Sunteți pe pagina 1din 7

EMPRESAS, MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE BREVE ANALISE JURIDICA INTRODUO Empresa, de acordo com a definio trazida pelo

o Pequeno Dicionrio Jurdico uma organizao comercial ou industrial, particular, governamental ou de economia mista que produz ou oferece bens e servios, assumindo os riscos da atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos. Qualquer um de ns tem em mente o porqu da necessidade de que empreendimentos sejam constitudos. Uma vez que se adotou o Sistema Capitalista, as empresas acabaram por se tornar e desempenhar um papel muito importante dentro da economia, vez que trazem consigo a idia de sucesso, materializada pelo lucro. Tanto assim que a empresa que no obtm lucro est fadada falncia. O direito protege em sntese a atividade do empresrio. Portanto, a cincia jurdica no leva em conta outros aspectos, posto que essa funo patente das cincias da administrao e da economia. Em suma, o direito tem interesse em regulamentar atividade de quem organizou os fatores de produo, visando satisfazer as necessidades de terceiros, isto , regulamentou a atividade empresarial. Presta-se o direito, portanto, a proteger as idias inovadoras, surgidas em funo do exerccio da atividade, bem como, disciplinar a formao e a existncia do conjunto de bens que compem o chamado estabelecimento comercial. No Brasil, a lei busca incentivar a atividade das Microempresas (ME) e das empresas de Pequeno Porte (EPP), via concesso de tratamento diferenciado a esses entes to importantes para a economia. EMPRESA Juridicamente, ainda no se tem formado um conceito cientifico e preciso do que seja a empresa. Conta histria, que a idia conceitual de empresa, surgiu no ano de 1807, no Cdigo Napolenico, que ao enumerar, taxativamente, os atos de comrcio, incluiu entre eles a empresa de manufatura, o que acabou por influenciar outros ordenamentos jurdicos, como o caso do Brasil, no Cdigo Comercial de 1850. Outra percepo dos doutrinadores, desde aquela poca diz respeito ao limitado contedo de que o direito deveria adotar em se tratando de empresas, posto que, nem tudo que relativo ao referido conceito, seria objeto de regulamentao. Diante da ausncia de um conceito fechado, ao longo do tempo, o direito positivo se incumbiu da tarefa de nortear, de acordo com o momento vivenciado, o que seria a empresa. A Lei 4137/ 62, revogada pela Lei 8884/ 94, por exemplo, objetivando coibir o abuso do poder econmico, estabelecia em seu Artigo 6: Art. 6- Considera-se empresa toda organizao de natureza civil ou mercantil destinada explorao, por pessoa fsica ou jurdica, de qualquer atividade com fins lucrativos. Diante da ausncia de um conceito fechado, ao longo do tempo, o direito positivo se incumbiu da tarefa de nortear, de acordo com o momento vivenciado, o que seria a empresa. A Lei 4137/ 62, revogada pela Lei 8884/ 94, por exemplo, objetivando coibir o abuso do poder econmico, estabelecia em seu Artigo 6: Art. 6- Considera-se empresa toda organizao de natureza civil ou mercantil destinada explorao, por pessoa fsica ou jurdica, de qualquer atividade com fins lucrativos.

A Lei 8884/ 94, no definiu o conceito empresa, mas aponta em Artigo 15 que suas disposies de aplicam s pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, bem como quaisquer associaes de entidades ou pessoas, constitudas de fato ou de direito, ainda que temporariamente. Outro exemplo o Decreto Lei 200/ 67, que apresenta um conceito de empresa pblica, levando em conta o aspecto econmico, o que faz crer que tal ente um sujeito de direitos. II- a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criada por lei para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Como explicado, a empresa atualmente considerada objeto de direitos e como tal no possui personalidade jurdica. O ente dotado de personalidade jurdica a sociedade. O Cdigo Civil no definiu o que a empresa e optou por se limitar a definir quem empresrio e quem a sociedade empresria. A empresa ou organizao tida na acepo jurdica como uma abstrao, devido ao fato de que a empresa somente constituda a partir do momento em que algum (o empresrio) resolve, efetivamente, dar inicio atividade. Como bem aponta o ilustre Professor Jos Maria Rocha Filho: "(..) enquanto os fatores de produo, mesmo organizados,no forem colocados em movimento, no haver empresa; haver um conjunto, de bens e pessoas inerte. E essa ao do empresrio- colocar os fatores de produo em movimento, v-se um elemento abstrato." (Curso de Direito Empresarial, Belo Horizonte: 2004). Segundo a Professora Misabel de Abreu Machado Derzi: " A Teoria Geral e a Cincia do Direito foram fortemente influenciadas pelo conceito geral do abstrato, classificatrio. Segundo a lgica tradicional, a abstrao conceitual, desencadeada pela percepo sensvel de um objeto concreto (cujas peculiaridades ou determinaes mltiplas nele se uniram possibilitando existir concreto), vem a ser o processo pelo qual se d a separao, a percepo isolada e, ao mesmo tempo, a denominao e a denominao genrica das caractersticas do objeto. Ser omitido aquilo que no for considerado essencial para a regulamentao jurdica. Da, a necessidade de saber quem o empresrio, afinal, sem sua existncia, no h como existir a empresa, posto que esta nada mais que uma abstrao. Estabelece o Art. 966 do Cdigo civil: Art. 966- Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico: No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Deste modo, face ao dispositivo acima transcrito do Cdigo Civil, aliado aos preceitos doutrinrios, tem-se que para o exerccio regular da atividade empresria e ter reconhecidamente a denominao de empresrio, so necessrios o preenchimento de alguns quesitos: y Capacidade; y Efetivo exerccio da atividade empresarial; y Profissionalidade e habitualidade; y Registro na Junta Comercial. Em sntese, com relao capacidade, pode estabelecer que: Art. 5- A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando fica a pessoa habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Pargrafo nico: Cessar para os menores a incapacidade: I- pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II- pelo casamento; III- pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV- pela colao de grau em curso de ensino superior; V- pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos tenha economia prpria. O Cdigo Civil, ento, capacita toda pessoa em direito e obrigaes, a partir dos dezoito anos de idade, de modo que, a princpio, os que atingiram essa idade imposta pela lei, sejam homens ou mulheres, nacionais ou estrangeiros, podem exercer a atividade empresria, no Brasil, nos limites da lei. Aos incapazes que so os menores de dezoito anos e os interditos, portanto, vedada a atividade empresarial. Em se tratando do menor de dezoito anos, o Cdigo estabelece as situaes em que o mesmo se tornar apto prtica das atividades empresariais, conforme aludido pelo Art. 5, pargrafo nico do CC. Os elementos, efetivo exerccio da atividade empresarial, profissionalidade e habitualidade esto claramente interligados, pois para que exista o efetivo exerccio da atividade empresarial (promoo da circulao de bens e servios, no mercado) necessrio que tal prtica ocorra com profissionalidade e habitualidade. O exerccio da atividade empresarial, com habitualidade e profissionalidade o esforo empreendido pelo empresrio para que atravs da satisfao das necessidades de terceiros, satisfaa, ele, suas prprias necessidades e, se caso for, as necessidades de sua prpria famlia. O ltimo elemento caracterizador do empresrio o registro na Junta Comercial, que conforme o Art. 967 do Cdigo Civil:

Art. 967- obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de empresas mercantis da respectiva sede, antes de sua atividade. Tarefa fcil perceber que o Cdigo Civil obriga a pessoa que deseja empreender atividade empresarial a se registrar na Junta Comercial (Registro Pblico de Empresas Mercantis), antes que a atividade propriamente dita se inicie. Tal preceito j existia antes da edio do Cdigo, conforme se pode constar da verificao da Lei 8934/ 94, que dispe sobre o Registro Pblico de Empresas Mercantis. Assim, pela anlise acima apresentada tem-se que a organizao nada mais que uma abstrao, por isso indispensvel a existncia da pessoa do empresrio: quem determina o destino, o ritmo, o melhor caminho a ser seguido pela empresa, assumindo os riscos inerentes atividade. A empresa tambm um objeto de direitos. Neste sentido, aponta o Professor Jos Maria Rocha Filho: " (...) no direito brasileiro atual, no h como falar, em personificao da empresa. Afinal, ela apenas uma atividade econmica (objeto) exercida, profissionalmente, pelo empresrio (sujeito). A propsito, o Novo Cdigo Civil, a exemplo do anterior, ao definir as pessoas jurdicas de direito privado (Art. 44), ali no incluiu as empresas, mencionou apenas as associaes, as sociedades e as fundaes." (Curso de Direito Empresarial, Belo Horizonte: 2004). Ressalta-se que a empresa objeto que pode ser exercido por sujeito, pessoa fsica ou jurdica. Deste modo, no possvel a confuso entre os entes empresa e sociedade. A empresa um objeto, conforme j mencionado e a sociedade, sempre constituda na forma de pessoa jurdica um sujeito de direitos. Do mesmo modo, no possvel afirmar que a empresa pressupe uma sociedade, j que a pessoa fsica tambm pode ser empresrio e exercer uma atividade econmica. Por fim, tendo em mente que empresa no sociedade, mas sim o exerccio de uma atividade, pode concluir ainda, que a titularidade no est em questo. A titularidade, tal qual se depreende dos Artigos 974 a 976 pode ser alterada, mudada, substituda, sem prejuzo da atividade. Art. 974- Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa, antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. 1 Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. 2 No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao. Art. 975- Se o representante ou assistente do incapaz for pessoa que, por disposio da lei, no puder exercer a atividade de empresrio, nomear com aprovao do juiz, um ou mais gerentes. 1 Do mesmo modo ser nomeado gerente em todos os casos em que o juiz entender ser conveniente.

2 A aprovao do juiz no exime o representante ou assistente do menor ou do interdito da responsabilidade pelos atos dos gerentes nomeados. Art. 976- A prova da emancipao e da autorizao do incapaz, nos casos do Artigo 974, e a de eventual revogao desta, sero inscritas ou averbadas no Registro Pblico de Empresas Mercantis. Pargrafo nico: O uso da nova firma caber, conforme o caso, ao gerente; ou ao representante do incapaz; ou a este, quando puder ser autorizado.

A Microempresa (pequeno organismo empresarial) e a Empresa de Pequeno Porte O Estatuto da Microempresa foi institudo no Brasil, em 1984, com o advento da Lei 7256, cujo grande mrito foi conferir sistematizao ao tema, posto que antes, j existiam leis comerciais e fiscais esparsas o disciplinando-o. Com o Estatuto, permaneceu, porm de modo sistmico, a garantia aos pequenos organismos empresarias de tratamento diferenciado nas reas tributria, previdenciria, administrativa, trabalhista, no setor creditcio, o que possibilitaria, de certo modo, maior desenvolvimento industrial. Segundo o Estatuto, para fins administrativos, trabalhistas e creditcios, o conceito de microempresa (conceito federal) era a pessoa jurdica e a firma individual, cuja renda bruta anual fosse igual ou inferior ao valor nominal de 250.000 UFIR (duzentas e cinqenta mil Unidades Fiscais de Referncia) ou qualquer outro indicador de atualizao monetria que a substitusse. Para o Professor Jos Maria Rocha Filho, a Lei 7256/84 e seu regulamento, o Decreto 90.880/85, na verdade, foi a forma com que o Governo Federal passou a reconhecer a chamada "economia informal invisvel" que, atrada pelo tratamento diferenciado, tratou de tornar-se "formal e visvel", conhecida e reconhecida, via registro na Junta Comercial ou no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas, conforme o caso. A despeito disso, comearam a surgir outros problemas, uma vez que tendo em vista a Forma de Estado Federalista, adotada pelo Brasil, aos Estados, Municpios e ao Distrito Federal era impossvel impor o tratamento diferenciado proposto pela lei federal. Da, a edio da Lei Complementar n 48, a qual estabeleceu normas relativas iseno do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), cuja competncia estadual e sobre o Imposto sobre Servio de Qualquer Natureza (ISSQN) por sua vez, de competncia municipal. Mas, tendo em vista a grande proporo territorial do Brasil, em face das peculiaridades de cada regio, cada Estado ou Municpio acabou por estabelecer suas condies, respeitadas as limitaes da lei federal, gerando a desagregao do conceito unitrio do que a microempresa. Assim, o conceito de microempresa no um conceito legal e sim doutrinrio. "(...) em funo do conceito de cada um desses poderes polticos, pode acontecer que a

receita bruta anual de uma firma ou sociedade, se ajuste, por exemplo, ao modelo federal e ao estadual e no se ajuste ao modelo municipal. E, poder tambm, se ajustar apenas ao modelo federal. Neste caso, a firma ou sociedade ser microempresa para a lei federal e a estadual, mas no ser para a lei municipal ou para a lei estadual e municipal, no ltimo caso." (Jos Maria Rocha Filho, Belo Horizonte: 2004) A Constituio Federal sintetizou em seu Artigo 179 os pilares do tema. Art. 179- A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios dispensaram s microempresas e s empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurdico diferenciado, visando a insentiv-las pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, ou pela eliminao ou reduo destas por meio da lei. Quanto natureza de seu objeto, de acordo com a lei, pode ser a microempresa, comercial (natureza empresarial) ou civil (natureza simples); de essencial importncia para seu respectivo registro. No entanto, mais uma observao: para que o Estado e o Municpio a reconheam como microempresa, dever a mesma providenciar semelhante registro junto Secretaria da Fazenda Estadual e a do Municpio a que estiver subordinada. Com relao ao conceito, propriamente dito, mais uma situao inusitada: se o Estatuto da Microempresa, de 1984 no conseguiu um conceito preciso, em nvel nacional, o mesmo acontece com as Leis 8864/ 94 e 9317/96. A Lei 7254/84, lembrando, foi revogada pela Lei 8864/ 94, esta por sua vez revogada pela Lei 9317/96. No obstante, houve novamente significativas alteraes na legislao. Como j se deve ter observado a grande maioria dos temas afetos ao Direito Comercial, so marcados por grandes controvrsias doutrinrias, celeumas legislativas, etc. O mesmo ocorre com a microempresa, assunto hoje regulado pela CF/ 88 (Artigo 179) e pela recente Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 (em nvel federal), a qual estabeleceu tratamento diferenciado e favorecido s Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP), unificando a carga tributria em um nico imposto: o Super Simples ou Simples Nacional. Apontamentos sobre a Lei Complementar 123/ 2006 (Lei do Super Simples) A Lei do Super Simples, Lei Complementar 123/ 2006 atualmente a responsvel, por estabelecer quem pode ser considerado ME e quem pode ser considerado EPP. Estatui a Lei Complementar 123/ 2006 que a Microempresa considerada aquela em que o empresrio, a pessoa jurdica (sociedade empresria ou simples), ou a ela equiparada, que aufira em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior que R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil Reais). A Empresa de Pequeno Porte considerada o empresrio, a pessoa jurdica (sociedade empresria ou simples), ou a ela equiparada, que aufira em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil Reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (Dois milhes e quatrocentos mil Reais). Com relao expresso receita bruta, deve a mesma ser compreendida como o produto da venda dos bens e servios nas operaes de conta prpria, bem como, o preo dos

servios prestados e ainda, o resultado nas operaes em conta alheia, excludas as vendas canceladas e os descontos adicionais oferecidos. Como no objeto do presente curso profundas consideraes acerca da Lei do Super Simples, novo imposto que visa fornecer tratamento diferenciado s Micro e Empresas de Pequeno Porte, segue abaixo algumas consideraes elementares. O tratamento ser diferenciado para as ME e as EPP, tal qual diz o Artigo 1, quando: a) na apurao e recolhimento dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do distrito Federal e dos Municpios, mediante um regime nico de arrecadao, inclusive obrigaes acessrias; (Esta foi uma das mais importantes alteraes, pois desse modo no se gera os conflitos anteriormente mencionados). b) no cumprimento de obrigaes trabalhistas e previdencirias, entre as quais as obrigaes acessrias; c) no acesso a crdito e ao mercado, quanto preferncia nas aquisies de bens e servios pelos poderes pblicos, tecnologia, ao associativismo e s regras de incluso. Todavia, algumas sociedades esto impedidas de adotarem o Super Simples, como a sociedade de cujo capital, participe outra pessoa jurdica; a sociedade que seja filial, sucursal, representao ou agncia, no pas, de pessoa jurdica com sede no exterior; sociedade na qual o capital participe pessoa fsica que esteja inscrita como empresrio ou que seja scio de outra empresa que receba tratamento jurdico diferenciado, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de R$ 2.400.000,00 (Dois milhes e quatrocentos mil Reais); sociedade onde titular ou scio participe com mais de 10% do capital de outra organizao no beneficiada pelo Simples, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de R$ 2.400.000,00 (Dois milhes e quatrocentos mil Reais)- neste caso, o impedimento no se estende participao no capital de cooperativas de crdito, em centrais de compra, bolsas de subcontratao, no consrcio previsto no bojo da Lei Complementar 123/ 2006, e associaes assemelhadas, sociedades de interesse econmico, sociedades de garantia solidria e outros tipos de sociedade que tenham como objeto social a defesa exclusiva dos interesses econmicos das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; sociedade cujo scio ou titular seja o administrador de outra pessoa jurdica com fins lucrativos ou a ele equiparados, desde que a receita bruta anual ultrapasse o limite de R$ 2.400.000,00 (Dois milhes e quatrocentos mil Reais); sociedade constituda sob a forma de cooperativa, exceto a de consumo; sociedade que participe do capital de outra pessoa jurdica; sociedade que exera atividades de banco comercial, de investimento e de desenvolvimento, de caixa econmica, de sociedade de crdito, financiamento e investimento ou de crdito imobilirio, de corretora ou de distribuidora de ttulos, valores mobilirios e cambio de empresa de arrendamento mercantil de seguros privados e de capitalizao ou de previdncia complementar; sociedade resultante ou remanescente de ciso ou outra forma de desmembramento de pessoa jurdica que tenha ocorrido nos ltimos cinco ano- calendrios; sociedade constituda sob a forma de sociedade annima. Por fim, o Super Simples tambm vedado para as organizaes com pendncias junto ao INSS, Fazenda Pblica da Unio, do Estado e do Municpio, com as quais a exigibilidade do crdito tributrio no esteja suspensa.

S-ar putea să vă placă și