. 11. Atente para a ordem em que so apresentadas as provas neste caderno: Redao; Lngua Portuguesa (Questes 01 a 10); Literaturas em Lngua Portuguesa (Questes 11 a 15) e Lngua Estrangeira (Questes 16 a 20).

.......................................................................................................................
Corte na linha pontilhada.

RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS -- PROVA 2 -- VERO 2011 RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 2 VERO 2011
o N. DE ORDEM:

NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

01

02

03

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

REDAO
Os textos A e B desta prova de Redao abordam o tema morar em repblica. Tendo-os como apoio, redija os gneros textuais solicitados.
TEXTO A Morar em repblica pede diviso de tarefas da Folha de So Paulo TEXTO B Morar em repblica

Conciliar festas e estudos e uma boa dose de liberdade com responsabilidade. Esses talvez sejam os maiores dilemas para quem mora em uma repblica. A maior dificuldade de estudar em Ouro Preto aguentar a quantidade de festas, afirma Enau Paiva, 22, que cursa o stimo perodo de Nutrio na Universidade Federal de Ouro Preto. Enau divide o aluguel de R$ 1.300 da repblica particular Snoopy, onde mora, com mais 13 mulheres, todas estudantes. E como ser conviver com um grupo de 13, 20 moradores sob o mesmo teto? Para Enau, preciso respeitar o outro". "Morar com 13 pessoas no fcil, ainda mais sendo mulheres, mas vale a pena. A gente se sente como irms. Ouro Preto (MG) pode ser considerada a capital brasileira das repblicas estudantis. A cidade, que tem cerca de 65 mil habitantes, possui 72 repblicas pblicas e mais de 200 particulares. Otvio Luiz Machado, 27, tambm mora em Ouro Preto, mas em uma repblica masculina e pblica, com outros 24 moradores. Para ele, no h muitos problemas em morar com tantas pessoas, desde que as tarefas sejam divididas e cumpridas de forma justa. Temos reunies a cada 15 dias. Em cada ms, uma dupla fica responsvel pelas questes administrativas da casa. Quanto limpeza, alm da diarista, cada um tem de zelar pelo seu espao. Se voc no encontrar vaga em uma repblica, outra opo morar em uma penso, onde geralmente os custos tambm so baixos, mas com menor liberdade. Ou voc mesmo pode fundar uma repblica. Foi o que fez Domingos Fortunato Netto, 22, estudante de Direito da Universidade Mackenzie de SP. Em 1997, ele alugou um apartamento na regio central da capital paulista e comeou a dividi-lo com outros estudantes. Hoje, ele mora com trs alunos universitrios. bom porque economizamos bastante dividindo as despesas. Mas o melhor que aprendi muito, a cuidar de uma casa e a tolerar os outros, diz. (Alessandro Tarso)
(www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u2641.shtml. Acesso em 9 de agosto de 2011)

Entre as maiores mudanas que entrar na faculdade pode proporcionar para alguns calouros est a mudana de cidade. Em busca de melhores oportunidades de formao e profissionais, eles deixam o municpio em que vivem e encaram uma nova realidade que quase sempre inclui morar em uma repblica.(...). Os alunos saem de cidades bem pequenas para uma cidade relativamente grande, em comparao com a de origem deles, afirma Sabrina Novs, assessora para assuntos comunitrios e culturais da Universidade de Franca (Unifran). Ela estima que cerca de 45% dos alunos da instituio venham de outras localidades. Acostumar-se ao cotidiano de uma cidade grande , na opinio de Sabrina, a primeira dificuldade com que os estudantes se deparam. Encontrar uma pessoa com quem dividir o novo lar tambm complicado. A assessora, que atende aos alunos da Unifran, recomenda aos calouros que procurem conhecer melhor os colegas com quem pretendem formar a repblica antes de se mudarem. Quanto menos gente, melhor. Difcil conciliar os interesses e necessidades de muitas pessoas. E, de uma forma geral, repblicas de pessoas com cursos afins do mais certo.(...) Para a psicloga Ana Maria Franco, essencial mesmo definir bem as regras da repblica logo no incio. Decidam quem vai pagar as contas, quem vai tirar o lixo, como ser feita a limpeza, se vo cozinhar juntos ou cada um vai fazer sua alimentao separado, se namorados e amigos podem frequentar a casa e em que horrios. Quanto mais detalhada e conversada for essa diviso, menor a chance de aborrecimentos depois, afirma. Apesar das dificuldades, morar fora sempre uma experincia enriquecedora e at recomendvel, dizem as especialistas. O estudante aprende a respeitar o espao dos outros, diz Sabrina. Os jovens ganham maturidade e desenvolvem a responsabilidade. uma grande oportunidade de crescimento pessoal e por isso deve ser aproveitada ao mximo, afirma Ana Maria. (http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2004/0322/ morar-em-republica.html. Acesso em 9 de agosto de 2011)

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

GNERO TEXTUAL 1 TEXTO INSTRUCIONAL Redija um texto instrucional, em at 15 linhas, aos leitores da Folhateen, caderno do jornal Folha de S.Paulo, que contm matrias dirigidas, geralmente, ao pblico jovem. Voc assumir a posio de um(a) estudante morador(a) de uma repblica, que dar instrues de sobrevivncia para quem deseja morar em uma repblica para estudar, levando em considerao as informaes dos textos A e B, mas tambm ampliando-as.

GNERO TEXTUAL 2 RESPOSTA ARGUMENTATIVA Como estudante morador(a) de repblica, redija, em at 15 linhas, uma resposta argumentativa pergunta: Morar em repblica ou no uma experincia enriquecedora?. Sua resposta pode apoiar-se nas informaes dos textos A e B, mas no deve apresentar cpias deles.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1 A minha me falava srio! Thalita Rebouas - Isso aqui um chiqueiro! No acredito que voc trocou nossa casa superacolhedora, limpssima e sempre arrumadssima por essa pocilga. Fala srio, Maria de Lourdes! exasperou-se minha me, mos na cintura, a ltima vez que veio me visitar. Eu nunca encontro palavras para dizer nessas horas. Durante seus ataques, prefiro me recolher ao mais puro silncio de consentimento. Estou h sete meses dividindo com a Hel e a Ben um ridiculamente pequeno apartamento. Bem disse minha me, nada cabe no apartamento. Nada mesmo! Sinceramente, eu e as meninas mal cabemos no apertamento, como chamamos carinhosamente nosso lar-microlar. Para piorar, a Hel superbagunceira, eu sou a megabagunceira e a Ben hiperbagunceira. Ben, alis, tem um outro probleminha que bem chatinho: vive com o namorado antiptico para cima e para baixo. Outro dia o sem graa me viu de calcinha e suti antes de uma festa. Quer mico maior que esse? Morri de vergonha. Ele morreu de rir. Palhao! Morar longe de casa no tem sido exatamente o paraso que eu imaginava, mas dias melhores viro. Serei efetivada no meu estgio (oba!), vou ganhar um salrio decente e acho que logo, logo estarei pronta para alugar o meu prprio cantinho. Decidi: amo as meninas, mas quero, preciso morar sozinha. Pelo bem da nossa amizade. Para dar uma ideia do caos que nossa convivncia, outro dia cheguei em casa e vi repousando no cho da microssala, repetindo, no cho da microssala, vrios, de novo, vrios objetos. Foi difcil desviar deles. Primeiro, passei raspando por um CD do Nando Reis, depois, quase pisei na caixa do CD do Nando com um disco de funk dentro, na caixa do DVD de Sex and the City, numa lixa de unha, num papel de bala, num ventiladorzinho porttil, num tnis amarelo imundo, num pedao de papel com um nmero de telefone anotado e em entupidos sacos de roupa suja. - A gente precisa comprar uma mquina de lavar roupa para essa casa! Ou tomar vergonha na cara e lavar a roupa! A gente no pode achar normal esses sacos estarem no meio da sala h uma semana! - reclamei, antes de dizer boa-noite para as minhas amigas. - No cabe mquina de lavar aqui no apartamento - disseram-me as duas calmamente. 60 55

65

10

70

15

75

20

80

A casa estava um horror. Ns trs somos terrveis juntas. A Hel, ento, sem noo. capaz de deixar durante dias uma ma comida sobre a pia da cozinha. Isso porque a lixeirinha fica ao lado da torneira. Andando irritada, pisei forte e ouvi um ntido e crocante crc. - Quanto farelo, gente! Quem foi que comeu biscoito sem pratinho embaixo? Cad o aspiradorzinho que a minha me deu pra gente? As duas comearam a rir. Permaneci sria, eu estava muito brava, muito brava. - Malu! Desestressa! - disse Hel. - Comemos sem pratinho, sim, depois a gente limpa - completou Ben. - Depois quando? - Depois... - Que biscoito foi? De polvilho? - eu quis saber. - Arr - fizeram as duas, sapecas. - Tem ainda? - Rendi-me gula e baguna. Comi o ltimo do pacote e acabei rindo com elas. Eu at gosto de baguna. Sempre gostei. Mas o ap estava to bagunado que tinha ultrapassado at o meu nvel permitido de baguna. - P, gente, assim no d! A gente precisa tomar vergonha na cara. Nossa casa est uma zona!

25

(Adaptao do captulo do livro Fala srio, professor! Rio de Janeiro: Rocco, 2006)

30

35

40

45

50

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

Questo

01

Questo

03

Os vocbulos que se utilizam para fazer referncia a seres, lugares, eventos podem no apenas nome-los, mas tambm demonstrar o que se pensa sobre eles. Assinale o que for correto a respeito dos vocbulos utilizados no texto 1. 01) Ao afirmar que o apartamento onde a filha mora um chiqueiro (linha 1), a me da narradora-personagem Malu emprega uma metfora, utilizando o conhecimento extralingustico que se tem de um curral de porcos. 02) Um recurso utilizado pela autora do texto consiste em utilizar substantivos com funo de adjetivo, como em pocilga (linha 4), o sem graa (linha 20), Palhao (linha 23). 04) Ao afirmar que Morar longe de casa no tem sido exatamente o paraso que eu imaginava (linhas 2425), a narradora-personagem Malu utiliza o vocbulo paraso no sentido de lugar ideal, de felicidade. 08) Os vocbulos caos (linha 31) e zona (linha 83) so utilizados pela narradora-personagem Malu com sentidos semelhantes. 16) Ao empregar o vocbulo apertamento (linha 14), a narradora-personagem Malu cria um novo vocbulo por meio da proximidade dos significados dos vocbulos aperto e apartamento.

Ao produzir um texto, o autor procura adequ-lo aos seus provveis interlocutores. Assinale o que for correto a respeito do registro lingustico e da variedade do portugus utilizados no texto 1. 01) Em Eu nunca encontro palavras para dizer nessas horas (linhas 7-8), a autora demonstra preocupao em utilizar o registro mais adequado para falar com sua me. 02) A autora procura aproximar alguns enunciados das caractersticas da lngua falada, como, por exemplo, o emprego de expresses e de interjeies tpicas da oralidade, como em, respectivamente, acho que logo, logo estarei pronta (linhas 27-28), (oba!) (linha 26) e - P, gente, assim no d! (linha 81). 04) A autora procura atingir um pblico formado por adolescentes e/ou jovens, uma vez que utiliza expresses tpicas desse pblico, como, por exemplo Quer mico maior que esse (linhas 21-22), A Hel, ento, sem noo (linha 54) e Desestressa (linha 67). 08) A autora pretende atingir tambm um pblico adulto com as falas da me da narradora-personagem, nas quais se observa o emprego do portugus padro culto, como, por exemplo, em casa superacolhedora, limpssima e sempre arrumadssima (linhas 2-3). 16) A utilizao de expresses coloquiais como tomar vergonha na cara (linhas 45-46) e at vulgares como zona (linha 83) evidencia o registro informal segundo o qual o texto foi produzido.

Questo

02

Assinale o que for correto a respeito dos elementos lingusticos presentes no texto 1. 01) Na linha 81, o vocbulo gente utilizado com funes diferentes. Em - P, gente, funciona como vocativo, ao passo que, em A gente precisa, forma, juntamente com o artigo a, uma expresso que atua como pronome da primeira pessoa do plural. 02) Em a gente limpa (linhas 68-69), a conjugao do verbo na terceira pessoa do singular concordando com a expresso a gente comum na fala coloquial. 04) Nos vocbulos superbagunceira, megabagunceira e hiperbagunceira (linhas 16-17), a autora utiliza os adjetivos de intensidade super, mega e hiper para indicar a flexo de grau do adjetivo bagunceira. 08) Em Morri de vergonha (linha 22), o verbo morrer utilizado no sentido de experimentar sentimento intenso, e, em Ele morreu de rir (linhas 22-23), utilizado para indicar intensidade. 16) O diminutivo utilizado pela autora para se referir de forma pejorativa a substantivos de tamanho pequeno: probleminha (linha 18), chatinho (linha 19), calcinha (linha 21).

Questo

04

Assinale o que for correto a respeito do uso dos advrbios no texto 1. 01) Na expresso Fala srio (linha 4), o adjetivo funciona como advrbio mesmo sem a adio do sufixo -mente. 02) Os advrbios ridiculamente (linha 11), Sinceramente (linha 13), carinhosamente (linha 15) e calmamente (linha 51) so formados pelo acrscimo do sufixo -mente forma feminina de adjetivos. 04) No trecho eu estava muito brava, muito brava (linhas 65-66), a autora utiliza-se de dois recursos para indicar quo brava estava a personagem Malu: advrbio intensificador e repetio. 08) Em Morar longe de casa no tem sido exatamente o paraso que eu imaginava (linhas 24-25), o advrbio em negrito utilizado para especificar uma circunstncia de lugar. 16) Em bem chatinho (linhas 18-19), o advrbio em negrito indica circunstncia de modo.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

TEXTO 2 Estudantes contam como morar em repblica 55 Fernanda Bassette Do G1, em So Paulo 26/2/2007 Instalada no centro histrico de Ouro Preto (MG) h 61 anos, a repblica PIF-PAF abriga 13 moradores: todos estudantes de Engenharia na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Para acomodar tanta gente confortavelmente, so 11 quartos (distribudos em trs andares), dois banheiros, sala de computador, biblioteca, sala de TV, sala de som, rea de servio, cozinha, rea para churrasco e campinho de futebol. A casa tombada e considerada patrimnio histrico de Ouro Preto, por isso, requer muitos cuidados e dedicao dos moradores. Antes de virar uma repblica, essa casa era habitada por padres da parquia Nossa Senhora do Pilar, contou Artur Valadares Veras Siqueira Cruvinel, 26, o Custelinha. De acordo com Custelinha, os moradores entraram num acordo e resolveram pagar uma mensalista, que trabalha de segunda a sbado. A Girlene est conosco h cinco anos. Ela limpa a casa, arruma as camas, lava os banheiros, alm de fazer uns bolinhos, sucos e lanchinhos. Ela no paga para lavar e passar, disse. Para lavar as roupas, os 13 moradores compraram uma mquina de lavar e cada um faz o seu servio. Na PIF-PAF h apenas uma televiso, que fica na sala. A gente prega a unio entre os moradores. Se um deles instala uma televiso no quarto, ele se isola e no se rene com os demais e no se integra. Por isso, a regra da repblica proibir TV nos quartos, avisou Custelinha. Os gastos mensais gerais, que incluem luz, gua, internet, salrio da mensalista e material de limpeza, giram em torno de R$ 130,00 por morador. As despesas extras so pagas com recursos arrecadados em festas organizadas pela repblica. So dois os pr-requisitos para um calouro ser mais um morador da PIF-PAF: preciso ser do sexo masculino e cursar Engenharia na Ufop. O que a gente mais preza aqui a iniciativa do morador e o zelo pelo patrimnio. Aqui a organizao est sempre em primeiro lugar, afirmou Custelinha. Kurva D-Rio Em Piracicaba, no interior de So Paulo, dez alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) dividem o mesmo espao na repblica Kurva D-Rio. Segundo o morador Fbio Cherubin de Barros, 21, o Kuazimudo, a 60

65

10

70

repblica tem esse nome por causa do primeiro morador e um dos fundadores da casa. Ele morava em Rio Claro. Alm disso, na curva de rio s param tranqueiras, brincou. A casa tem trs quartos, uma sute e um quarto nos fundos. No tem TV a cabo, mas tem internet. E assim como na PIF-PAF, a TV comunitria e fica somente na sala para no dispersar o pessoal da casa. Para manter a ordem, eles pagam uma mensalista que trabalha de segunda sexta-feira. Alm disso, dois moradores so responsveis pelas refeies da semana. O gestor financeiro eleito para ficar no cargo por seis meses. No h uma poupana para gastos extras. Se acontece alguma despesa emergencial, preciso ratear o dinheiro na hora, disse Kuazimudo. Quando voc mora em repblica, voc amadurece porque aprende a respeitar as pessoas e a aceitar outras ideias. Esses moradores, com certeza, sero meus amigos para o resto da vida, disse. No conseguia estudar Recm-formado em Medicina Veterinria, Fbio Ouchana, 25, no conseguiu viver em repblica em Descalvado, no interior de So Paulo. Ele chegou a dividir a casa por quatro meses, mas no aguentou e preferiu dar um jeito de morar sozinho. No deu certo. muita farra, muita festa, eu no conseguia estudar, disse. Segundo Fbio, a gota dgua para ele decidir morar sozinho foi quando o companheiro da casa ficou s de cuecas quando seus pais visitavam a repblica. Achei uma falta de respeito. No estava no Big Brother. Resolvi alugar uma casa com ajuda dos meus pais e minhas despesas triplicaram, mas valeu a pena, avalia. Fbio disse que aprendeu a cozinhar, lavar roupa, alm de limpar a casa. S no aprendi a passar roupa, por isso pago uma pessoa para fazer isso aos sbados. Mas posso dizer que amadureci muito com essa experincia, disse.
em

15

75

20

80

25

85

30

90

35

(Adaptao do texto disponvel <http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0, MRP71625604,00.html>. Acesso em 23/8/2011)

40

45

50

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

Questo

05

Questo

07

Assinale o que for correto a respeito do texto 2. 01) Embora esteja alocado no link de notcias referentes a Vestibular da pgina de Internet de onde foi extrado, o texto 2 apresenta caractersticas de um texto jornalstico, podendo compor outra seo do site, no fosse sua temtica especfica. 02) Algumas caractersticas positivas observadas nas repblicas mencionadas no texto 2 so a diviso de tarefas e de despesas, a responsabilidade financeira, a unio e o respeito. 04) Para que a vida em repblica seja uma experincia bem sucedida, preciso tanto o estabelecimento quanto o cumprimento de regras. Caso isso no acontea, a sada morar sozinho, como o caso apresentado nas linhas 75-94. 08) Uma estratgia utilizada pela autora do texto 2 para apresentar o que a vida em repblica organizar os depoimentos de estudantes que vivem em repblica ou que j passaram por essa experincia na forma de discurso direto. 16) Nem todos os estudantes conseguem se adaptar vida em repblica por causa da falta de organizao, caracterstica desse tipo de microssociedade.

As relaes que se estabelecem entre oraes e entre partes do texto ajudam a organizar a coerncia. Assinale o que for correto a respeito dos elementos que estabelecem essas relaes no texto 2. 01) Em Para lavar as roupas, os 13 moradores compraram uma mquina de lavar (linhas 23-25), a orao iniciada pelo elemento em negrito introduz uma explicao para o fato expresso na orao seguinte. 02) Em No tem TV a cabo, mas tem internet (linhas 57-58), o elemento em negrito contrasta uma vantagem e uma desvantagem. 04) O fato veiculado em Se um deles instala televiso no quarto (linhas 28-29) condio para que tambm ocorram os fatos em ele se isola e no se rene com os demais e no se integra (linhas 29-30). 08) Em A casa tombada e considerada patrimnio histrico de Ouro Preto, por isso, requer muitos cuidados e dedicao dos moradores (linhas 10-12), a expresso em negrito utilizada para indicar uma concluso obtida a partir das informaes apresentadas na orao anterior. 16) Em Ela limpa a casa, arruma as camas, lava os banheiros, alm de fazer uns bolinhos, sucos e lanchinhos (linhas 20-22), a expresso em negrito utilizada para indicar adio de informaes.

Questo

06

A grafia dos nomes das repblicas e dos apelidos de seus moradores apresentados no texto 2 nem sempre segue as convenes ortogrficas adotadas como padro da escrita do portugus. A respeito disso, assinale o que for correto. 01) Em Custelinha (linha 16), o uso de u no lugar de o influenciado pelo fato de estar em slaba anterior slaba tnica, posio na qual vogais mais baixas podem ser substitudas por vogais mais altas na fala coloquial, como acontece em escola>iscola comida>cumida. 02) Em Kuazimudo (linha 51), o uso do k em vez de c motivado pelo fato de a repblica Kurva D-Rio disponibilizar Internet e, consequentemente, seus moradores utilizarem-se de convenes do internets para escreverem seus apelidos. 04) Em Kurva D-Rio (linha 46), a letra D em caixa alta representa a pronncia da preposio que foi omitida na escrita. 08) O nome PIF-PAF tem motivao fontica por assimilao com o nome da universidade onde estudam seus moradores, a Ufop. 16) Os nomes de repblicas e os apelidos de seus moradores so intencionalmente grafados em desacordo com as convenes ortogrficas vigentes e revelam informalidade.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

Questo

08

Questo

10

A lngua dispe de recursos que permitem a retomada ou a antecipao de informaes a respeito de referentes dos textos. A respeito disso, assinale o que for correto no texto 2. 01) Em todos estudantes de Engenharia (linha 3), o pronome em negrito retoma 13 moradores (linhas 2-3). 02) Em resolveram pagar uma mensalista (linhas 1819), o substantivo em negrito apresenta uma categoria qual se enquadra o nome prprio que ser introduzido no perodo seguinte. 04) Em Ela limpa a casa, arruma as camas, lava os banheiros (linhas 20-21), a retomada do referente Girlene (linha 20) feita inicialmente por pronome e depois por elipse. 08) Em Quando voc mora em repblica, voc amadurece (linhas 69-70), a forma em negrito remete ao leitor do texto. 16) Em Instalada no centro histrico de Ouro Preto (MG) h 61 anos, a repblica PIF-PAF abriga (linhas 1-2), a orao reduzida de particpio apresenta informaes que permitem que o leitor situe, temporal e espacialmente, a repblica PIF-PAF mesmo antes da introduo desse referente no texto.

Existem recursos na lngua que permitem ao autor de um texto a incluso da fala do outro em seu discurso. A respeito disso, assinale o que for correto nos textos 1 e 2. 01) Em So dois os pr-requisitos para um calouro ser mais um morador da PIF-PAF: preciso ser do sexo masculino e cursar Engenharia na Ufop. (texto 2, linhas 37-40), o discurso direto indicado pelo uso de dois-pontos para separar a fala do autor do texto da fala do entrevistado. 02) As regras de converso do discurso direto para o discurso indireto exigem que formas verbais do presente como em depois a gente limpa (texto 1, linhas 68-69) sejam transformadas em formas verbais do pretrito imperfeito. 04) Em - No cabe mquina de lavar aqui no apartamento (texto 1, linhas 50-51), o advrbio em negrito, por estar em perodo constitudo por discurso direto, remete ao local onde o texto foi produzido. 08) Em - Malu! Desestressa! - disse Hel (texto 1, linha 67), o discurso direto marcado pelo emprego do verbo de dizer para anunciar a fala de um personagem. 16) Em Fbio disse que aprendeu a cozinhar (texto 2, linha 90), alm do fato de o discurso indireto ser marcado pelo verbo de dizer para anunciar a fala do outro, o perodo constitudo por uma orao subordinada substantiva objetiva direta, introduzida pela conjuno que.

As questes 09 e 10 referem-se aos textos 1 e 2.

Questo

09

Textos de diferentes esferas sociais podem apresentar caractersticas diversas. A respeito disso, assinale o que for correto a respeito dos textos 1 e 2. 01) O texto 1 tem a funo de informar os leitores a respeito de como a vida em uma repblica. 02) O texto 2 um relato que trata do tema vida em repblica. 04) O texto 1 construdo a partir do relato das experincias da narradora-personagem Malu que, mesmo sendo ficcionais, so verossimilhantes. 08) A finalidade informativa do texto 2 motiva a jornalista a apresentar nome completo e idade dos moradores das repblicas, alm de seus apelidos, para garantir veracidade. 16) Por ter linguagem objetiva, o texto 1 apresenta predominncia de adjetivos qualificadores.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

LITERATURAS EM LNGUA PORTUGUESA


Questo 11
Assinale o que for correto. 01) O romance Senhora, de Jos de Alencar, classificado no mbito do projeto literrio do escritor como urbano, constitui-se uma intensa crtica sociedade oitocentista, na qual o casamento consiste na nica alternativa possvel para a aceitao social da mulher: a protagonista declara ter comprado um marido por ser este um traste indispensvel s mulheres honestas. 02) O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, ocupa lugar de destaque na histria da literatura brasileira, entre diversas razes, por retratar de maneira engenhosa o comportamento de um homem atormentado pelo cime. Nessa ordem de ideias, a grande questo do livro deixa de ser a famosa polmica acerca da traio ou da inocncia de Capitu e centra-se no modo de construo dos argumentos do narrador para atestar-lhe a culpa: se te lembras bem da Capitu menina, hs de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. 04) O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, integra o conjunto das obras de fico que marcaram o perodo de transio entre as tendncias literrias do final do sculo XIX (realismo-naturalismo, parnasianismo e simbolismo) e o modernismo brasileiro. Trata-se de uma obra caracterizada por reduplicar os padres estticos e ideolgicos dos perodos anteriores. A denominao de pr-modernista vem somente do fato de anteceder, ou seja, vir antes do modernismo. Segue um fragmento do romance, cuja linguagem solene atesta esta afirmativa: No se pudera conter. Aquela leva de desgraados a sair assim, a desoras, escolhidos a esmo, para uma carniaria distante, falara fundo a todos os seus sentimentos. 08) A coletnea de narrativas curtas O cobrador, de Rubem Fonseca diferentemente das demais obras do escritor paulistano, marcadas pela abordagem de problemas do cotidiano urbano contemporneo, como a violncia caracteriza-se pelo intimismo ou pela sondagem psicolgica, em que a problematizao da sociedade urbana violenta cede lugar a colquios amorosos. Pode-se atestar isso no seguinte fragmento do conto que d nome coletnea: Agora, muito tempo depois, deitados olhando um para o outro hipnotizados at que anoitece e nossos rostos brilham no escuro e o perfume do corpo dela traspassa as paredes do quarto. 16) A coletnea de narrativas curtas O calor das coisas, de Nlida Pion, construda em torno da temtica do casamento. So ao todo 13 contos cujas personagens se veem mergulhadas em conflitos

oriundos de unies conjugais problemticas. A exceo fica por conta de I love my husband, narrativa constituda do depoimento da narradoraprotagonista acerca de sua plenitude matrimonial, como demonstra o desfecho do conto: Um po que ele e eu comemos h tantos anos sem reclamar, ungidos pelo amor, atados pela cerimnia de um casamento que nos declarou marido e mulher. Ah, sim, eu amo meu marido.

Questo

12

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Joo Cabral de Melo Neto. Autocrtica S duas coisas conseguiram (des)feri-lo at a poesia: o Pernambuco de onde veio e o aonde foi, a Andaluzia. Um, o vacinou do falar rico e deu-lhe a outra, fmea e viva, desafio demente: em verso dar a ver Serto e Sevilha. 01) O poema Autocrtica, por meio de seu prprio ttulo, aponta para algumas das principais caractersticas da potica de Joo Cabral de Melo Neto: o rigor, a reflexo e a autoconscincia do fazer literrio por parte do poeta. 02) A presena das duas referncias geogrficas no poema (o serto pernambucano e a regio da Andaluzia, na Espanha) marcam dois aspectos importantes da primeira gerao modernista, da qual Joo Cabral de Melo Neto foi um dos expoentes: a abordagem crtica de elementos da realidade nacional brasileira e a deglutio antropofgica do elemento estrangeiro. 04) A referncia ao serto, embora importante no poema reproduzido, no encontra, contudo, espao significativo na obra de Joo Cabral de Melo Neto como um todo. O ambiente urbano o elemento de comparao e inspirao de sua produo lrica pautada pela postura do poeta engenheiro. 08) O rigor e a severidade em termos formais conduzem a lrica cabralina a construes sbrias, evitando ao mximo arroubos de emoo gratuitos. No poema Autocrtica, mesmo a lembrana de lugares importantes para o poeta traduzida por meio de versos que atrelam sua significao ao pensamento metaliterrio. 16) A conscincia arquitetural e a noo da poesia como composio, elementos que levaram a produo cabralina a um patamar destacado em termos de articulao de forma e contedo, influenciaram poetas posteriores, fazendo de Joo Cabral de Melo Neto um dos precursores do concretismo no Brasil.
UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

GABARITO 1

Questo

13

Questo

14

Assinale o que for correto sobre o modernismo brasileiro. 01) Embora seja possvel traar um quadro contendo as principais caractersticas do modernismo brasileiro, h de se ressaltar que, diferentemente das principais escolas literrias do sculo XIX, o movimento modernista no exibia um programa comum a ser seguido pelos escritores. Sua caracterstica unificadora consiste no desejo de liberdade de criao e de expresso. 02) O Manifesto Pau-Brasil, redigido por Oswald de Andrade, define os princpios fundamentais da poesia da primeira gerao modernista (1922-1930): espontaneidade, ingenuidade e primitivismo, no sentido de no estar contaminada por regras preestabelecidas do fazer literrio. A poesia PauBrasil, como a rvore do mesmo nome, pretendia se constituir em produto, ou cultura, de exportao, j que concebida a partir da unio da cor local com os meios de expresso de vanguarda. 04) O Prefcio interessantssimo apresenta os poemas de Pauliceia desvairada, de Mrio de Andrade. Publicado em 1922, esse prefcio consiste no primeiro texto terico a surgir no Brasil sobre a arte moderna. Trata-se de um texto que, bem ao gosto da esttica modernista, mistura seriedade e divertimento, e aproveita as sugestes da frmula: lirismo + arte = poesia. 08) A segunda fase do modernismo brasileiro (19301945) ainda mais radical do que a primeira em termos esttico-formais. Os escritores intensificam as demandas revolucionrias anteriores, publicando manifestos, como o Antropofgico, de Oswald de Andrade, e romances, como Vidas secas, de Graciliano Ramos, caracterizados por uma postura de rompimento com o passado. 16) Quanto aos temas do modernismo, a crtica costuma salientar que, embora os modernistas idealizadores da Semana de Arte Moderna defendessem a liberdade de expresso do artista, a temtica por eles abordada, sobretudo na chamada fase heroica (1922-1930), gira em torno dos grandes temas da literatura tradicional: eventos importantes, sentimentos sublimes, o belo, conflitos existenciais etc.

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e sobre seu autor, Manuel Bandeira. Potica Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto [expediente protocolo e manifestaes de apreo ao [sr. diretor Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no [dicionrio o cunho vernculo de um vocbulo Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construes sobretudo as sintaxes de exceo Todos os ritmos sobretudo os inumerveis Estou farto do lirismo namorador Poltico Raqutico Sifiltico De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de [si mesmo. De resto no lirismo Ser contabilidade tabela de cossenos secretrio do [amante exemplar com cem modelos de cartas e as [diferentes maneiras de agradar s mulheres, etc. Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbedos O lirismo difcil e pungente dos bbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao. 01) A lrica de Bandeira, apesar de ter legado tradio literria brasileira poemas marcantes como Potica, constitui apenas uma pequena parte da produo do autor, uma vez que ele se notabilizou como romancista, merecendo destaque obras como Macunama e Memrias sentimentais de Joo Miramar. 02) A preocupao com a forma potica revela a principal influncia da lrica de Manuel Bandeira: o parnasianismo e seus mestres como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira. 04) A viso potica que o poema defende se adequa quela que o modernismo brasileiro apresentou, sobretudo aquele da gerao de 1922, da qual Bandeira foi um dos principais nomes. 08) Apesar de propor o afastamento de todo lirismo que no libertao, Bandeira constri um poema com mtrica regular, o que estabelece um dilogo com modelos poticos anteriores aos do modernismo brasileiro. 16) Embora Bandeira seja um dos mais expressivos exemplos do modernismo do Brasil, sua produo inicial foi marcada por forte influncia do simbolismo, tal como pode ser verificado em uma obra como Cinza das horas, de 1917.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

10

Questo

15

Assinale o que for correto. 01) O romance Dom Casmurro, do escritor realista brasileiro Machado de Assis, narrado em primeira pessoa por Bento Santiago. Assim, pode-se dizer que o foco narrativo do romance, ou seja, o ponto de vista a partir do qual a histria contada, o do prprio narrador, conforme atesta este fragmento: O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescncia. Pois, senhor, no consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto igual, a fisionomia diferente. 02) O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, narrado em primeira pessoa por um narrador testemunha. Nesse sentido, a histria no contada a partir do ponto de vista do protagonista, mas sim a partir do ponto de vista do narrador. o que se pode verificar neste fragmento: Quaresma lia; e lembrava-se que Darwin escutava com prazer esse concerto dos charcos. Tudo na nossa terra extraordinrio! pensou. 04) O conto O cobrador, de Rubem Fonseca, narrado em primeira pessoa pelo prprio protagonista. O foco narrativo, portanto, o de um assassino em srie que pratica seus atos como forma de cobrana das dvidas que acredita que a sociedade tem para com ele. Eis o incio do conto: Na porta da rua uma dentadura grande, embaixo escrito Dr. Carvalho, Dentista. Na sala de espera vazia uma placa, Espere o Doutor est atendendo um cliente. 08) O conto O ilustre Menezes, de Nlida Pion, consiste na reescritura do conto de Machado de Assis Missa do galo. Enquanto, no texto original, a histria narrada a partir do ponto de vista do adolescente Nogueira, na verso da escritora contempornea, o foco narrativo o do marido de D. Conceio, o Menezes. Trata-se de uma estratgia narrativa que confere ao texto de Pion um intenso carter irnico, quando lido a partir da intertextualidade com a narrativa machadiana. Isso porque o narrador sequer capaz de imaginar a capacidade de dissimulao da esposa trada: Como prmio, para certos infortnios, tenho de Conceio a sua fidelidade e completa devoo ao lar. Assim, inimigo mesmo o tempo a esgotar-se sem cerimnia. 16) O romance Senhora, de Jos de Alencar, narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente. No entanto, o foco narrativo o de Fernando. a partir de seu ponto de vista que a histria narrada. Sendo assim, Aurlia retratada de fora, a partir das observaes do protagonista acerca de seu comportamento. Essa uma estratgia narrativa comum esttica romntica, uma vez que facilita a manifestao da subjetividade das personagens. Segue um trecho do romance: Aurlia fitou o retrato com delcia. Arrebatada pela veemncia do afeto que intumescia-lhe o seio, pousou nos lbios frios e mortos da imagem um beijo frvido, pujante,

impetuoso; um desses beijos exuberantes que so verdadeiras exploses da alma irrupta pelo fogo de uma paixo subterrnea, longamente recalcada.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

11

ESPANHOL
El fantasma que habita en mi casa. Ricardo Csar Garay Cuando mi padre la compr, yo era apenas un nio de dos aos, el menor de tres hermanos, Pablo de quince y Hernn de diecisis. La casa era antigua, sin embargo, muy bien mantenida, tena grandes ambientes, cuatro dormitorios en la planta alta, uno que daba al frente y los otros a un parque con un tupido follaje. Al fondo, una vivienda que usaba la servidumbre. En la planta baja, el living, la biblioteca, el comedor, cocina y antecocina, una despensa y la puerta que daba al stano. Durante el da, mis padres, docentes, concurran a sus respectivas escuelas y mis hermanos a sus actividades estudiantiles. Yo permaneca al cuidado de Ester, la empleada, una tierna mujer que era tambin cocinera y mucama. Fue en uno de esos das, jugando en el living mientras Ester cocinaba, que lo vi parado en la puerta de la biblioteca, observndome. Era un hombre viejo y con gesto amable. Despus de unos segundos, desapareci atravesando la pared. Lo vea con frecuencia y comenc a extraarlo despus que falt algn tiempo. Le pregunt a Ester por l. La mujer se qued mirndome entre asombrada e incrdula y no me contest. Casi lo haba borrado de mi mente cuando una tarde y ya adolescente, me encontraba estudiando una complicada materia que deba rendir y entonces sent su presencia. No me atemoric, por el contrario, fue una agradable sorpresa. All estaba mirndome, parado junto a la puerta de la biblioteca. l, como si hubiera ledo mi pensamiento, salud levantando su mano. Yo levant la ma y sonremos juntos. A partir de aquel momento estuvo junto a m ayudndome a estudiar. Las respuestas a mis preguntas surgan del papel a modo de manuscrito, pero jams contest ninguna referida a l. Con los aos me recib de maestro, mis padres y mis hermanos fallecieron y me jubil en la docencia. Hoy somos dos los fantasmas esperando a un nio a quien ensear.

Questo

16

Segn el texto, seale lo que est correcto. 01) Aunque la casa era antigua, estaba muy bien conservada. 02) La casa tena ms dormitorios que habitantes. 04) La casa posea tres pisos pues haba un stano. 08) Debido a la antigedad de la construccin, la casa era habitada por fantasmas. 16) La casa tena piezas en la planta alta en la que trabajaba la cocinera.

10

15

20

25

30

35

40

(Texto adaptado. Disponible en: <http://letrasyalgomas.foroes.net/t13121-el-fantasma-quehabita-en-mi-casa-cuento>. Acceso el 30/08/2011)

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

12

Questo

17

Questo

19

Seale la(s) alternativa(s) correcta(s) respecto a los aspectos gramaticales y lxicos de la Lengua Espaola presentes en el texto. 01) En la frase Cuando mi padre la compr (lnea 1), la se refiere a la planta alta de la casa. 02) En la frase comenc a extraarlo despus que falt algn tiempo (lneas 23-24), algn es apcope de alguno. 04) La afirmacin All estaba mirndome (lnea 32), puede ser cambiada por All me estaba mirando sin alteracin de significado. 08) En las frases Le pregunt a Ester por l (lneas 2425) y pero jams contest ninguna referida a l (lneas 38-39), en ambas el pronombre l se refiere a la misma persona. 16) En la frase estuvo junto a m ayudndome a estudiar (lnea 36), el verbo subrayado corresponde, en tercera persona del singular de imperativo afirmativo, a Aydame a estudiar.

Elija las frases que pueden ser sustituidas correctamente sin que haya alteracin de sentido. 01) Lo vea con frecuencia (lnea 23) por lo vea a menudo. 02) mis padres, docentes, concurran (lneas 13-14) por haba competencia entre mis padres profesores. 04) me recib de maestro (lnea 40) por conclu la carrera de profesor. 08) comenc a extraarlo (lnea 23) por empec a sentir su falta. 16) jugando en el living mientras Ester cocinaba (lneas 18-19) por brincando en el living mientras Ester cocinaba.

Questo

20

Questo

18

Respecto al anciano visto por el narrador, es correcto afirmar que 01) visitaba al chico toda vez que l no saba la leccin. 02) le salud levantando la mano y el chico respondi levantando la suya. 04) pregunt cierta vez a Ester dnde estaba el chico. 08) nunca responda cuestiones sobre s. 16) fue olvidado por el chico pues ste saba que no era real.

Segn el texto, es correcto afirmar que Ester 01) era una mujer afectuosa. 02) usaba siempre una vivienda ubicada en el mismo terreno. 04) era atea. 08) conoca al fantasma. 16) tena la casa bajo sus cuidados durante el da.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

13

FRANCS
Universits: quelles sont les plus chres dans le monde ? On a beaucoup parl de frais de scolarit dans les universits franaises ces dernires semaines. En publiant sur son site Top Universities les frais des 300 meilleures universits du monde, lorganisme QS permet de voir de prs quelles sont celles qui cotent le plus cher aux tudiants. Reste maintenant tablir celles qui proposent le meilleur rapport qualit/prix... La griffre US se vend trs chre Et l pas de surprise, lexcellence lamricaine cote trs cher. Comptez de lordre de 40 000$ (29 000 euros) par an pour aller suivre un master Harvard ou au MIT (Massachusetts Institute of Technology). Public, Berkeley est nettement moins cher avec 26 000 dollars en master (18 500 euros). Mais cela peut aller encore bien plus loin et il faudra compter 108 000 $ (79 000 euros) pour suivre un MBA (master of business administration) Harvard. Rsultat, si 72% des tudiants amricains reoivent des bourses, ils nen sont pas moins de plus en plus obligs de sendetter pour suivre leur cursus. Et les universits ont parfois du mal recruter comme la not le blog Big Browser du Monde en constatant que Groupon proposait maintenant des frais dinscription tarifs brads dans une universit prive. Quoi quil en soit, la moyenne des universits amricaines estime par lorganisme College Board est de: 2 700 $ par an (2 000 euros) dans les Community Colleges ; 19 600$ par an (14 350 euros) dans les universits publiques ; 27 200$ par an (20 000 euros) dans les universits prives ; Si on y ajoute, les frais de logement, de nourriture, dassurances sant ou encore de transports sur place, on arrive une moyenne de: 28 100$ par an (20 500 euros) dans les universits publiques ; 37 000$ par an (27 000 euros) dans les universits prives. Et dans le reste du monde ? Pratiquement aussi cote quHarvard dans la plupart des classements, luniversit britannique de Cambridge pratique des tarifs de moiti infrieurs celle de ses grandes rivales amricaines. Comptez sur 14 000 euros par an en master pour un tudiant tranger, un prix tout fait comparable celui des business schools franaises les plus renommes et de nombreux mastres spcialiss. Avec 22 000 euros annuels,

55

60

65

10

70

15

75

20

80

25

85

lImperial College de Londres met la barre encore un peu plus haut. La deuxime meilleure universit canadienne du classement de QS, Toronto, pratique des prix voisins (McGill est beaucoup moins chre), comme dailleurs lAustralian National University. Luniversit de Cambridge a t fonde en 1209 par des tudiants dOxford qui lavaient fui en raison de la violence qui y rgnait. En sortant du monde anglo-saxon, on change de dimension. La meilleure institution suisse (classe 18me au monde par QS), le Swiss Federal Institute of Technology de Zurich a limit ses frais de scolarit entre 700 et 1400 euros en master selon les disciplines. Un tarif appliqu quelle que soit sa nationalit. Au Japon, toujours au niveau master, luniversit de Kyoto fait payer ses cursus entre 2800 et 5600 euros, un tarif quon retrouve Hong Kong ou luniversit de Pkin. En Europe, lAllemagne pratique elle des tarifs proches de ceux de la Suisse (entre 700 et 1400 euros en master) pendant que les Danois de Copenhague font exploser les tarifs pour les tudiants trangers (hors Union europenne) en les portant 14000 euros par an (cest gratuit pour les Danois !). Un diffrentiel important entre les autochtones et les autres quon retrouve bien entendu en Grande-Bretagne mais aussi aux PaysBas : Utrecht les tudiants nerlandais payent entre 1400 et 2800 euros par an quand les trangers se voient taxer hauteur de 14000 euros. Bonne nouvelle, Uppsala, en Sude, cest gratuit pour tout le monde

30

(Adaptation du texte disponible sur <http://orientation.blog.lemonde.fr/2011/09/09/universites-quisont-les-plus-cheres-dans-le-monde>. Accs le 19/9/2011)

35

Questo

16

40

partir de la lecture de lextrait On a beaucoup parl de frais de scolarit (ligne 1), le mot soulign peut tre remplac, ayant le mme sens, par 01) rien. 02) pas. 04) peu. 08) assez. 16) bien.

45

50

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

14

Questo

17

Questo

19

partir de la lecture des deuxime, troisime et quatrime paragraphes (lignes 9-43), choisissez la/les bonne(s) rponse(s). 01) Havard cest une des universits le plus chre aux tats-Unis. 02) Les universits prives ont des difficults dinscrire des tudiants et font de bonnes offres des tarifs. 04) Aux universits prives la formation est plus complte. 08) Les frais de logement et de nourriture sont compris dans les tarifs universitaires. 16) 72% des tudiants amricains sont des boursiers.

Dans lextrait Reste maintenant tablir celles qui proposent le meilleur rapport qualit/prix (lignes 6-8), le mot soulign se rapport aux 01) semaines (ligne 02). 02) frais (ligne 03). 04) universits (ligne 04). 08) cotent (ligne 06). 16) tudiants (ligne 06) .

Questo

20

Questo

18

Choisissez la/les bonnes(s) rponse(s) partir de la lecture du premier paragraphe (lignes 1-8). 01) Toutes les tudes aux universits franaises sont gratuites. 02) Les 300 meilleures universits du monde sont en France. 04) Lorganisme QS demontre quelles sont les universits le plus coteuses aux tudiants. 08) Il nest pas important de considrer le rapport qualit/prix des universits. 16) Les frais de scolarit sont toujours en dbat.

partir de la lecture des cinquime, sixime, septime et huitime paragraphes (lignes 44-86), choisissez la/les bonne(s) rponse(s) propos de lorganisme QS. 01) Luniversit britannique de Cambridge est moins chre que les universits amricaines. 02) Le prix de lAustralian National University est pareil celui de luniversit McGill. 04) Les tudiants trangers payent les mmes tarifs que les Danois. 08) LImperial College de Londres est la plus chre des universits europennes. 16) Luniversit dUppsala est la moins chre des universits europennes.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

15

INGLS
Space hotel to give rich a thrill thats out of this world Russian engineers have announced the ultimate get-away-from-it-all holiday, revealing plans to put a hotel into orbit 200 miles above Earth by 2016. The four-room Hotel in the Heavens would house up to seven guests who would be able to dance happily in zero-gravity while watching as our planet turns. The out-of-this-world experience will not come cheaply, however. Space tourists will have to pay 500,000 to travel on a Soyuz rocket to get to the hotel before struggling to pay a further 100,000 for a five-day stay. The hotel will be aimed at wealthy individuals and people working for private companies who want to do research in space, said Sergei Kostenko, chief executive of Orbital Technologies, which will construct the orbiting guest house. A hotel should be comfortable, and this one will be. The news that Russia plans to launch a hotel into outer space is the latest example in a series of extreme holidaymaking projects. As the world accumulates more and more billionaires, entrepreneurs are seeking newer and more demanding ways to provide them with the ultimate in hi-tech thrills. Apart from space hotels, which have also been touted recently by US and European aerospace companies, proposals to fly thrill-seekers on rocket flights to the edge of space are now being finalised by Richard Bransons Virgin Galactic as well as by US companies. In the case of the space hotels, hedonism will be limited. Orbital Technologies have made it clear that guests will be restricted to consuming iced tea and fruit juices for their liquid intake. Alcohol will be banned. In addition, waste water will be recycled while air will be filtered to remove odour and bacteria and then returned to cabins. Tourists, accompanied by experienced crew, will also have to dine on food prepared on Earth and reheated in microwave ovens, while showers will be carefully sealed affairs to prevent water escaping as globules that otherwise would float around the hotels interior. It is scarcely five-star luxury. On the other hand, there will be many compensations. Views of the Earth from the space hotels special observation windows should be breathtaking as the craft fastly moves round our planet every 90 minutes providing guests with 16 sunsets and 16 sunrises a day. Visitors will also be able to choose to have their beds vertically or horizontally

55

60

65

10

70

inclined to their line of flight. Indeed, the prospect of weightlessness offers all sorts of zero-gravity activities that, on Earth, can only be dreamt of. By contrast, the pleasures offered for those who go on suborbital flights offered by Virgin Galactic will be over far more quickly. Launched on craft pioneered by aviation designer Burt Rutan, these craft will allow passengers to slip the bonds of the gravitational field for only a few minutes before their rocket-powered craft descends back to Earth. On the other hand, the companys plans are far more advanced than those put forward by most other space tourism entrepreneurs. Branson says Virgin Galactics first flights should begin next year. Tickets will cost a mere $200,000, with celebrities such as Paris Hilton, Tom Hanks and Stephen Hawking signing up for early flights. A billionaires dream venture, in other words.
em em

15

(Texto adaptado. Disponvel <http://wwwguardian.co.uk/science/2011>. Acesso 31/8/2011 s 10h50min)

20

Questo

16

25

According to the text, choose the correct alternative(s). 01) who (line 5) refers to Russian engineers. 02) which (line 17) refers to Orbital Technologies. 04) them (line 25) refers to entrepreneurs. 08) their (line 36) refers to guests. 16) those (line 67) refers to Virgin Galactics plans.

30

35

40

45

50

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

16

Questo

17

Questo

19

Choose the alternative(s) in which the information about the words/fragments from the text is correct. 01) house up to seven guests (line 5) means that more than seven guests can stay at the hotel at the same time. 02) The words cheaply (line 9), wealthy (line 13) and luxury (line 47) are usually used to talk about large amounts of money. 04) newer (line 24), clear (line 35) and more advanced (line 66) are comparative forms used to show an increase in size or degree in relation to something else. 08) The extract Alcohol will be banned (line 37) means the guests will not be allowed to drink alcoholic drinks while staying at space hotels. 16) The expressions On the other hand (lines 47-48) and By contrast (line 58) are used in the text to present an opposite idea.

According to the text, choose the alternative(s) in which the information about the compounds is correct. 01) In the extracts the ultimate get-away-from-it-all holiday (lines 1-2) and The out-of-this-world experience (line 8), the underlined parts are used to describe the nouns that follow them. 02) A four-room Hotel (line 4) means a hotel with four rooms and a five-day stay (line 12) means a stay that lasts five days. 04) thrill-seekers (line 29) refers to people who look for activities which make them excited and happy. 08) iced tea (line 36), fruit juices (line 36) and waste water (line 37) are drinks that guests can have at the space hotels. 16) breathtaking (line 50) can be translated into Portuguese as emocionante or empolgante.

Questo Questo 18

20

Choose the correct alternative(s), according to the text. 01) Tourist companies want to offer more holiday possibilities for rich tourists. 02) There are three options of trips into space: a house to live for a month, a hotel to spend some days, and a rocket to fly around the Earth for some minutes. 04) The space hotel project has been designed as a way to provide tourists with extreme adventure holidays. 08) The space hotel will not have exactly the same benefits as those on Earth, but other advantages will be offered. 16) Famous people such as Paris Hilton and Tom Hanks think the flights to space cost too much.

According to the information from the text, choose the correct alternative(s). 01) Space tourism also aims at non-governmental companies interested in studying more about space. 02) Tourists will not be allowed to do whatever they want to while staying at the space hotel. 04) Because of the position of the bed in the craft, visitors will have a restricted view of the Earth. 08) Tourists will have to have a strict training program to survive by themselves in the space. 16) Although the price for the space flight will be incredibly high, the trip will last only some minutes.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 2

17

S-ar putea să vă placă și