Sunteți pe pagina 1din 12

Editorial

Abril de 2002 e a est o FMZ#2. Antes de mais nada gostaria de agradecer aos emails e cartas que chegaram comentando o #1 e lembrar que o espao continua aberto para bandas, zines, distros e todos que precisem de um espao para divulgao visando o desenvolvimento do underground. Neste #2 destaque para a entrevista com a banda Fungus & Bactrias de Niteri RJ e uma matwria sobre a passagem dos Dead Kennedys pelo Brasil em dezembro ltimo. isso a, at a prxima!

Contatos c/distros e zines: Peclio Discos Punk Rock, HC, Alternativo, PsychoBilly. Cx. Postal: 393, Santos - SP, CEP: 11001-970. Luna Records Grind, Crust, GrindCorePunk, HC. Cx. P.: 2480 Braslia - DF, CEP: 70849-970. Correio Eletrnico: lunarecs@hotmail.c om Fanzine Alternative Voices - R. Major Zanani, 60 Taubat, Jd. Santa Clara. CEP: 12080060. Fanzine Jaula Cx. P.: 113, CEP: 12010-970, Taubat, SP.

Contatos com FMZ: Caixa Postal: 105077 Cep: 24231-970 Niteri RJ


fanzinefeiramoderna@zipmail.com.br

Feira livre
Aulas de guitarra Tcnicas de solo Ligados Palhetada alternada Sweep picking Arpejos Tapping Escalas e seus modos Improvisao Riffs e licks de: rock, heavy, blues e etc... Fbio Rubim (Fungus & Bactrias) Tel: 2714-4070

Acesse:

www.fanzinefeiramoderna.hpg.com.br
E confira a verso on-line do zine!

SHOWS: Galera do Rio; Toda Quinta-Feira tem Sobrado do Rock no Sobrado das Artes na Lapa. // Pessoal de So Gonalo; Toda Sexta-Feira rola Zoeira Cultural na Parada 40, vale a pena ir l prestigiar as bandas e dar fora ao Underground de So Gonalo.

No deve demorar o lanamento da primeira coletnea do movimento Zoeira Cultural (movimento de bandas da cidade de So Gonalo, RJ). A coletnea contara com 14 bandas, entre eles: poca, Nauzia, Filhos da Ptria, Fungus & Bactrias e Tornado. Durante o carnaval foi realizado no Garage o 1 CarnaRock. O evento reuniu em trs dias diversas bandas de diferentes cantos do Brasil, alm das locais, claro. Entre as diversas atraes estavam: Uzmi, Pacto Social, 10ZERO4 (DF), Formigas Desdentadas, Fungos (SP), Matanza e muitas outras. O pblico compareceu em bom nmero, e j que a entrada era franca muita gente que nem sabia do evento acabou entrando. Mas isso no tira os mritos da organizao que promete uma reedio do evento no prximo ano. E mais RocknRoll no carnaval carioca, rolou no Ballroom nos dias 9 e 10 de fevereiro, o Festival Rudo. O evento reuniu entre outras bandas, Mukeka di Rato, Dead Fish, Autoramas e Zumbis do Espao. E na tera-feira, dia 12, as bandas Leela, Matanza e Pacto Social participaram junto com outras bandas do cenrio Pop(?) Carioca do carnaval da Lapa. Que o carnaval do ano que vem seja ainda melhor com mais espaos para o underground. Em breve deve estar de novo em circulao o zine Terror 77, produzido pelo pessoal da banda Nauzia de Niteri. No incio de maro saiu em fim o terceiro lbum do Jason intitulado Eu tu, Dnis o Cd traz dezoito msicas e conta com a partio de Heron (vocalista da banda Uzmi e que excurcionou com o Jason pela Europa ano passado) em uma delas. A banda Exxtica lana seu Cd e indica para maiores informaes seu site: www.exxotica.com.br. Pedidos do Cd podem ser feitos pelos telefones: (11) 223-6277 (Animal records) , (11) 222-0284 (Aqualung records) e (19) 3585-4018 (Rock company). Em breve deve estar pronto o novo Cd da banda poca. Intitulado Alucinaes este ser o terceiro lbum da banda da cidade de So Gonalo, RJ. O poca promete vir mais psicodlico do que nunca, quem j teve a oportunidade de ouvir alguma das novas msicas sabe que vem coisa boa a! Nas tardes de domingo a galera de So Gonalo tem entre 14:00h e 16:00h o programa Histria do Rock na Rdio Sideral (95,3 Fm). Para quem quer conhecer a histria do punk no Brasil e no mundo uma boa pedida o livro Punk: Anarquia planetria e a cena brasileira". De autoria do jornalista Silvio Essinger o livro da um panorama geral da cena punk desde a dcada de 70 at os anos noventa. O livro faz parte da "Coleo Ouvido Musical" da editora 34. Ideal para quem quer comear a conhecer a histria do punk mundo afora. O ex-Dead Kennedys, Jello Biafra, est processando novamente os ex-companheiros da banda. O motivo uma variao do mesmo tema. Jello Biafra acusa os antigos companheiros de usar o indevidamente nome da banda, que pertence a ele, e quer ser indenizado por isso. Nesta semana ele abriu mais um processo pois a banda est gravando novo material sob o nome Dead Kennedys e usando o logotipo e fotos antigas da banda para promover shows.

Notas

Fungus & Bactrias


Os cogumelos amarelos esto de volta !!!
Seis anos depois de ser formada a banda Fungus & Bactrias continua firme e forte no underground carioca. Da primeira formao apenas o baixista e tambm fundador Welber continua na banda, em 2002 o Fungus & Bactrias voltou a se apresentar pelos palcos do underground carioca. De formao nova, e com os j conhecidos covers de Plebe Rude, Tquio e outros clssicos dos anos 80, eles tambm trazem novas composies prprias e em breve aparecero na coletnea do Zoeira Cultural (Movimento de bandas da cidade de So Gonalo - RJ). A vai um resumo do papo que batemos com Welber e o batera Maurcio. Com vocs os cogumelos amarelos!!!!
Rafael: Como e quando comeou a banda? Welber: A banda comeou em 31 de janeiro de 96. Numa poca difcil n? Que quase no havia, aqui em Niteri, bandas de rock que se propunham a fazer, assim como nos estamos fazendo, um trabalho alternativo. Existia muita banda assim: De garotinho de escola, playboy e tal... E at pra min ficava muito difcil, pois foi numa poca em que eu tinha recentemente chegado de Braslia, e at arranjar A PRIMEIRA FORMAO foi algo difcil, mas depois que arrumei o primeiro integrante, que foi o Brulio, ai foi consecutivamente veio o guitarrista base e j tinha um vocalista que no caso era o Evandro. A a banda foi se formando e foram feitos pequenos retoques e quem no tava a fim de ficar foi saindo e quem tava a fim de fazer um bom trabalho foi ficando e a banda foi se estruturando at a formao atual. RA: E Foram muitas formaes at a atual? W: Foram, essa aqui acho que e j t beirando pra quinta formao. RA: e como e que voc definiria o som da banda? W: Cara, e um som meio que indefinido...e cara, no tem uma definio prpria. Eu acredito que o som da banda seja assim: uma fuso do velho e bom punk com rock e metal. Diz a galera a que punk metal, mas eu no chego apostar minhas fichas nessas coisas no, eu prefiro falar rock sem rotulao, at mesmo para dar mais flexibilidade aos msicos que esto na banda, cada um colocar seu estilo prprio na banda e formar o estilo Fungus e Bactrias. RA: E como que e o processo de composio da banda? W: H cara, o mais doido possvel. Porque o seguinte: por enquanto a maior parte das composies so minhas, e Fabio entra na parte instrumental, que ele e um grande instrumentista. Mas na maioria das vezes composio e aquela coisa que vem do fundo do corao. Na maioria das vezes as musicas que eu fao so experincias prprias, por exemplo: Festana no matagal... e uma chapada no meio do rabo. Muitas vezes eu fao a letra e a melodia j vem por cima. Como Festana no matagal... Robson: A inspirao pras letras so as mais... W: As mais doidas possveis, voc v nas letras, at que h um certo ar de sarcasmo princpio, nas primeiras formaes... Maurcio: Eu no sei se eu posso falar mas eu andei olhando nos arquivos dele, e vi uma musica que vai sair ai com o nome da banda... Falando dessa situao de clones, globalizao e tudo isso que o mundo t passando agora... Espere e ver, e ouviro! RA: Vocs estariam saindo um pouco da coisa do humor e entrando numa coisa mais crtica mais social?

W: Justamente! Porque at ento o pessoal s conhece aquele lado do Fungus meio que na sacanagem... RA: Atualmente, em relao a espaos pra divulgao, apoio de outras bandas, como anda a coisa no cenrio alternativo? No s em Niteri e SG, mas no estado do Rio como um todo. W: O espao pra rock, eu at pensei a principio que com esse Rock in Rio as portas fossem se escancarar, melhorou um pouco, a porta se entre abriu. Quer dizer: Hoje em dia pra arrumar show o cara tem que ser poltico. O cara tem que vender uma boa imagem, entre aspas!!! Saber conversar com o promoter da casa. Pra tocar, mas pra arrumar espao tem que ser: Vamos fazer. Na cara e na coragem. Se voc ficar esperando um patrocnio, um convite, pode acontecer, mas as chances so de uma em um milho. Mas com relao pergunta sobre apoio de outras bandas eu acho que o alternativo e o nico estilo que tem aquele pblico cativo. Tipo vai aquele pessoal que gosta de...ver o trabalho da banda. E tem nego que e certo que vo pra pular pra ficar zoando que nem um macaco. Mas as bandas to bastante solidrias com o trabalho umas das outras, e eu acho que tem que caminhar por a. RA: Tem algum lanamento, shows, ou projetos em vista? W: no, quer dizer, o NICO projeto em vista e a coletnea do Zoeira Cultural que nos vamos entrar e que deve sair com mais 12 ou 13 bandas e vai ter o show de lanamento, por enquanto e isso, at por que nos estamos reestruturando o nosso trabalho pra dar um tempo e chegar com um trabalho mais eficaz. RA: Uma pergunta que eu acho que j sei a resposta, mas algum show. Inesquecvel? W: Voc sabe...o maior ...Um dos maiores foi quando nos tocamos no off mdia, com outras bandas l, foi no SESC de so Gonalo, e teve quase trs mil pessoas...foi uma coisa do caralho, se v aquele monte de gente pulando, pogando de em lado pro outro ,aquela nuvem de gente. E a gente no era to conhecido em So Gonalo, o que deu um certo supervit no nosso trabalho foi que l na poca existiam as rdios comunitrias, e comeou a rolar o nosso Cd demo, deu aquela forca e o pessoal compareceu em massa. Foi uma coisa fenomenal, perecia coisa de banda grande, o tipo de show que tu d de cinco em 5 anos, quer dizer os deuses estavam conspirando pra que nos estivssemos todos ali e guardssemos esse momento de felicidade. Espero que tenham mais. Mas isso tipo um estado de esprito todo mundo tem que estar coligado tanto musicalmente como espiritualmente para que o show seja uma maravilha. O pblico tambm ajuda, quer dizer se voc vai tocar pra um pblico completamente... aptico, sobre o trabalho que voc t fazendo. Quer dizer voc no tem aquela receptividade e isso reflete na banda. tipo um jogo de espelhos se a banda toca com garra o pblico vai reagir, se voc estiver meio cabisbaixo...E aquele fogo cruzado que voc manda se voc manda pedra vai receber pedra, se voc for amores vai receber amor. Eu acho que a situao e essa mais ou menos pra quem t tocando, mas esse foi um dos melhores. Teve outros como no prprio Gato Preto que foi bom tambm, mas esse em primeiro lugar. RA: E o apelido tio Welber? W: Isso e um negcio do pessoal, pelo fato de eu ser o que gosta de regular mais a galera, e por eu ser um cara mais cascudo.

A ntegra dessa entrevista esta em: www.fanzinefeiramoderna.hpg.com.br . Confira! Sugestes para as prximas bandas a serem entrevistadas, mandem para o e-mail do Zine: fanzinefeiramoderna@zipmail.com.br

07/12/2001 Amrica Football Club, Tijuca - Rio de Janeiro. Dead Kennedys - uma lenda morta Que fique sua influncia dos tempos de banda Punk.

Dead Kennedys no Brasil... Esse o tipo de sonho que a gente alimenta quando comea a participar do movimento Punk e acha que finalmente tudo possvel. A banda que me fez entender o sentido do Punk, da msica criativa, da atitude, do envolvimento com o pblico, finalmente estaria em minha frente. Melhor que isso, estaria to perto de casa, no Rio de Janeiro! Em um primeiro momento fiquei surpreso. Soube em Setembro sobre a provvel vinda dos caras. Mas logo tive a confirmao de que Jello Biafra, o lendrio vocalista que mudou a histria do Punk, no viria junto. Era bvio, afinal de contas h quase dois anos havia uma briga na justia entre ele e os outros membros da banda. Biafra, que tambm dono da gravadora da banda (Alternative Tentacles), foi acusado de sonegar durante 10 anos um total de 76 mil dlares de direitos autorais banda. No comeo de 2000, atravs de uma entrevista do guitarrista East Bay Ray ao site www.punkoiuk.co.uk http://www.punkoiuk.co.uk> tive a verso da banda para o fato. Ele se limitou a citar quantias e afirmar que no entenderam a reao de Biafra ao dizer que no pagaria o valor devido. Foi uma decepo para mim, afinal de contas Jello sempre sustentou um discurso tico que influenciou muito punk em todo mundo. Entretanto, eu queria ouvir o outro lado da histria. Jello Biafra, no site da gravadora (www.alternativetentacles.com <http://www.alternativetentacles.com>), e em entrevista agencia de notcias Reuters, afirmou que, como os prprios integrantes sabiam, se tratava de um erro de contabilidade e ele no teria tanto dinheiro para pagar a dvida. A Alternative Tentacles um pequeno selo criado em 79 para lanar os discos da prpria banda. Com o tempo comeou a lanar vrias bandas e estilos, mas nunca se tornou uma grande empresa. Jello se defendeu de uma maneira muito convincente em suas entrevistas. Mas no preciso muito esforo pra lembrar que ele tem poder de discurso inegvel. De qualquer forma eu no quis julgar antes de ver a banda. No segui a onda de que Jello tudo no Dead Kennedys e fui seguro pra Tijuca naquela sexta feira, por um preo justo em se tratando de um show em que passagens areas internacionais com preos em dlares estavam em jogo. Incluindo todos os demais gastos de produo: da segurana, divulgao e comida, at ao cach, os R$ 14,00 reais antecipados foram condizentes. H quem se assuste, mas os que apenas criticam certamente nunca tentaram produzir um show nessas propores de forma sria. Ao chegar, muitas pessoas nos bares e esquinas por volta do clube. As bandas de abertura (Blind Pigs, Uzomi, River Raid) tocavam e pouca gente entrava... descobri rapidamente o que acontecia: no vendiam bebidas alcolicas dentro do show. 1:00h da manh e todos esto entrando. Parece que os Dead Kennedys vo comear. Demora um pouco mais. Vrias pessoas comentando os incidentes entre Jello Biafra e a banda, todos curiosos sobre o novo vocalista, os rostos deixavam claras as expectativas das 800 pessoas presentes, segundo nmero divulgado pela produo local. A seguir por comentrios ouvidos em toda a parte, semanas antes do show e na prpria noite, MUITA gente preferiu sair para qualquer bar p-de-chinelo que pagar para ver Dead Kennedys sem Jello Biafra, inclusive muitos amigos meus. O nmero poderia ser o dobro, cheguei a me impressionar ao sentir a falta de tantas figuras carimbadas da cena carioca, gente que no s ama como conhece cada msica da banda. At alguns minutos antes do show eu no conseguia acreditar nas palavras dos que diziam que no iriam de jeito nenhum sem Jello, a no

ser que fosse de graa. Afinal de contas, como algum pode ter tanta certeza de que Jello Biafra que estava falando a verdade nas entrevistas? Mesmo assim no restaram dvidas: a grande estrela da noite foi o pblico. J enfrentei platias de vrios tamanhos em vrios cantos do pas, no palco como banda e na platia como espectador. Vi grandes bandas de pases diferentes, toquei com excelentes bandas at fora do Brasil, mas nunca vi um pblico to diferente e to unido. A princpio, eram aquelas caras que eu vejo h uma dcada nos shows. Pessoas de todas as idades com camisas de todas as bandas, de todos os estilos de Rock, e muita amizade pra ver uma banda que j teve seus clssicos re-gravados at por bandas como Sepultura e Canibal Corpse. No se via socos, mas braos ajudando os que escorregavam, ajudando os que queriam ver mais de perto, e MUITO pogo sem frescura, mas sem violncia proposital. Punks, metaleiros, ouvintes de rdios rocks e at jiu-jiteros, juntos me deram a certeza e o orgulho de ter visto o melhor pblico underground da histria do Rio de Janeiro. E a esta altura vocs devem estar se perguntando: e a banda? Querem saber sobre a banda? Quase ningum viu. Voltando ao incio do show. Eu j tinha perdido as horas quando os Kennedys entraram no palco. Foi um tumulto. Todos comearam a gritar, se socar e se empurrar, alguns pareciam ter enlouquecido e ningum parecia se importar com as aparncias, ainda assim, s se via sorrisos, um ajudando o outro a chegar mais perto, um mais desesperado que o outro, eu via gente que nem se conhecia se abraando e gritando junto, imagens cmicas e que valeram a noite em uma das cenas undergrounds - a carioca - que at poucos anos era uma das mais divididas que eu j conheci. Durante os primeiros 20 minutos o pblico parecia mais preocupado em empurrar a grade mvel de ferro contra os seguranas (cerca de 10 engravatados de 2 metros de altura) enquanto cantavam, ou melhor, gritavam cada um dos clssicos. Ningum fechava a boca, ningum parava de empurrar! No incio os seguranas tentaram resistir, mas logo correram para CIMA do palco! Ficaram em p na FRENTE da banda, fazendo um paredo que no deixou NINGUM ver o show at o fim!!! Mesmo assim ningum parava nenhum minuto de cantar cada um dos clssicos, parecia que estavam ou estvamos hipnotizados por aquelas msicas, todos aqueles clssicos de uma das mais criativas e politizadas bandas punk do mundo! A banda estava musicalmente impressionante. Brandom Cruz, o novo vocalista cantou muito bem. No tentou imitar o mito da banda, o que seria totalmente ridculo, e chegou a subir nas caixas de som para ver o pblico, mas como se esperava, as comparaes no cessavam. A presena de palco inigualvel, marca registrada da banda, se perdeu com a ida de Jello. Parecia apenas mais uma banda com timas msicas, no a mesma banda que re-criou o punk no s musicalmente, mas como uma proposta de atitude. Na verdade parecia muito mais uma perfeccionista banda cover de Dead Kennedys ao invs da prpria. A alta qualidade musical foi sufocada pela prpria acstica local inadequada (trata-se de uma quadra fechada de Futebol!), mas a atitude, que seria o contra ponto, foi nula e anulou o show por parte da banda que se comportou como um conjunto de estrelas do rock como qualquer bandinha famosa de rock em cima do palco. Nenhuma mensagem alm das msicas criadas por Jello Biafra. A nica vez que algum da banda ousou tentar se comunicar com a platia foi quando o vocalista pediu em ingls que o pblico chegasse pra trs, para que os seguranas pudessem descer e todos pudessem ver a banda tocar. Ningum parecia entender, ou pelo menos no estavam interessados em entender. Pelligro, o baterista que parecia estar mais jovem que no comeo de carreira, tambm arriscou algo como Hello Riiiiiiiiiooooooooooooooo!!! (com o tpico sotaque norte americano). Antes desse dia eu no acreditava que Biafra pudesse ser de verdade a alma da banda, pra mim a alma dos Kennedys era a atitude com a platia. A pesar de tudo, se o Dead Kennedys j estava

decepcionando em seu mais grave pecado, a falta de comunicao, minha frustrao s ia ser total no fim. J havia me conformado de, aps 10 anos de espera, ver um show sem Jello Biafra, mas ver Dead Kennedys sem Drug Me??? A j demais!!!! S tocaram clssicos, do primeiro ao ltimo disco e no iria faltar nem um se no fosse por Drug Me. Acontece que essa no um clssico qualquer... principalmente no Brasil, que bero de uma das bandas mais famosas de Metal no mundo, o Sepultura, que gravou essa msica e fez muito metaleiro se deslocar pro show. Mas mesmo esquecendo esse incidente musical, eu talvez tenha que admitir que eles sejam os mesmos, como o guitarrista East Bay Ray afirmou em entrevista agncia de notcias Reuters, mas eles esto muito longe de ser a mesma banda. Cheguei com boa vontade e sem preconceitos com a nova formao (a pesar de terem trocado somente o vocalista), mas sa calado na certeza de que infelizmente os Kennedys sem Jello Biafra estavam mortos. Da noite, pra mim restou a imagem, o sentimento e a saudade sem igual de ver aquele pblico pogando, cantando, se divertindo. No d pra negar a qualidade dos artistas e das msicas que empolgam por si s, mas o Dead Kennedys foi sempre muito mais que suas msicas e o verdadeiro show, essa noite, ficou de fora do palco.

Bruno Boca Contato: nauzia@ig.com.br

Feira Metal
E no que o Nightwish vai fazer uma mini turn pelo Brasil! A banda se apresenta dia 28/07 no ATL Hall - Rio. Promessa divida! Confirmadssimo tambm est o Blind Guardian dia 11/08 no Garden Hall - Rio. Por agora, o foco o Saxon dia 17/05 em Sampa. Para pegar agenda completa, email-me! Garage: 27/04 - Criteria, Alchemy e Heavenfalls, infos: (21) 9261-6797; 28/04 - pice. Vamos falar de lanamentos... Saiu "1919 Eternal", terceiro lbum do Black Label Society. Projeto de Zakk Wilde. Que depois de gravar "Down to Earth" juntou-se ao seu padrinho para uma turn. Zakk como no poderia faltar.. figurinha carimbada em mais um Ozzfest! Cara, se tu t disposto a esvaziar os bolsos! Vamos ver.. Primal Fear - "Black Sun"; Iron Savior - Condition Red; "Waiting For The Dawn" - Timo Kotipelto Esses so alguns dos lanamentos que voc j pode procurar! "Dying For The World" do Wasp sai 11/06 e o esperado "Geoff Tate" do Geoff Tate.. sai 25/06 Untouchables do Korn sai 11/06, sendo que o single "Here To Stay", sai no dia 27 de maio. Al Eddie!!!! Enquanto o DVD no sai, os fs do Maiden j podem se deliciar com uma enxurrada de lanamentos. O destaque vai para o Rock in Rio em picture disc de vinil em edio limitada numerada. Como no poderia faltar.. os dois assuntos mais descassetados: Tpico 1: A baguna do Megadeth! Depois de anunciado o fim da banda.. pelo seu lder, Drog Mustaine Circulou pela internet a noticia que Elefsson teria sido o causador, e q teria dissolvido a banda para se juntar ao Metallica. Tudo mentira, segundo Kirk e Mustaine. Tpico 2: Layne Staley, o drogman, ops! frontman do Alice in Chains foi encontrado em sua casa, j em estado de putrefao. Especula-se claro que teria sido problemas com drogas.. E uma segunda hiptese teria sido suicidio. O que nos remete a uma mesma hiptese. j na rea Brazuca, temos o Soufly confirmadssimo para o Dynamo deste ano. O lanamento de Black World, coletnea mais direcionada para o Doom metal, contendo 14 faixas de bandas de diversas regies, j esta na praa! infos em: (75) 9996.8223. Lembrando alguns nomes que vo estar na Tribo Rock Festival (em Sampa): Dark Avenger, Alegro, Devotos do dio, Monster, Tuatha de Dannan, Mystic, Fates Prophecy, Ratos! 8 dias de Som! Infos hein: (0xx11) 294-4873. Robson Monteiro - proteusrmp@hotmail.com

CONSIENTE COLETIVO
Qual o seu papel?
J repararam como cada um de nos de alguma forma assumimos ao longo de nossas vidas uma espcie de papel a ser representado. Acontece com todo mundo. Na escola, no trabalho, na banda, com seus amigos, enfim. E no adianta tentar fugir, dificilmente uma pessoa consegue ser ela mesma o todo o tempo. Quantas vezes voc j se pegou omitindo uma opinio ou ponderando sobre algum ponto de vista, para no ser visto como radical ou simplesmente para agradar algum. E a atravs de uma opinio no declarada, por exemplo, que aos poucos vamos recebendo uma espcie de rotulo invisvel, que nos faz assumir nosso papel e representar. Seria mais ou menos como em um filme ou uma peca de teatro. Tem o vilo, aquele que no se preocupa em agradar ou dita suas prprias regras, por exemplo. H o heri, aquele que nunca seria capaz de machucar ningum, com uma palavra que seja. Tanto o heri como o vilo tem seus seguidores, que quase nunca questionam e apenas seguem seu lder, que neste caso se tornam menos importantes (so meros coadjuvantes) no contexto geral da historia, do filme, do ciclo social ou como voc preferir. Ainda h o figurante, incapaz de dar sua opinio ou contribuio, no que no seja capaz ou no tenha nada a acrescentar, muito pelo contrario, todos sempre tem algo a dizer, mas nem sempre o papel que representam permite. Mas que importncia tem isso? Veja bem, e difcil acreditar que a realidade seja igual ao que passa no cinema e na tv e que o que realmente importa e que haja um bonzinho e um malvado para se para se enfrentarem no final da historia. Se fosse assim passaramos a vida a esperar por um combate que assistiramos ou travaramos ( depende do papel que representamos) e que nunca chegaria. Todo mundo tem algo pra dizer e acrescentar, ento no aceite papeis que a mdia, o sistema, seus amigos ou seja l o que for te do. No ensaie, apenas fale e pronto, ta feito, e a sua opinio e ningum vai poder impedi-la de existir. Melhor viver do seu jeito que representar, no acham? Eu acho. Comentrios, criticas, opinies (lembrem-se: Todas so importantes, venham de quem vierem), e s entrar em contato. At a prxima!

Rafael A.
No somos uma banda que prega responsabilidades sociais. Eu gosto de incitar as pessoas a se questionarem, aquestionar o que elas esto criticando e talvez at verem uma parte delas mesmas nestes alvos de crtica.. Greg Griffin (Bad Religion)

Entre em contato: rafaelr3di@zipmail.com.br

Resenhas:
Hematocele Funesto Morphine (Just Another Demo Tape) - K7 O Hematocele o tipo de banda na qual impossvel colocar-se um rtulo, o que na minha opinio um ponto a favor deles. Est ficando chato demais agentar uma enxurrada de bandas que apenas copiam o que est no rdio ou na MTV. Mas voltando ao Hematocele, de cara nota-se que o vocal em alguns momentos lembra IGGY POP (fase ps-Stooges). O som da banda tem inegvel influncia de bandas da gerao grunge. Esto ali Nirvana, Soundgarden, tudo no seu devido lugar, ou seja: eles assimilam as influncias mas no copiam. D pra ouvir tambm ecos de punk e ps-punk. A demo ainda traz uma cano da demo Hate School!, de 1996, uma gravao caseira e uma ao vivo. Contatos: Cx. P.: 2.600 Santo Andr SP CEP: 09191-970 Divine Souvenir Vinil 7" - Monstro Discos O Divine aos poucos vai se firmando como uma das mais importantes bandas do cenrio alternativo do Brasil. E com esse vinil s vem a confirmar todos os elogios dos quais tem sido alvo. Souvenir traz quatro canes, todas com nomes de mulheres. O som talvez no se encaixe mais no rtulo de indie rock. A banda tem a energia punk, os sempre bem vindos riffs matadores do rock'n'roll e uma certa melancolia caracterstica das guitar bands. Chegam at a soap pop, porm pop no bom sentido, isto : versatilidade e mescla de diversas influncias. Mais um gol de placa do Divine.

Corra Atra ... Plebe Rude Mais Raiva do que Medo Natasha Records - 1993 Um lbum no to conhecido da Plebe, da formao original esto apenas Phelipe Seabra e Andr X. Daqui saram canes que viriam a ficar conhecidas no lbum ao vivo "Enquanto a Trgua No Vem", de 2000, que so: Este Ano e Presso Social. Esta ltima com participaes de Renato Russo e Dado VillaLobos.

Fora Macabra: Tributo ao Punk Brasileiro


So Paulo, incio da dcada de 80, o movimento punk crescia, o festival "o comeo do fim do mundo" levaria ainda mais o punk brasileiro para a mdia nacional e estrangeira ( bom lembrar que o festival tambm foi responsvel por um enfraquecimento considervel da cena, por causa das freqentes brigas entre gangues rivais que s aumentaram depois daqueles trs dias de caos punk no SESC Pompia). Bandas como Ratos de Poro, Clera, Olho Seco e outras aos poucos iam conquistando seu espao na cena internacional. Impossvel negar que o punk conquistou (e conquista at hoje) jovens em todo o mundo, na Inglaterra foi assim, nos EUA tambm e lgico que no Brasil no seria diferente e no cenrio descrito no pargrafo anterior que conquistou quatro jovens da distante e fria Finlndia, isso mesmo, finlandeses fascinados pelo punk brasileiro, mas precisamente o paulista. Dessa admirao toda surgiu o Fora Macabra (em portugus mesmo). A banda surgiu em meados dos anos 80, segundo o baterista Otto Itkonen: Eles estavam cansados de ficar sonhando como seria a cena punk Brasileira do comeo dos anos 80 e fundaram uma banda inspirados nas bandas brasileiras. Tudo bem o nome em portugus no nada demais (levando em considerao que possvel encontrar fs de uma vida determinada banda, por mais underground que seja, em qualquer lugar do mundo), mas a Fora Macabra no parou por a, j imaginaram uma banda finlandesa cantando em portugus? Pois bem, eles cantam em portugus, eles tambm adotaram pseudnimos que se referem a bandas e msicos da cena punk-metal do nosso pas, eis ai o resultado: Oscar submundo anttese, Osvaldo taurus exterminado, Pedro porco anthares e jab mx chacal. lgico que para saber tanto sobre o underground brasileiro, os caras do fora macabra precisariam ter algum para lhes apresentar as bandas e a cena punk nacional da poca. E tinham: Fabio e Redson (respectivamente Olho Seco e Clera), provando que a j folclrica troca de correspondncia no s no punk, mas tambm no underground em geral da certo. Provando mais uma vez seu amor pelo punk brasileiro, em 88 o fora macabra gravou um tributo ao olho seco (desse tributo foi retirada uma faixa para outro tributo banda, dessa vez com novas bandas e veteranos da cena brasileira como: Agrotxico, Calibre 12, Clera, Pacto Social, entre outras). Pra quem se interessou e quer conhecer o fora macabra, eles podem ser encontrados em coletneas e splits em catlogos de distros de diversos cantos do pas. Duas dicas: No Fashion HC records: Cx. P.: 3 - CEP: 13450-970, Santa B. DOeste - SP e Peclio Discos: Cx. P.: 393-CEP: 11001-970, Santos SP Rafael A.

Ensaios e gravaes de ensaios


R: Ary Quintela, 48 - Entrada do Boa / Prximo do Centro / SG Telefone: 2605-4275 Tratar com T. Tel

Caravana do RPG - Introduo 2 ( A Partida, Ocultismo e Onde Encontrar )


Como o jogo? O RPG um jogo para ser jogado em grupos (geralmente de 3 a 6 pessoas), em que um jogador chamado de Mestre, e os outros apenas de Jogadores. Cada Jogador comanda um (ou mais, s vezes) Personagens, que funcionam como os personagens de uma pea de teatro, ou de um livro (os protagonistas). O Mestre, ento, representa todo o resto (os antagonistas, os figurantes, o contra-regra enfim, o mundo todo); muito comum a analogia do Mestre como uma espcie de Deus, porque ele que define as regras, o mundo, a Aventura. Mas o Mestre no joga contra os outros. No RPG o objetivo a diverso de todos, tanto dos Jogadores quanto do Mestre; ele s serve para conduzir a Aventura. Chamase geralmente de Aventura a misso, o objetivo dos Personagens (interpretados pelos Jogadores), e o seu desenrolar. A Aventura seria, ento, mais ou menos como um filme, onde so apresentados os personagens, surge a estria (com seus objetivos, sejam quais forem salvar a princesa, matar o monstro, prender o bandido, chegar vivo no fim, descobrir o mistrio etc; ou s vezes tudo isso junto...), ela vai se desenrolando at o fim, onde ela acaba, e onde se verifica se os personagens conseguiram ou no fazer o que queriam. Uma Aventura que surja em pequenos pedaos, ou pequenas estrias menores (como numa srie de TV, e no rpida como num filme), que dure vrias Sesses de Jogo (como so chamadas as horas em que o grupo est reunido jogando RPG), chamada de Campanha. O bom, o original do RPG, que no precisa (e possvel, ao contrrio de outros jogos) atingir os objetivos para se divertir. RPG no um jogo aonde se ganha ou se perde, ou as pessoas se divertem fazendo-de-conta, ou no. simples, s vezes at demais para os outros entenderem. Bruxaria? Completando o que foi dito na edio anterior, muitas pessoas ligam o RPG bruxaria ou misticismo. H livros que so explicitamente bruxaria; outros j so considerados por uns de magia, por outros de auto-ajuda, e por outros nem isso (como os livros do Paulo Coelho). Mas RPG, tenha certeza, PURA FICO. Alguns jogos tem temas mais adultos, ou mais voltados ao terror (como Vampiro, Kult ou Call of Ctulhu), mas, embora BASEADOS em magia, demnios, ou ocultismo, nenhum RPG atrai foras ocultas ou poderes malignos (assim como tambm no repele). RPG tem tanto poder mstico quanto um pster da Coca-cola, ou um CD de Rock (agora, se voc tambm acha que os psteres da Coca-cola so msticos, e que se tocarem os CDs de trs pra frente, numa sexta-feira 13, vai t chamando o Capeta, vai se trat, man!). Onde Encontrar? Os livros podem ser encontrados em vrios lugares. Algumas grandes livrarias, como a Saraiva Mega Store, na rua do Ouvidor, no Centro do Rio, ou a Siciliano, no Plaza Shopping, em Niteri, tambm tm suas prateleiras dedicadas ao RPG. Porm, embora elas tenham aumentado ultimamente, ainda so raras (principalmente nas reas afastadas dos grandes Centros, como So Gonalo que felizmente tem sua loja especializada, coisa que Niteri no tem mais...). Alguns RPGs tambm podem ser comprados em bancas de jornal, como 3D&T e alguns lanamentos da Editora Trama. As pessoas que gostam de RPG, assim como de qualquer outro jogo ou esporte, se renem em lugares especficos para jogarem e conversarem sobre seu passatempo. Alm das casas dos amigos (claro) um lugar que congrega muitos RPGistas so as lojas que vendem RPG, principalmente as livrarias especializadas. Nada melhor para conhecer outros jogadores, ver os ltimos lanamentos e, dependendo do bolso, levar alguns livros (e j ir experimentando por l mesmo). No Rio de Janeiro, j clssica a velha Gibiteria Brbaras Magias, no Centro. Em Niteri j houve algumas, e temos uma na pracinha do Barreto, prxima ao Carrefour (que atende mais o pblico gonalense). Mas, no podemos esquecer, claro, dos Encontros de RPG, onde voc pode ver todos aqueles malucos (alguns fantasiados) com seus dados coloridos e suas planilhas de personagem. Os Encontros, que infelizmente so raros, so um timo lugar para se aprender o que esse jogo, para os novatos, e um local de pura diverso para os veteranos; em suma se souber de algum, no perca. Em Niteri, geralmente no fim de setembro, h o RPG Niteri, no Colgio Plnio Leite, no Centro. Mas, em maio, dias 24, 25 e 26, ir ocorrer o maior encontro de RPG do pas, o X Encontro Internacional de RPG, em So Paulo (h, droga). Para os que quiserem (e puderem), Eu recomendo ir. Maiores informaes no site www.devir.com.br, ou no tel. (11) 3272-8200. Por Rodolfo Garcia rcaravana@bol.com.br Confira as livrarias abaixo: Tholarian - R. Joo de Deus Freitas, n. 37 loja 2 (em frente praa do Barreto) Tel. 3021-0955 Portinari Livros - R. Cel. Moreira Csar, 211 Lj. 125 - Icara Niteri Tel. 2711-0272 Gibiteria e Brbaras Magias Av. Rio Branco, 156 slj. 349 (Shop. Avenida Central) Tel. 262-1483

S-ar putea să vă placă și