Sunteți pe pagina 1din 17

O ESPAO UNIVER-CIDADE E PELC: A EXPERINCIA DO GRUPO GEPLEC/UFPNA GESTO DO PROGRAMA DE ESPORTE E LAZER NA CIDADE DE CURITIBA Simone Rechia1 Aline

Tschoke2 Luize Moro3 Departamento de Educao Fsica Universidade Federal do Paran Curitiba, Brasil RESUMO O presente texto visa relatar os caminhos didtico-metodolgicos norteadores da implantao do PELC/UFPR, no perodo de 2008 a 2009, desenvolvido pelo GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LAZER, ESPAO E CIDADE DA UFPR (GEPLEC), localizado no CEPELS/DEF/UFPR. Esta ao se consolidou de forma articulada entre ensino-pesquisa-extenso, com intervenes prticas no mbito do lazer para a comunidade e formao continuada para professores e educadores. Para tanto, os contedos como jogo, esporte, dana, lutas, teatro, msica, capoeira, prticas corporais na natureza, entre outras aes, foram desenvolvidos, ampliados e transformados. Tal ao partiu do princpio que as experincias no tempo-espao do lazer podem se constituir como uma prtica sociocultural, pedaggica e poltica. Palavras chave: ensino-pesquisa-extenso, lazer. ABSTRACT This paper aims at reporting the ways teaching and methodological guide the deployment of PELC/UFPR in the period 2008 to 2009, developed by the GROUP OF LEISURE STUDIES AND RESEARCH, SPACE AND THE CITY UFPR (GEPLEC), located in CEPELS / DEF / UFPR. This action was consolidated in coordination between educationresearch-extension, with practical interventions in the context of recreation for the community and continuing education for teachers and educators. For both, the contents such as game, sports, dance, fights, drama, music, capoeira, bodily practices in nature, among other actions, have been developed, expanded and transformed. Such action was
1

Professora adjunta do Departamento de Educao Fsica da UFPR, ps- doutora pela Universidade de Barcelona. 2 Professora substituta do Departamento de Educao Fsica da UFPR, mestre em Educao Fsica pela UFPR. 3 Mestranda do programa de ps-graduao em Educao Fsica da UFPR.

assumed that the experiments in space-time leisure can be constituted as a sociocultural practice, pedagogy and politics. Keywords: teaching, research, extention, leisure UNIVER-CIDADE A RELAO DIALTICA ENTRE UNIVERSIDADE E CIDADE Como conectar universidade e cidade? Como transformar ambientes sociais e seus saberes em espaos propcios para experincias formativas no mbito da Educao Fsica a partir do PELC/UFPR de forma indissocivel? Entendemos que a Extenso Universitria no qualquer trabalho fora da universidade ou mero servio assistencialista populao carente, mas sim um espao acadmico, que possibilita conectar aprendizado, produo e aplicao prtica, em prol do desenvolvimento de uma determinada comunidade. Nessa direo h uma relao dialtica entre comunidade-universidade, isto , nessa troca dos saberes a comunidade contribui de forma efetiva com a instituio que a beneficia, passando-lhe experincias da vida real, dando crdito aos saberes acadmicos sistematizados e justificando o que se realiza nas reas de ensino e pesquisa. Acreditamos que a Extenso Universitria tem um papel efetivo para a melhoria de vida em comunidade, ao mesmo tempo que possibilita aos professores e alunos qualificar suas aes pedaggicas. Segundo a concluso retirada do Frum de Pr-reitores das Universidades Pblicas Brasileiras em 1987, tal ao universitria se constitui como processo educativo, cultural e cientfico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissocivel e viabiliza a relao transformadora entre universidade e a sociedade.

A forma indissocivel entre pesquisa, ensino e extenso materializa-se no momento em que essa integrao assegurada com base nas demandas da sociedade, possibilitando a elaborao da prxis de um conhecimento acadmico. Para Falco (2006, p. 34):

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadmicos e populares, ter como conseqncia a produo do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratizao do conhecimento acadmico e a participao efetiva da comunidade na atuao da universidade.

Entretanto, percebemos que nos ltimos anos, no ensino universitrio brasileiro, aconteceram profundos abalos nesse trip, como o surgimento de vrias universidades privadas que visam formao para uma imediata insero no mercado de trabalho. Comprometendo, assim, a qualidade de ensino oferecido aos jovens e formando profissionais muitas vezes descomprometidos com as emergentes transformaes polticas e sociais da sociedade brasileira. Tambm nas universidades pblicas presenciamos uma srie de medidas governamentais, que demonstram um modelo frgil que aparentemente no se apresenta como ideal, uma vez que no aponta condies materiais e financeiras para manter essa indissociabilidade e, portanto, um ensino de qualidade. Para Falco (2006), a sociedade brasileira vem sofrendo inmeras transformaes sociais. Nesse contexto a educao brasileira tambm vem sofrendo algumas mudanas e, com elas, a universidade tambm se transforma; contudo, parece no ter ainda definido o seu caminho. Segundo Ristoff (1999, citado por FALCO, 2006), a universidade brasileira atravessa uma crise do ponto de vista financeiro, elitista e de modelo:

A primeira delas, a crise financeira, deteriora a instituio devido falta de recursos disponveis para a atualizao dos materiais fsicos que constituem a universidade, como bibliotecas, salas de aula e laboratrios. A crise do elitismo diz respeito a um questionamento central nas discusses atuais, indagando a quem a universidade deve servir, haja vista que atualmente apenas 10% da populao com faixa etria entre 17 e 24 anos encontra-se matriculada no curso superior, ou seja, apenas uma minoria tem acesso universidade. E finalmente, a crise de modelo, que se refere s funes do ensino superior (RISTOFF, 1999, citado por FALCO, 2006, p. 37-38).

Essas problemticas apontam para a necessidade emergente de refletirmos sobre o ensino brasileiro de forma ampliada, e aqui especificamente sobre a Extenso Universitria no mbito da rea de Educao Fsica, cuja tarefa exercitar em todos os nveis a articulao entre ensino-pesquisa-extenso em projetos acadmicos, estando essas trs dimenses dialeticamente relacionadas, no entanto, conscientes que essa formao est condicionada a um modelo ideal de Universidade Pblica.

PLANEJANDO AES EXTENSIONISTAS COMUNITRIAS EM UMA CIDADE Como pensar sobre as intervenes no mbito do tempo-espao de lazer em comunidades com pouco acesso aos bens culturais produzidos na sociedade moderna sem antes discutir sobre o que uma cidade? Qualquer que seja a sua escala, a cidade uma organizao viva, dinmica, com suas diversificadas partes em permanente interao. Motivo pelo qual o estudo sobre as cidades tem sofrido grandes transformaes, especialmente nas ltimas dcadas, no apenas em relao s perspectivas do que uma cidade, seu papel, sua funo, mas tambm com o surgimento de novos conceitos da dinmica urbana. Nesse sentido, Carlos (2003, p. 13) apresenta os seguintes questionamentos:

O que pensar a cidade e o urbano hoje? [...] como pensar as contradies do mundo moderno, o que aparece como novo e o que est posto como permanncia; como ambos se realizam? Como pensar o que singular e especfico no Brasil e o que se constitui como conseqncia dos processos mundiais? Como desvendar os contedos do processo de urbanizao hoje? Qual o alcance da teoria? O que um projeto para cidade? Qual o seu contedo e o caminho para sua construo? Onde se gesta?

So questes instigantes e desafiadoras, pois a cidade articula teoria e prtica, alm de revelar identidades e lutas no plano do vivido e do subjetivo, introduzir referenciais do global para o local, revelando a complexidade da produo social do espao urbano. De tal forma, no espao urbano, fundem-se os interesses do capital, a ao do Estado e a luta dos moradores como uma das formas de resistncia contra a segregao no espao residencial e pelo direito cidade. O direito cidade, para Lefebvre (1969), manifesta-se como forma superior dos direitos: direito liberdade, individualizao na socializao, ao habitat e habitao. E nesse contexto tambm o direito obra e o direito apropriao se imbricam. Para tanto, deveramos considerar a cidade como espao privilegiado para a conexo entre: cultura, trabalho, lazer, esporte e educao, entre outras dimenses. Nesse sentido, o espao-cidade passaria tambm a significar as diversas formas de relacionamento do sujeito com o lugar onde vive. E o espao produzido resultante dessas relaes precisa ser percebido na sua dimenso humana, ou seja, no que uma cidade e alguns de seus cenrios significam para quem nela vive e para quem deles usufrui. Considerando que nesses cenrios h sempre uma organizao viva, dinmica, com suas diversificadas partes, em permanente interao.

Portanto, quando falamos em realizar intervenes extensionistas em uma cidade, estamos falando em democratizar acessos aos ambientes pblicos para potencializar experincias socioculturais. No entanto, deve-se considerar que, para a plena efetivao de experincias no mbito do lazer, necessrio, antes de tudo, que o tempo disponvel corresponda a um espao disponvel. Salientamos que para realizar um projeto articulado entre ensino, pesquisa e extenso vinculados rea de Educao Fsica, no espao da cidade, partimos da compreenso da corporeidade como presena no mundo, sendo o movimento humano a expresso desta corporeidade, representando, portanto, uma forma de comunicao, um dilogo entre o ser humano e o mundo. Para Tuan (1983), a relao do meio ambiente com os sentimentos manifesta-se constantemente por meio de nossas aes, e, portanto, por meio do nosso corpo. Acreditamos que a rea de Educao Fsica, por meio de inmeras prticas corporais, pode despertar sensibilidades, conduzindo a interessantes formas de comunicao com o meio ambiente, este no visto como oposio ao ser humano, mas como lugar onde a relao corpo-universo se insere, tornando assim a experincia corporal um referencial dos sujeitos no mundo. Ao propormos experincias no tempo-espao de lazer dentro da perspectiva cultural, em ambientes pblicos que possibilitaram contato consigo mesmo, com o outro e com a cidade, buscamos uma convergncia um pouco mais harmnica destas dimenses e assumimos a corporeidade como elemento fundamental, com a inteno de abrir as portas da percepo criativa para dar passagem aos sentimentos, a intuio, a emotividade, a

imaginao, a sociabilidade, visualizando uma (re)definio e (re)significao da cultura pela recuperao da sensibilidade perdida no meio urbano. Portanto, ao combinar lazer, ambiente urbano e Educao Fsica foi possvel tambm potencializar espaos educativos apontando a necessidade de (co)participao da comunidade para soluo de problemas locais, onde cada um em potencial importante para a manuteno e alterao deste cotidiano. Maffessoli (1994) refora essa ideia quando ressalta que o cotidiano uma trama de fios minsculos estreitamente tecidos, onde cada um em particular extremamente insignificante. Mas exatamente esta insignificncia que constitui sua fora e sua permanncia. Ao proporcionar aos moradores desse lugar a potencializao da cultura local, a partir de um cotidiano modificado, buscamos gerar um sentido de pertencimento ao lugar.

O PELC/UFPR: NOSSA PROPOSTA DIDTICO-METODOLGICA Em 2008 o Departamento de Educao Fsica da Universidade Federal do Paran foi contemplado, pela SNDEL Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, com o Edital referente ao PELC Programa Esporte e Lazer na Cidade. Desde o incio do processo de seleo de projetos, o GEPLEC4/UFPR conectou a implantao desse programa a dois de seus projetos j existentes. O primeiro de Extenso Universitria,
GEPLEC Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espao e Cidade, inserido no Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da Universidade Federal do Paran. Este grupo desenvolve as seguintes pesquisas: Projeto A escola e os espaos ldicos, financiado pela Pr-Reitoria de Graduao da UFPR; Projeto Univer-cidade: um giro pela cidade brincando, aprendendo e conservando, financiado pela SNDEL atravs do Programa Esporte Lazer na Cidade (PELC) e pela Pr-Reitoria de Extenso da UFPR; Projeto SESI/CEPELS intitulado Anlise sobre os espaos e equipamentos de esporte e lazer das indstrias do Paran, entre outros que sero citados diretamente neste texto.
4

intitulado UNIVER-CIDADE: um giro pela cidade brincando, aprendendo e preservando, que visa o lazer aliado educao ambiental, e o segundo, intitulado Diagnstico de Polticas Pblicas de Esporte e Lazer do Estado do Paran, cujo objetivo realizar estudos sobre espaos e equipamentos de Esporte e Lazer, financiado pela REDE CEDES/PR 5 e UFPR. Nesses dois estudos detectamos que a preservao de ambientes naturais no meio urbano (praas e parques) est diretamente ligada s formas de apropriao no mbito das experincias do Lazer e do Esporte. A partir desta constatao emerge a necessidade de (re)significao dos espaos vinculada necessidade de preservao do meio ambiente e ao exerccio da cidadania. Com esse objetivo implantamos trs ncleos do PELC/UFPR no ano de 2008. Aqui especificamente relataremos as aes do Ncleo PELC Audi/Unio, desenvolvido no bairro Uberaba da cidade de Curitiba-PR, um bolso de pobreza, que compreende oito vilas distribudas em aproximadamente trs milhes de metros quadrados de moradias precrias, localizado nos arredores do rio Iguau. O local de ocupao abriga hoje cerca de 300 mil famlias. As aes que compreenderam o projeto visaram agregar alm das atividades culturais, uma srie de aes extensionistas vinculadas sade, educao, incluso social, entre outras. A meta foi levar o que o GEPLEC tem de melhor a essa comunidade, sustentados na ideia de que o verdadeiro sentido da educao e do aprendizado a troca

Especificamente no GEPLEC/UFPR desenvolvido o projeto Anlise dos Espaos e Equipamentos de Esporte e Lazer do Estado do Paran, que faz parte do Projeto Diagnstico das polticas pblicas de Esporte e Lazer do Estado do Paran, em andamento desde 2005 com a implantao do Programa Rede Cedes na UFPR/DEF, financiado e gerenciado pela Secretaria Nacional do Esporte e do Lazer (SNDEL) do Ministrio do Esporte.

entre o saber popular e o acadmico e a possibilidade da vivncia do mundo concreto para alunos e professores envolvidos. A escolha dos contedos trabalhados partiu da ideia de que as atividades teriam como pano de fundo o entendimento do fenmeno lazer como prtica social, pedaggica e poltica e assim ver no conjunto de suas atividades a possibilidade de produo e construo de uma prtica que contribusse para a emancipao e a reflexo crtica dos sujeitos envolvidos, conectados com a realidade concreta e sentindo-se parte integrante do lugar que ocupam naquele contexto. O tema gerador foi a dimenso ldica e o meio ambiente, e todos os seus desdobramentos. Procurou-se problematizar a importncia para o desenvolvimento comunitrio das experincias ldicas atravs da (re)leitura das brincadeiras populares, salientando as possveis articulaes entre essas e o jogo, a dana, a ginstica, as lutas, o esporte, a msica e a arte a partir de temas transversais como: prticas sociais, identidade cultural, meio ambiente, entre outras possibilidades. Segundo Mascarenhas (2004, p. 37), o tema gerador

[...] serve como ponto de sustentao do mtodo em questo, configura-se como objeto de reflexo e guarda seu aspecto gerador de interesses, permitindo a apropriao consciente e transformadora da realidade inerente ao contexto do qual emerge e se inscreve.

Dentro dessa perspectiva, nossa meta foi gerar discusses entorno das relaes que possam se estabelecer entre lazer, educao e cultura no processo de escolarizao, problematizando as questes pedaggicas vivenciadas nos espaos pblicos, apontando dificuldades, possibilidades, avanos e retrocessos.

Os procedimentos metodolgicos buscaram a articulao entre a especificidade do tema, o todo da escola, do bairro e da cidade, penetrando na realidade da comunidade, observando seus cdigos, seus valores e a identidade da cultura local. Assim sendo, para planejar as atividades, fizemos um levantamento das brincadeiras populares da regio e escolhemos aquelas transmitidas de forma expressiva de uma gerao a outra, fora das instituies oficiais, na rua, nos parques, nas praas, as quais foram incorporadas pela comunidade de forma espontnea, traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos, constituindo o patrimnio ldico-cultural infantil do Paran. Nesse contexto, o projeto realizou, no perodo de julho de 2008 a dezembro 2009, intervenes voltadas comunidade que foram subdivididas em: 19 oficinas permanentes e temporrias e 13 eventos. Em relao s oficinas permanentes destacamos que essa estratgia metodolgica possibilitou estabelecer um vnculo mais efetivo com a comunidade. As temticas trabalhadas emergiram da realidade e dos interesses locais e tiveram uma continuidade assegurada, a partir das seguintes aes: ginstica e dana de salo para adultos, atividades ldicas e educao ambiental nos contraturnos6 escolares, atividades esportivas para crianas e adolescentes, expresso corporal para crianas menores de cinco anos, prticas corporais ldicas para idosos e portadores de necessidades especiais. J as oficinas temporrias visaram atender as demandas especficas da comunidade a partir de prticas pontuais, sendo a formao de grupos de forma espontnea,

Contraturno escolar o perodo contrrio ao horrio formal de aula, ou seja, se os alunos frequentam a aula pela manh, o contraturno tarde e vice-versa.

e perodo de desenvolvimento rpido, com incio e trmino mais curtos do que as oficinas permanentes. Mesmo com esse formato, foi possvel tratar de questes importantes da realidade local utilizando temas relacionados s prticas escolhidas pela comunidade: oficina de fotografia, artesanato, capoeira, hip hop, circo e pintura em tela, entre outras. Os eventos foram realizados a partir das demandas locais e do trabalho desenvolvido nas oficinas permanentes e temporrias. Nessa perspectiva destacam-se as temticas: Festivais de Atividades Ldicas, Grito de Carnaval da Comunidade, Ginstica especial no dia das mulheres, Festa do Aniversrio de Curitiba, Passeio no bosque com o PELC, Forr do PELC, Festival de vlei na praa, Domingo no bosque com o PELC, Cuidar da sade tambm brincar, Cultura e lazer para todas as idades, entre outras. Salientamos tambm que desenvolvemos aes de formao continuada voltadas a professores da rede municipal de ensino, a partir do desenvolvimento de um curso de formao intitulado: Refletindo sobre a criana: a relao entre o brincar e a cidade. Participamos ainda como palestrantes nas semanas de planejamento pedaggico da escola vinculada ao programa. Estabelecemos parcerias entre diferentes instituies que realizam atividades nessa comunidade, onde destacamos nossa participao no Colegiado do Projeto Sol Nascente7, e a organizao do I Frum de Cidadania e Segurana. Durante esse processo atendemos aproximadamente 770 pessoas: 80 Crianas de 1 a 5 anos; 500 Crianas de 6 a 11 anos incompletos; 80 Adolescentes; 5 Portadores de

O Projeto Socioambiental Sol Nascente visa contribuir para a melhoria das condies de vida, promoo da dignidade da pessoa humana e preservao do meio ambiente. Incentivando iniciativas criativas e interessantes, relacionadas formao humana e da cidadania. Este projeto conta com a coordenao do professor Nilson Pegorini da FAE Centro Universitrio em conjunto com diversas ONGs, LIONS Club de Curitiba Nikkei, UFPR, FAS, alm de associaes e instituies escolares locais. Mais informaes no site: <http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com/>.

necessidades especiais; 100 Adultos e Idosos; e cerca de 3.000 pessoas de todas as idades em eventos. Todas essas aes foram materializadas pelo GEPLEC atravs da ao contnua de dois professores do Departamento de Educao Fsica, doze acadmicos do Curso de Educao Fsica da UFPR, duas alunas da ps-graduao em Educao Fsica da UFPR, duas alunas de Especializao em Educao Fsica escolar, uma biloga e agentes comunitrios.

FORMANDO PARA PODER TRANSFORMAR Para materializar todas as aes elencadas anteriormente foram desenvolvidas estratgias que fizeram parte da formao de todos os agentes sociais envolvidos: (a) Grupo de estudos, realizado semanalmente para refletir sobre textos acerca do lazer comunitrio e de temas transversais, relacionando-os com as questes emergentes do cotidiano dos projetos. Nesses encontros o grupo realizou reunies de organizao e planejamento das aes na comunidade, alm de promover momentos de troca de experincia atravs de relatos e da leitura dos dirios de campo8; (b) Reunies com os colegiados ou associaes de moradores, em que foram debatidas formas de interveno visando um melhor desenvolvimento da comunidade, tais como: Frum de segurana e cidadania, Seminrio para refletir sobre a criana e o brincar na cidade, palestras sobre atividade fsica e sade, entre outras; (c) Evento semestral de formao: 1. GEPLEC EM AO: PELC/UFPR em debate, composto por palestras, oficinas de interesse, mesas redondas sobre o cotidiano
O dirio de campo consistiu em cadernos que foram preenchidos diariamente de forma individual, descrevendo suas prticas, problemas, avanos e retrocessos em relao ao tempo em que permaneciam como agentes sociais do PELC.
8

das aes, espaos de integrao como a festa junina comunitria e trabalhos cientficos elaborados pelos agentes de lazer. Cada um teve a oportunidade de desenvolver um artigo com base em suas experincias no projeto; (d) Participaes em eventos culturais e cientficos tambm fizeram parte desse contexto, neste eixo destacam-se: Festival de Inverno da UFPR, apresentao de pster no X Seminrio O Lazer em Debate, em Belo Horizonte-MG, apresentao oral no Congresso Brasileiro de Cincias do Esporte, em Salvador-BA, apresentao oral e banner no Encontro Nacional e Recreao e Lazer, em Florianpolis-SC. Acreditamos que a diversidade e a frequncia das estratgias escolhidas para a formao continuada, aliadas intensa participao dos agentes sociais do

GEPLEC/PELC/UFPR, contriburam para fortalecer e refletir sobre a base terica-prtica das aes, possibilitando o desenvolvimento de temas considerados emergentes nas comunidades envolvidas.

CONCLUINDO ESSA ETAPA DO PELC/UFPR Acreditamos que as propostas de interveno realizadas no tempo e espao do Lazer dessa comunidade foram experincias tanto pedaggicas, quanto educativas e polticas. Para tanto, enfocamos o lazer na perspectiva cultural compreendida no seu sentido mais amplo vivenciada (praticada ou fruda) no tempo do no trabalho. Os contedos como jogo, esporte, danas, lutas, teatro, msica, capoeira, prticas corporais na natureza, entre outros, foram desenvolvidos, ampliados e transformados.

Portanto, nossa proposta alm de problematizar e sistematizar atividades culturais no tempo-espao de lazer das pessoas nesse perodo, teve simultaneamente como funo primordial proporcionar aos lderes comunitrios e aos professores da rede municipal de ensino um espao propcio para o dilogo e reflexo crtica, potencializando a criatividade e a sensibilidade dos educadores, para que vivessem e descobrissem novas possibilidades de interveno pedaggica, usando como exemplos as experincias corporais ldicas oferecidas em outros ambientes do bairro. Ao propor essas aes, buscamos indicar que a vivncia do lazer exige conscientizao de que temos o direito ao acesso a bens culturais. Para Freire (1980, p. 26), a conscientizao no pode existir fora da prxis, ou melhor, sem o ato de ao reflexo. Essa unidade dialtica constitui, de maneira permanente, o modo de ser e de transformar o mundo que caracteriza os homens. Nossa principal inteno foi no apresentar simplesmente propostas prontas, mas provocar a autorreflexo da comunidade, principalmente dos lderes comunitrios sobre as prticas, para estimular a elaborao prpria e a autonomia, de forma fundamentada, a partir do fazer pedaggico em diversos ambientes do bairro. Portanto, para que as vivncias ldicas pudessem se efetivar no bairro aps o trmino do PELC, fez-se necessrio que alunos, professores e lideranas comunitrias se conscientizassem de que devem assumir o papel de sujeitos que fazem e refazem suas prprias experincias. Nessa direo, concordamos com Mascarenhas (2004), quando adverte que para elaborar um programa de lazer necessrio mais que a simples indicao de algumas atividades, sejam elas estimulantes ou divertidas. Nas entrelinhas de um planejamento, fazem-se presentes: viso de sujeito, concepo de mundo e projeto histrico de sociedade.

Nessa perspectiva, contedos como jogo, esporte, dana, luta, teatro, msica, prtica circense, arte, meio ambiente e outros, foram simultaneamente desenvolvidos, analisados, ampliados e transformados, tanto pelas pessoas em ambientes pblicos do bairro, quanto por professores e bolsistas no curso de formao, por meio de um processo dinmico de dilogo entre a educao e lazer. Movidos constantemente pelo seguinte questionamento: Qual o sentido e significado dessas intervenes para a comunidade? Que contedos podem e devem ser trabalhados? Quais as estratgias de interveno mais adequadas? Salientamos que essa ao extensionista pretendeu oportunizar experincias no mbito do lazer e da cultura que contribussem para uma formao mais humana. Para tanto, nossa preocupao durante o processo foi garantir a reflexo acerca do significado da construo coletiva, estimulando a importncia de um trabalho conjunto. Assim, a estratgia metodolgica priorizou o trabalho coletivo desde a seleo dos bolsistas at a efetivao total da proposta. Essa forma de interveno pode garantir a afirmao de identidades, pois a comunidade assumiu um papel de reflexo crtica diante da problemtica referente preservao da memria ldica do bairro e consequentemente (re)significou os espaos pblicos a partir da realizao das atividades. A nossa concepo, tanto no curso de formao de professores e lderes comunitrios quanto nas atividades prticas em diferentes ambientes do bairro, permite-nos dizer que todos os envolvidos (bolsistas e comunidade) se sentiram sujeitos do processo de construo-elaborao-implantao das atividades, compartilhando responsabilidades e possveis avanos e retrocessos que aconteceram no momento da realizao desse projeto de extenso.

Acreditamos que esse relato de experincia sustentado em um projeto que abrange e contempla o trip ensino-pesquisa-extenso poder trazer importantes subsdios para educadores e gestores, j que possibilita a compreenso um pouco mais aprofundada de algumas formas de interveno no mbito da extenso universitria, demonstrando como acontece a negociao entre os anseios de uma universidade e os desejos de uma comunidade-cidade atravs do jogo de espaos. Para terminar, inspirados em Guimares Rosa:

A vida assim: Esquenta e esfria, Aperta e da afrouxa, Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente CORAGEM.

Educar no mbito universitrio significa formar sujeitos com CORAGEM para ENFRENTAR as demandas sociais que se apresentam neste novo milnio! A articulao entre ensino, pesquisa e extenso pode ser um dos caminhos. REFERNCIAS CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espao urbano: novos escritos sobre a cidade. So Paulo: Contexto, 2004. FALCO, Emmanuel Fernandes. Vivncia em comunidade: outra forma de ensino. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2006.

FREIRE, Paulo. Conscientizao: teoria e prtica da libertao. Uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo: Moraes, 1980. LEFEBVRE, Henri. A natureza e o domnio da natureza. In: _____. Introduo Modernidade - Preldios. RJ: Paz e Terra, 1969. MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparncias. Petrpolis, RJ: Vozes,1994. MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prtica de liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goinia: UFG, 2004. TUAN, Y. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. Traduo de: Lvia de Oliveira. So Paulo: Difel, 1983.

Endereo para correspondncia: Aline Tschoke Rua Maurcio Nunes Garcia, 280. Ap. 509. Jardim Botnico. Curitiba- Paran. CEP: 80 210-150 E-mail: aline_tschoke@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și