Sunteți pe pagina 1din 5

CONTRATO DE ARRENDAMENTO PARA COMRCIO

Entre: F1 ____________ (adiante designado Senhorio)

F2 ___________ (adiante designado Inquilino)

celebrado o contrato de arrendamento constante das seguintes clusulas: 1 O Senhorio d de arrendamento ao Inquilino que, por sua vez, toma de arrendamento, a fraco autnoma designada pelas letras ____, correspondente ao ____andar letra ____ e com ____ lugares de estacionamento com os n.s ______, na _____ ,/ e ainda as fraces autnomas designadas pelas letras ___ correspondentes a lugares de estacionamento (Os lugares de estacionamento podem ser includos no arrendamento, constituindo ou no fraces autnomas.) do prdio urbano sito em ________, freguesia de _______, concelho de ______, descrito na ____ Conservatria do Registo Predial de ______ sob o n ____ e inscrito na matriz predial urbana sob o artigo ______, com a licena de utilizao nmero _____, emitida em _______. 2 1. O presente arrendamento pelo prazo de durao inicial de um ano, contando-se o seu incio a partir de _________. (alternativa, se se tratar de prazo de durao efectiva:) 1. O arrendamento celebrado ao abrigo do art. 117 do Regime do Arrendamento Urbano, sendo de durao limitada com o prazo de durao efectiva de cinco anos e dois dias, (trata-se de evitar o entendimento de que sendo de prazo igual ou inferior a 5 anos, no poder haver sequer lugar actualizao das rendas de acordo com os coeficientes publicados anualmente). contando-se o seu incio a partir de _________ . (Dever especificar-se o estado do local arrendado quando este apresente algumas deterioraes considerveis e, neste caso, para proteco do inquilino).

2. Findo o prazo referido no nmero anterior, o contrato de arrendamento renovar-se- automtica e sucessivamente por perodos de um ano, caso no seja denunciado nos termos da lei. (alternativa, se se tratar de prazo de durao efectiva:)

2. Findo o prazo referido no nmero anterior, o contrato de arrendamento renovar-se- automtica e sucessivamente por perodos de um ano, caso no seja denunciado por qualquer das partes com a antecedncia mnima de trs meses ao termo do prazo de durao ou ao termo do prazo da renovao. 3 1. O local arrendado destina-se actividade de ______ do Inquilino, no lhe podendo ser dado outro uso, nem ser comodatado, sublocado ou por qualquer outra forma cedido a terceiros, gratuita ou onerosamente, no todo ou em parte, sem prvia autorizao por escrito do Senhorio.

(alternativa:) 1. O local arrendado destina-se actividade de ______ do Inquilino, ficando este, desde j, autorizado a ceder total ou parcialmente e por qualquer forma a sua utilizao a terceiros / a ______, devendo comunicar tal cesso ao Senhorio com a antecedncia de 30 dias data da produo dos respectivos efeitos. 2. O local arrendado entregue ao Inquilino nesta data no estado em que actualmente se encontra, estado esse que esta declara expressamente conhecer e aceitar.

(alternativa: ) 2. O local arrendado entregue Inquilina nesta data, encontrando-se o seu estado descrito em anexo ao presente contrato, que dele faz parte integrante. 3. Fica expressamente autorizado o Inquilino a realizar, as obras de adaptao ao exerccio da sua actividade na fraco prometida arrendar, de acordo com os padres de qualidade inerentes ao imvel em que a dita fraco se integra, no podendo, contudo, tais obras incidirem sobre os elementos externos e internos estruturais essenciais da fraco de forma a causarem-lhe danos irreparveis. 4. Fica exclusivamente a cargo do Inquilino o custeio das obras referidas no nmero anterior () [alternativa] Fica exclusivamente a cargo da inquilina a realizao de todas as obras de que carea o local arrendado ou de quaisquer outras, bem como o respectivo custeio, dependendo, contudo, a realizao das mesmas de prvia autorizao escrita do senhorio e ainda ()

, bem como o pagamento de todas as taxas legais, licenas, encargos, coimas e outras despesas com elas conexas ou com a sua execuo, no sendo da responsabilidade do Senhorio a obteno de quaisquer licenas administrativas ou outras legalmente exigveis.(O clausulado quanto a estas licenas administrativas no afasta a responsabilidade do proprietrio perante as autoridades administrativas no que respeita a autorizaes eventualmente necessrias e as consequncias da sua no obteno). 5. Quaisquer outras obras para alm das descritas nos nmeros anteriores dependem de prvia autorizao, por escrito, do Senhorio, com excepo de obras de limpeza e conservao. 4 1. Como contrapartida da ocupao e utilizao do local arrendado, o Inquilino pagar ao Senhorio a renda mensal de ______ (_______euros), vencendo-se a primeira renda a __________ e cada uma das rendas subsequentes no primeiro dia til do ms imediatamente anterior quele a que diga respeito, sendo o respectivo pagamento efectuado por meio de transferncia bancria para a conta n ____________________ (NIB ______ ) do Banco ______________, agncia de ________, ou por qualquer outro meio ou noutro local que venha pelo Senhorio a ser indicado, por escrito, ao Inquilino. 2. A renda referida no nmero anterior ser actualizada anualmente mediante a aplicao dos coeficientes de actualizao divulgados pelo Instituto Nacional de Estatstica, nos termos do art. 32 do Regime do Arrendamento Urbano / mediante ___________ . 5 1. O Inquilino suportar ainda as seguintes despesas relativas s reas comuns e prestao de servios de interesse comum do prdio descrito na clusula 1: a) todas as despesas necessrias conservao das zonas do edifcio de uso directo e comum a todos os inquilinos ou proprietrios, com excepo das coberturas, fachadas, empenas e outras similares; b) remunerao dos servios de administrao do edifcio; c) despesas com o consumo de gua, gs, energia e comunicaes relativas s zonas comuns do prdio; d) despesas com os sistemas de ar condicionado, nomeadamente a sua manuteno, e de demais equipamentos similares, de utilizao comum a todos os proprietrios e inquilinos; e) Despesas relativas aos servios de segurana e limpeza das zonas comuns do edifcio. 2. As despesas referidas no nmero anterior sero no montante que vier a ser determinado pela assembleia dos condminos para cada ano, na proporo da permilagem correspondente ao locado e constante do ttulo constitutivo da propriedade horizontal do mesmo, montante esse que para o ano de ______ de ________ por ms.

3. O Senhorio informar o Inquilino, por escrito, e com a antecedncia de trinta dias relativamente data em que, nos termos legais e nos previstos no presente contrato, se vence a obrigao de pagamento, da alterao do montante relativo despesas referidas no nmero um anterior que tenha sido deliberada pela assembleia de condminos. 4. As despesas e os encargos referidos nos nmeros anteriores sero pagos pelo Inquilino pela forma e conjuntamente com o pagamento da renda mensal. 6 O Inquilino ser exclusivamente responsvel por quaisquer danos ou prejuzos causados por fora ou em conexo com as obras por ela realizadas, devendo reembolsar o Senhorio de toda e qualquer quantia que esta chamada a pagar a terceiros a esse ttulo. 7 O Inquilino obriga-se, ainda, a: a) manter o local arrendado em perfeito estado de conservao, realizando sua custa as obras de reparao, conservao e manuteno do local e de todas as suas instalaes e equipamentos e demais encargos tornados necessrios pelo seu uso; b) suportar os encargos com a electricidade e a gua que lhe disserem respeito; c) respeitar e cumprir o regulamento do condomnio, cuja cpia se anexa ao presente contrato e que deste faz parte integrante; d) Permitir que o Senhorio ou quem o representar vistorie o local arrendado, desde que este avise previamente o Inquilino com a antecedncia mnima de oito dias; e) No dar ao local prometido arrendar uso diverso do convencionado, nem fazer dele uma utilizao imprudente; f) Findo o contrato de arrendamento, por qualquer causa, reparar todas as deterioraes verificadas no local que no decorram da sua utilizao prudente e normal. 8 Findo o arrendamento, as benfeitorias resultantes de quaisquer das obras ou beneficiaes efectuadas pelo Inquilino, ainda que autorizadas pelo Senhorio, revertem a favor deste, sem que aquele possa por elas pedir indemnizao ou invocar reteno. (alternativa:) Findo o arrendamento, o Inquilino ter direito a proceder ao levantamento das benfeitorias que haja efectuado no local, desde que no cause a este qualquer deteriorao ou, caso tal deteriorao seja susceptvel de se produzir, proceda sua reparao. 9

1. No momento da restituio do local arrendado por fora da cessao do arrendamento essa, por qualquer causa, haver lugar a uma vistoria a realizar pelo Senhorio ou por entidade expressamente mandatada por este para o efeito, na presena do Inquilino, sendo lavrado auto do qual constem as anomalias, deterioraes ou deficincias que no sejam, na opinio convenientemente fundamentada do Senhorio ou de quem o representar, decorrentes de uma utilizao normal do prdio, e o prazo eventualmente fixado pelo Senhorio para o Inquilino proceder respectiva eliminao. 2. Caso o Inquilino no proceda eliminao das anomalias, deficincias ou deterioraes verificadas, poder o Senhorio mandar executar as obras necessrias para o efeito, a expensas do Inquilino. 10 Se o local arrendado no for total e imediatamente restitudo pelo Inquilino logo que o contrato de arrendamento deixe de produzir efeitos, por qualquer causa, fica o mesmo obrigado, a ttulo de indemnizao, a pagar at ao momento da restituio o dobro da renda mensal em vigor nessa data por cada ms ou fraco de ms de mora.(clusula penal facultativa, de aplicar sobretudo quando se est na posio de senhorio).

Feito em ..................., no................., em .... exemplares,

Assinaturas

S-ar putea să vă placă și