Sunteți pe pagina 1din 8

CONSTITUIO DA REPBLICA PORTUGUESA

Estado de direito democrtico....................................................................................................... 2 Tarefas fundamentais do Estado .................................................................................................. 2 Liberdade de associao .............................................................................................................. 2 Direitos dos trabalhadores ............................................................................................................ 3 Direitos dos consumidores ............................................................................................................ 3 Sade ............................................................................................................................................ 4 Habitao e urbanismo ................................................................................................................. 4 Ambiente e qualidade de vida ....................................................................................................... 5 Infncia .......................................................................................................................................... 5 Juventude ...................................................................................................................................... 5 Cidados portadores de deficincia .............................................................................................. 6 Terceira idade................................................................................................................................ 6 Educao, cultura e cincia .......................................................................................................... 6 Fruio e criao cultural .............................................................................................................. 6 Cultura fsica e desporto ............................................................................................................... 7 Objectivos dos planos ................................................................................................................... 7 Autonomia legislativa e administrativa .......................................................................................... 7 Descentralizao administrativa.................................................................................................... 8 Estrutura da Administrao ........................................................................................................... 8

Artigo 2. Estado de direito democrtico A Repblica Portuguesa um Estado de direito democrtico, baseado na soberania popular, no pluralismo de expresso e organizao poltica democrticas, no respeito e na garantia de efectivao dos direitos e liberdades fundamentais e na separao e interdependncia de poderes, visando a realizao da democracia econmica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa. Artigo 9. Tarefas fundamentais do Estado So tarefas fundamentais do Estado: a) Garantir a independncia nacional e criar as condies polticas, econmicas, sociais e culturais que a promovam; b) Garantir os direitos e liberdades fundamentais e o respeito pelos princpios do Estado de direito democrtico; c) Defender a democracia poltica, assegurar e incentivar a participao democrtica dos cidados na resoluo dos problemas nacionais; d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivao dos direitos econmicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformao e modernizao das estruturas econmicas e sociais; e) Proteger e valorizar o patrimnio cultural do povo portugus, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do territrio; f) Assegurar o ensino e a valorizao permanente, defender o uso e promover a difuso internacional da lngua portuguesa; g) Promover o desenvolvimento harmonioso de todo o territrio nacional, tendo em conta, designadamente, o carcter ultraperifrico dos arquiplagos dos Aores e da Madeira; h) Promover a igualdade entre homens e mulheres. Artigo 46. Liberdade de associao 1. Os cidados tm o direito de, livremente e sem dependncia de qualquer autorizao, constituir associaes, desde que estas no se destinem a promover a violncia e os respectivos fins no sejam contrrios lei penal. 2. As associaes prosseguem livremente os seus fins sem interferncia das autoridades pblicas e no podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades seno nos casos previstos na lei e mediante deciso judicial. 3. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao nem coagido por qualquer meio a permanecer nela. 4. No so consentidas associaes armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizaes racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.

Artigo 59. Direitos dos trabalhadores 1. Todos os trabalhadores, sem distino de idade, sexo, raa, cidadania, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, tm direito: a) retribuio do trabalho, segundo a quantidade, natureza e qualidade, observando-se o princpio de que para trabalho igual salrio igual, de forma a garantir uma existncia condigna; b) organizao do trabalho em condies socialmente dignificantes, de forma a facultar a realizao pessoal e a permitir a conciliao da actividade profissional com a vida familiar; c) A prestao do trabalho em condies de higiene, segurana e sade; d) Ao repouso e aos lazeres, a um limite mximo da jornada de trabalho, ao descanso semanal e a frias peridicas pagas; e) assistncia material, quando involuntariamente se encontrem em situao de desemprego; f) A assistncia e justa reparao, quando vtimas de acidente de trabalho ou de doena profissional. 2. Incumbe ao Estado assegurar as condies de trabalho, retribuio e repouso a que os trabalhadores tm direito, nomeadamente: a) O estabelecimento e a actualizao do salrio mnimo nacional, tendo em conta, entre outros factores, as necessidades dos trabalhadores, o aumento do custo de vida, o nvel de desenvolvimento das foras produtivas, as exigncias da estabilidade econmica e financeira e a acumulao para o desenvolvimento; b) A fixao, a nvel nacional, dos limites da durao do trabalho; c) A especial proteco do trabalho das mulheres durante a gravidez e aps o parto, bem como do trabalho dos menores, dos diminudos e dos que desempenhem actividades particularmente violentas ou em condies insalubres, txicas ou perigosas; d) O desenvolvimento sistemtico de uma rede de centros de repouso e de frias, em cooperao com organizaes sociais; e) A proteco das condies de trabalho e a garantia dos benefcios sociais dos trabalhadores emigrantes; f) A proteco das condies de trabalho dos trabalhadores-estudantes. 3. Os salrios gozam de garantias especiais, nos termos da lei.

Artigo 60. Direitos dos consumidores

1. Os consumidores tm direito qualidade dos bens e servios consumidos, formao e informao, proteco da sade, da segurana e dos seus interesses econmicos, bem como reparao de danos. 2. A publicidade disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa. 3. As associaes de consumidores e as cooperativas de consumo tm direito, nos termos da lei, ao apoio do Estado e a ser ouvidas sobre as questes que digam respeito defesa dos consumidores, sendo-lhes reconhecida legitimidade processual para defesa dos seus associados ou de interesses colectivos ou difusos.

Artigo 64. Sade 1. Todos tm direito proteco da sade e o dever de a defender e promover. 2. O direito proteco da sade realizado: a) Atravs de um servio nacional de sade universal e geral e, tendo em conta as condies econmicas e sociais dos cidados, tendencialmente gratuito; b) Pela criao de condies econmicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a proteco da infncia, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemtica das condies de vida e de trabalho, bem como pela promoo da cultura fsica e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educao sanitria do povo e de prticas de vida saudvel. 3. Para assegurar o direito proteco da sade, incumbe prioritariamente ao Estado: a) Garantir o acesso de todos os cidados, independentemente da sua condio econmica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitao; b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o pas em recursos humanos e unidades de sade; c) Orientar a sua aco para a socializao dos custos dos cuidados mdicos e medicamentosos; d) Disciplinar e fiscalizar as formas empresariais e privadas da medicina, articulando-as com o servio nacional de sade, por forma a assegurar, nas instituies de sade pblicas e privadas, adequados padres de eficincia e de qualidade; e) Disciplinar e controlar a produo, a distribuio, a comercializao e o uso dos produtos qumicos, biolgicos e farmacuticos e outros meios de tratamento e diagnstico; f) Estabelecer polticas de preveno e tratamento da toxicodependncia. 4. O servio nacional de sade tem gesto descentralizada e participada. Artigo 65. Habitao e urbanismo 1. Todos tm direito, para si e para a sua famlia, a uma habitao de dimenso adequada, em condies de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. 2. Para assegurar o direito habitao, incumbe ao Estado: a) Programar e executar uma poltica de habitao inserida em planos de ordenamento geral do territrio e apoiada em planos de urbanizao que garantam a existncia de uma rede adequada de transportes e de equipamento social; b) Promover, em colaborao com as autarquias locais, a construo de habitaes econmicas e sociais; c) Estimular a construo privada, com subordinao ao interesse geral, e o acesso habitao prpria ou arrendada; d) Incentivar e apoiar as iniciativas das comunidades locais e das populaes, tendentes a resolver os respectivos problemas habitacionais e a fomentar a criao de cooperativas de habitao e a autoconstruo. 3. O Estado adoptar uma poltica tendente a estabelecer um sistema de renda compatvel com o rendimento familiar e de acesso habitao prpria. 4. O Estado, as regies autnomas e as autarquias locais definem as regras de ocupao, uso e transformao dos solos urbanos, designadamente atravs de instrumentos de planeamento, no quadro das leis respeitantes ao ordenamento do territrio e ao urbanismo, e procedem s expropriaes dos solos que se revelem necessrias satisfao de fins de utilidade pblica urbanstica.

5. garantida a participao dos interessados na elaborao dos instrumentos de planeamento urbanstico e de quaisquer outros instrumentos de planeamento fsico do territrio. Artigo 66. Ambiente e qualidade de vida 1. Todos tm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. 2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentvel, incumbe ao Estado, por meio de organismos prprios e com o envolvimento e a participao dos cidados: a) Prevenir e controlar a poluio e os seus efeitos e as formas prejudiciais de eroso; b) Ordenar e promover o ordenamento do territrio, tendo em vista uma correcta localizao das actividades, um equilibrado desenvolvimento scio-econmico e a valorizao da paisagem; c) Criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio, bem como classificar e proteger paisagens e stios, de modo a garantir a conservao da natureza e a preservao de valores culturais de interesse histrico ou artstico; d) Promover o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovao e a estabilidade ecolgica, com respeito pelo princpio da solidariedade entre geraes; e) Promover, em colaborao com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoaes e da vida urbana, designadamente no plano arquitectnico e da proteco das zonas histricas; f) Promover a integrao de objectivos ambientais nas vrias polticas de mbito sectorial; g) Promover a educao ambiental e o respeito pelos valores do ambiente; h) Assegurar que a poltica fiscal compatibilize desenvolvimento com proteco do ambiente e qualidade de vida. Artigo 69. Infncia 1. As crianas tm direito proteco da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminao e de opresso e contra o exerccio abusivo da autoridade na famlia e nas demais instituies. 2. O Estado assegura especial proteco s crianas rfs, abandonadas ou por qualquer forma privadas de um ambiente familiar normal. 3. proibido, nos termos da lei, o trabalho de menores em idade escolar.

Artigo 70. Juventude 1. Os jovens gozam de proteco especial para efectivao dos seus direitos econmicos, sociais e culturais, nomeadamente: a) b) c) d) e) No ensino, na formao profissional e na cultura; No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurana social; No acesso habitao; Na educao fsica e no desporto; No aproveitamento dos tempos livres.

2. A poltica de juventude dever ter como objectivos prioritrios o desenvolvimento da personalidade dos jovens, a criao de condies para a sua efectiva integrao na vida activa, o gosto pela criao livre e o sentido de servio comunidade. 3. O Estado, em colaborao com as famlias, as escolas, as empresas, as organizaes de moradores, as associaes e fundaes de fins culturais e as colectividades de cultura e recreio, fomenta e apoia as organizaes juvenis na prossecuo daqueles objectivos, bem como o intercmbio internacional da juventude. Artigo 71. Cidados portadores de deficincia 1. Os cidados portadores de deficincia fsica ou mental gozam plenamente dos direitos e esto sujeitos aos deveres consignados na Constituio, com ressalva do exerccio ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados. 2. O Estado obriga-se a realizar uma poltica nacional de preveno e de tratamento, reabilitao e integrao dos cidados portadores de deficincia e de apoio s suas famlias, a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para com eles e a assumir o encargo da efectiva realizao dos seus direitos, sem prejuzo dos direitos e deveres dos pais ou tutores. 3. O Estado apoia as organizaes de cidados portadores de deficincia. Artigo 72. Terceira idade 1. As pessoas idosas tm direito segurana econmica e a condies de habitao e convvio familiar e comunitrio que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalizao social. 2. A poltica de terceira idade engloba medidas de carcter econmico, social e cultural tendentes a proporcionar s pessoas idosas oportunidades de realizao pessoal, atravs de uma participao activa na vida da comunidade. Artigo 73. Educao, cultura e cincia 1. Todos tm direito educao e cultura. 2. O Estado promove a democratizao da educao e as demais condies para que a educao, realizada atravs da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superao das desigualdades econmicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do esprito de tolerncia, de compreenso mtua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participao democrtica na vida colectiva. 3. O Estado promove a democratizao da cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidados fruio e criao cultural, em colaborao com os rgos de comunicao social, as associaes e fundaes de fins culturais, as colectividades de cultura e recreio, as associaes de defesa do patrimnio cultural, as organizaes de moradores e outros agentes culturais. 4. A criao e a investigao cientficas, bem como a inovao tecnolgica, so incentivadas e apoiadas pelo Estado, por forma a assegurar a respectiva liberdade e autonomia, o reforo da competitividade e a articulao entre as instituies cientficas e as empresas. Artigo 78. Fruio e criao cultural 1. Todos tm direito fruio e criao cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o patrimnio cultural. 2. Incumbe ao Estado, em colaborao com todos os agentes culturais:

a) Incentivar e assegurar o acesso de todos os cidados aos meios e instrumentos de aco cultural, bem como corrigir as assimetrias existentes no pas em tal domnio; b) Apoiar as iniciativas que estimulem a criao individual e colectiva, nas suas mltiplas formas e expresses, e uma maior circulao das obras e dos bens culturais de qualidade; c) Promover a salvaguarda e a valorizao do patrimnio cultural, tornando-o elemento vivificador da identidade cultural comum; d) Desenvolver as relaes culturais com todos os povos, especialmente os de lngua portuguesa, e assegurar a defesa e a promoo da cultura portuguesa no estrangeiro; e) Articular a poltica cultural e as demais polticas sectoriais. Artigo 79. Cultura fsica e desporto 1. Todos tm direito cultura fsica e ao desporto. 2. Incumbe ao Estado, em colaborao com as escolas e as associaes e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prtica e a difuso da cultura fsica e do desporto, bem como prevenir a violncia no desporto. Artigo 90. Objectivos dos planos Os planos de desenvolvimento econmico e social tm por objectivo promover o crescimento econmico, o desenvolvimento harmonioso e integrado de sectores e regies, a justa repartio individual e regional do produto nacional, a coordenao da poltica econmica com as polticas social, educativa e cultural, a defesa do mundo rural, a preservao do equilbrio ecolgico, a defesa do ambiente e a qualidade de vida do povo portugus. Artigo 228. Autonomia legislativa e administrativa Para efeitos do disposto no n. 4 do artigo 112. e nas alneas a) a c) do n. 1 do artigo 227., so matrias de interesse especfico das regies autnomas, designadamente: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) l) m) n) o) Valorizao dos recursos humanos e qualidade de vida; Patrimnio e criao cultural; Defesa do ambiente e equilbrio ecolgico; Proteco da natureza e dos recursos naturais, bem como da sanidade pblica, animal e vegetal; Desenvolvimento agrcola e pisccola; Recursos hdricos, minerais e termais e energia de produo local; Utilizao de solos, habitao, urbanismo e ordenamento do territrio; Vias de circulao, trnsito e transportes terrestres; Infra-estruturas e transportes martimos e areos entre as ilhas; Desenvolvimento comercial e industrial; Turismo, folclore e artesanato; Desporto; Organizao da administrao regional e dos servios nela inseridos; Outras matrias que respeitem exclusivamente respectiva regio ou que nela assumam particular configurao.

Artigo 237. Descentralizao administrativa 1. As atribuies e a organizao das autarquias locais, bem como a competncia dos seus rgos, sero reguladas por lei, de harmonia com o princpio da descentralizao administrativa. 2. Compete assembleia da autarquia local o exerccio dos poderes atribudos pela lei, incluindo aprovar as opes do plano e o oramento. 3. As polcias municipais cooperam na manuteno da tranquilidade pblica e na proteco das comunidades locais.

Artigo 267. Estrutura da Administrao 1. A Administrao Pblica ser estruturada de modo a evitar a burocratizao, a aproximar os servios das populaes e a assegurar a participao dos interessados na sua gesto efectiva, designadamente por intermdio de associaes pblicas, organizaes de moradores e outras formas de representao democrtica. 2. Para efeito do disposto no nmero anterior, a lei estabelecer adequadas formas de descentralizao e desconcentrao administrativas, sem prejuzo da necessria eficcia e unidade de aco da Administrao e dos poderes de direco, superintendncia e tutela dos rgos competentes. 3. A lei pode criar entidades administrativas independentes. 4. As associaes pblicas s podem ser constitudas para a satisfao de necessidades especficas, no podem exercer funes prprias das associaes sindicais e tm organizao interna baseada no respeito dos direitos dos seus membros e na formao democrtica dos seus rgos. 5. O processamento da actividade administrativa ser objecto de lei especial, que assegurar a racionalizao dos meios a utilizar pelos servios e a participao dos cidados na formao das decises ou deliberaes que lhes disserem respeito. 6. As entidades privadas que exeram poderes pblicos podem ser sujeitas, nos termos da lei, a fiscalizao administrativa.

S-ar putea să vă placă și