Sunteți pe pagina 1din 7

A influncia dos nveis de percepo de riscos

Prof. Antonio Fernando Navarro

Introduo:

Percepo o ato ou o efeito de perceber-se algo. De acordo com os conceitos emitidos pelos dicionrios, trata-se de uma reao a um estmulo exterior, que se manifesta por fenmenos qumicos, neurolgicos, e por diversos mecanismos psquicos tendentes a adaptar esta reao a seu objeto, como a identificao do objeto percebido (ou seu reconhecimento), sua diferenciao por ligao aos outros objetos. Ou seja, muito da percepo proveniente de experincias anteriores ou mesmo de memria gentica, hoje plenamente comprovada com animais, onde o filho de um predador j nasce predador. O beb, desde que nasce, comea a perceber o que est ao seu redor atravs do olhar, tato, sentido degustativo, pele, enfim, por uma prpria sensibilidade no de todo explicada, bastante semelhante sensibilidade e percepo da me para com seus filhos. Nessa fase, leva tudo boca, pega tudo, olha tudo com medo ou admirao, assusta-se com o desconhecido. Quando evolumos ainda continuamos a perceber o que est ao nosso redor, quase sempre atravs do olhar introspectivo. Se a curiosidade grande e no tem ningum perto para nos explicar, ou seja, depois da fase dos porqus, procuramos as interpretaes nas revistas ou livros. Quando entramos para a Faculdade, muitas coisas nos so desconhecidas. Passamos a preferir as matrias mais prticas a aquelas mais tericas, que nos fazem pensar mais. Assim, passa a ser comum que em muitas das disciplinas temos as matrias tericas e as prticas, para que os alunos saiam com melhor nvel de aprendizado. Ao sairmos da Faculdade, j nos imaginamos conhecedores de tudo, ou quase tudo. a que comeam os problemas. Este pequeno artigo, tratado de uma forma mais coloquial, nos conduz a uma reflexo e ao mesmo tempo nos traz alguns alertas para que tenhamos o sucesso em nossas profisses, empregando nossas percepes. Podemos estar vendo uma construo e muitas vezes no estamos percebendo que suas colunas esto desaprumadas. Podemos estar vendo uma experincia qumica e no estarmos percebendo que a reao produzida poder nos atingir. Podemos estar nos debruando sobre um projeto arquitetnico e no nos dar conta das necessidades de espaos da famlia.

Foto 1 Arquivo pessoal de AFANP-2011 A foto 1 apresenta uma atividade em uma obra. Somente pela fotografia v-se que h trs operrios envolvidos na atividade a qual, presume-se, seja a da verticalizao de uma forma de pilar de concreto armado. Todos os trs envolvidos na atividade esto com cintos de segurana. Todavia, no se observa uma linha de vida onde os talabartes desses cintos estejam atracados, ou seja, no se encontram protegidos contra o risco de queda. Tambm se v que h um dos operrios correndo mais risco de queda do que os demais. Para um engenheiro/arquiteto que esteja iniciando suas atividades, qual dever ser a abordagem de proteger os trabalhadores sem, contudo, o assustlos, aumentando os riscos? Situao difcil essa, no ? O risco deixa de existir, ou passa a ser mitigado, quando h planejamento da atividade e no planejamento discutem-se as estratgias, protees e riscos. nessa fase, sem riscos, que se discutem os riscos. bom esclarecer que uma coisa eliminar um risco algo bem difcil outra, de mitig-lo quando so empregados meios que atenuam os efeitos dos mesmos, principalmente sobre o ser humano. Mitigam-se riscos quando se fornece o EPI equipamento de proteo individual correto. No queremos apresentar um texto que retrate questes de segurana do trabalho, mas sim, que envolve as percepes individuais como um fator importante para o sucesso profissional.

Foto 2 Arquivo pessoal de AFANP - 2010 Na fotografia 2, v-se que h um trabalhador sobre um imvel, demolindo parte de uma parede. Percebe-se, contudo, que ele est com cinto de segurana e o talabarte do cinto est preso atrs de si. Todavia, ele est manuseando uma marreta pesada e batendo contra a parede. Um simples desequilbrio pode fazer com que ele venha a baixo, mesmo com o cinto e sofra leses. Mais uma vez vem a questo: Como abord-lo para que ele no se machuque? A resposta pode estar no planejamento da atividade.

Foto 3 Arquivo pessoal de AFANP - 1979 A foto 3 retrata um operrio trabalhando na desfrma de lingotes de ao, exposto no s s elevadas temperaturas como tambm a outros riscos provocados pela excessiva proximidade dos materiais, a mais de 350C.

Mesmo considerando a poca em que a fotografia foi tirada, a viso da percepo a mesma. A falta de um adequado planejamento, associada cultura da empresa podem ser um grande diferencial para o agravamento dos riscos.

Foto 4 Arquivo pessoal de AFANP - 1985 A foto 4 representa uma situao bastante comum, a de trabalhadores passando prximo a cargas iadas ou sob essas. Neste caso, peas que seriam incorporadas Usina de Angra II. Pela foto os riscos so muito claros, no s para quem observa a atividade, como tambm para quem encontra-se exposto a ela. A questo da abordagem ainda a mesma: como evitar que algum sofra leses? Uma das respostas a do planejamento das atividades. A percepo fruto da soma de experincias passadas e apreendidas, conhecimento, discernimento, entre outros aspectos. Muitas vezes vai-se ao campo com o encarregado de uma planta industrial e ele ao passar por um motor em funcionamento percebe algo estranho. Esse algo fruto de uma audio acurada para a percepo de defeitos, que decodifica os rudos. Quando estvamos terminando o curso de engenharia civil, no incio da dcada de 70, recebemos como misso analisar um projeto de escoramento metlico para a construo de uma ponte ferroviria. Como j ramos graduado em fsica e matemtica, pela atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (antiga Universidade do Estado da Guanabara), e estvamos concluindo Engenharia Civil, no queramos dar o brao a torcer, ainda mais para um desenhista projetista. O que hoje podemos chamar de cadista, com capacidade de realizar projetos. Pois bem, ficamos com aquelas pranchas sobre a mesa por uma semana, no incio, sem entender bem a que se referiam. Depois, sem entender o encadeamento entre elas, e por fim sem saber o que analisar.

Depois de uma semana de sofrimento, pois era um projeto complexo, empregando um tipo de estrutura denominado vigas Bailey, nossos conhecimentos na universidade j nos propiciavam algum entendimento. Quando o desenhista projetista, com 65 anos de idade e quase 50 de experincia aproximou-se de ns, perguntou: engenheiro, o que est errado? Balbuciamos: Por enquanto no vimos nada de errado. A estrutura est boa, os encaixes e apoios tambm e a seqncia de montagem est OK. Ele sorriu e perguntou? O senhor conferiu se os parafusos de ligao dos painis suportam todo esse peso? Naquele momento relutamos a confessar. Por fim dissemos: no, no verificamos. Ou seja, o principal item da estrutura de suportao no havia sido analisado. Seria algo como o alpinista avaliar a qualidade da corda e no se preocupar com os ns. Ele ento se sentou ao nosso lado e juntos comeamos a analisar os esforos atuantes sobre os parafusos, pois havia o risco de cisalhamento da estrutura. No precisamos dizer que a conversa ficou s entre ns, e agora com vocs, mas, naquele dia, entendemos que a primeira lio que um engenheiro tinha que ter era a da humildade, pois seu conhecimento no era maior do que a experincia acumulada por muitos daqueles que trabalhavam na mesma obra. Essa humildade era representada no s por permitir que outros podessem ter mais conhecimento do que ns, assim como o de ouvir e aceitar o que nos diziam. Seguindo sbias orientaes (Pr: 9, 8-9) passamos a entender melhor o sentido dessa humildade: no repreenda o zombador, porque ele odiar voc. Repreenda o sbio, pois ele o agradecer. D conselhos ao sbio e ele se tornar mais sbio ainda. D instrues ao justo e ele aprender ainda mais. Muitas vezes o profissional recm graduado no tem condies de perceber aquele que o ajudar a subir ou galgar espaos maiores e aquele que o ajudar a perder esses espaos. Em empreendimentos muito grandes isso muito comum. Assim, o melhor antes de tudo, familiarizar-se com a cultura e empreendimentos da empresa e como composta sua estrutura funcional.

A postura do Profissional

Quando dissemos que a percepo fruto da soma de experincias passadas e apreendidas, conhecimento, discernimento, etc., dizemos que a graduao fornece o conhecimento necessrio para a compreenso ou entendimento dos problemas. As experincias passadas vm com os estgios, leituras, discusses e aprendizado com o que dito ou escrito por profissionais experientes. O discernimento surge com o bom senso,

com a viso comparativa ou o equilbrio de decises. A humildade, demonstrada com a certeza de que, apesar de termos acumulado muito conhecimento, esse por si s ainda no o suficiente. Discernir parece ser algo fcil, j que depende de escolhas. Pode ser o certo ou o errado, o direito ou esquerdo, o bom ou o mau. Mas, h o discernimento de que algo pode no estar certo. Algumas vezes, o professor ao ser consultado pelo aluno a respeito de um exerccio, olha o raciocnio inicial e j diz: est errado. Ser? A experincia dele j suficiente para discernir que o resultado no ser o esperado. E a humildade? Como se consegue? muito difcil tratar-se do tema, j que envolve sentimentos, como orgulho, soberba, nvel salarial, educao familiar, e outras causas. Em nossos anos de trabalho como engenheiro ou coordenador de QSMS (qualidade, segurana, meio ambiente e sade), verificamos que muitos dos acidentes pessoais, ou envolvendo uma obra, encontra-se relacionada ao tratamento e a forma de como o trabalhador tratado. Em programas de auditoria comportamental nos anos de 2007 e 2008, com mais de 42.000 desvios apontados, em mais de 15% desses a causa bsica provinha da insatisfao do trabalhador com suas chefias. O engenheiro recm graduado sente-se orgulhoso de haver galgado mais um degrau em sua formao. Chega s obras bem intencionado, e com algum conhecimento para por em prtica. Todavia, ainda h uma longa caminhada para se chegar ao estgio de evoluo necessrio. Somente no ano passado, no municpio de Niteri estavam sendo construdos mais de 80 empreendimentos, alm daqueles em execuo nos Campi da UFF. O COMPERJ ser um dos grandes sorvedouros de mo de obra especializada, com capacidade de absorver minimamente 3.000 engenheiros, direta e indiretamente, e um nmero pelo menos cinco vezes maior de tcnicos de todos os nveis. Na falta dessa mo de obra especializada, entendida como aquela onde o trabalhador possui experincia profissional de 3 a 5 anos, muitos recm formados so postos na fogueira tendo que exercitar seus conhecimentos de modo rpido. natural que muitos pequenos deslizes ocorram. Entretanto, temos que ter em mente que o nosso sucesso ou fracasso depende mais de ns mesmos do que dos outros. Dizemos que a poca em que ouvir ouro e calar prata.

A postura do Profissional, fiscal

Em excelente apresentao sobre a postura da fiscalizao de construo e montagem, elaborada pelos profissionais Carlos Manzano e Jlio Almeida, ambos da Petrobras, neste ano, eles apresentam, em uma viso macro, como ressalte, a eficincia e eficcia, as

competncias individuais, os desempenhos individuais e coletivos, ou seja, o trabalho harmonioso com os colegas, a produtividade, postura e capacidade de liderana positiva. Continuando, associam palavras chave: Eficiente com Prontido, Efetividade com Inovao, Eficcia com Resultados, Eficincia com Procedimentos. De maneira bem simples eles nos dizem quais so as qualidades de um bom profissional, qual seja: a de estar pronto a aprender, a de ter capacidade de inovar, a de ter objetivos e metas associados a obteno de resultados e a de conhecer e saber cumprir os procedimentos. reboque das necessidades da Petrobras vm as necessidades das empresas que trabalham em seus projetos. A relao entre pessoas envolvidas diretamente nos projetos e aqueles que atuam para os projetos segue uma relao de 1:6 a 1:12, dependendo nos nveis de especializao exigidos. Nosso futuro profissional deve estar atento ao que o mercado espera dele. As empresas nutrem expectativas de que as Universidades Pblicas preparam melhor seus alunos do que outras. Tambm avaliam seus candidatos abordando questes como trabalhos sociais, entre outros. A viso da percepo, do nvel de amadurecimento de tomar-se uma deciso, mesmo que no seja a melhor, de saber conviver harmoniosamente com as equipes no so relevantes assim. As universidades, antigamente, formavam engenheiros melhor preparados para as adversidades. Hoje as universidades formam profissionais cada vez mais voltados para atividades especficas. H espaos para os profissionais generalistas e para os especialistas. Quem dir se se enquadra melhor em uma rea ou em outra o prprio profissional e sua capacidade de empreendimento e aprendizado.

S-ar putea să vă placă și