Sunteți pe pagina 1din 19

A FRICA NO E ST EM NS A HISTRIA AFRICANA NO IMAGINRIO DE ESTUDANTES DO RECNCAVO BAIANO

Anderson Ribeiro Oliva* RESUMO: O presente artigo objetiva analisar parte dos resultados obtidos pelo projeto de pesquisa A frica nos Bancos Escolares, desenvolvido ao longo dos anos de 2007 e 2008 no Recncavo Baiano. A investigao obteve, por meio da aplicao de questionrios em escolas do ensino fundamental e mdio da regio, um conjunto significativo de informaes. Os dados analisados referem-se s principais categorias de imagens que os estudantes associaram ao continente e as suas sociedades. A proximidade entre as categorias ou representaes identificadas em mais de trezentos questionrios catalogados revela a fuso dos cenrios imagticos construdos por jovens estudantes do Recncavo com algumas referncias associadas frica pelo imaginrio social brasileiro. PALAVRAS-CHAVE : ensino de histria africana; representaes; Recncavo Baiano. ABSTRACT : This article examines some of the results of the research project Africa in the Banking School, developed over the years 2007 and 2008 in Recncavo Baiano. Research obtained through the use of questionnaires in elementary and middle schools of region a number of significant information. The results now analyzed refer to the main sets of images that students associated to the continent and its societies. The proximity of the categories or representations identified in more than three hundred questionnaires cataloged reveals the fusion of imagistic scenarios played or built by young students of Recncavo associated with some references to Africa by the Brazilian social imaginary KE Y WORDS: teaching of african history; representations; Recncavo Baiano.

* Professor Adjunto do Departamento de Histria da Universidade de Braslia (rea de Histria da frica). Doutor em Histria Social pela UnB. E-mail: oliva@ unb.br.

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, p. 73-91, jul./ dez. 2009.

Universidade Federal da Grande Dourados

Regio de indiscutvel ascendncia populacional africana, o Recncavo Baiano seria um cenrio propcio para a difuso, valorizao e construo das identidades e vinculaes histricas que ligam brasileiros e africanos1. Mais do que isso, o conhecimento das trajetrias e experincias histrico-culturais vivenciadas por diversas sociedades africanas deveriam ser referncias cotidianas para milhares de crianas e jovens que frequentam os bancos das escolas das cidades da regio. Convicto da preciso e relevncia desses argumentos poder-se-ia perguntar a esses jovens estudantes: Quais so as imagens e as memrias da frica que circulam, hoje, pelas ruas, praas e escolas de nossas cidades? As respostas para essa questo transcendem s reflexes expostas no presente artigo. Mesmo assim, tentaremos apresentar alguns apontamentos sobre to inquietante e valioso assunto. Vivemos em tempos marcados pelos intensos debates acerca da construo de polticas pblicas voltadas para a populao afrodescendente. Momento considerado, por muitos, desaguadouro de uma longa trajetria de aes de movimentos sociais e da valorizao e divulgao de leituras positivas sobre a frica realizadas por associaes culturais e pelas casas religiosas de matriz africana. Para uma avaliao mais equilibrada desse quadro no devemos deixar de citar as importantes contribuies do crescente e qualificado corpo de estudiosos que tem se dedicado a investigar e refletir sobre aquele continente e suas sociedades. No entanto, nunca esquecendo as excees, a idia de frica que por essas terras sobreviveu no parece ser muito otimista, positiva ou real. Para alguns ela passou a confundir-se, justamente, com as reinvenes culturais africanas ocorridas por aqui. Ou seja, com uma frica intestinal ao Brasil, cantada pela memria da escravido, das comidas tpicas, das religies africanas recriadas em solo americano e pelas ideologias e imagens espelhadas pela inveno da chamada mama frica, mtica em suas origens e perspectivas. Sobre a frica histrica, do outro lado do Atlntico, muito pouco se sabe.
1

Acerca das investigaes sobre a presena dos africanos no Recncavo Baiano ver os seguintes trabalhos: OLIVEIRA, Maria Ins Crtes de. Quem eram os negros da Guin? A origem dos africanos na Bahia. In: Afro-sia, n. 19/ 20, p. 37-73, 1997 e PARS, Nicolau. O processo de crioulizao no Recncavo Baiano (1750-1800). In Afro-sia, n. 33, p. 87-132, 2005. Verso anterior e modificada deste texto introdutrio foi publicada no seguinte ensaio: OLIVA, Anderson Ribeiro. Memrias da frica. In Reverso, Jornal do Curso de Jornalismo da UFRB, Cachoeira- BA, n 11, p. 2, ago. 2008.

74 4 7

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

Fora essas imagens, outras lembranas de frica, frutos das falsificaes da histria e dos esteretipos formulados acerca do passado ou do presente africanos, convivem nos espaos mentais de milhares de jovens baianos. Para evitarmos injustias com os que tratam a frica de forma distinta e para construirmos um quadro de anlises que transcenda o senso-comum ou a simples crena de que tais imagens dominem os cenrios mentais de todos sobre certo tema, montei um grupo de pesquisa articulado ao projeto A frica nos Bancos Escolares2 com o objetivo de catalogar e sistematizar, por meio de questionrios aplicados em escolas, algumas das ideias de frica que circulavam na regio. Longe de apontarem para uma prova definitiva das idias acima apresentadas, os resultados da investigao apenas revelam a existncia de algumas imagens mentais acerca do continente entre os estudantes das escolas da regio. Mesmo assim, eles podem ser reflexos de um grande espelho imaginrio construdo sobre a frica. Buscando manter um dilogo com as referncias anteriormente citadas, o presente artigo tem como objetivo principal analisar, justamente, alguns dos dados obtidos pela citada investigao3. Na primeira parte do texto a inteno observar como os entrevistados estudantes e professores de Histria significavam a importncia do ensino e do estudo da histria africana e como os estudantes associavam frica e aos africanos algumas caractersticas positivas e negativas listadas sobre o continente e suas
2

A pesquisa desenvolvida junto ao Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recncavo da Bahia possua como objetivo principal a anlise das construes imaginrias acerca da histria africana e da frica por parte de estudantes dos Ensinos Fundamental (5 a 8 srie) e Mdio (1 ao 3 ano) e professores de Histria em escolas do Recncavo Baiano Santo Amaro da Purificao, Cachoeira e So Flix. O projeto faz parte de uma investigao que rene estudos de caso de maior amplitude abordando as representaes sobre a histria da frica nos manuais escolares e no ensino de Histria no espao histrico conhecido como Mundo Atlntico. Seus objetivos acercam-se da tentativa de sistematizao de algumas idias recorrentes sobre o continente africano, produzidas e preservadas pelas referncias mentais que circulam tanto no chamado imaginrio social coletivo, como no imaginrio escolar. A metodologia principal nesta parte da investigao consistiu na aplicao e anlise de questionrios que objetivavam materializar algumas dessas representaes formuladas sobre a histria africana no espao eleito para investigao. Os dados agora apresentados foram obtidos pelo trabalho da bolsista do curso de Histria, Geisa Sodr Schitini. Agradecemos o apoio da PROPAAE-UFRB. 3 Alguns resultados da pesquisa, referentes apenas ao ensino fundamental, foram apresentados no seguinte artigo: OLIVA, Anderson Ribeiro. O Espelho Africano em Pedaos: Dilogos entre as representaes da frica no imaginrio escolar e os livros didticos de histria, um estudo de caso no Recncavo Baiano. In Recncavos, Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, v. 1, p. 1-18, 2007.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

75

Universidade Federal da Grande Dourados

sociedades. Na segunda e ltima parte, as anlises iro se debruar sobre um conjunto de representaes elaboradas pelos prprios estudantes, a partir da livre escolha das imagens que segundo suas impresses pessoais estariam mais associadas ou que mais lembrassem a frica, agora sem a interferncia to direta do investigador. Classificamos essas imagens em categorias construdas com o objetivo de agrupar as representaes formuladas por tema ou assunto enfatizado. Vejamos o quanto elas se aproximam ou se afastam do chamado imaginrio social brasileiro sobre os africanos. A IMPORTNCIA DOS ESTUDOS AFRICANOS E OS OLHARES DIRIGIDOS SOBRE A FRICA Partimos da premissa de que, para estabelecer qualquer reflexo histrica ou propor projetos e aes para as escolas envolvendo a abordagem do ensino de histria africana, preciso criar um quadro diagnstico seguro e baseado no tratamento de dados empricos. Dessa forma, a pesquisa pautou-se, em um primeiro momento, na aplicao de questionrios4 para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio que freqentavam escolas da regio (ver grfico 1) e para professores de Histria que ministravam aulas nessas instituies, com o objetivo de sistematizar informaes e os apontamentos feitos por todos sobre a temtica em foco. Das respostas extradas dos 333 questionrios devolvidos pelos estudantes e das entrevistas realizadas com quatro professores chegou-se a um conjunto revelador de resultados.

O questionrio aplicado aos estudantes durante a pesquisa se encontra no anexo I. Para os professores as perguntas foram distintas, versando sobre os seguintes tpicos: a formao profissional; a preparao terica sobre o tema; a importncia do estudo da histria da frica; e, se o livro didtico adotado na escola abordava contedos referentes ao assunto.

76 6 7

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

O modelo de questionrio aplicado para os estudantes intentava mapear dois conjuntos de informaes. Com as perguntas 1 e 3 buscamos conhecer a relevncia e o interesse que os estudantes possuam acerca da histria africana. As respostas apontaram para um quadro estimulante. Daqueles que responderam s questes, 98% afirmaram que achavam importante o estudo da histria africana, enquanto 92% revelaram que gostariam de estudar contedos referentes ao tema. J nas perguntas 2 e 4, a inteno foi de sistematizar as idias que os estudantes associavam ou fabricavam acerca do continente. Neste caso, pde-se concluir que as representaes informadas so convergentes com as imagens que circulam em parte do imaginrio social brasileiro acerca da frica e dos africanos5. Por exemplo, na segunda questo apresentada pelo questionrio solicitvamos que os inquiridos conferissem ao continente, as suas populaes e histria africana
5

Claro est que os resultados obtidos pela investigao no podem ser simplesmente estendidos ou emprestados para toda a populao da regio. Metodologicamente no intentvamos fazer tal aproximao relacional. No entanto, no campo das anlises e reflexes somos tentados a pensar que os estudantes possam ser dimensionados como espelhos, ou melhor, reflexos participantes daquilo que denominamos de imaginrio social. Acerca das representaes e das idias de frica na Bahia e no Brasil, ver os seguintes artigos: SANSONE, Livio. Da frica ao Afro. Uso e abuso da frica entre os intelectuais e na cultura brasileira durante o sculo XX. In: Afro-sia, n. 27, p. 249-269, 2002; OLIVA, Anderson Ribeiro. Notcias sobre a frica: representaes do continente africano na revista VEJA (19912006). In: Afro-sia, n. 38, p.141-178, 2008.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

77

Universidade Federal da Grande Dourados

cinco caractersticas de dez apresentadas em uma lista. Mesmo compreendo a limitao emprestada s respostas, o espelho imaginrio projetado , sem sombra de dvidas, revelador. A maioria dos jovens, 87% deles, acreditava que a Fome e a Misria seriam caractersticas associadas obrigatoriamente aos africanos. Um nmero muito prximo, 86%, defendia que uma das faces principais do continente seria o fato de que suas populaes teriam pele negra (enquanto apenas 12,9% citaram tambm as populaes de pele branca). A AIDS e as tragdias, referncias imagticas recorrentemente associadas aos africanos pelo mass media, ocupavam lugares de destaque nos cenrios mentais de 72% daqueles jovens. A frica que se confunde historicamente com a escravido e o trfico de escravos foi citada por 62% dos inquiridos. Outras vises comuns sobre o continente seriam aquelas que responderiam pelo processo de reinveno ou inveno das culturas negras no Atlntico, ou seja, idias de uma frica distante do continente, mesmo que relacionada a ele. So os casos das referncias ao Candombl, Capoeira e Samba citadas como caractersticas africanas por 71% dos estudantes. As Guerras, conflitos e massacres, espelhados como algumas das faces contemporneas de frica foram lembrados por 53% dos jovens. Acerca das imagens que poderamos classificar como neutras encontramos um quadro que no ultrapassou a 20 % do total de entrevistados. As referncias a algumas das mais conhecidas experincias polticas e histricas africanas, como o Egito, Mroe e Kush, ou, simplesmente, a idia de que na frica teriam existido Grandes Reinos, Imprios e Civilizaes, reuniam, respectivamente, 13% e 20% das respostas. Por fim, apenas 16% dos estudantes assinalaram o campo que associava ao continente com a existncia de Grandes Centros Urbanos (ver grfico 2).

78 8 7

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

Acerca das respostas dos professores encontramos, nos quesitos abordados, um quadro consensual com a realidade vivenciada por uma grande maioria de docentes brasileiros6. Se no cenrio nacional existe apesar dos esforos de diversas instituies em promover cursos de capacitao uma clara situao de defasagem entre a formao docente na rea dos estudos africanos e as possibilidades de aplicao da legislao vigente nas salas de aula, as condies da regio do Recncavo Baiano no esto muito
6

Sobre o tema, ver os seguintes trabalhos: LAUREANO, Marisa Antunes. O Ensino de Histria da frica. In: Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 44, p. 333-349, jul./ dez. 2008; e, OLIVA, Anderson Ribeiro. A histria africana nos cursos de formao de professores: panorama, perspectivas e experincias. In: Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, v. 28, p. 187-219, 2006.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

79

Universidade Federal da Grande Dourados

longe disto. Dos quatro professores de Histria todos com graduao na rea apenas dois (2) haviam cursado disciplinas sobre o assunto em suas licenciaturas. Apesar de todos sinalizarem para a importncia dos estudos africanos na educao bsica brasileira, apenas dois (2) sentiam-se com domnio das estratgias terico-metodolgicas para a abordagem desses contedos no ambiente escolar. Por fim, em apenas um (1) dos quatro (4) manuais escolares trabalhados pelo conjunto de professores entrevistados existiam referncias histria africana. Na ltima questo do questionrio aplicado aos estudantes solicitvamos que desenhassem, em um quadro, a principal imagem que possuam sobre os africanos e a frica. Mesmo que parte das respostas tenha sido contaminada pelos ingredientes apresentados na lista includa no item 2 do questionrio certo que elas revelam tambm as cenas mentais e as idias de frica que aqueles jovens comungam cotidianamente. Procuramos, assim como no tratamento concedido s informaes anteriores, catalogar as imagens por categorias que revelassem os principais cenrios mentais fabricados. Vejamos agora como os jovens alunos representaram ao continente, as suas populaes e a histria da frica a partir do uso livre de suas referncias mentais e imaginrias. Devido natureza um pouco distinta desse exerccio livre construo iremos analis-lo em um tpico a parte. AS IMAGENS DA FRICA FABRICADAS PE LOS E STUDANTES NO RECNCAVO Ao analisar o conjunto de representaes encontradas nos formulrios desenhos e textos foram muitas vezes combinados pelos estudantes pde-se construir, por afinidade dos temas, sete (7) categorias associativas de idias sobre a frica e suas populaes: Paisagens (88); Fome e Misria (69); Escravido (68); Populaes Negras (42); Bero Cultural (27); Guerras (23); e, AIDS (11) (ver grfico 3)7.

Cinco estudantes no responderam questo.


Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

80 0 8

Universidade Federal da Grande Dourados

Na primeira categoria, que agrupou 26% das imagens, a tnica concentrou-se na tentativa, por parte dos estudantes, de relacionar o continente as suas paisagens naturais, destacando figuras da fauna, flora e dos espaos fsicos africanos. Neste caso, a frica parece se confundir com alguns dos esteretipos mais comuns a ela associados: os espaos dos safris os das matanas da primeira metade do sculo XX, ou os tursticos do sculo XXI ; a natureza selvagem florestas, rios, grandes mamferos, desertos , que alimentam mitos e referncias visuais de milhes de homens e mulheres ocidentais, construdos a partir das experincias coloniais europias naquele continente e, ou, por meio da literatura ou do cinema8. Outro dado recorrente nas figuras elaboradas pelos jovens foi a presena do sol. Associao que informa a idia de que o calor, a exposio excessiva s altas temperaturas e os desertos seriam elementos dominantes nas paisagens do continente.

Acerca do tema, ver o seguinte trabalho: MARGARIDO, Alfredo. Tarzan: Paradigma da branquizao da frica. In: HENRIQUES, Isabel Castro (org.). Novas relaes com frica: que perspectivas? Actas do III Congresso de Estudos Africanos do Mundo Ibrico. Lisboa: Vulgata, 2003. p.105-121.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

81

Universidade Federal da Grande Dourados

Imagem 01 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares) Na segunda categoria Fome e Misria foram associadas 21% das representaes formuladas. Neste caso podemos projetar que as imagens veiculadas desde a dcada de 1980 pelos meios de comunicao sobre a frica so uns dos possveis motivos explicativos para essa repetio de cenas. A mesma afirmativa pode ser feita em relao s referncias que dominam as telas das produes cinematogrficas: conflitos, pobreza, violncia e doenas. Ao mesmo tempo, algumas das poucas abordagens realizadas pelos livros didticos sobre a histria do continente enfatizam justamente a perspectiva de que os pases africanos no perodo posterior s independncias passaram a integrar o centro do Terceiro Mundo e comearam a compartilhar certas caractersticas histricas, geopolticas, polticas e sociais: instabilidade governamental, corrupo, conflitos inter-tnicos, massacres9 .
Acerca das abordagens realizadas por manuais escolares referente ao perodo citado, ver: OLIVA, Anderson Ribeiro. Lies sobre a frica: dilogos entre as representaes dos africanos no imaginrio Ocidental e o ensino da Histria da frica no Mundo Atlntico (19902005). 2007. Tese (Doutorado) Universidade de Braslia, Braslia, 2007, p. 298-302.
9

82 2 8

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

Neste caso poderamos incluir tambm as sexta e stima categorias observadas, Guerras e AIDS, que concentraram 7% e 3% das representaes, respectivamente. As imagens apresentadas a seguir realizam uma espcie de sntese das idias negativas atribudas frica. Na primeira, o jovem autor incluiu de forma escrita no centro de um esboo de mapa continental algumas dessas referncias: Fome; Misria, Doenas; Tragdias; AIDS; Desertos; Povos Pobres. Na segunda, o cenrio descrito fala por si s.

Imagem 02 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares)

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

83

Universidade Federal da Grande Dourados

Imagem 03 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares) No terceiro grupo de representaes, Escravido, encontramos 20% das imagens fabricadas. De certa forma consensual que durante geraes escolares as nicas notcias que circulavam sobre a frica nas salas de aula fossem aquelas que vinculavam os africanos, a frica e a histria africana escravido nas Amricas (ver imagem 04). A ausncia de abordagens sobre a histria africana que se desenrolou do outro lado do Atlntico cristalizou a perspectiva de que as trajetrias histricas de suas sociedades teriam tido incio juntamente com o trfico de escravos. Da histria pregressa das populaes africanas tocadas pela dispora quase nada era informado. Surgidos por autognese nos pores dos negreiros ou referenciados de forma

84 4 8

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

abstrata e genrica como sudaneses ou bantos, os africanos perdiam suas especificidades e pluralidade. Outro movimento comum foi passar a associlos s reinvenes culturais e identitrias que ocorreram do lado de c do Atlntico. Neste caso, as frmulas e snteses culturais intituladas de afrobrasileiras ou como de matrizes africanas tambm acabaram por ocupar o lugar daquilo que deveria ser a histria da frica propriamente dita. Tal realidade se revela por meio da quinta categoria encontrada pela pesquisa, a qual se concedeu o ttulo de Bero Cultural (8%), ou seja, a frica pensada apenas como palco de onde se originaram vrias das referncias culturais denominadas de afro-brasileiras, como a capoeira e o candombl (ver imagem 05).

Imagem 04 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares)


Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

85

Universidade Federal da Grande Dourados

Imagem 05 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares) Por fim, a ltima categoria elencada foi denominada de Populaes Negras (13%). As referncias aos africanos como negros e as possveis explicaes para tal caracterstica foi motivo de longo e complexo debate histrico (ver imagem 06)10. De certa forma, a perspectiva de que as populaes africanas seriam exclusivamente negras tributria das vises que dividiram o continente em duas partes distintas, no articuladas e no relacionveis historicamente: a frica branca (rabe) e a frica negra. No me parece que exista outra forma de tratar a frica a no ser pela sua totalidade continental ou pelos seus pluralismos. Ao mesmo tempo, aquilo que em dcadas anteriores serviu como libelo ou modelo ideolgico a ser seguido pelos habitantes da frica sul saariana as teses da negritude mesmo que ainda se encontre vivo em algumas partes do Mundo Atlntico, deixou de ser projeto poltico-identitrio para a maioria dos africanos h alguns anos. Novamente, pode-se afirmar que a ausncia de substncia
Acerca do tema, ver os seguintes artigos: MACEDO, Jos Rivair. Os filhos de Cam: a frica e o saber enciclopdico medieval. In: Signum, v. 3, p. 101-132, 2001; e, SANTOS, Gislene Aparecida dos. Selvagens, exticos, demonacos: idias e imagens de uma gente de cor preta. In: Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, ano 24, n. 2, p. 275-289, 2002.
10

86 6 8

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

histrica, de contedos trabalhados sobre a histria do continente, em associao com a histria do trfico e da escravido que podem explicar a continuidade de uma imagem que torne a frica una, homognea e genrica.

Imagem 06 (Fonte: Projeto A frica nos Bancos Escolares) REFLEXE S FINAIS Aps percorremos as trilhas imaginrias das referncias construdas por estudantes do Recncavo Baiano sobre a frica, os africanos e suas histrias podemos identificar alguns indcios acerca das origens dos problemas e reforar os sinais que indicam os caminhos para algumas solues. Percebe-se que, apesar de professores e estudantes reconhecerem em sua esmagadora maioria 98% dos alunos e 100% dos professores a importncia dos estudos africanos nas escolas da regio, ainda vigora uma situao emblemtica e complexa de se resolver. As imagens que compem os cenrios mentais de grande parte dos entrevistados apontam para um cruFronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

87

Universidade Federal da Grande Dourados

zamento ou sintonia com as referncias imagticas e idias de frica que conduzem a ao mental de milhes de brasileiros cotidianamente: os esteretipos. Nem uma regio que para todos parece estar historicamente embebida de africanidades parece ter em sua memria histrica lembranas positivas do continente. Neste caso, apenas a ao coordenada de movimentos e associaes culturais e sociais e, fundamentalmente, a abordagem adequada de contedos da histria africana nas salas de aula podem reverter em curto espao de tempo esses esquecimentos relacionais e substituir as imagens que conduzem os olhares lanados daqui sobre o continente que nosso vizinho pela fronteira atlntica sul, seja no presente ou no passado. Artigo recebido em 1 de outubro de 2009. Aprovado em 21 de outubro de 2009. REFERNCIAS
FLORES, Elio Chaves. Etnicidade e ensino de Histria: a matriz cultural africana. In: Tempo, Niteri-RJ, n. 21, p. 65-81, 2008. HORTA, Jos da Silva. A representao do africano na literatura de viagens, do Senegal a Serra Leoa (1453-1508). Mare Liberum, Lisboa, n. 2, p. 209-339, 1991. JESUS, Nauk Maria de; SYMANSKI, Luis Claudio Pereira. Olhares e reflexes sobre africanos e afro-descendentes em Mato Grosso sculos XVIII e XIX. In: JESUS, Nauk Maria de et al. Ensino de Histria. Trajetrias em movimento. Cceres-MT: Editora UNEMAT, 2007. p. 57-70. LAUREANO, Marisa Antunes. O ensino de Histria da frica. In: Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 44, p. 333-349, jul./ dez. 2008. LIMA, Mnica. A frica na sala de aula. Nossa histria, ano 1, n. 4, fev. 2004. LOPES, Carlos. A pirmide invertida - historiografia africana feita por africanos. In: Actas do Colquio Construo e E nsino da Histria da frica. Lisboa: Linopazas, 1995. MATTOS, Hebe Maria. O ensino de Histria e a luta contra a discriminao racial no Brasil. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de Histria: conceitos, temticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/ FAPERJ, 2003. p. 127-136. MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrio. Rev Estudos Afro-Asiista ticos, Rio de Janeiro, ano 23, n. 1, p. 171-209, 2001. NETO, Maria da Conceio. Professores e histria de frica: as intenes e a realidade. In: Actas do Colquio Construo e Ensino da Histria da frica. Lisboa: Linopazas, 1995. p. 537-553.

88 8 8

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

OLIVA, Anderson Ribeiro. Os africanos entre representaes: viagens reveladoras, olhares imprecisos e a inveno da frica no Imaginrio Ocidental. Em tempo de Histrias, Braslia, ano 9, n. 9, p. 90-114, 2005. ______. O espelho africano em pedaos: dilogos entre as representaes da frica no imaginrio escolar e os livros didticos de histria, um estudo de caso no Recncavo Baiano. In: Recncavos, Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, v. 1, p. 1-18, 2007. ______. A histria africana nos cursos de formao de professores: panorama, perspectivas e experincias. In: Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1/ 2/3, p 187-219, 2006. ______. Lies sobre a frica: dilogos entre as representaes dos africanos no imaginrio Ocidental e o ensino da Histria da frica no Mundo Atlntico (1990-2005). 2007. Tese (Doutorado em Histria Social) Instituto de Cincias Humanas, Universidade de Braslia, Braslia, 2007. PANTOJA, Selma; ROCHA, Maria Jos (orgs.). Rompendo silncios: histria da frica nos currculos da educao bsica. Braslia: DP Comunicaes, 2004. WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o ensino da Histria da frica no Brasil. In: SECRETARIA DE EDUCAO CONTINUADA, ALFABETIZAO E DIVERSIDADE. Educao Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/ 03. Braslia: MEC/ Secad, 2005. p. 133-166.

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

89

Universidade Federal da Grande Dourados

ANEXO I

90 0 9

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

91

S-ar putea să vă placă și