Sunteți pe pagina 1din 6

Fonte ATX como fonte de bancada

Uma boa fonte de laboratrio tem um custo considervel (algo em torno de de R$ 150,00). Encontrei na internet alguns esquemas para modificar uma fonte ATX de computador, e faz-la funcionar como uma fonte de bancada. Esta pode ser considerada uma boa fonte de bancada, protegida, estvel e capaz de fornecer bons nveis de corrente. Comprei uma fonte ATX, um resistor de potncia, conectores bananas, bornes bananas, terminais de fio em anel e tubos termoretrteis (espaguetes). Gastei cerca de R$ 50,00 (sendo que no difcil conseguir uma fonte usada mais barata, ou at mesmo de graa!). No parece ser complicado. As referncias que eu encontrei utilizam fontes de outros modelos, mais antigos, mas a idia a mesma para qualquer fonte. Provavelmente existe alguma razo para as fontes de laboratrio serem to caras. Diante disto, a fonte mostrada aqui recomendada para circuitos de teste, e no para trabalhos profissionais (embora eu acredite que ela segure a onda). Alm disto, eu no me responsabilizo por sua segurana, ou pelo correto funcionamento da sua fonte (saiba o que est fazendo!). E certamente, abrir a sua fonte, cortar fios e fazer outras peripcias certamente ir violar qualquer garantia em vigor :)

A fonte ATX
Ao abrir uma fonte ATX, basicamente o que vemos uma grande quantidade de fios coloridos com terminais Molex, capacitores, indutores, dissipadores e um cooler. O mais importante neste projeto so os fios coloridos, pois a partir deles que iremos extrair os nveis de tenso utilizados na fonte de bancada. Fazer a modificao na fonte consiste em identificar e agrupar os terminais de tenso da fonte, identificar e conectar corretamente os fios sensores, adicionar uma carga fonte (uma fonte ATX no funciona sem uma carga) e adicionar um led para indicar o funcionamento da fonte. Encontrei diversas referncias na internet de como fazer estas modificaes, porm nenhuma que eu encontrei utilizava uma fonte igual a minha. Por conta disto, tive alguma dificuldade em fazer a fonte funcionar. Meu problema consistiu em descobrir que existia um fio (marrom, no meu caso) que tinha a utilidade de verificar que o nvel de tenso de 0v (terra) estava correto. Sem este fio conectado ao terra, a fonte funcionava por um breve momento mas em seguida era desligada.

Ento, o que acontece que a sua fonte pode utilizar um padro de cores diferente do mostrado aqui, ou nas referncias indicadas. Porm, todas as fontes ATX possuem muita coisa em comum, e com pacincia e talvez com uma pequena ajuda, possvel sanar eventuais pendncias. Na minha fonte, o esquema de fios o seguinte:
y y

Preto: 0v (Terra, GND) Laranja: +3,3v

y y y y y y y y

Vermelho: +5v Amarelo: +12v Azul: -12v Marrom: 0v Sensing (-s) Laranja mais fino: +3.3v Sensing (+s) Verde: Power On Cinza: Power OK Roxo: VSB (Stand by)

Fontes ATX mais antigas possuem um fio branco com sada de -5v, o que no ocorre com a minha. Os fios Pretos, Laranjas, Vermelho e Azul so terminais de tenso, que sero utilizados como fontes de sinal DC. A corrente mxima que pode ser fornecida pela fonte varia de acordo com o terminal utilizado. Ao se utilizar os fio pretos (GND) como referncia, os nveis de corrente mximos dos terminais so os seguintes: Terminal Corrente Mxima -12v 0,5A +3,3v 22A +5v 32A +12v 16A Como pode ser observado, a maior amperagem obtida entre os terminais GND e +5v. Quando se utiliza dois dos terminais listados na tabela (-12v e +12v, por exemplo, para se obter uma tenso de 24v), o mximo de corrente da fonte determinada pelo pior caso: com a fonte em 24v, a amperagem mxima seria 0,5A. Os fios Marrom e o Laranja mais fino so fios sensores, que so utilizados pela fonte ATX para verificar se determinados terminais (0v e 3,3v, respectivamente) apresentam os nveis esperados de tenso. Desta forma, para que a fonte funcione, preciso conectar os fios marrom e laranja nos terminais de 0v e 3,3v, respectivamente. O fio Power OK (cinza), no uso normal de uma fonte ATX, (alimentar um PC) utilizado para indicar placa me que o sistema de alimentao est estvel. Desta forma, quando o sistema est estvel, este fio possui um potencial de 5v ( um sistema de proteo, j que nveis de tenso instveis podem danificar uma placa me). Por conta disto, utilizei este fio para o terminal positivo de um led de status, que ser ligado quando a fonte estiver ligada e funcionando corretamente (o terminal negativo do led conectado ao terra por meio de um resistor limitador). O fio verde (power ON) utilizado para ligar a fonte. A fonte ligado quando este fio conectado ao terra, ou seja, aos fios pretos. Como a minha fonte (e a maioria das fontes ATX, acredito) j possui uma chave liga-desliga, resolvi deixar o fio verde sempre conectado ao terra, e ligar/desligar a fonte a partir da chave existente. Uma outra opo utilizar um outro switch para conectar/desconectar o fio verde ao terra, mas considerei isto desnecessrio. O fio roxo (VSB - Stand by) um terminal de 5v, com baixa capacidade de fornecer corrente, que sempre fornece esta tenso quando a fonte est alimentada eletricamente, mesmo que o fio verde no seja conectado ao terra. Em outras palavras, um terminal que sempre est ligado (desde que a fonte seja alimentada eletricamente), mesmo quando a fonte no est ligada (o que efetivamente liga a fonte a conexo do fio verde ao terra). Isto utilizado para recursos de stand by e sleep de um computador, para, por exemplo, permitir que um computador seja ligado atravs da rede (Wake on LAN). Para este projeto, o fio roxo no possui nenhuma funo, e portanto no utilizado.

Por fim, uma fonte ATX precisa sempre de uma carga para funcionar, por se tratar de uma fonte chaveada. Sem entrar a fundo nesta questo, a fonte precisa de uma carga entre seus terminais 0v (preto) e 5v (vermelho), para se estabilizar e continuar funcionando aps ser ligada. Diversas referncias recomendaram um resistor de 10R, com no mnimo 10W de potncia. Vi algumas pessoas questionarem a necessidade esta carga, alguns dizem que muitas fontes j possuem uma carga interna, outros substituram o resistor por um outro ventilador ou uma lmpada de 12v (lampada de farol de carro), outros afirmam que sua fonte funciona normalmente mesmo sem carga. Eu resolvi seguir esta recomendao e adicionei um resistor de 10R e 10W enre um terminal vermelho e um preto da minha fonte.

Mos na massa
Antes de comear a modificao da fonte, importante tomar algumas precaues para a sua segurana. Nunca trabalhe com a fonte ligada na tomada. Esta a regra bsica. Evite tambm contato com os capacitores da fonte, pois estes podem estar energizados, mesmo com a fonte desligada. Os dissipadores de calores e possivelmente outras partes tambm podem acumular energia. Para descarregar a fonte, deixe-a desligada por algum tempo, ou conecte um resistor entre algum terminal vermelho e preto. Lembre-se de que qualquer corrente superior a 200 mA pode ser fatal.

Todas as conexes realizadas entre os fios e demais componentes foram soldadas e envolvidas em tubos termoretrteis (espaguetes). Os espaguetes so tubinhos de borracha ocos, que ao serem aquecidos tem o seu dimetro reduzido. O ideal utilizar uma pistola de ar quente para fazer isto, porm um ferro de solda, ou at mesmo um isqueiro do conta do recado. preciso, entretanto, ter cuidado ao utilizar estas ferramentas alternativas, para no danificar os espaguetes, fios ou outros componentes. Ao utilizar os espaguetes, se ganha em organizao (diversos fios podem ser agrupados) e segurana (os espaguetes normalmente aguentam uma temperatura de 125 graus clsius).

Ok, o primeiro passo fazer alguns furos na fonte, para que seja possvel instalar os bornes para conectores bananas, a partir de onde os terminais de tenso sero acessados. Tambm preciso fazer um furinho para o LED de status, aquele que acender quando a fonte estiver ligada e funcionando corretamente. Utilize uma furadeira com brocas para metal para fazer estes furos (observe a perfeita simetria entre os furos ). importante remover do interior da fonte qualquer resduo ou lasca de metal proveniente deste processo, j que estes podem causar curtos circuitos entre os diversos componentes internos. Aps fazer os furos na carcaa da fonte, preciso encaixar um borne banana em cada um deles (exceto no furo para o LED).

O prximo passo cortar fora os terminais do tipo MOLEX que acompanham os fios. uma boa idia no cortar os fios muito rentes a estes terminais, para poder utilizlos eventualmente. Depois disto, preciso desencapar os fios, e agrup-los conforme as suas funes na fonte de bancada. Os fios devem ser agrupados da seguinte maneira:
y

Separe um fio preto para o terminal negativo do LED.

y y y y y y y y

Separe o fio cinza para o terminal positivo do LED Separe um fio preto para o resistor de potncia. Separe um fio vermelho para o resistor de potncia. Agrupe o restante dos fios pretos, juntamente com o fio verde e o fio marrom. Agrupe o restante dos fios vermelhos. Agrupe todos os fios laranjas, incluindo o fio laranja mais fino. Agrupe todos os fios amarelos. Separe o fio azul.

Conecte o fio preto separado para o LED em seu terminal negativo. Conecte o terminal positivo do LED em um resistor limitador de corrente (qualquer resistor em torno de 220R ir servir). O outro terminal do resistor deve ser conectado ao fio cinza, para fechar o circuito. Encaixe o led no furo da carcaa reservado para ele, e, se necessrio, cole-o com um pouco de cola quente. O circuito para ligar o LED est concludo, e este dever acender sempre que a fonte for ligada e estiver funcionando corretamente. No esquea de envolver todas as conexes, e at mesmo o prprio resistor, com os espaguetes.

Conecte os terminais do resistor de potncia aos fios preto e vermelho reservados. As conexes devem ser soldadas e envolvidas em espaguetes. O prprio resistor deve ser envolvido em um espaguete pois a temperatura deste componente tende a se elevar. Para ajudar a resfriar o resistor, eu o prendi com a ajuda de pequenos lacres ao ventilador da fonte.

O restante dos fios (pretos + verde + marrom, vermelhos, laranjas, amarelos e azul), devem ser conectados aos bornes bananas. Cada grupo de fios foi unido por um terminal em anel (exceto o fio azul, que conectei diretamente ao borne). Novamente, utilizei solda e espaguetes para fazer o acabamento.

Tomei o cuidado de organizar os fios com lacres e evitar qualquer contato entre eles e os demais componentes da fonte, principalmente os dissipadores de calor. Utilizei pequenos lacres para atingir este objetivo. O fio azul acabou ficando meio curto, e consequentemente tensionado, o que no bom. Vou utilizar um terminal em anel (no planejava utilizar um terminal por se tratar de apenas um fio, que pode ser diretamente conectado ao borne) para ganhar alguns milmetros. A sua nova fonte de bancada est pronta. Entretanto, preciso fazer (ou comprar) alguns fios com plugs banana macho-macho, para conectar a fonte a um protoboard, por exemplo. Esta no uma tarefa difcil, basta soldar 1 conector banana em cada extremidades de um cabinho. Eu fiz trs destes cabos, com cerca de 25cm cada. Caso seja necessrio farei mais. Algo que me incomodou foi no encontrar bornes e conectores bananas em todas as cores utilizadas na fonte (preto, vermelho, laranja, amarelo e azul). Isto significa que terei que identificar os terminais de tenso de alguma outra forma, nada que uma etiqueta ou uma legenda escrita na prpria fonte no resolva.

Testando a sua fonte


uma boa idia testar a proteo de curto circuito da fonte. Para fazer isto, basta conectar um fio diretamente nos terminais GND e um terminal da fonte, 5v por exemplo. Lembre-se de que apenas o terminal GND possui proteo para curto, o que significa que um circuito alimentado em 24v (terminais -12v e +12v) no est protegido. Conforme esperado, a fonte desliga quase que imediatamente. Para faze-la funcionar novamente, basta desligar a fonte, tir-la da tomada e lig-la novamente. Os nveis de tenso medidos nos terminais foram os seguintes: Terminal (tenso nominal) Tenso real 3,3v 3,37v 5v 5,20v 12v 12,34v -12v -11,81v

Concluso
Ok, a fonte est agora pronta para uso. Apesar de estar satisfeito com o resultado deste pequeno projeto, alguns detalhes podem ser melhorados, conforme evidenciado ao longo do texto (furos de bornes desalinhados, cor dos bornes diferentes do padro dos fios, fios do terminal de -12v um pouco curto). Para dvidas, crticas ou sugestes, favor utilizar o campo de discusso logo abaixo.

Referncias
FUENTE DE ALIMENTACIN - Pgina com uma variao que utiliza trs fontes ATX para se obter 13,8v-30A. How To Create A 12 V DC Test Bench For Bullet Cameras - Excelente referncia! Convert a Computer ATX Power Supply to a Lab Power Supply - Artigo bastante completo da wikihow. Convert an ATX power supply to a Lab Power Supply - Artigo do Instructables (foto-tutoriais passo a passo). Lab Bench Power Supply Conversion - Outro artigo do Instructables. Computer Power Supply - Pgina sobre fontes ATX e sua utilizao como fonte de bancada. Desktop Power Supply from a PC - Mais um tutorial passo a passo. Using a computer PSU - Mais uma pgina sobre o assunto. Add Variable Voltage to Your ATX Based Bench Power Supply - Artigo que mostra como implementar um terminal de tenso varivel na fonte.

S-ar putea să vă placă și